sábado, 8 de outubro de 2016

Mulheres quilombolas pedem mais recursos para desapropriação de terras


Mulheres quilombolas cobram aumento de recursos federais destinados aos processos de desapropriação de terras para essas comunidades. Segundo o dossiê A Situação dos Direitos Humanos das Mulheres Negras no Brasil, apresentado pelas organizações não governamentais Geledés e Criola à Organização dos Estados Americanos (OEA), os valores previstos para 2016 somam R$ 5 milhões. O montante é 80% inferior ao investimento de 2015 (R$ 25 milhões).

O documento também trata de violações contra as mulheres quilombolas. No dia 30 de setembro, mulheres negras que sofreram diversos tipos de violência relataram, durante audiência pública na capital paulista, casos dos quais foram vítimas à relatora de Direitos de Afrodescendentes e Mulheres da OEA, Margarette Macaulay, que veio ao Brasil conhecer de perto a realidade apresentada no dossiê.


Garoto de 6 anos morre após se afogar em parque aquático de clube em PE

Clube de lazer onde um garoto de 6 anos se afogou neste sábado (8) (Foto: Reprodução/TV Globo)

Um garoto de 6 anos de idade morreu, na capital pernambucana no início da tarde deste sábado (8), após ser vítima de um afogamento. O acidente aconteceu em uma das piscinas do Coqueiral Park, um clube de lazer localizado no bairro de Ouro Preto, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 9h45 e enviou duas viaturas e duas motos-resgate. Quando chegaram ao local, a criança havia sido resgatada por salva-vidas do clube. Os bombeiros executaram, então, procedimentos de primeiros socorros na vítima, como respiração artificial e massagem cardíaca.


Morre Gilberto Coalhada, jogador que se destacou no futebol de Paulo Afonso e região

Foto:
Gilberto Coalhada e Tico
Foto:
Gilberto Coalhada (camisa verde), em encontro de ex-atletas durante confraternização de final de ano na cidade de Paulo Afonso (Foto: Lúcia Xavier)

Informações chegada à nossa redação dão conta de que morreu, na tarde deste sábado (08), na cidade de Belo Jardim (PE), o amigo Gilberto Coalhada. Na  na década de 80, ele se destacou no futebol de Paulo Afonso e região, onde atuou por alguns dos principais times da cidade baiana, a exemplo do Caveira FC.

Já há algum tempo, Gilberto passava por complicações de saúde e morreu em sua cidade natal.

Nossa reportagem vai preparar matéria especial sobre Gilberto Coalhada, amigo de velhos tempos deste blogueiro e radialista.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Apenas 12% das mulheres candidatas foram eleitas para prefeituras


O primeiro turno do pleito municipal deste ano elegeu apenas 12% de mulheres para os cargos de prefeito em todo país, mostra análise feita pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta eleição, o percentual de mulheres que disputaram cargos eletivos ultrapassou 30%. De acordo com o tribunal, a primeira vez que isso ocorreu foi nas eleições municipais de 2012, quando partidos políticos e coligações atingiram o percentual de 32,57% de candidatas.

Segundo o TSE, do total de candidatos na eleição,155.587 (31,60%) eram mulheres e 336.819 (68,40%), homens. Na disputa para os cargos de vereador em todo o país, a proporção foi ainda maior: 32,79% candidatas. Na disputa majoritária, para prefeito, 12,57% dos candidatos eram do sexo feminino.

A região que proporcionalmente elegeu mais mulheres nos cargos de prefeito foi o Nordeste, com um índice de 15,99%, seguido por Norte (14,80%) e Centro-Oeste (12,58%). As regiões Sul e Sudeste ficaram abaixo dos dez pontos percentuais, com 7,05% e 8,9% respectivamente. O Estado do Rio Grande do Norte foi o que elegeu mais mulheres, em 28,14% dos cargos. O menor percentual ficou com o Espírito Santo: do total de vagas preenchidas, apenas 5,41% foram ocupadas por mulheres.


Ministério da Integração Nacional cria Grupo de Trabalho para identificar novas oportunidades para o Nordeste

Equipe fará diagnóstico de potencialidades e entraves, além de propor ações para ampliar investimentos na região

Analisar os entraves e estimular o desenvolvimento do Nordeste do país, ampliar os investimentos dos Fundos Regionais e reduzir as desigualdades nos nove estados da região são os principais objetivos do Grupo de Trabalho instituído nesta sexta-feira (7), pelo Ministério da Integração Nacional. A criação do GT foi publicada no Diário Oficial da União.

