quinta-feira, 19 de abril de 2018

Workshop no ProRural trará maiores benefícios para o homem do campo



Começou na manhã dessa quinta-feira (19), na sede do ProRural, workshop de análise dos projetos financiados pelo Governo de Pernambuco através do órgão. O objetivo é fazer o cruzamento de informações geradas pela empresa contratada para acompanhar a execução dos sobprojetos do Pernambuco Rural Sustentável (PRS) no campo e o conhecimento acumulado pelos técnicos do Programa.

Durante os dois dias de trabalho, os participantes vão analisar 88 projetos de infraestrutura rural complementar, como obras de sistemas de abastecimento simplificados, barragens e construção de banheiros, entre outros. Serão cerca de 40 profissionais envolvidos no trabalho, que visa trazer mais benefícios para o agricultor familiar, de forma mais eficaz e rápida.


Petrolândia: Prefeita Jane Souza vistoria obras de recuperação das estradas vicinais do Perímetro Irrigado Icó-Mandantes




Nessa quarta-feira (18), a prefeita de Petrolândia, Jane Souza, inspecionou os serviços realizados para recuperação das estradas vicinais do Perímetro Irrigado do Icó-Mandantes. A gestora conversou com operadores das máquinas, agricultores, empresários e lideranças comunitárias. Os moradores mostraram-se satisfeitos com a qualidade do serviço realizado pela Prefeitura.

No Distrito Icó-Mandantes, Jane ainda visitou a Associação Comunitária dos Moradores do Projeto Icó-Mandantes (ASPRIM), entidade que realiza coleta seletiva/reciclagem em sua área de atuação.

Jane afirma que, apesar das atuais dificuldades, bons resultados tem sido alcançados, graças ao trabalho da equipe de servidores, que tem se dedicado com empenho a empreender melhorias na qualidade de vida da população de Petrolândia. A prefeita ainda anunciou que "esse trabalho não vai parar por aqui".

Veja todas as fotos: Jane visita o Icó-Mandantes
Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Petrolândia


Exclusivo: Marília Arraes será candidata do PT ao governo de PE e querem fazer com Lula o que fizeram com Marielle, diz presidente da CUT-PE em entrevista a Assis Ramalho



Na tarde desta quinta-feira (19), o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Pernambuco, pré-candidato a deputado federal Carlos Veras (PT-PE), concedeu entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. A entrevista foi concedida na sede dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR), onde a CUT realizou encontro com lideranças de Petrolândia e de outras cidades do Sertão de Itaparica. O tema da reunião foi a construção da Plataforma da Classe Trabalhadora para as eleições de 2018. Na ocasião também foram debatidos as formas de defesa e apoio ao presidente Lula, além do lançamento do Comitê #Lulalivre de Petrolândia.

Na conversa com Assis Ramalho, Carlos Veras afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será candidato do PT à Presidência do Brasil, mesmo preso. ''Lula não cometeu nenhum crime, Lula não está preso, quem está preso é o sonho dos brasileiros. Mas, pode ter a certeza de que ele será o nosso candidato a presidente da república, preso ou solto.''

O dirigente sindical disse que participará do protesto a ser realizado em Curitiba, no dia 1º de maio.

''Eu vou estar em Curitiba, onde vamos fazer um grande protesto no dia 1º de maio. Vamos estar lá levando a nossa mensagem, o nosso apoio a Lula. Além de Curitiba, vai haver protesto em todo o país'', antecipou Veras.  

O presidente estadual da CUT ainda afirmou que querem fazer com Lula o que fizeram com a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco.

''Eles querem fazer com Lula o que fizeram com Marielle, no Rio de Janeiro, eles querem assassinar o Lula. Nós já estamos denunciando, eles querem matar o presidente Lula'', enfatizou. 

Veras também afirmou que Marília Arraes será a candidata do PT ao governo de Pernambuco e que ganhará as eleições.

''Dia 12 [de maio] nós teremos um encontro estadual do PT, e não tenho dúvidas de que vamos consagrar a Marília Arraes como pré-candidata ao governo do Estado de Pernambuco. É uma vontade da militância, é a vontade do povo. O PT tem dois caminhos: se tornar um partido meramente eleitoral ou permanecer sendo um partido das massas sociais, que tem projetos para o estado e projetos para o país. O PT não é partido para estar se rendendo aos caprichos de assédios que são feitos por outros partidos, que querem somente o prestígio do presidente Lula. Portanto, será Marília Arraes candidata ao governo do estado de Pernambuco, e pode crer que ela vai ganhar essa eleição.

Ainda na entrevista, entre outros temas, o presidente da CUT-PE afirma que sua pré-candidatura a uma vaga na Câmara Federal foi um pedido de Lula, e dirigiu duras críticas ao governo de Paulo Câmara.

Assista à íntegra da entrevista no vídeo abaixo.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto:  Assessoria do presidente da CUT-PE, Carlos Veras
Vídeo: Fábio Santos -  Pres. da Associação Cássio Alves


UFPE e Ministério da Agricultura articulam projeto para manejo de plantas fitoterápicas da Caatinga


Na última terça-feira (17), Francis Lacerda (Doutora em Recursos Hídricos) e Márcia, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram recebidas em Brasília-DF por Mychel Ferraz, Coordenador de Produção Sustentável do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O tema principal do encontro foi o apoio ao projeto de manejo de plantas fitoterápicas da Caatinga. 

Também foi apresentado o mais novo projeto da Ecolume que, no cenário de mudanças climáticas, diz que "plantar água é um desses benefícios possíveis, a fim de dar sentido material e objetivo a um processo complexo entre solo, água, vegetação, clima e sobretudo o ‘comportamento humano’ - seu estilo de vida”. 

"Vamos iniciar as tratativas de mais um projeto que beneficiará nosso semiárido", afirmou Ferraz.

Blog de Assis Ramalho
Com informações e foto: Assessoria de Mychel Ferraz


Barragem Cachoeira II se recupera e melhora abastecimento de Serra Talhada

Foto: Divulgação/Compesa

O município de Serra Talhada, distante 415 quilômetros do Recife, foi beneficiado com as recentes chuvas registradas no Sertão do Pajeú. A Barragem de Cachoeira II, que contribui com o abastecimento da cidade, conseguiu se recuperar e está hoje com 76,63 % da sua capacidade total, que é de 21 milhões de metros cúbicos de água. De acordo com o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Luciano Freitas, com esse volume, um total de 16 milhões e 116 mil metros cúbicos, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já teve condições de melhorar o fornecimento de água da cidade, reduzindo um pouco o calendário de abastecimento. Já estão sendo desenvolvidas ações de ajustes operacionais para que a rede de distribuição possa receber o aumento da produção de água. “A nossa expectativa é que, até o final de abril, a gente consiga reduzir ainda mais o rodízio em Serra Talhada”, informa o gerente.


Audiência Pública sobre a venda Eletrobrás e Chesf acontece no Recife, no dia 26

Deputado Danilo Cabral, autor do requerimento que solicitou a audiência na capital pernambucana, quer esclarecimentos sobre consequências da privatização (Foto: Chico Ferreira)

Na próxima semana, dia 26, acontece na Assembleia Legislativa de Pernambuco audiência pública sobre a venda da Eletrobrás e suas subsidiárias, incluindo a Companhia Hidrelétrica do São Francisco – CHESF. A audiência foi solicitada pelo deputado federal Danilo Cabral, através de requerimento aprovado ontem (18) na Comissão que analisa o PL 9463/18 – Projeto de Lei que trata sobre a privatização da Estatal.

No requerimento, o deputado recomendou o convite aos representantes da Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Pernambuco (SINDURB\PE); Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE); e aos ex-presidentes da Chesf, João Bosco de Almeida e Mozart Bandeira.


Anatel abre consulta para regulamentar serviços de telemarketing


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu hoje (19) consulta pública com o objetivo de coletar dados para atualizar o regulamento que rege os serviços de telemarketing. A agência espera colher informação da sociedade sobre atendimento, transparência, oferta e contratação de serviços. O serviço é um dos pontos que mais recebe reclamações dos usuários dos serviços de telecomunicações.

As contribuições serão recebidas pela Anatel até o dia 18 de maio. O documento Tomada de Subsídios apresenta cenários relativos às regras identificadas como pontos de estresse após reuniões entre a agência reguladora e mais de 40 entidades.

A tomada de subsídios trata das ligações de telemarketing recebidas sem o consentimento do consumidor. De acordo com a agência reguladora, o consumidor brasileiro recebe cerca de 20 ligações indesejadas por mês.


Decreto autoriza estudos para privatização da Eletrobras

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, durante entrevista no Palácio do Planalto (Valter Campanato/Agência Brasil)

O presidente Michel Temer assinou hoje (19) o decreto que autoriza os estudos para a privatização da Eletrobras. No entanto, os estudos só serão iniciados se a privatização for aprovada no Congresso Nacional. “Acabei de assinar um decreto que autoriza o início dos estudos para a capitalização da Eletrobras tão logo o projeto seja aprovado pelo Congresso Nacional”, disse o presidente, em vídeo divulgado nas redes sociais.

