terça-feira, setembro 17, 2013

MinC e Fundarpe reforçam aliança para fortalecimento do Cultura Viva no Estado

A Fundarpe, através da Diretoria de Gestão do Funcultura e do Programa Cultura Viva, recebeu nos dias 13 e 14 de setembro representantes do Ministério da Cultura, para capacitação técnica da equipe do programa em Pernambuco. O encontro foi realizado no Cult Hotel, em Boa Viagem. O coordenador geral de acompanhamento e fiscalização do Programa, Marcelo Nóbrega, e o coordenador de prestação de contas, Carlos Rocha, informaram sobre procedimentos de acompanhamento, fiscalização e prestação de contas em relação aos Pontos de Cultura de Pernambuco.

“Os objetivos da capacitação foram destravar alguns problemas dos Pontos de Cultura no estado, aproximar os coordenadores do Programa dos técnicos locais, conhecer um pouco mais sobre a realidade dos Pontos em outros estados e estimular a integração da equipe”, define Thiago Rocha Leandro, diretor do Funcultura/ Cultura Viva. 

No encontro, foi apresentado um panorama do Cultura Viva, relatando o quantitativo de Pontos em atuação no país e os procedimentos para acompanhamento e fiscalização em âmbito nacional do Programa. A equipe pernambucana teve a oportunidade de pontuar as dificuldades e entraves dos Pontos e consultar possibilidades de solução.

Atualmente há 3.505 Pontos formalizados no Brasil. E, segundo Marcelo, a meta do Plano Nacional de Cultura é que cheguem a 15 mil até 2020. Para isso, algumas mudanças estão previstas no formato de adesão ao Programa. A principal delas será a substituição dos convênios pela implantação de Prêmios. Isto é, não haverá mais prestação de contas para os Pontos, dissolvendo o maior gargalo para continuação do Programa atualmente. São Paulo será o primeiro Estado a aderir ao novo formato.

A iniciativa da Fundarpe para a realização do encontro surgiu a partir da visita dos gestores federais ao Festival de Inverno de Garanhuns este ano. “A presença e comprometimento dos técnicos e gestores das esferas federal e estadual na capacitação demonstram o esforço para efetivação da melhoria da atuação do estado em relação à gestão dos Pontos de Cultura pernambucanos, ressalta Marcelo. Pernambuco foi o primeiro estado a receber a formação que será levada para as demais regiões do Brasil.

Secult/Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário