segunda-feira, 25 de março de 2019

Para avaliar impactos da tragédia de Brumadinho para o rio São Francisco, Vereadores de Petrolina viajam até Minas Gerais

Os vereadores Cristina Costa (PT) e Ronaldo Souza (PTB) fizeram a coleta da água, em pontos dos rios São Francisco e Paraopeba, para que uma análise seja realizada. — Foto: Reprodução TV Grande Rio

Com o objetivo de buscar informações sobre os possíveis impactos ambientais que a tragédia de Brumadinho-MG pode causar ao rio São Francisco, os vereadores Cristina Costa (PT) e Ronaldo Souza (PTB), de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, formaram uma comissão e foram até Minas Gerais buscar informações.

A viagem durou uma semana. Em Minas Gerais, os vereadores percorreram aproximadamente 3.700 km e passaram pelos municípios de Brumadinho, Pompeu, Três Marias, Pirapora, Belo Horizonte e Curvelo. Durante a viagem, os vereadores foram informados que a água de toda extensão do rio São Francisco, de Minas Gerais a Alagoas, está sendo monitorada pela Vale. Mas os relatórios com os resultados estão sendo mantidos em sigilo. "Preocupante, é um estado de alerta. Isso a gente não pode deixar de passar para a população", declarou o vereador Ronaldo Souza.

Por conta própria, os políticos fizeram a coleta da água, em pontos dos rios São Francisco e Paraopeba, para que uma análise seja realizada. "A gente trouxe essas águas para levar à Embrapa, para ver o índice de poluição, quais os metais que se encontram nela, como pode ser prejudicada aqui a região do Vale do São Francisco e chamar urgentemente. É preciso que os governadores do Nordeste se unam em favor do rio São Francisco, em defesa do Rio São Francisco, para irmos para cima diante do governo de Minas e do governo Federal - analisou a vereadora Cristina Costa.

Os vereadores também encaminharam um ofício à Vale, solicitando os relatórios de qualidade da água do rio Paraopeba. O documento ainda questionou qual o nível do comprometimento da qualidade da água do rio São Francisco. Se os resultados obtidos comprovarem a contaminação da água, os vereadores pretendem mobilizar uma força tarefa para salvar o Velho Chico.

"Os metais são prejudiciais à agricultura e a gente está num estado de alerta. O que a gente quer é uma convocação das esferas estaduais, federal, municipais, para que a gente possa fazer a defesa do Rio São Francisco", finalizou Ronaldo.

Por G1 Petrolina

Temer deixa sala na superintendência da PF no Rio após decisão da Justiça

Temer deixa sala na superintendência da PF — Foto: Reprodução/GloboNews

O ex-presidente Michel Temer deixou, na noite desta segunda-feira (25), a superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, local onde estava preso desde a última quinta-feira (21). A decisão da Justiça foi assinada pelo desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Temer permaneceu preso por quatro noites em uma sala da corregedoria, no terceiro andar do prédio da PF. O local, com cerca de 20 m², é uma das poucas salas no edifício com banheiro privativo. O espaço tinha também frigobar e ar-condicionado, além da previsão da instalação de uma TV.

A prisão de Michel Temer aconteceu em São Paulo e logo depois o ex-presidente foi transferido para o Rio.

A decisão da Justiça solta oito presos na Operação Descontaminação, da Força-Tarefa da Lava Jato. Além do ex-presidente, vão ser libertados Moreira Franco, ex-ministro e ex-governador do Rio de Janeiro; João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima, apontado como operador financeiro do suposto esquema criminoso comandado por Temer; e outros cinco alvos da operação.

São eles: Maria Rita Fratezi (mulher de Coronel Lima, que segundo o MPF atuou em arrecadação de recursos e lavagem de dinheiro), Carlos Alberto Costa (sócio do coronel Lima na Argeplan), Carlos Alberto Costa Filho (diretor da Argeplan), Vanderlei Di Natale (suspeito de ter intercedido junto à Eletronuclear em favor do esquema).

A liminar também contemplou Carlos Alberto Montenegro Gallo (também suspeito de interceder junto à Eletronuclear para a participação da Argeplan), que não tinha pedido de habeas corpus em seu nome.

Na sexta-feira, o TRF2 tinha informado que os pedidos de habeas corpus do ex-presidente Michel Temer (MDB) e de Moreira Franco (MDB) seriam julgados apenas na quarta-feira (27).

A corte também tinha informado que o caso não seria analisado monocraticamente — ou seja, apenas pelo relator — e que iria para a Primeira Turma Especializada. Agora, o julgamento do mérito dos habeas corpus foi retirado da pauta de quarta-feira.

Athié argumentou na decisão desta segunda que todos os pedidos foram feitos até 17h de sexta-feira, mas que não houve tempo hábil de tomar uma decisão ainda na semana passada. "Não tinha, assim, a menor condição de, naquela tarde, decidir com segurança", escreveu.

O desembargador diz ainda que aproveitou o fim de semana para ler todos os documentos. Na quarta, a Primeira Turma Especializada julgaria o caso.

"Ao examinar o caso, verifiquei que não se justifica aguardar mais dois dias para decisão, ora proferida e ainda que provisória, eis que em questão a liberdade. Assim, os habeas-corpus que foram incluídos na pauta da próxima sessão, ficam dela retirados".

Defesas elogiam habeas corpus e MP diz que vai recorrer

A defesa do ex-presidente afirmou que a decisão de Athié merece o reconhecimento de todos os que respeitam o ordenamento jurídico e as garantias individuais inscritas na Constituição da República.

Já a defesa de Moreira Franco, que está preso no Batalhão Especial Prisional da PM em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, afirmou que "aguardava, de modo sereno, a liminar do Tribunal". "É importante ao desenvolvimento da sociedade que se preservem os direitos individuais e se respeite a lei", diz o texto.

O Ministério Público Federal (MPF) afirmou que vai recorrer contra a decisão liminar do desembargador do TRF2. A expectativa é recorrer para que os HCs sejam julgados pela 1ª Turma. "A decisão de quando pautar os HCs cabe ao presidente da Turma", disse o órgão.

Por Nicolás Satriano, G1 Rio

Petrolândia: QUINZENA MALUCA no Magazine Paulinelly vai até o dia 06 de abril; aproveite!


Já começou a QUINZENA MALUCA no Magazine Paulinelly. Produtos selecionados com 50% de desconto à vista, ou em 5x nos cartões de crédito sem juros. Guarda roupa, cômodas, beliche, Estofados, rack, mesa centro, aparador, estante, home e muito mais! Mais corra logo, só serão 15 dias! Magazine paulinelly - as lojas das melhores e grandes promoções.

Informação: Magazine Paulinelly

Polícia recupera carro roubado de esposa de ex-delegado de Petrolina e prende suspeito após acidente


Policiais militares conseguiram recuperar uma caminhonete Mitsubishi Triton L200, roubada da esposa de um ex-delegado de Petrolina, ontem (24) à noite. O veículo foi roubado no bairro Jardim Maravilha, zona oeste, por um homem armado, quando a vítima ia participar de uma reunião na casa de uma amiga.

De imediato, a equipe do 2º Batalhão Integrado Especializado (BIEsp) foi acionada e realizou diligências, avistando o veículo próximo à saída da BR-407, e deu voz de parada ao mesmo. No entanto, a ordem não foi obedecida e o condutor empreendeu fuga pelo bairro Jardim Amazonas, também na zona oeste.

A equipe policial realizou o acompanhamento e pediu apoio via rádio, chegando viaturas do 2º BIEsp, Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) e do 5°Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Acidente

Quando já estavam em frente a uma igreja evangélica na BR-407, o suspeito colidiu o carro roubado contra um Chevrolet Prisma, e empreendeu fuga a pé. Os policiais correram a pé atrás do assaltante e conseguiram detê-lo no pátio de um posto de combustíveis, em frente à Cohab Massangano, ainda na zona oeste.

De acordo com o 2º BIEsp, o suspeito estava foragido do sistema prisional. Na delegacia, ele foi reconhecido pela vítima.

Via Blog do Carlos Brito

MPF vai recorrer da decisão que soltou Temer e Moreira e outros seis


O Ministério Público Federal (MPF) anunciou que vai recorrer da decisão que concedeu a liberdade ao ex-presidente Michel Temer, ao ex-ministro Moreira Franco e outras seis pessoas presas na Operação Descontaminação. Os habeas corpus (HCs) foram acolhidos nesta segunda-feira (25) pelo desembargador Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).

“O Ministério Público Federal vai recorrer contra a decisão liminar do desembargador do TRF2. A expectativa é recorrer para que os HCs sejam julgados pela 1ª Turma, se possível na sessão da própria quarta-feira (27), mas a decisão de quando pautar os HCs cabe ao presidente da turma”, informou em nota o MPF.

Em nota, procuradores da Força Tarefa da Lava Jato disseram que recebem "com serenidade a decisão de revogação da prisão dos investigados. Reafirma que as razões para a prisão preventiva são robustas e consistentes, mas respeita a decisão liminar monocrática do relator. O MPF analisará as medidas judiciais que poderão ser tomadas."

Temer e Moreira foram presos preventivamente na última quinta-feira (21), juntamente com João Baptista Lima Filho (Coronel Lima), Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho, Vanderlei de Natale e Carlos Alberto Montenegro Gallo. Também foram presos, provisoriamente, no mesmo dia, Rodrigo Castro Alves Neves e Carlos Jorge Zimmermann, que ganharam HCs ainda no final de semana.

De acordo com o MPF, na Operação Radioatividade foi identificada organização criminosa que atuou na construção da usina nuclear de Angra 3, praticando crimes de cartel, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e fraudes à licitação. Na investigação são apurados crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.

Segundo os procuradores federais, o grupo seria chefiado por Temer e teria movimentado cerca de R$ 1,8 bilhão nos últimos 40 anos. As defesas dos acusados negam qualquer ligação com os crimes.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Vereadores Joilton Pereira e Dedé de França, junto com o Engenheiro de Pesca da CODEVASF reúnem-se com Associações de Piscicultores do Município



Em recente visita à área rural, Deste Município, o Presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Vereador Joilton Pereira da Silva/PTB, em conjunto com o Sr. Vereador Erinaldo Alencar Fernandes/PSB( Dedé de França) e o Engenheiro de Pesca da CODEVASF Sr. Alexandro da Silva Xavier, reuniram-se com a Associação dos Piscicultores amigos de Petrolândia- APAP do Sítio Brejinho de Fora; Associação dos Produtores de Tilápia Nosso Lar- Nosso Lar Pescados do Sítio Brejinho da Serra e Associação São Pedro- com a Presidente Sra. Edineide, os quais, envidaram suporte, acatando as solicitações das referidas agremiações, no tocante às demandas necessárias àquela localidade, transmitindo-as pessoalmente, à Superintendência da CODEVASF, na cidade de Petrolina/PE.

Informação: Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

Prefeitura de Petrolina apresenta nesta quarta-feira plataforma que reúne voluntários de todo país

Roda de conversa será comandada por Fábio Silva, empreendedor social e criador da plataforma ‘Transforma Brasil’

Pensando em desenvolver e capacitar as iniciativas de voluntariado em Petrolina, a prefeitura promove uma roda de conversa sobre a temática, nesta quarta-feira (27), no Hotel Grande Rio. O evento terá como mediador o empreendedor social de destaque nacional e criador da plataforma social ‘Transforma Brasil’, Fabio Silva. A palestra será realizada a partir das 19h, com entrada gratuita.

O palestrante tem formação internacional pelo Departamento de Estado Americano e já esteve à frente da rede de voluntariado, como na tragédia de Brumadinho (MG). A roda de conversa terá como tema central ‘Caminhos para o estímulo ao voluntariado’. A palestra é voltada para pessoas ou grupos que fazem trabalhos voluntários na região.

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta segunda-feira (25)


Mudam de idade hoje (25 de março de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a Alyna Thayná, Milene Lima, Josy Senna, Rosa Candeia, Neusa Cavalcanti, Siely Feitoza, Rennan Spadafor , Paty Cardoso, Flavio Pires, Luciana Alves e Pablo Conrado, 

O Blog de Assis Ramalho presta essa pequena homenagem aos aniversariantes do dia. Felicidades para vocês, neste data tão especial!

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que fazem parte dos 5 mil  amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimento de 26 a 30 de março; Confira e marque sua consulta!


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento de 26/03 a 30 /03/2019; confira abaixo!

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298.

Terça-feira (26)
Dr. Ataíde Júnior (Psiquiatra)
Dr. Weslley Bezerra - Urologista
Dra Talita Novaes (Clínica Geral)
Dra. Lidiane Menezes - Psicopedagoga
Dr. Robson Oliveira - Otorrinolaringologista
Dra. Núbia Lopes - Ginecologista e Ultrassonografia
Dra Rayssa Autelina - Cirurgião Dentista

Quarta-feira (27):
Dra Talita Novaes (Clínica Geral)
Dra Rayssa Autelina (Cirurgiã Dentista)

Quinta-feira (28)
Dr. Waldir Tenório - Cardiologista
Dra Rayssa Autelia - Cirurgião Dentista
Dr. Stephano Kelps - Clínico Geral
Dra. Gracenilda Moura - Psicóloga
Dra Priscylla Quirino (Fonoaudióloga)

Sexta - feira (29) 
Dra Silvia Karla - Terapeuta Ocupacional
Dra Talita Novaes (Clínica Geral)
Dra. Núbia Lopes - Ginecologista e Ultrassonografia

Sábado (30)
Dr Alexandre Torres (Endocrinologista e Ultrassonografia)
Dra. Kelciany Carvalho - Cirurgiã Dentista e Prótese


Confira lista de especialistas médicos que atendem na Mais Saúde.

Dr. Victor Laert - Cirurgião Dentista / Implantes Dentários / Endodontia e Ortodontia

Dra. Ilka Novaes - Cirurgiã Dentista

Dr. Kleber Cantarelli - Cirurgião Dentista e Ortodontia

Dra. Kelciany Carvalho - Cirurgiã Dentista e Prótese

Dr. Waldir Tenório - Cardiologista

Dr. Stephano Kelps - Clínico Geral

Dr. Paulo Elísio - Dermatologista

Dra. Yara Marques - Fisioterapia e Estética

Dr. Leirson Magalhães - Gastroenterologista

Dra. Núbia Lopes - Ginecologista e Ultrassonografia

Dra. Bruna Bastos - Ginecologista Obstetra

Dra. Joélia Magalhães - Nutricionista

Dra. Gracenilda Moura - Psicóloga

Dra. Lidiane Menezes - Psicopedagoga

Dr. Atayde Júnior - Psiquiatra

Dra. Mariana Bezerra - Odontopediatra

Dr. Robson Oliveira - Otorrinolaringologista

Dr. Felipe Guimarães - Reumatologista

Dr. Weslley Bezerra - Urologista

Dra Talita Novaes (Clínica Geral)

Dr Alexandre Torres (Endocrinologista, Clínico Geral e Ultrassom)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Clínica Mais Saúde

Prefeitura de Petrolândia em parceria com o SENAC promovem cursos para merendeiras


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, em parceria com o SENAC, realizou dois cursos formando duas turmas com 20 merendeiras cada.

Foram ofertados os cursos: “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos” com carga horária de 20h e “Aproveitamento Integral dos Alimentos” com carga horária de 15h.

Paulo Afonso: Audiência Pública sobre os impactos das baronesas nos reservatórios de Itaparica, Xingó e PA IV Moxotó acontece nesta sexta (29) no Memorial CHESF

Baronesas tomam conta de prainhas de Paulo Afonso, na Bahia (Foto arquivo: Imagens / TV São Francisco)

O presidente do Poder legislativo Municipal de Paulo Afonso, vereador Pedro Macário Neto (PP), confirmou presença de todos os parlamentares na Audiência Pública sobre os impactos da proliferação das baronesas nos reservatórios de Xingó, PA IV, Moxotó e Itaparica, definida para a próxima sexta-feira, dia 29 de março, no Memorial CHESF, a partir das 08:30h.

Veja também
*Petrolândia: Infestação de baronesas afasta banhistas da Prainha e prejudica comerciantes
*Petrolândia e região: No Dia Mundial da Água, baronesas tomam lugar dos espelhos d’água nos lagos do Rio São Francisco

Para o presidente da Associação Peixe São Francisco, Anttonio Almeida Júnior, que está organizando a Audiência Pública, a confirmação da presença dos presidentes das Câmaras Municipais, dos prefeitos, parlamentes da região e dos representantes do Ministério Público e da Procuraria Federal é essencial para o sucesso da Audiência: “Tenho certeza que a Audiência será uma oportunidade para todos os envolvidos tratarem do problema com a seriedade e clareza que o tema merece. explicou Almeida Júnior, que espera a presença de todos no Memorial CHESF, no dia 29 de março.

Audiência Pública
Tema: Meio Ambiente e Economia Regional
Data: 29/03/2010
Horário: 08:30 horas

Por: PA 24 Horas

Desembargador do TRF2 manda soltar Michel Temer, Moreira Franco, Coronel Lima e mais 5


A Justiça determinou nesta segunda-feira (25) a soltura do ex-presidente Michel Temer, preso quinta-feira em São Paulo pela Força-Tarefa da Lava Jato no Rio. A decisão é do desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

A decisão também determina a soltura do ex-ministro Moreira Franco, de João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima, apontado como operador financeiro do suposto esquema criminoso comandado por Temer, e de outros cinco alvos da Operação Descontaminação.

São eles: Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho, Vanderlei Di Natale e Carlos Alberto Montenegro Gallo - este último, sem pedido de habeas corpus em seu nome.

Na sexta-feira, o TRF2 tinha informado que os pedidos de habeas corpus do ex-presidente Michel Temer (MDB) e de Moreira Franco (MDB) seriam julgados apenas na quarta-feira (27).

A corte também tinha informado que o caso não seria analisado monocraticamente — ou seja, apenas pelo relator — e que iria para a Primeira Turma Especializada. Agora, o julgamento do mérito dos habeas corpus foi retirado da pauta de quarta-feira.

Athié argumentou na decisão desta segunda que todos os pedidos foram feitos até 17h de sexta-feira, mas que não houve tempo hábil de tomar uma decisão ainda na semana passada. "Não tinha, assim, a menor condição de, naquela tarde, decidir com segurança", escreveu.

O desembargador diz ainda que aproveitou o fim de semana para ler todos os documentos. Na quarta, a Primeira Turma Especializada julgaria o caso.

"Ao examinar o caso, verifiquei que não se justifica aguardar mais dois dias para decisão, ora proferida e ainda que provisória, eis que em questão a liberdade. Assim, os habeas-corpus que foram incluídos na pauta da próxima sessão, ficam dela retirados".

Desembargador fala em 'caolha interpretação'

Na decisão desta segunda, Athié disse que não é contra a Lava Jato:

"Ressalto que não sou contra a chamada 'Lava-jato', ao contrário, também quero ver nosso país livre da corrupção que o assola. Todavia, sem observância das garantias constitucionais, asseguradas a todos, inclusive aos que a renegam aos outros, com violação de regras não há legitimidade no combate a essa praga".

Entretanto, também diz que houve "caolha interpretação" e que a prisão foi embasada em "suposições de fatos antigos, apoiadas em afirmações do órgão acusatório, "ao qual não se nega - tem feito um trabalho excepcional, elogiável, no combate à corrupção em nosso país".

"Tem-se fatos antigos, possivelmente ilícitos, mas nenhuma evidência de reiteração criminosa posterior a 2016, ou qualquer outro fator que justifique prisão preventiva, sendo que os fatos em análise envolvem a Eletronuclear, cuja ação penal principal já este sentenciada, ora tramitando neste Tribunal, em face de apelação das partes".

Operação prendeu dez

Michel Temer e mais 9 pessoas foram presas na Operação Descontaminação, incluindo Moreira Franco. Veja quem são todos os presos.

O ex-presidente é acusado de liderar uma organização criminosa que teria negociado R$ 1,8 bilhão em propina
A operação teve como base a delação do dono da Engevix e investigações sobre obras da usina nuclear de Angra 3
A defesa diz que nada foi provado contra Temer e que a prisão constitui um "atentado ao Estado democrático de Direito"
A desembargadora do TRF-2 Simone Schreiber concedeu habeas corpus neste domingo (24) a Carlos Jorge Zimmermann, um dos presos na operação.No sábado, ela já tinha determinado a soltura de Rodrigo Castro Alves Neves.

O ex-presidente estava preso na superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, em uma sala da corregedoria, no terceiro andar do prédio. É uma das poucas salas no edifício com banheiro privativo. O local tem frigobar, ar-condicionado e cerca de 20 m². Será instalada uma TV na sala.

Temer estava em São Paulo quando foi preso pelos agentes. Logo depois, ele foi transferido para o Rio.

Por Gabriel Barreira, G1 Rio

Petrolândia: Coordenadora da Mulher, Anna Tereza comemora decisões contra agressores de mulheres


Neste mês de março, mês dedicado às mulheres, a Coordenadora Municipal da Mulher em Petrolândia tem comemorado as últimas decisões tomadas por autoridades que se mostram contra a violência doméstica. A coordenadora do órgão, Anna Tereza, vê como importante essas determinações, que contribuem com os avanços na luta contra a violência em seus vários tipos.

Dentre elas, o decreto estadual assinado pelo Governador Paulo Câmara, que restringe o porte e suspende a posse de armamento aos agressores de mulheres enquadrados na Lei Maria da Penha, como uma medida protetiva para aquelas que são vítimas da violência doméstica ou familiar.

Desembargador manda soltar ex-presidente Michel Temer


O desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, determinou nesta segunda-feira, 25, a soltura do ex-presidente Michel Temer, segundo informou o advogado Eduardo Canelós a aliados do emedebista.

Athié é relator do habeas corpus dos advogados de Temer, que contestam o decreto de prisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, responsável pela Operação Lava Jato. A decisão também inclui a liberdade do ex-ministro Moreira Franco.

Petrolândia: Aproveite a última semana da promoção com até 70% de desconto da Loja Pisebem Revestimentos


A loja Pisebem Revestementos, localizada em Petrolândia na Avenida Manoel anuncia que o
Mega Feirão de pisos e revestimentos com descontos de até 70%, no pagamento a vista, vai até o final do mês de maio. Para quem ainda não conferiu as ofertas, ainda dá tempo, esta é a última semana da Mega Promoção.

Pise bem Revestimentos, sempre presente na realização dos seus sonhos.

A Pisebem tem promoção o ano inteiro para você realizar o projeto de construir ou reformar a sua casa ou ponto comercial usando revestimentos cerâmicos de boa qualidade, com preços que cabem no seu orçamento.

Vai construir ou reformar? Consulte na Pisebem Revestimentos os produtos mais indicados para cada ambiente, de acordo com a finalidade da construção (residência, comercial, industrial, área pública) e aproveite as condições facilitadas de pagamento.

Pisebem Revestimentos - A loja da sua casa
Em Petrolândia(PE): Av. Manoel Borba, 150-A - Centro (ao lado do Bradesco)
Telefone: (87) 3851-1191


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Pisebem Revestimentos

Mãe e filho são encontrados mortos dentro de casa em Salgueiro - PE

 

Uma tragédia abalou a população de Salgueiro (PE), no Sertão Central, nesta segunda-feira (25). Mãe e filho foram encontrados mortos, com cortes nos pescoços, dentro de uma residência localizada na Rua Maria Delfina Pereira de Oliveira, no bairro do Planalto.

Maria Aparecida da Silva, de 42 anos, conhecida como “Cida Atikum”, e Humberto Erick da Silva, 18, não davam notícias aos familiares e amigos desde a noite de sábado (23). A policia ainda não sabe o que aconteceu na casa das vítimas. Provavelmente, as mortes aconteceram ontem (24). A polícia foi acionada pelo esposo da vítima.

Caminhoneiros se mobilizam para nova paralisação dia 30 de março e deixa o governo Bolsonaro em alerta


O governo de Jair Bolsonaro (PSL) acompanha de perto as primeiras movimentações de caminhoneiros no País, que ameaçavam dar início a nova paralisação. A classe avalia que os compromissos assumidos pelo governo Michel Temer (MDB) na paralisação de 2018 não estão sendo cumpridos.

As informações são da agência Estado.

Os monitoramentos são feitos pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e apontam que teve início uma articulação por meio de mensagens de WhatsApp e que os caminhoneiros falam em paralisações para o dia 30 de março.

A ideia de uma paralisação semelhante a que ocorreu no ano passado assusta o governo. Os primeiros dados são de que, neste momento, o movimento não tem a mesma força que em 2018, mas há temor de que os caminhoneiros possam se fortalecer e cheguem com mais potencial.

Dentro do Palácio, o planejamento é ser mais ágil e efetivo e não deixar a situação sair de controle, como aconteceu com o ex-presidente Michel Temer.
Leia mais
Aprovar a reforma é ‘dever de casa’ do Congresso

Wallace Landim, presidente das associações Abrava e BrasCoop, que representam a classe de caminhoneiros, teve reunião na semana passada com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Ele também teve encontro com a diretoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e se reuniu com o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

O presidente das associações afirmou que, segundo os ministros e interlocutores do Planalto, até a próxima semana, o próprio presidente Jair Bolsonaro deve se manifestar sobre os pedidos dos caminhoneiros.

REIVINDICAÇÕES

Na pauta de reivindicações da classe estão dois pleitos: O primeiro pedido diz respeito ao piso mínimo da tabela de frete. Os caminhoneiros reclamam que as empresas têm descumprido o pagamento do valor mínimo e cobram uma fiscalização mais ostensiva da ANTT.

O segundo item da pauta é o preço do óleo diesel. Os caminhoneiros querem que o governo estabeleça algum mecanismo para que o aumento dos combustíveis seja feito só uma vez por mês e não diariamente.

Wallace Landim afirma que não é a favor de uma paralisação no próximo dia 30, porque acredita que o governo tem buscado soluções, mas diz que “o tempo é curto” e as mudanças estão demorando. “Não acredito que deva ocorrer greve no dia 30, mas paralisações não estão descartadas. Estamos conversando.”

OUTRO LADO

Por meio de nota, o Ministério de Infraestrutura declarou que, no Fórum dos Transportadores Rodoviários de Cargas realizado ontem, esteve reunido com lideranças do setor e ouviu as demandas. O governo confirmou que tratou do piso mínimo, pontos de paradas e descanso e o preço do óleo diesel.

As informações são do Estadão Conteúdo

Tempestade tropical: Defesa Civil faz alerta à população e aulas são suspensas em cidades da Bahia


Cidadesda Bahia como Mucuri e Nova Viçosa precisaram adotar medidas preventivas por conta da tempestade tropical que se aproxima da região e da costa do estado do Espírito Santo. A previsão é de que os efeitos da tempestade sejam sentidos pela população até terça-feira (26).

Segundo informou o superintendente da Defesa Civil da Bahia, Paulo Sérgio Luz, nesta segunda-feira (25), a tempestade perdeu força e já se afasta das cidades do sul da Bahia.

"A boa notícia é que a tempestade se encontra na direção do município de Conceição da Barra [cidade no Espírito Santo], a cerca de 200 km da cidade de Mucuri. A previsão é que ela se dissipe amanhã. Hoje ainda é o dia mais intenso dela. O risco são as ondas que podem chegar a 2,5 metros. São ondas consideradas muito altas para essas cidades", explicou.

Ainda que a tempestade tenha perdido força, as aulas foram suspensas nas escolas de Mucuri e Nova Viçosa. Além disso, a energia dos postes de iluminação pública foi cortada para que, em caso de queda de fios, não ocorram curtos-circuitos.

A Marinha do Brasil já tinha anunciado que o ciclone marítimo previsto para a região sul da Bahia no último final de semana foi reclassificado para tempestade tropical.

Conforme a Marinha, a depressão tropical que se formou no litoral sul do estado apresentou, por volta das 9h de domingo (24), intensidade dos ventos de 65 km/h (35 nós) e foi reclassificada como tempestade tropical "Iba". O previsto, inicialmente, era que o ciclone atingisse ventos de até 89 km/h no sul e baixo sul baiano.

"Nos preocupamos mais com os municípios de Nova viçosa e Mucuri, por conta da erosão costeira. Esses municípios vêm sendo afetados nos últimos 20 anos [pela erosão]. Mucuri já perdeu nove ruas e duas praças. De quinta-feira [21] até hoje, já se perdeu quatro a cinco metros de faixa de praia. Qualquer anormalidade, aumento na velocidade do vento, representa risco grande", explicou o superintendente da Defesa Civil.

Paulo Sérgio aproveitou para chamar atenção da população sobre os riscos da tempestade. "Pedimos que a população evite, caso os ventos acelerem hoje, ficar debaixo de árvores, próximo a muros e postes. Procure ficar em suas casas, feche as portas, janelas", alertou.

O fenômeno natural é monitorado pela Marinha por meio do Centro de Hidrografia (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).

O céu nublado e as pancadas de chuva predominam em Salvador desde a última quinta-feira (21). Os efeitos da chuva foram sentidos pela população, principalmente na noite da última sexta-feira (22) e manhã desta segunda-feira (25).

Nesta manhã desta segunda, a avenida ACM ficou alagada na altura do Hospital Tereza Lisieux. Não há registro de feridos. Por conta do acúmulo de água, veículos e pedestres ficaram ilhados na avenida. Foi preciso ajuda do Corpo de Bombeiros para a retirada dos passageiros dos ônibus e ocupantes dos veículos de passeio.

A meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou que a chuva que caiu na capital baiana não é a tempestade tropical, mas que o fenômeno natural influencia nas chuvas.

"Diretamente essa tempestade não tem relação com a chuva. É preciso destacar que a tempestade não está em Salvador, ela deve atuar mais no sul do estado, mas por ela [a tempestade] ser um sistema de baixa pressão intenso, favorece a convergência de umidade que provoca a chuva", explicou.

Ainda segundo Valéria, entre 0h e 8h desta segunda-feira, choveu 38,6mm.

Por Kátia Petersen, TV Santa Cruz
G1 BA

Petrolândia: Família se reúne para comemorar aniversário de 105 anos de Pedro Joaquim de Oliveira

  

O aposentado Pedro Joaquim de Oliveira teve um motivo muito especial para comemorar neste 24/03/2019, Seu Joaquim completou 105 anos de vida. Uma experiência para poucos.

Cercado pelo carinho da família (Maria Costureira, Beta, Dina - entre outros) o aniversariante, que nasceu em 23 de março de 1914 em Santa Cruz do Deserto (AL), soprou as velas, ouviu o tradicional ''parabéns a você''. e com muito bom humor posou para as fotos enviadas pela família para essa reportagem.

Seu Pedro Joaquim, um exemplo de vida! O homem mais velho de Petrolândia.

Operação Manager busca suspeitos de homicídios em Serra Talhada, no Sertão de PE


Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (25) a Operação Manager em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, a ação busca suspeitos de homicídio, tráfico e associação para o tráfico.

Segundo nota, a investigação iniciou em janeiro de 2019, com objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada para a prática dos crimes de homicídio, tráfico e associação para o tráfico. Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão e dois mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juiz da Vara Criminal da Comarca de Serra Talhada.

Na execução foram empregados 35 Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães. A Operação está sendo coordenada pela Diretoria Integrada do Interior – 2 e supervisionada diretamente pela Chefia da Polícia.

As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL. Os detalhes preliminares da referida operação serão divulgados esta manhã, no prédio da 21ª DESEC – Serra Talhada.

Informação: Blog do Nill - G1 Caruaru
Foto: Nill Júnior

Blogueiro acusa prefeito de agressão no Sertão de Pernambuco

Junior Finfa entrevista Sávio Torres. (Foto/arquivo: Zé Freitas)

O blogueiro Júnior Finfa, que atua no Sertão do Pajeú, acusa o prefeito de Tuparetama, Sávio Torres (PTB), de agredi-lo verbalmente e ainda dar-lhe um tapa nas costas em um evento social na tarde do último sábado (23). Júnior afirma que Sávio estaria incomodado com sua atuação. O blog tem oito anos de atividade.

“A gestão do prefeito de Tuparetama é considerada a pior do Pajeú, com base nos índices da Lei de Responsabilidade Fiscal, segundo o TCE-PE. Também pelo recorde de processos a que responde, tendo que recorrer a advogados inclusive para garantir que seu mandato consiga chegar ao final. Noticiar os fatos, papel do blog, dar luz a esses episódios, fez com que o prefeito ultrapassasse o limite entre o bom senso e o convívio com a liberdade de imprensa, um dos pilares da nossa democracia“, disse o blogueiro, em nota.

Segundo Finfa, ele e Sávio participavam de um evento – o blogueiro a convite de um amigo. O gestor estava acompanhado da esposa e amigos. “Ele me deu um tapa por trás e, quando virei, ouvi dele agressão gratuita e xingamentos impublicáveis”, disse. “Sávio estava nitidamente alterado”, afirma.

Segundo o blogueiro, a atitude foi um ataque à liberdade de expressão e aos profissionais de imprensa da região, “que certamente também são alvo de sua ira simplesmente por narrar fatos ligados à sua gestão“.

Solidariedade

Finfa conta que recebeu a solidariedade de muitos amigos. “Também atingiu a comunidade política. Não são poucos os prefeitos, vereadores, líderes sem mandato que desde o episódio ligam e manifestam solidariedade. Sabem que a divergência é natural no ambiente jornalístico. Que não há perfeição na política e que o jornalista preenche essa lacuna, apontando o que não vai bem“, acrescentou Júnior Finfa, ressaltando que o episódio não mudará sua linha de atuação. Este Blog vai tentar ouvir o prefeito Sávio Torres, para obter um posicionamento.

As informações são do Blog do Finfa

Veja íntegra do relato do Blogueiro Júnior Finfa
O Blog do Finfa, em seus quase oito anos de existência nunca foi chamado a nenhuma esfera judicial para responder questionamentos, seja por ter publicado inverdades ou desabonado algum agente público, fruto de um trabalho sério, feito com muito suor e honestidade. Esse blogueiro que assina os textos e repercute as informações de todo o Estado respeita princípios passados em sua formação de seus pais. Um deles, o de “a verdade cabe em todo lugar”.

Pautado nisso, nestes quase oito anos, o Blog do Finfa vem alcançando respeito e credibilidade em toda classe política e na sociedade como um todo. O leitor sabe que aqui irá se deparar com a verdade, doa a quem doer.

Isso acaba incomodando alguns agentes públicos. Um deles, o prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, cuja gestão é considerada a pior do Pajeú com base nos índices da Lei de Responsabilidade Fiscal, segundo o TCE-PE (http://www.radiopajeu.com.br/portal/lei-de-responsabilidade-fiscal-quixaba-tem-melhor-situacao-no-pajeu-tuparetama-a-pior/). Também pelo recorde de processos a que responde, tendo que recorrer a advogados inclusive para garantir que seu mandato consiga chegar ao final. Noticiar os fatos, papel do blog, dar luz a esses episódios, fez com que o prefeito ultrapassasse o limite entre o bom senso e o convívio com a liberdade de imprensa, um dos pilares da nossa democracia.

Na tarde de ontem (23) ao participar de um evento a convite de um amigo, fui alvo de um ataque baixo e grosseiro por parte do Prefeito de Tuparetama. Incomodado com os fatos sobre sua gestão narrados por esse blog a partir de informações de órgãos de controle e judiciário, visivelmente alterado, dirigiu-se à mesa onde estava acompanhado da minha esposa e amigos. Bateu no meu ombro por trás e quando virei, ouvi dele agressão gratuita e xingamentos impublicáveis em respeito aos nossos leitores.

Sávio com seu ataque, agrediu não apenas a mim, mas às pessoas que o convidaram, aos que estavam em um evento social de pessoas sérias, aos que estavam próximo a mim.

Mas atacou muito mais: à liberdade de expressão, aos profissionais de imprensa da região que certamente também são alvo de sua ira simplesmente por narrar fatos ligados à sua gestão. Atingiu os milhares de leitores que acompanham nosso blog, respeitando nosso combate a desmandos administrativos.

Também atingiu a comunidade política. Não são poucos os prefeitos, vereadores, líderes sem mandato que desde o episódio ligam e manifestam solidariedade. Sabem que a divergência é natural no ambiente jornalístico. Que não há perfeição na política e que o jornalista preenche essa lacuna, apontando o que não vai bem.

As pessoas que estavam próximas conseguiram conter a ira do prefeito inconformado. Também espantadas com o descontrole emocional do prefeito. Passaram a conhecer como o restante da região quem é Sávio Torres de verdade. No episódio, tal qual um troglodita, revelou sua face e como costuma conviver com quem pensa diferente.

Sávio me fez sentir no tempo dos “senhores de engenho”. Agiu como um coronel dos tempos atuais, um ditador na modernidade. Como a democracia conquistada a duras penas pelo povo brasileiro ainda pode conviver com isso? Será que este cidadão sabe a dimensão do cargo que ocupa? Um prefeito, autoridade maior de um município, se portando como um Coronel agressivo e destemperado, querendo discordar de nossos posicionamentos no braço, na base da baixaria, nas vias de fato?

A atitude de Sávio, dada a repercussão do episódio, ao contrário, me fortaleceu. Sávio já deve saber que não me calarei, nem me intimidarei. Continuarei expondo tudo que achar pertinente sobre sua gestão. O povo de Tuparetama merece esta postura. Parafraseando Confúcio: “Ver o bem e não fazê-lo é sinal de covardia”.

Continuaremos com nosso trabalho, prezando pela verdade, cumprindo compromissos que assumimos, fazendo imprensa séria e ética, denunciando quando preciso for. Não nos sentiremos inseguros ou desmotivados, muito pelo contrário. Já disse o pensador George Bernard Shaw: “o ódio é a vingança dos covarde”.

Aos que prestam solidariedade, dos mais diversos segmentos, meu agradecimento e a certeza de que esse apoio é combustível para minha atuação. A Sávio, seu ato e suas palavras covardes, o tempo, a história e o presente já estão respondendo.


Júnior Finfa

Policial Militar é baleado durante ocorrência em Ibimirim, no Sertão de Pernambuco

Policial foi socorrido em hospital de Arcoverde e precisou ser submetido a drenagem torácica. Foto: Cortesia

Um policial militar integrante do Grupo de Ações Táticas Itinerante (GATI) foi baleado durante uma abordagem na cidade de Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da PM, a equipe fazia uma diligência com o objetivo de localizar um suspeito de portar arma de fogo, contra o qual já consta um mandado de prisão.

Quando o efetivo chegou na residência do homem, ele tentou se esconder na parte de trás da casa e se deparou com um soldado que integrava a operação, identificado como Josenildo de Souza Silva. Na tentativa de escapar, ele disparou em direção ao policial com uma espingarda de cartucho, atingindo-o na altura do ombro esquerdo.

De acordo com colegas, o militar foi levado a um hospital de Arcoverde, onde foi submetido a exames e a uma drenagem torácica. No raio-x, foi possível ver os vários fragmentos de chumbo que ficaram alojados na região do tórax do soldado. Josenildo recebeu alta em seguida.

Por: Marcos André | Fonte: OP9

Juazeiro (BA): Nova instalação da loja Matriz Central de Adubos será inaugurada dias 8 e 9 de abril; haverá Mega Promoção!


A inauguração da nova instalação da Loja Central de Adubos em Juazeiro (BA) acontecerá nos dias 8 e 9 de abril. A Mega Loja, instalada no Mercado do produtor, no CEASA de Juazeiro-BA, disponibilizará de estacionamento amplo para proporcionar mais conforto para seus clientes. Na oportunidade será lançado uma Mega Promoção de Inauguração.

Com matriz em Juazeiro (BA), duas filiais em Petrolina, uma em Petrolândia e outra em Irecê (BA), a Central de Adubos é a maior empresa de produtos agropecuários do Vale do São Francisco


LOJA 01 – JUAZEIRO BA
Tel. 074 3611 5287
Caminho Desessete nº 7
Tancredo Neves Lot. Sao Jorge,
CEP 48907 390 Juazeiro BA

LOJA 02 – PETROLINA PE
Tel. 087 3862 2712
Av Coronel Antonio Honorato 255
Gercino Coelho
CEP 56300 800 Petrolina PE

LOJA 03 – PETROLINA PE
Tel. 087 3869 0244
Rod BR 428 km 135
Loteamento Recife
CEP 56320 700 Petrolina PE

LOJA 04 - PETROLÂNDIA
Av Djalma Wanderley
CEP 56460-000
Fone (87) 3851-2172.

LOJA 05 - IRECÊ BA
(074) 3642 1731

Blog de Assis Ramalho
Informações: Central de Adubos

Anatel identifica 15 mil celulares irregulares em Pernambuco


O alerta foi dado. Por isso, a partir de agora, celulares irregulares não serão mais tolerados em Pernambuco. Há 75 dias avisando que o uso de terminais roubados e falsificados estava prestes a acabar, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu início ao bloqueio desses aparelhos no Estado nesse domingo (24). E mais de 15 mil celulares já foram atingidos pela medida, que faz parte do programa Celular Legal.

Lançado no ano passado, o Celular Legal visa coibir o uso de aparelhos irregulares no Brasil. Isto é, os terminais que não são certificados pela Anatel, seja porque foram falsificados e contrabandeados para serem revendidos ilegalmente ou porque foram roubados e adulterados por ladrões. “O bloqueio de celulares irregulares, além de proporcionar segurança ao usuário, acaba também reduzindo o número de roubos e furtos, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (os 15 números de identificação do aparelho que vêm no verso, na bateria ou na nota fiscal do produto)”, explicou a agência, lembrando que um aparelho desse tipo “pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários”.

Para não pegar ninguém de surpresa, porém, a Anatel alerta os proprietários sobre a irregularidade dos terminais antes de efetuar o bloqueio. São enviadas quatro mensagens nos 75 dias que antecedem a descontinuação do aparelho – para a Anatel, é o tempo suficiente para o consumidor resolver o problema. E, como essas mensagens começaram a ser disparadas em Pernambuco em 7 de janeiro, o bloqueio já está valendo no Estado. Só nesse domingo, no primeiro dia de vigência da medida, foram bloqueados os 15.198 acessos irregulares identificados no Estado nos últimos 75 dias. O número é o segundo maior do Nordeste, perdendo apenas para o da Bahia: 25.985.

