domingo, 24 de março de 2019

Petrolândia: 3ª Corrida da Mulher e Aula de Zumba acontecem na próxima sexta-feira; (29); Faça já sua inscrição!

Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Pauloafonsino morre em rodovia após moto colidir com animal na pista


Um acidente de trânsito vitimou um morador de Paulo Afonso, na noite deste sábado (23) em quando voltava de Rodelas (BA), onde realizava um serviço.

Ele estava sozinho em uma motocicleta Lander XTZ-250 ano 2014, na rodovia que liga o município à cidade de Paulo Afonso próximo ao Itacoatiara, localidade de Vassouras, quando colidiu com uma vaca e morreu na hora. Segundo informações da polícia, chovia muito no local no momento do acidente. O animal também morreu.

A vítima foi identificada como Danilo Gonçalves Lima, 30 anos, residente à Rua São Cristóvão, no Bairro Perpétuo Socorro.

No momento do acidente, Danilo ainda estava com a farda da empresa. Ele era funcionário da EletroVita, prestadora de serviços da Coelba para Paulo Afonso e região.

O corpo foi conduzido ao IML (Instituto Médico Legal) para Paulo Afonso onde será necropsiado e logo em seguida liberada para a família.

Por PA4.COM.BR

Vereador é assassinado no Rio de Janeiro


O vereador Wendel Coelho (PTdoB/Avante) foi baleado e morreu na manhã deste domingo (24) no bairro de Engenheiro Pedreira em Japeri, Baixada Fluminense. O político eleito estava no primeiro mandato e ocupava uma das 11 cadeiras da Câmara Municipal. Wendel foi eleito com 729 votos.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Polícia Militar, agentes encontraram o vereador morto dentro do carro em que viajava. Policiais militares do 24º Batalhão da PM, de Queimados, estavam em patrulhamento quando notaram o automóvel parado na via, no fim da madrugada deste domingo, 24.

De acordo com a Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense, foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias da morte do vereador e diligências em andamento estão em busca de testemunhas e imagens que possam ajudar a identificar o autor do crime. Uma perícia já foi realizada.

Em julho do ano passado, o prefeito eleito de Japeri, Carlos Moraes Costa (PP), e vereadores da cidade foram alvo de uma operação deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e pela Polícia Civil, sob a acusação de associação ao tráfico de drogas.

A operação Senones cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra o prefeito, o então presidente da Câmara de Vereadores, Wesley George de Oliveira, e o vereador Claudio José da Silva. Os três foram denunciados pelo MPRJ à Justiça por associação para o tráfico de drogas.

À época, o MPRJ obteve junto ao Judiciário a suspensão do exercício da função pública do prefeito e dos dois vereadores. A denúncia relatava que eles integravam o núcleo político da organização criminosa que dominava o tráfico de drogas no Complexo do Guandu, em Japeri. Os acusados estariam usando seus mandatos para agir em favor dos interesses criminosos de traficantes de drogas da região.

Carlos Moraes Costa estava em seu terceiro mandato como prefeito quando foi preso. O município de Japeri tem atualmente como prefeito em exercício Cezar Melo.

De acordo com o Fórum Grita Baixada, houve 2.142 casos de letalidade violenta na Baixada Fluminense em 2018, o equivalente a 56 mortos a cada 100 mil habitantes, sendo 71,2% causadas por homicídio. O maior índice foi o de Japeri (102,92).

Estadão Conteúdo

Petrolândia: Infestação de baronesas afasta banhistas da Prainha e prejudica comerciantes


Prainha amanheceu completamente tomada pelas baronesas neste domingo (24/03)




As duas fotos, abaixo, foram tiradas na última sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água



O popular balneário de Petrolândia conhecido como Prainha, espaço democrático de lazer no Lago de Itaparica, oferece aos frequentadores momentos de lazer às margens do São Francisco em plena área urbana da cidade, localizada no Sertão de Itaparica, Interior de Pernambuco. O dia de maior movimento no local é aos domingos. Na manhã de hoje, porém, poucas horas após o Dia Mundial da Água, comemorado na sexta-feira, 22 de março, a prainha amanheceu tomada pelas baronesas, como são conhecidas na região as plantas aquáticas aguapés.

Chuvas fortes caíram no município na noite desse sábado (23) e esta manhã, apesar do céu nublado, muita gente procurou o lazer dominical. A decepção foi grande para banhistas e ainda maior para o  dono do tradicional trailer, que atende seus clientes à beira do rio, obrigado a mudar o "endereço" do seu estabelecimento para um lugar mais atrativo para os seus fregueses, perto do calçadão.

