sábado, 7 de novembro de 2015

Agente de trânsito morre de acidente entre moto e carro em Paulo Afonso


O servidor público municipal, Gildázio Pereira Martins, 39 anos, que era supervisor dos agentes de trânsito de Paulo Afonso, sofreu acidente de moto nas proximidades da prainha Airton Sena, no bairro Centenário e teve óbito confirmado.

“Infelizmente, perdemos um irmão de farda”, informou um dos colegas. Gildázio estava montado em sua motocicleta quando houve uma colisão com um carro de passeio. A vítima morreu na hora.

Segundo informações da polícia, o acidente fatal aconteceu na estrada que dá acesso a prainha Airton Sena no Bairro Centenário. Um carro, Fiat Pálio de cor verde e a motocicleta conduzida por Gildázio colidiram. Com o impacto, o supervisor foi lançado a alguns metros de distância. Após o acidente, o motorista do Pálio fugiu tomando destino ignorado.

Casado, pai de um garoto e agente de trânsito da prefeitura de Paulo Afonso desde 2007 quando foi aprovado em concurso público, Gildázio não parou de estudar, recentemente conseguiu realizar um dos seus maiores sonhos, se formar em Direito, onde queria exercer a advocacia. O departamento de trânsito da prefeitura de Paulo Afonso perde um de seus melhores profissionais.

O corpo do supervisor do GTRAN foi conduzido pela polícia técnica para o IML após ser realizada a perícia no local.

Fonte: Blog de Ozildo Alves

Paulo Afonso/BA sedia encontro dos Povos Indígenas do São Francisco de 2 a 4 de dezembro

Foto: Ricardo Follador/Ascom CBHSF

A cidade baiana de Paulo Afonso sediará, de 2 e 4 de dezembro, o IV Encontro dos Povos Indígenas da Bacia do Rio São Francisco. A definição foi acordada na reunião desta quinta-feira (06.11), em Salvador (BA), envolvendo lideranças indígenas, o secretário executivo e o coordenador do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), respectivamente Maciel Oliveira e UiltonTuxá, e a agência delegatária do CBHSF, a AGB Peixe Vivo.

Este será o quarto ano que o organismo de bacia promove a iniciativa, tendo os recursos da cobrança pelo uso da água como fonte de investimentos. “São esperadas 150 pessoas distribuídas por representações indígenas dos cinco estados que compõem a bacia do São Francisco (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe)”, disse Maciel Oliveira.

Entre os itens de pauta estão a discussão da atual situação fundiária dos povos indígenas e as ações e projetos do poder público voltado para o segmento social, entre outros. O evento acontecerá na sede regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), localizada na rua Floriano Peixoto, 855, a partir das 8 horas.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Prefeito de Mariana diz que mineradora errou e vai cobrar responsabilidades

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Foto: Corpo de Bombeiros MG/Divulgação

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, disse hoje (7) que a mineradora Samarco errou na tentativa de informar os moradores sobre o rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues. “A verdade precisa ser dita e as responsabilidades apuradas”, destacou.

Duarte avaliou que a decisão da mineradora de telefonar para a Defesa Civil, para a prefeitura e para líderes comunitários não foi adequada, porque a lama chegou ao povoado em cerca de dez minutos. "Foi muito falha essa forma de comunicação. O ideal era que houvesse uma sirene, um botão de pânico".

Segundo o prefeito, no momento em que houve o rompimento da primeira barragem, a água desceu com muita força e se sobrepôs ao volume acumulado na segunda barragem.

PMPE lança 343 policiais para o jogo Sport x Grêmio neste domingo (08)


A Polícia Militar de Pernambuco - PMPE, sob o comando do 12º BPM, vai lançar 343 policiais militares para a segurança do jogo Sport x Grêmio, domingo (08/11), às 18h30, na Ilha do Retiro, partida válida pelo Campeonato Brasileiro da Série A – 2015.

A segurança interna do estádio terá 100 PMs do BPChoque. Na área externa e principais vias de acesso ao local do jogo, a segurança do torcedor contará com a presença de 148 policiais.

