sábado, 12 de março de 2016

Petrolândia: Hospital Municipal divulga ações realizadas na II Semana da Mulher

 

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima preparou uma singela homenagem a todas as colaboradoras, pacientes e visitantes que passaram pela unidade durante este 08 de março.

Durante o decorrer de todo o dia foram oferecidos atendimentos ginecológico, exame clínico das mamas, ultrassonografia, realização de preventivo, teste rápido de HIV, hepatite B e sífilis, marcação de mamografia e distribuição de medicamentos. Para demonstrar ainda mais nosso carinho e preocupação com as mulheres do nosso município, todos esses atendimentos realizados no hospital municipal foram levados para as mulheres da zona rural que por motivos maiores não podem se deslocar das suas casas para participarem do evento. 

Ao final dos atendimentos foram oferecidos lembrancinhas e sorteio de brindes para todas essas mulheres guerreiras que são merecedoras de todo esse cuidado e atenção. No encerramento do evento, no dia 09 de março, no Distrito do Icó-Mandantes, tivemos um resultado positivo e agradecemos aqui a todas que participaram, pois a presença de vocês, mulheres, foi fundamental para a realização de todos esses atendimentos, saibam que isso é muito gratificante para todos nós. 

Ações realizadas no Hospital Municipal dia 08/03
30 Ultrassonografias
22 Preventivos
25 Exames clínico das mamas
35 Teste rápido de HIV
15 Testes rápido de sifilis
11 Testes rápido de hepatite B
54 Consultas ginecológica
24 Colposcopia
25 Marcações de mamografia

Ações realizadas no Distrito Icó Mandantes dia 09/03

20 Ultrassonografias
12 Preventivos
25 Testes rápido de HIV
09 Testes rápido de sifilis
14 Testes rápido de hepatite B
30 Consultas ginecologia
13 Marcações de mamografia

A direção do Hospital avisa que as pessoas que não conseguiram realizar ultrassonografia, devido algum preparo do exame, foi agendada para o dia 15/03/2016.

Assessoria do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima

Petrolândia: II Semana da Mulher é encerrada com evento "A mulher na luta contra a violência: essa bandeira deve estar sempre hasteada"


Delegada Pollyana Neri (Fotos: Assis Ramalho)






Na manhã da última sexta-feira (11), foi realizado no Centro Cultural Hildebrando Menezes o evento "A mulher na luta contra a violência: essa bandeira deve estar sempre hasteada". O evento contou com palestra de Pollyana Neri, titular da 22ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Floresta, no Sertão de Pernambuco.

O evento, com a participação da Orquestra Jovem do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), marcou o encerramento da II Semana da Mulher em Petrolândia, comemorativa ao Dia Internacional da Mulher.

Ver mais fotos>Evento "A Mulher na Luta contra a Violência"

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Lucas Ramos participa de entrega do Compaz Governador Eduardo Campos

Fotos: Divulgação

No dia do aniversário de 479 anos da cidade, os recifenses ganharam como presente um importante equipamento de cidadania. O Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos foi entregue neste sábado (12) aos moradores do Alto Santa Terezinha e comunidades vizinhas, oferecendo serviços públicos, esporte, lazer, orientação jurídica e cidadania aos moradores. O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) acompanhou a inauguração do Compaz ao lado do governador Paulo Câmara, do prefeito Geraldo Júlio e do secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti. “O Compaz é uma verdadeira fábrica de cidadania, um lugar que oferece oportunidades e inaugura novas vidas“ disse Lucas Ramos durante a entrega do equipamento.

O Compaz ocupa uma área de 13.100 m² e possui salas de aula, biblioteca, área para lazer e prática de atividades esportivas, espaço para atendimento psicológico e sala do Procon. A unidade, primeira entregue no Recife, atenderá a mais de 220 mil pessoas que moram na zona norte da cidade. Serão oferecidas 4 mil vagas para atividades esportivas e de cidadania, podendo chegar a 40 mil atendimentos por mês. “Essa é uma ação social que está integrada a uma política de segurança pública. É uma conquista do povo” comemorou o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

Temer é reeleito presidente do PMDB

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O vice-presidente da República, Michel Temer, foi reeleito hoje (12) para a presidência do PMDB, durante convenção do partido em Brasília. Foram 537 votos a favor da chapa única encabeçada por Temer, 11 contrários, seis brancos e cinco abstenções de um total de 559 votos. Dos 454 convencionais votaram 390, mas alguns deles tinham o direito a mais de um voto.

Foram apresentadas 12 moções para aprovação do partido. Entre elas as que pedem o rompimento com o governo. A única moção aprovada foi a que proíbe membros do partido de assumir cargos no governo federal nos próximos 30 dias. O prazo foi determinado pela decisão que o Diretório Nacional, eleito hoje, tomará sobre a manutenção do apoio ao governo (Agência Brasil).

