quarta-feira, 18 de março de 2020

Emissão de Guia de Trânsito Animal para feiras está suspensa em Pernambuco



A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) emitiu portaria suspendendo a emissão de GTA (guia de trânsito animal) para eventos agropecuários, inclusive feira de animais, por tempo indeterminado.

As medidas são emergenciais e tem o objetivo de diminuir a transmissão e contaminação do COVID 19. É uma ação de prevenção que visa auxiliar na preservação da saúde de servidores, estagiários, terceirizados e público do setor regulado em geral, tendo em vista que em todos os escritórios da Adagro circula um grande número de pessoas e há servidores, colaboradores e público em geral o que torna estes locais uma ponto de risco de contaminação. Esta medida vem atender ao decreto do governador que suspende eventos de qualquer natureza com público superior a 50 (cinquenta) pessoas.

Projeto para o reaproveitamento dos rejeitos de tilápia ganha Desafio AD Diper 2020

Solução vencedora, apresentada por Empresa Junior dos cursos de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos da UFPE é simples e traz proposta para resolver um problema antigo dos piscicultores pernambucanos.

Estudantes de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), à frente da Empresa Júnior - Elementus Júnior Consultoria, desenvolveram uma proposta pioneira para o reaproveitamento dos rejeitos de tilápia transformando-os em ração para animais. O projeto Silagem de Pescados foi o ganhador do Desafio AD Diper 2020, iniciativa coordenada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), sob as diretrizes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, em parceria com a Federação das Empresas Juniores do Estado de Pernambuco (Fejepe). Ao todo, 12 grupos competiram nesta edição do desafio, sendo quatro projetos selecionados para a final. A ganhadora do desafio será contemplada com a premiação no valor de R$ 5 mil, repassada pela Agência.

Este é o segundo ano de realização do Desafio AD Diper, criado com o objetivo de estimular as empresas juniores a proporem soluções inovadoras para alavancar e desenvolver os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Pernambuco, impactando positivamente a economia local. O foco dos projetos apresentados se baseou em alguns arranjos produtivos como o mel, leite, frutivinicultura, piscicultura, caprinovinocultura, confecções e gesso.

O projeto da Elementus traz a solução da silagem, técnica que pode ser utilizada para a formulação de rações para os peixes, o que diminui os custos da alimentação, responsável pelo principal gasto em produções piscícolas atualmente. A técnica consta na mistura dos resíduos com ácidos, enzimas ou bactérias produtoras de ácido láctico, resultando na liquefação (passagem do estado sólido para o líquido) dos rejeitos. A tecnologia de obtenção da silagem de peixe proposta é simples e não implica a utilização de maquinários específicos, sendo necessário apenas triturador, agitador e recipientes de plástico (silos) e nem exige mão-de-obra especializada.

De acordo com Guilherme Rocha, estudante de Engenharia de Alimentos da UFPE e presidente da empresa Elementus, a técnica oferece diversos benefícios. “Ressaltamos que o procedimento não exala odores desagradáveis, não atrai insetos e não apresenta problemas em relação a alguns patógenos, como as salmonelas”. Ele ainda complementa “A silagem de resíduos de peixes é uma fonte potencial de proteína para a alimentação de animais de diferentes espécies e hábitos alimentares, principalmente como um alimento alternativo à farinha de peixe, chegando a custar 10 vezes menos para ser produzida. Atualmente, a farinha de peixe é comercializada por 2 mil dólares a tonelada, então utilizando esta técnica o produtor estará gerando um lucro significativo para o seu negócio”, arremata.

Para o Gerente de Arranjos Produtivos Locais da AD Diper, Álvaro França, a ideia de reutilizar as sobras da tilápia chega para dar um novo fôlego ao setor. “Essa foi uma proposta excelente, pois apresenta uma solução viável e simples para um problema antigo. O rendimento médio em filé da tilápia é de 50%, sendo os outros 50% descartados como resíduo que incluem a cabeça, carcaça, vísceras, pele e escamas. Todo esse material descartado agora terá novo uso”, completa.

Segundo dados do anuário 2020 da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), com produção de 432 mil toneladas, a tilápia representou 57% da produção de toda a piscicultura brasileira em 2019. Com este resultado, o Brasil consolida-se na 4ª posição entre os maiores produtores de tilápia no mundo. No ranking dos cinco maiores produtores de 2019, Pernambuco apareceu na lista pela primeira vez e em 5º lugar, com o registro de 25 mil toneladas, um aumento de 8,6% em relação a 2018. O peixe tilápia representa praticamente 100% do cultivo do estado.

Elementus Júnior Consultoria - Empresa júnior fundada em 2008, sediada no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco. Com membros dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos. A empresa atua nas áreas de Ciências dos Alimentos, Química Aplicada, Gestão da Qualidade e Melhoria Focada, Estruturação de Processos, Logística e Operações.

Equipe:

1. Guilherme Rocha Leão Borba Oliveira, estudante de Engenharia de Alimentos da UFPE e presidente institucional da Elementos;

2. Moisés Henrique Herminio de Oliveira, estudante de Engenharia Química da UFPE e consultor institucional;

3. Matheus Pinheiro, estudante de Engenharia de Alimentos da UFPE e gerente comercial;

4. Rafael da Silva Beserra, estudante de Engenharia de Alimentos da UFPE e gerente de projetos;

5. Ana Beatriz Ferreira Silva, estudante de Engenharia de Alimentos da UFPE e consultora de cultura e estratégia;

6. Breno Soares Gazal, estudante de Engenharia de Alimentos da UFPE e consultor de marketing;

7. Davi de Melo Magalhães, estudante de Engenharia da UFPE e consultor de marketing;

8. Suzane Soares da Silva estudante de engenharia Química da UFPE e consultora de marketing;

9. Artur Silveira Botelho Filho, estudante de Engenharia de Alimentos da UFPE e consultor institucional;

10. João Paulo de Albuquerque Silva, estudante de Engenharia de Alimentos da UFPE e gerente comercial e

11. Luana Lívia Silva do Nascimento, estudante de Engenharia Química da UFPE e diretora de marketing.

AD/Diper

Confira as medidas de urgência que os municípios pernambucanos devem adotar contra o novo coronavírus



Prefeitos e secretários de saúde de todas as regiões de Pernambuco se reuniram desde a última segunda-feira (16), até hoje, quarta-feira (18), com o governador Paulo Câmara. As reuniões com os gestores da Região Metropolitana do Recife (RMR), Mata Sul, Mata Norte e Agreste foram realizadas no Palácio do Campo das Princesas. A reunião com os prefeitos do Sertão, realizada hoje, foi feita por videoconferência. Na pauta, discutir ações em conjunto para lidar com a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus.