Nas estações do metrô, terminais integrados de passageiros e principais corredores de ônibus serão 95 policiais militares, que estarão no patrulhamento motorizado e a pé para inibir a ação dos vândalos. Toda a operação policial será monitorada, por oficiais da Corporação, através das câmeras de segurança no Centro Integrado de Controle e Comando Regional - CICCR

Polícia Militar da Bahia envia 'Nota de Pesar' pela morte do SD Heleno do 20º BPM

Policial Heleno Ferreira dos Santos Filho, 38 anos, se formou no Batalhão de Paulo Afonso no ano de 2003, e era natural da cidade de Arcoverde.
Assaltantes explodem carro forte e PM é morto em troca de tiros na BR-116 entre Cabrobó e Salgueiro, Sertão de PE

Fonte: Blog de Ozildo Alves

Câmara dos Deputados cria CPI para investigar atuação da Funai e do Incra

Alceu Moreira diz que processos já apresentam erro de origem, ao não permitir que a outra parte tenha acesso aos conteúdos desde o primeiro momento. Deputados contrários à aprovação da PEC da Dermarcação de Terras Indígenas contestam e apresentam recurso para suspender a instalação da CPI.  (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Agora, os líderes partidários precisam indicar os nomes dos integrantes do colegiado, para que seja realizada a instalação e a eleição da Mesa da comissão.

Segundo o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que solicitou a instalação da CPI, há uma série de denúncias, envolvendo os dois órgãos, que apontam para irregularidades nos processos de demarcação de áreas indígenas e quilombolas.

Para haver a demarcação de uma terra indígena, a Funai deve antes de tudo elaborar estudos de identificação e delimitação, que precisam obedecer critérios técnicos que levam em conta toda a história de ocupação daquela terra.

Primeiro MBA em Logística do SENAI está com inscrições abertas até dezembro


Boa oportunidade para quem quer se qualificar e aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho. O Senai abriu no dia 27 de outubro as inscrições para 60 vagas no MBA de Gestão Estratégica em Logística, o primeiro curso de pós-graduação lato sensu da instituição no estado. A pós será oferecida em parceria com o maior condomínio de logística da América Latina, o Cone S/A, onde as aulas vão ser realizadas a partir de janeiro de 2016.

As atividades do curso serão viabilizadas pela Faculdade de Tecnologia Senai Pernambuco, com apoio da Escola Técnica Senai Cabo. A primeira turma do MBA terá 16 meses de duração, com aulas nas terças, quartas e quintas-feiras, à noite, numa unidade vinculada instalada dentro do espaço físico do próprio Cone, localizado na BR 101, Distrito Industrial do Cabo de Santo Agostinho.

Além de vivenciar toda a metodologia de ensino do Senai, os alunos terão a oportunidade de estar num dos maiores complexos logísticos do mundo, o Cone S/A, que agrega 65 empresas e mais de 6 mil profissionais. As inscrições podem ser feitas no próprio SENAI Cabo até 22 de dezembro; no Cone, somente às terças-feiras, até o dia 29 de dezembro; ou na Faculdade SENAI.

Inscrições para o Concurso Público da Facepe terminam neste domingo (8)

As inscrições para o Concurso Público da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Facepe – com 15 vagas no cargo de Analista em Gestão de Ciência e Tecnologia – AGCT – para profissionais de nível superior e 20 para Assistente em Gestão de Ciência e Tecnologia – ASCT para nível médio terminam neste domingo (8). O salário será de até R$ 3.763.

As provas serão executadas pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco – IAUPE -, através da sua Comissão de Concursos – Conupe. Para os cargos de nível superior haverá duas etapas, sendo a primeira constituída de uma prova objetiva de conhecimentos e a prova de redação, com caráter eliminatório e classificatório, e a segunda com a Análise de Títulos, apenas classificatório.

“Que tristeza ver bispos e padres apegados ao dinheiro”, lamenta o Papa Francisco

"Quando a Igreja é morna, fechada em si mesma, também muitas vezes mercantil, não se pode dizer, que é uma Igreja que ministra, que está a serviço, mas sim que se serve dos outros”, advertiu o Papa.

Enquanto seguem os trabalhos para desenredar as tramas do Vatileaks 2.0, escândalos e lutas de poder que envolvem figuras eclesiásticas, o Papa Francisco insiste em seu “não” à “dupla vida” de bispos e padres. Os bispos e os padres são chamados a representar uma Igreja a serviço do próximo, não uma Igreja “mercantil”. Por isso, o Pontífice chamou atenção para os “carreiristas, apegados ao dinheiro”, que tanto mal fazem ao Povo de Deus, além de provocar tristeza e desilusão. ARádio Vaticano publicou um resumo da homilia matutina na Capela da Casa Santa Marta, na qual o Papa refletiu sobre duas figuras de servos que são apresentadas pela liturgia do dia (de 06 de novembro).

A reportagem é de Domenico Agasso Jr e publicada por Vatican Insider, 06-11-2015. A tradução é de André Langer.

O Papa Francisco desenvolveu sua homilia em torno das duas figuras de servos apresentados pelas leituras do dia. Em primeiro lugar, aparece a figura de Paulo, que “se doou todo ao serviço, sempre”, para acabar em Roma “traído por alguns dos seus” e terminando por ser “condenado”. De onde vinha a grandeza do Apóstolo dos Gentios, pergunta-se o Pontífice. De Jesus Cristo, e “ele se orgulhava de servir, de ser eleito, de ter a força do Espírito Santo”.

Era o servo que servia, afirmou Francisco, “administrava, lançando as bases, ou seja, anunciando Jesus Cristo” e “nunca parava para ter um lugar vantajoso, uma autoridade, para ser servido. Ele era ministro, servo para servir, não para servir-se”.

Defensor Público Geral de Pernambuco, Vice-Presidente do Condege, participa da XI Reunião Ordinária

 Fotos: Fátima Freire/Ascom-DPPE

Defensor Público Geral de Pernambuco, Vice-Presidente do Condege, Manoel Jerônimo de Melo Neto, participou da XI reunião ordinária do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege) ocorreu entre os dias 5 e 6 de novembro, em Curitiba, Durante os dois dias, os Defensores Públicos Gerais de todo o país decidirão importantes temáticas para a categoria e instituição.

Dentre as pautas discutidas foram as deliberações acerca do termo de memorando entre o Condege e o Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef); da possibilidade de realização para o dia 2 de dezembro, da VI reunião da Comissão Especializada de Execução Penal; da proposta da Defensoria Pública de Rondônia e da Defensoria Pública do Distrito Federal sobre a emenda constitucional que trata da criação do Conselho Nacional da Defensoria Pública, sendo conduzida pelo senador Valdir Raupp (PMDB).

Na ocasião, também foi escolhido o novo modelo de carteira funcional da categoria com chip, incluindo a proposta de orçamento e afins que serão apresentados pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

Durante o encontro, o professor e Reitor da Universidade de Roma - Tor Vergata, Federico Penna, fez uma explanação sobre a proposta de formação complementar internacional em Direitos Humanos para a Defensoria Pública da Bahia, no qual propõe um estudo comparado do sistema de justiça europeu e o latino-americano, para defensores públicos do Brasil.

Por fim, foram analisadas as deliberações sobre alteração da Lei Complementar nº 80, que trata da organização a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e prescreve normas gerais para sua organização nos Estados. Foram definidas as decisões sobre o pedido do presidente do Colégio de Corregedores para apresentar propostas de alteração da Lei Complementar 80 em relação às Corregedorias. E ainda foram debatidas questões relacionadas à autonomia institucional, novas alternativas de orçamentos e apresentação de pesquisas acerca dos trabalhos realizados pelas Defensorias Públicas e parcerias com universidades.

Por fim, foram analisadas as deliberações sobre alteração da Lei Complementar nº 80, que trata da organização a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e prescreve normas gerais para sua organização nos Estados. Foram definidas as decisões sobre o pedido do presidente do Colégio de Corregedores para apresentar propostas de alteração da Lei Complementar 80 em relação às Corregedorias. E ainda foram debatidas questões relacionadas à autonomia institucional, novas alternativas de orçamentos e apresentação de pesquisas acerca dos trabalhos realizados pelas Defensorias Públicas e parcerias com universidades.

Fonte: Ascom-Condege

Empresários apostam no atendimento por mensagens instantâneas

Pesquisa do Sebrae revela que quatro em cada dez donos de e-commerce de pequeno porte do país usam o Whatsapp para se comunicar com clientes

Donos de pequenos negócios estão investindo em uma maneira mais ágil e digital de se relacionar com seus clientes, fornecedores e parceiros: aplicativos de mensagens instantâneas no celular. Uma pesquisa inédita do Sebrae mostra que quatro em cada dez donos de e-commerce de pequeno porte do país, aqueles que faturam até R$ 3,6 milhões por ano, usam o Whatsapp para atender o cliente. Em um ano, o percentual dobrou, o que mostra a enorme popularização da prática.
Segundo a 2ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, feita em parceria com o E-commerce Brasil, 39% das empresas de pequeno porte que atuam no comércio eletrônico usam o whatsapp, tanto no pré como no pós venda. Percentual que era de apenas 19% em 2014. A pesquisa que mostrou o crescimento do aplicativo como canal de atendimento também evidenciou a redução do uso do telefone, que caiu de 64% para 55%.

Os dados revelam ainda que, quanto menor o porte da empresa, maior a utilização do aplicativo de mensagem instantânea. Entre os microempreendedores individuais (MEI), por exemplo, quase metade usa a ferramenta para se comunicar com os clientes, percentual que cai para 41% nas microempresas e 26% nas empresas de pequeno porte. Nas médias e grandes empresas, apenas 17% usam o aplicativo para se relacionar com os clientes.

APAC lança alerta de baixa umidade no Sertão de Pernambuco até este domingo (08)


AVISO DE UMIDADE BAIXA ESTADO DE ALERTA Nº 12/2015 
Elaborado 06/11/2015 10h20min Validade: 08/11/2015 

As condições do tempo seguem estáveis em Pernambuco, uma massa de ar seco deve predominar nos próximos dias sobre o Estado, deixando a atmosfera mais seca, com poucas nuvens. 

A região do Sertão deve atingir valores de umidade relativa do ar abaixo dos 20% no dia de ontem (06), e devem permanecer baixos nos próximos 02 dias em quase todo o Sertão, com temperaturas próximas dos 38ºC. 

Os menores valores de umidade relativa do ar foram registrados ontem (05/11/2015) em Petrolina (15%), Araripina (19%), Ouricuri (15%), Salgueiro (19%), Serra Talhada (16%) e Sertânia (16%) e Ibimirim (17%). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%. 

PROBLEMAS DECORRENTES DA BAIXA UMIDADE DO AR 

SENAI-PE: Conecta abre inscrições para exames de Certificação de Pessoas até dia 20 deste mês


A Escola Conecta, um dos Centros de Certificação de Pessoas (CEC) do SENAI no país, está com inscrições abertas para os exames de certificação nas ocupações Motorista de Táxi e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, até o dia 20 de novembro.

É possível solicitar a inscrição de duas formas: pelo site www.senai.br/certificacao ou diretamente na secretaria do Conecta (Rua Ministro Mário Andreazza, 255, Várzea, Parqtel, em Recife). No ato da inscrição, o candidato teve ter em mãos uma cópia de um documento de identificação com foto, cópia de documento com o número do CPF, formulário de inscrição preenchido e assinado pelo solicitante e uma foto 3x4.

Mulher que tramou assassinato de marido é encontrada morta em Alagoas

Hornella Giurizatto Libardi é acusada de planejar
morte do marido. (Foto: Arquivo/Gazetaweb)

A reeducanda Hornella Giurizatto Libardi, de 39 anos, foi encontrada morta em uma das celas do Presídio Feminino Santa Luzia, em Maceió. De acordo com a Secretaria de Ressocialização de Inclusão (Seris), uma sindicância será aberta pela direção-geral para a apuração do caso. A Pasta informa que no momento em que foi encontrada sem vida, a presidiária estava sozinha, numa cela especial do módulo 1.

“Os agentes penitenciários estavam avisando as reeducandas que o café da manhã estava sendo servido quando perceberam a ausência de Hornella Libardi. Prontamente, os servidores entraram em contato com a equipe médica da unidade que se dirigiu até o local e constatou o óbito”, afirma a Assessoria de Comunicação.

A reeducanda é viúva do empresário capixaba Luiz Fernando Mattedi Tomazi, 41, assassinado no dia 14 de setembro de 2010, na entrada da Grota do Pau D’Arco, na Avenida Leste/Oeste. Ela estava cumprindo pena pela morte dele.

Agenda 40 mobiliza centenas de moradores do Projeto Nilo Coelho para debate sobre crise hídrica

Agenda 40 em Petrolina (Foto: André Santos)

Os produtores e colonos do Projeto Senador Nilo Coelho participaram em peso de um encontro promovido pelo PSB de Petrolina na noite desta sexta-feira (06). A Agenda 40 teve como tema os efeitos que a seca já causa na região sertaneja e as perspectivas para a possibilidade de colapso de abastecimento de água.

O encontro contou com a presença do senador Fernando Bezerra Coelho, do líder do PSB na Câmara, Fernando Filho, o presidente do partido, Miguel Coelho, além de vereadores de vários partidos e lideranças comunitárias. Durante o debate, as questões apresentadas pela comunidade giraram praticamente apenas em torno da aflição pela possibilidade de um colapso de água no projeto irrigado.

Como presidente da Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso, o senador Fernando Bezerra Coelho fez um balanço geral da situação e contou aos produtores e colonos o que o Governo Federal tem feito para enfrentar os problemas no Vale do São Francisco. FBC ainda pediu a mobilização da comunidade para pressionar as instituições públicas, principalmente, em relação ao Lago de Sobradinho. “Existe muita gente que está colocando dificuldades para diminuir a vazão da barragem e nós precisamos mostrar que também somos gente. Então é preciso mobilizar associações para pressionar o Ibama, a ANA entre outros órgãos.”

Humberto inaugura UBS em Surubim neste domingo (08)


O líder do PT no Senado, Humberto Costa, segue para o município de Surubim, Agreste do Estado, neste domingo (08), para participar da inauguração de Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na comunidade do Lério. O senador foi convidado pelo prefeito Túlio Vieira para representar o Governo Federal no evento.

A UBS beneficiará mais de 700 famílias do povoado de Lério de Baixo, zona rural de Surubim. O investimento foi de R$ 459.813,14 e é oriundo do Ministério da Saúde, por intermédio do Programa Requalifica UBS.

“É sempre muito bom participar de inauguração de obras que mudam a vida das pessoas para melhor. Ter um posto de saúde completamente equipado, inclusive com atendimento odontológico, realmente faz a diferença dentro de uma comunidade”, celebra Humberto Costa.

“Um cristão não pode falar de pobreza e viver como um faraó”, diz o Papa Francisco


“A Igreja deve falar com a verdade e também com o testemunho: o testemunho da pobreza. Um cristão não pode falar sobre a pobreza ou os sem-teto e levar uma vida de faraó”. A entrevista aconteceu no dia 27 de outubro passado, mas à luz dos atuais escândalos, com a Igreja na mira por causa do uso “desenvolto” das finanças vaticanas, ganha uma importância fundamental. O Papa Francisco respondeu às perguntas do jornalista holandês Stijn Fens, do jornal Straatnieuws, da cidade de Hilversum, e de Marc, um dos vendedores deste jornal na rua.

A reportagem é publicada por Vatican Insider, 06-11-2015. A tradução é de André Langer.

“Eu gostaria – acrescentou o Pontífice argentino na entrevista – de um mundo sem pobres. Devemos lutar por isso. Mas eu sou um crente e sei que o pecado está sempre dentro de nós. E há sempre a ganância humana, a falta de solidariedade, o egoísmo que criam os pobres. Por isso, me parece um pouco difícil imaginar um mundo sem pobres. Se você pensa nas crianças exploradas pelo trabalho escravo – continuou –, ou nas crianças exploradas para o abuso sexual. E outra forma de exploração: matar crianças para a remoção de órgãos, o tráfico de órgãos. Matar as crianças para remover órgãos é ganância. Por isso, não sei se teremos um mundo sem os pobres, porque o pecado sempre existe e nos leva ao egoísmo. Mas devemos lutar, sempre, sempre…”

Bergoglio insistiu sobre o tema da pobreza: “Jesus veio ao mundo sem-teto e se fez pobre. A Igreja quer abraçar a todos e dizer que é um direito ter um teto sobre você. Nos movimentos populares trabalha-se com três ‘T’ espanhóis: trabalho, teto e terra. A Igreja prega que todas as pessoas têm direito a estas três coisas”. Mas é preciso ter cuidado com as tentações: “a vida de faraó” e fazer acordos com governos. Estes últimos “podem ser feitos, mas devem ser acordos claros, transparentes. Por exemplo, nós administramos este prédio, mas as contas são todas controladas, para evitar a corrupção. Porque há sempre a tentação da corrupção na vida pública. Tanto política, como religiosa”. Por exemplo, indicou, “nós administramos este palácio, mas as contas são vigiadas para evitar a corrupção”.

Mais de 3 mil dermatologistas participam de mutirão contra o câncer de pele

Foto: Agência Brasil

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove hoje (7) um mutirão em 23 estados para diagnosticar casos de câncer de pele. A ação vai reunir mais de 3 mil dermatologistas voluntários em mais de 120 postos de atendimento no país.

Os especialistas vão fazer consultas para análise, diagnóstico e posterior tratamento da doença. A ação ocorre a partir das 9h e vai até as 15h, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação.

Nos postos de saúde, também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como identificar sinais do câncer da pele. Segundo a SBD, o câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros e correspondendo a 25% do total de câncer.

Codevasf entrega 20 forrageiras a produtores rurais de Nossa Senhora da Glória (SE)

Foto: Codevasf/Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou 20 forrageiras para agricultores do município de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão de Sergipe. Doados à prefeitura local nesta quinta-feira (5), durante a abertura da 34ª Exposição Feiras de Animais da Região Norte, os equipamentos foram repassados a 20 produtores rurais e irão contribuir para a criação de animais, facilitando o manejo alimentar. Resultado de um investimento de R$ 29,5 mil, a ação integra o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria.

A ação da Codevasf contribui para fortalecer a pecuária leiteira, principal vocação econômica de Nossa Senhora da Glória e de outros municípios do Alto Sertão de Sergipe. Serão beneficiados agricultores em situação de extrema pobreza das comunidades Mucambo, São Clemente, Gameleira, Assentamento Nossa Senhora de Lourdes e Assentamento Paulo Freire II. Para ter acesso ao equipamento, o agricultor precisa estar cadastrado no CadÚnico e ter renda per capita familiar de até R$ 77 por mês. A Codevasf planeja, em breve, fornecer novas forrageiras para produtores rurais do município de Itabi.

Fachin defende multa a emissoras que desrespeitem classificação de programas


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, defende que as emissoras de rádio e televisão que desrespeitarem o horário das classificações indicativas sejam multadas, conforme já é previsto pela atual legislação. O assunto está sendo julgado pelo Supremo e Fachin apresentou na quinta-feira (5) o seu voto. Antes dele, quatro ministros já haviam votado no julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2.404, que se iniciou em 2011.

“Mantive a sanção e citei 14 países, considerando a Inglaterra e os Estados Unidos, onde há uma forma de sanção. Mas jamais a perda da concessão. Sanção ora pecuniária ou, por um curto período, a suspensão da programação”, explicou Fachin, que fez uma palestra nesta sexta-feira (6), no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), no Rio.

O ministro sustentou que é difícil, nos tempos atuais, deixar toda a responsabilidade sobre o que as crianças e adolescentes assistem unicamente nas mãos dos pais.

Petrolândia: Andréa e Deba avisam que hoje tem munguzá salgado


Sábado é dia de almoçar o mais famoso munguzá salgado de Petrolândia, preparado por Andréa (Deá) e Deba, em seu estabelecimento, na rua São Francisco, próximo à Vidraçaria Nogueira. 

As sexta-feira é a vez do xerém com galinha. Os acompanhamentos são feijão, arroz, vinagrete e macarrão.

Ligue e peça o seu 99651-9451 ou 99958-8832,

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Andréa Hipólito

MPPE convoca audiência pública para discutir insuficiência de leitos de UTI na rede pública e conveniada do SUS


No dia 10 de dezembro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizará audiência pública para discutir a insuficiência de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Rede Pública e Conveniada do Sistema Único de Saúde em Pernambuco (SUS/PE). O evento acontecerá a partir das 13 horas, no auditório do Centro Cultural Rossini, na Rua do Hospício, 875, Boa Vista.

Segundo a presidente da audiência, promotora de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, com atuação na Defesa da Saúde Helena Capela, apesar das providências adotadas pelo gestor estadual, em virtude de acionamentos realizados pelas Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Capital, o quantitativo de leitos de UTI ofertados no SUS/PE mostra-se insuficiente para atender a demanda existente. De acordo com as listas de espera da Central de Regulação de Leitos, existem cerca de 100 usuários, diariamente, aguardando tais leitos.

Silvio Costa Filho cobra regularização de repasses para a UPA Imbiribeira


O deputado Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), visitou na tarde desta sexta-feira (6) a UPA Imbiribeira - Maria Esther Souto Carvalho, para conferir as dificuldades enfrentadas pela unidade. A visita foi motivada por nota publicada na imprensa pelo Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (IPAS), organização social (OS) responsável pela administração da UPA, denunciando o atraso nos repasses de recursos para a unidade.

Representando a Bancada de Oposição, Costa Filho, ouviu da coordenadora geral da UPA Imbiribeira, Isabelle Braga, o relato das dificuldades enfrentadas por causa no atraso dos repasses, como a redução da quantidade de atendimentos. “Ainda hoje estamos aguardando o repasse de setembro. Desde 2014, quando a situação começou a se agravar, temos um déficit de aproximadamente R$ 2 milhões”, contou.

Petrolândia: Primeiro dia do Seminário de Piscicultura e I Workshop Interdisciplinar é realizado com sucesso


Nesta sexta-feira (06) foi realizado em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, o primeiro dia do 1º Seminário de Psicultura e Mostra Tecnológica de Produtos que aconteceu durante todo o dia,  no Centro de Referência de Petrolândia IF Sertão PE. Na abertura do evento tivemos na composição da mesa o Prefeito Lourival Simões, Anna Tereza Sec. de Ação Social, Rogerio Viana Sec.  de Des. Econômico e Turismo, Bruno Rocha Representando a CODEVASF, Andrea do SEBRAE, Ivo Mendonça do IPA, Kleyton representando o PRORURAL, Vereador Silvio Rogério, Jane Sousa Engenheira de Pesca e a cerimonialista foi Hislaine Menezes. Nas falas o prefeito fez a abertura oficial saudando todos e reforçando a importância de cada tema que seria visto neste evento e reforçou que esta é a melhor maneira de enfrentar a crise!

Na sequência tivemos as seguintes palestras:
“Aquicultura em Viveiros semi-escavados, uma nova oportunidade de Negócios em Itaparica" com o Palestrante: BRUNO ROCHA (CODEVASF)
“Ações do PRORURAL na cadeia produtiva da piscicultura na região de itaparica” com o Palestrante: KLEYTON (Engenheiro de Pesca - PRORURAL)
“Regulação e Licenciamento do empreendimento aquícola” com o Palestrante: IVO (Eng. De Pesca – IPA)
“Central de Negócios para Piscicultura” com o Palestrante: JOSÉ LUCAS (Eng. Agrônomo – Consultor SEBRAE)
“Comercialização e as Questões Tributárias” com o Palestrante: JENAINA (SEBRAE)

Ver fotos, clique> Primeiro dia I Seminário de Piscicultura e I Workshop Interdisciplinar no CR/IF Sertão PE

Confira a programação para este sábado (07)

09h:30 – Palestra 1: Saúde e Segurança do Trabalhador Rural
              Palestrante: Jonh Lenon Pereira Lima / UNEB
10h00 – Palestra 2: Sanidade e Inspeção na Indústria Pesqueira
              Palestrante: Msc. Susana Luz / UNEB
10h30 – Palestra 3: NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos; Palestrante: Daniella Almeida / Saúde e Segurança

11h00 – Palestra 4: Recursos Naturais como Fonte Potencial para o Desenvolvimento, Biotecnológico da Agricultura Sustentável
Palestrante: Jéssica Fernanda da Silva / UNIVASF / EMBRAPA / FACEPE
12h00 – Almoço

13h30 ás 17:30 – Oficinas
18h00 – Apresentação de Trabalhos
18h30 - Encerramento
As inscrições terão o custo de 15,00 incluindo o almoço que será fornecido pelos alunos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho.

2. Oficinas
Oficina 1: Conhecendo o Rio São Francisco suas águas e a regularização do seu uso na atividade aquícola

Oficineiros: Marcela Pereira da Silva e
João Paulo de Santana Vieira (Pesquisadores do RioInova/FAPESB/UNEB)
Breve descrição: Abordará a regularização de pisciculturas em águas do Rio São Francisco, a importância e suas dificuldades, os órgãos envolvidos, documentação necessária e o seu passo a passo.

Oficina 2: Sistemas Domésticos de Aquaponia
Oficineiro: Manoel de Sousa Bispo
Breve descrição: Prática de produção integrada de peixes e hortaliças em sistema doméstico de recirculação com aproveitamento dos nutrientes disponibilizados na água.

Oficina 3: Embutidos com carne caprina
Oficineiro: Ana Rozilda (SENAR)
Breve descrição: Realização de atividades relacionadas à agroindústria da carne e suas tecnologias referentes a produção de embutidos de carne.

Oficina 4: Forragicultura
Oficineira: Vanessa Melo (SENAR)
Breve descrição: Práicas relacionadas a conservação de forragem e suas tecnologias, visando atender a grande demanda de conservação de alimentos produzidos na época da chuva e consumidos na época da seca.

Oficina 5: Genotoxidade
Oficineira: Kaline Catiely Campos
Breve descrição: A genotoxidade estuda os efeitos tóxicos nas células. Nesta oficina, utilizaremos sangue de peixe para avaliar a contaminação da água do rio.
Oficina 10: Fomento Capacitadores
Oficineira: Daniella Almeida (Coor de Segurança/Saúde e Segurança)
Breve descrição: Foco em métodos de capacitação de pessoas, fomentar multiplicadores de conhecimentos técnicos e éticos em segurança e saúde ocupacional.

Blog de Assis Ramalho
Fonte: SEDETUR

Humberto ressalta incremento de recursos para Santas Casas de Pernambuco


Com o objetivo de reforçar e qualificar os serviços oferecidos à população atendida pelas santas casas e outras entidades filantrópicas, o Ministério da Saúde anunciou repasse de R$ 5,7 milhões para 186 instituições, localizadas em 17 estados. Pernambuco receberá verbas para 12 instituições nos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Bezerros, Garanhuns, Surubim, Timbaúba, Vitória de Santo Antão e Araripina.

“As santas casas e entidades filantrópicas realizam um grande serviço à população carente e vêm recebendo um olhar especial do Ministério da Saúde. O trabalho na atenção básica feita por eles é de grande importância e esse recurso vem ajudar na ampliação e sustentabilidade dos atendimentos”, afirmou o líder do PT no Senado, Humberto Costa.

Confira resultado das loterias da Caixa de sexta-feira (06); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na sexta (06), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira
, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.

Codevasf participa de curso em Alagoas sobre tecnologias de convivência com o semiárido

A Codevasf participa da segunda edição do Curso Internacional de Convivência com o Semiárido, promovido pelo Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, no município alagoano de Piranhas. O objetivo é aperfeiçoar o trabalho de profissionais que atuam em ações voltadas ao semiárido e fomentar a troca de experiências entre as instituições participantes.

De acordo com o chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas, Thiago Cedraz, a formação é de grande importância para o trabalho desenvolvido pela Companhia na região semiárida do estado. “O curso tem apresentado estratégias de ação do poder público junto à população do semiárido. Isso é importantíssimo porque, a partir da troca de experiências, a gente pode avaliar o nosso trabalho e adquirir novos contatos”, explica.