segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Previsão de chuva para a bacia do São Francisco é só em novembro


Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Somente a partir do próximo mês é que há uma previsão de registro maior de chuvas na bacia do rio São Francisco. A informação foi passada na manhã desta segunda-feira (16 de outubro) pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência para os estados da bacia.

Ainda de acordo com a equipe do Cemaden, durante as próximas quatro semanas, haverá o registro de precipitação na bacia, mas de maneira ainda insignificante. Somente depois, melhora a probabilidade. “Saliento que o modelo apresentado nesta reunião é mais longo que o normal, ou seja, quatro semanas, o que pode levar a falhas. Entretanto, é o modelo que se apresenta de maneira mais otimista para a bacia do São Francisco”, ressaltou o coordenador de Operações do órgão, Marcelo Seluchi.

Diante desse cenário, o setor elétrico defendeu a continuidade das defluências atualmente praticadas nos reservatórios instalados no chamado rio da integração nacional, ou seja, 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) em Sobradinho (BA) e Xingó (AL) e em 300m³/s em Três Marias (MG).


Funcionários da Netuno S/A recebem capacitação das empresas Saúde & Trabalho e GR Emergências em Paulo Afonso-BA


As empresas Saúde & Trabalho (Assessoria e Treinamentos) e a GR Emergências promoveram o Curso de Reciclagem em NR 33 ( Espaço Confinado) e NR 35 (Trabalho em Altura), em Caráter Teórico e Prático aos funcionários da Fábrica da Netuno Internacional S/A. A capacitação ocorreu nessa semana, na cidade de Paulo Afonso - BA. 

As empresas são envolvidas e atuantes na área de Assessoria em Segurança e Saúde Ocupacional e estão aumentando sua atuação na região, em espaços antes ocupados por empresas de outras regiões.

Parabenizamos as Empresas Saúde & Trabalho e GR Emergências, pela atuação eficiente em observância as normativas legais.

Veja mais fotos>https://www.facebook.com/saudetrabalhost/



SAÚDE &TRABALHO Assessoria e Treinamentos


Seminário sobre Direito das famílias atrai grande público para Facesf, em Belém do São Francisco



Na última sexta-feira (13), mais de 300 pessoas, entre alunos do curso de direito, professores e sociedade civil participaram de um Seminário realizado pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACESF, com assuntos voltados para o Direito das Famílias e das Sucessões.

Para o professor e especialista Ricardo Kalil Lage, foi levada a ideia de como o Processo Civil influencia na tentativa de solucionar os conflitos familiares de uma forma consensual. “Estimulei a aluna Irla Bianca, que está no 9º período, cujo trabalho de conclusão de curso é sobre a temática, para desenvolver a apresentação”.

Nos dizeres da aluna, o debate possibilitou, principalmente aos alunos que estão chegando ao curso entenderem o que é, e como funciona a judicialização, sem esquecermos da desjudicialização do direito.

Manoel Messias Pereira, professor da unidade educacional, também palestrante do Seminário, destacou a grande relevância da realização do evento. “Esse foi um momento ímpar, de aprendizado coletivo. O Direito das Famílias é de grande interesse não só para os acadêmicos, mas também para a população. Até porque, diariamente em cada Fórum e cartório está sendo discutido esse direito, que é novo e ainda está em construção”.


Petrolândia: MedClinic Clínica Especializada informa calendário de atendimento para esta semana


A MedClinic Clínica Especializada, localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia, informa o calendário de atendimento de seus profissionais médicos para esta semana.

Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 99638-3333 - (87) 99627-3816 - (87) 99630-2907.

Quarta-feira dia 18/10/17
Dr. Fábio Romão
(Geriatra e clínica médica)
Dra. Luzinaria Cruz
(Fisioterapeuta)

Quinta-feira dia 19/10/17
Dra. Luzinaria Cruz
(Fisioterapeuta)
Dr. Wellington Andrade
(Psicólogo)
Dr. Cleobenysson Cruz
(Cardiologistas e clínica médica)
ECOCARDIOGRAMA
TESTE ERGOMÉTRICO
MAPA
HOLTER
ELETROCARDIOGRAMA
PARECER CARDIOLÓGICO + RISCOS CIRÚRGICOS

Sexta-feira dia 20/10/17
Dr. Alexandre Candeia
(Endocrinologista e ultrassonografia)
Dr. Cleobenysson Cruz
(Cardiologistas e clínica médica)
ECOCARDIOGRAMA
TESTE ERGOMÉTRICO
MAPA
HOLTER
ELETROCARDIOGRAMA
PARECER CARDIOLÓGICO + RISCOS CIRÚRGICOS

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic


Petrolândia: Comunidade Terapêutica Peniel é declarada instituição de utilidade pública com aprovação de PL dos vereadores Louro do Vidro e professor Evaldo

Vereadores Louro do Vidro e professor Eraldo, autores do projeto de lei (Fotos: Assis Ramalho)

A Comunidade Terapêutica Peniel (CTP), entidade assistencial sediada na Agrovila 01 do Bloco 01 em Petrolândia, foi beneficiada com aprovação na Câmara Municipal de projeto de lei apresentados pelos vereadores Louro do Vidro e Evaldo Nascimento. Na sessão realizada na última quarta-feira (11), a entidade foi reconhecida como instituição de Utilidade Pública para o Município.

A Comunidade Terapêutica Peniel (CTP) realiza ações de acolhimento de dependentes químicos em reabilitação voluntária. Com projeto de lei aprovado, a CTP estará apta para candidatar-se a recursos para manutenção e ampliação de projetos de assistência na prevenção e combate ao uso de drogas.

Ler na íntegra (24 páginas/Arquivo PDF)>Projeto de Lei Utilidade Pública Comunidade Terapêutica Peniel

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


MPF pede afastamento cautelar do ministro da Saúde devido à disputa da Hemobrás


O Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF-PE) pediu à Justiça que determine o afastamento cautelar (preventivo) do ministro da Saúde, Ricardo Barros, do cargo. Na ação civil pública, a procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes acusa o ministro de atuar para “esvaziar” a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), de suas atribuições institucionais.

Segundo a procuradora, Barros tinha o propósito de retirar das instalações da estatal - criada em 2004 e vinculada ao Ministério da Saúde – em Pernambuco a produção de medicamentos hemoderivados usados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar pessoas com Hemofilia A, transferindo a fabricação para seu estado e reduto eleitoral, o Paraná. A planta da empresa, ainda incompleta, está instalada no município pernambucano de Goiana.

Além do afastamento cautelar do ministro, a procuradora também pede a manutenção do acordo que a Hemobrás firmou, em 2012, com a empresa Baxter/Baxalta (atual Shire Farmacêutica Brasil) e pelo qual a estatal se comprometia a adquirir o Concentrado de Fator de Coagulação Fator VIII Recombinante e pó liófilo injetável, recomendados para o tratamento de coagulopatias hereditárias.


Petrolândia: Vereadores apresentam Moção de Pesar pelo falecimento de Ozinha de Belé

Foto: Acervo da família
Foto: Assis Ramalho

No dia 9 deste mês faleceu em Petrolândia, aos 63 anos, a sra. Maria das Dores Lima da Silva, mais conhecida como Ozinha de Belé, esposa de Adriano Heráclito da Silva, o popular Doca do Bar. Em sessão ordinária realizada na quarta-feira passada (11), a Câmara Municipal de Petrolândia aprovou a Moção de Pesar nº 016/2017, entregue à família de Ozinha.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: arquivo/família


Justiça suspende expulsão de ministro Fernando Filho e deputados do PSB

Fernando Filho faz parte da ala ''rebelde'' do PSB mais alinhada ao governo Michel Temer (PMDB)

O Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, junto com outros três deputados que seriam expulsos na noite desta segunda-feira (16) do PSB pelo comando nacional do partido, conseguiram na justiça suspender o processo de expulsão.  A decisão da 21ª Vara Cível de Brasília, em caráter liminar (provisório) foi publicado às 16:07 desta segunda-feira (16). A reunião do partido estava marcada para as 19 horas. O PSB vai recorrer.

Os parlamentares fazer parte da ala ''rebelde'' do PSB mais alinhada ao governo Michel Temer (PMDB). Em seu reposicionamento à esquerda, o partido abriu fogo contra o grupo de 14 parlamentares que foi muito cortejado pelo presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM), e até mesmo por Temer.

Por JC Online


Jatobá: MPPE recomenda à Prefeitura e à Câmara de Vereadores medidas para eleição unificada do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), representado pela Promotoria de Justiça de Petrolândia, publicou no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, edição de sábado (14/10/2017), a Recomendação Nº 006/2017, dirigida à Prefeitura Municipal e à Câmara Municipal de Jatobá, com a  finalidade de determinar a implementação da eleição unificada de membros para o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa.

Abaixo, a reprodução da Recomendação do MPPE, na íntegra.

PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PETROLÂNDIA/PE
RECOMENDAÇÃO Nº 006/2017

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, por meio do Promotor de Justiça signatário, no exercício de suas atribuições constitucionais e legais, com fulcro no artigo 129, II e III, da Constituição Federal de 1988; artigo 67, II, V e VI da Constituição do Estado de Pernambuco; artigo 26, I, e artigo 27 da Lei Federal nº 8.625/1993; artigo 4º, IV, e artigo 5º da Lei Complementar Estadual nº 12/1994; e artigo 1º, IV e VIII, da Lei Federal nº. 7.347/1985 e CONSIDERANDO a Recomendação Nº 002/2017, do Exmo. Sr. Procurador-Geral de Justiça, Dr. Francisco Dirceu Barros, publicada no D.O.E. de 07/09/2017, que dispõe sobre a atuação dos Promotores de Justiça na implementação da eleição unificada dos conselhos de direitos da pessoa idosa;

CONSIDERANDO que o Conselho de Direitos da Pessoa Idosa é órgão essencial à garantia de direitos, concebido para propor e acompanhar as políticas públicas voltadas ao idoso, previsto na Lei Federal nº 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso) e no Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003);

CONSIDERANDO a necessidade da existência, em cada município, do Conselho de Direitos da Pessoa Idosa;

CONSIDERANDO que a Lei Estadual n. 15.446/2014, que dispõe sobre a unificação de posse e data de realização de eleição dos representantes das organizações da sociedade civil atuantes na promoção e defesa de direitos da pessoa idosa e sobre posse dos conselheiros representantes do Poder Público, bem como prorrogação dos mandatos dos conselheiros em todo território do Estado de Pernambuco;

CONSIDERANDO que o art. 1º do referido diploma legal preconiza que “A eleição dos representantes das organizações da sociedade civil que atuam na promoção e defesa de direitos da pessoa idosa, será realizada no primeiro e terceiro ano do mandato do cargo do Poder Executivo do Estado, sempre na última semana de outubro” e que seu § 1º determina que “A posse dos conselheiros eleitos nos termos do caput, bem como dos representantes do Poder Público, dar-se-á no mês de fevereiro do ano seguinte ao da eleição daquele representante” e demais disposições pertinentes;

RECOMENDA à Exma. Sra. Prefeita de Jatobá/PE, o que segue, observadas as seguintes particularidades:


Kaio Maniçoba volta à Câmara na véspera de votação contra Michel Temer

Foto: Lúcia Xavier (Arquivo Blog/AR)

Na semana em que a Câmara Federal concentra atenções na análise da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, que inclui também os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral), o governador Paulo Câmara exonera dois secretários que devem voltam a Brasília para votar: Kaio Maniçoba (Habitação) e Felipe Carreras (Turismo).

Na primeira denúncia, Kaio, correligionário de Jarbas Vasconcelos - que vem travando uma batalha contra o movimento da cúpula do partido pela dissolução do diretório pernambucano - não chegou a votar porque foi convocado pelo governador a assumir a secretaria antes, dando lugar, na Câmara, a Luciano Bivar, que defende agenda reformista do presidente Michel Temer.

Hoje, o PSB, partido do governador, deve expulsar dissidentes que vem assumindo postura em defesa do presidente, a exemplo do ministro Fernando Filho (Minas e Energia). Os socialistas reforçam, assim, ainda mais a trincheira contra a administração peemedebista.

Folha de Pernambuco


Marília Arraes faz giro pelo sertão nesta semana


A vereadora do Recife, Marília Arraes (PT), estará cumprindo uma extensa agenda no Sertão de Pernambuco nesta semana. A viagem da parlamentar tem como objetivo debater o cenário político local e nacional, além de discutir a situação do Estado de Pernambuco.

A petista chegará na cidade de Petrolina nesta terça-feira (17) e cumprirá, ao longo da semana, agendas nos municípios de Exu, Trindade, Araripina, Lagoa Grande, Cabrobó, Belém de São Francisco, Itacuruba, São José de Belmonte, Floresta, Custódia e Serra Talhada.


FPI conclui que situação do Rio São Francisco é crítica em Sergipe

Desmatamento e poluição colocam em risco a sobrevivência do rio, conclui estudo.

A Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco (FPI) constatou que a situação do Rio São Francisco é crítica em Sergipe. O estudo divulgado nesta segunda-feira (16) concluiu que o manguezal e a mata atlântica, que protegem as margens, estão sendo devastados e o leito do rio chega a ser usado como viveiro de criação de camarões.

Em setembro e outubro foram visitados os municípios de Propriá, Telha, Amparo do São Francisco, Santana do São Francisco, Neópolis, Pacatuba, Ilha das Flores, Brejo Grande, Japaratuba e Pirambu.

Os relatórios das equipes serão encaminhados para o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE), que tomarão as providências para continuidade das investigações iniciadas na fiscalização.

O Rio São Francisco é um dos maiores da América do Sul. É um manancial que passa por cinco estados e 521 municípios brasileiros, com nascente no centro-oeste de Minas Gerais. O percurso segue pelos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, onde desagua no Oceano Atlântico.


Petrolândia: Enfermeira Joane Barboza fala sobre o Outubro Rosa no 'Acordando com as Notícias' do próximo sábado (21)


A enfermeira Joane Barboza, da Petroclínica - consultórios de especialidades em Petrolândia - será entrevistada pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, na manhã de sábado (21), no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, que deverá ter início a partir das 07:00, Joane Barboza deverá falar sobre o Outubro Rosa a ser realizado na Petroclínica.

O programa ''Acordando com as Notícias'', com apresentação e comentários de Assis Ramalho, é apresentado de segunda a sábado, das 06h às 08h30 na sua melhor companhia, a Web Rádio Petrolândia.

"Acordando com as Notícias" é um informativo com notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, participação do ouvinte, entrevistas, entretenimento e muito mais.

O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 99955-1186.

Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar apps, escolha a opção abaixo:
>app Android
>app iOS (iPhone)

A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.


Enfermeira morre e fisioterapeuta fica ferida em acidente na BR-116, no interior do Ceará

A fisioterapeuta Nara Gabriella e enfermeira Geliana Carvalho voltavam de Fortaleza a Juazeiro do Norte - no início da tarde deste domingo (15)

Uma enfermeira morreu e uma fisioterapeuta ficou gravemente ferida em um acidente no município de Jaguaribe, distante cerca de 300 quilômetros de Fortaleza, neste fim de semana.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE), a fisioterapeuta Nara Gabriella Lopes Carneiro, de 34 anos, e enfermeira Geliana Carvalho castro, de 30, voltavam de Fortaleza a Juazeiro do Norte - no início da tarde de domingo (15) - quando Nara perdeu a direção do carro e capotou em uma curva na BR-116.


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de terça a sexta-feira


Terça-feira (17): Nutricionista, Colposcopia, Eletrocardiograma, Raio-X, Exames Laboratoriais
Quarta-feira(18): Dentista (Dra. Nayara), Nutricionista, Eletrocardiograma, Raio-X, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (19): Clínico Geral, Nutricionista, Eletrocardiograma, Raio-X, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (20): Pediatra, Nutricionista, Eletrocardiograma, Raio-X, Exames Laboratoriais


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/Secretaria de Saúde de Petrolândia


Advogado sofre tentativa de homicídio em Serra Talhada, no Sertão de PE

Advogado Domingos Sávio de Lima está internado no HR. Foto: Reprodução/ Facebook

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE) denunciou nesta segunda-feira uma tentativa de homicídio registrada contra o advogado Domingos Sávio de Lima, na cidade de Serra Talhada, Sertão do estado. De acordo com a OAB, o crime foi praticado por um cliente que não concordou com a condução dada ao seu caso.

Ainda segundo a OAB, a vítima está internada em estado grave no Hospital da Restauração (HR), no Recife. De acordo com a assessoria de comunicação da unidade de saúde, o paciente de 56 anos que foi agredido a pauladas, foi transferido do Hospital de Serra Talhada, deu entrada às 17h57na unidade de trauma e às 18h foi submetido a cirurgia.

"Agressões dessa natureza, quando praticadas contra um advogado ou advogada, extrapolam a gravidade de uma ofensa individual e passam a fragilizar o Estado Democrático de Direito, já que cabe ao profissional da advocacia pugnar pelo direito de defesa, um dos valores fundamentais previstos na Carta Magna. A OAB-PE não descansará até a efetiva punição do responsável por essa covarde agressão", diz nota publicada pela Ordem.

Confira a nota na íntegra:


Petrolândia: Dr. Marcos atende nesta segunda, quarta, quinta e sexta-feira na CLIMAGEM


A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o obstetra e ginecologista Dr. Antonio Marcos de Souza (Dr. Marcos) atenderá nesta segunda, quinta e sexta-feira a partir das 16h00.

Na quarta-feira (18), o atendimento será a partir das 8 horas.

A CLIMAGEM Conta com atendimento especializado em Ginecologia e Obstetrícia e Mastologia além de exames em ultrassonografia geral, preventivo e colposcopia. Também tem nutricionista. Venha você também cuidar da sua saúde!

A CLIMAGEM está situada na Avenida Marquês de Olinda, Nº 32, no centro de Petrolândia - em frente a MouraLab - próximo à Pousada e Empório Atenize. As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem


MEC prorroga para novembro prazo de aditamento do Fies


O Ministério da Educação prorrogou até o dia 20 de novembro o prazo para aditamento de renovação semestral dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A portaria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) definindo a nova data foi publicada hoje (16) no Diário Oficial da União. O prazo oroginal para a renovação dos contratos terminava no dia 30 de outubro

O novo prazo vale para contratos simplificados e não simplificados, do segundo semestre deste ano. Também foi prorrogado, para a mesma data, o prazo para transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento referente ao segundo semestre deste ano.

Os aditamentos devem ser feitos pelo Sistema Informatizado do SisFies.

Agência Brasil


Aula 2 de Raciocínio Lógico - Concurso da Guarda Municipal de Petrolândia

Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Olá! Aqui vai mais uma aula disponibilizada para você que vai fazer o concurso da Guarda Municipal de Petrolândia-PE. Espero que tenha ajudado.
Um forte abraço! 
Roberto Oliveira

2- A correlação entre elementos de um certo universo


Atenção: Estamos vendendo apostilas em PDF e vídeo aulas. Contato: (79) 98800-2607.

Texto e vídeos: Prof. Roberto Oliveira


No Dia Mundial da Alimentação, Paulo Câmara destaca qualidade e produtividade do CEASA/PE

Governador visitou, nesta segunda-feira, as instalações do complexo alimentar, que está comemorando 55 anos de atividades (Foto: SEI-PE)

O governador Paulo Câmara iniciou o dia de trabalho bem cedo nesta segunda-feira (16), com uma visita ao Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA/PE), no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual conheceu o espaço do programa Sopa Amiga e foi ao galpão do Pronaf - ambos frutos de parceria entre o Governo do Estado e o complexo alimentar, que também celebra 55 anos de atividades hoje, no Dia Mundial da Alimentação. Ocupando a 4ª posição no ranking nacional de competitividade das centrais de abastecimento e a 1ª colocação entre os entrepostos do Norte e Nordeste, o CEASA/PE movimenta cerca de R$ 300 milhões por mês na economia do Estado, através da comercialização de 90 mil toneladas de produtos hortifrutigranjeiros.

“O CEASA tem, ao longo da sua história, dado uma grande contribuição nos negócios, no setor que é tão importante também para a economia de Pernambuco, que é a agricultura. E, ao mesmo tempo, tem dado condições para o agricultor familiar vender a sua produção. Então, são uma série de fatores, uma série de investimentos que a gente vai agora intensificar. A nossa intenção é ampliar, tanto a questão do estacionamento como também dos galpões, e dar condição cada vez melhor das pessoas poderem vir ao CEASA e poderem comprar e vender seus produtos, gerando emprego e renda para as pessoas”, destacou Paulo Câmara.


Ministério da Educação vai lançar Programa Nacional de Residência Pedagógica em 2018


Em pronunciamento em rede nacional pelo Dia do Professor, nesse domingo, 15 de outubro, o ministro da Educação Mendonça Filho anunciou o lançamento do Programa Nacional de Residência Pedagógica para 2018, visando “aperfeiçoar a formação dos professores”. A residência pedagógica é uma das ações da politica de formação de professores que o MEC deve anunciar esta semana. O ministro destacou, ainda, a manutenção dos investimentos na área. “Vamos investir dois bilhões de reais na promoção, formação e valorização da profissão docente, entre 2017 e 2018. Apesar da grave crise econômica, este ano fizemos os repasses integrais para educação básica. Ao mesmo tempo, conseguimos cumprir rigorosamente o cronograma de repasse dos recursos para as universidades e institutos federais”, declarou.

Durante seu pronunciamento, o ministro reforçou que as ações do MEC têm buscado dar a estes profissionais “reconhecimento e condições de trabalho compatíveis com a missão que exercem”. “O governo do presidente Michel Temer já aprovou a reforma do Ensino Médio e, na Nova Base Comum Curricular (BNCC), garantiremos mais apoio ao professor”, disse Mendonça Filho, que logo em seguida, completou: “Priorizar a educação é obrigação do governo. Mas, acima de tudo, temos que valorizar o homenageado do dia: o professor. E, é isso que faremos.”


Capitais batem recorde de calor nos últimos dias. Saiba como amenizar os efeitos do clima seco

Foto: Shutterstock

No último fim de semana o calor não deu trégua em diversas partes do país. No centro-oeste, as capitais Goiânia (GO) e Brasília (DF) marcaram altas temperaturas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a madrugada de 16 de outubro foi a mais quente do ano até agora, com recorde de maior temperatura mínima em 2017 nas duas cidades, 24,3°C em Goiânia e de 22,3°C em Brasília.

A má notícia é que o ar seco em GO e no DF irá continuar ao menos nos próximos dias. Isso devido a um sistema de alta pressão atmosférica em níveis médios que ganhou força novamente sobre a região de Goiás sobre o Distrito Federal. Isto vai reduzir ainda mais a disponibilidade de umidade e a chance de chuva esta semana.

O tempo seco e quente vai predominar no restante da semana. Com a calor e a baixa temperatura, a saúde pode ser diretamente afetada. Com alguns cuidados é possível amenizar os efeitos colaterais do calor, como conta o otorrinolaringologista Jairo de Bairros. "Um dos sintomas mais comuns do calor é sentir a boca e o nariz seco. A hidratação é fundamental. O consumo de água é imprescindível", explica o especialista do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (IBORL).


