Postagens

Mostrando postagens de Setembro 20, 2020
Publicidade

Governo restringe acesso de sindicatos às agências do INSS

Imagem
Portaria exige que visitas sejam marcadas com antecedência e será publicada nesta segunda-feira (20/09), quando médicos peritos prometem vistoriar as agências para tentar viabilizar retorno das perícias (Foto: Agência Brasil)
Em mais um capítulo da queda de braço em torno da reabertura das agências da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu disciplinar a entrada de representantes sindicais e de "pessoas alheias ao corpo funcional do INSS" nas agências. A medida será publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (21/09), quando a Associação Nacional do Peritos Médicos Federais (ANMP) pretende vistoriar as agências para conferir se já há condições adequadas para o retorno das perícias médicas.

A decisão do INSS foi comunicada na noite deste domingo (20/09). E, na prática, vai restringir o acesso de quem não é servidor ou não tem horário marcado de atendimento às agências do INSS. Em nota enviada à imprensa, o INSS explica que "serão permit…

Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio deve começar na infância

Imagem
Falar sobre morte e suicídio ainda traz desconforto para a sociedade, seja por uma questão cultural, seja por medo ou por não saber como lidar com eles. No mês de prevenção ao suicídio, com foco nos cuidados com a saúde mental, especialistas ressaltam a importância de pais abordarem o assunto com crianças e adolescentes para levar esclarecimento e perceber pedidos de socorro.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o suicídio é a terceira principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos no mundo, e as consequências de não abordar o assunto se estendem à idade adulta, prejudicando a saúde física e mental e limitando futuras oportunidades.

As condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos. Metade dessas condições começa aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detectada ou tratada. A depressão aparece como uma das principais causas de doença e incapacidade entre adolescentes de…

A omissão lesa a Pátria - Nota Pública da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB)

Imagem
Enquanto o governo federal assiste passivo aos incêndios criminais que tomaram o país, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Heleno, publicou em suas redes sociais uma grave acusação. Disse que a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e uma de suas lideranças, Sonia Guajajara, cometeram crime de lesa-pátria.

A APIB rechaça a declaração. E entende que o maior crime que lesa nossa pátria é a omissão do governo diante da destruição de nossos biomas, das áreas protegidas, das queimadas ilegais, da grilagem, do desmatamento e da invasão de nossas terras e do roubo das nossas riquezas.

Às vésperas da Assembléia Geral das Nações Unidas, o mundo todo está testemunhando esse crime - grande demais para ser ocultado. Em vez de atacar indivíduos que trabalham pela proteção do meio ambiente e garantia dos direitos dos povos indígenas, as autoridades deveriam neste momento cumprir seus juramentos constitucionais e apresentar à nação um plano para enfrentar esses incêndios…

Memorial de vítimas da Covid-19 é inaugurado no Rio neste domingo (20/09)

Imagem
Obra faz parte das comemorações do movimento "Mundo Unido pela Vida'" que acontece em mais de 30 países, para celebrar a vida.
Um monumento para homenagear as vítimas da Covid-19 foi inaugurado neste domingo (20) no Rio de Janeiro. Em aço oxidado, com 39 metros de comprimento e quase 3 toneladas de peso, a obra foi batizada de Memorial In-finito.

A peça foi instalada em uma área verde de 1,3 mil metros quadrados do crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, Zona Portuária da cidade.

No total, a obra tem espaço para 4 mil nomes e demorou uma semana para ser montada. Na manhã deste domingo, 30 famílias participam da inauguração e homenagearam os seus familiares.

Planetários de todo o país terão exibição online terça-feira

Imagem
Planetários de todo o país se unirão, nesta terça-feira (22), em uma sessão virtual exclusiva que marcará a chegada da primavera. A transmissão será pelo Youtube e, após a exibição de vídeo editado especialmente para esta apresentação, astrônomos e especialistas responderão perguntas e explicarão o que acontece com o planeta Terra no chamado equinócio da primavera.

“Quando você vai ao planetário, geralmente você vê [vídeos] sobre o céu da sua cidade. [Nessa sessão], vamos ver o céu do Brasil”, disse o presidente da Associação Brasileira de Planetários (ABP), José Roberto de Vasconcelos, em entrevista à Agência Brasil.

