Web Radio Petrolândia

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Petrolândia e suas lombadas invisíveis: artefatos de segurança ou armadilhas para condutores de veículos?


Por falta de sinalização e de fiscalização, lombadas não reduzem velocidade do trânsito em Petrolândia (Fotos: Lúcia Xavier)

Trechos de elevado risco continuam sem soluções adequadas de engenharia de trânsito

Lombadas  invisíveis: só sabe a localização quem conhece o caminho por onde anda, e olhe lá!



Lombadas fantasmas: aparecem do nada, nas ruas escuras, para tropeço de veículos e de pedestres

Faltam menos de 10 dias para o início da festa do padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, período em que a cidade recebe muitos visitantes e até mesmo filhos da terra que hoje residem em outras localidades.

Como manda a tradição, o parquinho já chegou e este ano, em que Petrolândia está sem promotor de justiça, é atendida em sistema de rodízio por titulares de outras comarcas, certamente não se repetirá o problema do ano passado, em que o parque só foi instalado no centro da cidade após negociações com o MPPE.

O meio-fio das ruas e avenidas recebem pintura branca, assim como os troncos de árvores também estão sendo caiados, para embelezamento da cidade para as visitas. Mas, no quesito segurança no trânsito, a cidade deixa muito a desejar.

Várias ruas e avenidas estão sem pintura das faixas, inclusive faixas de pedestres. Onde ainda se vê a pintura das faixas de rolamento e lombadas é na avenida da orla e no centro da cidade, recapeadas há alguns meses. Nos demais locais a tinta está quase imperceptível ou já se apagou, mesmo em vias asfaltadas na mesma época em que a orla e centro.

Petrolândia/Tacaratu: Cansados de esperar pela Codevasf, produtores da Agrovila 4 da Reta realizam limpeza no canal da EB1


Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, o agricultor José Cícero Soares (Tite) denunciou o descaso da Codevasf/Chesf com os produtores rurais. Entrevista, na íntegra, vai ao ar na manhã deste sábado (19) no Programa Acordando com as Notícias pela Web Rádio Petrolândia que é apresentado por Assis Ramalho, de segunda a sábado das 5h30 as 8h30 da manhã,

No dia 10 deste mês, produtores rurais da Agrovila 04 da Reta (Projeto Barreiras), acompanhados pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, José Maurício, procuraram a Plena, empresa terceirizada de Operação e Manutenção da Codevasf, no escritório localizado no Projeto Apolônio Sales, em Petrolândia. Lá, denunciaram que estariam sendo prejudicados com a falta de água nos seus lotes. Os produtores residentes na localidade reclamam que a bomba da Estação de Bombeamento que abastece suas propriedades está operando em situação precária e durante apenas duas horas por dia. Segundo eles, esse tempo é insuficiente para suprir a demanda de água dos lotes.

Na oportunidade, após praticamente o dia inteiro de negociação os produtores deixaram o Centro Administrativo por volta das 18h30, após receberem a notícia de que teria sido feito um acordo com a Codevasf, intermediado por Marcelo Mergulhão, gerente de irrigação em Petrolina, de que a bomba seria ligada durante o dia para fornecimento de água aos produtores. Além disso, seria realizada contratação emergencial de serviço de desassoreamento do canal que atende a EB1.

Oito dias após as promessas da Codevasf aos produtores da Agrovila 4 da Reta, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia visitou o canal da EB1, na manhã desta quinta-feira (17). Lá, encontramos dezenas de trabalhadores reunidos para fazer a limpeza do canal, em mutirão. Revoltados, eles diziam que as promessas feitas pela Codeveasf não foram cumpridos, até aquela data.

Nossa reportagem conversou com o agricultor José Cícero Soares, mais conhecido como Tite. Ele falou de sua revolta pelo não cumprimento do acordo feito pela Codevasf, disse que todos os agricultores estão sendo prejudicados com a falta de água nos seus lotes.

''Assis, há seis meses que a gente sofre com a falta de água nos nossos lotes, por que a Chesf e a Codevasf só prometem e nada cumprem. Você está vendo aqui a nossa luta para desentupir o canal, em um trabalho que era para ser feito por eles, que prometeram que iriam trazer as máquinas (para fazer o serviço de desassoreamento do canal), e até agora não chegou nenhuma máquina. Todos estão revoltados porque até agora não foi cumprido nada do que foi prometido na reunião da semana passada. Tudo continua do mesmo jeito. A gente queria que a bomba fosse ligada durante todo o dia, e como está sendo ligada apenas por pouco tempo, a gente vai ter que ligar. Nós, agricultores, iremos ligar essa bomba porque eles estão fazendo nós, agricultores, de besta'', disse o agricultor. Ele acrescentou que as safras estão se perdendo por falta d'água.

''As plantações estão praticamente perdidas. Os coqueiros já estão arriando as palhas, (pés de) milho que já estavam bonecando (formando espigas) já estão secando. Enfim, todas as nossas plantações estão se perdendo. Nós estamos abandonados'', desabafou.

Para falar do assunto, nossa reportagem entrou em contato com Natanael, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia. De acordo com o sindicalista, boa parte dos prejuízos dos agricultores se deve ao não cumprimento de compromissos por parte da Codevasf.

''Estamos esperando a segunda parte do acordo firmado com a Codevasf, que é a vinda de uma escavadeira hidráulica, com o braço longo pra fazer, não só a limpeza do canal da EB1 do Bloco 2, como a limpeza de todos os canais dos demais perímetros irrigados. Se a Codevasf tivesse realizado esse serviço de limpeza há pelo menos um mês atrás, os agricultores não iriam ter tantos prejuízos como estão tendo", informou Natanael.

Conflito por água - O assoreamento do canal e acusações idênticas motivaram uma outra mobilização, também com mutirão e emprego de máquinas, um ano atrás, na mesma comunidade. O problema foi agravado pela contínua redução da vazão do rio São Francisco, com queda no nível do lago de Itaparica, represa que abastece as agrovilas dos Perímetros Irrigados de Barreiras, Icó-Mandantes e Apolônio Sales.

Para ver fotos, clique>Produtores da Agrovila 4 da Reta realizam limpeza no Canal da EB1

Notícias relacionadas, clique para ler
>Petrolândia/Tacaratu: Produtores da Agrovila 04 da Reta reclamam de falta d'água para irrigação
>Petrolândia/Tacaratu: Produtores da Agrovila 4 da Reta fazem acordo com Codevasf e realizam mutirão para limpeza de canal da EB1 nesta sexta (11)
>Petrolândia: Situação caótica faz com que produtores rurais realizem mutirão para desobstruir o canal de abastecimento às Agrovilas da Reta
>Petrolândia: Após dragagem, canal de irrigação das agrovilas da Reta funciona com normalidade
>Petrolândia: Produtores rurais reúnem-se com superintendente regional da Codevasf para discutir problemas dos perímetros irrigados
>Exclusivo: Em entrevista ao Blog, ministro da Integração Francisco Teixeira fala sobre a situação do Lago de Itaparica e ações emergenciais para o Perímetro Irrigado
>Petrolândia: Produtores rurais reclamam falta de assistência técnica em seus lotes
>Petrolândia: STR e produtores das Agrovilas da Reta ocupam EB-1 do Projeto Barreiras

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Presidente da Câmara, Fabiano Jaques, questiona portaria da Prefeitura que autorizou funcionamento da Funeso e Paranapanema em escola municipal


 Fotos: Ascom Câmara Municipal de Petrolândia

Na última quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Petrolândia realizou sessão ordinária. No encerramento da reunião, o presidente da Casa Legislativa, Fabiano Jaques Marques, apresentou documento recebido pela CMP da Prefeitura Municipal, em resposta a Ofício do vereador.

O presidente da Câmara questionou as informações prestadas pelo Executivo, mediante cópia de Portaria datada de 02 de julho de 2013, em que a Prefeitura cede à FUNESO/UNESF as instalações da Escola Municipal 1º de Julho para a realização dos cursos oferecidos pela entidade.

A Câmara pediu esclarecimentos sobre o funcionamento de curso ministrado por instituição na credenciada no MEC em estabelecimento de ensino municipal. A Prefeitura alega que cedeu as dependências da escola à Funeso/Unesf, por confiar na idoneidade e reputação da instituição, acrescentou que as alterações nas empresas responsáveis pelos cursos não foram comunicadas ao Executivo, que a prefeitura pretende acionar judicialmente a Paranapanema e que haverá reunião na AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco), para tratar sobre o assunto que envolve 43 municípios do Estado.

O presidente da Câmara chamou atenção, porém, que os cursos foram instalados na Escola Municipal José Araújo, onde funcionaram de 2013 até o final de 2014, e só então as aulas foram transferidas para a 1º de Julho.

Eis a transcrição dos documentos, na íntegra.

(TIMBRE DA PREFEITURA)

OFÍCIO Nº 200/2015

Petrolândia – PE, 15 de setembro de 2015.

     Prezado Senhor,

     Cumprimentando-o cordialmente, servimo-nos do presente para solicitar a Vossa Senhoria, referente ao REQUERIMENTO Nº 10/2015, data de 13 de Agosto de 2015, referente a FUNESO/FAEXPE ou PARANAPANEMA. Passo a expor que apenas houve o contato realizado pela FUNESO (PORTARIA N°. 652/2013, em Anexo), que em nenhum momento este poder foi procurado pela PARANAPANEMA. Vale salientar que este Poder está estudando o caso para acionar juridicamente a PARANAPANEMA, ou quaisquer instituições as quais tenha lesado o Poder Público. Desde o início de 2009 ao assumirmos o mandato de Prefeito temos sido procurados por diversas Instituições para que se instalem no Município de Petrolândia. Vs. Sas. são cientes da instalação do Instituto Federal em nosso Município, só para citar um exemplo. A FUNESO até então é uma instituição com mais de 40 (quarenta) anos com atuação na área de Educação, com uma credibilidade muito grande, ao qual V. Sa. cursa Administração justamente por ser uma Instituição até então tida como séria. Estamos acompanhando de perto esta situação e buscando uma alternativa para esses alunos, participei de diversas reuniões as quais posso citar: com o Governador de Pernambuco Paulo Câmara, como o Secretário de Educação de Pernambuco Fred Amâncio, com a Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Pernambuco Deputada Teresa Leitão, Presidente da AMUPE José Patriota, teremos em breve reunião na AMUPE para tratar deste tema, todos eles provocados pela minha pessoa, para encontrarmos uma solução para tal situação, saliento ainda que este fato ocorreu em aproximadamente 43 (quarenta e três) Municípios em Pernambuco, sem contar demais Estados da Federação.

     Certo da atenção de Vossa Senhoria, e colocando-nos à sua disposição, aproveitamos o ensejo para renovar os protestos de elevada estima e distinta consideração e apreço.

LOURIVAL ANTÔNIO SIMÕES NETO
PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PETROLÂNDIA

Ilmo. Sr.
FABIANO JAQUES MARQUES
PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE PETROLÂNDIA
PETROLÂNDIA/PE

ANEXO

(TIMBRE DA PREFEITURA)

PORTARIA Nº 652/2013 

     O Prefeito do Município de Petrolândia, Estado de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais:

     RESOLVE:

     Artigo 1º - Fica autorizada a cessão das dependências da Escola Municipal 1º de Julho para realização dos Cursos de Extensão para a FUNESO/UNESF (Fundação de Ensino Superior de Olinda);

     Artigo 2º - Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito, 02 de Julho de 2013 

LOURIVAL ANTONIO SIMÕES NETO 
PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PETROLÂNDIA 

     Publicado no Quadro de Avisos desta Prefeitura nesta data, nos termos do art. 69 da Lei Orgânica Municipal.

Petrolândia, 02 de julho de 2013. 

JUCILENE MARIA DE SÁ SIMÕES 
SECRETÁRIA DE GOVERNO

Redação do Blog de Assis Ramalho

Câmara Municipal de Petrolândia divulga resumo da sessão realizada na quarta-feira (16)

Vereadores e colaboradores do supermercado O +Barato, organização de Djalma Santos, que recebeu Moção de Aplausos pelos 35 anos no ramo (Fotos: Assis Ramalho)

A Câmara Municipal de Petrolândia divulgou a ata da Sessão Ordinária realizada na noite de quarta-feira passada (16), no Auditório da Casa Aureliano de Menezes. A sessão foi transmitida ao vivo pela Web Rádio Petrolândia, em serviço de utilidade pública. A próximo sessão está marcada para o dia 30 deste mês. 

Na Sessão desta quarta (16), o Vereador Sílvio iniciou seu pronunciamento expressando seus sentimentos pelo falecimento da mãe do Vereador Noca, e pelo problema de saúde que o vereador está enfrentando.

Lamentou também as questões naturais que estão afetando o meio ambiente e que cidadãos precisam e devem ser mais atentos e preocupados no que se refere a colaborar. Fez algumas críticas ao Governo Federal, e falou sobre a importância da piscicultura para o Município de Petrolândia, garantindo o sustento de muitas famílias, e que precisa ser valorizada ainda mais, e dessa forma, ter mais apoio e incentivo para a realização dessas atividades. Parabenizou o Gestor Municipal pela implantação do Posto Administrativo no Icó-Mandantes, sendo um ponto de apoio e atendimento aos moradores daquela localidade. E finalizou ao expressar que apesar da crise no País e no Município, não é momento de desistir das lutas, mas unir forças para lutar ainda mais pela qualidade de vida de todos os cidadãos.

O Vereador José Luiz (Zé Pezão), assim como o Vereador Sílvio, também lamentou o falecimento da mãe do colega Vereador Noca, bem como, votos de melhoras e boa recuperação para o amigo. Iniciou suas palavras, referindo-se ao esporte no Município, que diante de muitas promessas feitas pelo Gestor, a realidade é muito diferente, situação lamentável. Parabenizou o comerciante Djalma dos Santos, pelos 35 anos de comércio “O Barateiro”, desejando-lhe cada vez mais conquistas e realizações.

Petrolândia recebe visita do movimento A Ordem é para Todos

Reprodução Facebook A Ordem é para Todos

Nesta sexta-feira (18), a cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, recebeu a visita da caravana do movimento A Ordem é para Todos. Na página do movimento, no Facebook, cidade recebeu elogios dos organizadores.

"Reunião com os advogados da Petrolândia, belíssima cidade do Estado de Pernambuco. Aqui, os profissionais se sentem órfãos e totalmente desprezados pela entidade de classe. Esse quadro precisa mudar! Vamos juntos construir uma nova realidade para os advogados do Estado."

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: A Ordem é para Todos

Antivírus AVG grava a sua navegação na internet e vende a terceiros


Os criadores do antivírus AVG, que é gratuito e usado por mais de 200 milhões de pessoas (inclusive muitas no Brasil), revelaram que ele grava os sites que você acessou, bem como as suas pesquisas no Google – e compartilha (vende) essa informação para terceiros. O monitoramento é feito de forma semianônima, ou seja, o seu nome não é fornecido junto com os dados. Mas a lista completa deles, sim – o que é bastante invasivo.

A revelação faz parte da nova política de privacidade do AVG, que começa a valer no dia 15/outubro. Ela dá a entender que os dados são coletados mesmo se você optar por não ativar o Web TuneUp (um recurso de proteção da navegação, que o AVG tem há alguns anos). Tem gente que não vê nenhum problema nisso, aceita ter a navegação gravada em troca de um software grátis.
Saiba mais no Re:Bit da revista Superinteressante
Superinteressante

Petrolândia: Em repouso após infarto, vereador Noca não participa da sessão que entregou Moção de Pesar pelo falecimento de sua mãe


Entrega da Moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Antônia Lacerda, mãe do vereador Raimundo Paulo Lacerda, o Noca (Fotos: Assis Ramalho)

Na noite de ontem (16), a Câmara Municipal de Petrolândia realizou a primeira sessão após o infarto sofrido pelo vereador Raimundo Paulo Lacerda (Noca). A ausência dele foi citada por todos os vereadores na tribuna. Levado ao Recife, o vereador já retornou à sua casa, onde está em repouso.

O vereador Rogério Novaes não poupou críticas sobre o atendimento prestado no município ao vereador Noca e à sua genitora, sra. Antônia. Segundo ele, ambulâncias foram exibidas no dia 7 de setembro, mas a mãe de Noca foi socorrida em uma ambulância trazida do município de Jatobá e o vereador, em situação de infarto, foi levado ao Recife em uma ambulância comum, quando o município tem uma ambulância semi-UTI. 

Durante a internação de Noca no Procape, em Recife, ele foi visitado pelos colegas vereadores Fabiano, Rogério Novaes, Zé Pezão, Jorge Viana e Carlinhos.

"Estivemos hoje com o vereador Noca e constatamos a sua alegria ao saber que ganhou mais uma batalha na sua vida, como várias que o destino lhe impôs. A partir de amanhã estará de volta, graças a Deus, a nossa querida Petrolândia, para continuar a luta que vem travando em busca de uma Petrolândia mais justa e melhor para todos!", disse o presidente da Câmara Municipal, Fabiano, na ocasião.

A visita aconteceu no dia em que o vereador petrolandense recebeu alta e ele foi trazido para casa pelos companheiros da Casa Legislativa, segundo Fabiano, acrescentando que "o deputado Rodrigo Novaes, através de seu sogro Enio Cantarelli, deu uma grande assistência ao vereador, desde o dia em que ele deu entrada no hospital até o dia da alta".

A sessão dessa quarta-feira (16), à qual Noca não compareceu para tratamento de saúde, coincidiu com a homenagem prestada pela Câmara à mãe do vereador, sra. Antônia Lacerda dos Santos, falecida no final de agosto. A apresentação da moção de pesar foi acompanhada por familiares presentes no auditório da Casa Aureliano de Menezes.

MOÇÃO DE PESAR Nº 019/2015
A Câmara Municipal de Petrolândia, manifesta votos de profundo pesar pelo falecimento da querida Antônia Lacerda dos Santos, ocorrido no dia 27 de agosto de 2015.

JUSTIFICATIVA

MPPE recomenda que eleição para conselheiros tutelares siga legislação eleitoral


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos candidatos habilitados para o processo de escolha unificado de conselheiros tutelares no município de São João que observem e respeitem as vedações a práticas não autorizadas de propaganda e campanha eleitoral, bem como às atitudes que devem ser tomadas no dia do pleito. Ainda, segundo a promotora de Justiça Ana Cristina Barbosa Taffarel, os candidatos devem observar o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na resolução do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), que trata sobre o assunto, sem prejuízo de outras regras previstas na legislação eleitoral.

De acordo com o texto da recomendação, são vedadas as propagandas que impliquem em oferecimento, promessa, ou solicitação de dinheiro, dádiva, rifa, sorteio ou vantagem de qualquer natureza; que perturbem o sossego público, com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos; feitas por meio impresso ou de objeto que pessoa inexperiente ou rústica possa confundir com moeda; que prejudique a estética urbana ou contravenha a posturas municipais ou a qualquer outra restrição de direito.

Campanha 'Por um criança feliz' arrecada doações para o Hospital do Câncer de Pernambuco. Colabore!

Doe e ajude a manter o sorriso e a esperança no rosto de nossas crianças!
Brinquedos educativos, leite em pó integral, fraldas descartáveis, papel higiênico, toalhas para banho e de rosto, são sugestões de donativos na campanha.

Vamos ajudar as nossas crianças que estão passando por uma batalha muito grande, que é combater ao câncer. Sua ajuda é muito importante para cada sorriso estampado no rosto de nossas CRIANÇAS. As doações serão arrecadadas até o dia 9 de outubro e destinadas ao Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), em Recife.

Por que ajudar na campanha "Por uma criança Feliz"?
O seu apoio é fundamental para continuarmos nosso trabalho junto a centenas de crianças, que estão passando por um processo muito difícil que é combater o câncer, criancas estas que estão expostas diariamente a diversas situações de risco. O nosso sucesso depende de um pequeno gesto. Ajude! Sua colaboração é muito importante!

O que posso doar?
  • Leite em pó integral. 
  • Fraldas descartáveis. 
  • Papéis higiênicos. 
  • Toalhas para banho. 
  • Toalhas de rosto.
  • Brinquedos (EDUCATIVOS)
Como fazer isso? Como começar? Basta escolher uma das formas abaixo:
  • Ajude a divulgar. 
  • Faça uma doação.
Para saber mais, entre em contato com os coordenadores da campanha ‪#‎PorUmaCriançaFeliz‬!: Ysmael Gomes (81) 98758-1097 e Ana Elizabeth (81) 99696-3689.

Nossas crianças agradecem a sua colaboração!

Informações/fotos: Reprodução Facebook George Ysmael

CPRH informa balneabilidade do litoral de Pernambuco de 18 a 24 deste mês

Confira a relação de trechos de praias a serem evitados no período de 18 a 24 de setembro de 2015

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) desenvolve, desde 1974, programa de monitoramento da qualidade das praias de Pernambuco com o objetivo de avaliar, sistematicamente, todo o litoral pernambucano quanto a sua balneabilidade.

O Programa de Monitoramento da Qualidade das Praias de Pernambuco conta, atualmente, com 50 pontos de amostragem, distribuídos em onze municípios litorâneos, situados em três regiões geográficas. Na Região Norte: o município de Goiana, na Região Metropolitana do Recife: os municípios de Itamaracá, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca e na Região Sul: os municípios de Sirinhaém, Tamandaré e São José da Coroa Grande.

PRAIAS IMPRÓPRIAS PARA BANHO

Afogados da Ingazeira: Saúde em Movimento agitou manhãs nas Unidades Básicas de Saúde

 
Nem só de aulões de ginástica, zumba, passeios ciclísticos e caminhadas viveu o projeto Saúde em Movimento. Durante toda a semana, a Secretária de Saúde de Afogados da Ingazeira promoveu atividades físicas e exames rápidos de rotina, além de aferição de pressão arterial, nas unidades básicas de saúde dos bairros Sobreira, Padre Pedro Pereira, Borges, São Francisco e São Sebastião, além das unidades que atendem ao centro, Mandacaru l e ll.

Hoje pela manhã, logo cedinho (5h35) foi a vez dos moradores do bairro São Brás participarem das atividades. “O Projeto, graças ao apoio dos parceiros, tem sido um verdadeiro sucesso. Estamos avaliando as condições de saúde da população que tem participado das atividades. A evolução que tiveram do ano passado para hoje. Temos conseguido incentivar, estimular muita gente a aderir a rotina saudável de praticar exercício”, afirmou o Secretário Artur Amorim.

Prefeita é encontrada morta em sua residência em Camacan, BA

Prefeita Maria Ângela da Silva Cardoso (PP) foi encontrada morta em casa, nesta sexta-feira (18)

Foi encontrada morta em casa, nesta sexta-feira (18), a prefeita da cidade de Camacan, na região sul da Bahia, Maria Ângela da Silva Cardoso (PP).

Segundo informações prestadas pela secretária de Educação do município, Ilce Tourinho, colegas não conseguiam contato com a prefeita desde a quinta-feira (17) e também nesta manhã.

O corpo de Maria Ângela, que completou 60 anos no domingo (13), foi encontrado no início da tarde desta sexta caído na cozinha do apartamento onde morava no centro de Camacan. As causas da morte ainda serão investigadas. A suspeita é de que ela tenha sofrido um mal súbito.

Ainda de acordo com a secretária Ilce Tourinho, a Polícia Técnica foi até o local e depois das análises, o corpo da prefeita deve ser encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Itabuna, onde será feita a necropsia. Maria Ângela deixa dois filhos. O sepultamento deve ser realizado no sábado (19).

Do G1 BA

Prefeito de Palmeirina (PE) é afastado do cargo e deve ficar a mais de 100 m de prédio da prefeitura



O prefeito de Palmeirina, no Agreste pernambucano, foi afastado do cargo por 180 dias, por improbidade administrativa, nesta quinta-feira (17). A decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) contra o gestor José Renato Sarmento de Melo (PMDB) foi do juiz da comarca do município, Francisco Jorge de Figueiredo Alves. O juiz determinou que o prefeito deve ficar a mais de 100 metros de distância do prédio da prefeitura. A ação civil pública foi movida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
saiba mais

O G1 entrou em contato por telefone com a prefeitura de Palmeirina e com o partido do prefeito, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta acerca do posicionamento de José Renato sobre a decisão da justiça.

Enquanto ele estiver afastado, a vice-prefeita, Eliane de Morais (PP), deverá assumir o cargo. O juiz Francisco Jorge suspendeu também a realização de festas no município a partir desta sexta-feira (18). Ele deu o prazo de cinco dias para a prefeitura apresentar o plano para pagamento de salários atrasados.

Para Humberto, decisão do STF foi “histórica”


Foi como uma "decisão histórica" que o líder do PT no Senado, Humberto Costa, recebeu o posicionamento final do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a doação de empresas para campanhas eleitorais. O resultado final foi proclamado pelo pleno da Corte, nessa quinta-feira (17), quando 8 ministros contra 3 resolveram acolher a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A Adin sustentava que o fato de empresas doarem dinheiro a candidatos e partidos políticos para financiar campanhas eleitorais não encontrava amparo na Constituição Federal. O placar esmagador na Suprema Corte em concordância com a tese confirmou o entendimento da OAB, que também era uma bandeira antiga de luta do PT, de Humberto e de uma série de entidades da sociedade civil, como a CNBB e a UNE.

CPRH: Soltura de timbus incentiva preservação da fauna

A soltura dos timbus faz parte da programação da Semana da Fauna, promovida pela CPRH e realizada no período de 21 a 25 de setembro, no Recife e Região Metropolitana (Fotos: CPRH/Divulgação)
A campanha “Lugar de bicho é na Natureza” vai estimular a entrega voluntária de animais silvestres, na sede da CPRH, em Casa Forte.
A criação ilegal desses animais está passível a penalidades, que deixam de ser aplicadas quando a entrega for voluntária
Objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância de manter os animais em seu habitat natural.
No próximo dia 24 de setembro, cerca de 10 timbus (Didelphis albiventris) serão devolvidos à natureza, em uma ação de soltura planejada pela Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, em parceria com o Clube Náutico Capibaribe. Com o mote: “Timbu: preserve a sua paixão”, os jogadores do time alvirrubro participarão da soltura dos timbus com o objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente e estimular a devolução de animais à natureza. A ação será realizada as 14h30, no Centro de Treinamento (CT) do Náutico, no bairro da Guabiraba. “Alguns destes animais foram resgatados em situação de maus tratos. Outros foram encontrados órfãos e precisaram de cuidados especiais. E ainda alguns foram deixados na CPRH, por meio de entrega voluntária”, revelou a gerente do setor de fauna da Agência, Patrícia Tavares.

A soltura dos timbus faz parte da programação da Semana da Fauna, promovida pela CPRH e realizada no período de 21 a 25 de setembro, no Recife e Região Metropolitana (RMR). A programação inclui palestras, filmes, debates, encenação teatral, trilha ecológica. Uma das ações planejadas para o período está a campanha “Lugar de bicho é na Natureza” que vai estimular a entrega voluntária de animais silvestres, na sede da CPRH, em Casa Forte. “Estamos incentivando que as pessoas que tenham animais silvestres criados de forma ilegal, façam a entrega espontânea ao setor de fauna da Agência. A criação ilegal desses animais está passível a penalidades, que deixa de ser aplicada, quando a entrega for voluntária” destacou a Diretora – presidente da CPRH, Simone Souza. “Queremos chamar a atenção da população para a importância de manter os animais em seu habitat natural”, completou. A entrega voluntária deverá ser feita das 08h às 12h e das 13h às 17h, na sede da CPRH , localizada à rua Santana, 367, no bairro de Casa Forte.

Policiais e militares devem ser beneficiados no Programa Minha Casa Minha Vida

Deputado Kaio Maniçoba

O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS-PE) apresentou o PL 2.922/ 2015, que altera a Lei nº 11.977, de 7 de julho de 2009, para agilizar a concessão de linha de financiamento do Programa Minha Casa Minha Vida aos integrantes das forças policiais ou militares que não tenham imóvel residencial próprio. O texto está sendo apreciado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, aguardando parecer do relator, o deputado Major Olímpio (PDT-SP).

"Muitos policiais e militares moram em favelas e outros assentamentos irregulares, situação que tende a colocá-los, bem como suas famílias, em situação de risco. Consideramos que esse quadro necessita ser revertido com urgência", disse o deputado Kaio Maniçoba.

De acordo com o deputado, o papel que esses servidores exercem para a segurança dos cidadãos é importante, fazendo-se necessário assegurar a prioridade no atendimento deles pela política habitacional.

Ascom Deputado Federal Kaio Maniçoba

Senai apresenta programa para modernização de oficinas automotivas

Estande do Senai na Autonor 2015 (Foto: Senai)

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Sebrae (Serviço de Apoio a Pequena e Média Empresa) uniram forças para oferecer aos empresários e profissionais do setor de reparação de veículos consultoria e capacitação por meio do Programa Sebraetec. O programa, que está sendo apresentado no estande do Senai na Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste (Autonor), inclui desde o suporte na gestão financeira, até projetos para modernização de pequenos negócios do ramo automotivo visando o fortalecendo da capacidade competitiva. A feira funciona nesta sexta, das 16h às 22h e, no sábado, das 15h às 21h.

Como parte do pacote de serviços oferecido pelas duas instituições, o Sebrae auxilia na maximização dos resultados da empresa, através do estímulo no processo de inovação tecnológica e, o Senai, realiza os cursos necessários para modernização e aperfeiçoamento do quadro de funcionários, com a implementação de novas tecnologias aplicadas ao segmento automotivo. Fazendo parte do programa Sebraetec, cada empresa pode colocar três funcionários por curso, pagando 20% do valor total. Os cursos mais procurados são: Ar condicionado, Freios ABS, injeção eletrônica e transmissão automática.

Petrolândia; 28 anos de saudades de Elias Bezerra; filhos prestam homenagem através do Blog de Assis Ramalho a um dos mais ilustres filhos de Petrolândia


No dia 18 de setembro deste ano de 2016, fez 28 anos que Deus chamou para a sua sagrada morada um dos mais ilustres filhos de Petrolândia; Elias Bezerra da Silva, conhecido popularmente por 'seu Elias da Usina'.

Seus filhos (amigos/irmãos deste blogueiro) Edson  Madera, Fia, Edisio Bezerra, Elias Bezerra( Bu), Carlos Bezerra e Gil Bezerra prestam homenagem ao mestre, através do blog de Assis Ramalho, com a seguinte frase;  '' 28 anos de saudade do nosso pai, nosso mestre! uma saudade que não passa'' 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto; Arquivo da família

Petrolândia: Marcação de exames e consultas de 21 a 25 de setembro de 2015 na Secretaria de Saúde


Neste mês o Blog de Assis Ramalho comemora o 3º ano de divulgação da marcação de exames e consultas da Secretaria de Saúde de Petrolândia, serviço de utilidade pública prestado com pioneirismo à comunidade petrolandense.

Veja especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no 21 a 25 de setembro de 2015, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade. Confira:

Segunda-feira (21): Pediatra, Neurologista, Raio X, Exames Laboratoriais;
Terça-feira (22): Pediatra, Dentista, Raio X, Exames Laboratoriais;
Quarta-feira (23): Pediatra, Preventivo, Raio X, Exames Laboratoriais;
Quinta-feira (24): Pediatra, Cirurgião Geral, Raio X, Exames Laboratoriais;
Sexta-feira (25): Pediatra, Clínico Geral, Raio X, Exames Laboratoriais.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Paulo Jr/Secretaria de Saúde de Petrolândia

Uso facultativo de extintor em automóveis passa a valer a partir de hoje (18)


O uso de extintor de incêndio em automóveis passa a ser facultativo no Brasil a partir de hoje (18), conforme resolução do Ministério das Cidades publicada no Diário Oficial da União.

A decisão foi tomada ontem (17) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e envolve utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

O equipamento continua obrigatório para todos os veículos usados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus e ônibus, além de veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

Recife, Bom para Viver começa amanhã (19)

O PV já anunciou pré-candidaturas à majoritária em 14 cidades do estado. Entre elas, Tacaratu, que será disputada pelo músico Josildo Sá. (Foto: Flickr Josildo Sá)

Neste sábado (19), o Partido Verde (PVPE) reúne militância e amantes da capital pernambucana para se somar à caminhada que dá largada ao projeto Recife, Bom para Viver. O projeto consiste em uma série de caminhadas abertas ao público que irá percorrer as 18 microrregiões da capital recifense para levantar potencialidades e deficiências de cada localidade e, a partir dessas análises, elaborar diagnósticos e sugestões para a melhoria da capital com a contribuição dos moradores. A caminhada – que começa às 8h – terá partida no Largo da Encruzilhada.

Os detalhes do projeto podem ser conferidos no site http://recifebomparaviver.com.br/, no qual o presidente do PVPE, Carlos Augusto Costa, explana as diretrizes do Recife Bom para Viver em vídeo que também está sendo reproduzido nas emissoras de TV aberta e no qual convida a população a se reunir aos participantes das caminhadas. A partir dessas análises, o PV pretende elaborar uma série de diagnósticos e sugestões para a melhoria do Recife, a partir do olhar de seus cidadãos. O projeto também será estendido para outros municípios de Pernambuco.

Petrolândia: Secretaria de Saúde realiza mutirão na Agrovila 06/Bloco 03 neste sábado (19)

 Secretaria de Saúde de Petrolândia

O consumo de carboidrato pode influenciar diretamente no humor

A falta desse nutriente pode causar sensação de fraqueza no corpo

Mudanças aparentemente inexplicáveis no humor, como a falta de ânimo ou disposição para realizar atividades corriqueiras podem estar relacionadas a uma alimentação desequilibrada. Segundo a nutricionista Fabiana Fontes, da Equilibrium, consultora da Pelaggio, marca da M. Dias Branco, investir numa alimentação correta ajuda a manter a saúde física e emocional. O macarrão pode auxiliar a garantir a quantidade necessária de carboidrato.

Cada substância gerada pelo organismo possui uma função diferente. Os neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelas células nervosas, por exemplo, são os responsáveis por transmitir impulsos nervosos ao cérebro que influenciam diretamente na sensação de bem-estar e felicidade. De acordo com Fabiana, é essa produção de neurotransmissores que está ligada diretamente aos alimentos consumidos no dia a dia. “Alguns alimentos, incluindo as massas, possuem nutrientes que induzem a formação de serotonina, dopamina e noradrenalina, principais neurotransmissores”, explica.

Uma alimentação deficiente de nutrientes pode causar falta de disposição, por isso é preciso incluir uma grande variedade de ingredientes nas refeições. “O carboidrato fornece energia e níveis de glicose necessários para ativar o impulso nervoso de bem-estar. Quando ele é associado a outras vitaminas e minerais seu efeito é potencializado”, esclarece a especialista.

Frases do dia 18/09/2015: Coletânea IHU Online


Às favas

“O impeachment de Dilma Rousseff é totalmente impossível à luz da Constituição. Se quiserem mandar as aparências às favas, seria golpe mesmo, conforme conhecimento até do mundo mineral. Mas golpismo é inerente ao país da casa-grande. Editoriais, colunas, artigos e reportagens dos jornalões recordam, cada vez mais, os textos de 51 anos atrás” –Mino Carta, jornalista – CartaCapital, 17-09-2015.

Municípiois do Território Norte serão capacitados em controle ambiental e urbano


Onze municípios da área norte de Pernambuco (Mata e Região Metropolitana do Recife), impactados pela chegada de grandes investimentos, a exemplo da fábrica da Fiat, o Polo Farmacoquímico, entre outros, serão contemplados com ações de fortalecimento institucional, através de parceria entre a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, Sudene. O convênio prevê a realização de oficinas de trabalho e fóruns que visam capacitar 110 técnicos das prefeituras locais para atuar em políticas públicas de Planejamento Urbano e Ambiental, buscando fazer com que as administrações municipais se preparem tecnicamente para exercerem o controle nestas duas áreas. O investimento é de cerca de R$ 220 mil.

Atualmente está em fase de contratação da empresa que vai apoiar tecnicamente a capacitação. Serão contemplados os municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma e Paulista, na RMR; e, Condado - Goiana - Itambé - Itaquitinga e Timbaúba, na Mata Norte. Segundo o presidente da Agência Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo a ação reflete a preocupação em dotar as prefeituras locais, de um novo modelo de gestão, onde sejam incorporadas ações de planejamento e as questões referentes ao controle e ao ordenamento territorial, da sustentabilidade ambiental e da equidade social, frente ao novo dinamismo econômico e a intensa mobilidade social, que concretamente influenciarão na produção e reprodução do espaço urbano dos municípios.