quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Petrolândia: Documentos encontrados de Ivanice Maria da Silva e Ivanildo Barbosa da Silva


Foram encontrados na rua Pedro de Souza Freire, na Quadra 17 de Petrolândia, carteiras de identidade e CPFs em nome de Ivanice Maria da Silva e Ivanildo Barbosa da Silva. Segundo Edileide, que prestou a informação à nossa redação, os documentos foram provavelmente esquecidos por alguém que foi tirar cópia xerox. 

Os documentos estão à disposição dos proprietários no endereço acima, na casa de Barão. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Edileide Silva


Petrolândia: Conselho Municipal de Saúde passa a funcionar no 1º andar do Mercado Público

Mercado Público de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

O Conselho Municipal de Saúde de Petrolândia comunica à população petrolandense que sua sede está localizada no 1º andar do Mercado Público, no centro da cidade. O atendimento ao público funcionará nas segundas e nas sextas-feiras, das 08h00 às 12h00.

Saúde é um direito, não um favor.

Jeovânia
Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Petrolândia


Atos de vandalismo prejudicam andamento de obra de saneamento em Petrolina

Prefeitura e Compesa pedem a colaboração e a conscientização da população (Fotos: COMPESA/Divulgação)

A parceria entre a Prefeitura de Petrolina e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), estabelecida este ano a partir da gestão do prefeito Miguel Coelho, tem desenvolvido uma série de ações a fim de melhorar as condições de saneamento da cidade. Entre elas, está a recuperação do sistema de esgotamento sanitário em locais onde a Compesa ainda não atuava, como é o caso do bairro Santa Luzia. O problema é que as equipes da Companhia e da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM) se depararam com um problema durante a execução do trabalho que deveria ser realizado na rua 07 do bairro. Atos de vandalismo têm impedido o avanço da obra, já que por três vezes parte dos poços de visitas e caixas de inspeções que estão sendo recuperados foram encontrados soterrados, ocasionando a perda total do serviço. 

Segundo a coordenadora regional da Compesa, Nadja Alencar, as repetidas ações de vândalos tornam impossível a conclusão de uma ação importante para a população do Santa Luzia. “Além de soterrar os poços de visita e as caixas de inspeções com terra e até concreto, alguém ainda destamponou uma área que estava sendo trabalhada o que causou um grande alagamento e a perda total do trabalho. Fora o prejuízo financeiro para a Compesa, quem mais perde com isso é a comunidade, que segue com os problemas de saneamento”, destaca.


PEC contra prescrição do estupro é aprovada no Senado

Especialista em Direito Penal, Leonardo Pantaleão, defende mudança constitucional (Foto: Divulgação)

O Plenário do Senado aprovou ontem (9 de agosto), em segundo turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 64/2016, do senador Jorge Viana (PT-AC), que torna imprescritível o crime de estupro no Brasil. Um dos motivadores da proposta é a dificuldade da vítima em efetuar a denúncia por receio de preconceito, superexposição e sentimento de vergonha – gerando por vezes a prescrição do crime e a impunidade do infrator. Agora, o texto volta à Câmara para análise dos deputados.

O especialista em Direito Penal e professor do Centro Preparatório Jurídico (CPJUR), Leonardo Pantaleão, esclarece as razões que, atualmente, levam à prescrição do crime: “Ocorrem por dois fatores: O decurso do tempo e a inércia do Estado, que perde o direito de efetivar a punição ao indivíduo se ultrapassado o prazo previsto no Código Penal. O tempo para prescrição pode variar, de acordo com a condenação”, explica. Ele esclarece ainda que existe, hoje, somente dois tipos de crimes imprescritíveis no Brasil: o racismo e a atuação de grupos armados contra o estado democrático de direito e a ordem constitucional.