A sessão começa às 10h, no horário de Brasília. A exibição dura 30 minutos, terminando exatamente no horário que marca o início da primavera, às 10h31. A conversa segue até as 11h. A exibição poderá ser acessada gratuitamente pela internet.

Planetários são espécies de cinema. Ao invés de observarem uma tela plana, os espectadores sentam-se em poltronas reclináveis, possi…

Petrolândia: Gestora da EREFEM ICÓ MANDANTES, Iolanda Santos parabeniza professoras e funcionários por alcance de Metas do IDEB

Imagem
Escola de Referência no Ensino Fundamental e Médio - EREFEM ICÓ MANDANTES (Foto: Assis Ramalho/BlogAR)


Na última quarta-feira (16) dia da divulgação das metas DO IDEB - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, A EREFEM ICÓ MANDANTES - ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, localizada no Perímetro Irrigado de Icó Mandantes, espaço rural, no município de Petrolândia PE, em nome da gestora Iolanda Santos, vem divulgar e Parabenizar a todos os professores, professoras, funcionários em geral que forma a instituição.
Dizer que a soma colaborativa do esforço de cada um foi o responsável pelo alcance das Metas projetadas para o ano de 2019. Dizer da satisfação, da felicidade e na certeza do dever cumprido. Desafios foram muitos. Mas muito também foi a determinação de todos e todas. Continuamos firmes na luta para a ampliação e melhoria da educação dos nossos alunos e alunas.

Muito obrigada.
Iolanda Santos: Gestora da EREFEM ICÓ MANDANTES - Petrolândia-PE
Blog de Assis Ramalho
Inf…

Empenhado na reeleição, Bolsonaro está cada vez mais personalista

Imagem
O presidente Jair Bolsonaro tem visto a sua popularidade crescer nos últimos meses e quer garantir que esse bom momento não seja algo passageiro. Para isso, o chefe do Executivo tem tomado o cuidado de tentar desvincular o nome dele de propostas que possam significar uma afronta para a população ou repercutir de forma negativa entre os seus eleitores. Os movimentos de Bolsonaro são minimamente calculados, especialmente por causa da sua pretensão de se reeleger em 2022. Com sede de poder, o presidente fará de tudo para manter a boa imagem até o próximo pleito presidencial, mesmo que para isso ele tenha de desagradar aos seus próprios comandados

Os sinais mais claros disso aconteceram na última semana. Para seguir em alta com os brasileiros mais pobres, que passaram a apoiá-lo por conta do sucesso do auxílio emergencial, Bolsonaro criticou o Ministério da Economia por sugerir cortar benefícios da população menos abastada como forma de viabilizar a criação do Renda Brasil, programa social…

Petrolândia (Revivendo bons momentos antes da Covid-19): Poucos dias após inauguração do Residencial Parque das Pedras, pandemia do novo coronavírus surgia no Brasil para dar um tempo no lazer do povo de Petrolândia e região

Imagem
No dia 26 de fevereiro desse ano de 2020 era confirmadoo primeiro caso de coronavírus no Brasil. O paciente foi um homem de 61 anos que viajou à Itália, e deu entrada no Hospital Albert Einstein (SP) no dia anterior.  Até então ninguém imaginava que era apenas o começo de uma tragédia que estava por vir.
Nesta mesma data, 26 de fevereiro, Petrolândia ganhava um dos pontos de lazer mais bonito já visto. Era inaugurado o Parque das Pedras, complexo de lazer com parque aquático e restaurante, localizado no Projeto Apolônio Sales. Durante os poucos dias de funcionamento, o local foi fortemente frequentado por moradores de Petrolândia e cidades vizinhas. Mal sabiam que o extraordinário ponto de lazer estava com os dias contados, pois no mês seguinte a maldita pandemia seria responsável pelo seu fechamento.

O último grande evento do Parque das Pedras aconteceu no dia 08 de março de 2020, dia em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher.  A reportagem do Blog de Assis Ramalho fez o regist…

Publicidade