Clique no símbolo abaixo para visitar o site e ouvir a Web Rádio Petrolândia.

Petrolândia: Evento da II Semana da Mulher homenageia mulheres na política do município








Na noite de quinta-feira (10), foi realizado na Câmara Municipal de Petrolândia mais um evento alusivo à II Semana da Mulher, na programação de comemorações ao Dia Internacional da Mulher, sob o tema 'Mais Mulheres na Política'.

A palestra inicial, com o tema do evento, foi ministrada pela presidente da CNARTS (Confederação Nacional dos Artesãos), Isabel Gonçalves, que relembrou pontos históricos da participação da mulher na política brasileira e contou sua própria experiência com a política, como ex-vereadora de Lagoa do Carro, em Pernambuco, por dois mandatos. 

Ivete Venâncio também fez pronunciamento às mulheres e lembrou que nos partidos políticos as mulheres são geralmente tratadas como peças decorativas, sem voz ativa, e a solução será, um dia, haver um partido formado por mulheres, em que elas possam tomar e colaborar nas decisões. 

Foram homenageadas cinco mulheres que participam ou participaram da política de Petrolândia: as ex-vereadoras Célia (cumpriu um ano de mandato) e Maria Elita Ramalho Leal, a atual vereadora Maria do Socorro Santos de Souza (Dona Santa), a vice-prefeita Janicleide Rodrigues de Souza (Jane) e a ex-vice-prefeita de Jatobá Maria do Socorro Melo Simões (Dona Socorro Simões).

Às vésperas de completar 107 anos de emancipação, a participação das mulheres na política do município é pífia, insignificante. A bem da verdade, há bem pouco a comemorar, tanto que se contam  nos dedos de uma só mão as mulheres de destaque na política local. Petrolândia nunca elegeu prefeita e atualmente apenas Dona Santa cumpre mandato 2013-2016, eleita com expressiva votação. No entanto, muito recentemente, entre 2009-2012, a Câmara não teve representante feminina. O que vemos nas composições das coligações partidárias são as mulheres usadas apenas para fechar cotas e conquistar votos que contribuam para eleger os candidatos da ala masculina. 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Morre Berto Filho, ex-apresentador do Jornal Nacional


Morreu neste sábado (12) o jornalista Berto Filho, apresentador do Fantástico, do RJTV e do Jornal Nacional, da TV Globo, nos anos 80. Ele sofria de câncer na garganta e no cérebro há dois anos, segundo o filho Henri. Ele completaria 76 anos de idade neste domingo (13).

Berto Filho fazia tratamento no Instituto Nacional do Câncer (Inca) de Vila Isabel, na Zona Norte da cidade, e morreu por volta de 13h. Desde janeiro, depois de perder a mulher, Berto estava morando no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, na Zona Oeste.

G1 RJ

Petrolândia: Sanfrancisco Boutique celebra o Dia Internacional da Mulher


Fotos: Assis Ramalho

Neste sábado (12), a Sanfrancisco Boutique, com administração da empresária Maria Ângela Almeida Teles, proporcionou às suas clientes a comemoração do Dia Internacional da Mulher, com coquetel e desfile de belas peças das novas coleções que chegaram à loja. 

A Sanfrancisco Boutique está localizada na rua Clodoaldo Bezerra, no centro de Petrolândia, em frente ao Supermercado Louana. 

Ver mais fotos, clique>Sanfrancisco Boutique comemora Dia Internacional da Mulher

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Motel Delírio's, no bairro Nova Esperança, espera por você 24 horas por dia


Fotos: Divulgação

O Motel Delírio's, situado na BR-316, do lado direito no sentido Petrolândia-Floresta, espera por você 24 horas por dia, com discrição e bom atendimento.

Motel Delírio's - Contato: (87) 999-167079

Ver mais fotos>Motel Delirio

Informações e fotos: Motel Delírio's

Jornais foram os primeiros a publicar textos de mulheres no país, diz professora

Foto: Mídia Ninja

Apesar de não escrita oficialmente, a história intelectual da mulher brasileira pode ser “pinçada” em fragmentos presentes nas publicações periódicas a partir do século 19. Há 12 anos, a professora de literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Constância Lima Duarte recolhe essas peças e mostra que as primeiras publicações escritas por mulheres no Brasil foram feitas em jornais, e não em livros.

Constância levantou informações de 143 periódicos publicados entre 1827 e 1900 em todo o Brasil, do Rio Grande do Sul ao Amazonas, e destaca que muitas publicações direcionadas ao público feminino eram escritas por homens. “É incrível observar que, desde os primeiros jornais, eles têm uma perspectiva feminista, de falar de direitos das mulheres. Se a gente compreende o feminismo como a defesa dos direitos da mulher, eles eram feministas”.

Segundo a pesquisadora, o primeiro jornal nessa linha foi O Espelho Diamantino, que circulou entre 1827 e 1828 no Rio de Janeiro e trazia como ideal o direito à educação: “Pretender conservá-las em estado de estupidez, pouco acima dos animais domésticos, é uma empresa tão injusta quanto prejudicial ao bem da humanidade”, dizia o periódico.

Inscrições para o Concurso Público da Secretaria Estadual de Educação estão abertas até 25 de março


O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Educação e Administração, ampliou o prazo para as inscrições do concurso para professores da Rede Pública Estadual. Os candidatos podem se inscrever até o dia 25 de março. São oferecidas três mil vagas para as áreas de Ensino Básico, Educação Especial e Educação Profissional. As inscrições estarão abertas, exclusivamente pelo site da FVG (www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/see-pe).

Para a Educação Básica, foram ofertadas 2.458 vagas distribuídas para os docentes com formação nas áreas Exatas e da Natureza (Matemática, Física, Química, Biologia), Língua Portuguesa e Educação Física. Na Educação Especial, estão sendo oferecidas 342 vagas e a disponibilidade é para intérprete e instrutor de língua brasileira de sinais e brailista. Já para a Educação Profissional, serão contratados 200 professores com formação nas áreas de Ambiente e Saúde; Segurança do Trabalho; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Cultural e Design; Hospitalidade e Lazer.

Zika Zero: Mobilização de combate ao Aedes reforça 'faxinaço' em prédios federais


A nova rodada de mobilização de combate ao Aedes aegypti na Administração Pública Federal, realizada nessa sexta-feira (11), alcançou um objetivo fundamental na luta contra o mosquito: reforçar a importância de atenção contínua à eliminação de possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

No Ministério do Planejamento, órgão que liderou a ação do governo federal, o ministro Valdir Simão vistoriou as instalações do edifício-sede na Esplanada dos Ministérios em busca de possíveis focos do mosquito para serem eliminados. “A limpeza de área em todos os prédios, nas nossas casas, no nosso local de trabalho é essencial", disse.

Segundo ele, mais de 300 mil servidores do Poder Executivo Federal já receberam capacitação para combater o Aedes aegypti. Ele informou que os órgãos federais estão trabalhando para remover eventuais focos do mosquito em suas instalações e que a verificação é feita semanalmente. Foram realizadas mais de trinta mil vistorias em busca de possíveis focos.

Petrolândia: Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza nova edição do "Mexa-se pela Vida!" neste domingo (13)

Fonte: Claudia Fortes

Escola Jarina Maia, em João Alfredo, implanta Núcleo de Estudos de Gênero


As secretarias da Mulher de Pernambuco e de Educação implantaram mais um núcleo de estudos de gênero. Em alusão às atividades do 8 de Março, a Escola de Referência em Ensino Médio Jarina Maia, que completa 50 anos, implantou o Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher Maria Herotides de Oliveira Lucena.

Essa ação tem o objetivo de ampliar a discussão nos espaços formais de ensino sobre as desigualdades existentes entre homens e mulheres como estratégia de combate a discriminação de gênero e desconstrução da cultura machista e patriarcal.

Seletiva brasileira para Olimpíada Internacional de Astronomia começa neste domingo (13)


Cerca de 200 alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares vão participar, de amanhã (13) até a próxima quarta-feira (16), da seletiva para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, marcada para dezembro deste ano, na Índia. Os estudantes, de vários estados, serão submetidos a provas teóricas e práticas de astronomia em um hotel na região sul fluminense.

Dos 200 participantes, 15 serão selecionados. Os cinco mais bem classificados nas provas integrarão a equipe brasileira que viajará à Índia, para o mundial. Mais cinco estudantes integrarão a equipe que participará de outra competição: a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Aeronáutica, que será realizada na Argentina em data a ser definida.

Mais cinco estudantes ficarão na reserva, caso haja necessidade de substituir um dos dez estudantes selecionados para as duas equipes titulares.

Conheça os serviços oferecidos pelo Itep na área de aquicultura


A aquicultura já produz mais de 700 mil toneladas ao ano no Brasil, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Para que o cultivo de peixes e crustáceos se desenvolva de maneira segura e eficiente, é essencial realizar análises e monitoramento para gestão ambiental da aquicultura. Referência na área, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) oferece diversos serviços no segmento.

