quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Petrolândia: Em palestra a alunos da EREM Jatobá, Assis Ramalho conta um pouco da história da imprensa no município; as dificuldades e conquistas na profissão (assista ao vídeo)



No dia 18/09/2019, o radialista e blogueiro Assis Ramalho visitou a Escola de Referencia em Ensino Médio Jatobá, em Petrolândia, a convite do professor Cássio Reimax Xavier. Na escola, Assis Ramalho ministrou palestra para alunos da eletiva "Rádio Web". Na conversa com os estudantes, o tema foi a história da Imprensa em Petrolândia, a jornada profissional, dificuldades, conquistas, e emoções na atuação jornalística.

Em sua fala, Assis enfatizou a grande importância e responsabilidade que os blogs devem ter em cada matéria jornalística para verificar a veracidade das notícias que expõem.

Segundo Assis Ramalho, em sua palestra, o maior apoio para a criação do Blog de Assis Ramalho veio de sua esposa, também blogueira, Lúcia Xavier, que o incentivou a ampliar sua atuação do rádio para a Internet.

Também na palestra, Assis Ramalho conta a história e a importância da chegada do rádio em Petrolândia. Suas dificuldades, e suas conquistas. '' A chegada do programa jornalistico ''Acordando com as Notícias'' [apresentado diariamente na Web Rádio Petrolândia] foi um marco na história da imprensa petrolandense'' (Assista abaixo ao vídeo da palestra).

Assis Ramalho agradece ao prof. Cássio Reimax, aos alunos e equipe da EREM Jatobá pelo convite e debate sobre um pouco da memória da imprensa de Petrolândia (da velha, a nova cidade).





Redação do Blog de Assis Ramalho

SJDH-PE comemora novas regras para crédito consignado anunciadas pela Febraban


A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e o Procon-PE comemoram o lançamento do Sistema de Autorregulação de Operações de Empréstimo Pessoal e Cartão de Crédito com Pagamento Mediante Consignação, denominado de Autorregulação do Crédito Consignado. O programa foi anunciado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), nesta terça-feira (24/09), e construído a partir das demandas apresentadas pelo Governo de Pernambuco, que iniciou no ano passado fiscalizações intensas à cessionárias de crédito na Região Metropolitana (RMR) e interior do Estado.

Desde junho do ano passado, mais de 150 estabelecimentos foram fiscalizados em todo o estado. Destes, 24 foram interditados porque apresentaram alguma irregularidade (15 em 2018 e nove este ano). Diante desse cenário, a SJDH convocou representantes de diversas instituições financeiras para monitorar e cobrar efetividade na atuação dos bancos junto as cessionárias de crédito no estado. “É muito gratificante perceber que o nosso trabalho está surtindo efeito e trazendo melhorias e garantias para a população” frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Para Bolsonaro, é preciso "algo mais concreto" sobre Fernando Bezerra



O porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio Rêgo Barros, afirmou hoje (25) que o presidente Jair Bolsonaro espera "algo de mais concreto" para tomar qualquer decisão sobre a permanência do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) no cargo de líder do governo no Senado. Na semana passada, o parlamentar foi alvo de mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal (PF). Após a ação da PF, o líder do governo colocou o cargo à disposição.

"Em recente entrevista, o presidente Jair Bolsonaro disse: 'é preciso de algo mais concreto', segundo avaliação do próprio presidente. 'Não posso tirá-lo de lá com uma busca e apreensão de um processo antigo, que nós já sabíamos que existia'", disse o porta-voz, em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto. Foi uma menção de Rêgo Barros a declarações dadas pelo presidente ao jornal Correio Braziliense, quando ele ainda estava em Nova York, nos Estados Unidos, para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

CPRH inicia campanha da entrega voluntária de animais silvestres

Ação faz parte da programação da Semana da Fauna (Foto: CPRH)

Quarenta e oito animais silvestres foram entregues pela população do município de Serra Talhada à equipe da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). A entrega voluntária de animais, iniciada nessa terça-feira (24), faz parte da programação da Semana da Fauna, evento realizado em conjunto pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMAS), Agência Municipal de Meio Ambiente de Serra Talhada (AMMA), SAVE Brasil e Shopping Guararapes.

Nesta edição, a campanha iniciou pelo Sertão do Moxotó e vai aportar nas cidades de Carpina (Zona da Mata Norte), Cabo de Santo Agostinho e Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A expectativa dos técnicos da CPRH é de que este ano a população atenda ao chamado e faça a entrega voluntária dos animais silvestres que estão sob sua posse.

Nota de Repúdio dos magistrados de Pernambuco sobre derrubada de vetos da Lei 13.869/19 pelo Congresso


A Associação dos Magistrados de Pernambuco (AMEPE) externa sua indignação com o Congresso Nacional, que derrubou 18 vetos do presidente Jair Bolsonaro, principalmente os que afetam o exercício da atividade jurisdicional.

A atitude do Congresso Nacional de retaliar o trabalho do Judiciário atinge não só os agentes públicos comprometidos com a Justiça, mas todos os brasileiros que elegeram seus representantes em 2018 com a promessa de renovação política e do fortalecimento do combate à corrupção.

Apelidado pelos próprios parlamentares de “Lei do Abuso de Autoridade” – nome ideal para ludibriar a sociedade – a Lei 13.869/19, na verdade, intimida as autoridades judiciais dedicadas ao combate à corrupção e à defesa dos valores fundamentais, com grave violação à independência do Poder Judiciário.

Setembro Amarelo: filósofo avalia a angústia da juventude e sua relação com o alto índice de suicídio

Fotos/divulgação: Contam Estórias no Porto 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos no mundo inteiro, e esta tem sido a principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, mais do que o câncer, a AIDS e a malária, inclusive no Brasil. Os números são alarmantes, e explicam a criação não apenas de políticas públicas governamentais, mas da sociedade civil e de ONGs em iniciativas como o Setembro Amarelo.

O filósofo e pesquisador Fabiano de Abreu aponta que existe um motivo para o jovem ser mais suscetível ao desejo de suicídio: “A experiência é o alimento da sabedoria, é nossa refeição cotidiana para sabermos lidar com as situações e adversidades. Ao longo da vida, passamos por essas adversidades e percebemos que são apenas momentos passageiros. O jovem, no entanto é desprovido desta percepção e não vê que tudo é passageiro. Quando um jovem toma a decisão de retirar a própria vida revela que estava no seu limite de desespero e fora da razão. A juventude é um momento de transição onde o jovem está começando a viver a solidão, é um momento de descobertas e emancipação que pode ser muito complicado”.

O silêncio da emancipação

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimento para esta quinta-feira (26/09); Confira e marque sua consulta







A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta quinta-feira, 26 de setembro de 2019. Confira

Quinta-feira (26)

Dra. Gracenilda Moura - Psicóloga
Dr. Waldir Tenório - Cardiologista
Dra Tallita Novaes (Clínica Geral)
Dr Alyson Quirino (Cirurgião Dentista)

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533

Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!

SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Veja abaixo: Profissionais, Farmácias e Empresas que são credenciados e as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

Ibope registra aumento da avaliação negativa do governo Bolsonaro


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, nesta quarta-feira (25/9), a pesquisa CNI-Ibope do segundo trimestre de 2019, o levantamento mostra a avaliação dos brasileiros sobre o desempenho do governo federal.

A pesquisa mostra um aumento na avaliação negativa do governo de Jair Bolsonaro. De acordo com os dados, de junho e setembro, o número dos que consideram ruim ou péssimo subiu de 32% em junho para 34% em setembro, no limite da margem de erro.

Entre as mulheres, a perspectiva de o restante do governo Jair Bolsonaro ser ótimo ou bom caiu de 34% para 30% entre junho e setembro, enquanto entre os homens permaneceu em 44%.

O percentual da população que avalia o governo como ótimo ou bom variou de 32% para 31%. Já sobre a maneira de governar do presidente Bolsonaro, o percentual de desaprovação cresceu de 48% em junho para 50% em setembro, enquanto a aprovação recuou de 56% para 44%.

A pesquisa também constatou que a confiança no presidente diminui. Os que confiam no presidente diminuíram de 56% para 42%, enquanto que os que não confiam aumentaram de 51% em junho para 55% em setembro.

Continua depois da publicidade

O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios entre 19 e 22 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

As ações e políticas do atual governo com maiores taxas de reprovação são:

- Impostos (62%)
- Taxa de juros (61%)
- Combate ao desemprego (59%)
- Saúde (58%)

As áreas mais bem avaliadas do governo são:

- Segurança pública (51%)
- Educação (44%)
- Combate à inflação (42%)
- Meio ambiente (40%)

Avaliação do governo Bolsonaro

Ótimo/bom: 31%;
Regular: 32%;
Ruim/péssimo: 34%;
Não sabe/não respondeu: 3%.

Por Correio Braziliense

Em São Paulo, Rodrigo Novaes é eleito vice-presidente do Fórum Nacional deTurismo (Fornatur)


A nova presidência do Fórum Nacional de Turismo (Fornatur) foi anunciada, na noite de terça (24), durante a 99ª reunião da entidade, no Expo Center Norte, em São Paulo. Dentro da nova composição, o o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes foi eleito o vice-presidente da regional Nordeste por aclamação pelos nove Estados nordestinos.

Aliás, o pernambucano irá gerir um ano do mandato e, no segundo ano, a responsabilidade passará para Bruno Giovani, do Rio Grande do Norte. “Me sinto muito honrado por ter sido escolhido por meus companheiros de região para representar nosso Nordeste na nova diretoria do Fornatur. Irei atuar em conjunto e de forma organizada com os Estados para tratar dos interesses de toda a região”, comenta o secretário.

A nova presidência, aliás, composta por Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), e Otavio Leite, secretário de Turismo do Rio de Janeiro, vão gerir a entidade pelos próximos dois anos.

Por Folha de PE


Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Marcinho Ferreira é atração do Clone de Caipirinha no Maria Fumaça nesta quinta (26/09)


Com promoção de "clone de caipirinha", o Maria Fumaça realiza na noite de amanhã (26/09/2019) a Quinta do Clone. A animação musical é do cantor Marcinho Ferreira, a partir das 20h00.

Aproveite sua noite no cada vez melhor Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia.

Contato: 87 3851-0376.

Divulgação/Maria Fumaça

Deputado Fabrizio Ferraz participa como mediador do Simpósio sobre Prevenção à Violência


Nessa terça-feira (24), o auditório do Cais do Sertão ficou lotado para receber os palestrantes do Simpósio Técnico sobre Prevenção à Violência - do Conceito à Prática, realizado pela Secretaria Estadual de Prevenção e Combate à Violência e às Drogas. O evento reuniu representes de vários estados e de instituições reconhecidas mundialmente pelo trabalho na prevenção à violência. O deputado estadual Fabrizio Ferraz, coronel da reserva da Polícia Militar de Pernambuco, foi o representante do Poder Legislativo escolhido para mediar os debates e palestras.

“Foi enriquecedor poder dividir um pouco da experiência que adquiri ao longo dos meus 25 anos na Polícia Militar de Pernambuco e contribuir com a discussão. Tivemos um grande momento de troca de conhecimento, de elaboração de novas ideias e de políticas públicas. Debater a prevenção à violência, envolver o público e elaborar estratégias com diagnóstico e qualidade é um grande passo para o sucesso. Precisamos nos aprofundar cada vez mais e implementar ações que tragam mais tranquilidade aos nossos cidadãos e cidadãs”, afirmou o deputado.

O Simpósio, realizado também em parceria com a Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi mais uma estratégia da Secretaria de Prevenção à Violência e às Drogas para trocar experiências e trazer projetos exitosos de outros estados que possam ser aplicados por aqui. Pernambuco está entre os primeiros estados a criar uma secretaria exclusivamente voltada para a prevenção à violência e formalizou em lei a Política de Prevenção Social ao Crime e à Violência, Lei Nº 16.569, de 15 de maio de 2019, aprovada por unanimidade pelo Legislativo Estadual.

“Essa parceria entre a Secretaria de Prevenção à Violência e às Drogas e a Assembleia Legislativa de Pernambuco tem dado muito certo. Estamos trabalhando juntos, ampliando o debate e buscando elaborar políticas públicas sustentáveis e apartidárias para que possamos colher bons frutos no futuro. Quem sai ganhando, com certeza, é a população de Pernambuco”, finalizou o deputado Fabrizio Ferraz.

Assessoria de Comunicação

Luciana Santos prestigia aula inaugural do Projeto Patrulheiro Mirim do 11° Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco






Na manhã desta quarta-feira (25/09), a governadora em exercício Luciana Santos prestigiou a aula inaugural da nova turma do Patrulheiro Mirim, projeto coordenado pelo 11° Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco. A iniciativa atende cerca de 30 crianças, entre 10 e 14 anos, da comunidade Chagas Ferreira, que agrega moradores dos bairros de Dois Unidos e Linha do Tiro, no Recife.

O objetivo principal é complementar a formação escolar dos participantes, contribuindo na formação de jovens responsáveis e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Particularmente, uma das coisas que pude aprender desde cedo foi o exercício da cidadania e o respeito ao próximo. São conceitos básicos que devemos aprender desde muito jovens. E aqui, essas crianças vão ter a oportunidade de acesso a ensinamentos como esses, através do diálogo entre escola, família e Polícia Militar”, afirmou Luciana Santos.

Com duração de três meses, o programa prevê atividades voltadas para a capacitação dos jovens, além de promover a integração da instituição militar com a sociedade civil. Entre os temas trabalhados estão: atribuições das Forças Armadas e da Polícia Militar, educação física, relações interpessoais, educação ambiental e de trânsito, prevenção contra drogas e violência doméstica, estatuto da criança e do adolescente, além de dicas de segurança preventiva e campanhas educativas do Alerta Celular e de combate à dengue.

“Gostaria de agradecer a todos os colaboradores desse projeto, porque ele é uma benção nas nossas vidas. Torço para que outras comunidades também possam ter acesso a programas assim, que só acrescentam coisas positivas na vida dos nossos filhos”, declarou dona Rosângela, mãe de um dos patrulheiros da nova turma.

Por Assessoria de Imprensa

UFRPE inscreve, a partir desta quarta-feira (25), empresas do Sertão para parceria de pesquisa e estágio


A Universidade Federal Rural de Pernambuco inscreve, a partir desta quarta-feira (25), empresas de todo o Estado, especialmente do Sertão, em seu programa de parceria, que é dividido em dois eixos: desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para empresas e formar mão de obra qualificada para atuar na indústria. O programa é realizado pela Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), especializada em Engenharia, para resolver demandas do setor produtivo. As empresas interessadas devem enviar e-mail para institucional.uacsa@ufrpe.br

“Até o I Conecta UFRPE, estávamos voltados para atender, principalmente, as indústrias do polo de Suape, mas o evento gerou uma procura tão grande, que decidimos ampliar o acesso às demais empresas do Estado”, afirma Rafael Alves, presidente da Comissão de Relações Institucionais e Inovação da UACSA, responsável pelas parcerias. O I Conecta UFRPE ocorreu, no dia 17 deste mês, e aproximou a universidade das empresas, com estudos de caso e apresentação das demandas de empreendimentos industriais. As 120 vagas esgotaram rapidamente, formando uma lista de espera, e das 15 empresas participantes, oito estão em negociações avançadas para fechar parceria com a Universidade, entre elas duas do polo de Goiana.

“O encontro nos fez perceber que havia uma demanda reprimida entre as empresas pela produção de um conhecimento que seja diretamente aplicado para agregar valor aos seus negócios e que essa demanda era muito maior do que havíamos pensado”, explica o diretor da UACSA, Marcos Oriá. Por isso, a Unidade disponibilizará pesquisadores com doutorado nas áreas de Engenharia de Materiais, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Civil, Física, Química, Matemática e Computação. Os alunos de graduação e pós-graduação, como os do mestrado de Engenharia Física, pioneiro no país, que alia os conceitos da Física às aplicações práticas da Engenharia, participarão das pesquisas e também de estágios.

"Outro ponto fundamental, é que as empresas parceiras também terão acesso a toda uma infraestrutura de pesquisa de última geração", ressalta o vice-presidente da Comissão de Relações Institucionais e Inovação da UACSA, Adriano Marques, ao mencionar os laboratórios, entre eles o Centro de Apoio à Pesquisa (Cenapesq), considerado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) como o melhor laboratório multiuso do Norte-Nordeste, e equipamentos de ponta, como o MEV com EDS, UPLC (ultra PLC), com configuração única no Norte-Nordeste, HPLC, ICP, RMN, FTIR, DRX, DSC e absorção atômica, empregados para efetuar diversas técnicas de análise e caracterização de materiais.

EM NEGOCIAÇÃO – As empresas que estão em negociações avançadas com a UACSA são a LM Wind Power, Deca, Terphane, High End, PQS (Petroquímica Suape, do Complexo Industrial Químico-Têxtil) e o Complexo Industrial Portuário de Suape, do polo industrial de mesmo nome, e a Vivix e Faurecia, do polo de Goiana.

“Fiquei muito impressionado com o evento. Inicialmente, trouxemos demandas mais primárias, porém nas salas temáticas acabaram surgindo novas demandas, como aperfeiçoamento do processo de pintura, automação e outros envolvendo a indústria 4.0”, analisou o gerente de Engenharia e Novos Projetos da Faurecia e FMM, Ailson Marques.

Os projetos que já estão sendo negociados para parceria são nas áreas de pesquisas de materiais para novos produtos, análise de resíduos sólidos para reaproveitamento no processo produtivo e soluções para energia e inovação tecnológica, além do desenvolvimento de laboratório de análise de circuitos e servo-motores.

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, destacou que “a iniciativa corrobora com a missão institucional da UACSA, em fortalecer o desenvolvimento dos polos empresariais de Pernambuco, seja pelos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, seja pela formação de recursos humanos altamente qualificados capazes de solucionar problemas reais, gerando ganhos sociais imprescindíveis nesse momento que o país atravessa”.

Rochélle Alves
Assessoria de Imprensa - I Conecta UFRPE

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho/PE prorroga inscrições para Concurso Público para 737 vagas


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho/PE prorrogou o período de inscrições para o Concurso Público para provimento de 737 vagas efetivas até o dia 27 de setembro de 2019.

As vagas estão distribuídas entre 94 cargos em diversas áreas de atuação de Nível Médio, Técnico e Superior.

Os salários são de R$ 998,00 até R$ 11.406,43.

De acordo com a prorrogação, o candidato poderá, por meio do site do IBFC – www.ibfc.org.br, inscrever-se até o dia 27 de setembro de 2019 e acessar o Edital de Abertura no qual se encontram todas as informações relativas ao certame, como os requisitos mínimos para ingresso e, conteúdo programático exigido para cada cargo.

O valor de inscrição será de R$ 47,00 (quarenta e sete reais) para os cargos de Nível Médio/Técnico e de R$ 67,00 (sessenta e sete reais) para os cargos de Nível Superior.

Após o preenchimento da ficha de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento de modo a efetivar sua inscrição.

Outras informações por meio do Serviço de Atendimento ao Candidato – SAC:

(11) 4788-1430 - dias úteis das 9h às 17h (horário de Brasília)

Assessoria de Comunicação

IBGE lança seleção para 2,6 mil vagas com salários de até R$ 3,1 mil; confira o edital


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta quarta-feira (25) edital para preenchimento de 2.658 vagas temporárias do Censo Demográfico 2020. As oportunidades são para Coordenador Censitário de Subárea - com salário de R$ 3,1 mil - e Agente Censitário Operacional - cuja remuneração é de R$ 1,7 mil. [Confira o edital na íntegra abaixo]

As inscrições começaram nesta quarta e seguem até as 16h de 15 de outubro, exclusivamente no site da Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa inscrição custa R$ 58 para coordenador censitário e R$ 42,50 para agente censitário. Segundo o edital, são 1.343 vagas para coordenador e 1.315 para agente.

Para coordenador, é exigido ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de categoria B, no mínimo. Já para as vagas de agente censitário, os candidatos devem ter ensino médio completo. A previsão de duração do contrato é de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação em caso de necessidade do IBGE. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.

Por Folha de PE

Petrolândia: Veja programação da primeira noite no Palco Cultural da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis


Abertura da festa em louvor de São Francisco de Assis aconteceu na noite desta terça (24/09/2019)  - Veja abaixo

Corpo de universitária é achado; suspeito foi preso em telhado em Bariri

 
Mariana Bazza desapareceu após sair de academia em Bariri — Foto: Reprodução/Facebook


A Polícia Civil encontrou no fim da manhã desta quarta-feira (25) o corpo da universitária de 19 anos que estava desaparecida em Bariri (SP) desde a manhã desta terça-feira (24).

Segundo informações da polícia, o corpo de Mariana Bazza foi localizado em uma área de canavial, na zona rural de Iacanga, cidade próxima de Bariri.

Os policiais encontraram o corpo depois que o suspeito no desaparecimento, que está preso, confessou que matou a vítima. Mariana tinha 19 anos e desapareceu depois de sair da academia e perceber que o pneu do carro estava vazio.

Segundo as investigações, ela recebeu ajuda de Rodrigo Pereira Alves, de 37 anos, para trocar o pneu e depois não entrou mais em contato com os familiares. Ele foi preso na noite de terça-feira suspeito do desaparecimento da jovem após ser identificado em imagens do circuito de segurança da academia.

O vídeo mostra a jovem sendo abordada pelo suspeito, ainda na rua. Após os dois conversarem, ela vai com o carro até uma chácara do outro lado da avenida (veja abaixo). Na sequência, o veículo deixa o local que, segundo a polícia, é dirigido pelo suspeito.

Depois de identificar o suspeito que aparece nas imagens, a polícia mobilizou uma operação de buscas que durou cerca de 7 horas. O suspeito foi encontrado na cidade vizinha de Itápolis, a cerca de 60 quilômetros de Bariri. O carro de Mariana também foi encontrado em Itápolis.

Rodrigo estava escondido no telhado de uma casa no Jardim Veneza quando foi localizado e preso em flagrante. Ele foi levado para delegacia e disse que só falaria em juízo, no entanto, na manhã desta quarta-feira, o suspeito confessou que tinha matado Mariana e indicou para os policiais onde o corpo dela estava.

Por G1

Alepe promove curso básico de Libras


A Assembleia Legislativa de Pernambuco, por meio da sua Escola Legislativa, lançou nesta quarta-feira (25), o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para servidores públicos e população em geral. O objetivo é garantir maior acessibilidade aos serviços oferecidos à população, tendo profissionais habilitados para se comunicar com pessoas com deficiência auditiva.

De acordo com o superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti, a iniciativa visa também reforçar o caráter inclusivo da gestão da Alepe. “Estamos focados em desenvolver ações que fortaleçam a aproximação da população do Poder Legislativo, em atendimento ao que preconiza a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (lei 13.146/15).

Cerca de 60 alunos participarão do curso, cujas aulas ocorrerão no auditório Ênio Guerra, na Alepe, às segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h. Com carga horária de 60 horas, a formação será realizada pela professora Débora Uchôa, graduada em letras e mestre em Ciência da Linguagem pela Unicap, com ênfase em Educação Especial.

Ementa - serão abordadas questões sobre o sujeito surdo e a língua de sinais, com foco na estrutura da Língua Brasileira de Sinais; inclusão social desses sujeitos; respeito às suas especificidades, cultura, língua, e, principalmente, a sua condição de ser humano singular.

Por Assessoria de Comunicação

Petrolândia: Dr Leandro Araújo (Neurologista) é conveniado ao ALFA SAÚDE; adquira seu cartão de desconto


Nosso mais novo conveniado ao cartão de desconto ALFA SAÚDE: Dr. LEANDRO ARAÚJO, Neurologista, jovem e muito competente, ele atende na Petroclínica e realiza o exame de EEG- Eletroencefalograma. Adquira já o seu cartão de desconto!

#VemSerAlfaSaude#

Adquira já o seu cartão de desconto!Informações pelo fone 87 999652169

Saiba mais sobre o ALFA SAÚDE

Classificados Petrolândia: Vende-se uma casa na quadra 14


Vende-se está casa situada na Rua Rosita de Souza Ferraz nº 31 na  quadra 14 de Petrolândia. Interessados entrar em contato pelos números 87-996467811 e 87-996360739

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do proprietário do imóvel

Tacaratu: Sargento da PM José Alexandre realiza palestra na Escola Municipal Inês Beatriz de Araujo com o tema: "NÃO TROQUE SUA VIDA POR DROGA NENHUMA,”


De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nessa terça-feira (24/09/2019), foi realizada palestra na Escola Municipal Inês Beatriz de Araujo, no horário das 13h00 às 15h00, na cidade de Tacaratu-PE, através da pessoa do policial 1° Sargento José Alexandre. Proerd nas Escolas, O tema abordado foi "NÃO TROQUE SUA VIDA POR DROGA NENHUMA,” e alcançou o seu objetivo principal, que foi instruir com um ambiente dinâmico todos os alunos e professores presentes.

O público alcançado foi de aproximadamente 90 pessoas entre professores e alunos.

Ten Cel Alexino - Cmt
Major Rezende - Sub Cmt
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo
Vanguarda do Itaparica

Tacaratu: Dra Socorro Carvalho, Ginecologista, atende na clínica e Laboratório Jaques nesta quarta (25/09) partir das 8h

Divulgação/ Clínica e Laboratório Jaques

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta quarta-feira, 25 de setembro; veja lista


Mudam de idade hoje (Quarta-feira 25 de setembro de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a Elivania Lima, Danilo Oliveira, Gabriela Santos, Manoel Guedes, Pryscila Silva Pry , Joelma Santos, Jm Nissa , Jeane Alves Detinha , Jaqueline Souza e Jairo Cruz 

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Abertura da festa em louvor de São Francisco de Assis reúne centenas de fiéis em Procissão e Celebração Eucarística na noite desta terça (24/09/2019)

 

Na noite dessa terça-feira, 24 de setembro de 2019, a Paróquia de Petrolândia iniciou os festejos de homenagem ao Padroeiro, São Francisco de Assis, com a Procissão de Abertura da Festa. O evento teve início na rotatória localizada na entrada da cidade, na Orla Fluvial, em frente ao Terminal Rodoviário, onde está localizada uma imagem do padroeiro.

O lema da Festa de São Francisco de Assis em 2019 é "Coragem, levanta-te! Ele te Chama!. A temática foi exposta em faixas e placas conduzidas por estudantes, numa bonita colaboração e participação dos jovens na tradição do município.

As bandeiras do Brasil, e de Petrolândia foram conduzidas pela prefeita do município Janielma Souza (Jane) e pelo presidente da Câmara Municipal, Joilton Pereiras, respectivamente.

Em frente à Igreja, Jane realizou o hasteamento da bandeira de São Francisco de Assis e fez breve pronunciamento (assista ao vídeo abaixo).

Em seguida, o padre Luiz Augusto declarou oficialmente aberta a Festa do Padroeiro e o templo foi aberto à entrada dos fiéis que lotaram o espaço para assistir à Celebração Eucarística, presidida pelo Pároco da Diocese de Caruaru, Padre Roberto Ribeiro da Silva.

Ver abaixo vídeo e fotos

Bispo Edir Macedo diz que mulher não pode ter mais estudo que o marido


O bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, foi um dos nomes mais comentados nas redes sociais. A polêmica está em torno de um vídeo que viralizou no qual ele aparece dizendo que não permitiu que as filhas, Cristiane e Viviane, fizessem faculdade, justificando que caso elas estudassem, seriam “cabeças” da família e o fracasso seria certo. As filhas aparecem no vídeo acompanhadas de seus respectivos maridos.

“Quando elas foram para fora, disse que elas fariam apenas o ensino médio e que elas não fariam faculdade. A minha esposa me apoiou, mas o parentes achavam absurdo. Por que não vai fazer faculdade? Porque se você se formar numa determinada profissão, você vai servir a si mesmo, vai trabalhar para si. Mas eu não quero isso, vocês vieram para servir a Deus. Não sou contra a você se formar, estudar, não. Mas no caso delas, eu não as criei para servirem a si mesmas, eu as criei para servirem ao senhor”.

O bispo continuou explicando que as filhas apenas cursariam faculdade após o casamento. “Você vai fazer até o ensino médio, depois, se quiser a faculdade você que sabe, mas até o seu casamento será apenas uma pessoa de ensino médio. Porque se a Cristiane. Vem cá, Cristiane. Fosse doutora e tivesse um grau de conhecimento elevado e encontrasse um rapaz que tivesse grau de conhecimento baixo, ele não seria o cabeça, ela seria a cabeça. E se ela fosse a cabeça, não serviria à vontade de Deus”.

Se referindo à esposa, Macedo lembrou ainda que a vontade dela era de que as filhas se casassem com americanos, tidos segundo ele, como pessoas mais educadas e gentis. “A Ester falava que queria que as filhas casassem com americano, corteses e educados, porque eu era um grosso”, disse, fazendo os fiéis presentes rirem. "Eu quero que as minhas filhas casem com macho. Um homem que tem que ser cabeça. Eles têm que ser cabeça. Porque se eles não forem cabeça o casamento deles está fadado ao fracasso", indicou.

Contrariado, o bispo lamentou dizendo que, no entanto, o que se ensina na sociedade contemporânea é que as mulheres devem buscar os estudos e serem independentes.

"O que se ensina hoje é: Minha filha nunca vai ficar sujeita a um homem. Então tá. Vai ficar sujeita à infelicidade. Porque não existe família, não existe casamento, porque não existe felicidade a mulher cabeça e o homem corpo. É fracasso. Tanto é que, deve ter mulher aqui que sabem o que está falando. tem mulheres inteligentíssima que não conseguem encontrar o cabeça. Verdade, sim ou não?"

Por Correio Braziliense

Professor de Petrolândia faz campanha para compra de prótese


Meu nome é Ronald Torres da Silva, sou professor, casado, pai e tenho 34 anos. Desde 2008 moro e sou professor na cidade de Petrolândia-PE. Em 2014 fui diagnosticado com um tumor de células gigantes (TCG) na região do fêmur esquerdo.

Em maio deste ano, devido às dores, não consegui mais andar sem a ajuda de muletas. Em uma das consultas, fui comunicado que o desgaste da articulação do meu joelho era irreversível. Já que qualquer cirurgia é paliativa no meu caso, a alternativa escolhida por mim e pela minha família é a amputação da perna e o uso de uma prótese externa de alta qualidade, com bons materiais, que custa em torno de 40 mil reais, incluídos os tratamentos de fisioterapia e de reabilitação.

A cirurgia vai acontecer em Recife-PE em novembro de 2019. Estamos em campanha junto com vários amigos, ex-alunos e toda comunidade aqui da minha cidade com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para a compra da prótese.

Quem quiser ajudar por depósito bancário ou pela Vaquinha on-line os dados são os seguintes:

Vaquinha on-line: http://vaka.me/730307

RONALD TORRES DA SILVA

Banco do Brasil

Conta Poupança

Agência: 1112 - 6

Conta: 29826 - 3

Variação: 51

Agradeço imensamente desde já! Nos vemos na estrada!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Serra Talhada: Projeto que proíbe fogos de artifício que façam barulho passa em primeira votação na Câmara


Gerando polêmica e debate acalorado, o Projeto de Lei 022/2019 que busca coibir fogos de artifício que façam barulho, como efeitos sonoros ou estampidos, proposto pelo vereador Sinézio Rodrigues (PT), passou apertado, nessa segunda-feira (23), em primeira votação na Câmara Municipal em Serra Talhada (CMST). Agora, o ‘PL dos Fogos’ deverá seguir para segunda votação prometendo uma sessão não menos emocionante.

Todo o clima que a proposta vem causando se explica. De um lado estão àqueles que acreditam que muita gente depende da venda de fogos para sobreviver, principalmente no período junino. E sairão prejudicados. “São dezenas de famílias”, alertou um vereador contrário, em conversa com o Farol. De outro, Sinézio se põe à favor daqueles que se sentem incomodados: pessoas com animais domésticos, idosos e crianças, além de portadores de autismo.

O fato é: o Projeto de Lei 022/2019 não é unânime na casa Joaquim de Souza Melo. Na sessão de ontem passou ‘engasgado’ por 8 votos a 7. Mostrando desapontamento, o autor da proposta lamentou a atitude de certos colegas vereadores. Segundo Sinézio Rodrigues, alguns no intuito de prejudicar a votação, usou o nome do prefeito Luciano Duque para angariar votos contrários ao ‘PL dos Fogos’. Em resposta, o petista disparou:

“Ele (Luciano Duque) não se colocou contrário nem a favor do projeto, ele se colocou independente, é o papel dele deixar o debate fluir no legislativo. O prefeito não pode ser usado nas articulações internas desta casa. O que tem que ser usado aqui é a consciência de cada um. O projeto não proíbe todos os fogos, apenas disciplina alguns tipos de fogos porque estes causam mal estar a população e aos animais.”

2ª VOTAÇÃO E EFEITOS

O ‘PL dos Fogos’ segue para segunda votação na próxima segunda-feira (30/09) e o clima da noite tem tudo para ser um ‘pipoco’. “Temos que enfrentar a segunda votação, manter os votos favoráveis e quem sabe reverter alguns votos contrários. A esperança é que consigamos a aprovação final porque este projeto é de uma importância tremenda para as pessoas autistas, bebês, pessoas acamadas, idosos e animais”, justificou Rodrigues.

Mas aliados do prefeito Duque avaliam, em conversa reservada com o Farol, que o projeto deve afetar, contraditoriamente, as ações do próprio governo. A gestão frequentemente se utiliza da soltura de fogos com estampidos em inaugurações, festejos e eventos eleitorais. “E as eleições 2020 estão aí”, alegou o assessor. “Isso sim vai ser muito ruim para o comércio”, reforçou um revendedor de fogos, pedindo anonimato à reportagem.

Como votou cada vereador sobre o ‘PL dos Fogos’:

A FAVOR

Vera Gama
Antônio Rodrigues
Antônio de Antenor
Rosimério de Cuca
Sinézio Rodrigues
Pinheiro de São Miguel
Jaime Inácio
André Maio

CONTRA

Ronaldo de Dja
Alice Conrado
Nailson Gomes
Zé Raimundo
Romero do Carro de Som
Agenor de Melo
Paulo Melo

AUSENTES

Dedinha Inácio.
O presidente Manoel Enfermeiro não vota, somente em caso de empate.

Por Farol de Notícias

Operação de busca e apreensão foi política e feriu o equilíbrio democrático, diz Fernando Bezerra


O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) definiu como “arbitrária e gravíssima” a operação de busca e apreensão nos seus gabinetes e residências e também do deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM-PE), realizada na última quinta-feira (19). Em discurso no plenário do Congresso, ele ressaltou que a decisão monocrática foi tomada sem o aval do Ministério Público Federal, que é o titular da ação penal.

“Não temo as investigações. Digo com veemência que jamais excedi os limites impostos pela lei e pela ética. Mas é estarrecedor o excesso, o abuso de uma decisão monocrática, tomada em completo desacordo com quem está, de fato, na condição de avaliar a necessidade ou não de produção de prova, no caso o Ministério Público Federal, titular da ação, e ainda mais quando exige medida tão invasiva ao direito individual do cidadão e fere a independência de um dos poderes da República”, afirmou o senador. “Sem o aval da Procuradoria Geral da República, uma decisão monocrática descarta o princípio da razoabilidade e autoriza medida cautelar extrema, relacionada a fatos supostamente ocorridos há sete anos, para deflagrar uma operação absolutamente extemporânea. Uma ação, portanto, arbitrária e gravíssima”, acrescentou.

Segundo ele, a ação da Polícia Federal no Senado, sobretudo no gabinete da liderança do governo, foi uma “operação política”, articulada para atingir o Congresso e o governo do presidente Jair Bolsonaro. “A presença da Polícia Federal no gabinete da liderança do governo no Senado é uma afronta, um atentado contra a independência dos poderes. Se os fatos citados remontam ao ano de 2014, por qual motivo incluir o Gabinete da Liderança entre os locais da busca e apreensão, se não para impor ao Governo do Presidente Bolsonaro um constrangimento?”

Fernando Bezerra Coelho explicou que a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, está relacionada ao Inquérito 4513, aberto em 2017, para investigar supostos desvios de recursos de obras federais administradas pelo Ministério da Integração Nacional na Região Nordeste, em especial, o Projeto de Transposição do Rio São Francisco. “Pela ausência de elementos comprobatórios, [o inquérito] terá o mesmo destino de outras acusações que enfrentei: o arquivamento – inclusive por força de decisão do Supremo Tribunal Federal”, destacou.

No discurso, o parlamentar avaliou ainda que a operação foi realizada no momento em que “o Senado avança com a agenda econômica e está na iminência de votar a Reforma da Previdência”.

“Me parece que essa operação é, deliberadamente, uma tentativa de reavivar velhas práticas de intimidação e de criminalização da política, como se não fosse a política o único caminho para solucionar os problemas do país”, afirmou. “O Brasil precisa sair do atoleiro econômico em que se encontra e se distanciar do passado, em que os abusos terminaram por mergulhar o país numa grave crise econômica e institucional, com duras consequências para o povo brasileiro.”

Assessoria de Comunicação

Detran-PE começa a usar sistema biométrico para liberar carteira


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) agora utiliza um sistema de reconhecimento biométrico para validar a emissão ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O objetivo da medida é reprimir fraudes durante o processo. Desde essa segunda-feira (23), o órgão passou a coletar impressão digital, assinatura e foto da pessoa. O material será arquivado no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), para posterior checagem.

Com a nova medida, a pessoa só poderá avançar no processo de obtenção ou renovação da carteira após a coleta desses dados e validação, garantindo a identificação nas etapas posteriores - exame médico e avaliação psicológica.

A medida é pioneira na região Nordeste e vem para atender a portaria 1.515/2018 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O sistema ficará sob a responsabilidade da diretoria de operações do órgão estadual.

Por Diário de Pernambuco