quarta-feira, 5 de julho de 2017

Jatobá: Entrega de veículo causa polêmica entre prefeitura e conselho tutelar do município


Entrevista foi concedida na manhã desta quarta (5) no programa `Acordando com as Notícias`, transmitido pela Web Rádio Petrolândia (Fotos: Lúcia Xavier).

A doação de um “Kit Conselho Tutelar,”composto por um veículo Aircross da Citroen 0 km, mais 05 computadores, 01 impressora, 01 geladeira e 01 bebedouro, para o uso do Conselho Tutelar de Jatobá, deu o que falar na cidade. A polêmica envolve a prefeitura da cidade e os próprios conselheiros tutelares, que afirmam não terem sido convidados para a cerimônia de entrega.

De acordo com informações da assessoria da Prefeitura de Jatobá, a conquista foi através de indicação do vereador Mardônio Varjão (DEM), viabilizada por uma Emenda Parlamentar do Deputado Federal Augusto Coutinho (SD).

A entrega dos equipamentos de informática e eletrodomésticos foi realizada na gestão anterior, já o veículo Aircross foi entregue no dia 3 de junho deste ano pela prefeita Goreti Varjão.

Para falar sobre o polêmico assunto, o conselheiro tutelar de Jatobá, Neto, foi entrevistado pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, na manhã desta quarta-feira (05), no programa 'Acordando com as Notícias', transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

De acordo com o conselheiro, os méritos da conquista do Kit foram todos deles, dos cinco conselheiros do município, e a conquista não dependeu de política nem de políticos.

''Essa conquista começou em 2016 quando participamos, em cidades pernambucanas, de várias formações continuadas para o Conselheiro Tutelar. Em uma dessas cidades, a gente descobriu que o governo federal estava doando Kits para todos conselheiros tutelares do Brasil. Foi quando a gente trouxe [a ideia] pra cá (Jatobá), para entrar na internet, e ver como era os procedimentos. Realmente, descobrimos que o governo federal estava distribuindo esses kits, e descobrimos também como procedia para que esse kit chegasse até nós. Na ocasião, teríamos que responder um questionário online e a prefeitura teria que responder outro questionário. Tinha que ser os dois órgãos, o Conselho Tutelar e a prefeitura. Inclusive, tivemos que fazer uma emenda na lei municipal, atualizando o estatuto que fala do Conselho Tutelar. Então, a gente foi até o prefeito, da gestão anterior (Robson Leandro), e ele não se opôs a nada e, de imediato, pediu a reforma da emenda da lei, e a lei foi atualizada, e pudemos responder o nosso questionário e enviar. Ficamos aguardando, e todos os dias a gente ligava pra lá, para o órgão competente da distribuição do kit, pedindo e reclamando. E, em outubro de 2016, foi aprovado o nosso kit. Nosso kit foi aprovado, graças aos nossos esforços. O kit foi aprovado e começou a chegar. Chegou primeiramente a geladeira, depois os computadores, depois a impressora, e tudo foi chegando aos poucos'', diz Neto.

De acordo com Neto, o veículo não foi liberado no ano passado por problemas de burocracias no órgão federal, mas que era uma questão de tempo o carro chegar a Jatobá.

''O veículo estava aprovado, já estava liberado pela concessionária, mas eles diziam que, pra liberar o carro, tinha uma grande burocracia. Então, devido a essa burocracia, o carro não foi entregue no ano passado, mas o veículo já estava garantido, e a gestão atual recebeu a incumbência de pegar esse carro''.

Neto também disse que a conquista do kit foi graças a eles, conselheiros tutelares, e à gestão anterior.

Para adquirir o kit, não dependeu de políticos. Dependeu de nós, conselheiros, quem descobriu foi os conselheiros. Em primeiro lugar, estamos nós, conselheiros: eu, Sônia Dantas, Jodeilda, Alteane  e Edemir. Então, eu quero dizer à população que isso foi uma conquista, justamente com a gestão anterior''.

Neto fala da chateação e decepção por não terem sido convidados os conselheiros para o evento de entrega do automóvel.

''Acho que a gente [membros do Conselho Tutelar] deveria ter sido convidado. Estávamos muito ansiosos, porque foi uma conquista, em primeiro lugar, nossa. Sobre a gente não ter comparecido ao evento, eu quero até pedir desculpa à população por a gente não ter comparecido, mas foi devido a gente não ter sido convidado. A gente deveria ter sido convidado, de forma oficial, mas nem verbalmente a gente foi.

Também na entrevista Neto falou sobre os trabalhos dos conselheiros tutelares no município, entre outros assuntos. Confira, na íntegra, o áudio abaixo.

Clique no link para ouvir>Assis Ramalho entrevista Neto, Conselheiro Tutelar de Jatobá

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier


Triunfo registra menor temperatura de Pernambuco


Triunfo, no Sertão do Pajeú, teve na madrugada de 4 de julho a menor temperatura registrada em 2017 no estado de Pernambuco. A marca de 14,1°C foi confirmada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), baseada em dados consolidados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no próprio município sertanejo.

Com clima tropical de altitude, Triunfo conta com temperaturas consideradas baixas, para os padrões pernambucanos, costumeiramente (a menor delas foi de 11,1°C , em 1994). A tendência, porém, é que a marca de 2017 seja ultrapassada nas próximas semanas. “Estamos no inverno, daqui para a frente, até agosto, meados de setembro, provavelmente teremos temperaturas menores que 14,1°C em Pernambuco”, explica a meteorologista da APAC Maria Aparecida Fernandes.


Petrolândia: Matrículas abertas para Curso de Inglês no Cfepp Cursos


A direção do CFEPP Cursos informa que estão abertas as matrículas para os Curso de Inglês.Corra e garanta a sua vaga!

Matriculas Abertas!
Garanta já a sua vaga!
Duração: 12 meses
Turma na quarta-feira de 18:00 as 21:00, ou aos Sábados.

Informações: 87 99954-1287

CFEPP Cursos Qualificação Profissional
Seu futuro começa aqui!

Petrolândia: Av. dos Três Poderes, 58 - 1° andar - Centro (87) 3851-1532


Informações: CFEPP Cursos


Governo pode privatizar usinas e subsidiárias da Eletrobrás

Segundo apurou o Estadão/Broadcast, essa divisão de recursos é uma proposta liderada pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e conta com o apoio dos ministérios da Fazenda e Planejamento. Esses planos fazem parte de uma consulta pública que o MME vai lançar nesta quinta-feira

O governo pretende apresentar ao Congresso uma proposta que vai permitir a privatização de usinas e subsidiárias da Eletrobrás. O projeto, que ainda vai a consulta pública, autoriza a venda de usinas antigas que tiveram as concessões renovadas durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. A proposta prevê que a Eletrobrás poderá escolher quais usinas pretende privatizar e, se desejar, poderá até vender subsidiárias inteiras, como Furnas, Eletronorte, Eletrosul e Chesf.

O dinheiro a ser obtido com a venda das usinas será dividido igualmente entre o governo, Eletrobrás e os consumidores, que poderão ter abatimento da conta de luz no futuro.

Segundo fontes do governo, uma parte desse dinheiro obtido com a privatização das usinas vai ficar com o Tesouro Nacional e deve ajudar no resultado fiscal de 2018. Outra parte deve ficar com a Eletrobrás, dona dessas instalações e que tem enfrentado dificuldades financeiras. A terceira parte deve ficar com o consumidor, abatendo custos da chamada Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo setorial que banca os subsídios e programas sociais do governo.


Petrolândia: Morre no Recife Itamir Leite, aos 44 anos


Faleceu na tarde desta quarta-feira (05), no Hospital Osvaldo Cruz, em Recife, Itamir Leite, filho de Itamar Leite ( in memorian) e Nancy Leite.

De acordo com informação da família, Itamir se encontrava internado naquela unidade hospitalar há 22 dias, onde deu entrada com sérios problemas relacionados ao alcoolismo.

O corpo deverá chegar à Petrolândia por volta da meia noite, onde será velado na Igreja Batista Emanuel Reformada, localizada na Avenida Auspício Valgueiro de Barros - em frente ao Atacadão Sanfrancisco.

O sepultameto será realizado às 10 horas da manhã desta quinta-feira (6), no Cemitério Local.

Nossos pêsames à família pela grande perda.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Família
Foto: Reprodução / Facebook 


Petrolândia: Urologista Dr. Danilo atende nesta quinta (06) na CLIMAGEM


A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o médico urologista Dr. Danilo Souza atenderá nesta quinta-feira (06), a partir das 15 horas.

A CLIMAGEM Conta com atendimento especializado em Ginecologia e Obstetrícia e Mastologia além de exames em ultrassonografia geral, preventivo e colposcopia. Venha você também cuidar da sua saúde!

A CLIMAGEM está situada na Avenida Marquês de Olinda, Nº 32, no centro de Petrolândia - em frente a MouraLab - próximo à Pousada e Empório Atenize. As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.



Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem


Jarbas diz que vai votar contra Temer na Câmara dos Deputados

Após criticar o pronunciamento do presidente, Jarbas votará a favor do seguimento da denúncia (Foto: Arquivo/BlogDP)

Aliado do presidente Michel Temer (PMDB), o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) afirmou, nesta quarta-feira (05), que vai votar em plenário a favor da admissibilidade da denúncia contra o presidente. O peemedebista pernambucano disse que tomou a decisão, após ter mais informações a respeito das peças de acusação da Procuradoria Geral da República (PGR) e da defesa de Temer, que será entregue nesta quarta à Câmara.

“Em toda minha vida pública eu fui a favor que se investigue denúncias graves contra quem quer que seja. A denuncia contra o presidente é grave e possui elementos robustos. Sou do partido do presidente, mas voto com minha consciência. Por isso voto pra que se prossiga a investigação e para que defesa e acusação possam se colocar com propriedade”, declarou o peemedebista.


PIB de Pernambuco apresenta alta no primeiro trimestre de 2017


O Produto interno Bruto (PIB) de apresentou elevação real de 0,7% no primeiro trimestre de 2017 comparado ao quarto trimestre de 2016. A agropecuária foi o responsável pelo indicador de recuperação, crescendo 13,6% entre os períodos.
 
Em valores correntes, o pib do trimestre alcançou R$ 40,7 bilhões. Quando se compara o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2016, o registro foi de alta de 1,4%.

Diário de Pernambuco


Agricultores do primeiro assentamento da América Latina recebem títulos de terra da SARA

Foto: SARA-PE/Divulgação

Noventa e seis famílias do Engenho Galiléia, em Vitória de Santo Antão, receberam títulos de direito real de uso da terra da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. Com os títulos em mãos, os trabalhadores rurais terão assegurados os direitos jurídicos e o aceso a políticas públicas estaduais e federais de desenvolvimento.

A entrega dos títulos, realizada pelo secretário Nilton Mota e o presidente do Iterpe, Paulo Lócio, marca um novo momento na vida dos assentados. Considerado o primeiro assentamento da América Latina, Galileia está localizado numa área de 503 hectares. "Este momento representa uma conquista, adquirida através da luta e da resistência dos assentados. É muito gratificante realizar o sonho dos trabalhadores rurais de ter a posse do seu pedaço de terra, proporcionando segurança jurídica e a dignidade a essas famílias", declarou o secretário.


Petrolândia: Boutique Sanfrancisco faz liquidação com descontos de até 60


Está imperdível a liquidação da Boutique Sanfrancisco, iniciada ontem (04). Em promoção, lindas peças de renomadas marcas com descontos de até 60%. Aquele vestido, saia ou blusa que você namorava na vitrine, pode estar em promoção agora. Vai perder de ter? Visite a Boutique Sanfrancisco e dê um up no seu guarda-roupa, com economia. 

A Boutique Sanfrancisco, organização de Ângela Almeida Teles, trabalha como as marcas Lacoste, Dudalina, Farm, Idio's, Dumond e Forum. Está localizada na Rua Clodoaldo Bezerra, nº 05, no Centro de Petrolândia, em frente ao Supermercado Louana.


Ângela Almeida Teles (Foto: Assis Ramalho)

Boutique Sanfrancisco


Conferência Municipal de Saúde de Araripina acontece nesta quinta (06)


Acontece nesta quinta-feira, dia 06, a V Conferência Municipal de Saúde de Araripina, no auditório Charles Luciano, na Faciagra, das 8h às 16h. A conferência é um instrumento de participação popular para debater as diretrizes que serão inseridas no Plano Municipal de Saúde – documento que norteia as ações da saúde pública para a população.

Os participantes poderão escolher entre três eixos de debate: Atenção Primária, Serviços de Média e Alta Complexidade e Vigilância em Saúde. Após a aprovação do Regimento Interno da conferência, os grupos de debate serão formados para a discussão das diretrizes e apresentação de sugestões. No período da tarde, os delegados da conferência farão a aprovação das sugestões que, em seguida, serão transformadas no Plano Municipal de Saúde.


Petrolândia: Prefeito Ricardo Rodolfo pede afastamento para tratamento de saúde

Com afastamento temporário de Ricardo, vice-prefeita Jane assume (Foto: Divulgação)

O prefeito de Petrolândia Ricardo Rodolfo (PR) entregou oficialmente à Câmara Municipal o pedido de afastamento para tratamento de saúde, nesta quarta-feira (05). O afastamento foi autorizado pelo presidente da Câmara, Delano Souza, no período de 10 de julho a 10 de setembro de 2017. A vice-prefeita Jane Souza assumirá o cargo durante esses dois meses.

Segundo informação de pessoa próxima de Ricardo, em conversas iniciais com profissional da saúde (psicólogo), o prefeito recebeu orientação para afastar-se do cargo, no qual recebe grandes pressões, por suspeita de estar em fase inicial da síndrome de burnout, com esgotamento físico, emocional e mental, devido ao estresse acumulado nos últimos meses pelo intenso ritmo de trabalho.

A Síndrome de Burnout é uma das consequências deste ritmo atual: um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes. O próprio termo “burnout” demonstra que esse desgaste danifica aspectos físicos e psicológicos da pessoa. Afinal, traduzindo do inglês, “burn” quer dizer “queima” e “out” significa “exterior”.

Em geral, a síndrome atinge profissionais que lidam direto e intensamente com pessoas e influenciam suas vidas. É o caso de pessoas das áreas de educação, assistência social, saúde, recursos humanos, bombeiros, policiais, advogados e jornalistas.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Psicóloga Dra. Jussara Rafaela atende na Petroclínica nesta quinta e sexta


Zelar pela saúde mental é zelar pelo funcionamento pleno do organismo humano. Corpo e mente são unidades indissociáveis, uma depende diretamente da outra para atingir o bem estar do organismo, Saúde que proporciona aos indivíduos a melhor forma possível de interação individual e interpessoal.

Dra. Jussara Rafaela atenderá nesta quinta e sexta feira, dias 6 e 7 de julho, na Petroclínica, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, em frente ao Atacado Sanfrancisco, na Quadra 09 de Petrolândia.

Agende sua consulta pelos telefones 3851-2333 e 87 99805-0774  (Tim/Whatsapp). 


Petroclínica


Campanha de desarmamento acontece hoje (05) em Floresta-PE

Acontece nesta quarta-feira (5) uma campanha de desarmamento em Floresta, no Sertão de Pernambuco. A ação acontecerá a partir das 8h da manhã na Avenida Audomar Ferraz com um posto de coleta itinerante. A ação é promovida pela Polícia Militar, Polícia Federal, Governo de Pernambuco e Prefeitura Municipal de Floresta.

Quem entregar uma arma pode receber indenização num valor que varia entre 150 e 450 reais. O anonimato é garantido. Mas, atenção! Para transportar uma arma de maneira legal e segura é necessário uma guia de trânsito. O documento pode ser solicitado no posto móvel ou no site: www.entreguesuaarma.gov.br.

Via Blog do Elvis/NE10


Corte de verbas da PRF atinge serviços em Pernambuco

Com 10% da verba para encerrar o ano, orientação é reduzir os deslocamentos em viaturas de patrulhamento. Foto: Edilson Segundo/DP

O corte de 43% no orçamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também irá afetar os serviços em Pernambuco. Na noite da última terça-feira (5), o órgão anunciou a suspensão de várias atividades por falta de verba.

De acordo com a PRF, estão suspensos, a partir do dia 6 de julho, os serviços de escolta de cargas superdimensionadas e escoltas em rodovias federais, atividades aéreas (policiamento e resgate aéreo), além da redução imediata dos deslocamentos terrestres de viaturas em patrulhamento e desativamento de unidades operacionais.

Segundo Frederico França, presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado de Pernambuco (SINPRF-PE), o órgão possui apenas 10% dos recursos para encerrar o ano. "Se isso se mantiver para o ano que vem, é decretar o fim da PRF", pontuou.


Carro pega fogo após bater em cavalo; motorista fica preso às ferragens e morre carbonizado

Motorista morreu carbonizado após bater em cavalo (Foto: Sigi Vilares/ Blog do Sigi Vilares)

Um motorista morreu carbonizado após acidente de carro em Serra do Ramalho, no oeste da Bahia, na noite de terça-feira (4).

João da Conceição dos Santos, de 37 anos, dirigia em uma estrada da zona rural, quando bateu em um cavalo. Após a batida o carro pegou fogo.

De acordo com a polícia, ele não conseguiu sair do veículo porque ficou preso às ferragens. O animal também morreu na hora.

O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa, que fica a 60 km de Serra do Ramalho.

G1 BA


MPPE: Procurador-geral recebe novos promotores


O procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, recepcionou, na tarde dessa terça-feira (4), os 21 novos promotores de Justiça aprovados no último concurso público e convocados no dia 23 de junho passado. O encontro ocorreu no gabinete do procurador-geral, na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no bairro de Santo Antônio. A expectativa é que os novos promotores tomem posse no mês de agosto.

Francisco Dirceu fez questão de colocar na lapela dos candidatos aprovados o broche do MPPE. “Essa é uma recepção informal. Estamos muito felizes em poder chamar vocês. Sei o quanto é angustiante ser aprovado e ficar esperando. Passei um ano e seis meses aguardando ser nomeado”, disse o procurador-geral de Justiça, ao lado do chefe de gabinete Paulo Augusto Oliveira e do secretário-geral adjunto Gustavo Lima. “É uma vitória poder convocá-los. Assumimos em uma situação muito complicada e, em seis meses, conseguimos essa convocação. As Promotorias que estão vagas também podem comemorar, principalmente as de cidades que ostentam altos índices de criminalidade”, ressaltou


Alvos de operação criminosa roubaram e furtaram pelo menos 30 carros, diz Polícia Civil de Pernambuco

Detidos pela Polícia Civil foram levados para a sede do Depatri, no Recife (Foto: Ascom/Polícia Civil)

Os suspeitos de integrar a organização criminosa desarticulada na manhã desta quarta-feira (5) pela ‘Operação Última Cartada’ são responsáveis por, pelo menos, 30 roubos e furtos de veículos em Pernambuco. Segundo o delegado Luiz Andrey, que fez um balanço parcial da ação, esse é o número de inquéritos instaurados ao longo das investigações, iniciadas há um ano.

