terça-feira, setembro 17, 2013

IPA cede touros para associações e sindicatos de produtores de leite

Aldo Santos, secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária
O Sindileite, Sinproleite, Agroleite e Copanema receberão, em sistema de comodato, 20 touros da raça holandesa e 50 mil doses de sêmen das raças holandesa, guzerá e girolando provenientes do plantel do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Na sexta-feira (13), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, assinou contrato de comodato para a doação.

A medida é uma das estratégias do Governo do Estado para recuperar o rebanho perdido com a estiagem, além de assegurar a melhoria genética dos animais. "Isso vai permitir que as propriedades tenham animais de alta qualidade genética e elevada produtividade, possibilitando maior sustentabilidade com a redução de custos com forragem e água", explicou Santos. 

A produção leiteira pernambucana, que já foi de 2,3 milhões de litros por dia, caiu para 1,2 milhão de litros/dia com a redução do rebanho provocada pela falta de água e alimentação e também pela transferência do gado para outros estados. A intenção da medida é melhorar a qualidade genética dos animais e aumentar a produção leiteira do estado – um dos setores mais afetados pela estiagem.

“Pensamos em fazer a doação dos animais, mas esta medida exige um projeto de lei e aprovação na Assembleia Legislativa, um processo mais demorado diante do momento de emergência que vivemos atualmente. Decidimos ceder os animais em comodato e, ao mesmo tempo, encaminhar o projeto para ter permissão de doação”, explica o secretário de Agricultura, Aldo Santos.

Segundo o presidente do IPA, Júlio Zoé, em uma situação normal, os animais seriam leiloados pelo IPA, a um preço médio de R$ 10 mil por cabeça. Os associados das entidades farão um rodízio com os touros, o que permitirá o aumento do rebanho com uma alta qualidade genética.

Os produtores beneficiados terão que devolver 10 bezerros em um prazo de um ano. O produtor de São Bento do Una, Carlos Alberto, disse que com 100 vacas produz 2 mil litros de leite/dia. "São animais que produzem 20 litros de leite/dia, enquanto a média é de 10 litros", falou. O presidente do Sindileite, Albérico Bezerra, ressaltou que a estratégia é excelente para multiplicar o rebanho com qualidade.

IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário