sábado, março 12, 2016

Conheça os serviços oferecidos pelo Itep na área de aquicultura


A aquicultura já produz mais de 700 mil toneladas ao ano no Brasil, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Para que o cultivo de peixes e crustáceos se desenvolva de maneira segura e eficiente, é essencial realizar análises e monitoramento para gestão ambiental da aquicultura. Referência na área, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) oferece diversos serviços no segmento.

Com o suporte de laboratórios certificados e acreditados e uma equipe multidisciplinar formada por especialistas, mestres e doutores, o Itep realiza a avaliação da qualidade ambiental de recursos hídricos na aquicultura nas áreas de química, microbiologia e ecofisiologia. Entre os serviços ofertados está o Plano de Monitoramento Ambiental (PMA), que é obrigatório para obtenção da Licença de Operação e pode ser feito tanto em viveiros escavados quanto em tanques-rede. “O trabalho engloba a realização de coletas nas áreas de cultivo e adjacências em reservatórios e estuários, análises laboratoriais e a elaboração de relatórios técnicos com a interpretação dos resultados. Atualmente, o Itep monitora mais de 50% da área de cultivo em viveiros escavados licenciada em Pernambuco”, explica o engenheiro de pesca do Itep, Glauber Carvalho.

O portfólio do instituto também inclui diagnósticos e estudos para avaliar a qualidade da água, do solo e elaborar o Cadastro Ambiental Rural, além de análises químicas, físicas, microbiológicas e de metais pesados em pescados e na ração ofertada aos peixes e camarões. Os profissionais do Itep também se dedicam ao desenvolvimento de pesquisas na área, buscando contribuir para o crescimento e melhoramento da aquicultura no país. Desde 2006, o instituto integra a Rede Nacional de Carcinicultura (RECARCINA) no âmbito da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Para solicitar uma proposta entre em contato com o Itep: (81) 3183.4391 / 4334 / 4298 / comercial@itep.br.

Itep

Nenhum comentário:

Postar um comentário