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, explicou que o decreto é para deixar claro que o governo pretende esperar a matéria ser aprovada pelo Congresso e que não atropelará o Legislativo. “Já que o decreto coloca a Eletrobras no programa de capitalização, gerou dúvidas. Preferimos acabar com essa dúvida fazendo uma redação [do decreto] absolutamente clara sobre o assunto”.

Marun disse que a expectativa do governo é ver a privatização aprovada no Congresso até o início de junho, acrescentando que precisa acontecer para aliviar os cofres públicos.



TCE e Alepe discutem problemas do lixo em Pernambuco


Um grupo de servidores do Tribunal de Contas participou, na última terça-feira (17), de uma reunião com a Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMAS) da Alepe para apresentar o levantamento sobre a situação do lixo no Estado, divulgado pelo TCE-PE em fevereiro deste ano. O encontro ocorreu a convite do deputado José Maurício, presidente do comitê, e contou com a presença dos parlamentares José Humberto, Socorro Pimentel, Laura Gomes e Henrique Queiroz, e do prefeito do município de Cortês, Reginaldo Moraes. O Tribunal foi representado pelo chefe do Núcleo de Engenharia, Conrado Montenegro, e pelos servidores Alfredo Montezuma e Pedro Teixeira.

Pedro Teixeira enfatizou os problemas enfrentados pelos municípios com maiores extensões territoriais na adoção de soluções compartilhadas para uso dos aterros, mediante a formação de consórcios com outras cidades, já que a distância entre os centros urbanos é significativa, principalmente no Sertão do Estado, resultando em grandes despesas com transporte e inviabilizando a iniciativa. O Plano Estadual de Resíduos Sólidos, desenvolvido pelo Governo do Estado, estabelece em até 35 km a distância máxima para que o serviço seja viável.

Por outro lado, 55 municípios menores, com até 20 mil habitantes, cerca de 50% dos 111 dos que permanecem depositando seus resíduos em lixões, não vêm adotado as medidas necessárias para solucionar o problema. Uma atualização do levantamento realizada este mês apontou que apenas 66 (27%) das 184 prefeituras pernambucanas depositam corretamente o lixo em aterros sanitários.


Petrolândia: Torneio Interescolar de Futsal acontece neste sábado (21)

Divulgação/Campanha em prol dos Bailarinos rumo a Nova Iorque


MPPE determina ajuste na qualidade da água que abastece Ouricuri pela presença da bactéria Escherichia E. Coli


Constatada a presença da bactéria Escherichia E. Coli na água destinada ao consumo humano fornecida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e tendo em vista a ocorrência de surtos de infecção na cidade de Oricuri, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou uma série de medidas para os órgãos responsáveis com o intuito de ajustar a qualidade da água no município.

A recomendação à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) foi que realize o monitoramento sistemático da qualidade da água em locais que albergam grupos populacionais de risco e de grande circulação de pessoas, tais como escolas, hospitais, creches, entre outros locais.

A agência também deverá encaminhar à Promotoria local o relatório de fiscalização do cumprimento do artigo 14 do Decreto 5440/2005, o qual obriga os responsáveis pelos sistemas de abastecimento e soluções alternativas coletivas a comunicar à autoridade de saúde pública e informar, de maneira adequada, à população a detecção de qualquer anomalia operacional no sistema ou não conformidade na qualidade da água tratada, identificada como de risco à saúde, independentemente da adoção das medidas necessárias para a correção da irregularidade.


Audiência Pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde na Alepe é marcada por tumulto


Na tarde desta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, um grande desconforto tomou conta da Audiência Pública que recebeu o secretário Estadual de Saúde, Iran Costa, para a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2018.

A Audiência, que estava prevista para às 13h no Auditório Ênio Guerra da Casa Legislativa, acabou por acontecer no Plenarinho. O local, que geralmente recebe pequenas reuniões, não comportou o grande público que chegou para acompanhar a apresentação do secretário.

A pedido dos presentes, que já estavam inquietos e mal acomodados, a deputada estadual Socorro Pimentel (PTB), solicitou ao Líder do Governo na Assembleia, deputado Isaltino Nascimento, a transferência da reunião para o auditório. Após as diversas negativas do deputado que presidia a audiência, a parlamentar sugeriu o cancelamento, o que também não foi acatado.


Marinaldo Rosendo e João Eudes parabenizam Pesqueira pelos 138 anos de Emancipação


No mês em que o município de Pesqueira, no Agreste Central, completa 138 anos, nesta sexta-feira (20), o deputado federal Marinaldo Rosendo (PP) que fechou parceria com o deputado estadual João Eudes (PP), de realizar dobradinha nesta eleição em Pesqueira e região do Agreste. Os dois deputados parabenizam o aniversário do município e essa semana na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual João Eudes, ex-prefeito de Pesqueira (2000 a 2008), não economizou palavras no pronunciamento em homenagem, que chamou de “minha segunda terra mãe”.

O deputado federal Marinaldo Rosendo acompanhará o deputado estadual João Eudes, nesta sexta-feira (20.04), na comemoração do aniversário de Pesqueira.

Povos Indígenas

Antecipando as comemorações dos 138 anos do município de Pesqueira, nesta quinta-feira comemora-se o Dia do Índio. Sabendo da importância dos povos indígenas no Estado, o deputado Marinaldo Rosendo parabeniza a comunidade da tribo Xucuru, que fica localizada em Pesqueira, em homenagem a todas as tribos indígenas no Estado.

Hoje, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), Pernambuco contém dez povos indígenas, nos municípios de Águas Belas, Pesqueira, Buíque, Cabrobó, Inajá, Petrolândia, Jatobá, Tacaratu, Floresta e Carnaubeira da Penha, cuja população passa de 25 mil, remanescentes dos povos indígenas que primitivamente habitavam no Estado.



Belém do São Francisco: Morre no Recife o cantor e compositor Onaldo Aguiar


Onaldo Alves Aguiar, nasceu em Belém do São Francisco no dia 18 de março de 1961. Filho de José Alves da Silva e de Luíza Alves de Lima Barreto. Fez o primário na antiga Escola Alfredo Reis, estudou ainda no Ginásio Industrial, na Escola Tercina Roriz e no Cermec, todos em Belém. Depois foi estudar no internato da Escola agrícola da cidade de Lavras da Mangabeira no Ceará. Foi casado com a professora Linda Aguiar com quem tem duas filhas a bioquímica Deise Aguiar e Kamila Aguiar.

Onaldo começou tocar violão com 8 anos de idade e aos 16 anos já era compositor. Compôs várias músicas para os cantores Robério Soares, Gildo Moreno, Zezinho da Ema, Timotinho e vários outros artistas. Se apresentou com cantores renomados da música popular brasileira como: Ivete Sangalo, The Fevers, Renato e seus bluckeps, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Bartô Galeno, Adelino Nascimento.

Participou de vários eventos culturais, entre eles o Prêmio Pernambuco Música Hoje, promovido pela TV Universitária, onde participou com a música de sua autoria “Vai Chover” ficando em primeiro lugar.


Novo circuito de vaquejada de Pernambuco começa neste sábado (21) em Vitória de Santo Antão


A partir das 8h deste sábado (21), a Associação dos Criadores de Quarto de Milha de Pernambuco estará dando início ao 1º Circuito ACQM-PE de Vaquejada no Parque Roberta Urquiza, em Vitória de Santo Antão.

Contando com participantes de todo o Nordeste, o evento colocará em disputa mais de R$ 100 mil em prêmios, além de possibilitar às duplas competidoras a conquista de melhores posições no ranking nacional da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

A nova competição também é mais uma vitrine para os criadores de equinos apresentarem seus animais que, dependendo do desempenho na competição, podem ganha maior valorização no mercado.


Promotora pernambucana comanda equipe que apreendeu documentos de advogado de Trump

A operação do FBI, autorizada pelo subsecretário de Justiça, Rod Rosenstein, colocou a unidade no epicentro de um terremoto político. Foto: Reprodução/Facebook

Uma pernambucana está à frente da unidade de corrupção responsável pela operação de busca e apreensão na residência, escritório e quarto de hotel de Michael Cohen, advogado do presidente Donald Trump, no dia 9.

A promotora federal é Tatiana Roesler Martins, de 41 anos, graduada pela Universidade de Yale e promovida para o cargo em junho, quando seu chefe, Andrew Goldstein, foi recrutado pelo procurador especial, Robert Mueller, para a equipe de investigadores sobre a interferência russa na eleição de 2016.

A operação do FBI, autorizada pelo subsecretário de Justiça, Rod Rosenstein, colocou a unidade no epicentro de um terremoto político. Trump, segundo o Washington Post, ficou tão nervoso ao saber da investigação que não conseguia se concentrar nas opções militares oferecidas por seus generais para o ataque à Síria, na Sexta-feira.


Sefaz-PE apreende 300 toneladas de milho em Garanhuns

Produtos encontrados sem nota fiscal vinham principalmente de Sergipe e Goiás

A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), por meio da Diretoria de Postos e Terminais Fiscais (DPF), apreendeu 300 toneladas de milho, na BR-424, em Garanhuns, no Agreste do Estado, durante operação realizada na última segunda-feira (16/04). As cargas, avaliadas em aproximadamente R$ 150 mil, estavam distribuídas em oito carretas e não possuíam nota fiscal.

“Nosso monitoramento mostrou que havia um fluxo grande de milho entrando em Pernambuco sem nota, oriundo principalmente de Sergipe e Goiás. Essa operação contou com cinco equipes espalhadas pelas fronteiras do Estado, mas podemos dizer que em Garanhuns foi montada quase que exclusivamente para fiscalizar o milho”, explicou o gerente de Suporte Operacional aos Postos e Terminais Fiscais da Sefaz-PE, Daniel Moura.


Suspeito de receptação de carro roubado é preso em Escada

Veículo foi recuperado após irmão do proprietário se envolver em acidente na BR-101 (Foto: Divulgação/PRF-PE)

Um homem, de 28 anos, foi preso por suspeita de receptação de carro roubado, na quarta-feira (18), em Escada, na Mata Sul de Pernambuco. A ação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), a partir do atendimento a um acidente, na BR 101. Dentro do veículo havia um simulacro de arma de fogo, idêntico a uma pistola original.

Policiais realizavam uma ronda no quilômetro 83 da rodovia, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, quando observaram um utilitário que havia saído da pista. O motorista e o passageiro não se feriram, mas a equipe realizou uma verificação no veículo e descobriu que o carro havia sido roubado em fevereiro deste ano, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital.


Petrolândia: Nota de falecimento de Antônio Dantas, vaqueiro sertanejo forte e autêntico


Vigiai e orei, pois não sabeis o dia nem a hora. Hoje o dia amanheceu mais triste e saudoso. A família Dantas perde o nosso querido Antônio Dantas, vaqueiro, sertanejo forte e autêntico.

Faleceu no hospital de Petrolândia e seu corpo está sendo velado em sua residência na quadra 03.

O sepultamento será amanhã 20/04/2018 às 8h no cemitério de Petrolândia.

 

Informação, texto e fotos; Marcelo e Audrey


Compesa comemora posição de Petrolina no ranking do Saneamento

Cidade subiu 20 posições no ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil; melhoria se deve à ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto pelo Governo do Estado (Foto: Compesa/Divulgação)

O novo ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil posiciona Petrolina, no Sertão do São Francisco, dentre as 15 cidades com melhor índice de saneamento básico. O estudo avaliou indicadores de cobertura de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto nos 100 maiores centros urbanos do país. Petrolina subiu 20 posições no ranking em relação ao estudo do ano passado. “Temos um dos maiores programas de saneamento do Brasil e os resultados começam a aparecer, fruto da determinação do governador Paulo Câmara em continuar avançando fortemente nessa área tão importante para a saúde pública e preservação do meio ambiente”, afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares. Esse salto se deve aos investimentos feitos pelo Governo do Estado e pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na ampliação dos serviços de esgotamento sanitário na cidade.

O estudo do Trata Brasil foi realizado com base nos dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2016. Nesse período avaliado pelo instituto, Petrolina teve um incremento de 3.600 novas ligações de esgoto, que corresponde a um crescimento de 6,54% em 2016. Os bons resultados são resultado dos investimentos feitos pela Compesa em anos anteriores para garantir a conclusão de obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Petrolina, que somam mais de R$ 60 milhões.


Petrolândia: CUT-PE convida população para debater segurança pública; na oportunidade será lançado o comitê "Lula Livre de Petrolândia'', na tarde desta quinta

Evento será realizado na tarde desta quinta-feira (19) na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia

A segurança pública é um dos temas que mais preocupa a população de Pernambuco, por isso, a CUT PE convida aos trabalhadores e trabalhadoras a discutirem e construírem propostas sobre o tema em mais uma etapa de atualização e construção da Plataforma da Classe Trabalhadora, na cidade de Petrolândia, nesta quinta-feira (19). Na ocasião também discutiremos as formas de defesa e apoio do presidente Lula e lançaremos o comitê #Lulalivre de Petrolândia. Participe!

Blog de Assis Ramalho
Informação; Carlos Veras -  Presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Pernambuco


Iterpe busca parceria com o Ministério Público do Trabalho para fortalecimento institucional do órgão

Gestores pleitearam recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC’s)

O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), André Negromonte, acompanhado do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, participou nesta quarta-feira (18/04) de reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT). Recebidos pela procuradora-chefe, Adriana Gondim, os gestores governamentais pediram apoio do MPT no sentido de otimizar as condições de trabalho dos servidores do órgão para melhor atender às demandas dos homens e mulheres do campo.

Por meio de ofício, os gestores solicitaram à Procuradoria recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC’s), a fim de suprir as atividades desenvolvidas pelo Iterpe. A procuradora-chefe, Adriana Gondim, se disponibilizou a levar aos demais integrantes do MPT o presente pleito, entendendo ser pertinente a solicitação apresentada.


Petrolândia: Aniversariante do dia, dona Maria José (quadra 04) recebe mensagem do filho Marcos Roberto (Marquinho da dengue)


Nesta quinta-feira (19), dona Maria José (da quadra 04 de Petrolândia), comemora mais um ano de vida. Na oportunidade, o filho Marcos Roberto ( Marquinho da dengue) felicita a mãe com bonita mensagem.

Feliz aniversário minha mãe amada, hoje é um dia muito especial na sua vida, mas também muito para todos nós da família. Você é a nossa raíz, o nosso tronco, a nossa força. Você, com toda a sua generosidade, sabedoria e amor incondicional nos permitiu florescer e confiou em cada um de nós, e nos frutos que decidimos plantar.

Mãe, se hoje eu sinto-me satisfeito com a pessoa que me tornei, tenha a certeza que isso é graças a você. Você me ensinou a ser confiante e a lutar por aquilo que eu queria e acreditava. Você me guiou e me orientou para que usasse as características da minha personalidade da melhor maneira possível.

Mãe, você para mim foi e é perfeita! Eu lhe desejo toda a felicidade em sua vida que ela seja ainda mais rica de amor, saúde, paz, realizações e grandes emoções.

Parabéns mãe!
Marcos Roberto (Marquinho da dengue)


Definição das vazões mínimas dos reservatórios da BHSF é pauta de videoconferência da ANA

Foto: Bianca Aun

A entrada em vigor da resolução 2081/17, da Agência Nacional de Águas (ANA), a qual versa sobre a definição das vazões mínimas de cada reservatório instalado na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, norteou a reunião promovida na segunda-feira (16 de abril) pela agência federal, realizada semanalmente para analisar as condições hidrológicas na bacia do chamado rio da integração nacional. Houve apresentação de questionamentos por parte dos estados, inclusive quanto a vazão mínima de operação dos reservatórios.

A reunião é promovida semanalmente na sede da ANA e transmitida por videoconferência para os estados inseridos na bacia do Velho Chico. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, considerou que todos os termos para a entrada em vigor da resolução foram discutidos no grupo de trabalho criado especificamente para esse fim. “Entretanto, é fundamental termos garantia da qualidade da água do rio”, defendeu. “A resolução deve vigorar tão logo haja as condições e a segurança hídrica necessária. O nível de degradação no Baixo São Francisco é extremamente preocupante e tudo precisa ser observado”, acrescentou Miranda.


Recife/Petrolândia: Aniversariante desta quinta-feira, Carlos Marques recebe os parabéns!


Os familiares e amigos de Carlos Marques da Silva desejam nesta quinta-feira (19), feliz aniversário com muita luz divina.

Amigo de longos tempos deste blogueiro, ''Carlos Caçote'', como popularmente é conhecido por  amigos de infância, atualmente mora no Recife.!

Feliz aniversário!!!

Redação do Blog de Assis Ramalho


Produtores de projetos de irrigação da Codevasf estão entre beneficiados por medida provisória

Medida editada em março busca facilitar aos agricultores a obtenção de crédito com instituições financeiras oficiais (Foto: Codevasf/Divulgação)

Agricultores de projetos públicos de irrigação mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no vale do São Francisco estão entre os beneficiários da Medida Provisória (MP) 824, que alterou a Lei 12.787/2013 – conhecida como Lei da Irrigação. A MP foi editada pelo presidente Michel Temer no mês de março e tem por objetivo permitir que produtores de projetos públicos de irrigação usem suas áreas nos projetos como garantia em operações de crédito realizadas com instituições financeiras oficiais.

Até março, a Lei 12.787 estabelecia que o poder público poderia retomar o imóvel do agricultor em caso de descumprimento de obrigações. Entre essas obrigações está a de pagar a tarifa dos serviços de irrigação e as parcelas relacionadas aos custos de implantação das infraestruturas de irrigação de uso comum e de apoio à produção.


Petrolândia: Automóvel é incendiado em rua da Quadra 10 na madrugada desta quinta-feira (19)


De acordo com informações chegada a redação do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, um automóvel (foto acima) foi incendiada por volta das 2;30 da madrugada desta quinta-feira (19) em rua da Quadra 10 de Petrolândia.  

A van estava parado em frente a uma residência e foi atacado por um homem ainda não identificado.

O caso será investigado pela delegacia de polícia de Petrolândia.



Redação do Blog de Assis Ramalho


Danilo Cabral articula votação de projetos com Ministro da Educação

O ministro Rossieli se comprometeu em ir à Comissão no dia 9 de maio

O presidente da Comissão de Educação, Danilo Cabral (PSB/PE), esteve reunido, na última terça-feira (17), com o Ministro da Educação, Rossieli Soares. As Vice-Presidentes da Comissão, deputadas Professora Dorinha (DEM/TO) e Alice Portugal (PCdoB/BA) também estiveram presentes.

O novo ministro, Rossieli Soares, tomou posse na semana passada, assumindo o lugar de Mendoça Filho, que deixou a pasta para tentar sua reeleição à Câmara Federal.

Na audiência com os parlamentares, Rossieli argumentou que está disposto a contribuir no que for possível nos trabalhos da Comissão de Educação, e estabeleceu a data do dia 9 de maio para a ida à Comissão.


Petrolândia: Veículo é roubado de frente de residência na madrugada desta quinta-feira (19), na Quadra 09


Na madrugada desta quinta-feira (19) foi roubado um veículo Gol Quadrado Placa JLS - 1101 de Paulo Afonso, na Quadra 09 de Petrolândia-PE, no Sertão de Itaparica.

Quem souber alguma informação, por favor entrar em contato: (87) 998072544, (87) 996487301 ou (87)999134635

 

Blog de Assis Ramalho
Informação; Proprietário do automóvel


Audiência pública promovida por Priscila Krause na Alepe busca soluções para esvaziamento dos centros tecnológicos


A Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou na manhã desta terça-feira (17), por proposição da deputada estadual Priscila Krause (DEM), a audiência pública “A situação dos centros tecnológicos de Pernambuco”. Motivada pelas queixas de enfraquecimento da política de incentivo à educação tecnológica e inovação por parte da atual administração estadual, a audiência levantou a situação dos cinco centros tecnológicos mantidos mediante contrato de gestão entre a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) – uma Organização Social (OS). O fechamento do Centro de Olinda e os prejuízos à Bacia Leiteira de Agreste Meridional com o esvaziamento do CT Laticínios foram destacados.

Os centros, localizados em consonância com a base produtiva dominante na região, ficam localizados em Olinda (Cultura Digital), Caruaru (Moda), Garanhuns (Laticínios), Serra Talhada (caprinocultura e ovinocultura) e Araripina (Gesso). De acordo com a deputada, os centros têm o propósito de desenvolvimento tecnológico, mas nos últimos anos têm sofrido com o arrefecimento das atividades. Em vez de realização de cursos e programações fixas, de mais longa duração, a maior parte deles só tem sido utilizada para esporádica programação de cursos de reduzida carga horária. “Houve uma mudança de foco muito preocupante na abordagem dos cursos profissionais. Os centros estão subutilizados e as populações e cadeias econômicas desassistidas”, registrou a parlamentar.


Ladrões invadem casa de cantora sertaneja em Pernambuco e roubam um carro


Ladrões invadiram na madrugada dessa quinta-feira a casa da cantora sertaneja Flávia Reis em Igarassu e levaram o carro dela, além de celulares, dinheiro e outros pertences. Os assaltantes teriam pulado o muro da residência, de quase dois metros de altura. Arrombaram os dois veículos que estavam na garagem e, em seguida, abriram a porta principal da residência, com uma chave que estava dentro de um dos carros.

Dentro da residência, eles furtaram dinheiro da carteira de cédulas da bolsa da cantora que estava na sala, além de uma televisão que se encontrava na cozinha do imóvel. Flávia Reis gravou um vídeo e divulgou nas redes sociais. Os assaltantes fugiram levando um dos veículos da família, um Chevrollet Onix, de placas PDR-9153. Até agora, a Polícia não localizou o veículo. Denúncias podem ser repassadas para o telefone 81 3421.9595.

Por Diário de Pernambuco


Motorista bêbado que causar acidente com vítima agora tem pena maior


Começam a valer nesta quinta-feira (19) as mudanças no Código de Transito Brasileiro (CTB) que aumentam a punição e diminuem as brechas para motoristas embriagados ou drogados que causarem acidentes com vítimas no trânsito.

Sancionada em dezembro passado, a alteração define que motoristas bêbados enquadrados na lei de trânsito por homicídio culposo (sem intenção de matar) cumpram pena de 5 a 8 anos de prisão, além de o direito de dirigir suspenso ou proibido.

Antes, a pena por causar acidente com morte era de 2 a 4 anos, o que permitia que o delegado responsável pelo flagrante estipulasse uma fiança, que poderia liberar o motorista imediatamente.

Com a elevação da pena, o delegado não pode mais determinar a fiança porque a lei permite isso apenas em crimes com pena máxima de 4 anos.

Agora, apenas um juiz poderá decidir pela liberdade ou não do motorista, seja por meio de habeas corpus, pedido de liberdade provisória ou de relaxamento da prisão.


Lula diz que valerá a pena morrer por seus apoiadores


Em novo recado à militância que o acompanha em frente à Polícia Federal, em Curitiba, o ex-presidente Lula disse que valerá a pena morrer por seus apoiadores. O recado foi repassado por seus advogados e lido aos manifestantes nesta quarta (18) pelo vice-presidente do PT, Márcio Macedo.

"Queridos e queridas, companheiras e companheiros, vocês são o meu grito de liberdade todo dia. Se eu não tivesse feito nada na vida e construído com vocês essa amizade, já me faria um homem realizado. Por vocês valeu a pena nascer e por vocês valerá a pena morrer", diz o texto, lido em um ato político que contou com a presença do ex-chanceler e possível candidato ao governo do Rio, Celso Amorim (PT).

Este é o segundo recado de Lula para os manifestantes, desde o dia 7 de abril, quando se entregou à Superintendência da PF. No primeiro, transmitido há dois dias, o ex-presidente disse que está tranquilo, mas indignado. "Continuo acreditando na Justiça e por isso estou tranquilo, mas indignado como todo inocente fica indignado quando é injustiçado", escreveu.

Recursos negados


Armando apressará votação de projeto contra maus tratos a cães e gatos


O senador Armando Monteiro (PTB-PE) assegurou ao deputado Daniel Coelho (PPS-PE), ao vereador do Recife Ricardo Cruz (PPS) e ao pré-candidato a deputado federal pelo PPS, André Carvalho, que irá propor ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), prioridade na votação em plenário do projeto de lei que aumenta as punições para maus tratos a cães e gatos. A solicitação foi feita por Daniel e Ricardo em audiência no seu gabinete.

“Tratarei do assunto assim que o senador Eunício voltar de sua viagem ao exterior”, anunciou Armando. O projeto de lei, oriundo da Câmara dos Deputados, já foi incluído na pauta do plenário, mas ainda não foi relacionado para ser colocado em votação. Pune, com penas que variam de detenção de seis meses a dois anos, quem matar cão ou gato, com três meses a um ano quem promover luta de cães e com detenção de um a três meses quem abandonar cachorro ou gato.

Assessoria de Imprensa Senador Armando Monteiro (PTB)


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira, 19 de abril de 2018

 



Nesta quinta-feira 19 de abril de 2018, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país.

A Tarde
Na contramão do país, Bahia tem aumento de postos de trabalho formais
Correio da Bahia
Serviço doméstico feminino supera o masculino em até 4h30 na BahiaTribuna da Bahia
PV avalia lançar advogado ao governo do estado
O Globo
Estudante brasileiro morto em Nova York era filho de diretor do Banco do Brasil
O Dia
Dos 159 presos em Santa Cruz, 139 não eram alvo de investigação, aponta relatório
Extra
Justiça libera antecipação de receita dos royalties para Estado pagar 13º de 2017
Folha de São Paulo
Senadores driblaram ordem judicial para conseguir visitar Lula na prisão
O Estado de São Paulo
Jucá diz que pedido de impeachment de Temer 'perturba ambiente político'
Correio Braziliense
PSB quer candidatura de Joaquim Barbosa à Presidência até 15 de maio
Valor Econômico
STF debate embargos infringentes em recurso de Maluf
Estado de Minas
Professores da rede estadual encerram greve após 42 dias
Jornal do Commercio
TRF-4 rejeita unanimemente último recurso de Lula na 2ª instância
Diário do Nordeste
Adolescente de 15 anos é assassinado a caminho de escola em Fortaleza
Zero Hora
Governo brasileiro pede explicação ao Facebook sobre vazamento de dados
Brasil Econômico
Mulher faz curso durante licença médica e acaba demitida por justa causa


Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.