Com o suporte de laboratórios certificados e acreditados e uma equipe multidisciplinar formada por especialistas, mestres e doutores, o Itep realiza a avaliação da qualidade ambiental de recursos hídricos na aquicultura nas áreas de química, microbiologia e ecofisiologia. Entre os serviços ofertados está o Plano de Monitoramento Ambiental (PMA), que é obrigatório para obtenção da Licença de Operação e pode ser feito tanto em viveiros escavados quanto em tanques-rede. “O trabalho engloba a realização de coletas nas áreas de cultivo e adjacências em reservatórios e estuários, análises laboratoriais e a elaboração de relatórios técnicos com a interpretação dos resultados. Atualmente, o Itep monitora mais de 50% da área de cultivo em viveiros escavados licenciada em Pernambuco”, explica o engenheiro de pesca do Itep, Glauber Carvalho.

Urnas eletrônicas passam por teste de segurança


Durante três dias, especialistas em violar sistemas eletrônicos tentaram quebrar a segurança da urna eletrônica. O chamado Teste Público de Segurança reuniu 13 participantes entre os dias 8 e 10 deste mês em Brasília. Uma Comissão Avaliadora apresentará o resultado dos exames de segurança na próxima terça-feira (15).

“Nesses testes o objetivo é identificar pontos de fragilidade. Uma vez identificados, nós temos tempo de fazer a melhoria para implementar nas eleições”, disse o secretário de Tecnologia de Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino.

Globo Repórter: Salinização na foz do Rio São Francisco ameaça peixes e vegetação

Os peixes de água doce desapareceram em seis povoados ribeirinhos, onde a água salgada do mar invadiu o rio.

O Rio São Francisco transforma em espetáculo cenas do dia a dia. Em Piaçabuçu, perto da foz, em Alagoas, as embarcações formam um cartão-postal.

Josenildo dos Santos é um dos maiores responsáveis por esse colorido espalhado pelo rio. Ele já pintou mais de 500 barcos.

Mas a situação nunca esteve tão difícil para os pescadores. Os peixes de água doce desapareceram em seis povoados ribeirinhos, onde a água salgada do mar invadiu o leito do rio. Só em Piaçabuçu, 3,4 mil pescadores dependem do rio para sustentar suas famílias.

Saúde com Ciência: Educação de baixa qualidade influencia diagnósticos de TDAH no Brasil



Diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não têm números bem definidos. Programa de rádio 'Saúde com Ciência' conversou com psiquiatras e mãe de uma criança com TDAH. A série será apresentada de 14 a 18/3/2016 em intervalos durante a programação da Web Rádio Petrolândia.

Exigências de produtividade no meio profissional e níveis elevados de estresse em um cotidiano cada vez mais corrido e concorrido. Neste contexto, deve “haver tempo” para, talvez, o mais importante: educar o filho. E se ele é mais desatento e agitado que uma criança, em geral, costuma ser, vale um olhar diferenciado a uma condição recente, a despeito de concepções equivocadas que acusam os pais de buscarem soluções, teoricamente, menos trabalhosas.

No Brasil, não existem pesquisas que estabelecem o número de diagnósticos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Tampouco se tais diagnósticos são ou não adequados. Essa realidade talvez contribua para o surgimento dessas concepções acerca do transtorno, até pelo fato de ele ser caracterizado por dificuldades de concentração e/ou agitação frequente, comportamentos geralmente comuns à infância. Em nosso país, entretanto, não há exagero no número de diagnósticos, que hoje buscam definir o TDAH em indivíduos com até 12 anos e não mais sete, devido à relação entre os sintomas iniciais e o aumento das exigências ambientais nessa faixa etária.

PMDB vai decidir em 30 dias se mantém apoio ao governo, diz Jucá

Segundo Romero Jucá, o PMDB está preparado para ajudar a reconstruir o Brasil “com outras forças políticas, com outros partidos, porque, sozinho, o PMDB não pode fazer isso” (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse hoje (12), na chegada à convenção nacional do PMDB, que o partido decidiu que, em até 30 dias, o Diretório Nacional vai decidir se mantém apoio ao governo da presidenta Dilma Rousseff. Principal partido da base aliada do governo, o PMDB chega dividido à convenção entre manter o apoio ao governo ou decidir pelo afastamento.

“Vamos tirar hoje aqui um posicionamento de unidade e consistência de pensamento perante a crise que o Brasil vive. Todas as propostas de rompimento e afastamento serão recebidas e levadas em conta. Mas também estamos hoje tomando a decisão de que, em até 30 dias o Diretório Nacional vai analisar todas essas propostas e aí sim, com respaldo da unidade, tomar uma decisão que será implementada e cobrada de todos os membros do partido. Antecipar o rompimento seria quebrar o posicionamento que firmamos de não antecipar hoje aqui qualquer decisão”, disse Jucá.