Na operação, os agentes da Polícia Civil de Pernambuco cumpriram 16 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão em nove cidades. Os integrantes da quadrilha, segundo a polícia, moravam no interior do estado, mas agiam no Grande Recife.

Os crimes eram praticados em Boa Viagem, Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, na Várzea, na Zona Oeste, bem como em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.


UNIVERSO sedia encontro de neurociência


A Universidade Salgado de Oliveira sediará um ciclo de palestras chamado O Cérebro Em Foco, no próximo dia 14 de julho, a partir das 17h30. O encontro, organizado pela Agência de Assessoria Integrada (ASSIN), tem como objetivo discutir a neurociência como ferramenta para a melhoria do cotidiano e suas aplicações nas mais diversas áreas profissionais. Para participar, os interessados devem realizar as inscrições na tesouraria da instituição de ensino, por R$ 50, ou pelo link https://www.eventbrite.com.br/e/ciclo-de-palestras-cerebro-em-foco-tickets-35263364673

De acordo com uma das organizadoras, Karla Françoise, o evento é voltado para o público em geral com objetivo de quebrar o paradigma que a neurociência está relacionada apenas com questões acadêmicas. "É importante que as pessoas vejam que a neurociência está inserida no nosso dia a dia através das escolhas que fazemos e das emoções que sentimos. É preciso também saber que entender essas emoções, por exemplo, é um passo importante para avançarmos na busca do equilibrio", explica.


Projeto Vida no Trânsito será lançado em Petrolina


Com o slogan ‘Uma vida perdida- Toda família destruída’, a Secretaria de Saúde de Petrolina, estará lançando na próxima quinta-feira (06/07) o projeto Vida no Trânsito. O evento acontecerá no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária (IGPREV), às 9h.

A campanha tem o objetivo de desenvolver ações educativas visando a redução dos acidentes de trânsito. Na última sexta-feira de cada mês serão desenvolvidas atividades, juntamente com a Secretaria de Turismo e a Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana (AMMPLA).


Sopa de Lentilha com Bacon é a sugestão da Marca Fortaleza para as baixas temperaturas

Pronta em 40 minutos, a receita rende 8 porções

Como fazer Sopa de Lentilha com Bacon

Ingredientes:
1 ½ xícara (chá) de Padre Nosso Fortaleza
100g de lentilha
2 talos de salsão em cubinhos
2 dentes de alho picados
3 colheres (sopa) de azeite
a gosto sal, pimenta-do-reino e salsinha picada


Petrolândia: Leitora do blog faz agradecimentos por rua iluminada

Resolvido

Bom dia Assis Ramalho. quero dizer que o problema de escuridão da rua Antônio Adelino de Lima, na Quadra 05, foi resolvido graças ao seu blog. Todos nós da  rua te agrademos .

Voz do Leitor/Blog de Assis Ramalho

Obs: O blog de Assis Ramalho agradece a prefeitura de Petrolândia, na pessoa do eletricista Gilmar por ter resolvido o problema de iluminação na referida rua.


Cargill recicla 6 mil litros de óleo vegetal usados na rede KFC

Rede de restaurantes de São Paulo é participante da Ação Renove o Meio Ambiente

A Cargill, por meio da marca de óleos LIZA, já realizou a coleta de 6 mil litros de óleo vegetal usado em cinco restaurantes da rede KFC na região de São Paulo. Essa quantidade foi resultado do primeiro ano de parceria da rede de restaurante com o programa Ação Renove o Meio Ambiente. Com essa iniciativa, foi possível a prevenção de 150 bilhões de litros de água que poderiam ser poluídos por esse resíduo.

A Cargill e rede KFC ainda tem planos de implementar essa iniciativa no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Salvador. “Além de fornecer o produto como matéria prima para os restaurantes, queremos cuidar do resíduo gerado pelo uso de nossos óleos. Por meio do Programa Ação Renove o Meio Ambiente, conseguimos dar um destino mais nobre para o óleo usado, ele é coletado e transformado em produtos sustentáveis como o biodiesel”, afirma Fernando Janizello, Analista de Sustentabilidade da Cargill Foods Brasil e responsável pelo programa.


Petrobras reduz preço do gás de cozinha em 4,5% a partir desta quarta-feira (5)


A Petrobras anunciou nesta terça-feira (4) a redução do preço do gás de cozinha em 4,5%. Os novos preços entram em vigor nesta quarta (5), conforme previsto pela nova política da companhia para o combustível.

O corte anunciado nesta terça será aplicado no gás liquefeito de petróleo (GLP) vendido em botijões de 13 quilos, mais consumido em residências, que passou a ser ajustado uma vez por mês, segundo política anunciada pela companhia no início de junho. A empresa estima que, se o repasse for integral, o preço do botijão cairá 1,5%, ou R$ 0,88. No mês passado, a empresa havia aumentado o preço do produto em 6,7%.


Carreira na política é um problema para o país


Por Luiz Carlos Borges da Silveira*

O carreirismo político no Brasil é um fato negativo para o aperfeiçoamento da atividade, tornando-se empecilho ao surgimento de novas lideranças, ou seja, de ideias renovadoras e modernizantes. Um dos segmentos onde se instalou, nas Câmaras Municipais, é o que mais afeta a população por ser o degrau inicial da política, pois o vereador é o primeiro representante popular, o mais próximo da comunidade. Sem dúvida o profissionalismo político nesse âmbito se deve aos altos subsídios e mordomias legais ou institucionalizadas, aspectos que precisam ser reconsiderados, ainda que difíceis de enfrentamento porque mudanças dependem dos legisladores, que são exatamente esses mesmos políticos, sempre indispostos a decisões que ameacem o corporativismo.

A instituição de salários a vereadores começou efetivamente em 1977, no regime militar. Antes, apenas vereadores das capitais recebiam subsídios. Naquele ano o então presidente Ernesto Geisel sancionou decreto estendendo o benefício, visando buscar apoio político das bases e também reforçar politicamente o partido do governo. Gradualmente foram sendo estabelecidos extensivos valores salariais e vantagens pecuniárias até o extremo a que encontramos hoje. Em muitas cidades o salário dos vereadores é o maior do município para uma ou no máximo duas reuniões, à noite, por semana, verdadeira afronta ao operariado que trabalha oito horas por dia em sete dias da semana recebendo insignificância em comparação ao integrante da Câmara instalado em gabinetes climatizados e cercados de mordomias diversas.


Câmara de Vereadores de Salgueiro realiza primeira sessão ordinária após recesso


Ao terceiro (03) dia do mês de julho do ano de dois mil e dezessete, às dez horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores do Salgueiro – situada à Praça Professor Urbano Gomes de Sá, nº 14, nesta cidade do Salgueiro, Estado de Pernambuco, realizou-se a Primeira Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Vereadores do Salgueiro, sob a Presidência do Vereador Auremar Carvalho, assistido pelos secretários/vereadores Flávio Barros, 1º Secretário e Paizinha Patriota, 2ª Secretária. Estiveram presentes os Vereadores Bruno Marreca, Erivaldo Pereira, José Carlos Parente, Veronaldo Gonçalves, George Arraes, Eliane Alves, Antônio Pires, Hercílio de Alencar, André Luiz Alves Neves, Ednaldo Barros e Augusto Matias. Ausência justificada do Vereador Pedro Pereira. Havendo quorum regimental, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão “sob as bênçãos de Deus”.


Sesi/PE oferece 240 vagas de supletivo no Sertão

Trabalhador da indústria e dependentes estudam de graça

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) abre, nesta terça-feira (04), as inscrições para novas turmas do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), também conhecido como supletivo. Das 1.125 vagas existentes em todo o Estado, 240 são para o Sertão, sendo 120 vagas em Araripina e 120 em Petrolina. Uma oportunidade para as pessoas que estão fora da faixa etária poderem retomar os estudos. As inscrições podem ser realizadas até 31 de julho. Mais informações pelos telefones (87) 3873.1087 (Araripina), 3861.1369 (Petrolina) ou pelo 0800.600.9606 (ligação gratuita).

Entre os benefícios da EJA do Sesi/PE estão: ensino de qualidade reconhecida; conclusão do Ensino Fundamental e Médio na metade do tempo, pois é possível terminar o nível Fundamental I e II em dois anos cada e o Médio em 18 meses; as aulas são à noite para facilitar a vida de quem trabalha; e o trabalhador da indústria e seus dependentes estudam de graça. Para as demais pessoas, o preço é acessível.


Univasf oferece 480 vagas em graduações a distância


A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza processo seletivo para o preenchimento de 480 vagas em dois cursos de graduação ofertados na modalidade a distância, por meio da Secretaria de Educação a Distância (SeaD). São destinadas 300 vagas para o curso de Licenciatura em Educação Física e 180 para o Bacharelado em Administração Pública. As inscrições estão abertas e seguem até 24 de julho.

Poderão concorrer candidatos que, na data da matrícula, tenham concluído o Ensino Médio. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site da SEaD. A taxa de inscrição custa R$ 80,00. Pedidos de isenção devem ser apresentados até 10 de julho, mediante preenchimento do requerimento eletrônico, no ato da inscrição, conforme estabelece o Edital N° 3/2017.


Ex-babá acusa humorista e deputado federal Tiririca de assédio sexual


O humorista e deputado federal Tiririca está sendo acusado de assédio sexual por uma ex-funcionária. A empregada doméstica Maria Lúcia Gonçalves Freitas de Lima relatou ter sofrido assédios no ano passado, durante viagens com a família do artista para São Paulo e Fortaleza, enquanto cuidava da filha de 8 anos do casal. 

A denúncia de Maria Lúcia foi registrada na Polícia Civil do Distrito Federal quase um mês depois que a esposa de Tiririca, Naná da Silva Magalhães, denunciou a funcionária por extorsão. Ainda segundo a ocorrência registrada por Naná, Maria Lúcia teria pedido R$ 100 mil quando foi dispensada pela família, ''caso contrário prejudicaria o casal''.


Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumula para R$ 23 milhões; veja dezenas


Nenhum apostador acertou o resultado do concurso 1945 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (04/07). Com isso, a estimativa do prêmio acumulado para o próximo sorteio, que acontece na quinta-feira, sobe para R$ 26 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 04-08-10-21-45-54.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira, 05 de julho de 2017


A Tarde: Aluno acusa faculdade em Salvador de transfobia
Correio da Bahia: Dez toneladas de areia são retiradas da orla de Ipitanga após ventanias
Tribuna da Bahia: Alerta para chuvas nas próximas 72 horas na capital
O Globo: Sergio Zveiter é visto pelo governo como um relator 'independente'
O Dia: Presa Luana Don, ex-repórter da Rede TV e advogada suspeita de ligação com o PCC
Extra; Criança morre e subcomandante de UPP fica ferido em troca de tiros na Zona Norte; Folha de São Paulo
Geddel divide cela com nove presos, corta cabelo e tem banho frio
O Estado de São Paulo: PF pede inclusão de Temer, Padilha e Moreira Franco em inquérito
Correio Braziliense; Petrobras reduz preço do gás de cozinha em 4,5%
Valor Econômico: Aécio diz ter errado por se deixar envolver em 'trama ardilosa'
Estado de Minas: Ex-babá acusa Tiririca de assédio sexual; gabinete do deputado nega o fato
Greve dos motoristas da Região Metropolitana do Recife acaba nesta quarta-feira
Diário do Nordeste
Polícia prende motorista de carro que capotou em Cascavel e deixou universitária morta
Zero Hora
Senado aprova regime de urgência para reforma trabalhista
Brasil Econômico
Produção industrial de maio tem o melhor resultado desde 2010, aponta IBGE

Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN


Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Blog de Assis Ramalho