Publicidade

CPRH: Soltura de timbus incentiva preservação da fauna

A soltura dos timbus faz parte da programação da Semana da Fauna, promovida pela CPRH e realizada no período de 21 a 25 de setembro, no Recife e Região Metropolitana (Fotos: CPRH/Divulgação)
A campanha “Lugar de bicho é na Natureza” vai estimular a entrega voluntária de animais silvestres, na sede da CPRH, em Casa Forte.
A criação ilegal desses animais está passível a penalidades, que deixam de ser aplicadas quando a entrega for voluntária
Objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância de manter os animais em seu habitat natural.
No próximo dia 24 de setembro, cerca de 10 timbus (Didelphis albiventris) serão devolvidos à natureza, em uma ação de soltura planejada pela Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, em parceria com o Clube Náutico Capibaribe. Com o mote: “Timbu: preserve a sua paixão”, os jogadores do time alvirrubro participarão da soltura dos timbus com o objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente e estimular a devolução de animais à natureza. A ação será realizada as 14h30, no Centro de Treinamento (CT) do Náutico, no bairro da Guabiraba. “Alguns destes animais foram resgatados em situação de maus tratos. Outros foram encontrados órfãos e precisaram de cuidados especiais. E ainda alguns foram deixados na CPRH, por meio de entrega voluntária”, revelou a gerente do setor de fauna da Agência, Patrícia Tavares.

A soltura dos timbus faz parte da programação da Semana da Fauna, promovida pela CPRH e realizada no período de 21 a 25 de setembro, no Recife e Região Metropolitana (RMR). A programação inclui palestras, filmes, debates, encenação teatral, trilha ecológica. Uma das ações planejadas para o período está a campanha “Lugar de bicho é na Natureza” que vai estimular a entrega voluntária de animais silvestres, na sede da CPRH, em Casa Forte. “Estamos incentivando que as pessoas que tenham animais silvestres criados de forma ilegal, façam a entrega espontânea ao setor de fauna da Agência. A criação ilegal desses animais está passível a penalidades, que deixa de ser aplicada, quando a entrega for voluntária” destacou a Diretora – presidente da CPRH, Simone Souza. “Queremos chamar a atenção da população para a importância de manter os animais em seu habitat natural”, completou. A entrega voluntária deverá ser feita das 08h às 12h e das 13h às 17h, na sede da CPRH , localizada à rua Santana, 367, no bairro de Casa Forte.

A programação também inclui a campanha de preservação da fauna, em parceria com o Sindcombustíveis. A iniciativa vai focar na distribuição, em postos de combustíveis, do cordel “Pintor-verdadeiro - preservar é preciso”, de autoria do poeta José Mauro de Alencar. O objetivo é chamar a atenção dos condutores para o cuidado com o meio ambiente. “Queremos aproveitar o momento em que o veículo está sendo abastecido, para promover a informação sobre o pintor-verdadeiro. Um pássaro que é endêmico das matas do Nordeste e que se encontra em vias de extinção”, explica Simone Souza.

Na programação, consta ainda a participação da CPRH na XV Feira de Educação de Trânsito, promovida pelo Detran, com ações educativas sobre o meio ambiente. Toda a programação a Semana da Fauna da CPRH pode ser conferida no site: www.cprh.pe.gov.br.

Núcleo de Comunicacão Social e Educação Ambiental - NCSEA/CPRH

Comentários

Publicidade