terça-feira, 17 de setembro de 2013

Crise obriga prefeito de Tabira a demitir 340 servidores

A partir desta terça-feira (17), somente secretários e efetivos irão compor a administração municipal de Tabira, no Sertão do Pajeú.

A decisão do prefeito Sebastião Dias (PTB) foi tomada após reunião realizada ontem entre o gestor e sua equipe de governo, que preferiu encerrar os contratos de 340 servidores como único meio de manter em dia o pagamento de pessoal e fornecedores, uma vez que a redução este mês no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) chegou a 23%.

Existe, ainda, a possibilidade de enxugamento do número de secretarias. “A recontratação só vai acontecer em caso de extrema necessidade”, disse o prefeito Sebastião Dias.

Com informações do blog de Magno Martins

Jatobá/Itaparica: Associação Pó de Serra recebe Amigos do Ilha Social Clube(SE) para jogo amistoso neste domingo(22)

Selecionado da Associação Pó de Serra de Itaparica em jogo realizado em Barra dos Coqueiros(SE)
Amigos do Ilha Social Clube

Neste domingo, 22 de setembro, a Associação Pó de Serra de Itaparica irá realizar jogo amistoso com a Associação Ilha Social Clube da cidade de Barra dos Coqueiros, Região Metropolitana de Aracaju, em Sergipe.

O jogo de confraternização faz parte do confronto de volta, pois no mês de maio deste ano a Associação de Itaparica fez visita aos amigos sergipanos, em partida de futebol que terminou empatada em 1 x 1.

O jogo de domingo será realizado as 08 horas da manhã no campo da Associação Pó de Serra em Itaparica.

Logo após a partida de futebol haverá a tradicional recepção a comitiva sergipana na sede da Associação Pó de Serra.

Notícias relacionadas no Blog de Assis Ramalho(clique para ler)

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: 4ª Encontro de Som, Carros & Motos Rebaixados está confirmado para o dia 6 de outubro no Parque João Pernambuco


Está marcado para o dia 6 de outubro deste ano, no Parque João Pernambuco, em Petrolândia, o 4º Encontro de Som, Carros & Motos Rebaixadas.
Antecipadamente, a organização do evento divulga a proibição de entrar no evento com bebidas.

A realização é de Mário Táxi. Contatos: (87) 9958-5768, 9956-0200 e 9130-6929.

Notícias relacionadas (clique para ler):
>Petrolândia: 3º Encontro de Som, Carros & Motos Rebaixadas é realizada com sucesso
>Petrolândia: 1º Campeonato Homologado de Som Tuning, Carros e Motos Rebaixados agitou o domingo (23)

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Mário Taxi

Inocêncio Oliveira vai dar adeus a carreira política

Inocêncio já comunicou a Eduardo Campos que não disputa reeleição
 foto: Assis Ramalho

O deputado Inocêncio Oliveira (PR) já comunicou, oficialmente, ao governador Eduardo Campos (PSB), que não disputa a reeleição, encerrando a sua carreira política de dez mandatos federais consecutivos. O velho cacique esteve com o governador ontem (16), pela manhã, na sede provisória do Governo de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda.

Para federal, Inocêncio já definiu que o candidato do seu grupo será o deputado estadual Sebastião Oliveira.

Blog de Magno Martins

Notícias relacionadas do Blog de Assis Ramalho(clique para ler)

Implantação do rádio digital no Brasil ainda é dúvida


A implantação do rádio digital no Brasil parece estar longe de uma solução. O Ministério das Comunicações pretende fazer, ainda neste ano, mais uma bateria de testes nas faixas de FM e de radiodifusão comunitária com o sistema digital, mas o início e a duração desse trabalho ainda não foram definidos.

Os primeiros testes com a tecnologia digital, feitos com os padrões DRM (europeu) e HD (norte-americano), não alcançaram resultados satisfatórios e a expectativa de definição de um desses modelos, até o fim do ano passado, foi frustrada.