Petrolândia: Câmara aprova criação do bairro Alto da Conquista no loteamento Cohab, proposta de Toinho e Eudes Fonseca (Vídeos)



Projeto de Lei apresentado pelos vereadores Antonio Pereira de Barros (Toinho de Eugênio) Eudes José da Silva Fonseca foi aprovado pela Câmara Municipal de Petrolândia, na noite da última quarta-feira (11), em sessão ordinária da Casa Aureliano de Menezes. O projeto dá o nome de bairro Alto da Conquista ao terreno conhecido como loteamento da Cohab, entre a BR-316 e o IF-Sertão/Centro de Referência Petrolândia, área vizinha ao Bairro Nova Esperança. 

O destaque da sessão foi o adiamento da reunião para apreciação das contas do ex-prefeito Lourival Simões, remarcada do dia 9 para 22 de novembro

Veja abaixo os vídeos com pronunciamentos dos vereadores Evaldo Nascimento, Zé Pezão, Sílvio Rogério, Eudes Fonseca e Delano Santos. 








Abaixo, reprodução do Projeto de Lei aprovado pela Câmara para criação de novo bairro em Petrolândia.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos/vídeos: Assis Ramalho


Placa em frente à Câmara dos Deputados é alterada para 'formação de quadrilha'

Placa de sinalização em frente ao Congresso Nacional Foto: Dida Sampaio/Estadão.

Na véspera da votação da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma placa de sinalização de trânsito em frente à Câmara dos Deputados amanheceu nesta segunda-feira, 16, coberta com um adesivo com os dizeres "Formação de quadrilha. Corrupção Ativa. O grande acordo nacional".

O autor, desconhecido, teve o cuidado de usar a mesma tipologia e o padrão da cor de fundo das placas de sinalização normalmente utilizados em Brasília.

Estado de São Paulo


ITEP promove seminário em Caruaru sobre tendências na área de lavanderias


Com o objetivo de discutir as principais tendências para o setor de lavanderias, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), por meio do Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda), promove o seminário Lavanderia: tendência e competitividade para confecção, no dia 26 de outubro em Caruaru. O evento é gratuito e voltado a empresários da região que atuam no setor de lavanderias industriais e confeccionistas, bem como pesquisadores e estudantes que trabalham e que estejam vinculados a alguma empresa da cadeia de valor. As inscrições podem ser feitas no link: https://goo.gl/forms/0SDFnuhOQ2iNhTXF2.

O evento contará com palestras de Airam Cristina Pagliosa (Antônio Manzarra - coordenadora de produto da Santana Textiles), Gilberto José Oliveira (consultor em lavanderia de jeans), e Marco Britto (Diretor Segmento Jeans da Associação Nacional das Empresas de Lavanderia - Anel e presidente do Grupo GB). Entre os temas abordados está o cenário da lavanderia jeans, com um olhar sobre as principais técnicas que têm sido adotadas ao redor do mundo. O seminário é realizado em parceria com a Associação das Lavanderias de Caruaru (Alc), o Sebrae-PE, a Associação das Lavanderias de Riacho das Almas (Acra), a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit) e a Avanço.


Petrolândia: Promotoria de Justiça determina à Prefeitura e à Câmara de Vereadores implementar a eleição unificada dos conselheiros de direitos da pessoa idosa


Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, edição do sábado (14/10/2017), a Recomendação Nº 005/2017, expedida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Petrolândia, com a finalidade de determinar a implementação da eleição unificada de membros para o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, já existente no Município. A Recomendação é dirigida à Prefeitura de Petrolândia e à Câmara Municipal.

Abaixo, a reprodução da Recomendação do MPPE, na íntegra.

PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PETROLÂNDIA/PE
RECOMENDAÇÃO Nº 005/2017

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, por meio do Promotor de Justiça  signatário, no exercício de suas atribuições constitucionais e legais, com fulcro no artigo 129, II e III, da Constituição Federal de 1988; artigo 67, II, V e VI da Constituição do Estado de Pernambuco; artigo 26, I, e artigo 27 da Lei Federal nº 8.625/1993; artigo 4º, IV, e artigo 5º da Lei Complementar Estadual nº 12/1994; e artigo 1º, IV e VIII, da Lei Federal nº. 7.347/1985 e

