terça-feira, 29 de julho de 2014

Paulo quer ampliar parcerias do Estado com o Sistema S

Em visita a Josias Albuquerque, candidato reafirma compromissos com as pequenas e médias empresas do Estado (Foto: Aluísio Moreira)

Na tarde desta terça-feira (29), o candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), fez uma visita ao presidente do Conselho Regional do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Josias Albuquerque, e sua diretoria. Aos dirigentes, o socialista garantiu a continuidade e a ampliação das parcerias exitosas que o Governo do Estado vem mantendo com o chamado Sistema S. "Ao longo dos últimos anos, fizemos muitas ações conjuntas, sempre com ótimos resultados. A gente quer ampliá-las, para que possamos ter um Estado referência em relação à qualificação profissional dos nossos jovens e de nossos trabalhadores", explicou o postulante.

Durante o encontro, Paulo - acompanhado de seu candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB) - apresentou à diretoria da Fecomércio as suas diretrizes para o fortalecimento dos pequenos negócios no Estado. "Ouvimos do professor Josias o compromisso de, num prazo rápido, formular contribuições, dentro dessas diretrizes, para o nosso Programa de Governo. A gente espera incorporá-las e, a partir de 2015, como governador de Pernambuco, já ter condições de tirá-las do papel", previu o socialista.

Entre as prioridades das diretrizes já anunciadas pelo socialista, e apresentadas à Fecomércio, está a integração dos pequenos e médios negócios aos grandes empreendimentos que estão em gestação no Estado. Outros compromissos são, também, o incentivo aos arranjos produtivos locais, o fortalecimento do crédito e das exportações, a desburocratização dos serviços que atendem os pequenos e médios negócios, a ênfase na educação e na qualificação profissional.

Assessoria de Imprensa do PSB
Foto: Aluísio Moreira

Tentativa de assalto acaba com um morto e dois feridos em AL; tiros teriam partido de um PM apaisana


Uma tentativa de assalto acabou com um suspeito morto e dois baleados, na tarde desta terça-feira (29), na Avenida Menino Marcelo, no bairro da Serraria, em Maceió. Os acusados foram baleados, segundo a polícia, por um militar que estava de folga.

Jaldenir Nascimento Silva está no centro cirúrgico do Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche da Barra, enquanto outro suspeito - ainda não identificado - deu entrada já morto na unidade. Um terceiro suspeito conseguiu fugir.

A Polícia Militar informou que os suspeitos teriam atacado uma distribuidora de cimento e foram surpreendidos durante a fuga. Um policial militar que não estaria em serviço perseguiu os acusados e efetuou os disparos.

O suposto policial que baleou os acusados não foi identificado. Integrantes do Batalhão de Eventos não souberam informar se o militar prestava serviço para algum dos estabelecimentos e reagiu ao assalto ou se passava pelo local quando viu a situação considerada suspeita e atirou contra os supostos assaltantes.    

Gazeta Web      

Marília Arraes participa do primeiro ato de rua com Armando

Foto: Alexandre Albuquerque

Palmares - Uma das principais lideranças jovem do PSB e de destaque na Câmara do Recife, a vereadora Marília Arraes fez sua estreia na campanha de Armando Monteiro (PTB), candidato a governador de Pernambuco, nesta terça-feira (29). E o local escolhido foi a cidade de Palmares, na Mata Sul. Neste município, Marília se integrou à "onda azul" que invadiu o centro comercial do município.

Em Palmares, Marília Arraes articulou um encontro de Armando Monteiro com o ex-prefeito Chiquinho (PSB) e com o presidente da Câmara Municipal, o vereador Luciano Júnior (PCdoB), neto do socialista. O ex-prefeito governou o município por duas gestões.

Nas ruas, Marília Arraes caminhou ao lado de Armando e do candidato a vice, Paulo Rubem Santiago (PDT), pedindo votos para toda a chapa majoritária da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, candidatos proporcionais e também para a presidente Dilma Rousseff (PT). Vestida com uma camisa vermelha, tradicional cor do Partido dos Trabalhadores, a vereadora do Recife, com a sua simpatia, contagiou a população, que retribuiu o apoio e declarou votos ao candidato a governador.

Capotamento de caminhão deixa uma pessoa morta na BR-423 em Pernambuco

Camihão capota na BR-423, em Saloá, PE (Foto: Divulgação/ Agreste Violento)
Segundo a PRF, motorista teria perdido o controle pouco antes do acidente.
Caminhão era da Paraíba; vítima morreu no local e corpo foi para o IML.

O capotamento de um caminhão deixou uma pessoa morta na BR-423 em Saloá, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (29) no quilômetro 131 da rodovia.

Também segundo a PRF, o motorista do caminhão, um homem de 39 anos, teria perdido o controle da direção e, em seguida, capotado o veículo, de placa de João Pessoa, PB, próximo a uma curva. O condutor não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A polícia não soube informar o que teria provocado o acidente e o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru, na mesma região.

Do G1 Caruaru

Prefeito é baleado com quatro tiros em praça pública no interior da Bahia

Prefeito de Itagimirim
Prefeito de Itagimirim-BA foi atingido por quatro tiros na noite desta terça-feira (29)

O prefeito de Itagimirim-BA, Rielson Santos Lima (PMDB), foi baleado em uma praça localizada no centro da cidade, na noite desta terça-feira (29). Segundo testemunhas, ele estava num bar com um primo quando dois homens chegaram a bordo de uma moto. Quatro tiros atingiram a vítima.

O político foi socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, cidade vizinha do sul da Bahia, e passa por uma cirurgia chamada laparotomia exploratória, que pode durar até quatro horas, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Mario Gontijo. Segundo o secretário, ferimentos causados por três dos tiros já foram estabilizados.

Uma UTI aérea foi disponibilizada para transferência do prefeito para Salvador, mas a aeronave não pôde pousar por conta do tempo chuvoso na capital baiana. Reilson Lima seria levado para o Hospital do Subúrbio, informa o titular da Saúde.

Ainda não há informações sobre a motivação e a identificação dos suspeitos.

G1 Bahia

TCE emite alerta à Prefeitura de Caruaru sobre contratação do IAUPE sem licitação


O TCE enviou ofício, com alerta de responsabilização, à Prefeitura de Caruaru, sobre a Dispensa de Licitação para contratação da IAUPE, entidade ligada à Universidade de Pernambuco, para prestar serviços de manutenção de informática na Secretaria Municipal de Fazenda. O ofício foi assinado pela Conselheira Teresa Duere, relatora das contas do Município em 2014, após representação do Ministério Público de Contas.

Segundo a representação, a Lei de Licitações autoriza, em alguns casos, a contratação direta de entidades de apoio a universidades públicas. Todavia, no caso do contrato de informática analisado, haveria vedação legal, pois não se trata de atividade ligada ao ensino e a pesquisa. O objeto do contrato é a manutenção de sistemas de informática da Secretaria de Fazenda de Caruaru, atividade que pode ser prestada por qualquer empresa qualificada em licitação.

O Ministério Público de Contas ponderou que o TCE tem vários precedentes vedando a contratação direta de entidades de apoio a universidades, para serviços que empresas comerciais possam prestar mediante concorrência no mercado.

Paulo conquista importante apoio no Agreste

Vereador Morica formaliza apoio à Frente Popular (Foto: Aluísio Moreira)

Mais um expressivo nome da política do Agreste pernambucano se incorpora à caminhada que levará Paulo Câmara (PSB) ao Palácio do Campo das Princesas. O vereador do município de Toritama e candidato a deputado estadual Morica (PSL) formalizou, nesta terça-feira (29), o seu apoio ao candidato da Frente Popular ao Governo do Estado.

“Sou mais um jogador no time que vai levar Paulo Câmara a vencer as eleições. Vou trabalhar muito por ele lá em Toritama. A vitória vai ser nossa”, exaltou Morica, que possui um diferenciado reconhecimento na região.

O vereador engrossa as fileiras da maior frente partidária já constituída em Pernambuco para a eleição de um governador. A Frente Popular possui 21 legendas em sua base, além de diversas lideranças filiadas a legendas que estão formalmente em palanques adversários.

Assessoria de Imprensa do PSB
Foto: Aluísio Moreira

Petrolândia: Dor e comoção marcam o sepultamento de Norma Maria Souto


Dor e comoção marcaram o sepultamento de Norma Maria Souto, realizado na tarde desta terça-feira (29) no cemitério de São Francisco, em Petrolândia.

Em decorrência de um câncer, Norma morreu na manhã de ontem (28), aos 50 anos no Hospital do IMIP, em Recife.

Durante o dia o seu corpo foi velado na residência da família em Petrolândia, na Praça da Quadra 09 no centro da cidade. O cortejo saiu em torno das 16 horas com destino ao cemitério local, sendo acompanhado por um grande número de pessoas, entre parentes e amigos.

Norma deixa três filhos - Douglas Souto, Jersica Souto, Mariana Souto - e o esposo Manoel, mais conhecido como Manoel do Pastel.

Nossos pêsames à família

Ver fotos >Sepultamento de Norma Maria Souto

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Alunos do Campus Delmiro Gouveia da UFAL promovem ato em solidariedade ao povo palestino no dia 1° de agosto


Nesta sexta-feira (1°), às 15h30, alunos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão, localizado em Delmiro Gouveia, vão realizar ato em solidariedade ao povo palestino e repúdio ao genocídio

As informações foram passadas ao Blog de Assis Ramalho por Felipe Ferreira, acadêmico de Geografia naquela instituição.

A disputa por território entre Israel e Palestina se arrasta há décadas com grandes perdas para os palestinos que vivem e morrem na Faixa de Gaza. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Gestores públicos podem enviar sugestões sobre metas de desenvolvimento sustentável


A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) abriu o processo de consulta à ‘Minuta Zero’, documento elaborado pelas Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Até o dia 31 de agosto, gestores públicos de todo o país podem enviar contribuições ao texto do documento.

As sugestões serão analisadas e poderão ser incorporadas no documento final sobre a posição brasileira em relação aos ODS. O texto final será apresentado na 68° reunião anual da Assembleia Geral da ONU, em setembro, e deve conter metas concretas com prazo de cumprimento sobre temas diversos como: erradicação da pobreza extrema; igualdade de gênero e o esforço por cidades mais inclusivas e sustentáveis.

A nova agenda global de desenvolvimento passa a vigorar a partir de 2016, para os próximos 15 anos. Ela substitui a Declaração do Milênio, firmada por 189 Estados-membros em setembro de 2000, que estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que deverão ser alcançados até 2015.

Saiba mais sobre a consulta aqui.

Saiba mais sobre a agenda pós-2015 em: www.onu.org.br/especial/pos2015

Fonte: Envolverde 
Publicado originalmente no site EcoD.

Rodrigo Novaes (PSB) inaugura comitê da campanha em Recife


Na noite de ontem (28), o deputado Rodrigo Novaes (PSD) inaugurou o seu comitê no Recife.

O evento foi prestigiado por centenas de pessoas, entre elas, candidatos a deputados federais, lideranças políticas e amigos do parlamentar de todo o Estado.

Novaes ressaltou algumas bandeiras levantadas no primeiro mandato, além de ideias que tem para continuar trabalhando para o povo.

Na sexta-feira (1°) o deputado inaugura comitê em Floresta, sua cidade natal.

Assessoria de Imprensa de Rodrigo Novaes

SUS inclui vacina contra hepatite A no calendário de vacinação do SUS para crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses

Crianças que estiverem fora do público-alvo não serão vacinadas

O Ministério da Saúde anunciou hoje (29) a inclusão da vacina contra o vírus da hepatite A no calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde, a partir deste mês.

O público-alvo, de acordo com o ministro Arthur Chioro, são crianças de 1 ano até 1 ano e 11 meses. A meta é imunizar 95% deste público em um ano, cerca de 3 milhões de crianças. Com a inclusão da vacina, o objetivo é prevenir e controlar a hepatite A gradativamente.

O ministério investiu R$ 111 milhões na compra de 5,6 milhões de doses neste ano. Para o início da vacinação, já foram distribuídas 1,2 milhão de doses para os estados e municípios. O restante será distribuído gradualmente entre os meses de agosto e setembro.

Este mês, a vacina contra a hepatite A já está disponível nas unidades de saúde de 11 estados – Acre, Rondônia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, segundo o ministério.

No mês de agosto, a vacina chegará ao Amazonas, Amapá, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará, a Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Santa Catarina, à Bahia e Paraíba. Já nos estados de Roraima, São Paulo e do Paraná, a imunização ocorrerá no mês de setembro.

Site do Senado comete erro sobre licença de Armando Monteiro


O site do Senado Federal vinha publicando uma informação equivocada, dando conta de que Armando Monteiro (PTB) estaria em licença de Saúde. Isto não é verdadeiro e o Senado já corrigiu a informação.

Na verdade, Armando tirou licença de 120 dias para se dedicar à campanha eleitoral em Pernambuco. Esta licença se iniciou em 18 de julho e termina em 14 de novembro, conforme o requerimento de número 686 de 2014. É esta licença que está em vigor.

No entanto, o Senado registrou em seu site um requerimento anterior, com pedido de licença de um dia apenas, 17 de julho, para que Armando pudesse fazer exames de rotina.

Veja o requerimento da licença de 120 dias, publicado no Diário Oficial>AQUI.

Assessoria de Imprensa de Armando Monteiro

Falsos médicos usam cimento, azeite e supercola em plásticas de bumbum

Mulher precisou ser socorrida após passar por procedimento de aumento dos glúteos. / Foto: BBC BRasil
Mulher precisou ser socorrida após passar por procedimento de aumento dos glúteos. Foto: BBC BRasil

A procura por cirurgias plásticas para aumento no bumbum virou febre nos Estados Unidos. Por ser um procedimento de alto custo, pessoas têm procurados métodos ilegais e arriscados para baratear.

Profissionais sem licença médica chegam a utilizar produtos como azeite, cimento e supercola como preenchedor de glúteos. Essas substâncias se espalham pelo corpo e causam problemas de saúde ou até a morte de seus clientes.

De acordo com a BBC Brasil, mulheres que trabalham no show business, em especial na cultura hip-hop, são os alvos preferênciais. "Mulheres com um bumbum grande ganham mais espaço, são mais respeitadas", conta Tee Ali, um agente de artistas em Londres. Ele teve uma amiga morta em 2011 por um dessas injeções. Claudia Aderotimi, de 20 anos,voou de Londres para a Filadélfia, nos Estados Unidos, para receber injeções de uma mulher que conheceu na internet.

Da BBC Brasil                                    

Sequestrado, pai de Tevez é libertado após pagamento de resgate na Argentina

  

O pai adotivo do atacante Carlos Tevez , Segundo Tevez, foi libertado por volta das 13h40 (de Brasília) após permanecer 8 horas em poder de sequestradores. Ele foi sequestrado em Morón, na província de Buenos Aires. A vítima foi interceptada nesta manhã enquanto dirigia o seu carro. Informações da polícia dão conta que ele foi levado por três homens armados em seu próprio veículo. De acordo com o advogado da família, o pai do atleta foi encontrado na capital federal.

O secretário de Segurança da Argentina, Sergio Berni, informou que a família pagou resgate para que a vítima fosse libertada. Segundo ele, esse é o protocolo, em que é prioritário se preservar a integridade da vítima.

Durante a tarde desta terça-feira, seguiram as buscas pelos sequestradores. O secretário disse que a presença policial nas ruas ajudou no desfecho do caso. Segundo informações da polícia o sequestro se deu "por acaso", já que intenção inicial era apenas levar o veículo. Quando viram os documentos da vítima e perceberam se tratar do pai do jogador argentino, os ladrões decidiram sequestrá-lo.

Fla e Inter podem perder mandos de campo por agressão a André Santos

protesto torcida Flamengo Beira-Rio (Foto: Cahê Mota )
Torcedores do Flamengo protestaram no lado de fora do Beira-Rio após goleada

A agressão de torcedores rubro-negros a André Santos na saída do Beira-Rio, após goleada sofrida pelo time carioca (4 a 0), pode custar caro ao Flamengo e também ao Internacional. As duas equipes foram denunciadas pelo subprocurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Caio Pompeu de Souza, e podem perder até dez mandos de campo cada.

Flamengo e Internacional serão julgados por infringirem os artigos 191 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e os artigos 65 (letras b e c) e 66 (itens 1, 2 e 3) e 67 (item 3) do Código Disciplinar da Fifa. De acordo com a assessoria da entidade, o Tribunal entende que os clubes não tomaram as medidas necessárias para proteger o jogador que deixava as imediações do estádio acompanhado apenas por um segurança particular.

Além das perdas de mando, os clubes também podem ter que pagar multa de até R$ 100 mil. Ainda não há uma data marcada para o julgamento.

Com mais de mil projetos inscritos, eólicas predominam em leilão de energia


Os empreendimentos voltados para a construção de usinas eólicas (proveniente dos ventos) voltaram a predominar entre as empresas cadastradas para participar do Leilão de Energia de Reserva 2014, que o governo federal fará em 31 de outubro deste ano.

Segundo informações divulgadas hoje (29) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), foram cadastrados 1.034 empreendimentos interessados em participar do leilão, com uma oferta total de 26.297 megawatts (MW) de capacidade instalada. O Leilão de Reserva prevê a entrega da energia a partir de 2017.

Foram cadastrados 626 projetos de energia eólica com um potencial de oferta de energia elétrica da ordem de 15.356 MW. Em número de empreendimentos inscritos estão os projetos de energia solar (fotovoltaica), com 400 usinas e capacidade instalada de 10.790 MW, e que pela primeira vez, segundo a EPE, não irão disputar o leilão com outras fontes.

Ao avaliar a resultado do cadastramento, o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, disse que a grande surpresa foi o número relevante de projetos de energia solar. “O número de projetos fotovoltaicos (400) totalizam mais de 10 mil megawatts de capacidade instalada, ou seja, praticamente uma (Usina Hidrelétrica) de Belo Monte".

Inovação: Armando propõe defesa do Contribuinte

Foto: Leo Caldas/Divulgação

Respeitado no Brasil por sua atuação na área econômica, o senador licenciado Armando Monteiro (PTB), candidato a governador de Pernambuco, vem defendendo um conjunto de propostas inovadoras para a criação de um ambiente de negócios mais amigável em Pernambuco. Abordando especificamente a questão tributária, Armando defendeu a criação do Código Estadual de Direitos e Garantias do Contribuinte, além da implantação do Conselho de Defesa do Contribuinte.

A apresentação das propostas ocorreu durante reunião com cerca de 200 empreendedores do Grupo de Líderes Empresariais de Pernambuco (LIDE-PE). Segundo Armando, o Código de Direitos e Garantias do Contribuinte já foi implantado em outros Estados, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Ceará e Goiás.

"Ele serve para evitar o uso abusivo da fiscalização, para assegurar o amplo direito de defesa e do contraditório, para exigir uma prestação de serviço de qualidade, no sentido da orientação ao contribuinte", esclareceu. "Este é um compromisso que assumo: o de encaminhar à Assembleia Legislativa esta proposta de criação do Código de Direitos e Garantias do Contribuinte."

Ainda de acordo com Armando, o Conselho de Defesa do Contribuinte também vai ajudar a criar um ambiente de regulação mais amistoso. "O Conselho terá representação paritária, com o setor público e o setor privado", destacou. "É preciso implantar uma agenda da desburocratização", completou.

Grêmio anuncia a contratação de Felipão, que volta ao clube 18 anos depois



Depois de 18 anos separados, Grêmio e Felipão, enfim, se reencontrarão. Um dos técnicos mais vitoriosos da história do clube, Luiz Felipe Scolari foi anunciado como novo treinador do clube no lugar de Enderson Moreira. Aos 65 anos, Felipão foi demovido pelo presidente Fábio Koff da ideia de não trabalhar até o final do ano depois do fracasso do Brasil, comandado por ele, na Copa do Mundo.

O mandatário do Grêmio foi até São Paulo nesta terça-feira para convencer Felipão a aceitar o convite do Grêmio. E teve sucesso na empreitada.

Felipão chega na manhã (sem horário definido) desta quarta-feira a Porto Alegre e será apresentado às 11h na Arena. Sonho antigo da direção, o treinador conta com o perfil almejado para substituir Enderson Moreira. É experiente, com "pulso firme" e capaz de remobilizar o vestiário. Ao mesmo tempo, é conhecedor do futebol gaúcho, especialmente do Grêmio.

No Grêmio, Felipão terá Murtosa e Ivo Wortmann como auxiliares. Assinará até o final do ano, com possibilidade de renovação por outra temporada.

Essa será a terceira passagem de Felipão pelo Grêmio. A primeira foi em 1987, quando foi campeão gaúcho. Retornou ao Tricolor em 1993, depois de ter conquistado a Copa do Brasil com o Criciúma em cima do próprio Grêmio. O técnico teve um início complicado na segunda vez no time gremista, mas sua permanência foi bancada pelo presidente na época Fábio Koff. O resultado da insistência deu certo: Felipão venceu a Copa do Brasil de 1994, a Libertadores de 1995 e o Brasileirão de 1996.

Fernando Bezerra Coelho vence primeiro debate entre os candidatos ao Senado

 Fotos: RafaelMedeiros

Fernando Bezerra Coelho (PSB) venceu o primeiro debate realizado entre os candidatos ao Senado em Pernambuco. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (29), num hotel na Ilha do Leite e foi promovido pelo clube de Engenharia de Pernambuco. Mostrando tranquilidade e segurança, Fernando respondeu a todas as perguntas e discutiu os temas propostos pela plateia, formada por cerca de 60 pessoas.

O debate entre os candidatos começou às 8h30 e foi mediado pelo vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas, Chico Carlos. Além de Fernando, o debate contou com as presenças de João Paulo (PT) e Albanise Pires (PSOL). Cada um dos postulantes teve 20 minutos para fazer suas apresentações, definidas por sorteio. Fernando foi o segundo a falar. “Me apresento como representante da Frente Popular, que tem a história de Pelópidas Silveira e Miguel Arraes. Nos últimos sete anos tivemos Eduardo Campos como governador e Pernambuco pôde avançar muito em todas as áreas. Mas sabemos que podemos ir além e por isto fui convocado para esta disputa”, afirmou o socialista.

Fernando recebeu cerca de 20 perguntas do público, número semelhante ao de João Paulo. Já Albanise foi questionada por 10 pessoas. Ele foi perguntado em temas como a atuação no Ministério da Integração Nacional, a candidatura própria de Eduardo Campos, colocação de cisternas e educação. Fernando respondeu a todas as perguntas, separando as falas em blocos de acordo com cada assunto. “Defendemos a candidatura de Eduardo Campos porque o Brasil precisa fechar um ciclo, quebrar a polarização que existia. Eduardo é o mais preparado para liderar o país nesta nova etapa”, disse. João Paulo, por sua vez, foi bastante indagado sobre os 12 anos do PT à frente da Prefeitura do Recife, 8 dele e 4 com João da Costa. A plateia protestou em diversos momentos, avaliando que o candidato estava fugindo das perguntas, preferindo falar sobre outros assuntos.

Petrolândia: Família comunica falecimento de Norma Maria Souto, esposa de Manoel do Pastel


Morreu na manhã de ontem (28), aos 50 anos no Hospital do IMIP em Recife, a senhota Norma Maria Souto, em decorrêcia de um câncer. O corpo de Norma está sendo velado em Petrolândia na Praça da Quadra 09 no centro da cidade, e o seu sepultamento está marcado para as 16 horas desta terça-feira (29) no cemitério São Francisco.

Norma deixa três filhos - Douglas Souto, Jersica Souto, Mariana Souto - e o esposo Manoel, mais conhecido como Manoel do Pastel

Nossos pêsames à família.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da família


Córrego do Jenipapo recebe Frente Popular para uma caminhada

Paulo afirmou que fará muitas parcerias com Geraldo para beneficiar o bairro (Fotos: Aluísio Moreira)

O candidato da Frente Popular ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB), realizou, nesta segunda-feira (28), uma caminhada no Córrego do Jenipapo, Recife. Recebido nas ruas por mais de três mil pessoas, o socialista pôde perceber a animação dos moradores. Acompanhado o tempo todo pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o postulante foi festejado nas ruas, com abraços e pedidos para tirar fotos. "Quero assumir aqui diante de vocês um compromisso com o Córrego do Jenipapo, o de continuar a parceria do Governo do Estado com Geraldo, para que o Recife continue avançando cada vez mais", afirmou.

A recepção que o Córrego do Jenipapo deu ao socialista, ao lado dos colegas de chapa majoritária, Raul Henry (PMDB), que disputa a vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), para o Senado, mostrou que cada vez mais seu nome vem sendo reconhecido pela população. Mais ainda: o eleitor também vem tomando consciência progressivamente de que Paulo é o candidato de Eduardo Campos (PSB), e que representa a continuidade do projeto iniciado pelo o ex-governador, em 2007, e continuado a partir de abril deste ano por João Lyra Neto (PSB).

Polícia confirma que disputa profissional motivou crime do médico Artur Eugênio


Delegado Guilherme Caraciolo (Foto: Moema França/G1) 
Delegado Guilherme Caraciolo liderou a investigação (Foto: Moema França/G1)
A Polícia Civil apresentou, na manhã desta terça-feira (29), a conclusão do inquérito da morte do médico Artur Eugênio de Azevedo Pereira, assassinado em maio deste ano. Cinco pessoas foram indiciadas por homicídio, sequestro, roubo, associação criminosa, estelionato e comunicação falsa de crime. Com imagens de câmeras dos hospitais onde Eugênio trabalhava, além de depoimentos de colegas da profissão, a polícia confirmou que o crime foi motivado por disputa profissional.

Segundo o delegado Guilherme Caraciolo, que liderou a investigação desde o dia da morte do médico-cirurgião, o mandante do crime foi Cláudio Amaro Gomes. "Um dia depois do crime nós já sabíamos que o filho dele estava envolvido, por causa das imagens do Hospital do Câncer. A vítima era um arquivo ambulante das coisas erradas que o Cláudio Amaro tinha no decorrer da vida profissional. Eles dois tinham uma sociedade e trabalhavam juntos em alguns hospitais. A vítima verificou vários procedimentos irregulares e chegou a relatar para os amigos que estava rompendo a sociedade", explica Caraciolo.

"Duas semanas antes da morte, uma testemunha se encontrou com a vítima e ela disse que estava sendo perseguida por Cláudio Amaro no Hospital das Clínicas e que pensava em processá-lo por assédio moral. Ele [Artur] era um médico excepcional, com doutorado em cirurgia torácica e obtinha notas consideradas insuficientes quando era avaliado por Cláudio Amaro. Ele foi reprovado no estágio probatório por causa disso. Outras avaliações, no entanto, mostravam que Artur era muito bem visto pela maioria dos médicos nos hospitais por onde passava", analisa Caraciolo.

Itep lança novo processo seletivo de alunos para os Centros Tecnológicos


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) lançou novo processo seletivo para o preenchimento de 175 vagas em cursos técnicos de nível médio, oferecidos em quatro Centros Tecnológicos do Estado. As inscrições poderão ser feitas até 08 de agosto, presencialmente nas sedes dos CTs, nos municípios do Recife, em Caruaru, em Garanhuns e em Araripina. O valor da taxa de inscrição é de R$ 24,00, As provas serão realizadas no dia 17 de agosto. O edital está disponível no site do Itep (www.itep.br).

Podem se candidatar estudantes que estejam cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio, para o ingresso nos cursos técnicos de nível médio, na forma concomitante ou subsequente, respectivamente. Os candidatos que têm interesse em solicitar a isenção da inscrição devem indicar no formulário de inscrição o número do Cadastro Único para Programas Sociais e seguir o indicado no edital.

No Centro Tecnológico da Cultura Digital (CTCD), em Peixinhos, no Recife, são oferecidas 20 vagas do curso de Comunicação Visual, sendo dez para o turno da manhã e dez para o turno da noite. No Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda), em Caruaru, serão oferecidas 70 vagas, sendo 45 para o curso de Química (35 para o turno da tarde e dez para a turma da noite) e 25 vagas para o curso de Modelagem do Vestuário, no horário noturno.

Já o Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT LAT) oferece 15 vagas no curso de Alimentos, no horário da manhã. No Centro Tecnológico do Araripe, em Araripina, são oferecidos os cursos de Química (35 vagas no horário da tarde) e Eletroeletrônica, também com 35 vagas no horário da tarde.

Armando apresenta agenda de desenvolvimento para Pernambuco

 Fotos: Léo Caldas/Divulgação

Candidato a governador fala para empresários e jornalistas sobre os desafios para o futuro do Estado

Diante de uma plateia composta por cerca de 200 representantes dos mais variados setores econômicos, o candidato ao governo de Pernambuco Armando Monteiro (PTB) apresentou sua agenda para o futuro do desenvolvimento do Estado, durante jantar-debate promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais de Pernambuco (Lide PE). No evento, realizado na noite desta segunda-feira (28), na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, Armando expôs suas propostas e respondeu a questões dos empresários e de jornalistas convidados, sendo aplaudido diversas vezes.

Para Armando, o crescimento de Pernambuco nos próximos anos depende em grande medida de mais educação e infraestrutura. Só assim o Estado conseguirá gerar mais oportunidades de emprego e renda para as pessoas. "Para que o crescimento econômico se transforme verdadeiramente em desenvolvimento, temos que investir em dois tripés, a educação e a infraestrutura", destacou o candidato da coligação Pernambuco Vai Mais Longe.

Na área educacional, Armando citou uma série de ações que poderão tirar Pernambuco dos últimos lugares do ranking nacional. "Temos índices que são constrangedores. Precisamos dar suporte aos municípios, seja técnico, seja pedagógico", afirmou, lembrando como iniciativas essenciais a valorização do magistério e a integração entre os ensinos médio e técnico.

SP: Sabesp descarta racionamento mesmo com recomendação do MPF


A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) descartou, hoje (29),o racionamento de água nas regiões de São Paulo atendidas pelo Sistema Cantareira, mesmo após recomendação feita ontem (28) pelo Ministério Público Federal (MPF) para que essa medida fosse implementada. A Sabesp informou que garante o abastecimento de toda região até a chegada da próxima estação chuvosa, em outubro. Considerando que as chuvas ocorram, a garantia se estende até março de 2015.

“Embora reconheça a importância institucional do MPF, com o qual sempre colabora, a Sabesp discorda frontalmente da imposição de um racionamento. A medida penalizaria a população e poderia produzir efeitos inversos daqueles pretendidos pelos procuradores. São Paulo preferiu enfrentar de forma organizada a maior estiagem de sua história. Os esforços feitos pela população e pela Sabesp até o momento equivalem à economia que se obteria com um rodízio de 36 horas com água por 72 horas sem água”, diz a nota da companhia.

Segundo balanço divulgado hoje (29) pela Sabesp, 74% dos consumidores na Grande São Paulo diminuíram seu consumo em relação à meta. Desde 1º de fevereiro, a companhia oferece bônus de desconto de 30% na conta de água, para quem reduzir o consumo em 20%. Nas leituras feitas entre o dia 1º e 25 de julho, 46% dos consumidores reduziram o gasto dentro da meta. “Isso resulta em uma economia de 2.400 litros a cada segundo na produção de água nestas quatro primeiras semanas de julho”, informa o levantamento.

Petrolândia: Curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, do SEBRAE, está em andamento na Casa da Criança Nutrida


Está sendo realizado em Petrolândia, na Casa da Criança Nutrida, o curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, ministrado pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolândia.

O curso, com 20 horas-aula, teve início na tarde de ontem (28) e se estende até a próxima sexta-feira, 1º de agosto.
Com 15 vagas, o curso tem como público alvo proprietários e funcionários de pousadas, bares, restaurantes e lanchonetes.

Informações: SEDETUR-Petrolândia

Pesquisadores brasileiros desenvolvem teia de aranha sintética

A tecnologia da produção de fios de teias de aranha já está dominada. O próximo passo é definir um meio econômico, rápido e seguro para a sua produção em larga escala.

Por essa, nem o Homem-Aranha, super-herói dos quadrinhos, esperava. A fabricação de teias de aranha em laboratório é realidade para pesquisadores brasileiros, que, no futuro, podem também fazê-las crescer em plantas.

A pesquisa é desenvolvida na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, e liderada pelo pesquisador Elíbio Rech. Ele explica que a teia de aranha é um produto com alta aplicabilidade comercial e a forma como pode ser produzida define o conceito de sustentabilidade e uso racional da biodiversidade.

“Nós não precisamos mais entrar na floresta para pegar nenhuma aranha. Você vai lá, conhece as propriedades, pega alguns poucos organismos, retira o que precisa e nunca mais volta, você faz sintético. Esse é o caminho real de sustentabilidade, usar a tecnologia para que você não tenha que devastar a floresta para isolar um determinado composto”, disse o pesquisador.

Rech conta o caso da artemisina, produzida pela planta artemísia, um forte componente contra a malária. “Foi feita uma avaliação e começaram a produzir em larga escala, mas foi economicamente inviável porque precisava de áreas enormes. Então, usando a engenharia genética, um grupo da Califórnia produziu em levedura e o composto foi lançado por uma empresa farmacêutica no ano passado. Um produto contra a malária, que veio de uma planta, mas que não precisa mais usar a planta, você faz tudo sintético.”

A pesquisa da Embrapa começou em 2003 com a prospecções na Amazônia, na Mata Atlântica e no Cerrado de aranhas que produzem fibras e o mapeamento genético das glândulas que produzem as proteínas que vão dar origem à seda da teia.

Humberto é um dos mais influentes do Congresso, aponta DIAP


Eleito em 2010 como o primeiro senador da história do PT de Pernambuco, Humberto Costa volta a figurar, em 2014, como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A lista dos "cabeças" da Câmara dos Deputados e do Senado Federal elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) foi divulgada nesta semana e traz os nomes dos deputados e senadores que "comandam o processo decisório no Congresso".

Desde que assumiu o mandato em 2011, Humberto Costa - reeleito em fevereiro passado para liderar a bancada do PT no Senado - tem aparecido todos os anos na lista dos congressistas mais influentes. Ou seja, pela quarta vez consecutiva é apontado pelo DIAP como um senador "capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo".

Para chegar aos 100 nomes de peso entre os 594 parlamentares federais, o Departamento se baseia em critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos posicionais (institucionais), reputacionais e decisionais. Com base nesses critérios, o DIAP faz entrevistas com deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos. Promove, ainda, em relação a cada parlamentar, exame das atividades profissionais, dos vínculos com empresas ou organizações econômicas ou de classe, da formação e vida acadêmica, além de levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, frequência com que é citado na imprensa, temas preferenciais, cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso, relatorias de matérias relevantes, forças ou grupos políticos de que faça parte, além do exame minucioso dos perfis político e ideológico.

Sites de transparência orçamentária não cumprem exigências, revela pesquisa


Apesar de ser um dos países mais avançados na legislação de transparência e na divulgação de dados de orçamentos públicos, o Brasil peca na qualidade das informações fornecidas. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo (Gpopai-USP), a dificuldade de apresentar os números de forma didática e de cumprir as exigências da lei comprometem a transparência do orçamento, tanto na esfera federal quanto em nível local.

O levantamento pesquisou os sites de divulgação orçamentária das 27 capitais e duas páginas do governo federal: o Siga Brasil, elaborado pelo Senado, e o Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com o estudo, nenhuma página cumpriu os oito critérios de transparência estabelecidos internacionalmente.

O único quesito respeitado por todos os sites foi a não discriminação dos dados, que permite o livre acesso às estatísticas. No entanto, embora qualquer cidadão possa entrar nas páginas, a pesquisadora Carmela Zigoni, do Inesc, diz que a informação é difícil de ser compreendida. “Até especialistas que entram nesses portais com frequência reclamam que os dados são difíceis de decodificar. Imagine o cidadão comum.”

As páginas mais bem avaliadas foram as das prefeituras do Rio de Janeiro, de João Pessoa e de São Luís, com nota 6 numa escala de 0 a 10. Em segundo lugar, ficaram o Portal da Transparência, o Siga Brasil e o site da prefeitura de Teresina, com nota 5. A página da prefeitura de Manaus ficou em último lugar, com nota 1.

Os critérios internacionais de transparência analisados foram: dados completos (receitas e despesas), primários (publicação dos 15 campos de informação sobre receitas e despesas exigidos por um decreto federal de 2010), atuais (com a última informação do dia útil anterior à consulta), acessível (com recursos para deficientes visuais) e processáveis (com tabelas em formatos que permitem retrabalhar os dados).

Aberta temporada 2014.2 de cursos de pilotagem defensiva para motociclistas

Foto: Divulgação/Detran-PE

O Detran-PE está iniciando a temporada 2014.2 de seus cursos de pilotagem defensiva, voltados especificamente para a melhoria do desempenho dos condutores de motocicleta. A primeira turma do Recife terá aulas teóricas e práticas amanhã e quinta-feira. Já nos dias 1º e 02 de agosto, os moradores do Agreste Meridional poderão realizar o curso na cidade de Garanhuns.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE (www.escoladetransito.pe.gov.br). Para cada turma, estão disponíveis 35 vagas. Quem for se inscrever deve ser habilitado (a) na categoria ‘A’ e não possuir restrições no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como, por exemplo, estar com o documento vencido há mais de trinta dias, ou com a CNH cassada ou suspensa.

Entre julho a dezembro, haverá duas turmas por mês, sempre uma na Região Metropolitana e outra em Garanhuns. De 2010, ano em que começaram a ser ofertados os cursos, até agora, cerca de 800 alunos já foram contemplados.

O curso combina formação teórica e em legislação de trânsito a aulas práticas em unidades dotadas de infraestrutura para pilotagem. O objetivo principal é ajudar os motociclistas a minimizarem o risco de acidentes, praticando a direção defensiva.

É importante lembrar que o curso de pilotagem defensiva não é um curso profissionalizante como aquele exigido como pré-requisito para o exercício da profissão de motofretista – transporte de carga em motos.

O curso tem carga horária de 16h – dois dias, manhã e tarde.

RMR – oito horas de aulas teóricas, na quinta-feira, no prédio da Escola Pública de Trânsito localizada na sede do Detran-PE, no bairro da Iputinga, zona Oeste de Recife. Oito horas de aulas práticas em um dos centros de formação da Honda.

Interior – Inicialmente, os cursos no Interior ocorrem somente na cidade de Garanhuns. O Detran-PE estuda com a Honda a possibilidade de ampliar a oferta para outras localidades do Interior. Em Garanhuns, as aulas ocorrem no Centro de Formação de Condutores Driver e no campus da Universidade Federal de Pernambuco (Núcleo Garanhuns).

Os cursos de pilotagem defensiva são fruto de uma parceria com a Associação de Concessionárias Honda e têm por objetivo promover uma articulação entre os setores público e privado para, por meio da educação de trânsito, reduzir os índices de acidentes de moto.

Fonte: Secretaria da Casa Civil/Detran-PE
Foto: Divulgação/Detran-PE

Atuando em Petrolândia, Garanhuns e cidades circunvizinhas, Rota Extintores vende e recarrega extintores

Equipamentos para venda e locação
Manutenção e treinamento
Como cada vez mais tem acontecido incidentes de incêndio em condomínios nos últimos anos, a atenção dos síndicos e administradores vem sendo redobrada para um item de segurança muito presente e importante no combate ao fogo: os extintores de incêndio.

O equipamento deve ser recarregado anualmente - apenas o de CO2 deve ser inspecionado a cada seis meses, e recarregado se houver necessidade. As mangueiras também merecem atenção, mas devem passar por teste hidrostático apenas a cada cinco anos.

Atuando em Garanhuns, Petrolândia e em diversas cidades circunvizinhas, a Rota Extintores, uma das principais empresas de recarga de extintores do Estado de Pernambuco, vende e recarrega extintores. Solicite uma visita, ligando para Moisés Bezerra pelos telefones (87) 3763-0892 ou (87) 9626-2120.

Rota Extintores fica localizada na cidade de Garanhuns na rua José Dedé Godoy, 107 - Dom Helder Câmara, nº 107. A Rota Extintores está no Facebook

Rota Extintores é especializada na comercialização e manutenção de extintores e de materiais de segurança, tais como extintores, mangueiras de incêndio, itens de sinalização, hidrantes, suporte para extintores.

Aluguel de extintores e equipamentos para eventos também é um serviço prestado pela Rota Extintores.

A empresa também está apta a realizar projeto contra incêndio, atestado de regularidade, laudos técnicos e treinamentos.


Informações: Rota Extintores

Futuro governador de Pernambuco terá desafio de melhorar indicadores sociais

Porto de Suape (Foto: Hans Von Manteuffel)

Aumentar o tempo total de estudo da população, a renda familiar média e o acesso a serviços de saneamento básico e saúde são alguns dos desafios que o vencedor da disputa eleitoral pelo governo de Pernambuco terá que enfrentar.

O Produto Interno Bruto (PIB) do estado, que é cerca de R$ 125 bilhões, vem crescendo acima da média brasileira. No entanto, os indicadores sociais reunidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 1,7 milhão de famílias pernambucanas têm renda per capita de até meio salário mínimo por mês e estão inscritas no Cadastro Único de programas sociais do governo federal. Dessas, 1,1 milhão recebem o Bolsa Família para complementar a renda, um indicativo de que ainda precisam de ajuda governamental para não viver na miséria.

No que se refere à educação e trabalho, somente 10% dos jovens entre 15 e 29 anos estudam e trabalham; 39,9% deles só trabalham e 26,9% não estudam nem trabalham. Os números ajudam a explicar o alto índice de analfabetismo no estado: 20% das pessoas com 25 anos ou mais não têm instrução ou estudaram menos de um ano. Apenas 22,4% das pessoas a partir dessa idade estudaram 11 anos, tempo suficiente para concluírem o ensino médio; e 8,1% estudaram 15 anos, o suficiente para concluir o ensino superior.

Na saúde, o desafio do próximo governador de Pernambuco será fazer investimentos que se reflitam no aumento da expectativa de vida da população. Entre os homens, a esperança de vida ao nascer é 67,9 anos, enquanto a média brasileira é 71 anos. Entre as mulheres, a expectativa é 76,3 anos, ante a média nacional de 78,3 anos.