Em Pernambuco, já se contabilizam 19 casos, sendo 1 de contaminação comunitária, ou seja, quando não é mais possível saber a origem da infecção. Tendo em vista situação, os municípios devem baixar um decreto de estado de emergência e elaborar de maneira urgente um plano municipal de contingenciamento do Covid-19, baseado na realidade local. O plano deve definir as ações de cada cidade no tocante ao combate à doença.

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho agradece aos leitores e anunciantes a marca de 30 milhões de visualizações alcançados na tarde desta quarta-feira (18/03/2020)


O Blog de Assis Ramalho agradece aos leitores e leitoras que conquistaram conosco mais uma marca importante, digna de nota: Chegamos a marca de 30 milhões de visualizações, alcançados na tarde desta quarta-feira, 18 de março de 2020.

Agradecemos aos nossos leitores assíduos pelas visitas, comentários, sugestões, críticas construtivas e colaborações recebidas desde 31 de outubro de 2011, data de início de nossas atividades neste espaço. Portanto, são pouco mais oito anos de pura dedicação em busca da boa informação.

O Blog de Assis Ramalho, editado por Assis Ramalho e Lúcia Xavier chegou a marca de 29 milhões de visualizações no dia 15 de dezembro de 2019. De lá, para essa presente data, conquistamos mais um milhão de visualizações em apenas três meses e 3 dias.

Damos graças a Deus que nos concede força, foco e fé para realizarmos diariamente nosso trabalho, com paixão renovada todos os dias sempre em busca da boa informação.

Por fim, dedicamos mais este fruto de nossos esforços aos nossos leitores, anunciantes, colaboradores e parceiros.

O nosso muito obrigado!


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Tacaratu: Clínica Mais Saúde informa atendimentos para esta quinta-feira (19/03/); Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Avenida Cônego Frederico, em Tacaratu, informa atendimento para esta quinta-feira, 19 de março de 2020. Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9938-9602

Veja abaixo os profissionais que irão atender nesta quarta (19/03) na Mais Saúde de Tacaratu, e as especialidades médicas

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimento para esta quinta(19/03); Confira e marque sua consulta



A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta quinta-feira, 19 de março/2020; confira abaixo!

Casa lotérica é assaltada na tarde desta quarta-feira (18) em Itapetim (PE)


Uma casa lotérica foi assaltada nesta quarta-feira (18) em Itapetim no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, dois criminosos entraram no local esperaram a atendente abrir a porta que dá entrada para os caixas e então um dos bandidos anunciou o assalto, enquanto um segundo suspeito ficou na porta da agência dando cobertura.

Ainda segundo informações, os assaltantes levaram dinheiro dos caixas. Eles conseguiram fugir, mas a polícia está realizando buscas para tentar encontrar os suspeitos.

A quantia levada pelos criminosos não foi divulgada. Circula nas redes sociais os rostos dos suspeitos, eles adentraram no estabelecimento sem máscaras e nem tampouco capacetes, a polícia já tem suspeitos. O assalto aconteceu no final da tarde, por volta das 17 horas.

Do Blog do Marcello Patriota

Contraprova de Jorge Jesus para coronavírus dá negativo


Alívio no Flamengo. A contraprova feita por Jorge Jesus para detectar a contaminação pelo coronavírus deu resultado negativo. A informação foi divulgada pelo clube na noite desta quarta-feira.

- O Clube de Regatas do Flamengo informa que o novo exame realizado pelo técnico Jorge Jesus atestou resultado negativo para o Covid-19. O clube agradece pelo suporte de toda Nação Rubro-Negra ao Mister nos últimos dias - diz o comunicado rubro-negro.

No primeiro teste feito pelo Mister, o resultado havia dado "fraco positivo ou inconclusivo", de acordo com o Flamengo. Uma contraprova foi feita pelo técnico na manhã de terça-feira.

Durante este tempo, Jorge Jesus ficou de quarentena em seu apartamento, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O treinador não apresentou sintomas do coronavírus ao longo destes dias e chegou a postar fotos nas redes sociais se exercitando.


No Flamengo, até o momento, apenas o vice-presidente de Embaixadas e Consulados, Maurício Gomes de Mattos, testou positivo. Ele segue em Brasília sendo tratado e já apresentou evolução. Todos os funcionários do departamento de futebol rubro-negro foram testados e apresentaram resultado negativo.

Ainda assim, o Flamengo suspendeu as atividades do futebol até a próxima segunda-feira, no mínimo. O Campeonato Carioca e a Libertadores também estão paralisados.

Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Jair Bolsonaro anuncia reforço do Bolsa Família, fechamento de fronteiras e outras medidas para combater novo coronavírus


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) concedeu entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira (18), sobre as medidas para combater a pandemia de coronavírus (covid-19) no Brasil.

Acompanhado de ministros como Paulo Guedes (Economia), Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública), Bolsonaro afirmou que será lançada uma linha de crédito pessoal e outra para empresa no Banco do Brasil, além de reforço no Bolsa Família, antecipação de décimo terceiro salário e outras medidas.

Durante a coletiva, todos estavam utilizando máscaras cirúrgicas e o presidente afirmou que o motivo é por conta de o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ter testado positivo para coronavírus nesta quarta-feira (18). A confirmação vem após o chefe do gabinete de Segurança Institucional, General Heleno, também ter testado positivo para o coronavírus.

O presidente ainda falou sobre sua participação nos atos do último dia 15 de março. "O povo, espontaneamente, foi às ruas. Não convoquei ninguém. Não há nenhum vídeo ou áudio que mostre isso”, afirmou.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a declaração de calamidade social é necessária para evitar o contingenciamento de recursos. "Isso nos dá espaço fiscal", argumentou.

Confira as medidas anunciadas por Bolsonaro

- Estado de calamidade pública, a fim de garantir recursos para saúde e emprego. Será destinado R$ 84 bilhões para a população vulnerável e R$ 60 bilhões para a manutenção de emprego;

- Reforço no programa Bolsa Família, integrando mais de R$ 1 milhão dentro do sistema;

- Atraso no recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Simples Nacional por três meses para reforçar o caixa das empresas;

- Desoneração de produtos médicos;

- R$ 24 bilhões para linha de crédito pessoal (com o intuito de ajudar trabalhadores autônomos) e R$ 48 bilhões para empresas;

Por Jornal do Commercio


Petrobras reduz gasolina em 12% e diesel em 7,5%, a partir de quinta-feira


Diante das fortes quedas no preço do petróleo no mercado internacional, a Petrobras comunicou que vai reduzir em 12% o preço da gasolina e em 7,5% o óleo diesel em suas refinarias a partir desta quinta-feira (dia 19).

Somente neste ano, o preço do barril de petróleo tipo Brent, negociado na Bolsa de Londres, acumula desvalorização de 56,4%. No início de 2020, o barril era vendido a US$ 66. No fechamento dos negócios da última terça-feira, estava em US$ 28,73.

Na semana passada, a estatal já tinha anunciado um corte nos preços. Na última quinta-feira (dia 12), o corte foi de 9,5% na gasolina e 6,5% no disel.

A queda acentuada nos preços está ligada à pandemia do novo coronavírus. Uma vez que muitos países estão em quarentena generalizada (Espanha e França, por exemplo) e o surto começou na China, uma das economias que mais demanda commodities, a demanda por petróleo fica mais restritra.

A medida, entretanto, não reflete uma queda imediata para os consumidores. A redução para os consumidores depende da quantidade de combustível que os distribuidores têm armazenado, impostos, margem de lucro, entre outros.

Por Jornal Extra-RJ

São Paulo registra três mortes pelo novo coronavírus nesta quarta-feira (18)


O estado de São Paulo registrou três mortes pelo novo coronavírus nesta quarta-feira (18). Com isso, o estado tem quatro vítimas fatais da doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

As três mortes são de homens, com problemas de saúde anteriores e idades de 65, 81 e 85 anos, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. Todos foram atendidos em hospital privado da capital. O paciente de 81 anos é morador do município de Jundiaí e os demais de São Paulo.

O primeiro caso no Brasil de morte de pessoa infectada pelo novo vírus (Sars-Cov-2) foi confirmado nesta terça-feira (17) na capital paulista. Já no começo da tarde desta quarta-feira (18) outras duas mortes foram registradas por uma rede de hospitais particulares de São Paulo, e os registros foram confirmados pela secretaria.

Casos no Brasil passam de 300; veja quadro por estados
Tire dúvidas sobre o coronavírus; G1 responde a 42 perguntas
Últimas notícias sobre coronavírus no mundo
Guia de isolamento domiciliar: como preparar casa
Conheça os diferentes exames para testar coronavírus

O estado de São Paulo também registra 240 casos confirmados da doença, segundo balanço desta quarta-feira (18). Trata-se de um aumento de 46% em relação ao balanço anterior, que confirmava 164 casos.

Desses, 214 estão na cidade de São Paulo, 6 em São Caetano do Sul, 6 em Santo André e 3 em São Bernardo do Campo.

Osasco, Ferraz de Vasconcelos, Cotia, Barueri, Guarulhos, Mauá, Santana do Parnaíba, São José dos Campos, Campinas, São José do Rio Preto e Jaguariúna registram um caso confirmado cada.

O balanço desta quarta-feira (18) registra as primeiros casos do novo coronavírus no interior do estado. Até o balanço anterior, todos os registros estavam restritos a cidades da Grande São Paulo.

Por G1 SP — São Paulo

Pernambuco confirma 22 casos do novo coronavírus, suspende cirurgias marcadas e reativa dois hospitais

Governo de Pernambuco e prefeitura do Recife divulgaram novo boletim do novo coronavírus — Foto: Pedro Alves/G1

O governo de Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (18), 22 casos de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. São três a mais do que no boletim divulgado na terça (17). Além disso, o estado anunciou que vai reativar dois hospitais particulares para receber os pacientes. Outra medida é o cancelamento de cirurgias que já estavam marcadas, a partir de sexta-feira (20).

As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife.

De acordo com o governador Paulo Câmara (PSB), a requisição para usar hospitais particulares possibilitará a abertura de 400 novos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 600 vagas de leitos de retaguarda, em todo o estado.

“Vamos fazer requisições administrativas do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Boa Viagem (Zona Sul do Recife), e o antigo hospital Unicordis, no Torreão (na Zona Norte da capital). Eles estão desativados e o estado vai fazer requisição exclusivamente para pacientes com sintomas ou que estejam com a Covid-19. O aumento dos leitos também vai ocorrer em Caruaru, Serra Talhada, Araripina e Petrolina”, declarou Câmara.

Ainda segundo o governo, uma central de teleatendimento será montada para orientar, remotamente, os pacientes que estiverem com sintomas da doença.

“São 150 posições para orientar a população com a triagem de casos, dependendo do caso e da orientação do profissional, sobre o repouso em casa ou, se necessário, a procura por uma unidade de saúde. Nossa intenção é liberar o maior número possível de leitos para os pacientes infectados com o coronavírus”, disse o governador.

Sobre o cancelamento das cirurgias, o governador disse que a meta é garantir espaço para os pacientes com a doença. "Vamos liberar o maior número possível de leitos para tratamento de pacientes infectados com coronavírus", afirmou.

Boletim

De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, houve, desde o dia 25 de fevereiro, 485 notificações. Há três casos prováveis, de pessoas que tiveram contato com pessoas infectadas, por exemplo, e 96 descartes.

“A maioria de notificações é de pessoas de faixa etária entre 20 e 59 anos, mas temos também 26 pacientes entre 60 e 69 anos, 11, entre 70 e 79 anos, e três casos com mais de 80 anos. Os três novos casos confirmados são de pessoas que moram no Recife e não têm histórico de vigem. São casos que configuram, assim, transmissão local”, afirmou o secretário.

Casos de transmissão local são os de pessoas que, mesmo não tendo viajado para locais com confirmação da doença, tiveram contato com quem viajou. É quando ainda há possibilidade de descobrir quem foi o transmissor. Transmissão comunitária, por sua vez, é quando não há certeza sobre de onde veio a contaminação.

O secretário de Saúde justificou que é preciso priorizar o atendimento, diante da quantidade de casos notificados.

“O Laboratório Central tem que se dedicar a fazer testagem da Influenza-A, para saber se os pacientes que requereram atenção hospitalar devem utilizar ou não a medicação adequada para a influenza. O diagnóstico da Covid-19 não muda em nada o tratamento, mas em casos da H1N1, precisamos saber se a pessoa continua com a medicação, por isso a testagem para ela é até mais importante”, afirmou André Longo.
Impactos

Nesta quarta, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) anunciou uma série de medidas para contenção do avanço do Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus

Entre elas, está a recomendação para a suspensão de cirurgias eletivas e visitas hospitalares. Segundo a entidade, fica suspenso o expediente dos profissionais com mais de 70 anos, a partir da segunda-feira (23)

Também nesta quarta, a Fundação Altino Ventura informou que ficam suspensas as atividades nas unidades localizadas no Recife (nos bairros da Boa Vista e da Iputinga); de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana; de Serra Talhada e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco.

Por G1 PE

Fevereiro não teve seca extrema pela primeira vez desde 2015

A aferição foi feita pelo Monitor de Secas, da Agência Nacional de Água (ANA), que acompanha a situação de toda a Região Nordeste, além de Tocantins, Minas Gerais e Espírito Santo.

O mês de fevereiro não teve seca extrema pela primeira vez desde 2015. Foi o que identificou o projeto Monitor da Seca, da Agência Nacional de Águas (ANA). As chuvas do mês passado em diversos estados contribuíram para este resultado, reduzindo as áreas em que a seca extrema normalmente se manifesta. O mês foi marcado por enchentes em diversos estados, como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em relação a janeiro, houve diminuição de regiões de seca nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Norte. Nesses mesmos estados, a seca mudou qualitativamente, ficando menos grave. Esse fenômeno ocorreu também em Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Tocantins. O estado de Alagoas, contudo, continuou com seca extrema também em fevereiro.

O Monitor das Secas não verifica todo o território brasileiro. O projeto acompanha a situação de toda a Região Nordeste, além de Tocantins, Minas Gerais e Espírito Santo. Ainda neste ano, a previsão é que Goiás e Rio de Janeiro passem a ser monitorados também.

Por Agência Brasil

Petrolândia/Tacaratu/Jatobá: Clínica e Laboratório Jaques dá dicas para prevenção de coronavírus

Divulgação/Clínica e Laboratório Jaques

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta quarta-feira, 18 de março de 2020; veja lista



Mudam de idade hoje (Quarta-feira 18 de março de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Edyna Karoline Santos, Fernanda Soares, Elyana Gomes, Marquinhos Dantas, Oliveira Rosilene, Jackson Gomes, Maria Do Socorro Santos Souza, Maria Da Paz X Jose Francisco, Marivalda Antonia , Mikaele Jamile, Erisvanio Vieira Barbosa e Nylson Silva

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia [Prevenção ao coronavírus ]: Comercial Nutrideal anuncia que tem Álcool Etílico 70% e máscara descartável





Petrolândia: Prefeitura lança medidas de emergência para o enfrentamento ao coronavírus


Através do decreto de número 1.604/2020, a prefeitura de Petrolândia anunciou medidas temporárias de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID-19).

O decreto aponta para ações com objetivos estratégicos para limitar a transmissão; identificar, isolar e cuidar dos pacientes precocemente; comunicar informações críticas e combater a desinformação; organizar a resposta assistencial a garantir o adequado atendimento da população.

Enquanto durar o decreto ficam proibidos eventos, públicos ou privados, com mais de cinquenta (50) pessoas, sejam esportivos, culturais, religiosos, festivos...; viagens de servidores (exceto os de saúde) a serviço do município; prova de vida dos servidores aposentados; férias de servidores de áreas essenciais ao enfrentamento da pandemia; visitas nos hospitais, exceto acompanhante de pacientes; Transporte de Tratamento fora de domicílio (TFD), exceto em casos de urgência e emergência e pacientes de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia; atividades grupais do CAPS Nova mente, continuando apenas a entrega de medicamentos, triagem e atendimentos individuais; atividades de serviço e convivência com idosos, crianças e adolescentes; suspensas atividades em grupo do CRAS, Cadastro Único e Casa das Juventudes; suspensas ainda atividades referentes ao Março da mulher.

Bares e restaurantes deverão distribuir mesas com até dois (2) metros de distância respeitando o limite de cinquenta (50) pessoas. Incentiva-se a entrega de alimentação em domicílio. Igrejas deverão distribuir assentos com distância de até um (1) metro, respeitando o limite de cinquenta (50) pessoas no ambiente. Incentiva-se o uso de meios virtuais para a realização de cultos e missas. Todos os eventos acompanhados pela vigilância sanitária que poderá usar poder de polícia para determinar seu cancelamento, caso haja descumprimento do posto no artigo.

Suspensas ainda, por tempo indeterminado, aulas na rede pública e privada de ensino, atividades dos centros de artesanato, turismo, academias e similares. Biblioteca pública funcionará de forma transitória, não podendo permanecer o leitor no ambiente.

Autoriza a realização de despesas, com dispensa de licitação, para contratação de profissionais da área da saúde, aquisição de medicamentos, leitos de UTI e outros insumos.

Cidadãos que regressaram de viagem, internacional ou de locais onde haja casos comunitários de COVID-19, deve comunicar à secretaria de saúde sendo orientados a ficarem em isolamento domiciliar por sete (7) dias acompanhados, podendo esse descumprimento ser comunicado à polícia.
O decreto entra em vigo a partir de hoje (18).

Para acessar o decreto na íntegra, clique no link abaixo:


Digitação/Redação Daniel Filho
Blog Gota D'água

Petrolândia: [Coronavírus]: Loja Franck Eletro cancela palestra sobre os direitos do consumidor


Divulgação/Loja FranckEletro

Petrolândia: Para evitar aglomerações, Petroclínica avisa que exames de mamografias serão realizadas nesta quinta e sexta-feira


Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Petroclínica informa que as mamografias serão realizadas nesta quinta e sexta feira (19 e 20/03) com horário marcado, de acordo com as medidas de biossegurança, evitando assim aglomerações.

Mais informações e agendamentos: 87 3851-2333 ou 99805-0774.

A Petroclínica mudou de endereço e agora funciona na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo).

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:
Veja abaixo a relação dos demais profissionais que atendem na Petroclínica.

Prefeitura de Petrolândia mantém Mercado Público aberto, mas pede que clientes evitem aglomeração durante as compras

Foto:

Prefeitura Municipal de Petrolândia;

Petrolândia: Dr. Cleobenysson Cruz atende na MedClinic nesta quinta (19/03)


Nesta quinta-feira-feira, 19 de março de 2020, o Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz atenderá na Medclinic Clínica Especializada.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879


Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic

Prefeitura de Cabrobó decreta estado de emergência em saúde pública em razão do coronavírus


A prefeitura de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, adotou medidas temporárias de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Através de decreto, o prefeito Marcílio Cavalcanti declarou estado de emergência e instituiu algumas normas que devem ser cumpridas por todos os órgão da administração direta e indireta da prefeitura e pela população do município.

O decreto suspende todos os eventos públicos e particulares, sejam eles culturais, religiosos ou comemorativos. As viagens de servidores da prefeitura para cidades que registraram casos comunitários ou locais da Covid-19 foram canceladas. A concessão de férias para profissionais da área da saúde e licenças para tratar de assuntos particulares também foram suspensas.

As aulas da rede municipal de ensino foram suspensas, a partir desta quarta-feira até o dia 31 de março. A recomendação também vale para a rede particular de ensino. As atividades da biblioteca pública também foram suspensas.

O decreto da prefeitura entrou em vigor na terça-feira (17). Confira todos os itens do documento .

Por G1 Petrolina

Sobe para 18 número de casos confirmados do coronavírus na Bahia, diz boletim Sesab


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o 18º caso de contaminação por coronavírus no estado no início da tarde desta quarta-feira (18). A paciente é de Salvador, com 71 anos, e segue internada e evoluindo bem.

Pela manhã, o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, divulgou pelas redes sociais o 17º caso confirmado da contaminação.

Já na noite de terça-feira (17), outros dois pacientes - um homem de 50 anos e um idoso de 60 -, internados em um hospital particular da capital baiana, também foram incluídos na lista.

Apesar disso, os quatro casos não entraram no boletim da terça-feira (17), porque o último documento foi divulgado as 17h, e a confirmação dos casos mais recentes saiu depois do fechamento.

Por tanto, com a divulgação da Sesab, os registros mais recentes são: um homem de 64 anos, com histórico de viagem pela Tailândia, que segue internado, evoluindo bem. Um homem de 50 anos, com histórico de contato com paciente vindo dos Estados Unidos, que também segue internado e evoluindo bem.

Um homem de 43 anos, com histórico de contato com paciente diagnosticado para Covid-19. E uma mulher, 71 anos, com histórico de viagem pela Espanha e Portugal, que segue internada e evoluindo bem

Dos casos confirmados nove estão em Salvador, cinco em Feira de Santana, três em Porto Seguro e 1 em Prado.

Até quarta-feira (18), os casos confirmados na Bahia são:

Mulher de 34 anos, de Feira de Santana, contaminada após retornar da Itália, com passagens por Milão e Roma, em 25 de fevereiro;
Mulher de 42 anos, de Feira de Santana, trabalhadora doméstica que teve contato com a mulher de 34 anos;
Idosa de 68 anos, de Feira de Santana, mãe da mulher de 42, que teve contato domiciliar com a 2ª paciente;
Idoso de 73 anos, também de Feira de Santana, marido da mãe da trabalhadora doméstica, que teve contato domiciliar com as 2ª e 3ª pacientes;
Mulher de 52 anos, de Salvador, que fez viagem recente à Espanha;
Criança de 11 anos, de Salvador, filha da mulher de 52 anos, que também fez viagem recente à Espanha;
Idoso de 72 anos, de Salvador, que fez viagem recente para a Itália;
Homem de 49 anos, de Salvador, que fez viagem recente à Alemanha e Espanha;
Mulher de 50 anos, de Feira de Santana, que fez viagem recente aos Estados Unidos;
Homem de 43 anos, de Porto Seguro, que foi contaminado durante festa em Itacaré;
Mulher de 35 anos, de Porto Seguro, que teve passagem pelos Estados Unidos Da América;
Mulher, de 42 anos, de Porto Seguro, que teve contato com um paciente contaminado, que estava na festa de casamento da irmã de Gabriela Pugliesi, em Itacaré;
Homem de 42 anos, de Prado, que teve passagem por Milão e Londres;
Idoso de 72 anos, de Salvador, com histórico recente de viagem para São Paulo;
Homem de 50 anos, de Salvador, internado em hospital particular;
Idoso de 60 anos, de Salvador, internado em hospital particular.
Homem de 43 anos, com histórico de contato com paciente diagnosticado para Covid-19
Mulher, 71 anos, com histórico de viagem pela Espanha e Portugal, que segue internada e evoluindo bem.

Notificações

A Bahia registrou 671 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus), de janeiro até a manhã desta quarta, quando o último boletim da Sesab foi divulgado.

Desse total, 18 foram confirmados, e 278 aguardam análise laboratorial e 375 foram descartados. O diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave.

A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Por G1 BA

Prefeitura de Petrolândia divulga boletim informativo sobre coronavírus

Boletim Informativo desta quarta-feira, 18 de março de 2020.
Prefeitura Municipal de Petrolândia

Jatobá: Representantes do executivo da prefeitura vão Brasília em busca de recursos para o município


Estiveram em Brasília, durante os dias 10, 11 e 12/03 representando a Prefeita Goreti Varjão o Secretário Executivo Itomar Varjāo e o Gestor de Convênios Givonaldo Sandes, resolvendo assuntos pertinentes ao município de Jatobá/PE.

Na ocasião houve uma audiência no FNDE com o senhor Gabriel Medeiros Vilar – Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais (DIGAP), estando presente o Deputado Federal Augusto Coutinho, cujo, a pauta foi a liberação de recursos para o município; audiência no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) onde a pauta também foi a liberação de recursos para Jatobá; bem como, estiveram também no Gabinete do Deputado Augusto Coutinho tratando sobre emendas parlamentares e indicações por parte do Deputado de recursos e equipamentos para o município por meio da CODEVASF e da FUNASA.

Por Portal Jatobá
ASCOM PMJ

Petrolândia: [CANCELADA] Palestra sobre Direitos do Consumidor na loja Franck Eletro


A Franck Eletro traz para você a semana do Consumidor, que teve início no dia 15 e vai até o dia 20 de março, com ofertas sensacionais São produtos com preço de internet e entrega imediata. E para celebrar ainda mais, nesta quarta-feira, dia 18, às sete horas da noite, haverá uma palestra sobre os direitos do consumidor - com o advogado Dr. Fabiano Oliveira, que será realizada na Quadra 10, na Avenida Auspício Valgueiro (antiga conveniência Bodega) em frente ao INSS.

Também será aberta ao público a entrega dos cupons para o sorteio de uma Smart TV, promovido pela loja Franck Eletro. Os cupons serão entregues ao final da palestra de Dr Fabiano Oliveira.

E na sexta-feira, dia 20, às quatro horas da tarde, os clientes da Franck Eletro e os participantes da palestra vão concorrer ao sorteio da Smart TV de 32 polegadas.

Veja no vídeo abaixo mais detalhes por meio de explicação de Dr Fabiano Oliveira

Petrolândia: Ilha de Rarrá suspende atividades de 21 à 29 de março por precaução contra o coronavírus

Blog de Assis Ramalho
Informação/Direção da Ilha de Rarrá

Além de Rio e SP, Minas e Pernambuco também registram transmissão comunitária de coronavírus

Um cruzeiro está parado em Recife, após um idoso de 78 anos, residente no Canadá, passar mal e apresentar sintomas de coronavírus. Foto: Agência O Globo

Após as confirmações dos governos de Minas Gerais e Pernambuco de seus primeiros casos de transmissão comunitária do corononavírus, o número de estados com esse tipo de contágio subiu para quatro em todo o país. Rio e São Paulo já haviam registrado ocorrências.

A transmissão comunitária ocorre quando não é mais possível saber a origem da infecção por ter se alastrado aleatoriamente. É diferente da transmissão local, quando se sabe quem passou o vírus a quem. E as infecções importadas, as primeiras notificadas no país, ocorrem quando os doentes se contagiaram fora do Brasil.

Compartilhe por WhatsApp: clique aqui e acesse o guia completo com tudo sobre coronavírus.

AO GLOBO, a Secretaria de Sáude de Minas Gerais afirmou que o primeiro caso no estado de transmissão comunitária foi registrado em Belo Horizonte. Trata-se de um homem de 34 anos. Até o momento, foram notificados 794 casos de infecção humana pelo Covid-19. Destes casos, 88 foram descartados, 692 estão em investigação como suspeitos e 14 foram confirmados.

Siga no Twitter: Força-tarefa do GLOBO divulga as principais notícias, orientações e dicas de prevenção da doença

A capital mineira é a cidade que mais tem casos confirmados: cinco até agora. Nova Lima, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Patrocínio e Ipatinga têm um caso cada. Juiz de Fora contabiliza dois. Onze dos 14 registros são de pessoas que viajaram para o exterior.

Em Pernambuco, a secretaria de saúde do estado confirmou ao GLOBO seu primeiro caso de transmissão comunitária. Trata-se de uma mulher de 63 anos, moradora do Recife. Ela disse que não viajou para lugar nenhum e não teve contato com quem ninguém que viajou.

No total, o estado pernambucano já registra 19 casos confirmados, entre eles um em Fernando de Noronha, e outros 250 suspeitos.

Entre as medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde para o combate ao novo coronavírus no País, está a liberação de R$ 425 milhões para os estados brasileiros. Deste montante, cerca de R$ 19,3 milhões serão destinados para Pernambuco.

Cruzeiro isolado

As autoridades brasileiras e os representantes das embaixadas tentam definir a situação dos passageiros e tripulantes do navio Silver Shadow, que está atracado no Porto do Recife e teve 2 casos confirmados para a Covid-19. O objetivo é encontrar uma maneira segura de providenciar o retorno de todos os passageiros e tripulantes do cruzeiro aos seus países de origem para os próximos dias.

Um canadense, de 78 anos, passageiro do cruzeiro retido no Recife, testou positivo para coronavírus, como informou o Ministério da Saúde. O homem foi desembarcado e hospitalizado com um quadro grave de insuficiência respiratória aguda. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco também confirmou que outro turista testou positivo para a Covid-19. O GLOBO apurou que se trata de uma irlandesa. Ela e o canadense foram internados em um hospital da capital pernambucana em observação e sem previsão de alta.

No total, são 609 pessoas, de 18 nacionalidades (a maioria é dos Estados Unidos e do Rio de Janeiro, sendo sete brasileiras), mantidas em isolamento. Antes de chegar a Pernambuco, o cruzeiro passou por Salvador, Búzios (RJ), Paraty (RJ) e Itajaí (SC), e além do Brasil, a embarcação passou por Chile, Argentina e Uruguai. O barco deveria ter seguido para o Ceará na última sexta-feira, dia 13.

Antes da confirmação desses novos casos em PE e MG, a última atualização do Ministério da Saúde havia sifo feita na tarde de terça-feira., com 291 casos de coronavírus no Brasil, um aumento de 57 contágios em relação ao último boletim epidemiológico, que indicava 234 infecções em território nacional. Além disso, houve uma morte — anunciada nesta terça — no Estado de São Paulo.

Se compilados os dados divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde de todo o país, no entanto, o número chega a 314. Nem todos os casos foram contabilizados pelo ministério, uma vez que algumas notificações são comunicadas ao governo federal após o fechamento das estatísticas diárias.

Os locais mais afetados são os estados de São Paulo, com 164 casos, do Rio de Janeiro, com 33, e Distrito Federal, com 21.

Por O Globo

Petrolândia: Aniversariante desta quarta-feira (18), educadora e ex-vereadora Dona Santa recebe os parabéns de familiares e amigos


Aniversariante desta quarta-feira, 18 de março de 2020, a educadora, artesã e ex-vereadora de Petrolândia, sra. Maria do Socorro Santos de Souza, conhecida como Dona Santa, primeira mulher a ocupar a presidência da Mesa Diretora na Câmara Municipal,  recebe os parabéns de familiares e amigos.

As felicitações são também do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia

Parabéns!


Comunicado da Paróquia de Floresta- PE sobre o aumento de contaminação do Coronavírus (COVID-19)


COMUNICADO PAROQUIAL

Diante da realidade do aumento de contaminação do Coronavírus (COVID-19), faz-se importante no serviço da vida e nos cuidados para saúde. A Paróquia de Floresta com o CPP tomaram essas decisões que servirão de instruções para os nosso fiéis:
_Observar e cumprir as orientações do Ministério da Saúde, Sercretarias da Saúde do Estado e Município, sobre tudo o que diz respeito aos cuidados e prevenção ao contágio pelo Vírus.
_Sejam suspensos encontros e reuniões: catequese, crisma e jovens até a determinação dos órgãos públicos competentes.
_As missas dominicais orientamos a participação menos de fiéis em nossas Igrejas
_ As missas da terça-feira na Igreja do Rosário estarão suspensas neste período, já a partir da próxima terça-feira.
_Orientamos as pessoas idosas não comparecerem às missas, ficando autorizadas assistirem as missas pela televisão em suas residências.
_Os ministros da eucaristia poderão levar o viático aos enfermos, salvaguadando que seja uma celebração rápida e sem a presença de fiéis ou aglomerações de familiares.
_Os Encontros da Campanha da Fraternidade nas residências estão proibidos
_ Via Sacras nas ruas onde pode haver um bom número de pessoas estarão suspensos.
_Via Sacra na Igreja deverá ser realizada por um pequeno grupo de pessoas. Caso haja necessidade aumentar os dias de semanas para atingir mais fiéis.
_Casamentos agendados neste período de quarentena, recomenda-se que haja poucas pessoas na Igreja, exemplo: Pais,padrinhos. Evite pessoas convidadas, cerimonialistas, pode haver um fotógrafo e uma pessoa para filmar.
OBS. A programação da Semana Santa, depois daremos maiores informações e orientações.
Essa epidemia vai passar. Se cada um fizer sua parte tomando os devidos cuidados.
Rogamos ao Bom Jesus dos Aflitos e Nossa Senhora da Saúde, para que Deus nos abençoe e nos proteja.

Pe. Adriano Alves Carvalho e CPP

Em viagem pelo Rio São Francisco, o cozinheiro francês Claude Troisgros descobriu o Brasil que muitos brasileiros desconhecem


Ora provando os queijos da Fazenda Aroeira, na Serra do Mocambo, em Poço Verde, em Sergipe, ora adentando os sabores da Caatinga com o chef Timóteo Domingos, alagoano, radicado em Canindé do São Francisco, também em Sergipe, criador do Projeto Gastrotinga. De moto, o francês Claude Troisgros, badalado cozinheiro e chef- celebridade da TV, à frente do programa “Que marravilha”, do canal GNT, percorreu 2.147 quilômetros, quatro estados, Alagoas, Pernambuco, Bahia e Sergipe – tendo o Velho Chico como guia: “Era um sonho meu conhecer o São Francisco, essa lenda”. Sua jornada virou um documentário: “Claude – Além da Cozinha”.

“O São Francisco alimenta a agricultura e economia de cinco estados brasileiros. O bem-estar da Caatinga e do Cerrado depende das suas águas. É a fonte de água potável de muitos nordestinos”, disse Troisgrois à CHICO. “O Rio São Francisco não pode morrer”.

Na verdade, descobrir novos ingredientes nacionais sempre foi a praia de Claude Troisgrois. Em 1979, ele desembarcara no Rio de Janeiro. Vinha com a missão de comandar a cozinha de um hotel de luxo na cidade. Logo, porém, abriu o primeiro restaurante, o Roanne, revolucionando a culinária ao adicionar à sofisticação francesa produtos bem brasileiros, como mandioquinha, maracujá, jabuticaba. Como vai contando ao longo do documentário, um filme ontheroad capitaneando pelos encontros com o sertão, a mistura, a princípio, recebeu muitas críticas. Afinal, quem iria a um restaurante francês comer jiló? Exatos 40 anos depois, Troisgrois é dono de sete restaurantes, entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Ao pegar a rota do Rio São Francisco, sua ideia era desbravar a culinária sertaneja: “A gastronomia local é forte. Conhecer a pegada da culinária da Caatinga é muito interessante para mim”, anunciou logo na largada. Decerto, ele não tem medo de experimentar. Na tela vemos o gringo de fala enrolada se aventurando numa buchada de bode, provando pela primeira vez um bom pitu, mastigando cascas de variados cactos, do mandacaru ao xique-xique. Além da comida, Troisgrois deslumbrou-se com a paisagem da costa do sertão, como os cânions do Parque Nacional do Catimbau, em Buíque, Pernambuco, e a foz do Velho Chico, em Pontal do Peba, Alagoas.

“Eu sou motociclista desde os 17 anos de idade. Ando de moto todo dia, é minha paixão, não consigo andar de carro nem na cidade”, explicou Troisgrois, que todos os anos pega alguma estrada da América Latina. E ressaltando, que, diante da deslumbrante paisagem e as delícias do sertão: “Quase tudo que estava programado foi para o beleléu”.

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Karla Monteiro
*Foto: Divulgação Claude – Além da Cozinha

Floresta- PE: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSMUF-PE) realiza paralisação nesta quarta-feira (18)


O sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Floresta- PE. SINDSMUF-PE, comunica a toda a população de Floresta, que nesta quarta-feira, 18 de março de 2020, haverá paralisação dos serviços públicos, por parte dos servidores públicos deste município em adesão a paralisação nacional, pela valorização dos serviços públicos e pela democracia.

Devido as orientações dos órgãos de saúde, em virtude do surto viral do coronavírus, não faremos ATO de Rua, evitando assim grandes aglomerações. Essa lamentável situação de saúde pública só deixou mais evidente a necessidade de mais investimentos e respeito pelas nossas instituições públicas de ensino e saúde.

Desde já, agradecemos a compreensão de todos. Avisamos também que os serviços essenciais de urgência e emergência serão mantidos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Rosana Iraci -  Presidente do SINDSMUF-PE.

Morre Kelly Cota, tetracampeã brasileira de basquete, aos 39 anos


Campeã sul-americana e tetracampeã brasileira, Kelly Cota morreu na madrugada desta terça-feira (17), aos 39 anos. A ex-pivô teve passagens por equipes como Vasco, Santo André, Piracicaba, São Paulo-Guaru e Americana e, desde 2010, era educadora no Instituto Passe de Mágica.

De acordo com o Globoesporte.com, a causa do falecimento foi Tromboembolismo Pulmonar e Agente Biodinâmico Funcional. Kelly teria dado entrada no hospital após um mal-estar nesta madrugada, e o óbito fora anunciado à 1h20. O enterro acontecerá nesta quarta-feira (18), em São Paulo.

Desde 2010, a pivô atuava como educadora do Instituo Passe de Mágica. Estrela do basquete feminino brasileiro e idealizadora do projeto, Magic Paula também lamentou a perda de Kelly Cota.

“Kelly Cota, que você siga em paz. Cumpriu sua missão do bem, do amor e da doçura. Hoje perdemos uma amiga, uma educadora exemplar e que deixa um legado para nossos jovens que jamais será esquecido. Que Deus conforte o coração dos seus familiares! Obrigada, Kelly!”, publicou Paula em suas redes sociais.

Kelly Cota foi vítima de uma tromboembolia pulmonar, e faleceu por volta da 1h20 desta terça-feiram em Piracicaba, interior de São Paulo. O velório aconteceu no fim da tarde, e o enterro será nesta quarta-feira, na capital paulista.

Por Gazeta Esportiva

Floresta: Vereadora Bia Numeriano comemora conquista de emenda parlamentar da deputada Marília Arraes que será destinada ao Hospital Coronel Álvaro Ferraz


A vereadora Bia Numeriano do município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, está comemorando a obtenção de emenda parlamentar da deputada federal Marília Arraes (PT) - no valor de de R$ 120 mil - que será destinada ao Hospital Municipal Coronel Álvaro Ferraz.

Em rede social a jovem vereadora anunciou a boa notícia para o município, e fez agradecimentos a deputada Marília Arraes.

Gratidão à deputada @mariliaarraes pela destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 120 mil para suplementar a saúde do nosso município. A emenda será destinada ao Hospital Municipal Coronel Álvaro Ferraz, no sentido de melhor estruturá-lo e, assim, melhor atender a nossa população.

BiaNumeriano
Vereadora do Município de Floresta-PE

Clubes do interior pedem fim do Pernambucano 2020


Suspenso por tempo indeterminado por conta do novo coronavírus, o Campeonato Pernambucano 2020 pode ser cancelado. Pelo menos é isso que os clubes do interior desejam. Em videoconferência realizada nesta terça (17), os representantes das seis equipes do interior (Central, Salgueiro, Afogados, Vitória, Decisão e Petrolina), além do Retrô, solicitaram à Federação Pernambucana de Futebol (FPF) que a edição deste ano do torneio não seja concluída. Os gastos extras com salários de atletas e comissão técnica foram citados como pontos que podem prejudicar as equipes caso o certame seja mantido.

