domingo, 29 de agosto de 2021

Estudo diz que vacinados com CoronaVac têm 74% menos chance de morte por Covid-19

AstraZeneca reduz em 90% os riscos de morte por covid-19 (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Com dados de 60 milhões de brasileiros vacinados entre 18 de janeiro e 30 de junho, estudo avaliou a efetividade das vacinas CoronaVac e AstraZeneca para prevenir casos graves de covid-19, hospitalizações, admissão em UTIs e mortes. No caso da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, a CoronaVac, com o esquema vacinal completo, a pessoa imunizada tem 74% menos risco de morte. Com a AstraZeneca, o percentual é acima de 90%

A autoria do trabalho, publicado na plataforma medRxiv e ainda em processo de revisão, é de pesquisadores das universidades federais da Bahia e de Ouro Preto, da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e da London School of Hygiene & Tropical Medicine e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Agricultor recolhe sucatas e cria minitrator e arado motorizado no interior da BA: ‘Ganha tempo e economiza muito dinheiro’

Genilson Cruz mora no povoado Boa Vista, em Biritinga, cerca de 200 km de Salvador, e conta que alguns equipamentos fazem, em uma hora, o que um homem sozinho não consegue completar em um dia inteiro de trabalho na roça  (Reprodução/TV Bahia)

Um agricultor no povoado de Boa Vista, em Biritinga, cidade a cerca de 200 km de Salvador, criou um minitrator com sucatas e peças de um carro sem uso e conseguiu transformar as latarias em um equipamento útil para o cultivo da roça. Além disso, com a velharia, ele conseguiu desenvolver um arado motorizado e outros equipamentos para acelerar a produção e economizar dinheiro na lavoura.

Genilson Cruz conta que todo o material utilizado para fazer o maquinário foi reciclado e consegue agora desenvolver o trabalho em tempo mais ágil e diminuir os custos da mão-de-obra.

“Eu vi na oportunidade de ter sucatas, pedaços de lata velha e carro velho, e vi a oportunidade de fazer um equipamento que está me ajudando na manutenção da roça. E uma forma e baratear e fazer com que as coisas aconteçam. Foi usado todo material reciclado. Todo de sucata e coisa descartada e a gente colocou para funcionar e servir para a agricultura familiar”, disse o lavrador-inventor.

A contra transição e a lisura na política energética do Brasil - Artigo de opinião de Heitor Scalambrini Costa


Heitor Scalambrini Costa
Professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco

Transição é um termo cujo significado é mudança, alteração, modificação, substituição, transformação, troca. É isso que se espera diante da emergência climática que o Planeta está vivenciando, e que os estudos científicos têm mostrado. A crise é decorrente da ação humana, pois as fontes de energia utilizadas (petróleo, carvão mineral e gás natural) são responsáveis por 86% das emissões de gases de efeito estufa que provocam o aquecimento global, com profundas alterações no clima. Assim a mudança da matriz energética mundial é imperiosa para, ao menos, mitigar a crise climática.

Diante da necessidade e importância do tema foi realizado no Rio de Janeiro, em junho de 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cnumad). Conhecida como ECO 92 ou Rio 92, foi marcada pelo fortalecimento da atuação de representantes da sociedade civil, da efetiva participação das ONGs e de movimentos sociais no Fórum Global. Subscrita pelos 178 chefes de Estado presentes, foi aprovada a Convenção Quadro sobre as Mudanças Climáticas Globais. Desde então inúmeras tentativas e iniciativas têm ocorrido para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2). Lamentavelmente pouco, ou nenhum sucesso foi obtido. Deste então, tem se verificado ano após ano, o crescimento da concentração de CO2 na atmosfera, com recordes da temperatura média do Planeta sendo batidos sucessivamente.

Paulo Câmara chegará muito fortalecido em 2022, diz Silvio Costa Filho, no Sertão


O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) voltou a cumprir agenda ao lado do governador Paulo Câmara (PSB). Nessas quinta (26) e sexta-feira (27), o governador, ao lado de seus secretários estaduais e prefeitos, fez anúncios de obras e investimentos em oito cidades, do Sertão Central, que estão dentro do Plano Retomada.

Na última quinta-feira, Silvio esteve nos municípios de Cedro, Serrita, Parnamirim e Terra Nova. Em todas elas, foram autorizadas a construção e a recuperação de estradas; reforma de escolas e quadras; abastecimento de água; entre outros benefícios para a população sertaneja. Já durante esta sexta, a comitiva esteve em Salgueiro, Verdejante, Mirandiba e São José do Belmonte. Nessas cidades, foram anunciadas ações para as áreas da educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

DPU impede reintegração de posse em área próxima à ferrovia em Carpina (PE)

Decisão beneficia trabalhadores informais que atuam na região

Recife - Após ação ajuizada pela defensora regional substituta de Direitos Humanos em Pernambuco Maíra Mesquita, a Justiça Federal suspendeu, na última terça-feira (24), por seis meses, a reintegração de posse pela empresa Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), que estava agendada para o próximo dia 15 de setembro no município de Carpina, localizado a 45 quilômetros de Recife. A determinação deve ser cumprida em caráter de urgência, beneficiando trabalhadores informais da área, localizada às margens da ferrovia, que corta a cidade.

Na decisão, o juiz federal Hélio Silvio Ourém Campos, titular da 6ª Vara Federal em Pernambuco, destacou ser importante ponderar entre o direito de propriedade de bens imóveis e o direito fundamental à saúde e à moradia. “O cumprimento imediato da medida colocaria diversas famílias em situação de vulnerabilidade social, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus”, afirmou o magistrado.

29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo: onde há fumaça, há fogo e, câncer!

O cigarro está relacionado a quase todos os tumores, com particular importância para as neoplasias de pulmão, cabeça e pescoço, bexiga e trato gastrointestinal (Foto: Banco Mundial/ONU/Divulgação)

Neste domingo, 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que tem o objetivo de alertar e chamar a atenção da sociedade para as implicações sanitárias, sociais e econômicas que esse terrível hábito pode trazer para nossas vidas. São mais de 4.800 compostos químicos em um único cigarro, dentre os quais mais de 70 são sabidamente cancerígenos. “O tabagismo é a maior causa evitável de adoecimento e morte em todo mundo, sendo responsável por mais de 7,5 milhões de mortes ao ano em todo planeta e mais de 200 mil mortes ao ano somente no Brasil. São mais de 400 mortes ao dia no país relacionadas às doenças provocadas pelo cigarro. Portanto, estamos falando de uma pandemia global, silenciosa e sorrateira, que existe há várias décadas e somente nos últimos anos começou realmente a ser enfrentada”, alerta o oncologista Vinícius Corrêa da Conceição, do Grupo SOnHe- Oncologia e Hematologia.

De acordo com o oncologista Rafael Luís, do Grupo SOnHe, a nicotina presente no cigarro atinge rapidamente o cérebro e, em menos de 10 segundos, libera vários neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e prazer, como a dopamina. “Por isso, é um hábito difícil de abandonar. Daquelas pessoas que desejam largar o vício, menos de 10% tem sucesso sem ajuda de um profissional”.

Amupe estuda parceria com Israel para viabilizar tecnologias de convívio com o semiárido


O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) José Patriota, recebeu na última terça-feira (24/08), na sede da Associação, a visita do Adido Militar de Israel, Oded Knaan, representante do governo israelita que tem por objetivo realizar missões diplomáticas junto ao Brasil. Os gestores conversaram sobre desenvolvimento regional, com foco na perspectiva da convivência com o semiárido.

Do meio rural, José Patriota contextualizou a situação do semiárido nordestino, com pouca chuva e deficiência na gestão hídrica, atreladas às mudanças climáticas que causam transtornos como a desertificação do solo. “Um terço do território pernambucano está localizado no semiárido, que precisa de um olhar diferenciado. Nos municípios pernambucanos há pontos em que o solo já está entrando em desertificação, se tornando infértil. E sem vida, não tem como plantar, não tem como sobreviver”, alertou o presidente da Amupe.

Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques continua articulando apoio para instalação de Agência da Caixa Econômica Federal na cidade


Mais uma reunião sobre a tão sonhada Agência da Caixa Econômica Federal.

O prefeito Fabiano Marques, esteve na cidade de Petrolina, juntamente com o controlador interno José 

Emilton, procurador jurídico Dr. Josenildo e a equipe da Caixa Econômica composta pelo superintendente executivo de governo, Vinícius Almeida e o gerente de governo, Gleison Ferreira.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Ass/Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: Boletim informativo aponta que subiu de 5 para 9 o número de pessoas com o vírus da Covid-19; confira o quadro completo

  Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Boletim informativo da prefeitura de Petrolândia, divulgado na noite deste sábado (28), com data de 27/08, informa que subiu de 5 para 9 o número de pessoas com o vírus da Covid-19 no município, de acordo com a última divulgação do dia 24/08/2021.

Entre os casos ativos, 8 estão em isolamento domiciliar, e uma pessoa se encontra internado no hospital de Campanha Eduardo Campos, em Serra Talhada.

Para maiores informações e esclarecimentos, entre em contato com a vigilância epidemiológica pelo número (87) 9646-5830

VEJA ABAIXO O QUADRO COMPLETO



Confira abaixo os locais com casos ativos



Confira abaixo o quadro comparativo com o último boletim divulgado no dia 24/08/2021

 


Redação do Blog de Assis Ramalho


Na Inglaterra, Serratalhadense Raiane Lima - namorada de Gabriel Jesus - assiste a jogo no estádio


A Serratalhadense Raiane Lima torceu por Gabriel de Jesus de pertinho em seu último jogo. A influencer assistiu à partida do Manchester City - time do brasileiro - contra o Arsenal neste sábado (28) diretamente do estádio Etihad, em Manchester, na Inglaterra, e postou o registro em suas redes.

Ela compartilhou uma foto de Gabriel no campo e, horas mais tarde, um outros registro dos dois coladinhos em casa depois da partida.

Durante a última semana, o casal compartilhou também registros de um passeio de bike que fizeram pela cidade.


Raiane Lima e Gabriel Jesus (Foto: Reprodução/Instagram)

REDAÇÃO QUEM,
DO HOME OFFICE

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 28 milhões na quarta-feira (1º); veja os demais sorteios da Caixa deste sábado (28 - Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira


A Mega-Sena sorteou neste sábado (28) o concurso 2.404. Ninguém acertou todos os números e o valor acumulou. O prêmio estimado é de R$ 28 milhões. Veja as dezenas: 01-19-35-40-47-54.

O sorteio foi realizado às 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, que fica no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP). O evento é transmitido ao vivo pelas redes sociais da Caixa e as gravações ficam disponíveis no site Loterias Caixa, na aba transmissão de sorteios.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.