quarta-feira, janeiro 05, 2022

Inauguração da Farmamed em Petrolândia acontece nesta quinta-feira (06/01), às 18h30

Foto: Lúcia Xavier

No início da noite desta quinta-feira, 06 de janeiro de 2022, Dia de Reis, uma nova farmácia será aberta no centro comercial de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, com a inauguração da Farmamed. A solenidade está marcada para as 18h30. 

A Farmamed está situada na esquina das avenidas Manoel Borba e Prefeito José Gomes Gomes de Avelar, em frente à Praça dos Três Poderes.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia-PE tem 72 casos ativos de Covid-19 com 1 internamento, afirma Boletim de 05/01/2022; Confira localidades

Filial das lojas Eletroléo em Caraibeiras/Tacaratu-PE é roubada e a PM captura assaltantes após tiroteio; Um deles morreu


Na tarde desta quarta-feira (05/01) foi registrado um roubo na filial das lojas Eletroléo em Caraibeiras, distrito de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco. Segundo informações repassadas à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, dois homens armados renderam os funcionários e conseguiram levar uma quantia do caixa da loja e mais de uma dezena de aparelhos celulares, cartões de memória e chips de operadoras.

A ação dos assaltantes foi imediatamente percebida pela central de monitoramento de segurança das lojas, em Petrolândia, e a 4ª CIPM/PMPE foi acionada. Prontamente, a Polícia Militar encaminhou três viaturas/equipes, em difentes rotas, para tentar interceptar a dupla que fugiu da loja em uma moto.

Os assaltantes se depararam com a PM e houve troca de tiros, que atingiram a viatura. Um dos bandidos foi ferido no tiroteio e levado ao Hospital de Itaparica, onde foi constatado o óbito. O outro se entregou à polícia, que recuperou o dinheiro e os produtos roubados da loja. 

Não houve funcionários da loja nem policiais feridos durante a ação, de acordo com as informações obtidas por nossa reportagem. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Tacaratu decreta vacinação obrigatória contra a Covid-19 para acesso as repartições públicas do município


Divulgação/Prefeitura Municipal Tacaratu

 

Chuva destrói cidades do Maranhão


Mirador, no sul do Maranhão, sofre com alta no nível do rio Itapecuru

Após as fortes chuvas que causaram destruição no sul Bahia, outros três estados do Norte e Nordeste (Tocantins, Maranhão e Pará) sofrem com perdas e registram centenas de desabrigados em decorrência das cheias de rios.

Entre as cidades atingidas, Mirador, no sul do Maranhão, foi uma das mais afetadas. O nível das águas do rio Itapecuru subiu tanto que causou inundação e destruição inéditas na área central. A prefeitura decretou estado de calamidade pública na segunda-feira (3) e afirma que essa é a maior enchente que se tem notícia na cidade.

"A preocupação não é só com o exato momento. A gente está dando assistência à população carente, mas o principal aqui foi o centro comercial atingido, onde muitos comerciantes perderam os seus pertences, seu modo de viver", afirmou a prefeita Domingas Cabral ao site da prefeitura.

A cidade, que fica a 485 km de São Luís, tem 21 mil habitantes. Até o momento, não foi informado o número de desabrigados.

''Minha preocupação é no decorrer do inverno --que a gente não sabe até onde vai-- e também como é que a gente vai reconstruir o nosso município; ele é o quarto em extensão territorial [no estado, com 8.521 km²]; então, para começar, a gente está meio que atordoado. A gente pede ajuda de quem puder ajudar, porque não vai ser fácil consertar nosso município'' diz Domingas Cabral, prefeita de Mirador (MA).

Outras cidades

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia-PE divulga novo número de atendimento ao público via WhatsApp



INFORME

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia-PE (STR) divulga que o novo número de atendimento ao público, diretamente no telefone ou WhatsApp, é 87 99618-8572.

O horário de atendimento é conforme o horário do expediente interno, das 7h30 às 13h00, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Blog de Assis Ramalho
Informação: STR de Petrolandia PE

Petrolândia: Confira especialistas que atendem na MAIS SAÚDE nesta quinta (06/01/2022) e agende sua consulta

 


A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa a relação de especialistas que atendem nesta quinta-feira (06/01/2022): VEJA NO QUADRO ACIMA

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

Delegado que investigou facção criminosa de SP assume apuração da facada contra Bolsonaro



A Polícia Federal escolheu o delegado Martin Bottaro Purper para comandar o inquérito que investiga a facada contra o presidente Jair Bolsonaro em 2018, que na época era candidato ao Palácio do Planalto.

Purper já comandou investigações contra façção criminosa de São Paulo. Entre as operações que mirou na organização, está a Operação Cravada, em 2019, que buscou desarticular o núcleo financeiro da facção.

O delegado está na corporação há 17 anos, quando entrou como agente administrativo e depois se tornou delegado federal.

A missão de Martin Bottaro Purper agora é apurar se Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada, teve ajuda de alguém para cometer o atentado contra Bolsonaro, ou se agiu a mando de outra pessoa.

Duas investigações precedentes da Polícia Federal apontaram que Adélio Bispo de Oliveira cometeu o crime sozinho. A justiça entendeu que ele é doente mental, por isso, foi absorvido da pena.

Em dezembro, a PF enviou o delegado que era responsável pelo inquérito para os Estados Unidos. Rodrigo Morais Fernandes foi designado para trabalhar por dois anos como oficial de ligação da PF em uma força-tarefa nos Estados Unidos.

O Globo

Petrolândia: Após recesso de fim de ano, Mastologista Dr. Paulo Lucena volta a atender na próxima terça (11/01/2022) na CLIMAGEM

 

A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que, após pausa de final de ano,  o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior volta a atender na próxima terça-feira, 11 de janeiro de 2022.

A CLIMAGEM - Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, com responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza, está situada na Av. Marquês de Olinda, 32, centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Vereadores de Garanhuns têm direito a 250 litros de combustível por mês

 




Por meio de nota, a Casa Legislativa esclareceu que "não foi criada nova despesa com a instituição do Ato nº 001/2022, que define o custeio de despesas com combustível até o limite de 250 litros mensais, por Gabinete Parlamentar".

"Em janeiro de 2021, também através de Ato expedido pela Mesa Diretora, foi regulamentado o custeio das despesas com combustíveis, referente ao exercício do Mandato, até o limite de R$ 1,5 mil mensais, por Gabinete Parlamentar. Ocorre que por conta da majoração/oscilação no valor dos combustíveis registrados no decorrer do ano passado, decidiu-se em optar pelo limite do custeio em litros de combustível e não em valor monetário", informou a Câmara.

Por g1 Caruaru

Petrolândia: Confira programação oficial do Maria Fumaça para o final de semana


Divulgação/ Bar e Restaurante Maria Fumaça

Olinda cancela carnaval de rua e promete auxílio financeiro para quem depende da folia



A prefeitura de Olinda anunciou nesta quarta-feira (5) o cancelamento do carnaval de rua em 2022 pelo segundo ano consecutivo e prometeu auxílio financeiro para quem depende da festa. Em coletiva de imprensa, a gestão afirmou que o motivo é evitar a disseminação da Covid-19, levando em conta, também, a alta nos casos de influenza.

De acordo com o prefeito da cidade, Professor Lupércio (Solidariedade), a decisão foi construída ao longo do tempo. Ele disse, ainda, que a prioridade é a saúde dos moradores e turistas.

“Sem soberba da nossa parte, o carnaval de Olinda é conhecido mundialmente, que gera empregos diretos e indiretos. Um carnaval, mesmo descentralizado, em que circulam mais de 4 milhões de pessoas”, afirmou.

A epidemia de Influenza em Pernambuco associada à pandemia de Covid-19 tem causado saturação da rede de saúde do estado, com pessoas enfrentando fila para conseguir atendimento médico e pacientes aguardando leitos. Além de Olinda, Jaboatão dos Guararapes também anunciou que não vai ter festa em áreas públicas neste ano. Recife, no entanto, ainda não divulgou decisão.

Segundo Suzana Ribeiro, secretária de Saúde do município, existe uma preocupação com as novas variantes do coronavírus, como a ômicron.

“Não dá pra fazer um carnaval quando a gente fala de responsabilidade e empatia por essas mil vidas que foram perdidas”, afirmou, referindo-se aos 1.034 óbitos contabilizados na cidade.

Para auxiliar os profissionais que atuam no carnaval, a prefeitura afirmou que vai criar linhas de investimento para profissionais que atuam no carnaval. São R$ 3 milhões em dois eixos, sendo o primeiro chamado de Auxílio do Carnaval, e o segundo, de Circuito Cultural: Fomento à Cultura.

O primeiro é voltado para quem atua na cultura popular e tradicional do município, além dos ambulantes que atuam no carnaval. De acordo com a Secretaria de Cultura, o auxílio deve seguir os moldes do que foi concedido em 2021, mas detalhes ainda estão sendo definidos. A novidade é que ambulantes cadastrados na prefeitura também devem ser beneficiados.

Em 2021, artistas, agremiações e grupos receberam 35% do cachê pago no carnaval de 2020. O limite estabelecido foi de R$ 10 mil. Catadores cadastrados em cooperativas de reciclagem receberam R$ 250. A previsão é de que esses pontos sejam mantidos.

O outro eixo foi criado para incentivar a realização de festivais municipais, com um edital para concepção e execução de festivais multiculturais.

Entre os festivais municipais citados estão o Festival da Cerveja Artesanal, Festival da Tapioca e Festival Olinda Dá Gosto, entre outros. A seleção deverá ser feita por pareceristas de público e notório saber e pessoas com conhecimento nas áreas culturais. Ainda não há informações sobre o processo seletivo e os prazos.

“O carnaval é a apoteose de um trabalho, da nossa história, da tradição da nossa cidade. A partir disso, montamos um planejamento para contemplarmos a cadeia produtiva e trazer ela para junto de nós, para que a gente de apoio financeiro e para manutenção da nossa cultura e da nossa história”, declarou o prefeito.

Professor Lupércio afirmou, ainda, que a definição sobre festas privadas deverá ficar a cargo do governo do estado. Atualmente as festas podem reunir até 7,5 mil pessoas ou 80% da capacidade do local em que forem realizadas, o que for menor.

“Estaremos baseados no governo do estado, conforme o decreto do governo do estado, tanto é que nós já estamos fazendo essa trabalho, alinhado com ele. Vamos aguardar como isso [festa privada] vai ficar para também colocar ou não aqui em Olinda”, disse o prefeito.

Folia no estado

Até a última atualização desta reportagem, não havia uma definição do governo estadual sobre o carnaval. Agremiações como o Homem da Meia-Noite, Pitombeira dos Quatro Cantos e Eu Acho É Pouco já anunciaram que não vão desfilar pelas ruas deste ano.

A proibição do carnaval foi recomendada pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região. A decisão levou em conta principalmente o risco de contaminação pela variante ômicron do coronavírus.

Em dezembro, o secretário de Turismo e Lazer do estado, Rodrigo Novaes, afirmou que era estudada a possibilidade de trocar a realização do carnaval de rua em 2022 por desfiles e apresentações de blocos carnavalescos em espaços fechados como estádios, clubes e parques de exposição.

Qualquer decisão deve passar pelo Comitê de Acompanhamento à Covid-19, chefiado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Por Pedro Alves, g1 PE


Petrolândia: Matrículas Abertas para a EJA nas Escolas Municipais Santa Filomena e Dr. Francisco Simões de Lima

 

Matrículas Abertas para a EJA – Educação de Jovens e Adultos nas seguintes escolas:

Escola Municipal Santa Filomena – 1º e 2º segmentos – referente aos anos iniciais – Ensino Fundamental.

Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima 3º e 4º Segmentos – referente aos anos finais – Ensino Fundamental.

As matrículas serão realizadas na secretaria das referidas escolas, nos horários de funcionamento: 8h às 12h e 14h às 17h. 

A idade mínima para ingresso na EJA é 15 anos. 

Documentos necessários xerox de Certidão de Nascimento, Cartão de bolsa família, documentos CPF e RG do responsável, Comprovante de residência, Foto 3x4, Transferência ou declaração da escola que estudou anteriormente.

Boletim desta quarta-feira (05/01/2022): Pernambuco confirma mais 512 casos de Covid-19 e oito mortes pela doença



Pernambuco contabilizou, nesta quarta-feira (5), mais 512 casos e oito mortes de pacientes com Covid-19. Desde março de 2020, começo da pandemia, foram identificadas 646.788 pessoas com o coronavírus e registrados 20.481 óbitos pela doença.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 14 (3%) dos novos casos foram de pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 498 (97%) com quadros leves da doença. Considerando essa divisão, o estado tem 55.396 pacientes graves e 591.392 casos leves.

Os oito falecimentos contabilizados nesta quarta ocorreram entre os dias 29 de novembro de 2020, há mais de um ano, e a terça-feira (4).

Outros detalhes epidemiológicos devem ser repassados ao longo do dia pelo governo estadual.

Por G1 PE

Ao lado dos médicos, Bolsonaro rebate críticas que recebeu nas redes sociais por supostamente pretender explorar a facada que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018. “Querem politizar uma tentativa de homicídio.”


O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta do hospital Vila Star na manhã nesta quarta-feira (5/1). Ainda na unidade de saúde, que fica em São Paulo, o mandatário concedeu uma entrevista coletiva ao lado dos médicos e aproveitou para rebater as críticas que recebeu nas redes sociais por supostamente pretender explorar a facada que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018. “Querem politizar uma tentativa de homicídio.”



“Isso é um desrespeito ao doutor Macedo (médico Antônio Macedo). Querem politizar uma tentativa de homicídio”, afirmou Bolsonaro. “Falar que é uma facada fake. A faca passou perto de vasos e veias. O pessoal acha que seria uma armação. Não sangrou porque tudo vai pra dentro. Eu não queria estar aqui, estava previsto eu retornar para Brasília. Querer dizer que é política, vitimização, tá de brincadeira, né?!”, acrescentou o presidente.

Petrolândia: Secretaria de Saúde divulga Mega Vacinação contra Gripe e Covid-19 nesta quinta no Centro Cultural


 Mega Vacinação contra Gripe e Covid-19 

Vacina contra Influenza (gripe) | 2a dose e 3a Dose da vacina contra Covid.

Data: 06/01
Local: Centro Cultural 
Horário: 17h30 às 19h

Documentação necessária: CPF, cartão do SUS e cartão de vacinação.

Secretaria de Saúde Petrolândia

Notícia relacionada
Petrolândia: Casos ativos de Covid-19 sobe para 48 e deixa cidade em alerta; confira Boletim epidemiológico atualizado

O ano de 2022 chegou deixando um sinal de alerta para os petrolandenses. É que entre o Natal e os primeiros quatro dias do ano o município registrou um verdadeiro salto no número de casos ativos de Covid-19, conforme mostram dados divulgados pela secretaria de Saúde.

No dia 23, antevéspera de Natal, o quadro apontava que Petrolândia tinha 11 casos ativos e nenhum internamento. Na segunda-feira (03/01/2022), o quadro pulou para 25.

O boletim epidemiológico mais recente, divulgado na noite de ontem (04), apontou 23 casos novos e 48 casos ativos de Covid-19. Também indica que uma pessoas se encontra internada no hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada.

Desde o início da pandemia, 1.879 moradores de Petrolândia testaram positivo para a Covid-19 e 46 faleceram.

Com os diagnósticos em alta, a secretária de Saúde de Petrolândia, Patrícia Jaques, faz apelo à população:

"Fique em alerta! Mantenha todos os cuidados necessários e complete a vacinação nos postos de
Saúde''.

Confira abaixo o Boletim epidemiológico atualizado e os casos ativos por localidades.

Bolsonaro recebe alta após internação por obstrução intestinal

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta hospitalar na manhã desta quarta-feira (5), após dois dias internado na capital paulista.

Bolsonaro deu entrada no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, na madrugada de segunda-feira (3), por conta de uma obstrução no intestino.

Segundo Antônio Luiz Macedo, médico que acompanha o presidente desde 2018, ele fará uma dieta especial e caminhadas nas próximas semanas.


"O presidente está com a saúde mto boa, se recuperando rapidamente. Quando cheguei [no hospital], o intestino estava começando a funcionar e no dia seguinte já estava funcionando. O presidente vai fazer uma dieta especial por uma semana e caminhadas", disse o especialista em coletiva de imprensa.


A informação da alta foi divulgada primeiramente pelas redes sociais do presidente, em postagem publicada por volta das 8h40.


Por g1 SP — São Paulo

Veja as datas de pagamento do Auxílio Brasil para o ano de 2022; Caixa começa a pagar a partir do dia 18


O calendário de pagamento do Auxílio Brasil de todo o ano de 2022 já foi definido pelo Ministério da Cidadania.

Para saber o dia em que o benefício estará disponível para saque ou crédito na conta bancária, é preciso observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão de cada titular. Para cada final do NIS há uma data correspondente por mês.

Se o NIS do titular termina com o número 1, em janeiro, por exemplo, os pagamentos iniciam-se no dia 18.

As parcelas mensais ficam disponíveis para saque por 120 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a Mensagem Auxílio Brasil, com o valor do benefício.

Veja as datas de pagamento de cada mês

Janeiro

Petrolândia: Maria Fumaça retoma atividades em 2022 nesta quarta (05/01) das 11h:30 às 23h00

Após pequena pausa para o réveillon, o  Bar e Restaurante Maria Fumaça, do empreendedor Pedrinho, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, volta com suas atividades normais a partir desta quarta-feira (05/01/2022) das 11h30 às 23h00 para servir as delícias do seu variado cardápio, em um ambiente de descontração e lazer para você, sua família, sua turma de amigos. Aproveite!

Obs: Por motivo superior a agenda das apresentações musicais para o final de semana (antes divulgada) vai passar por  pequena modificação, em breve será divulgada a atualizada.

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.


Confira manchetes dos principais jornais do país desta quarta-feira 05 de janeiro de 2022

 

Petrolândia: Casos ativos de Covid-19 sobe para 48 e deixa cidade em alerta; confira Boletim epidemiológico atualizado

 

O ano de 2022 chegou deixando um sinal de alerta para os petrolandenses. É que entre o Natal e os primeiros quatro dias do ano o município registrou um verdadeiro salto no número de casos ativos de Covid-19, conforme mostram dados divulgados pela secretaria de Saúde.

No dia 23, antevéspera de Natal, o quadro apontava que Petrolândia tinha 11 casos ativos e nenhum internamento. Na segunda-feira (03/01/2022), o quadro pulou para 25. 

O boletim epidemiológico mais recente, divulgado na noite de ontem (04), apontou 23 casos novos e 48 casos ativos de Covid-19. Também indica que uma pessoas se encontra internada no hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada.

Desde o início da pandemia, 1.879 moradores de Petrolândia testaram positivo para a Covid-19 e 46 faleceram.

Com os diagnósticos em alta, a secretária de Saúde de Petrolândia, Patrícia Jaques, faz apelo à população:

"Fique em alerta! Mantenha todos os cuidados necessários e complete a vacinação nos postos de
Saúde''.

Confira abaixo o Boletim epidemiológico atualizado e os casos ativos por localidades.





Para efeito de comparação, veja abaixo o boletim anterior, divulgado em 03/01/2022.

Saque-aniversário do FGTS de 2022 já está disponível; Confira o calendário


Os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos poucos começam a ter acesso à cota de 2022. As retiradas ocorrem conforme o mês de aniversário do trabalhador. Cerca de 1,3 milhão de cotistas nascidos em janeiro podem fazer o saque desde a última segunda-feira (3).

Criada em 2019 e em vigor desde 2020, essa modalidade permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário, em troca de não receber parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa. Até agora, cerca de 17,8 milhões de pessoas aderiram ao saque-aniversário.

O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.

Confira o calendário do saque-aniversário em 2022

Mês de nascimento Período de pagamento

Janeiro 3 de janeiro a 31 de março

Fevereiro 1º de fevereiro e 29 de abril

Março 2 de março a 31 de maio

Abril 1º de abril a 30 de junho

Maio 2 de maio a 29 de julho

Junho 1º de junho a 31 de agosto

Julho 1º de julho a 30 de setembro

Agosto 1º de agosto a 31 de outubro

Setembro 1º de setembro a 30 de novembro

Outubro 3 de outubro a 30 de dezembro

Novembro 1º de novembro a 31 de janeiro de 2023

Dezembro 1º de dezembro a 28 de fevereiro de 2023

Adesão

Concurso da Petrobras com mais de 700 vagas e salários acima de R$ 11 mil encerra inscrições nesta quarta (5)


Nesta quarta-feira é o último dia quem quiser se inscrever no concurso público da Petrobras e concorrer a uma das 757 vagas de nível superior. O salário inicial é de R$ R$ 11.716,82.

As oportunidades são para o cargo de nível superior júnior, portanto, não é preciso comprovar experiência. A prova está prevista para dia 20 de fevereiro e será realizada nas capitais de todos os estados do Brasil, além do Distrito Federal.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 79,83. Do total de vagas, 8% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras (pretos e pardos).

Os 757 profissionais que passarem no concurso podem ser chamados em até dois anos. Para além destas vagas, há ainda 3.780 outras para cadastro de reserva, as quais não têm data para serem preenchidas.