Pernambuco, porém, não é o único a receber os bloqueios. O estado faz parte da terceira e última fase de implantação do Celular Legal, que já interrompeu o funcionamento de mais de 244 mil celulares irregulares no Brasil e, agora, passa a valer em todo o País. Com o início da última etapa, por sinal, a Anatel previa o bloqueio de mais 287 mil aparelhos só nas últimas 24 horas, sendo 15 mil em Pernambuco e o restante nos demais estados do Nordeste, em quatro do Norte e dois do Sudeste. Portanto, o número de terminais ilegais desativados no País já deve chegar a 541 mil.

Mas a Anatel lembra: se outros aparelhos sem certificação forem identificados na rede de telefonia brasileira, novos bloqueios serão realizados, sempre depois dos 75 dias do prazo de alerta e adequação. Para não correr o risco, é possível conferir a situação do seu celular vendo se o aparelho tem o selo da Anatel e se o IMEI que está nesse selo está registrado pela agência. Para isso, é só digitar *#06# no celular para receber o seu IMEI.

Por Folha de Pernambuco

Edital do Enem é divulgado; veja calendário


O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A publicação foi feita no Diário Oficial.

O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Conforme comunicado anteriormente, as inscrições deverão ser feitas de 6 a 17 de maio.

Pedidos de isenção

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição irão do dia 1º de abril ao dia 10 do mesmo mês. Assim como em 2018, esse processo será feito antes do período de inscrições para o exame. Terão direito à gratuidade:

estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública;
candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Em todos esses casos listados acima, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada. Informar dados falsos pode acarretar a eliminação no exame.

Aqueles que pleitearem a isenção saberão do resultado em 17 de abril, no site do Enem. É importante lembrar que, mesmo conseguindo esse benefício, o candidato não estará inscrito automaticamente no Enem. Ele precisará, assim como os demais, fazer a inscrição regular.

Justificativa de ausência

Caso o estudante tenha conseguido a isenção em 2018 e faltado aos dois dias de prova, precisará justificar sua ausência entre as 10h do dia 1º de abril às 23h59 do dia 10 de abril, na página oficial do Enem. Ele terá de anexar documentos que comprovem a necessidade de ter faltado à prova.

Caso a justificativa seja recusada ou sequer informada, o candidato terá de pagar a taxa de inscrição em 2019.

Por G1

Carnaubeira da Penha entra na rota do Turismo Pernambucano


O sertão do estado de Pernambuco nunca foi tão contemplado pelos nativos e sendo alvo de trilhas e explorações em eventos em meio à natureza. Após as cidades de Floresta e Petrolândia, cidades interioranas do estado, foram alvo do projeto desafio turismo na serra, o grande destaque agora pertence a pequena cidade de Carnaubeira da Penha.

Possuidora de várias montanhas repletas de plantas nativas e uma cultura fortemente marcada pela tradição indígena, Carnaubeira aposta no turismo ecológico. O evento desafio turismo na serra tem como objetivo apresentar ao Estado todas as belezas da cidade, promovido pela Revista Turismo na Serra em parceria com a Prefeitura Municipal. As primeiras negociações foram procedidas por Fernando Cruz e o Vice prefeito Ari.

Petrolândia: Estilista e consultora de moda Nathália Gomes lança coleção 'Amor, puro amor!'




A estilista e consultora de moda Nathália Gomes divulgou o lançamento de sua primeira coleção autoral. Denominada "Amor, puro amor!", a coleção foi criada com ideias, inspirações e croquis para o Closet da Nathy G.

A coleção é composta por peças únicas e originais, pensadas para agradar a quem gosta de exclusividade.

A loja e ateliê da estilista está situada na Quadra 04, vizinha ao Atelier Flor Morena. A loja também está presente nas nas redes sociais. Visite e tenha a oportunidade de possuir peças absolutamente exclusivas para compor o seu look. Instagram pessoal: @nathaliagomesestilista e da loja @closetdanathyg. Contato 87 9956-0324.

Estilista e consultora de moda Nathália Gomes

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Nathalia Gomes Estilista

Tempestade tropical Iba se aproxima da costa de Espírito Santo e Bahia

Imagem mostra tempestade tropical Iba próxima à costa brasileira — Foto: INMET

Uma tempestade tropical se aproxima da costa do Espírtio Santo e da Bahia neste domingo (24). A tempestade tropical é uma categoria antes do ciclone tropical, comumente chamado de furacão.

O alerta foi feito pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), em colaboração com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM – Marinha do Brasil) e com o Instituto Nacional de Meteorologia.

"Seu deslocamento é previsto para a direção Sudoeste e seus efeitos poderão ser sentidos no litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo até o dia 26", diz o comunicado. Às 9h deste domingo, os ventos chegaram a 65 km/h e o centro da tempestade estava em alto-mar próximo ao Espírito Santo.

Petrolândia: EREFM Icó Mandantes recebe material do laboratórios de Matemática, Física, Química e Biologia


Decreto publicado em 15 de fevereiro deste ano transformou a Escola Estadual Icó-Mandantes, situada no Distrito de mesmo nome, em Escola de Referência no Ensino Fundamental e Médio. Segundo a equipe da escola, mudanças estruturais, organizacionais e de concepção serão implantadas para colocar o modelo em prática. A mais nova boa notícias para os alunos, pais e professores é que dentre as mudanças em andamento, a escola recebeu nesta sexta (22/03) os equipamentos para os laboratórios completos de Matemática, Física, Química e Biologia. O investimento foi de "muitos 1.000 reais", informa a escola.

A escola estadual do Icó-Mandantes adotou o ensino integral em dois turnos (Fundamental e Médio). "Este formato de escola coloca os nossos alunos e alunas em condições de igualdade com as demais EREMs de PE. Estamos muito felizes (com a chegada do equipamento). Vamos ter a oportunidade de trabalhar de forma científica e com práticas modernas com nossos estudantes".




Blog de Assis Ramalho
Informação: Gestão da EREFM Icó-Mandantes