Tacaratu: 5ª Festa das Crianças homenageia Mãe Santa no dia 13 de outubro

Camiseta da 5ª Festa das Crianças (Fotos: Assis Ramalho)

No dia 13 de outubro de 2013 acontece em Tacaratu, Sertão de Pernambuco, a 5ª Festa das Crianças, na Associação Recreativa A Tribo, a partir das 15h.

A Festa das Crianças foi idealizada por João César para homenagear sua mãe, Benedita Joaquina dos Santos, parteira e benzedeira conhecida como Mãe Santa, que prestimosamente serviu a comunidade de Tacaratu durante toda sua vida.

A 5ª Festa das Crianças é uma realização de João César de Mãe Santa e Mário Gabriel, com apoio da Rádio Perfil FM de Tacaratu.
Mãe Santa (Foto: Tacaratu.com)
Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

IPA cede touros para associações e sindicatos de produtores de leite

Aldo Santos, secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária
O Sindileite, Sinproleite, Agroleite e Copanema receberão, em sistema de comodato, 20 touros da raça holandesa e 50 mil doses de sêmen das raças holandesa, guzerá e girolando provenientes do plantel do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Na sexta-feira (13), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, assinou contrato de comodato para a doação.

A medida é uma das estratégias do Governo do Estado para recuperar o rebanho perdido com a estiagem, além de assegurar a melhoria genética dos animais. "Isso vai permitir que as propriedades tenham animais de alta qualidade genética e elevada produtividade, possibilitando maior sustentabilidade com a redução de custos com forragem e água", explicou Santos. 

MinC e Fundarpe reforçam aliança para fortalecimento do Cultura Viva no Estado

A Fundarpe, através da Diretoria de Gestão do Funcultura e do Programa Cultura Viva, recebeu nos dias 13 e 14 de setembro representantes do Ministério da Cultura, para capacitação técnica da equipe do programa em Pernambuco. O encontro foi realizado no Cult Hotel, em Boa Viagem. O coordenador geral de acompanhamento e fiscalização do Programa, Marcelo Nóbrega, e o coordenador de prestação de contas, Carlos Rocha, informaram sobre procedimentos de acompanhamento, fiscalização e prestação de contas em relação aos Pontos de Cultura de Pernambuco.

“Os objetivos da capacitação foram destravar alguns problemas dos Pontos de Cultura no estado, aproximar os coordenadores do Programa dos técnicos locais, conhecer um pouco mais sobre a realidade dos Pontos em outros estados e estimular a integração da equipe”, define Thiago Rocha Leandro, diretor do Funcultura/ Cultura Viva. 

PE: Idoso que falsificava documentos em Arcoverde é preso em Petrolina


Um idoso de 64 anos foi preso por suspeita de falsificação de documentos em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A prisão aconteceu na tarde dessa terça-feira (16) em abordagem realizada na rodovia BR-407, no bairro da Cohab Massangano.

De acordo com a polícia, o suspeito, identificado como Antônio Barbosa, estava de posse de várias carteiras falsificadas de treinamento específico para condutores de veículos de transportes coletivos de passageiros. Documento emitido, exclusivamente, pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).


Sertão de AL: Pastor evangélico é assassinado com vários tiros em Batalha



Uma confusão em família acabou em tragédia, na manhã da última segunda-feira, por volta das 6h, na Rua Castro Alves, na cidade de Batalha. Carlos Roberto Santos, 53, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo.

Segundo a polícia, Carlos Roberto residia na casa de um tia, onde uma prima havia chegado e arrumado uma confusão que terminou com ele a agredindo fisicamente. De acordo com o relato de testemunhas, após a agressão, um homem invadiu a casa e efetuou alguns tiros contra Carlos Roberto, que ainda tentou correr, mas acabou caindo no quintal da casa, onde não resistiu aos ferimentos e morreu. O criminoso se evadiu do local.


Mudança climática pode inutilizar Transposição do rio São Francisco

"A transposição [do São Francisco] já está ameaçada"
A previsão para o clima no Brasil, nas próximas décadas, com aumento da temperatura, ondas de calor mais forte e chuvas mais acentuadas em um espaço de tempo mais curto, caso se confirme, vai diminuir o índice pluviométrico da bacia do rio São Francisco, tirando 30% do volume atual do rio. Com isso, há o risco de as obras de transposição do rio, quando ficarem prontas, não receberem água suficiente para irrigar as regiões destinadas à agricultura.

Juiz André Guimarães é eleito para cargo de desembargador do TJPE

Juiz André Guimarães, novo desembargador da Justiça de Pernambuco 
O juiz André Guimarães foi eleito pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para assumir o cargo de desembargador da Justiça estadual. A sessão aconteceu nesta segunda-feira (16). O magistrado foi escolhido através do critério de merecimento para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Sílvio de Arruda Beltrão. A posse formal acontece nesta terça-feira (17), às 17h, no gabinete da Presidência do Tribunal, no Palácio da Justiça, localizado no Bairro de Santo Antônio.

No total, concorreram ao cargo doze magistrados. Além de André Guimarães (33 votos), figuraram na lista tríplice os juízes Itamar Pereira (35 votos) e Carlos Moraes (30 votos). Como essa foi a terceira vez consecutiva que André Guimarães ficou entre os três mais votados, de acordo com a Constituição Federal, a eleição é automática.

Uilton Tuxá, coordenador da CCR Submédio representa o CBHSF em evento na Bolívia

Uilton Tuxá
O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Submédio do Rio São Francisco, Uilton Tuxá, representa o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) na cidade de Cochabamba, na Bolívia, onde acontece um curso sobre Bacias Pedagógicas Amazônicas. O evento começou ontem (16) e se prolonga até a próxima sexta-feira, dia 20.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Pernambucano conquista medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude

Lucas Vinícius (centro) conquistou a medalha de ouro nos 80 metros com barreiras
Não basta treinar, também é preciso ter muita fé. Essa foi a lição de Lucas Vinicius dos Santos Oliveira, 14 anos, vencedor da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude na modalidade 80 metros com barreiras. Aluno do 1º ano da Escola de Referência Artur Barros Cavalcanti, em Bodocó, Lucas Vinicius ainda comemora a vitória inédita, alcançada no dia 7 de setembro, em Natal - RN. “Comecei a treinar com 12 anos e já nas primeiras competições me destaquei com conquistas estaduais e regionais. Nas Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas no ano passado, cheguei às semifinais. Não desisti, treinei muito, confiei em Deus e agora consegui a vitória”, explica o estudante.

O medalhista conta que foi recebido com festa na cidade e na escola onde estuda. “Quando cheguei à escola na segunda-feira, logo após a competição, a comemoração estava pronta. Recebi uma homenagem dos professores e dos colegas e a gestora disse que eu sou um “menino de outro” e “orgulho da cidade”. A prefeitura também preparou uma festa e desfilei pela cidade em carro aberto”, não tenho nem palavras para falar da felicidade”, narrou Lucas Vinícius.

IHU Online nº 427: "A política desnudada. Cinco séculos de 'O Príncipe', de Maquiavel"

Clique na imagem para ler a IHU On-Line nº 427

O que faz com que uma obra como O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, siga suscitando debates e sendo importante para compreendermos o fenômeno político cinco séculos após sua publicação? Para além do senso comum, que estabelece um nexo direto entre as ideias do pensador florentino e toda a sorte de vilanias que seriam aceitáveis na política, a IHU On-Line desta semana ouviu diversos especialistas para ponderar o impacto desse pensamento até nossos dias.

Participam do debate os professores e pesquisadores Helton Adverse, António Bento, José Antônio Martins, José Luiz Ames, Marie Gaille, Riccardo Fubini, Marco Vanzulli, Gonzalo Rojas, Bernardo Alfredo Mayta Sakamoto e Alessandro Pinzani.

Matérias em destaque:

Fonte: IHU Online

SEDSDH discute políticas públicas para população em situação de rua


Gestores do Fórum Metropolitano de População em Situação de Rua, que é coordenado pelo Programa Vida Nova da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), reuniram-se, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, com representantes das secretarias municipais de assistência social e saúde e de ONGs.