Com apoio da Codevasf, mais de mil famílias rurais vivem uma nova realidade agrícola no Norte da Bahia

Foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões na aquisição de máquinas e implementos agrícolas para atender a 30 associações de trabalhadores (Foto: Divulgação/Codevasf)

Agricultores familiares do Norte da Bahia já vivem uma nova realidade no campo, graças ao apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Cerca de 30 associações de produtores rurais foram estruturadas com kits de máquinas e implementos agrícolas no primeiro semestre deste ano. A ação facilitou o trabalho no campo para mais de 1,1 mil famílias na área de atuação 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro (BA).

Os investimentos federais ultrapassaram R$ 3,5 milhões, com recursos de destaque orçamentário do Ministério da Integração Nacional e do Orçamento Geral da União, repassados à Companhia por meio de emendas parlamentares.


UNIVERSO oferece serviços gratuitos de mediação e conciliação em parceria com TJPE

Câmara de Mediação e Conciliação é um projeto realizado em parceria com o TJPE (Foto: Divulgação)

Os conflitos tem sido algo cada vez mais comuns no cotidiano das pessoas. Alguns tomam proporções maiores que o esperado e resolvê-los nem sempre parece uma tarefa fácil. Desta forma, a única alternativa aparente acaba sendo o tradicional processo judicial, fato que, por décadas, tem tornado a justiça brasileira lenta e trazido soluções nem sempre consideradas justas pelas pessoas.

Este cenário serviu como ponto de partida para que muitos estudos na área do direito processual constatassem a necessidade de reestruturação da Justiça no Brasil. Tais estudos também identificaram a importância do diálogo entre as partes do processo e como sua ausência pode comprometer o sucesso de um bom acordo.


Em julgamento no STF, Toffoli vota pela proibição da venda do amianto

 Material foi banido em mais de 70 países por ser tratado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como substância cancerígena.

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a julgar hoje (10) a validade de leis estaduais de Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul que proíbem uso do amianto, material usado na fabricação de telhas e caixas d’água. Na sessão desta tarde foi proferido apenas o voto-vista do ministro Dias Toffoli, que se manifestou a favor da proibição da comercialização do material. A continuidade do julgamento está prevista para semana que vem.

Até o momento, o placar da votação tem dois votos pelo banimento do amianto, incluindo o de Edson Fachin. O ministro é um dos relatores das ações propostas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) há dez anos no Supremo, que pedia a manutenção do uso do material.


Petrolândia/Tacaratu: Dr. Jean Marcos, Nutricionista Clínico e Esportivo, informa agenda de atendimentos para a próxima semana em Tacaratu e Petrolândia


Dr. Jean Marcos, Nutricionista Clínico e Esportivo, informa que na próxima quinta-feira (17) estará atendendo em Tacaratu, na GJ Fitness, e na sexta-feira (18) atende em Petrolândia, na Policlínica.

Marque sua consulta pelo número (87) 99656-3476.

Dr. Jean Marcos é Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, Mestrando em Nutrição Humana pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Diretor da Consultoria em Nutrição Clínica, Esportiva e Fitoterapia para Nutricionistas, Ministra cursos e palestras na cidade de Maceió e está sempre se atualizando para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes. Atualmente ele reside em Maceió e atende uma vez no mês na cidade de Petrolândia na Policlínica e em Tacaratu.


Blog de Assis Ramalho
Informações/Assessoria de Dr. Jean Marcos


Felipe Melo envia notificação para pedir reintegração


Afastado do Palmeiras, o volante Felipe Melo notificou o clube extrajudicialmente na tarde desta quinta-feira. Advogados que representam o jogador encaminharam ao clube um documento em que alegam que o atleta vem sofrendo assédio moral por não ter a oportunidade de trabalhar ao lado dos demais companheiros normalmente. A notícia foi publicada primeiramente pelo Uol e confirmada pelo GloboEsporte.com.

Caso a decisão da diretoria alviverde não seja revista, o jogador pode encaminhar um pedido para a Justiça do Trabalho reivindicando a rescisão contratual, o que também poderia render ao volante uma indenização.


Petrolândia: Florinda Flores leva as melhores emoções de presente no Dia dos Pais


Seu pai merece as melhores emoções no dia que lhe é dedicado. A Florinda Flores, organização de Hislaine Menezes, ajuda você a tornar o Dia das Pais uma ocasião inesquecível.


Informações: Hislaine Menezes


Paulo Câmara prestigia posses de novo procurador de Justiça e de 21 promotores do MPPE


O governador Paulo Câmara prestigiou, nesta quinta-feira (10.08), a posse do novo procurador de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), José Correia de Araújo, e de 21 novos promotores da instituição. Os servidores empossados, que vão atuar no Sertão, Agreste e Zona da Mata pernambucana, foram aprovados no 24ª concurso público para cargos de promotor de Justiça e promotor de Justiça substituto do MPPE. A solenidade, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu de Barros, foi realizada no Centro Cultural Rossini Alves Couto, no Recife.

“O Brasil passa por um momento de muitas definições, e cabe ao Poder Estatal, ao governo e aos Poderes cuidarem da sociedade e fazer com que os serviços públicos funcionem bem. E o Ministério Público tem esse papel, importante e fundamental, de ser parceiro e de buscar melhorar a sociedade, melhorar os serviços públicos, combater à violência, o tráfico de drogas e o crime organizado”, ressaltou o governador, completando: “São muitas tarefas e desafios, mas o Ministério Público está de parabéns. E com esse reforço de 21 novos promotores, com certeza, vai melhorar ainda mais o serviço oferecido ao cidadão”.


“Fraternidade e políticas públicas” é o tema da Campanha da Fraternidade 2019



Os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheram, na manhã dessa quarta-feira, 09, o tema da Campanha da Fraternidade 2019. Após empate com outra proposta, foi escolhido – por seis votos a quatro – o tema “Fraternidade e políticas públicas”.

A discussão a respeito da questão foi iniciada na manhã do dia anterior, logo no início da reunião do Conselho. A partir de 98 sugestões, enviadas por dioceses, regionais e órgãos governamentais, entre eles a Polícia Rodoviária Federal, os bispos chegaram a sete eixos temáticos postos em votação: políticas públicas, trânsito, comunicação, família, educação, direitos humanos e fraternidade.


Donos de contas de poupança no Banco do Brasil ganham segunda chance para entrar na Justiça

Donos de cadernetas de poupança do Banco do Brasil que não entraram na Justiça para recuperar as perdas do Plano Verão ganharam uma nova chance de receber a correção dos saldos.

O prazo para cobrar o valor devido pelo banco foi prorrogado para setembro de 2019, graças a uma decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Antes dessa determinação, a data-limite era 27 de outubro de 2014. Para brigar pela revisão, o poupador precisará ingressar na fase de execução da ação civil pública contra o Banco do Brasil.

ENTENDA O QUE OCORREU.

OBANDO USOU ÍNDICE MENOS VANTAJOSO. A revisão do Plano Verão é consequência de uma medida do governo para conter a inflação. Em 16 de janeiro de 1989, o plano econômico mudou a correção das cadernetas de poupança. A atualização deixou de ser pelo IPC (índice de Preço ao Consumidor) e passou a ser pela LFT (Letra Financeira do Tesouro).

Os bancos anteciparam a correção pela LFT para 1º de janeiro, em vez de aplicá-la a partir do dia 16. Se tivessem usado o IIPC entre 1º e 15 de janeiro, o rendimento seria 20,46% maior. (CC)

QUEM PODE SER BENEFICIADO E O QUE FAZER.


Brasília/Petrolândia: Parabéns à aniversariante do dia, Denilma Ferraz da Agrovila 05 dos Mandantes

Denilma Ferraz, aniversariante desta quinta (10)

Denilma Ferraz, moradora da Agrovila 05 dos Mandantes, comemora aniversário nesta quinta-feira (10) e recebe felicitações de Edcleia Nascimento, que atualmente reside em Brasília, e envia mensagem à amiga.

"Amiga, o que dizer de você que hoje vê desabrochar mais uma flor no jardim da vida? Desejo tudo de bom e maravilhoso em sua vida. Guerreira, mãe, professora, amiga e tudo mais, que o SENHOR JESUS CRISTO VENHA DERRAMAR SOBRE SUA VIDA CHUVAS DE BÊNÇÃOS E COM ELA VENHA MUITA SAÚDE, PAZ, AMOR, SABEDORIA E MUIIIIIIIIIIIIIITA FELICIDADE. "O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ..." São os votos de Edcleia, sua amiga de Brasília-DF.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Edcleia Nascimento



Estudante de 22 anos reage a assalto e é morto durante assalto em Goiana, PE

Estudante é morto durante assalto em Goiana. Foto: Blog Anderson Pereira/ Cortesia

Um estudante de 22 anos foi morto a tiros no início da tarde desta quinta-feira (10) em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Edvaldo Rodrigues foi abordado por dois assaltantes quando parou o carro que dirigia, um Jeep Renegade, em um semáforo na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, centro da cidade.

De acordo com as primeiras informações, o estudante teria tentado reagir, acelerando o carro, sendo baleado na cabeça. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Goiana.


MPPE recomenda a prefeito de Itacuruba adotar medidas para evitar prática de nepotismo no quadro funcional


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, a adoção de uma série de medidas para evitar a prática do nepotismo nos quadros funcionais do município. Todas as medidas devem ser estendidas aos demais agentes públicos que detenham a atribuição de nomear e exonerar ocupantes de cargos comissionados e funções de confiança na administração municipal direta e indireta.

No prazo de 30 dias, devem ser promovidas as exonerações de todos os ocupantes de cargos comissionados ou funções de confiança que sejam cônjuges, companheiros, parentes consanguíneos ou afins até terceiro grau do prefeito, do vice-prefeito, dos secretários municipais e dos demais agentes públicos investidos nas atribuições de chefia, direção ou assessoramento.


Inajá: TRE suspende decisão de juíza e mantém vereadores nos cargos


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, por meio dos desembargadores Alexandre Freire Pimentel e José Raimundo dos Santos Costa, deferiu as liminares requeridas pelos vereadores de Inajá, Francisco da Padaria (PR), Júlio de Idinha (PSC) e Bel Galdino (PPS), suspendendo a determinação da juíza eleitoral da 63ª zona, que havia determinado a cassação de seus mandatos.

A decisão do TRE torna sem efeito a cassação da juíza e os vereadores permanecem nos cargos.

Por Blog do Magno


Três toneladas de maconha são apreendidas e 90 mil pés da planta são incinerados em espaço de 2 dias na Bahia


As polícias Civil e Militar apreenderam três toneladas de maconha e localizaram 90 mil pés da planta em operações e cidades distintas na Bahia, em um período de dois dias. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a droga já pronta para ser distribuída estava armazenada em um caminhão na BR-116 e foi achada na manhã desta quinta-feira (10), durante uma abordagem na cidade de Feira de Santana, cidade a de 100 km de Salvador. Já no outro caso, a plantação da maconha foi encontrada na quarta-feira (9), no município de Mirangaba, no norte do estado. Os casos não estão relacionados.

Segundo a SSP, a apreensão em Feira de Santana foi resultado de uma operação conjunta que, além das polícias Civil e Militar, contou com a Federal e Rodoviária Federal. Havia no caminhão três toneladas da droga pronta para venda. A secretaria informou ainda que a droga estava sendo monitorada pelas polícias e a entrega estava prevista para ocorrer em Salvador, onde seria repartida e distribuída.


Petrolândia: Secretaria de Saúde avisa cancelamento de marcação para Clínico Geral nesta sexta (11)

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Por: Secretaria de Saúde de Petrolândia


Revitalização do São Francisco é tema de encontro entre Codevasf e Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos


A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, recebeu nesta semana – na sede da empresa, em Brasília – representantes do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE) para conversar sobre desafios tópicos de possível cooperação. As duas instituições mantêm um acordo de cooperação técnica. Representaram o USACE os coronéis James DeLapp e Frank Flowes e o engenheiro Calvin Creech. Participaram do encontro o diretor da Área de Revitalização da Companhia, Inaldo Guerra, e o gerente de empreendimentos socioambientais da empresa, Fabrício Líbano.

