terça-feira, setembro 17, 2013

Pernambucano conquista medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude

Lucas Vinícius (centro) conquistou a medalha de ouro nos 80 metros com barreiras
Não basta treinar, também é preciso ter muita fé. Essa foi a lição de Lucas Vinicius dos Santos Oliveira, 14 anos, vencedor da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude na modalidade 80 metros com barreiras. Aluno do 1º ano da Escola de Referência Artur Barros Cavalcanti, em Bodocó, Lucas Vinicius ainda comemora a vitória inédita, alcançada no dia 7 de setembro, em Natal - RN. “Comecei a treinar com 12 anos e já nas primeiras competições me destaquei com conquistas estaduais e regionais. Nas Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas no ano passado, cheguei às semifinais. Não desisti, treinei muito, confiei em Deus e agora consegui a vitória”, explica o estudante.

O medalhista conta que foi recebido com festa na cidade e na escola onde estuda. “Quando cheguei à escola na segunda-feira, logo após a competição, a comemoração estava pronta. Recebi uma homenagem dos professores e dos colegas e a gestora disse que eu sou um “menino de outro” e “orgulho da cidade”. A prefeitura também preparou uma festa e desfilei pela cidade em carro aberto”, não tenho nem palavras para falar da felicidade”, narrou Lucas Vinícius.

É com simplicidade que o jovem fala sobre seus treinos e o apoio recebido pelo professor de educação física da escola, José Wanderson Moraes e do treinador Inácio Pereira Horas “Treinamos em locais variados, dependendo da necessidade. Às vezes numa subida para ganhar resistência ou no campo de vaquejada aqui da cidade. Os professores me ajudam muito. Sem eles, eu não conseguiria”, reconhece.

Lucas conta ainda que sua meta agora é treinar bastante e se preparar para a etapa sul-americana dos jogos, que acontecerá na Argentina, em outubro. “Como todo atleta, tenho o sonho de participar de uma olimpíada. Mas também penso em estudar e fazer faculdade de fisioterapia.” projeta o campeão nacional, que tem como inspiração o norte-americano Aries Merritt, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012 e recordista mundial dos 110m com barreiras (12s80).

Para a gestora da escola, Maria Helena Nogueira de Macedo, exemplos como o de Lucas devem ser seguidos. “Ele é um atleta de ouro e ótimo aluno. Concilia bem os estudos com os treinos e tira boas notas. Além disso, é um menino humilde e tem muita fé em Deus. O jeito dele nos cativa. Sem dúvida é um orgulho para todos nós”, declarou a gestora.

O professor de educação física da EREM Artur Barros Cavalcanti e treinador de Lucas, José Wanderson também não economiza elogios quando fala do aluno. “Lucas é um menino nota dez em todos os aspectos. Estudioso, disciplinado, educado, trata bem todo mundo. É muito querido por todos. Eu e o treinador Inácio temos um sonho de levá-lo para uma Olimpíada e sabemos que ele possui os requisitos de um campeão: dedicação e determinação,” destaca o professor.

Secretaria de Educação de Pernambuco
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário