quarta-feira, setembro 25, 2019

Serra Talhada: Projeto que proíbe fogos de artifício que façam barulho passa em primeira votação na Câmara


Gerando polêmica e debate acalorado, o Projeto de Lei 022/2019 que busca coibir fogos de artifício que façam barulho, como efeitos sonoros ou estampidos, proposto pelo vereador Sinézio Rodrigues (PT), passou apertado, nessa segunda-feira (23), em primeira votação na Câmara Municipal em Serra Talhada (CMST). Agora, o ‘PL dos Fogos’ deverá seguir para segunda votação prometendo uma sessão não menos emocionante.

Todo o clima que a proposta vem causando se explica. De um lado estão àqueles que acreditam que muita gente depende da venda de fogos para sobreviver, principalmente no período junino. E sairão prejudicados. “São dezenas de famílias”, alertou um vereador contrário, em conversa com o Farol. De outro, Sinézio se põe à favor daqueles que se sentem incomodados: pessoas com animais domésticos, idosos e crianças, além de portadores de autismo.

O fato é: o Projeto de Lei 022/2019 não é unânime na casa Joaquim de Souza Melo. Na sessão de ontem passou ‘engasgado’ por 8 votos a 7. Mostrando desapontamento, o autor da proposta lamentou a atitude de certos colegas vereadores. Segundo Sinézio Rodrigues, alguns no intuito de prejudicar a votação, usou o nome do prefeito Luciano Duque para angariar votos contrários ao ‘PL dos Fogos’. Em resposta, o petista disparou:

“Ele (Luciano Duque) não se colocou contrário nem a favor do projeto, ele se colocou independente, é o papel dele deixar o debate fluir no legislativo. O prefeito não pode ser usado nas articulações internas desta casa. O que tem que ser usado aqui é a consciência de cada um. O projeto não proíbe todos os fogos, apenas disciplina alguns tipos de fogos porque estes causam mal estar a população e aos animais.”

2ª VOTAÇÃO E EFEITOS

O ‘PL dos Fogos’ segue para segunda votação na próxima segunda-feira (30/09) e o clima da noite tem tudo para ser um ‘pipoco’. “Temos que enfrentar a segunda votação, manter os votos favoráveis e quem sabe reverter alguns votos contrários. A esperança é que consigamos a aprovação final porque este projeto é de uma importância tremenda para as pessoas autistas, bebês, pessoas acamadas, idosos e animais”, justificou Rodrigues.

Mas aliados do prefeito Duque avaliam, em conversa reservada com o Farol, que o projeto deve afetar, contraditoriamente, as ações do próprio governo. A gestão frequentemente se utiliza da soltura de fogos com estampidos em inaugurações, festejos e eventos eleitorais. “E as eleições 2020 estão aí”, alegou o assessor. “Isso sim vai ser muito ruim para o comércio”, reforçou um revendedor de fogos, pedindo anonimato à reportagem.

Como votou cada vereador sobre o ‘PL dos Fogos’:

A FAVOR

Vera Gama
Antônio Rodrigues
Antônio de Antenor
Rosimério de Cuca
Sinézio Rodrigues
Pinheiro de São Miguel
Jaime Inácio
André Maio

CONTRA

Ronaldo de Dja
Alice Conrado
Nailson Gomes
Zé Raimundo
Romero do Carro de Som
Agenor de Melo
Paulo Melo

AUSENTES

Dedinha Inácio.
O presidente Manoel Enfermeiro não vota, somente em caso de empate.

Por Farol de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário