Web Radio Petrolândia

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Paulo Câmara lança programa "Olhar para as Diferenças", que beneficiará crianças com deficiência no Sertão do Estado







ARCOVERDE E SERTÂNIA - Garantir os direitos das crianças com deficiência de 0 a 6 anos no Estado. Esse é o objetivo fundamental do Programa “Olhar para as Diferenças”, lançado nesta quinta-feira (15.08), em Arcoverde - Sertão do Moxotó - pelo governador Paulo Câmara, e coordenado pela primeira-dama Ana Luiza Câmara. A iniciativa será implementada inicialmente em 13 municípios, fruto do compromisso do Governo de Pernambuco com o Marco Legal da Primeira Infância, para assegurar que essa parcela da população seja contemplada com serviços de assistência social, saúde e educação, áreas essenciais ao desenvolvimento infantil.

Recebido com a apresentação “Forró dos Cadeirantes”, feita por alunos usuários de cadeiras de rodas da Escola Estadual Monsenhor José Kehrle, Paulo Câmara destacou que o Governo de Pernambuco dará a essas crianças o afeto e os instrumentos necessários ao desenvolvimento, e se comprometeu a lutar para ampliar o programa a todos os municípios do Estado.

“O Programa Olhar para as Diferenças é mais um desafio que estamos lançando. Que possamos acreditar, mesmo com tantas dificuldades e adversidades, na construção de políticas públicas planejadas. Queremos um Pernambuco de oportunidades para todos, por isso, estamos direcionando esse olhar. Queremos chegar nas camadas mais vulneráveis da população, porque enxergamos a necessidade de, cada vez mais, termos um olhar para as diferenças, como o próprio do programa nome diz", afirmou o governador.

De acordo com Paulo Câmara, a intenção é a de que crianças que nasçam com algum tipo de deficiência tenham segurança de o Estado proverá instrumentos efetivos para que possam se desenvolver em uma fase tão importante como é a Primeira Infância. "Vamos cuidar dessas crianças e fazer com que elas sejam felizes morando no nosso Estado. Vamos trabalhar para que elas se tornem jovens e adultos em um Pernambuco mais justo e unido”, completou o governador.

O “Olhar para as Diferenças” contará com a participação das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde, além de promover parcerias com entidades não-governamentais e com as prefeituras dos municípios. O caráter intersetorial do programa tem como objetivo certificar a permanência, a participação e a aprendizagem durante todo o processo de orientação às famílias sobre os cuidados e encaminhamentos necessários.

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, frisou o empenho do governador Paulo Câmara e da primeira-dama Ana Luiza em consolidar o programa. “Foi por meio do governador, de doutora Ana Luiza e de tanta gente que conseguimos realizar o 'Olhar para as Diferenças'. Temos necessidade de um programa com um alcance como esse, que tem braços fortes na saúde, na educação e na assistência social", explicou Sileno.

Para auxiliar nas atividades propostas, foram elaboradas cartilhas sobre Deficiência na Primeira Infância e sobre a Síndrome Congênita da Zika Vírus. Além disso, o Governo do Estado disponibilizará 100 kits de desenvolvimento infantil, composto por jogos e materiais pedagógicos, e 13 veículos adaptados para garantir o transporte dos usuários. Uma equipe de 174 profissionais municipais foi capacitada para consolidar as ações do novo programa nas cidades.

O "Olhar para as diferenças" será iniciado nas 13 cidades que compõem a sexta Gerência Regional de Saúde (Geres): Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa. A escolha dos municípios se deu através de um mapeamento territorial que identificou cerca de 450 crianças com deficiência na fase da Primeira Infância morando na região.

INFRAESTRUTURA – Ainda no Sertão do Moxotó, Paulo Câmara esteve também em Sertânia, onde vistoriou as obras de recuperação da PE-265 no distrito de Pernambuquinho, no trecho que liga o município à divisa com a cidade de Monteiro, na Paraíba. O governador assinou a autorização para o processo licitatório das obras de restauração da mesma rodovia no trecho que liga a BR-232 à entrada de Sertânia. As ações fazem parte do Programa Caminhos de Pernambuco, que prevê a reestruturação da malha viária estadual até dezembro de 2022. O investimento será da ordem de R$ 3 milhões.

Por Assessoria do Governo de Pernambuco

Petrolândia participa da abertura da 4ª edição do Todos por Pernambuco em Floresta


Petrolândia esteve presente na abertura da 4ª edição do Todos por Pernambuco, realizada nesta quarta-feira (14), em Floresta/PE, levando propostas para o seminário que tem o objetivo de dialogar com a sociedade e ouvir propostas que busquem melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Na parte da tarde, Paulo Câmara visitou a obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário Caraibeiras, na Estação de Tratamento de Esgoto de Caraibeiras, distrito de Tacaratu.

Em Petrolândia entregou o Sistema de Abastecimento de Água Potável à comunidade do Sítio Serrota. Na entrega, autoridades estaduais e municipais e população estiveram presentes.

Na oportunidade o Governador e a Prefeita assinaram a ordem de serviço para implantação de dois novos sistemas que serão construídos nas Agrovilas 04 e 05 e que levarão água para mais pessoas do nosso município.

Ver fotos abaixo

Petrolândia: Associação Cássio Alves convida para o seu 3º aniversário no próximo domingo (18/08)

A Associação Cássio Alves (ACA), localizada em Petrolândia, às margens da BR-316, próximo ao Aterro Sanitário, convida todos os sócios e parceiros pra o seu 3º aniversário que será realizado neste domingo (18/08/2019), a partir das 9 horas da manhã.

A Associação agradece o comparecimento de todos!

Blog de Assis Ramalho
Informação: Fábio Santos - Presidente da Associação Cássio Alves (ACA)

Trabalhadoras rurais de Petrolândia participam da Marcha das Margaridas em Brasília



Trabalhadoras rurais de todo o Brasil, entre elas dezenas da cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, participaram nesta quarta feira (14.ago.2019) da Marcha das Margaridas nas ruas de Brasília. As mulheres reivindicam políticas públicas voltadas para o campo.

Elas saíram do Parque da Cidade, por volta das 7h30, em direção ao Congresso Nacional, pelo Eixo Monumental.

A marcha é realizada a cada 4 anos, desde 2010, em homenagem à agricultora Margarida Maria Alves, que presidia o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande (PB) e lutava contra a violência no campo. Ela foi assassinada em 1983.

Este ano, o protesto recebe o reforço de grupos feministas do país. Participam também indígenas, quilombolas, ribeirinhas e integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais dos Sem Terra).

Além da defesa do campo e da agricultura familiar, as mulheres também protestam contra a mineração em terras indígenas e a reforma da Previdência e carregam cartazes contra o governo de Jair Bolsonaro. Pautas em defesa da educação no campo, saúde pública para as mulheres e aborto também estão entre as reivindicações.

Parte das manifestantes carregaram cartazes em defesa do ex-presidente Lula e entoaram “Lula Livre” durante o ato.





Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: ALUGA-SE um apartamento na Avenida Auspicio Valgueiro Barros, no Centro da cidade


ALUGA-SE um apartamento localizado na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, no centro de Petrolândia. Valor do aluguel a ser tratado com a proprietária.

Interessados, por favor, entrar em contato com o número 87 / 9 9634-2898 - Falar com Silvânia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Proprietária do AP


Petrolândia participa de Reunião da ASTUR em São Joaquim do Monte

Petrolândia esteve representada pela diretora do departamento de turismo, Mabel Aquino

O município de Petrolândia participou da Reunião de Diretoria da Associação das Secretarias Municipais de Turismo de Pernambuco - ASTUR/PE, que aconteceu no auditório da pousada Aba da Serra, em São Joaquim do Monte.

Do Agreste ao Sertão, o evento que aconteceu no dia 8 de agosto, congregou cerca de 20 municípios pernambucanos, um momento de partilha de conhecimento e sabedoria que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito do município anfitrião, João Tenório, o presidente da Astur e secretário de Turismo de Bonito, Paulo Sérgio, o representante da Empetur e da Secretaria Estadual de Turismo, Gil Marinho e Sérgio Xavier, e demais secretários municipais, representantes do Poder Legislativo e palestrantes.

Petrolândia esteve representada pela diretora do departamento de turismo, Mabel Aquino. O objetivo é firmar parcerias para o desenvolvimento desta importante atividade econômica em nossa cidade e região.

Encanto à parte, o momento foi regado a uma rica troca de conhecimento. A Astur é uma verdadeira escola do turismo pernambucano que oferece formação e aperfeiçoamento a seus associados, o que vem a refletir, por conseguinte, no trabalho realizado em seus municípios. O tom da vez, é a interiorização turística, que visa explorar o encantamento simples do interior do Estado.





Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Bolsonaro reduz impostos sobre jogos eletrônicos


O presidente Jair Bolsonaro reduziu os impostos para importação de jogos eletrônicos. As alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre consoles e máquinas de jogos de vídeo, partes e acessórios que variavam de 20% a 50%, foram reduzidas para 16% a 40%.

O decreto que altera a tabela do IPI foi publicado no Diário Oficial da União e entra em vigor hoje (15).

Bolsonaro já havia manifestado seu interesse em reduzir a carga tributária sobre esses produtos, já que o Brasil é um grande mercado para o setor. “É um pequeno recuo e esse dinheiro fica na mão do povo”, disse em entrevista na saída do Palácio da Alvorada, na semana passada.

Por Agência Brasil


Petrolândia: III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres acontece na próxima terça (20) na Escola Delmiro Gouveia



O Conselho Municipal de Direitos da Mulher e a Coordenadoria Municipal da Mulher realizarão a III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres em Petrolândia com o tema “MULHER E DEMOCRACIA: uma agenda de luta por direitos iguais”.

O evento acontece no dia 20 de agosto de 2019, a partir das 8h, na Escola Delmiro Gouveia.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

MPF quer Defensoria Pública da União para assistência jurídica no Sertão pernambucano

O Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro/Ouricuri (PE) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que a Defensoria Pública da União (DPU) seja obrigada a garantir assistência jurídica a cidadãos do Sertão pernambucano que não tenham recursos financeiros para contratar advogado. O autor do processo é o procurador da República Marcos de Jesus.

A atuação do MPF foi motivada pelo caso de uma cidadã portadora de uma série de doenças graves, como HIV e cardiopatia crônica congênita, que não conta com assistência jurídica em processo que move na 27ª Vara Federal em Pernambuco a fim de conseguir tratamento de saúde. Mais de 300 mil pessoas que vivem nas 10 cidades sob jurisdição dessa Vara Federal, caso precisem, também não podem contar com um defensor público da União. Os municípios são Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Trindade, Santa Cruz e Santa Filomena.

Na ação, o MPF pede à Justiça Federal que a DPU seja obrigada a adotar providências para implantar uma unidade do órgão no Sertão ou que celebre convênio com a Defensoria Pública de PE para prestar assistência jurídica gratuita às pessoas da região que não têm condições de arcar com os custos de um advogado. De imediato, o MPF requer que um defensor público da União seja designado para atuar perante a 27ª Vara Federal, ao menos um dia por semana.

Interior desassistido – De acordo com as apurações, dos 33 membros da DPU em Pernambuco, 29 estão lotados no Recife. Dois atuam na unidade de Petrolina e outros dois, na de Caruaru. O órgão informou que não há plano de ampliar o atendimento aos cidadãos que vivem no interior do estado por meio da implantação de mais defensorias fora da capital, da celebração de convênios ou pelo uso de videoconferências – tecnologia já utilizada por outros órgãos federais que atuam perante a Justiça.

O MPF apurou, porém, que essas alternativas são usadas pela DPU para que defensores públicos da União atuem no exterior, como autorização para teletrabalho a partir do Canadá, parceria com a Ordem dos Advogados de Portugal para assistência a brasileiros carentes naquele país e participação em 950 videoconferências judiciais no âmbito do projeto Visita Virtual, apresentado durante evento do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, na Áustria.

Para o MPF, a autonomia administrativa e financeira da DPU não deveria permitir ao órgão adotar postura contraditória, viabilizando atuação dos defensores em outros países, mas deixando desassistida a população carente do Sertão nordestino. Conforme consta da ação, tal postura viola o direito fundamental de assistência jurídica gratuita aos necessitados, garantido pela Constituição Federal.

Ação Civil Pública nº 0800541-59.2019.4.05.8309 – 27ª Vara Federal em PE

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco

Após passar por Floresta, Seminário Todos por Pernambuco aporta no Sertão do Moxotó




  
Após passar ontem pelo município de Floresta, no Sertão de Itaparica, o governador Paulo Câmara abriu o segundo dia do Seminário Todos por Pernambuco, nesta quinta-feira (15.08), na cidade de Arcoverde, Sertão do Moxotó. Durante a 4ª edição do evento - realizado na Escola Técnica Estadual Professor Francisco Jonas Feitosa Costa - o governador ouviu novas propostas, nas mais diversas áreas, reforçando o olhar para as pessoas e criando um ambiente de construção coletiva entre o Governo de Pernambuco e a população. Ao todo, a região contribuiu com 327 sugestões, além de 103 vídeos registrados na ilha de propostas e na cabine digital, plataformas também disponibilizadas no local do evento.

“O Todos por Pernambuco é isso: ir às regiões e ouvir as propostas das pessoas, planejar e realizar entregas. Essa iniciativa tem como objetivo a construção de um Pernambuco mais forte, mais igual e que possa melhorar a vida principalmente daquelas pessoas que mais precisam. Nessa construção, que não começou agora, temos buscado imprimir um modelo de gestão que faça com que as coisas aconteçam com responsabilidade. É com esse espírito que a gente vai continuar a trabalhar para implementar as políticas públicas que vêm fazendo bem a Pernambuco, e dar mais oportunidades ao nosso povo”, afirmou Paulo Câmara.

O motorista Josenildo Diniz, 37 anos, mora em Custódia, mas foi até Arcoverde para conhecer a iniciativa e reivindicar melhoria nas estradas, sobretudo na rodovia que liga os municípios de Venturosa e Alagoinha. “A gente que trabalha dirigindo caminhão tem que desviar de muito buraco nas BRs, e isso acaba dificultando nosso trabalho”, explicou. Para ele, o Todos por Pernambuco é uma ação que vai ajudar ainda mais na melhoria da vida do povo pernambucano. “Parabéns para o governador Paulo Câmara por essa atitude de vir ver de perto e de ir até o povo, saber o que as pessoas simples, humildes e que não têm a oportunidade de ir ao Recife, têm a dizer e sugerir”, pontuou.

Assim como Josenildo, Anny Beatriz, 15 anos, também esteve presente ao evento para registrar a sua proposta. Aluna do 2° ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual de Arcoverde, ela solicitou aumento da quantidade de equipamentos nos laboratórios de informática da escola onde estuda, como meio de otimizar o aprendizado de todos os alunos. “Com mais computadores ou notebooks, teríamos mais autonomia na hora de fazer os trabalhos, além de termos mais recursos para estudar mais”, explicou.

O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, destacou algumas obras realizadas pelo Governo este ano no Sertão do Moxotó, e ressaltou a importância da iniciativa, considerada referência em todo o Brasil e premiada internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). “O Seminário está sendo realizado para ouvirmos a população, a sociedade civil organizada. E, este ano, com mais tecnologia, que vai nos possibilitar fazer um plano plurianual e realizar o planejamento do Estado e dos municípios, melhorando a vida das pessoas no dia a dia”, frisou. A tecnologia a que o gestor se refere é o site www.participa.pe.gov.br, novidade que facilitará o armazenamento das informações.

VISITA - Depois de ouvir as propostas da população do Moxotó, o governador visitou, ainda em Arcoverde, a Praça Linear Portal do Sertão, e participou do descerramento da placa de lançamento da pedra fundamental do Shopping Arcoverde. O empreendimento irá gerar mais de 600 empregos neste primeiro momento das obras, e terá 106 lojas, sendo cinco âncoras, cinema, praça de alimentação e 456 vagas de estacionamento, com possibilidade de expansão posteriormente.

assessoria de Comunicação
Governo de Pernambuco

Marília Arraes protocola requerimento de urgência sobre PL que beneficia crianças com Microcefalia



Depois de protocolar na Câmara dos Deputados, no começo do mês de agosto, o Projeto de Lei número 4361, que tem o objetivo de garantir o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) às famílias de crianças com Microcefalia, a deputada federal Marília Arraes (PT-PE) protocolou ontem um requerimento de urgência para apreciação do PL de sua autoria. O documento foi assinado por diversos parlamentares que viabilizaram a solicitação do caráter de urgência. 

