terça-feira, 13 de abril de 2021

Rodrigo Novaes assegura junto ao Estado estrada que liga Belém de São Francisco ao porto de Barra de Tarrachil


O deputado estadual licenciado e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, tem se articulado junto ao Governo do Estsdo para levar melhorias às cidades do Sertão. Uma dessas ações é a restauração do pavimento do trecho entre Belém de São Francisco e o porto de Barra de Tarrachil, na Bahia, uma luta antiga do povo daquela região.

A ser realizada pela Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, a obra, cujo resultado da licitação para contratação da empresa responsável pelo serviço foi publicado nesta terça (13), no Diário Oficial, logo será uma realidade.

"Esse foi um compromisso pelo qual luto há muito tempo, desde o Governo Eduardo Campos. Um trecho curto, mas de grande importância para aqueles que passam pela região. Enfim, vamos tirar essa obra do papel. Agradeço ao governador Paulo Câmara e à secretária Fernandha Batista pelo empenho com nosso Sertão", afirmou Rodrigo Novaes.

Assessoria Rodrigo Novaes

Prefeitura de Petrolândia realiza no dia 20 deste mês pregão eletrônico para Registro de Preços para compra de 56 mil kits de Alimentação Escolar


No dia 20 de abril, às 10h00, a Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Petrolândia vai realizar Pregão Eletrônico Nº 014/2021 para compra de cestas básicas de merenda escolar, denominadas Kit Alimentação Escolar. A Secretaria Municipal de Educação estimou o número de alunos em 7.000, diante do cenário de não finalização do período de matriculas do devido ano letivo para 2021. O processo licitatório prevê a distribuição da merenda durante 8 meses, período estimado para o estado de calamidade pública decorrente do Novo Coronavírus (Covid-19), por isso o número total de kits é de 56.000 unidades.  

Desde o ano passado, os gêneros alimentícios do Kit Alimentação Escolar são distribuídos ao alunos matriculados na rede municipal de ensino, para alimentação em suas residências. Segundo o Edital, a equipe de nutrição responsável pela alimentação escolar selecionou itens alimentícios para compor o kit de alimentação a ser distribuído, levando em consideração o per capita utilizado nas escolas, pautando-se alimentação adequada neste momento, de modo a garantir a segurança alimentar e nutricional, bem como, condições de saúde àqueles que necessitem de atenção especifica e em vulnerabilidade social, com acesso igualitário.

Os alimentos definidos pela equipe de nutrição local para composição do kit, seguindo as determinações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são: 01 Kg de ARROZ TIPO 1,  01 Kg de FEIJÃO CARIOCA TIPO 1, 01 pacote (500g) de FLOCOS DE MILHO (Flocão), 01 Kg de AÇÚCAR TIPO CRISTAL, 01 pacote (500 g) de MACARRÃO ESPAGUETE (com ovos), 01 pacote (250g) de CAFÉ e 01 pacote (400g) de BISCOITO CREAM CRACKER. 

O valor máximo estimado para a contratação é de R$ 1.705.760,00 (Um milhão setecentos e cinco mil, setecentos e sessenta reais). 

As propostas podem ser entregues até 20 de abril de 2021, às 09h30. Mais informações e Edital disponíveis no Portal de Compras da Prefeitura Municipal de Petrolândia, no site www.licitapetrolandia.com.br.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Loja Minas D´Leles, a sua loja de calçados, confecções e acessórios, tem novidades para você neste mês de abril/2021

 


Loja Minas D´Leles em Petrolândia, a sua loja de calçados, confecções e acessórios, tem novidades para você neste mês de abril/2021

A Loja Minas D´Leles tem tudo em moda feminina, masculina e infanto juvenil, com seções de calçados, bolsas, confecções com roupas sociais, esportivas, praia, fitness e roupa íntima. Para você ou para presentear, a loja Minas tem tudo em um só lugar.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta de 08:00 às 18:30 e aos sábados de 08:00 às 13:00. Em todos os horários, com o atendimento cordial e simpático da equipe da loja Minas.



São 14 anos de muita gratidão por vocês clientes Minas Petrolândia, nosso trabalho ganha um significado maior quando é reconhecido por cliente como vocês, por isso nós agradecemos muito. Saber que temos a sua confiança e preferência nos incentiva para continuarmos nosso trabalho, e buscar novas formas de satisfazer suas necessidades, mais uma vez obrigado por nos impulsionar a sempre desempenhar nosso melhor trabalho.



Redação do Blog de Assis Ramalho

Homem mata filha e esfaqueia 4 pessoas da mesma família



Um homem, de 42 anos, é suspeito de matar a filha, de 21 anos, na última segunda-feira (12) em Rodeio, em Santa Catarina. Além da filha, o acusado ainda esfaqueou a ex-mulher, de 39 anos, que é mãe da vítima, os avós, de 56 e 61, e o tio, de 34. O homem cometeu o crime após a ex-companheira ter ido até a delegacia solicitar uma medida protetiva contra ele.

Segundo o G1, Géssica Dias Tizon, filha do suspeito, foi atingida por ao menos três golpes de faca e morreu no local do crime. A Polícia Civil trata o ataque contra a ex-companheira e a filha como feminicídio e a suspeita é de que a jovem tenha sido morta ao defender a mãe das agressões do pai.

Pelos outros crimes, a polícia afirma que o homem irá responder por tentativa de homicídio. O quadro clínico de todas as vítimas é estável.

De acordo com o delegado responsável pela região, Ronnie Reis Esteves, a ex-companheira foi até a delegacia no início da tarde de segunda e conseguiu uma medida protetiva por violência doméstica. No entanto, o oficial de Justiça não conseguiu entregar a intimação ao homem, pois o crime já havia ocorrido.

A PM acompanhou a mãe de Géssica até a casa em que dividia com o homem, localizado no bairro Rodeio 12. No local, ela recolheu os pertences e foi junto com o dois filhos mais novos para a casa dos pais. Estes dois irmãos da vítima, menores de idade, também estavam no momento do crime, mas não se feriram.

"A Polícia Civil encaminhou ao Poder Judiciário [o pedido de proteção], que imediatamente deferiu. Assim que o oficial de Justiça foi intimar o agressor, já se deparou com a situação", disse Esteves.

Conforme a PM, o homem também fez alguns disparos com um rifle calibre 22, mas os ferimentos nos familiares foi causado por golpes de faca.

Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade, os feridos foram levados aos hospitais de Timbó e Indaial, na mesma região. Segundo a PM, eles não correm risco de morte. Não há detalhes sobre o estado de saúde atualizado das vítimas.

Fuga

Depois de matar a filha e ferir as outras pessoas, o homem fugiu para casa onde mora, que fica a aproximadamente 50 metros do local de onde o crime ocorreu. A polícia realizou buscas e, ao entrar na residência do suspeito, encontrou manchas de sangue no chão da cozinha.

O rastro de sangue foi seguido até uma área de matagal no fundo da casa, onde o homem foi encontrado perto de um córrego, com diversos cortes nos pulsos, pés e uma perfuração no abdômen.

Por Caroline Borges, G1 SC e NSC

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta (14/04) a partir das 14:00; Marque já a sua consulta



A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira 14//04 a partir das 14h00.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.
DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às sextas-feiras a partir das 8 horas da manhã.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Câmara do Rio desiste de afastar Jairinho da Comissão de Redação e Justiça


Dr. Jairinho na Câmara do RioO vereador Dr. Jairinho; ele foi preso nesta quinta-feira (8) em investigação sobre a morte do filho da namoradaFoto: Renan Olaz/CMRJ

A Mesa Diretora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro desistiu de pedir o afastamento do vereador Dr. Jairinho (sem partido) da Comissão Permanente de Redação e Justiça, considerada a mais importante do parlamento carioca. A medida tinha sido anunciada na quinta-feira (8), pelo presidente da casa, Carlo Caiado (DEM).

A mudança de estratégia foi uma orientação da Procuradoria da Casa, para evitar uma batalha judicial que, adiante, possa mantê-lo como integrante do colegiado. Enquanto estiver preso, ele já não poderá participar das atividades do órgão.

De acordo com parlamentares da Mesa Diretora, a nova orientação é aguardar que a prisão temporária decretada contra o vereador, por 30 dias, o faça perder as sessões regulares da comissão e, assim, ele seria excluído do órgão por faltas, seguindo os termos do regimento, que estabelece em seu artigo 64: “Os membros das comissões permanentes serão destituídos caso não compareçam a cinco reuniões ordinárias consecutivas”.

Até que isto aconteça, o vereador, preso em Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste, desde a última quinta-feira (8), não será substituído na comissão. Enquanto Jairinho estiver ausente, o comando será assumido interinamente pelo vice-presidente Inaldo Silva (Republicanos). Assim, o vogal Thiago K. Ribeiro (DEM) subirá para o posto anteriormente ocupado por Inaldo.

A composição da Comissão de Justiça e Redação é importante para Jairinho porque o futuro político do vereador pode voltar a se cruzar com ela. A Mesa Diretora aguarda uma resposta do Tribunal de Justiça sobre o pedido de acesso aos autos, feito na quinta-feira, para embasar uma eventual representação.

Caso o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar opte por fazê-la, como já demonstrou ter interesse, caberá à Comissão de Justiça e Redação, em cinco dias, analisar os aspectos jurídicos, legais e regimentais do documento. Se houver parecer favorável, o processo avança. Se rejeitado, vai para arquivo.

Ao receber a representação, caberá à comissão analisar os requisitos formais do processo e envio de um parecer ao Conselho de Ética, em caso de concordância. Ao receber o documento, ela avaliaria os requisitos formais do processo e enviaria um parecer ao Conselho de Ética sobre a continuidade do processo.

Jairinho era o único vereador eleito pelo Solidariedade na Câmara Municipal do Rio. No entanto, ele foi expulso pela legenda na última quinta-feira (8).

Por Stéfano Salles, da CNN, no Rio de Janeiro

Paulo Afonso (BA): Audiência pública para debater crise do Hospital Nair Alves de Souza é marcada para 29 de abril


A Câmara Municipal de Paulo Afonso agendou para o próximo dia 29 de abril (quinta-feira) uma Audiência Pública para debater alternativas para a crise que atinge o Hospital Nair Alves de Souza. A audiência foi solicitada pelo vereador Marconi Daniel (Podemos) que já antecipou a defesa de uma gestão triparte na unidade.

“Estamos com equipamento sucateado precisando urgentemente de socorro. A Câmara tem que ser inserida no projeto para que, junto com o Poder Executivo, possamos fazer encontrar uma solução. Defendo a implantação de uma gestão triparte, onde o hospital passaria a ser gerido pelo Município, Estado e União. Não medirei esforços para que isso aconteça.”, argumentou o parlamentar.

Desde o primeiro dia de 2021, a prefeitura assumiu a gestão do HNAS, mas vem encontrado dificuldades para custear as despesas de aproximadamente R$ 4 milhões por mês.

No início de março, o prefeito Luiz de Deus se reuniu com representantes da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf) para tratar sobre a possibilidade de transformação do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) em Hospital Universitário, que seria uma das alternativas para a crise.

Na oportunidade, o reitor da Univasf, César Fagundes falou sobre a busca por essa parceria. “Semana passada teve reunião na Univasf em Petrolina, e agora estamos aqui em Paulo Afonso, em busca de solução para o HNAS. Unimos esforços para junto com o Governo do Estado, buscar recursos para conseguir resolver a situação do hospital. É uma gestão compartilhada que estamos tentando alinhar entre a prefeitura, o estado e o governo, então cada um vai participar da gestão, da forma que lhe compete”.

Por Portal PA4

Petrolândia/Covid-19: Grupos de 67 a 69 anos de idade serão vacinados a partir desta terça-feira (14) - Confira o informativo completo

 


Calendário de Vacinação contra COVID-19.

Atenção! Grupos de 67 a 69 anos de idade serão vacinados a partir desta terça-feira (13), zona urbana e zona rural.

Confira abaixo o informativo completo.



Divulgação/Secretaria de Saúde de Petrolândia

Morre Ruth de Souza, da seleção brasileira de basquete, de Covid


Ruth recebe medalha de Fidel Castro no Pan de Havana Foto: Acervo/CBB

O esporte brasileiro perdeu mais um nome importante para a Covid-19. A ex-pivô Ruth de Souza, campeã dos Jogos Pan-Americanos de Havana (1991) com a seleção brasileira de basquete, morreu nesta terça-feira por complicações relativas à doença.

Ruth, de 52 anos, estava internada desde o início deste mês. Seu quadro clínico vinha apresentando piora nos últimos dias.

Natural de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Ruth foi campeã mundial com a seleção brasileiro em 1994, além de ter disputado a Olimpíada de Barcelona, a primeira da seleção feminina, em 1992. A ex-ala atuava como técnica em sua cidade natal.

— Perdi uma amiga, com uma história de vida de muitos desafios, mas que jamais perdeu sua doçura e sempre com seu jeito humilde e eficiente na convivência em grupo. Dia muito triste para mim. Ruth fazia parte da minha família e era sempre recebida com carinho, como merecia. Que ela faça esta passagem com muita luz — disse Magic Paula, vice-presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Em nota, a entidade lamentou a perda:

"Em vida, Ruth recebeu diversas homenagens da Confederação Brasileira de Basketball nas últimas duas décadas, sempre em referência à sua garra em quadra, seu carisma, entrega e dedicação ao esporte. Ruth deixa um exemplo de como é possível combater o bom combate, ser firme, raçuda em quadra, defender as cores do Brasil, mas sem perder o fair play. Ruth, nós nunca esqueceremos o seu sorriso!"

Por O Globo

Auxílio Emergencial 2021: trabalhador que teve benefício negado no sábado pode contestar até 22 de abril



Os trabalhadores que tiveram o resultado negativo do Auxílio Emergencial 2021 divulgado no último sábado (10) já podem recorrer da decisão. O prazo vai até 22 de abril. A contestação deve ser feita pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/ (veja mais abaixo como fazer).

No início do mês, o Ministério da Cidadania liberou as consultas à nova rodada do Auxílio. Quem já teve o benefício negado naquela data teve até a última segunda-feira para recorrer da decisão. Para uma parcela dos trabalhadores, no entanto, a consulta retornava o status como 'em processamento'.

Parte desse público teve a análise concluída no sábado, com a aprovação de mais 236 mil beneficiário. É para quem teve resposta negativa nessa etapa que foi aberto o novo período de contestação. O Ministério aponta que ainda há cadastros sendo analisados – o que deve dar origem a novos aprovados e a novos períodos de contestação para eventuais pedidos negados.

Quem receber uma ou mais parcelas da nova rodada do benefício, mas tiver os pagamentos cancelados durante as reavaliações mensais ainda poderá recorrer da decisão.

Nem todas as negativas podem ser contestadas: algumas decisões são finais. Veja mais abaixo a lista dos motivos que podem ou não ser contestados e o que fazer em cada caso.

Verifique o status do benefício

Para fazer a contestação, o trabalhador precisa primeiro verificar se teve o benefício negado.

Isso pode ser feito pelo site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/. O beneficiário deverá informar o CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

A consulta também pode ser feita pelos canais da Caixa: pelo auxilio.caixa.gov.br ou pelo telefone 111.

Como contestar

A contestação pode ser feita apenas pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br, usando o mesmo caminho para verificar o status do benefício.

Para quem teve o benefício negado – e se encaixa em uma das situações que permitem a contestação (veja como consultar a lista abaixo) – , a página vai trazer um ícone "Solicitar contestação", informando o motivo da negativa.

Após clicar neste botão, será apresentada pergunta se o beneficiário deseja mesmo apresentar a contestação e, quando confirmar, a contestação será enviada para avaliação da Dataprev.

Só são elegíveis à nova rodada de pagamentos os trabalhadores que tinham o direito reconhecido ao Auxílio em dezembro do ano passado. A Dataprev analisou, entre esses beneficiários, quem se encaixa nas regras deste ano. Assim, quem não tinha direito em dezembro não teve o cadastro analisado, e não terá como recorrer.

O Ministério da Cidadania informa que oferece atendimento telefônico pelo número 121 e pela Ouvidoria por meio de formulário eletrônico. Outra opção é enviar uma carta para o endereço: SMAS - Setor de Múltiplas Atividades Sul Trecho 03, lote 01, Edifício The Union, térreo, sala 32, CEP: 70610-051 - Brasília/DF.

Por G1 Economia

Prefeitura de Olinda faz seleção simplificada com 198 vagas e salários de até R$ 2,5 mil

Palácio dos Governadores, sede da prefeitura de Olinda, localizado no Sítio Histórico do município — Foto: Reprodução/Google Street View

A Prefeitura de Olinda, no Grande Recife, realiza uma seleção simplificada para a contratação de 198 vagas para professores e outras carreiras com cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 1.187 a R$ 2,5 mil. As inscrições devem ser feitas pela internet e seguem até o dia 29 de abril.

As vagas ofertadas são para a Secretaria de Educação, Esportes e Juventude do município, com oportunidades para analista de sistemas, técnico de informática, nutricionista e professor de ensino fundamental, artes, ciências, história, geografia, educação física, entre outras (confira lista completa mais abaixo).

De acordo com o edital, disponível na internet, o prazo dos contrato é de um ano, mas pode ser prorrogado por um período equivalente. O documento também estabeleceu que 5% das vagas sejam destinadas a pessoas com deficiência. Para participar da seleção é necessário pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 25 para os cargos de nível médio e R$ 30 para os cargos de nível superior.

Segundo a prefeitura, há isenção total da taxa de inscrição para os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse caso, é preciso solicitar o benefício até a quinta-feira (15).

Os candidatos que não têm direito à isenção devem pagar a taxa até o dia 30 de abril. O resultado preliminar da seleção, que tem como base a avaliação curricular de caráter eliminatório, deve ser divulgado em 11 de maio.

Por G1 PE

Polícia Federal informa: Deflagrada operação que investiga desvio de recursos federais da educação em Petrolina (PE)


O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão da Justiça Federal que determinou, nesta terça-feira (13), o cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF) no âmbito de investigações de supostas irregularidades relacionadas a contratações realizadas pela Secretaria de Educação de Petrolina (PE). A Operação Contrassenso é acompanhada pela procuradora da República Ticiana Nogueira.

As investigações apontaram irregularidades no fornecimento de kit escolar, entre o final do ano de 2015 até 2020, com emprego de recursos federais oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A investigação é decorrente da análise do material apreendido na Operação Casa de Papel, deflagrada no ano passado. As medidas autorizadas pela Justiça Federal foram cumpridas pelo MPF, PF e Controladoria-Geral da União (CGU), em Petrolina, no Recife e no estado de Minas Gerais.

As apurações também indicaram pagamento de possível propina por meio de transferências bancárias em favor de terceiros, além de demonstrar frequente contato entre servidores públicos e os líderes do grupo econômico investigado, principalmente em atos referentes ao pagamento da prefeitura às empresas do grupo. A CGU realizou auditoria em parte das contratações, apontando evidências dos artifícios utilizados pelo grupo empresarial para burlar os processos licitatórios, em especial o uso de empresas de fachada criadas em nome de pessoas interpostas.

O MPF analisará as possíveis evidências colhidas durante a operação para dar sequência à investigação dos aspectos criminais referentes ao caso, empreendendo as medidas necessárias junto à PF e à Justiça Federal.

Por Ministério Público Federal (MPF)
*Com informações da Polícia Federal

Boletim desta terça-feira [13/04/2021]: Com 68 mortes e 2.531 casos de Covid-19, Pernambuco tem 12.905 óbitos e 372.756 confirmações da doença



A Secretaria Estadual de Saúde contabilizou mais 2.531 casos da Covid-19 e 68 óbitos de pacientes com a doença, elevando o total em Pernambuco para 372.756 diagnosticados com o novo coronavírus e 12.905 mortes.

O número de confirmações em 24 horas é o sexto maior desde o início da pandemia, em março de 2020. Desses 2.531 novos registros, 178 (7%) foram de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), ou seja, de pessoas que precisaram ser internadas ou, ainda, de pacientes que morreram com a doença.

Outros 2.353 (93%) foram de pessoas com quadros leves da doença e não precisaram ser internados. Esses casos englobam, também, pessoas que foram assintomáticas ou que descobriram ter tido a doença depois de curadas, por meio de testes sorológicos.

Durante toda a pandemia, o estado teve 37.924 pacientes graves e 334.832 leves.

As 68 mortes contabilizadas nesta terça-feira ocorreram entre 23 de outubro de 2020 e a segunda-feira (12). Outras informações sobre a pandemia devem ser repassadas ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por G1 PE

Petrolândia: MedClinic informa agenda de atendimento; confira e marque sua consulta

 


A MedClinic - Clínica Especializada informa atendimento para esta próxima semana; CONFIRA ACIMA!

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada em Petrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.


Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinicDivulgação/MedClinic

Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques e vice Rogerio Novaes acompanham obras de recuperação de estradas na zona rural


INFRAESTRUTURA, obras sendo realizadas em Petrolândia.

O prefeito Fabiano Marques e o vice-prefeito Rogério Novaes, estiveram juntamente com os secretários, acompanhando as obras de recuperação de estradas na zona rural (vídeo acima).

Uma nova história de trabalho, desenvolvimento e progresso.

Divulgação/Prefeitura de Petrolândia


Operação da PF investiga desvio de recursos públicos na Secretaria de Educação de Petrolina, PE

Operação da PF investiga desvio de recursos públicos na Secretaria de Educação de Petrolina — Foto: Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta terça-feira (13) uma operação com o objetivo de investigar possível prática dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude em licitação, falsidade ideológica e organização criminosa através de contratações realizadas pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Cerca de 150 policiais federais e auditores da Controladoria Geral da União ( CGU) participam do cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal em Petrolina.

As buscas estão sendo realizadas em sedes de órgãos da Prefeitura de Petrolina, bem como na região metropolitana do Recife e no Estado de Minas Gerais. De acordo com a PF, as investigações da Operação Contrassenso apontam irregularidades no fornecimento de kit escolar, entre o final do ano de 2015 até o ano de 2020, com emprego de recursos federais oriundos do FUNDEB, verba sob fiscalização da União. A investigação é uma decorrência da análise do material apreendido na denominada Operação Casa de Papel, deflagrada pela Polícia Federal no ano passado.

Segundo a PF, as investigações apontam pagamento de possível propina através de transferências bancárias em favor de terceiros, indicada por um dos servidores investigados, além de demonstrar um frequente contato entre os servidores públicos e os líderes do grupo econômico, principalmente em atos referentes ao pagamento da prefeitura às empresas do grupo.

A CGU realizou auditoria em parte das contratações, apontando evidências dos artifícios utilizados pelo grupo empresarial para burlar os processos licitatórios, em especial o uso de empresas de fachada criadas em nome de interpostas pessoas (laranjas).

Às 10h , o Delegado da Polícia Federal, Afonso Marangoni Júnior, e o Superintendente da CGU em Pernambuco, Fábio Araújo, vão conceder uma entrevista coletiva sobre a operação.

O G1 entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Petrolina e aguarda envio de nota sobre o caso.

Por G1 Petrolina

Petrolândia: Vereador Dedé de França solicita ao prefeito Fabiano Marques Kits de Merenda Escolar às famílias carentes de alunos da rede municipal


O vereador Erinaldo Alencar Fernandes (Dedé de França-MDB), apresentou na última quarta-feira (07/04/2021), em Sessão Oridinária da Câmara Municipal de Petrolândia, Indicação dirigida ao prefeito Fabiano Marques (PTB) solicitando providências do Executivo para que seja destinados aos estudantes do município, cujas famílias encomtram-se em estado de vulnerabilidade, Kits de Merenda Escolar, com o objetivo de suprir a carencia alimentar em suas residências, uma vez que as atividades escolares encontram-se suspensas. 

''Justifico o presente pleito, salientado a importância plena  da referida ação, face ao momento de extrema vulnerabilidade que esses alunos e respectivas famílias encontram-se vivenciando, em conseqência da pandemia do novo coronavírus. Desta forma, nada mais justo que esse município, tal qual outras cidades circunvizinhas, adote as referidas medidas, cuja ação, fará a diferença na vida de cada estudantes, que hora encontram-se em estado de necessidade, decorrente da situação vigente, que infelizmente assolou o nosso município como um todo'' 

Erinaldo Alencar Fernandes (Dedé de França)
Ereador MDB



Confira mais notícias relacionadas à reunião do dia 07 de abril de 2021 - Clique para ver

>> Petrolândia: Com presença do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Câmara realiza reunião ordinária na manhã desta quarta (07/04/2021); Confira!

>> Petrolândia: Vereador Fabrício Cavalcante solicita ao prefeito Fabiano Marques implantação do programa Jovem Aprendiz


Grupo de 236 mil novos beneficiários recebe pagamento do Auxílio Emergencial a partir de quinta-feira (15)


Após nova revisão, o Ministério da Cidadania anunciou que mais 236 mil pessoas foram consideradas aptas e receberão o Auxílio Emergencial 2021. Nesta quinta-feira (15), os novos beneficiários elegíveis nascidos entre janeiro e maio recebem a primeira das quatro parcelas. Já os nascidos nos demais meses devem seguir o calendário já divulgado anteriormente pelo ministério. Para a nova etapa do programa, será realizado um investimento de R$44 bilhões.

Para receber o benefício, as famílias devem estar cadastradas no site/aplicativo do Caixa Tem ou incluídos no Cadastro Único (CadÚnico) e não fazer parte do Programa Bolsa Família. O pagamento é realizado através da conta poupança digital da Caixa, pelo Caixa Tem e os valores só podem ser movimentados através do aplicativo, para pagar contas e realizar compras. O saque só é permitido quatro semanas após o depósito do valor.

Lembrando que os valores do benefício seguem quatro faixas de pagamento. As mulheres chefes de família sem cônjuge ou companheiro, com pelo menos uma pessoa menor de dezoito anos recebem R$375,00; famílias com duas ou mais pessoas, exceto aquelas com mães chefes de família recebem R$250,00 e as pessoas que moram sozinhas são beneficiados com R$150,00.

No caso dos que recebem através do Bolsa Família, o calendário segue o mesmo e os pagamentos serão realizados a partir da próxima sexta-feira (16), com os beneficiários que tenham o número do NIS terminado em 1.

A primeira parcela do auxílio será paga até o dia 30 de abril. Para maiores dúvidas, o Ministério da Cidadania oferece canais para atender ao público, através dos números 121 e 111. Os nomes dos beneficiários incluídos nessa nova remessa do benefício podem ser conferidos no site: www.cidadania.gov.br/auxilio. Além disso, as famílias também podem tirar dúvidas através da plataforma.

Por Tarsila Castro
Folha

Em Petrolândia e região, JTS Segurança Eletrônica realiza instalação, manutenção e vendas de equipamentos de segurança


Proteger sua família e seu patrimônio é, atualmente, uma preocupação diária do cidadão, diante da escalada da insegurança. Para ajudar nesta tarefa, em Petrolândia e cidades circunvizinhas, você e sua empresa podem contar com os serviços da JTS Segurança Eletrônica, organização de Josimar.

Especializado em instalação, manutenção e vendas de cercas elétricas, porteiros eletrônicos, câmeras de segurança e outros dispositivos para segurança de sua empresa e de sua residência, JTS Segurança Eletrônica oferece também equipamentos e acessórios para informática, chips e recarga de celulares da Tim, vendidos na sede de sua empresa, situada na Av. Barreiras, perto da Cadeia Pública de Petrolândia. Contato: (87) 99995-0167 ou 99903-4741.


Confie a sua segurança a quem entende do assunto e você conhece. Faça o seu orçamento para aquisição, instalação e manutenção de equipamentos com JTS Segurança Eletrônica.

JTS Segurança Eletrônica é parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Josimar/JTS Segurança Eletrônica

Auxílio Emergencial 2021: Caixa paga nesta terça-feira (13) a 1ª parcela a nascidos em abril; veja calendários


A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta terça-feira (13) a primeira parcela do Auxílio Emergencial 2021 a beneficiários nascidos em abril e que não fazem parte do Bolsa Família.

Para os trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos começam em 16 de abril.

Os pagamentos da primeira parcela do benefício, para todos os públicos, vão até 30 de abril.

A ajuda paga nesta terça será creditada em conta poupança social digital da Caixa, que poderá ser usada inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito nesta terça serão liberados no dia 12 de maio (veja nos calendários mais abaixo).

VEJA QUEM RECEBE NESTA TERÇA:

trabalhadores do Cadastro Único e inscritos via site e app, nascidos em abril, que receberam o benefício em dezembro

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/

Calendários de pagamento

Veja abaixo os calendários de pagamento.

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA

Auxílio Emergencial 2021 Bolsa Família — Foto: Economia G1

Auxílio Emergencial 2021 Bolsa Família — Foto: Economia G1

BENEFICIÁRIOS FORA DO BOLSA FAMÍLIA


Calendário Auxílio Emergencial 2021 — Foto: Economia G1


Petrolândia paga as contas e investe na Saúde - Em entrevista, Prefeito Fabiano Marques faz balanço dos primeiros 100 dias de Gestão

A entrevista vai ar ao longo do Frente a Frente, programa que começa às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras, hoje presente em três Estados da região, tendo como cabeça de rede a Hits 103,1 FM, no Grande Recife.

Em entrevista ao Frente a Frente, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (PTB), comemorou os cem primeiros dias de gestão anunciando que pagou folhas em atraso, débitos da Previdência em torno de R$ 2 milhões, pagando parte dos R$ 2,6 milhões de débitos da administração passada com os fornecedores.

“Mas o nosso grande feito, na verdade, está sendo rearrumar a precária rede de saúde do município”, disse o trabalhista. Na semana passada, Fabiano esteve no Palácio abrindo o diálogo para levar mais investimentos para o município. Já em Brasília, vai encaminhar ao ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto, um projeto para impulsionar a Ilha de Rarrá.

Trata-se de uma verdadeira joia do São Francisco, localizada no meio do rio entre Petrolândia, Pernambuco, e Glória, na Bahia. Um pequeno paraíso rodeado por águas cristalinas e dunas de areia clara. De tão bonita parece até miragem, mas ao se aproximar de catamarã se percebe que a ilha é uma deslumbrante verdade.

A entrevista vai ar ao longo do Frente a Frente, programa que começa às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras, hoje presente em três Estados da região, tendo como cabeça de rede a Hits 103,1 FM, no Grande Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio na página acima do blog ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio no play store.

Via Blog do Magno

Quatro dias de chuvas no Grande Recife e na Zona da Mata deixam 270 desalojados em 11 cidades

Ruas ficam alagadas na Região Metropolitana do Recife após chuvas registradas em quatro dias seguidos — Foto: Reprodução/TV Globo

As chuvas que há quatro dias atingem o Grande Recife e a Zona da Mata de Pernambuco deixaram 270 pessoas desalojadas em onze cidades (confira lista mais abaixo). Também foram registrados 78 deslizamentos de barreiras, nove quedas de árvores em vias públicas e cinco quedas de muros e tetos, além de uma área inundada.

Esses dados se referem ao balanço da Secretaria Executiva de Defesa Civil com relação às ocorrências contabilizadas desde a sexta-feira (9) até as 17h desta segunda-feira (12).

As cidades afetadas foram: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Recife, Gameleira, São Lourenço da Mata e Tamandaré.

Desde o fim da tarde do sábado (10), o Corpo de Bombeiros atendeu 70 pessoas que ficaram ilhadas e 90 fiações elétricas incendiadas.

Entre os resgates feitos pelos bombeiros nesta segunda-feira (12), estão os 38 passageiros de um ônibus que quebrou em uma via alagada, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. Todos saíram do veículo sem ferimentos.

Passageiros de ônibus foram resgatados de bote em via alagada no Recife — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

As equipes da Defesa Civil do Estado permanecem em alerta 24 horas e podem ser acionadas por meio da Central de Operações, pelos telefones 199 e 3181-2490. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pela população em caso de emergência, pelo telefone 193.

O Túnel Felipe Camarão, localizado no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife, alvo constante de reclamações por problemas de infraestrutura, continuava com a faixa no sentido Jordão interditada quando o balanço foi divulgado.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), uma equipe técnica trabalhou no local pare tentar normalizar a circulação do tráfego o quanto antes.

O DER sugeriu que os motoristas que vêm no sentido Jaboatão/Recife com destino ao bairro do Jordão sigam pela Avenida Mascarenhas de Morais, em direção ao Recife, e retornem pelo viaduto sobre a linha férrea, em frente ao edifício-garagem do Aeroporto.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), um sistema meteorológico conhecido como Distúrbio Ondulatório de Leste foi intensificado pela confluência dos ventos em baixos níveis e vem causando esse volume de chuva.

Olinda foi a cidade da Região Metropolitana com o maior volume acumulado de chuva nas últimas 72 horas, com 327 milímetros, o equivalente a 102% do esperado para o mês de abril. O Recife foi a segunda cidade com mais chuva. Nesse período, choveu 292 milímetros, 89% do esperado para o mês.

As outras cidades com maiores volumes de chuva, de acordo com a Apac, foram Cabo de Santo Agostinho, com 274 milímetros, 119% do esperado; Jaboatão dos Guararapes, com 274 milímetros, 97% do esperado; Camaragibe, com 268 milímetros, 96% do esperado, e São Lourenço da Mata, com 260 milímetros, 106% do esperado para o mês de abril.

Também foram registrados volumes expressivos de chuva na Zona de Mata. Em Ribeirão, choveu 159 milímetros, que equivale a 89% do esperado; em Sirinhaém, 154 milímetros, 60% do esperado para o mês; e Rio Formoso, 151 milímetros, 55% do esperado.

Níveis de rios

Foram emitidos três avisos hidrológicos para o Rio Capibaribe, que atingiu a cota de alerta nos trechos de São Lourenço da Mata e Paudalho. O Rio Ipojuca, na Zona da Mata do estado, apresentou elevação, mas não atingiu cota de alerta.

A Apac informou que todos os rios de Pernambuco encontram-se dentro da normalidade e não apresentam alterações em seus níveis até o momento, mas disse que alguns têm sido monitorados com maior atenção, como é o caso de Ribeirão, no Rio Amaragi, e a de Barreiros, no Rio Una.

Meteorologia

A chuva aumentou o nível das barragens de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, que passou de 25,82% para 47,21% da capacidade total; Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, de 2,99% para 32,44% do total; Botafogo, em Igarassu, que passou de 4,35% para 12,36%; e Goitá, em Paudalho, que passou de 2,01% para 4,82% da capacidade total do reservatório (veja vídeo acima).

Placas

Os condutores que perderam placas de veículos durante as fortes chuvas podem solicitar o novo emplacamento até o dia 26 de abril sem agendar o serviço, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

No caso de placas dianteiras, não é necessário fazer uma vistoria prévia, bastando apenas a solicitação do serviço de emplacamento diretamente em um posto de atendimento. Para os motoristas que perderam placas traseiras, é preciso submeter o veículo a uma vistoria.

Por G1 PE