O encontro teve por objetivo discutir proposta para a realização do I Encontro Estadual da Criança e Adolescente em Situação de Rua no Estado. A iniciativa partiu da necessidade de criar políticas públicas onde incluam crianças e adolescentes, fortalecendo a garantia dos direitos humanos. Na ocasião, representantes de outros estados apresentaram como funciona o encontro em seus estados.

Frases do dia 17/09/13: Coletânea IHU Online

Efeitos penosos

“Prisão em regime fechado ou semiaberto, para este ou para aquele, tanto faz para o fato de que também o Supremo Tribunal Federal sairá do processo do mensalão condenado a efeitos penosos para a sua condição institucional” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 17-09-2013.

Petrolândia Classificados: VENDE-SE uma casa na Quadra 10

Casa à venda na Quadra 10
VENDE-SE uma casa residencial, situada na Quadra 10, próximo à Escola Municipal Ângela Maria. 

O imóvel tem sala, cozinha, 03 (três) quartos, 02 (dois) banheiros, revestimento em cerâmica e estrutura semipronta para laje. 

Preço a combinar com o proprietário.

Interessados, por favor, entrar em contato com Leandro:  (87) 9636-9585 (Tim) ou 9141-8060 (Claro).

Para anunciar gratuitamente nos Classificados do Blog de Assis Ramalho, ligue (87) 9955-1186 ou envie mensagem para assis.ramalho@gmail.com

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Leandro/divulgação

Senado mantém doações de empresas privadas para campanhas eleitorais


O Plenário do Senado rejeitou as emendas de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) ao projeto da minirreforma política que tratavam da vedação de doações de pessoas jurídicas para as campanhas eleitorais. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) disse que a proibição das doações de empresas não é novidade no Brasil, pois já existiu na época do regime militar. Ele lembrou que foi na época da CPI de PC Farias, em 1992, que o Congresso decidiu pela legalidade das doações de empresas.

A proibição, disse Aloysio Nunes, era letra morta, pois havia “contribuição clandestina”. O senador disse que ele próprio já recebeu doações de empresas, sem nunca prestar favor em troca. Para o senador, as doações de empresas continuariam ocorrendo por “baixo do pano”.

Randolfe Rodrigues disse que esse é o núcleo do que seria uma “verdadeira reforma”, porque é nas doações de empresas que se encontra “o núcleo da corrupção”. Para o senador, a proibição seria uma oportunidade de mudar a “minirreforma para algo grande”. Ele lembrou que, nas últimas eleições, mais da metade das doações foram feitas por empreiteiras.

Dilma se reúne com Comitê Gestor da Internet e defende neutralidade de rede


O Comitê Gestor da Internet (CGI) se reuniu nessa segunda-feira (16) com a presidenta Dilma Rousseff para tratar do Projeto de Lei do Marco Civil da Internet. De acordo com o coordenador do CGI, Virgílio Almeida, o principal ponto apresentado no encontro, e aprovado pela presidenta, é que a neutralidade de rede seja assegurada com a proposta.

“O CGI defende a neutralidade de rede, ou seja, a não discriminação e o não bloqueio de pacotes em função da origem, destino e conteúdo”, disse. Virgílio Almeida representa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no CGI, conselho que reúne sociedade civil e governo com o intuito de coordenar serviços de internet no Brasil.

Eduardo e Dilma se encontram hoje para debater saída do PSB do governo

Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Com seu projeto presidencial em franco andamento, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), desembarcou, ontem à noite, em Brasília para cumprir agendas políticas. Na sede nacional do PSB, Campos irá comandar uma reunião de avaliação com a cúpula do partido. O vice-presidente nacional da legenda, Roberto Amaral, os deputados federais Beto Albuquerque (RS) e Julio Delgado (MG), o senador Rodrigo Rollemberg (DF) e o primeiro-secretário, Carlos Siqueira, participam do encontro, que deve tratar prioritariamente do episódio que pautou o noticiário político na última semana: o desembarque da legenda da aliança e do governo federal.