O BPC é um auxílio concedido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), mas tinha um prazo limite de três anos de concessão. O pedido de urgência é extremamente importante diante da gravidade de um tema tão sensível e que modificou a vida de centenas de famílias pernambucanas.

O objetivo da deputada petista é acabar com o prazo de três anos estabelecido para o pagamento e torná-lo vitalício. “É preciso mostrar para a sociedade a importância desse auxílio. O Estado não promove nenhum tipo de política pública voltada para essas crianças e suas famílias”, ressaltou a vice-líder do PT na Câmara dos Deputados.

De acordo com Germana Soares, que coordena a União de Mães de Anjos (UMA), ONG que apoia famílias de crianças com Microcefalia, cerca de 22 famílias tiveram o auxílio cortado, no meio do ano, sem nenhum tipo de aviso prévio. “Esse benefício garante a sobrevivência das famílias. Se não temos medicamentos gratuitos ou alimentação gratuita, temos que tirar tudo desse dinheiro. Cerca de 92% das mães dessas crianças tiveram que deixar de trabalhar para ajudá-las. Sem esse auxílio não dá para sobreviver”, desabafa Germana, mãe de Guilherme Soares, de 3 anos e 9 meses.

Com a UMA, diversas mães começaram a reivindicar pautas que beneficiassem seus filhos, por isso é tão importante incentivar e divulgar políticas sociais que contemplem benefícios que possam ajudar pessoas que precisam.

As famílias de crianças com Microcefalia também podem procurar a Anis- Instituto de Bioética, que pesquisa e dá suporte para as associações nos Estados sobre a questão da Zika, desde o inicio da epidemia. “A Anis tem pesquisas e projetos no tema e auxilia as mulheres e associações com informações confiáveis sobre a Zika e o acesso a direitos”, afirmou Ladyane Souza, secretária-executiva da Anis.

Assessoria de Comunicação
Deputada federal  Marília Arraes

Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende nesta sexta (16/08) na CLIMAGEM a partir das 08:30 da manhã; agende já a sua consulta!


A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá nesta sexta-feira (16/08/2019), a partir das 08h:00 horas da manhã.

A CLIMAGEM - Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, com responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza, está situada na Av. Marquês de Olinda, 32, centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Veja também > Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena tira dúvidas sobre o câncer de mama em entrevista com Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia (Assista ao vídeo da entrevista)

Veja também > Paulo Afonso/Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena inicia atendimentos na Núcleo Vida, em Paulo Afonso




Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem

Serra Talhada: Membros do Ministério da Agricultura (MAPA) visitarão a UFRPE/UAST


No próximo dia 20 de agosto de 2019, Mychel Gomes de Sá Ferraz, Coordenador Geral do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e sua equipe estarão na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), com o objetivo de realizar visita técnica de campo nas áreas experimentais do “Centro de Referência Internacional de Estudos Agrometeorológicos de Palma e outras Plantas Forrageiras”. 

Além de visitar os campos experimentais, a comitiva do MAPA conhecerá as instalações do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal. Este encontro será de grande importante para demonstrar as ações que estão sendo realizadas na instituição para potencialização sustentável da agropecuária do Semiárido brasileiro e para redução dos impactos do desmatamento da vegetação Caatinga. 

A comitiva será acompanhada pelo Professor Thieres George Freire da Silva, docente da UFRPE/UAST, atual Presidente da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Por Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Em nota oficial, Flamengo comunica que encerrou negociações com Balotelli


O Flamengo publicou em seu site oficial que encerrou as negociações com Balotelli. Depois de dois dias de negociações em Mônaco, representantes do clube, do jogador e o próprio atacante não conseguiram chegar a um acordo para a vinda do italiano ao Brasil.

Confira a curta postagem que o Rubro-Negro colocou no ar.

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta (16/08) a partir das 8 horas


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta sexta-feira (16//08/2019) a partir das 8h00 da manhã.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

'Sei nem quem é esse', diz Bolsonaro sobre Alexandre Frota

O presidente Jair Bolsonaro conversa com o deputado Alexandre Frota no plenário da Câmara durante solenidade em maio deste ano/

Bolsonaro, que também é filiado ao PSL, conversou com a imprensa nesta manhã, na portaria do Palácio da Alvorada, antes de seguir para a agenda do dia no Palácio do Planalto.

Na última terça-feira (13), o PSL decidiu, por unanimidade, expulsar o deputado Alexandre Frota (veja no vídeo abaixo). A expulsão não acarretará na perda do mandato de Frota, que poderá permanecer como deputado em outra sigla. Ele já tem convites de filiação a outros partidos.

O pedido de expulsão de Frota partiu da deputada Carla Zambelli (PSL-SP). Segundo a parlamentar, a situação de Frota no partido era "insustentável".

Nos últimos dias, Frota passou a criticar publicamente o governo e o presidente, e chegou a declarar que estava decepcionado com Bolsonaro e com a falta de articulação do presidente com os parlamentares.

Em mais de uma ocasião, o parlamentar criticou, por exemplo, a iminente nomeação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos.

Um dos principais articuladores do PSL na votação da reforma da Previdência na Câmara, Alexandre Frota decidiu se abster na análise da proposta em segundo turno, contrariando a orientação do partido, depois de ter sido retirado da vice-liderança do partido na Câmara e do comando de três diretórios municipais a pedido de Bolsonaro.

Frota foi eleito para o primeiro mandato de parlamentar com 155 mil votos, sendo o 16º candidato mais bem votado do estado de São Paulo.

De apoiador a crítico

Frota filiou-se ao PSL em 4 de abril do ano passado, informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre a eleição de 2018, em outubro, e a expulsão do partido, a tônica dos comentários do deputado nas redes sociais mudou. De apoiador dedicado, converteu-se em crítico que foi subindo o tom cada vez mais.

Logo após a confirmação de sua vitória na eleição para presidente do ano passado, por exemplo, Bolsonaro fez um discurso e uma oração acompanhado de pessoas que deveriam formar o núcleo duro de seu governo. Alexandre Frota estava entre delas.

De acordo com o colunista do G1 Valdo Cruz, Bolsonaro determinou a Luciano Bivar, presidente do PSL, que fizesse o trabalho para expulsar o deputado do partido.

Abuso de autoridade

Na entrevista desta manhã, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, ainda, que ainda vai analisar o projeto que define em quais as situações será configurado o crime de abuso de autoridade, aprovado na noite desta quinta-feira (14) na Câmara dos Deputados. Como a proposta já foi aprovada pelo Senado, o próximo passo é a sanção do presidente.

Entre os pontos do texto aprovado, está o que pune com pena de um a quatro anos de detenção quem obter prova em procedimento de investigação por meio ilícito. A proposta também pune quem pedir a instauração de investigação contra pessoa mesmo sem indícios de prática de crime (pena de seis meses a dois anos de detenção).

Eduardo Bolsonaro

O presidente também foi questionado sobre a indicação do filho Eduardo Bolsonaro, deputado federal do PSL por São Paulo. Bolsonaro disse que sabe quando será o melhor momento para encaminhar a indicação do deputado a embaixada do Brasil em Washington.

"Essa pergunta você tem que fazer a ele [se referindo ao deputado Eduardo Bolsonaro]. Ele está andando no Senado e vai sentir o momento para encaminhar", disse.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já afirmou que considera Eduardo Bolsonaro "extraordinário, um jovem brilhante, incrível" e que a indicação para a embaixada do Brasil em Washington tinha o deixado "muito feliz".

Na semana passada, os Estados Unidos formalizaram o aval para indicação do Eduardo Bolsonaro. O comunicado oficial chegou sexta-feira (9) ao Itamaraty.

Por Geovanna Gravia, TV Globo e G1 — Brasília

Valdo Cruz: ‘Bolsonaro pediu para Frota ser expulso do PSL’
Estúdio i
00:00/08:09