Narrativas não expressam diversidade brasileira, dizem escritoras

"Índio não escreve": Niara Terena, escritora indígena, em 2016, aos 8 anos, no lançamento de um de seus livros (Foto: Divulgação)

Mais de 70% dos livros publicados no Brasil entre 2005 e 2014 são de homens, com uma predominância de 97,5% de autores brancos, revela pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília (UnB). Para escritoras brasileiras, o dado expressa uma realidade sentida por autoras que reivindicam “narrativas a partir de outras vozes”. “A gente escreve sobre um universo que nos é familiar. Como essa literatura feita hoje chega a um leitor que não se identifica com esse universo?”, questionou a escritora Ana Maria Gonçalves, autora de “Um defeito de cor”.

Ela participou esta semana em São Paulo, junto com a também escritora Bianca Santana e a chilena Sara Bertrand, do Seminário Leitura e Escrita: lugares de fala e visibilidade, no qual debateram sobre o tema “Direitos Humanos e Literatura”. “A gente luta pela diversidade dessas histórias, dessas mulheres e homens negros que estão aí tentando fazer uma literatura, que dificilmente vai chegar até vocês. É algo que tem que ir atrás. Quando você quer só ler mulheres negras, tem que ir atrás, perguntar, não é espaço fácil. Outras histórias precisam ser contadas”, disse Ana Maria.

Educação ambiental: estudantes de Petrolina aprendem sobre preservação dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água


Na sexta-feira (22), data em que é celebrada o Dia Mundial da Água, estudantes da rede Municipal de Petrolina participaram de atividades de conscientização sobre a importância dos recursos hídricos para o equilíbrio ambiental. Ao longo do ano, diversas ações ligadas ao tema são promovidas dentro e fora das salas de aula, através das atividades da plataforma ‘Petrolina Educa’.

No período da manhã, alunos do ensino fundamental da Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC) participaram de um encontro promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). Os estudantes, sob supervisão dos professores e dos técnicos, lançaram no rio São Francisco 50 mil alevinos das espécies Pacamã e Curimatã. Durante o peixamento, eles receberam ainda orientação sobre características dos peixes e seu papel no ecossistema e foram orientados quanto aos cuidados com o rio.

Petrolândia: Edy Ferreira e Keven Vip animam o domingo no Maria Fumaça


Tem sequencia neste domingo (24), a melhor agenda do final de semana em Petrolândia. O Maria Fumaça, cada vez melhor, apresenta Edy Ferreira (13h) e Keven Vip (17h)

Maria Fumaça, além das melhores atrações, tem ainda a mais gostosa gastronomia regional da cidade. Contato: 87 3851-0376. Acompanhe o Instagram @mariafumaca.oficial

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Bar e Restaurante Maria Fumaça

Petrolândia: Domingão na Chácara Dona Tonha tem som ao vivo com a dupla Carlos & Fábio


A Chácara Dona Tonha, localizado no Sítio Serrota, às margens do rio São Francisco, com organização do empresário Nilson (Churrascaria e Hotel do Nilson) e família, divulga sua programação para este domingo; 24/03/2019, que promete bastante agitação.

A animação ficará por conta da dupla Carlos & Fábio. A pulseira antecipada, ao preço de apenas R$ 5,00, pode ser adquirida na Churrascaria e Hotel do Nilson (Telefone para contato (87) 9.9615-5480, ao lado do Posto Sanfrancisco.

Petrolândia: CRAS promove atividades de saúde, lazer e beleza no Mês da Mulher



Nos dias 18 e 21 de março, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, promoveram atividades de incentivo à saúde da mulher com participantes dos grupos Idosos em Ação e BPC Superando para vencer e Laços de Amor. Foram realizadas palestras, com prevenção contra o câncer de mama, e exame preventivo de colo do útero, feito pela Enfermeira Darciana.

Velha Petrolândia em fatos & fotos - momentos de recordações neste domingo 24/03/2019

Neste domingo, 24 de março de 2019, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do baú e mostra fatos e fotos registrados na velha Petrolândia/velha Barreiras, hoje submersas nas águas do rio São Francisco. Veja abaixo fotos e vídeos que ficarão marcados para sempre.

Conclusão do Curso da Secretaria de Trabalho e Ação Social do Estado de Pernambuco no Grêmio Lítero Rcreativo de Petrolândia - Deó e sua esposa Cleide (In Memorian), Dr. Simões (In Memorian), Gilson Soares, China Leite, e muitos outros... Década de 80

Comemoração esportiva no Bar 'O Redondo'
Cadeia Pública - velha Petrolândia
Alguém lembra quem é quem?
Dê seus palpites e aponte quem você conhece
Professora Bernadete; alguém conhece alguém da garotada?
Padre Zé Maria, no "Coreto" de frente da Prefeitura.

Inauguração da Caixa Econômica Federal na Velha Petrolândia 
Velha Barreiras - Igreja do Sagrado Coração de Jesus, ao lado o comércio e pátio da feira livre que acontecia aos domingos
Conhece alguém aí?

Rua do Supermercado Pesqueira, onde Dona Bezinha dava aula de corte e costura.Na época de carnaval havia ensaio do bloco de Fátima Pariconha "Caravana da Alegria"! Neste portão de madeira, funcionou por muito tempo a oficina de Zezé Mecânico, casado com D. Neném.

Cemitério - velha Petrolândia

Na foto: Pilta, Professor Rivaldo (In Memorian), Ivaldo Vieira (irmão de Tuí), Miltão (Funcionário aposentado do Banco do Brasil e atualmente empresário na Nova Petrolândia) e Jorge de Lon,
Velha Petrolândia, anos 60, em um dia de preparação para desfile de Sete de Setembro...
De pé da esquerda para a direita: Wellington Soares, Nando de João de Zefa, Nilson Guedes, Marcos de Toinha Bozó, Odon irmão de Martins, Petrúcio Melo, Cícero de Chico Ribeiro, Zezito, Veremundo, Manú da Lealdade, Zé Antônio de Geremias, Edinaldo de Zé Yoyô, França e Paulo de Doca. Agachados: Zé Vieira, Antonio Izidio, Paulo de Zé de Vicente, Lula de Bezinho e Valter de David Coreiro


Fotos da velha e nova Petrolândia

Veja abaixo vídeo das últimas imagens da Velha Petrolândia





Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Arquivo de José Torres
Vídeos: Arquivo do Blog de Assis Ramalho

Glifosato: decisão da justiça americana associa agrotóxico liberado no Brasil a câncer


Um júri de San Francisco, nos Estados Unidos, decidiu na terça-feira (19) que o agrotóxico mais usado do Brasil e no mundo foi um "fator importante" no desenvolvimento do câncer de um homem.

Trata-se do herbicida Roundup, à base de glifosato, principal ingrediente ativo de diversos pesticidas usados em plantações e jardins.

Petrolândia: Em reunião da Câmara, Vereador Zé Pezão faz discurso chamando atenção para o alto índice de câncer no município

Anatel inicia neste domingo bloqueio de celulares irregulares em Pernambuco


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inicia neste domingo (24), o bloqueio dos celulares sem certificação em Pernambuco e mais 14 estados das regiões Nordeste, Norte e Sudeste do país. A medida faz parte do projeto “Celular legal” da agência reguladora que já enviou mensagens a 531.446 e bloqueou o funcionamento de 244.217 aparelhos em todo território nacional. No Rio, 38.500 celulares já tiveram o funcionamento suspenso.

Os aparelhos que terão o funcionamento suspenso neste domingo (24) já receberam mensagens de alerta sobre o bloqueio, que começou a ser enviada nestas regiões a partir de 7 de janeiro. A orientação da Anatel a quem recebeu a mensagem é que procure a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e busque seus direitos como consumidor. É possível consultar a situação do aparelho no site do projeto Celular Legal.

Serão atingidos pelo bloqueio a partir desse domingo celulares habilitados nos seguintes estados: Pernambuco, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá,

Como descobrir o código de seu aparelho

No caso de celulares com sistema Android, uma das opções é clicar em “Configurações” e em “Sobre o telefone”. Depois, abra a opção “Status”. No rodapé da tela, estará o número desejado. Caso não apareça, será preciso pressionar ainda “Informações do IMEI”.

Para aparelhos com sistema iOs, basta acessar “Ajustes” e tocar em “Geral”. Depois, abra a opção “Sobre” e busque “IMEI”. Outra possibilidade — válida para qualquer tipo de aparelho, independentemente do sistema operacional — é digitar, no discador do aparelho, o código *#06#. O IMEI será exibido na tela.

Aparelhos importados

Segundo a Anatel, celulares piratas são todos aqueles que não possuem IMEI registrado no banco de dados da GSMA, uma organização internacional que registra aparelhos de diversas fabricantes e operadoras de todo o mundo. Ou seja, celulares importados de marcas conhecidas, mesmo que não sejam homologados e vendidos oficialmente no Brasil, não são afetados, desde que sejam registrados pelo GSMA.

Quais os riscos

A Anatel explica que o celular irregular é aquele que não tem o selo da reguladora que indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras, a qualidade dos serviços e a segurança do consumidor. O selo normalmente está localizado no corpo do aparelho, atrás da bateria, ou no manual. Um celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários. O bloqueio de celulares irregulares, além de proporcionar a segurança do usuário, acaba também reduzindo o número de roubos e furtos de aparelhos celulares, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho).

Fases do bloqueio

O bloqueio já foi iniciado na região Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul); em três estados da região Norte (Acre, Rondônia, Tocantins), em dois estados da região Sudeste (Espírito Santo e Rio de Janeiro) e na região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Diário de Pernambuco