O Grupo vai elaborar um diagnóstico de potencialidades regionais e analisar as oportunidades e possíveis investimentos. Dentre as missões estão dinamizar as atividades locais que tenham impacto direto na redução das desigualdades e construir condições econômicas para que cada região possa ampliar a produção a partir dos incentivos e, consequentemente, gerar emprego e renda.



Petrolândia: Hospital municipal realiza ação em alusão ao Dia do Coração


No dia 27/09/2016 o hospital municipal realizou ação em alusão ao dia do coração, onde foi oferecido aos pacientes: consulta médica, exame eletrocardiograma, aferição de pressão, teste de glicemia em jejum, palestras com o enfermeiro Luan sobre cuidados e prevenções com o cuidado do coração, orientação nutricional com a nutricionista Cíntia, onde foi oferecida uma mesa com frutas e a importância de uma boa alimentação para evitar doenças do coração. Compareceu um público grande , onde todos foram atendidos. Mais uma ação realizada pelo hospital, nosso DNA é cuidar bem de VOCÊ!!!! O dia mundial do coração é comemorado 25/09/2016.

Fabiana Simões
Diretora do Hospital Municipal de Petrolândia


Para associação, análise feita pelo STF sobre vaquejada é superficial


Prática esportiva tradicional no Nordeste, a vaquejada se tornou ilegal a partir de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional a lei que regulamenta a atividade no estado do Ceará. A maioria dos ministros entendeu que a vaquejada provoca atos cruéis contra os animais. Mesmo referindo-se à uma lei estadual, a determinação da Corte pode ser aplicada a outros estados e ao Distrito Federal.

“O assunto foi abordado de forma muito superficial e não conseguiu entender o trabalho que tem sido feito pelas associações, que é exatamente o de garantir uma condição de execução das provas de vaquejada preservando a condição de bem-estar tanto dos cavalos como dos bois”, disse o vice-presidente da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), Marcos Studart.



Petrobras corre risco de não ter exclusividade na exploração do pré-sal, alerta Humberto

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Mais um passo foi dado para um novo golpe no Brasil. Dessa vez o alvo é a Petrobras. Deputados do PSDB, PMDB e DEM votaram na última quarta-feira (05), o mérito do Projeto de Lei 4567/16 que flexibiliza as regras do pré-sal retirando a obrigatoriedade da estatal de participar de todas as extrações. “A Petrobras é um dos grandes patrimônios brasileiros que sempre tivemos orgulho em ter. Não vamos deixar que esse projeto avance aqui no Senado, iremos perder milhões em investimentos caso a estatal não tenha a prioridade em explorar o pré-sal”, alertou o líder do PT no Senado, Humberto Costa.

O PL altera a Lei 12.351/10 que institui um regime de partilha. Hoje a lei prevê que a Petrobras precisa participar em todos os consórcios de exploração de blocos licitados na área do pré-sal com um mínimo de 30% e também na qualidade de operadora. Esse operador é responsável direta ou indiretamente pela condução da execução de todas as atividades de avaliação, exploração, desenvolvimento, produção e desativação das instalações.


Câmara discute regras nacionais para food trucks


Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados quer estabelecer normas gerais para o funcionamento de food trucks em todo o país. “O food truck é uma realidade e isso acaba criando atritos com outros comerciantes, criando problemas com a vigilância, com relação a regulamentação, então é necessário que tenhamos uma disciplinação de regras nacional e que cada município faça suas especificações de acordo com as especificidades locais”, disse o deputado Marcelo Belinati (PP-PR), durante audiência pública nesta semana na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados para discutir o tema.

A proposta visa a especificar o que são os food trucks, food bikes e food trailer e determinar com que frequência esses estabelecimentos podem parar em uma determinada rua. A ideia é também estabelecer uma distância mínima entre essas lanchonetes móveis e os comércios fixos de alimentação. O projeto também determina o que deve ser regulamentado por estados e municípios.


Microcefalia: SES-PE e AACD encerram ciclo de atualização


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) encerrou nesta sexta-feira (07.09) o ciclo de Atualização em Reabilitação com foco em Microcefalia e Síndrome Congênita do Zika Vírus, voltado para profissionais de reabilitação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs), hospitais regionais e centros de reabilitação municipais. Realizado em duas etapas, a atualização contou com uma fase teórica - transmitida via webconferência para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Estado, no mês de junho; e prática - em parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Na primeira etapa, o seminário realizado na sede da SES atingiu cerca de 320 profissionais do Interior do Estado e Região Metropolitana do Recife (RMR). Nesta segunda fase, 60 especialistas - entre fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pediatras e fonoaudiólogos - que atuarão como facilitadores e multiplicadores em suas regiões, acompanharam o dia-a-dia do atendimento realizado na AACD às crianças com Microcefalia, paralisias cerebrais e outras síndromes neurológicas.


Câmara aprova regulamentação de parcerias em salões de beleza

Salões e profissionais parceiros poderão adotar regime especial de tributação

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), duas emendas do Senado ao Projeto de Lei 5230/13, do deputado Ricardo Izar (PP-SP), que regulamenta a relação entre salões de beleza e os profissionais que trabalham neles. A matéria será enviada à sanção presidencial.

De acordo com o substitutivo da deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), os salões de beleza poderão firmar contratos escritos com profissionais cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, manicures, pedicuros, depiladores e maquiadores.

O substitutivo aprovado cria as figuras do salão-parceiro e do profissional-parceiro. O primeiro será responsável pela centralização dos pagamentos e recebimentos dos serviços prestados pelos profissionais no salão.


CBHSF inicia preparativos para apoiar Fiscalização Preventiva Integrada em Minas Gerais

FPI em Juazeiro, na Bahia (Foto: Divulgação)

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), iniciativa considerada como uma das mais eficazes no combate aos crimes ambientais na região do Velho Chico, deverá chegar a Minas Gerais em 2017. Com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o trabalho começa a ser preparado na próxima segunda-feira (10.10), quando acontece reunião de planejamento na capital mineira. O trabalho é desenvolvido pelo Ministério Público (MP) dos Estados da bacia do rio São Francisco e conta com a participação de diversos órgãos policiais e ambientais.

A reunião acontecerá durante todo o dia, na agência delegatária do Comitê, a AGB Peixe Vivo, em Belo Horizonte (MG), e contará com a apresentação da promotora Luciana Khouri, sobre a experiência do programa desenvolvido pelo MPE da Bahia; o modelo de integração entre o Ministério Público Estadual e o Federal, com vistas à FPI em Sergipe; e os procedimentos administrativos para viabilizar o trabalho em Minas Gerais.


Aprenda a fazer Brigadeiro de Lanchester para adoçar o seu fim de semana

Informe publicitário

Aprenda esta receita para preparar seu brigadeiro especial com biscoitos Amori Lanchester. Gostoso também para a sobremesa da criançada no Dia das Crianças. 

Ingredientes
- 395g de leite condensado
- 15g de Margarina Amorela
- 60g de achocolatado em pó
- 60g de cacau em pó
- 100g de creme de leite integral
- 02 pacotes de biscoito Amori Lanchester

Como fazer


Aplicativo traz jogo interativo sobre como combater o Aedes aegypti

Jogo Pega Mosquito foi criado a partir da campanha nacional ‘10 Minutos contra a Dengue’ da Fiocruz (Foto: Divulgação/Prodam)

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika, tem mais um aliado, com o aplicativo Pega Mosquito, desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados Amazonas (Prodam). O aplicativo é uma espécie que jogo no qual o usuário precisa cumprir tarefas que previnem a proliferação do mosquito.

Segundo o chefe da Divisão de Inovação do Prodam, Raphael Marinho, o jogo foi criado a partir da campanha nacional ‘10 Minutos contra a Dengue’ da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que orienta a população, por meio de uma cartilha, a reservar um tempo, pelo menos uma vez por semana, para eliminar os focos de criadouros do inseto.


Adoção sempre foi difícil no Brasil, diz advogada

Regras do Cadastro Nacional de Adoção, alteradas recentemente, tornam ainda mais díficil a busca de uma criança para ser adotada (Foto: Lia de Paula/Agência Senado)

Famílias interessadas em adotar uma criança precisam enfrentar um processo muitas vezes lento. Uma das dificuldades é o cruzamento de informações das crianças nos cadastros e a família que pretende adotar. “O processo de adoção é feito em dois pontos: há aquela criança que precisa ser desligada da família para ser adotada, e esse processo é muito lento, deixando a criança institucionalizada muito tempo. É há aqueles pais que querem adotar que precisam passar por um processo dentro do Poder Judiciário e que também é muito moroso”, disse a diretora da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Viviane Girardi. Ela também é coordenadora do evento Adoção: Quanto tempo o tempo tem?, que ocorreu nessa sexta, em São Paulo.

Segundo a advogada, regras do Cadastro Nacional de Adoção que foram alteradas recentemente tornam ainda mais díficil a busca de uma criança para ser adotada. Ela citou, como exemplo, uma família procura uma criança de 9 anos de idade. No entanto, o cadastro tem somente crianças com 9 anos e dois meses. Apesar da pequena diferença de idade, o cadastro não entende que essa família pode estar interessada nessa criança e não permite a continuidade do processo.


MPPE recomenda aos prefeitos de Cumaru e Limoeiro seguir princípios de responsabilidade e transparência na transição entre gestões


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos prefeitos de Cumaru, Eduardo Gonçalves Tabosa Júnior, e de Limoeiro, Thiago de Andrade Ferreira Cavalcanti, a adoção de uma série de medidas visando garantir a observância dos princípios de responsabilidade e transparência da gestão fiscal nas transições de governo no âmbito do Estado de Pernambuco, em conformidade com a Lei Complementar Estadual nº 260/2014.

De acordo com o promotor de Justiça Muni Azevedo Catão, tem sido constatada, historicamente, a ocorrência de frequentes irregularidades nas administrações municipais através de práticas atentatórias aos princípios de responsabilidade e transparência da gestão fiscal, produzindo efeitos perniciosos para toda a sociedade e prejuízos financeiros para os cofres públicos, sobretudo no final dos respectivos mandatos, dificultando ou inviabilizando os desempenhos por parte dos novos gestores.


Petrolândia: Convite de Missa de 3 anos do falecimento da sra. Lindomar Souto de Sá



Convidamos parentes e amigos para assistirem à Missa de 3 anos do falecimento da senhora Lindomar Souto de Sá, que será celebrada hoje, dia 08/10/2016, às 19h30, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na praça da Quadra 13.

Desde já agradeço a todos que comparecerem.

Simplício de Sá


'Pelo Mundo com Mawaca' abre programação teatral infantil especial no SESC Ginástico, no RJ

Integram a agenda os espetáculos “Pelo Mundo com Mawaca”, “As Aventuras do Menino Iogue” e “A Menina e o Sabiá” (Eduardo Vessoni/Divulgação)

Música, teatro e circo: três belos espetáculos estarão em cartaz no Teatro Sesc Ginástico, entre os dias 8/10 e 16/10 permitindo que famílias estendam a comemoração do Dia das Crianças. As sessões começam às 16h e os ingressos custam entre R$ 2 e R$ 8. Além do lazer, a programação ajuda a despertar nas crianças o interesse pelas artes, criando o hábito de frequentar ambientes culturais, desde cedo.

Pelo Mundo com Mawaca é o primeiro da agenda especial, neste fim de semana. Quatro cantoras se misturam a bonecos e cenário para levar o público infantil para uma grande viagem. No roteiro, França, Albânia, Tanzânia, Índia, Portugal, Israel e Brasil e outros lugares do mundo. Uma verdadeira trama de sons e fios de histórias se entrelaça com brincadeiras e povos de todo o mundo. E agrada tanto crianças quanto adultos. Tem canto medieval francês, canção em suaíli, danças portuguesa e hebraica, música indígena, e, claro, do norte do Brasil.


Estudantes podem testar conhecimentos no simulado online Hora do Enem


O estudante que quer testar os conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já pode fazer o quarto simulado online da plataforma Hora do Enem. O último simulado antes das provas começou às 8h de hoje (8) e fica disponível até as 19h59 do dia 16 de outubro, na internet. As provas do Enem estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro.

Para acessar a página por computador, telefone ou tablet, é preciso fazer um cadastro no site www.geekiegames.com.br e localizar o teste na aba de simulados.

O quarto simulado tem diferenças em relação às edições anteriores e será ainda mais parecido com o formato de aplicação da prova do Enem. O simulado será dividido em duas provas, somando 180 questões. Como são testes longos, o recomendável é que sejam feitos em dois dias, assim como ocorre no Enem. Obrigatoriamente, é preciso fazer a prova do primeiro dia antes da prova do segundo dia.


Estrela sugere sobremesa light com apenas 173 calorias por porção

Informe publicitário
A receita de Torta de Pera Light pode ser servida em qualquer ocasião

A Estrela, marca de massas e biscoitos a M.Dias Branco, sugere receita de Torta de Pera Light para uma refeição equilibrada. Muito fácil de preparar e com ingredientes menos calóricos, a opção tem apenas 173 calorias por porção e pode ser servida em qualquer ocasião.

A sobremesa leva peras, açúcar light, geleia diet e os deliciosos Biscoitos Maizena Estrela, que deixam a receita crocante e com muito mais sabor.

Torta de Pera

Ingredientes

Massa:
1/2 embalagem de Biscoito Maizena Estrela (200g)
100g de margarina


Petrolândia: Inscrições abertas para cursos de MOPP, Transporte Coletivo de Passageiros e Condutores de Veículos de Emergência


Neto avisa que, em parceira com SEST/SENAT de Petrolina, está formando turmas para fazerem ou renovarem os cursos para Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), Condutores de Transporte Coletivo de Passageiros e Condutores de Veículos de Emergência.

Todos os cursos têm 50 horas de duração e serão ministrados em Petrolândia, em dois finais de semana.

Mais informações e inscrições com Neto. Contato: (87) 99927-5415 (Celular e WhatsApp)

Redação do Blog de Assis Ramalho



Petrolina: VIII Geres desenvolve ações da Semana Nacional de Trânsito


Segunda maior causa de óbito dentre as causas evitáveis, os acidentes de transporte terrestre (ATT) representam um problema de saúde pública em Petrolina. De janeiro a junho de 2016, foram registrados 2.961 acidentes, sendo que mais de 74% (2.195) foram acidentes por motocicleta.

Com o objetivo de dar ciência à população sobre a ocorrência de ATT envolvendo motocicletas, foram realizadas palestras educativas voltadas à prevenção de acidentes nas escolas estaduais de Petrolina, com a participação de profissionais da Operação Lei Seca (OLS).

Essa operação está sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desde o dia 1º de dezembro de 2011 e tornou-se uma das mais bem sucedidas políticas públicas de redução de acidentes de trânsito por embriaguez do País.



Inscrições do Vestibular do IFPE começam na segunda (10)

São ofertadas 4.746 vagas para 16 campi da Instituição e sete polos da EaD (Foto: Luna Markman/G1)

Começam na próxima segunda-feira (10) e seguem até o dia 3 de novembro as inscrições do Vestibular 2017.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos (cvest.ifpe.edu.br), preencher a ficha de inscrição e emitir a guia de recolhimento da união (GRU).

O valor da taxa de inscrição custa R$ 25 (cursos técnicos) e R$ 50 (superiores). O pagamento da GRU deve ser feito somente nas agências do Banco do Brasil até o dia 04 de novembro. A inscrição é gratuita para os que concorrerão às vagas dos cursos oferecidos na modalidade Proeja.


Velha Petrolândia: Essa Saudade que não passa, poema de Manoel Gabriel Neto

Velha Petrolândia, essa saudade que não passa

ESSA SAUDADE QUE NÃO PASSA

Das brincadeiras nas barrancas do Pontilhão....
Das cheias e águas turvas do São Francisco...
Das águas diáfanas e areias brancas da prainha do São Francisco (roça de João Rodrigues)
Do espiar entre as pedras da cachoeira o lindo corpo
da cabocla tomando banho...
Da cagada e banho após pelada de futebol no Campinho do Delmiro Gouveia ou da Gameleira, sob a luz da lua nas escadarias do cais...
Das mestras iniciadoras do sexo “Peloca” “Picolé de Onça”...estejam em paz, mitigadoras dos instintos concupiscente primata...
Do “Shell”... Pretinha...Benzota... ao som da eletrola, Genival Santos, Bartô Galeno...Amado Batista...
Da voz estridente do seresteiro Bedé...
Do satirista “Bilau”...sorríamos fácil...
Do bom humor do sapateiro “Mila”...parceiro do saudoso Nogueira...
Da beleza natural das jovens estudantes de uniformes azul e branco passeando numa boa pela Trav. D. Pedro II....(Rosi, Conceição, Fátima, Marcia...)
Do simpático ‘Labi’ da Padaria, amenizando o esfaimar com as bolachas regalia....
Do sorriso aberto do técnico de futebol Antonio de Lino..
Do desfile elegante e sem censura da musa sensual, morena, cabelo esvoaçante, pela Av. D. Pedro II....
Da colega de classe, de sorriso angelical, em dias de provas, guardava secretamente a cola na calcinha....
Do Ron Montila Carta Oro nas festas de padroeiro...sob a trilha sonora “foi na montanha russa’” do trio nordestino...
Do trio brincante carnavalesco, Panta, Zé de Meroza e Zé Fernando....
Das noites brancas,monótonas e sem sexo no “Bar do Redondo”
Das ninfas bucólicas dos bailes de carnaval no Clube da Barreira, e insalubre banheiro...
Do amigo torcedor do Flamengo(não era chato)Arnaldo “Morcego” que me ensinou a gostar do Colorado de Falcão e Dom Elias Figueiroa...
Do iniciante dublê de goleiro Assis, na quadra do Colégio Municipal...
Dos bailes da festa de padroeiro no Grêmio, ao som do Pink Floyd, Led Zepellin pela Banda Homens de Ouro...

Manoel Gabriel Neto


Confira as manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 08 outubro de 2016


Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada
>app Android
>app iOS (iPhone)
Ouça nossa rádio em seu smartphone ou tablet pelo app RadiosNet