"Com essa indefinião do prazo para voltar o torneio e com a escassez financeira dos clubes do interior, nós fizemos esse pedido. Não é uma questão de ir contra o interesse da federação, mas sim uma preocupação com a saúde dos profissionais e com os custos de salários, já que teríamos de ampliar o contrato dos atletas e das comissões técnicas. Evandro (presidente da entidade) está no Rio de Janeiro e nos disse que essa decisão depende da Confederação Brasileira de Futebol. A FPF não teria autonomia. Sabemos que isso envolve o calendário nacional e mexeria em muita coisa, mas fizemos essa solicitação e vamos aguardar um retorno", disse o diretor de futebol do Vitória, Paulo Roberto.

De acordo com o dirigente, a ideia dos representantes dos clubes do interior é fazer com que o Estadual deste ano não tenha campeão, tampouco rebaixados. Paulo Roberto destacou ainda que pretende ouvir os integrantes do Trio de Ferro da Capital (Sport, Santa Cruz e Náutico) sobre o assunto.

Central (7º), Petrolina (8º), Decisão (9º) e Vitória (10º) compõem atualmente o grupo dos quatro times que brigariam contra o rebaixamento à Série A2. No G6, zona de classificação à etapa de mata-mata, estão Santa Cruz (1º), Salgueiro (2º), Retrô (3º), Náutico (4º), Sport (5º) e Afogados (6º). A última rodada da fase inicial estava marcada para o dia 25 de março.


Por Folha dePE

Boletins de ocorrências de assaltos são suspensos nas delegacias de Pernambuco

Polícia Civil expediu portaria com recomendações às delegacias, como forma de prevenção contra o coronavírus - FOTO: TV Jornal/Reprodução

Como medida de prevenção ao coronavírus, a Polícia Civil de Pernambuco determinou medidas temporárias para proteger os policiais e a população. Uma delas é a suspensão do registro de boletim de ocorrência de crimes como assalto e acidentes de trânsito nas delegacias do Estado.

Na portaria, assinada pelo subchefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão, fica determinado que todos os crimes que podem ser registrados pela delegacia na internet, as vítimas não devem procurar as unidades policiais físicas. O endereço para registro é o servicos.sds.pe.gov.br/delegacia.

Os crimes que podem ser registrados pela internet são: extravio, roubo ou furto a transeunte, acidente de trânsito sem vítima, roubo ou furto em estabelecimento comercial, dano/depredação, roubo ou furto em residência, roubo a ônibus, roubo ou furto a instituições financeiras.

OUTRAS DETERMINAÇÕES

A portaria também determinou que maiores de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas não sejam intimados a depor, salvo quando a demora da oitiva possa comprometer as investigações.

Os policias que atendem ao público também devem adotar medidas de higiene, com a limpeza periódica de materiais como teclado, mouse e computadores. Se for preciso, também devem usar luvas descartáveis no momento em que recolherem ou recebam algum objeto de investigação.

Por Jornal do Commércio

Petrolândia: Parque das Pedras suspende atividades por precaução contra o coronavírus

 

Blog de Assis Ramalho
Informação: Direção do Parque das Pedras

Petrolândia: Central de Adubos celebra 10 anos com 10 carros em prêmios de promoção; Compre e concorra!



A Central de Adubos completa 10 anos de atividades e, como maior loja de produtos agropecuários do Vale São Francisco, a comemoração vai ser grandiosa. Os clientes das lojas Central de Adubos vão concorrer a 10 veículos (confira o regulamento nas lojas).

A maior promoção da história da Central de Adubos já começou. Compre os melhores produtos pelos menores preços e ganhe cupons para concorrer ao sorteio de 09 automóveis Renault Kwid e 01 picape Toyota Hilux. Promoção assim é show, papai! E só Central de Adubos faz.

A Central de Adubos está presente com 7 lojas, nas cidades de Petrolina e Petrolândia, em Pernambuco, Juazeiro, João Dourado e Irecê, na Bahia, e em Itabaiana, Sergipe.

Considerada multi-especialista do campo, especializada em Adubos, Implementos, Defensivos Agrícolas, Material para Irrigação entre outros, a Central de Adubos apresenta aos seus clientes a maior variedade de produtos, são mais de 80 mil itens divididos em diversos departamentos.

Saiba mais no site Central de Adubos.

Certificado de Autorização SECAP/MF N° 06.007842/2020

Consulte sempre um engenheiro agrônomo.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Central de Adubos

Petrolândia: Copa dos Campeões/2020 está suspensa por conta do coronavírus


Comunicado importante;

Informamos a todos os representantes dos clubes participantes da Copa dos Campeões/2020 que por conta do novo coronavírus, estão suspensas as partidas restantes da primeira fase que seriam realizadas nos dias 19/21/26/28/29/03/2020.

Avisamos também que permanecem os resultados obtidos nas partidas realizadas até agora, e que o campeonato deverá ter prosseguimento no mês de abril, em data a ser anunciada.

Desde já agradecemos a compreensão e colaboração de todos.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Rosinaldo Santana (Naldinho Cancão)

Previsão do tempo: como ficam as temperaturas para hoje em Pernambuco


Temperaturas no Estado de Pernambuco para esta quarta-feira, 18 de março de 2020

Grande Recife - Mínima de 24°C e máxima de 32°C;

Agreste - Mínima de 19°C e máxima de 31°C;

Fernando de Noronha - Mínima de 23°C e máxima de 30°C;

Zona da Mata - Mínima de 23°C e máxima de 31°C;

São Francisco pernambucano - Mínima de 20°C e máxima de 25°C;

Sertão do Pajeú e do Araripe - Mínima de 22°C e máxima de 29°C.

Por Katarina Moraes
Jornal do Commercio

Coronavírus: Fifa cancela Mundial de Clubes em 2021, que teria o Flamengo


A Fifa aceitou o adiamento da Euro e da Copa América para 2021. Com isso, a entidade anunciou que remarcará o Mundial de Clubes de 2021.

Em comunicado, a Fifa cita que pode realocar o torneio - que mudará de formato - em outro período do mesmo ano de 2021, em 2022 ou em 2023.

O impacto dessas mudanças no calendário será discutido com as confederações e associações membro, segundo a Fifa. O objetivo é "encontrar soluções apropriadas para todos"

A competição teria a participação do Flamengo em 2021. A distribuição de todas as vagas sul-americanas ainda estava pendente, mas a Conmebol dava como certa a presença do campeão da Libertadores de 2019. A Fifa não definiu se haverá redesenho das vagas do torneio.

A FIFA ainda doou 10 milhões de dólares à OMS. A entidade máxima do futebol ressaltou possibilidade de estabelecer um Fundo Global de Assistência ao Futebol para ajudar os membros afetados por esta crise e incentivou a todos a contribuir com esses esforços.

Jornal Extra-RJ