Também existe a expectativa de um encontro entre o governador e a presidente Dilma Rousseff (PT), ou mesmo com a ministra da Casa Civil, Gleise Hoffmann (PT). Desde que ganhou força a ideia de conceder ao PMDB mais espaço na Esplanada dos Ministérios, tirando Fernando Bezerra Coelho (PSB) da pasta da Integração Nacional, o PT tem externado que o próximo passo é dar um ultimato para que o governador defina sua posição. Ficou evidente, entretanto, que a saída do PSB do ministério de Dilma ficará restrita ao cargo de Bezerra Coelho, já que o ministro da Secretaria dos Portos, Leônidas Cristino, deve permanecer como reforço ao discurso pela permanência da aliança, encampado por seus padrinhos Cid e Ciro Gomes.


Delegacia de Caucaia, no Ceará, é metralhada duas vezes na madrugada

Delegacia ficou com marcas de bala em paredes, vidraças e móveis (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Delegacia ficou com marcas de bala em paredes, vidraças e móveis 

A Delegacia de Caucaia, na Grande Fortaleza, foi metralhada duas vezes entre domingo (15) e esta segunda-feira (16). A polícia tenta identificar os autores dos disparos e até a noite desta segunda-feira ninguém foi preso. Ninguém ficou ferido.

Segundo a polícia, a frente do 23º Distrito Policial foi metralhada a primeira vez por volta das 22h de domingo. Em seguida durante a madrugada, o local foi metralhado a segunda vez.

As balas atingiram vidraças, portas, móveis e o muro da delegacia. Uma das balas atingiu o local próximo à cadeira onde ficava o policial plantonista.

G1 CE

Blog de Assis Ramalho entrevista com exclusividade o repórter investigativo do ''Conexão Reporter'' do SBT, Roberto Cabrini

Roberto Cabrini em entrevista a Assis Ramalho
Fotos: Leopoldo Leal/Blog de Assis Ramalho

Na noite desta desta segunda-feira, 16 de setembro, a reportagem do Blog de Assis Ramalho fez entrevista exclusiva com o repórter Roberto Cabrini, comandante do Conexão Repórter do SBT. O competente jornalista já foi correspondente internacional da Rede Globo em Londres e Nova York, ganhou os principais prêmios como repórter investigativo (Esso, APCA, Líbero Badaró, Imprensa, Tim Lopes e Vladimir Herzog) e cobriu seis guerras.

Em conversa com Assis Ramalho, Roberto Cabrini afirmou que está em Petrolândia realizando reportagem investigativa sobre trabalhadores que saem do sertão e vão se aventurar no Sul e Sudeste do Brasil. Roberto Cabrini afirma que sonha que chegará o dia em que o sol nascerá para todos, e não apenas para meia dúzia de privilegiados no nosso país.

"A injustiça é algo que toca o meu coração e é para isso que existe o Conexão Repórter que é um programa jornalistico que combate as injustiças''. disse.

Perguntado se já sofreu ameaças por conta de suas reportagens investigativas, Cabrini respondeu que a ameaça faz parte da sua  profissão. "Eles perseguem, processam, mas eu estou preparado para tudo isso, porque acredito piamente naquilo que eu faça, porque tudo que eu faça é em homenagem às pessoas que confiam no meu trabalho." 

Entre outros assuntos, em relação à sua brilhante carreira jornalistica, Roberto Cabrini também fala com exclusividade à reportagem do Blog de Assis Ramalho sobre um dos maiores furos de reportagens da história do país, que foi a sua entrevista exclusiva com Paulo Cesar Farias, o PC. Em outubro de 1993, após sete meses de investigação, Roberto Cabrini descobriu o paradeiro do fugitivo da justiça, Paulo César Farias, em Londres, driblando até mesmo as buscas da polícia brasileira. PC Farias foi tesoureiro de campanha de Fernando Collor de Mello nas eleições presidenciais brasileiras de 1989. Cabrini foi a personalidade chave, que causou o primeiro processo de impeachment da América Latina, em 1992.

Todos os detalhes desta entrevista exclusiva, o Blog de Assis Ramalho vai mostrar na íntegra em breve. Aguarde.

Veja abaixo o histórico do Repórter Roberto Cabrini:

Considerado um dos principais jornalistas brasileiros, especializado em jornalismo investigativo,coberturas de guerra e de defesa dos direitos humanos, ganhou praticamente todos prêmios importantes em seu meio em 3 décadas de carreira. Roberto Cabrini iniciou sua carreira aos 16 anos de idade em uma rádio e um jornal do interior de São Paulo (Piracicaba)1 e, aos 17, foi contratado pela TV Globo como o repórter mais jovem do telejornalismo de rede da história do país, inicialmente atuando como repórter esportivo.

Em 30 anos de carreira, Roberto Cabrini cobriu seis guerras internacionais (Afeganistão2 , Iraque, Palestina, Camboja, Caxemira e Somália; participou de cinco Olimpíadas e cinco Copas do Mundo; foi correspondente por oito anos - quatro deles em Londres e quatro em Nova York - além de realizar coberturas em mais de 60 países.

Em outubro de 1993, após sete meses de investigação descobriu o paradeiro do fugitivo da justiça Paulo César Farias em Londres, driblando até mesmo as buscas da polícia brasileira. PC Farias foi tesoureiro de campanha de Fernando Collor de Mello nas eleições presidenciais brasileiras de 1989. Foi a personalidade chave que causou o primeiro processo de impeachment da América Latina, em 1992.3

Em 1995 produziu o documentário "Enigma das Alagoas" que apresentava a mais célebre entrevista com o presidente Fernando Collor de Mello depois do impeachment. A técnica utilizada para a entrevista repleta de perguntas cortantes (estilo marcante de Cabrini) e muitos dados, gerou reconhecimento de todos veículos de comunicações. O Estado de São Paulo o escolheu como o melhor do jornalismo da TV neste ano, a revista Veja considerou esta a melhor reportagem do ano.

Neste mesmo ano concluiu o documentário "Enigma das mil e uma noites" após vários meses no Iraque, conseguindo provar a existência de soldados iraquianos que por se recusarem a servir seu exército tiveram suas orelhas cortadas pelo regime de Saddam Hussein, algo até então negado veementemente por Bagdá em uma entrevista exclusiva com o então vice-primeiro-ministro iraquiano Tariq Aziz. Conseguiu penetrar no norte do país onde revelou as sequelas dos ataques com armas químicas na cidade curda de Halabja pelas forças de Saddan Hussein. A entrada na cidade tinha sido bloqueado aos jornalistas desde o ataque de 1988. Terminou o ano com uma grande entrevista com o lider palestino Yasser Arafat e ainda com os guerrilheiros preparados para o martírio, os homens-bomba recrutados para se explodirem contra alvos israelenses. Foi então também considerado pelo jornal do Brasil como o melhor repórter em atividade da TV brasileira.

Em 1996, foi o único jornalista da América Latina a cobrir a ascensão do grupo radical Taliban no Afeganistão, fortemente apoiado pela Al Qaeda, de Osama Bin Laden que se armou com a ajuda americana ...Nessa cobertura produziu o documentário "Em nome de Alá", vencedor do Prêmio Vladimir Herzog de direitos humanos. Em setembro de 1997 após uma investigação de cinco meses localizou na Costa Rica na América Central, a fugitiva Jorgina de Freitas Fernandes, a maior fraudadora da história do INSS no Brasil. Ganhou com a reportagem o Prêmio Previdência Social de Jornalismo.
Ainda em 1998 elaborou a reportagem "A verdadeira história do vôo 254", contando em detalhes o que de fato aconteceu em um dos piores desastres da aviação brasileira. (boeing 737-200 da Varig que se perdeu e acabou em um pouso forçado em plena floresta Amazônica em 3 de novembro de 1989). A reportagem garantiu a ele o VI Prêmio Líbero Badaró de jornalismo. Também foi Roberto Cabrini quem noticiou, ao vivo, pela TV Globo, o óbito do piloto Ayrton Senna em maio de 1994. Cabrini cobria o GP de fórmula 1 de Ímola, na Itália, e foi a Bologna acompanhar a sequência dos fatos onde entrou em plantão ao vivo para noticiar o fato.4 A frase usada por Cabrini para noticiar a morte do piloto tornou-se célebre em todo Brasil"Morreu Ayrton Senna da Silva,uma notícia que a gente jamais gostaria de dar.Morreu Ayrton Senna da Silva"A transmissão foi feita pelo telefone com Roberto Cabrini sendo chamdo por Léo Batista que estava no estúdio no Rio de Janeiro.

Em 1998 denunciou um grande esquema de venda de crianças para países europeus no Sri Lanka na extremidade sul do subcontinente indiano, reportagem considerada pela Anistia Internacional uma das melhores já realizadas sobre o assunto em toda história. Desde 2001, como reconhecimento de sua carreria de repórter, passou a atuar também como âncora e editor-chefe de programas jornalistícos. Foi âncora e editor-chefe do Jornal da Noite da Rede Bandeirantes , entre 2002 e 2008. Em 2008 foi contratado pela Rede Record.Nesta emissora, comandou em 2009 o Repórter Record, jornalístico semanal de reportagens investigativas que se tornou nesta época o programa da emissora de maior audiência com médias que chegaram a ultrapassar 20 pontos de IBOPE. Neste ano(2009) ganhou - Prêmio Tim Lopes- com a reportagem "O chefe do tráfico",que revelou os bastidores do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Em 2009, retornou ao SBT, para ser editor-chefe e apresentador do Conexão Repórter,programa de grandes reportagens investigativas criado pelo próprio jornalista .Logo em seus primeiros anos de existência o programa provocou a realização de 3 CPIs com suas reportagens: A do tráfico de crianças,pedofilia na Igreja e a dos crimes de preconceito e intolerância racial. Comandando o Conexão Repórter, Cabrini e sua equipe ganharam o mais importante Prêmio de reportagens do Brasil ,o Prêmio Esso de 2010 de telejornalismo. 5]q A reportagem "Sexo,intrigas e poder" investigou casos antes ocultos de pedofilia dentro da Igreja Católica em Arapiraca, Alagoas e levou três sacerdotes incluindo um importante Monsenhor a julgamento, repercutiu em todo mundo e fez com que pela primeira vez o Vaticano reconhecesse a existência de casos de abusos sexuais dentro da igreja católica no Brasil. A sentença dos padres de Arapiraca acusados de pedofilia foi proferida pelo juiz João Luiz de Azevedo Lessa, titular da 1ª Vara Judiciária da Infância e Juventude, no dia 19 de dezembro. O monsenhor Luiz Marques foi condenado a 21 anos de reclusão. Já o padre, Edilson Duarte e o monsenhor Raimundo Gomes foram sentenciados a dezesseis anos e quatro meses. O trabalho jornalístico de Roberto Cabrini e sua equipe foi considerado fundamental pelo ministério público para a condenação histórica dos sacerdotes católicos, fato inédito no Brasil. No dia 3 de janeiro de 2012, o Vaticano anunciou que os três padres de Arapiraca condenados por pedofilia foram expulsos da igreja católica. Em 2012 denunciou os abusos em um hospital psiquiátrico de Sorocaba/SP revelando imagens que lembraram as de campos de concentração do nazismo na segunda Guerra Mundial. A reportagem foi elogiada internacionalmente. Ainda em 2012 , o Conexão Repórter comandado por Roberto Cabrini ganhou o Troféu Imprensa de melhor programa de jornalismo da TV Brasileira do ano anterior,2011. .Em votação realizada em 2013, voltou a ter seu Conexão Repórter escolhido como o melhor programa jornalístico da tv brasileira de 2012, ganhando também o Troféu Internet de melhor jornalístico na votação popular. Ao explicar seu voto para o Conexão Repórter, Keila Jimenez, jornalista da Folha de São Paulo disse"Cabrini respira jornalismo".


Notícias relacionadas no Blog de Assis Ramalho(clique para ler):
>Jornalista Francisco José, da TV Globo, visita Petrolândia para realizar matéria para o programa ‘’NORDESTE VIVER E PRESERVAR’’ e é entrevistado por Assis Ramalho

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Leopoldo Cavalcante Leal