Entre os temas abordados na reunião esteve o problema de intrusão marinha no Baixo São Francisco. “Com a redução da vazão do rio São Francisco a partir de suas barragens, motivada pela estiagem prolongada, a água do mar tem adentrado o rio e criando desequilíbrio ambiental e dificuldades para a população da região – que precisa de água de qualidade para os usos múltiplos, tais como abastecimento humano, animal e irrigação”, explicou a presidente da Codevasf.


Rodrigo Novaes pede reforço no efetivo da PM para o interior


“As cidades do interior de Pernambuco não podem ser deixadas de lado no processo de fortalecimento de segurança pública do Estado”, destacou o deputado Rodrigo Novaes (PSD) durante seu discurso, nesta quinta-feira (10/08), no plenário Governador Eduardo Campos. O parlamentar fez um apelo à Secretaria de Defesa Social para que seja dada prioridade aos municípios sertanejos ao definir a lotação dos 1,5 mil novos policiais militares com previsão de começar os serviços ainda neste mês de agosto.

“Os município sertanejos precisam verdadeiramente de uma melhoria no efetivo. Como muitos se situam distantes da capital, a repercussão da violência não é grande. Mas é um assunto que aflige famílias inteiras”, comentou Novaes. Além do efetivo da Polícia Militar, ele pediu reforço ainda da Polícia Civil.

O deputado reconheceu, também, todo o esforço que vem sendo feito pelo Governo de Pernambuco para a melhoria da segurança pública a exemplo da formação de novos policiais, aquisição de viaturas e instrumentos para modernizar a logística da atividade policial, criação de batalhões e companhias, aumento de salário e promoções.

Por Assessoria de Imprensa de Rodrigo Novaes
Foto: Foto: João Bita


Mala de dinheiro é achada na casa de ex-prefeito preso nesta quinta (10)

Ex-prefeito Neilton Mulim deixa delegacia e é levado para o IML (Foto: Carlos Brito/G1)

Policias e agentes do Ministério Público do Rio de Janeiro encontraram uma mala cheia de dinheiro na casa de Neilton Mulim, o ex-prefeito de São Gonçalo preso na manhã desta quinta-feira (10), por suspeita de fraude. Na casa da família do político, os agentes apreenderam uma mala cheia de dinheiro. As equipes passaram mais de três horas no local.

O ex-prefeito é acusado de liderar uma organização criminosa que fraudou contratos de manutenção da iluminação pública de São Gonçalo. O G1 tentou falar com o advogado de Mulim, que esteve na delegacia de Maricá nesta manhã, mas o mesmo não quis se pronunciar. Ele deixou a unidade policial por volta das 14h50, e foi levado para o Instituto Médico Legal.


Empresário é assassinado à queima-roupa enquanto trabalhava no Posto Fiscal em Paulo Afonso (BA)

 
 

Segundo as informações preliminares, o empresário Mário César Gomes, 41 anos, conhecido como Marinho Veículos – fiscal da ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) – estava trabalhando agora no final da manhã desta quinta-feira 10, no Posto Fiscal, no bairro dos Rodoviários, na BR-110, quando foi abordado por dois homens numa moto, segundo testemunhas, que chegavam de Alagoas e dispararam à queima-roupa.

Marinho não teve chance de defesa. Foram vários disparos que o atingiu na cabeça, tendo morte instantânea. Um dos tiros também teria atingido uma barraca de lanches que fica às margens da rodovia.

Os colegas de trabalho de Marinho testemunharam o assassinato e estão em estado de choque. Os assassinos se evadiram sentido Alagoas.

Por Blog de Ozildo Alves


Nos 70 anos do PSB, deputado sai em defesa das posições do partido

Foto: Chico Ferreira

Ao discursar em homenagem aos 70 anos de fundação do PSB, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) destacou a posição do partido contra as reformas da Previdência, ainda em tramitação na Câmara Federal, trabalhista e a favor da investigação das denúncias contra o presidente Michel Temer. “A história recente do Brasil é testemunha da trajetória de lutas do PSB. E hoje todos nós acompanhamos o partido continuando na defesa permanente da nossa democracia, da soberania nacional, da organização da luta do povo, na defesa dos setores mais vulneráveis da sociedade brasileira”, declarou.

Danilo Cabral lembrou que o PSB foi fundado, em 1947, pela chamada Esquerda Democrática, um movimento organizado em defesa das transformações sociais e das liberdades civil e política. Com o lema “Socialismo e Liberdade”, há exatos 70 anos, o partido afirmava como princípios a função social da propriedade e o papel do Estado na economia, defendia reformas estruturais, nacionalização de áreas estratégicas, ampliação dos direitos dos trabalhadores e garantia da saúde e educação como direito de todos e todas.


Prefeitura realiza ação para reordenamento do centro comercial de Petrolina


Ambulantes em processo de reorganização devem realizar um cadastro junto ao município (Foto: SEDURBS/Divulgação)

A partir de agora, veículos e pessoas vão poder transitar mais facilmente pelo centro comercial de Petrolina, no sertão de Pernambuco. É que a Prefeitura deu início ao processo de reordenamento da região. A primeira ação, é a reorganização dos comerciantes ambulantes, já que alguns trabalham em locais inadequados e que comprometem a mobilidade no local. Por isso, uma operação, que está sendo coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), já atua no remanejamento dos trabalhadores informais. As primeiras vias onde o trabalho já começou a ser feito são a Avenida Souza Filho, na altura da praça do Bambuzinho, a rua Gregório Ramos e a rua da Laranjeira, ambas nas proximidades do Mercado Turístico.

Foi naquela localidade que a Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas da SEDURBS realizou, no último sábado (05), uma operação que autuou e retirou um grupo de ambulantes, que já haviam sido notificados anteriormente. Foram apreendidos três carrinhos, 28 caixas e cerca de 700Kg de frutas e verduras que não possuíam nota fiscal. Toda a mercadoria foi doada para o Centro de Recuperação Evangélico Livres para Servir (CRELPS), instituição que atua no apoio à mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para reaver o material de trabalho, estes ambulantes vão ter que se dirigir até a sede da SEDURBS, que fica na Avenida da Integração, 948, no bairro Dom Malan, procurar a Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas e realizar um novo cadastro. Após a análise de dados, caso a documentação esteja de acordo com a legislação, a secretaria vai definir onde e quando eles vão poder voltar a trabalhar.


Humberto comemora aprovação no Senado de projeto que torna estupro imprescritível

Foto: Roberto Stuckert Filho

A luta contra a violência sexual ganhou mais um importante capítulo na história brasileira. Foi aprovada nessa quarta-feira (09), por unanimidade, no Senado, a PEC 64/2016, que configura o crime de estupro como “inafiançável e imprescritível”. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam que cerca de 530 mulheres sofrem por ano tentativas e estupros consumados no País. O número, no entanto, é ainda maior do que o registrado por causa do problema da sub-notificação.

“É, sem dúvida, uma vitória importante no combate à violência contra a mulher. Um estupro é algo extremamente traumático. Muitas vezes, a mulher tem vergonha de denunciar o agressor, leva tempo para ter coragem e procurar as autoridades. Até porque muitas vezes as vítimas encontram nas delegacias um ambiente hostil. Mas, agora, o crime poderá ser punido independentemente do período em que ele ocorreu”, avaliou Humberto. Após a aprovação no Senado, o projeto segue para a apreciação na Câmara dos Deputados.


Profissões: como se preparar para o avanço tecnológico

Karla Françoise Gonçalo (Foto: Divulgação)

O avanço da tecnologia tem afetado vários setores importantes no mundo todo, principalmente, o da economia que vem passando por transformações avassaladoras colocando em risco milhares de profissões. Essa tecnologia vem convergindo numa velocidade sem precedentes substituindo pessoas por robôs. Na China, por exemplo, aplicativos que fazem as pessoas emprestarem dinheiro umas as outras vem fechando grandes financeiras.

Com isso, para os próximos anos, um alerta deve ser ligado para toda população, pois a profissão escolhida hoje pode mudar completamente e a empresa que se trabalha pode desaparecer. De acordo com a especialista em gestão de negócios e análise comportamental, Karla Françoise Gonçalo, é a hora de repensar as habilidades para se manter no mercado atual, afim de acompanhar sua evolução.


Empresa referência em saneamento adere ‘Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal’

Com atuação em 24 municípios de Mato Grosso, a holding Nascentes do Xingu se compromete a ampliar os empreendimentos e a participação popular em ações ligadas ao saneamento básico

Responsável pela gestão de 24 concessões de água e esgoto em Mato Grosso, a empresa Nascentes do Xingu acaba de aderir ao ‘Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal’. A iniciativa tem por objetivo conservar os rios Paraguai, Cabaçal, Jaurú e Sepotuba e recuperar nascentes e matas ciliares de 25 municípios de Mato Grosso localizados na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, afetando diretamente a vida de mais de 400 mil moradores da região Pantanal.

A empresa se compromete a atuar em três pilares, o primeiro deles voltado para o incentivo a empreendimentos em saneamento e da gestão de resíduos sólidos, que é uma carência hoje na maioria dos municípios mato-grossenses. Também vai contribuir com o fortalecimento de comitês de bacias e ampliar a participação da população em ações ligadas ao acesso ao saneamento básico.


O ciberataque no setor elétrico brasileiro


Por Richard Natal*

Primeiro o WannaCry, em maio, que afetou 300 mil computadores em 150 países, ente eles o Brasil. Agora toda a sofisticação do Petya, que alastrou empresas em grande parte do mundo todo, inclusive em companhias brasileiras e em unidades hospitalares, como duas sedes do Hospital do Câncer de Barreto, localizados no interior de São Paulo.

A onda de ataques teve proporções intercontinentais e a capacidade dos hackers de infestar grandes companhias e órgãos governamentais com códigos maliciosos alarmou a preocupação de organizações dos mais variados portes, que por vezes estão mais vulneráveis em relação à segurança da informação. O alerta aqui vai para as companhias de energia elétrica.


Policial militar é baleado e morto quando voltava de festa de aniversário da mulher


Um policial militar foi morto com vários tiros na cabeça em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (8), informou a corporação. Silvio Cesar Lopes da Silva, de 39 anos voltava da festa de aniversário da mulher e chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, mas não resistiu.

Com mais essa morte, vai a 95 o número de policiais militares mortos no Rio em 2017, sendo 94 assassinados e um em acidente.


Tite chama Cássio e Luan para duelos contra Equador e Colômbia; confira lista


A seleção brasileira terá novidades "caseiras" em seus dois próximos confrontos. Com o goleiro Cássio e o atacante Luan entre os convocados, o técnico Tite divulgou nesta quinta-feira a lista de convocados para os duelos contra Equador e Colômbia, nos dias 31 de agosto e 5 de setembro, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Destaques do Brasileirão, os jogadores de Corinthians e Grêmio foram as únicas caras novas com relação às últimas convocações.

Com a presença da dupla, o número de jogadores da Seleção que atuam no futebol brasileiro chega a quatro - já estavam no grupo o zagueiro Rodrigo Caio (São Paulo) e o lateral Fagner (Corinthians). Nomes como o do meia Diego, do Flamengo, e do atacante Diego Souza, do Sport, foram deixados de fora desta convocação. Antes de divulgar a lista, Tite apontou que apoiou-se em três critérios principais: o passado do atleta no clube e na seleção brasileira; o seu momento atual; e a "projeção futura" para a Copa do Mundo de 2018.


Governo vai congelar reajuste dos servidores; aumento só em 2019


Na longa reunião de ontem (9) entre Michel Temer e a equipe econômica, além do anúncio da nova meta fiscal, ficou definido que o governo vai congelar por um ano o reajuste dos servidores.

Portanto, previsto para janeiro, o aumento só será dado em janeiro de 2019 — se, claro, Temer não voltar atrás no que foi definido na reunião.

Entre as categorias afetadas, auditores da Receita Federal e do Trabalho, peritos médico previdenciário, diplomatas, oficial de chancelaria. A economia prevista é de R$ 11 bilhões no ano.

A ideia de não dar o reajuste já vinha estudada pela equipe econômica desde o mês passado.

O Globo


Palmeiras e Atlético fracassam e Grêmio avança na Libertadores; confira jogos de quarta-feira

Jogadores do Palmeiras decepcionados com desclassificação na Libertadores – foto: Alex Silva

Quartas de final da Libertadores, desenhada para ter apenas clubes brasileiros e argentinos, ganha os intrusos Barcelona do Equador e Jorge Wilsterman da Bolívia. Os dois conseguiram a proeza de eliminar Palmeiras e Atlético-MG fora de casa e se juntam a Grêmio, River Plate e Lanús, classificados. As outras vagas serão disputadas entre Botafogo x Nacional (URU), Santos x Atlético-PR, San Lorenzo (ARG) x Elemec (EQU) – jogos programados para esta quinta-feira (10/8). Queda de Palmeiras e Atlético entra na conta dos fracasso de poderosas equipes brasileiras, com orçamento milionário, diante de adversários de menor poder financeiro. Brasil, que começou a Libertadores com sete representantes, corre risco de entrar nas quartas com apenas três clubes.

PALMEIRAS DECEPCIONA


Vazão da hidrelétrica de Xingó atinge nível mais baixo desde sua criação

Autorizada pelo Ibama, vazão do Rio São Francisco será reduzida dos atuais 600m³s para 550m³s (Foto: Adailson Calheiros)

O lago de Sobradinho, na Bahia, iniciou o mês de agosto com apenas 10% de sua capacidade total de armazenamento. Essa é a pior crise hídrica do lago registrado para este mês desde sua criação. E em Alagoas, a situação não é muito diferente. Segundo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a vazão atual de Xingó estabelecida pelo setor elétrico está em 600 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) o menor volume já registrado.

De acordo com o CBHSF, a situação ainda pode se agravar devido ao pedido feito pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) solicitando uma nova redução da vazão dos reservatórios das hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (AL), no Rio São Francisco do atual 600m³/s para 550 m³/s. De acordo com o CBHSF, a vazão foi reduzida de 1.300m³/s em maio de 2013 e passou a diminuir paulatinamente ficando na menor da história.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já emitiu autorização de redução da vazão da Usina Hidrelétrica (UHE) Xingó para 550m³/s na última segunda-feira (7).


Portal da Transparência do MPPE atinge nível de excelência e está entre os melhores do MP brasileiro


O Portal da Transparência do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) teve uma melhoria significativa entre o último trimestre de 2016 e 2017, saltando do penúltimo para o sexto lugar no transparentômetro, que faz parte do relatório de acompanhamento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). São avaliadas as 31 unidades do Ministério Público brasileiro.

Segundo o gerente ministerial de Controle, Tiago Murilo Pereira Lima, a Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do CNMP realiza análises trimestrais com o objetivo de verificar o cumprimento da 4ª edição do Manual do Portal da Transparência do Ministério Público. Com base nesse documento, são checados 320 itens.

“O CNMP divulgou os dados do 1º trimestre de 2017, apontando que o MPPE cumpriu 99,2% dos itens avaliados, o que significa que atingimos o nível excelente. Foi um avanço significativo”, destacou o gerente.


Bandidos explodem cofre de agência bancária em Chã Grande, PE


A agência do Banco do Brasil localizada no município de Chã Grande, no Agreste de Pernambuco, foi alvo de criminosos na madrugada desta quinta-feira (10). De acordo com a Polícia Militar (PM), bandidos explodiram o cofre da agência bancária situada no centro da cidade. (Veja vídeo acima)

Não se sabe quantas pessoas participaram da investida. Ainda segundo a PM, os criminosos fugiram levando dinheiro. A quantia levada pelos assaltantes não foi informada.

G1 PE