CONSIDERANDO a Recomendação Nº 002/2017, do Exmo. Sr. Procurador-Geral de Justiça, Dr. Francisco Dirceu Barros, publicada no D.O.E. de 07/09/2017, que dispõe sobre a atuação dos Promotores de Justiça na implementação da eleição unificada dos conselhos de direitos da pessoa idosa;

CONSIDERANDO que o Conselho de Direitos da Pessoa Idosa é órgão essencial à garantia de  direitos, concebido para propor e acompanhar as políticas públicas voltadas ao idoso, previsto na Lei Federal nº 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso) e no Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003);

CONSIDERANDO a necessidade da existência, em cada município, do Conselho de Direitos da Pessoa Idosa; 

CONSIDERANDO que a Lei Estadual n. 15.446/2014, que dispõe sobre a unificação de posse e data de realização de eleição dos representantes das organizações da sociedade civil atuantes na promoção e defesa de direitos da pessoa idosa e sobre posse dos conselheiros representantes do Poder Público, bem como prorrogação dos mandatos dos conselheiros em todo território do Estado de Pernambuco;

CONSIDERANDO
que o art. 1º do referido diploma legal preconiza que “A eleição dos representantes das organizações da sociedade civil que atuam na promoção e defesa de direitos da pessoa idosa, será realizada no primeiro e terceiro ano do mandato do cargo do Poder Executivo do Estado, sempre na última semana de outubro” e que seu § 1º determina que “A posse dos conselheiros eleitos nos termos do caput, bem como dos representantes do Poder Público, dar-se-á no mês de fevereiro do ano seguinte ao da eleição daquele representante” e demais disposições pertinentes;

RECOMENDA à Exma. Sra. Prefeita de PETROLÂNDIA/PE, JANIELMA MARIA FERREIRA RODRIGUES SOUZA, o que segue, observadas as seguintes particularidades:


Ministério da Saúde quer melhorar atendimento a pacientes indígenas


O Ministério da Saúde estabeleceu 13 critérios para qualificar o atendimento a indígenas em hospitais. As unidades que se adaptarem às medidas estipuladas na portaria, publicada hoje (16) no Diário Oficial da União, estarão aptas a receber recursos adicionais de até R$ 2,4 milhões por ano do governo federal para garantir que o atendimento aos pacientes respeite tradições e cultura.

“A ideia é criar normas para que possamos melhorar o atendimento e fazer com que as entidades tenham incentivo para melhorar a atenção ao cuidado dos indígenas, que são um público vulnerável”, disse o secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Marco Antônio Toccolini.

Dentre os critérios estabelecidos na portaria estão intérpretes, dietas adaptadas às restrições e hábitos das etnias e a presença de cuidadores tradicionais em enfermarias exclusivas para povos de recente contato – que são mais vulneráveis a doenças.


PRF divulga balanço da operação 12 de outubro em Pernambuco

Mais de 1.400 imagens de radar por excesso de velocidade foram emitidas; 14 motoristas foram autuados pela falta da cadeirinha (Foto: Divulgação/PRF-PE)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu à meia-noite de ontem a operação 12 de Outubro nas rodovias federais de Pernambuco. Entre os dias 11 a 15 de outubro, foram registrados 75 acidentes, que deixaram 44 feridos e nove mortes. No ano passado não houve uma operação específica para a data, pois o feriado foi em uma quarta-feira.

O acidente mais grave ocorreu no sábado (14), em Garanhuns, na BR 423, onde um carro de passeio invadiu a contramão e colidiu transversalmente contra uma carreta, deixando dois mortos e três feridos no local.

Durante cinco dias, foram fiscalizadas 2.583 pessoas e 2.792 veículos, sendo emitidas 1.715 autuações por diversas infrações ao Código de Trânsito Brasileiro, sendo 65 pelo não uso do cinto de segurança, 56 por ultrapassagens em local proibido, 14 pela falta da cadeirinha para crianças e seis pela ausência do capacete. Além disso, foram registradas 1.442 imagens de radar por excesso de velocidade.