terça-feira, 20 de agosto de 2019

Congresso derruba MP que facilita privatização da Eletrobras


O Congresso derrubou a medida provisória que previa repasses de R,5 bilhões à Eletrobras.

O texto, editado pelo presidente Jair Bolsonaro em abril previa os valores, a serem pagos até 2021, como forma de reembolsar a estatal por despesas de suas distribuidoras de energia no passado.

Ele caducaria nesta quarta-feira (21). Os parlamentares entraram em acordo na reunião de líderes da Câmara para derrubá-la e destravar a pauta de votações.

Os deputados articulam rejeitar nesta terça-feira (20) a admissibilidade da medida, para que ela não chegue a ser discutida em seu mérito.

Segundo o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), o governo já planeja enviar um projeto de lei para tratar do assunto.

Jovem que teve couro cabeludo arrancado em kart receberá transplante de pele das costas


Cirurgia está programada para acontecer no sábado (24) com previsão de durar até 7 horas em Ribeirão Preto. Equipe precisou retirar implante feito em hospital de Pernambuco, após formação de coágulos (Foto: Chico Escolano/EPTV)

Médicos do Hospital Especializado de Ribeirão Preto (SP) confirmaram que a jovem Débora Dantas de Oliveira, de 19 anos, que teve o couro cabeludo arrancado em um kart em Recife (PE), receberá um transplante de pele retirado das costas dela mesma.

Débora segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi submetida a curativos no centro cirúrgico nesta terça-feira (20). Ao chegar a Ribeirão, ela foi submetida a uma cirurgia para retirada do reimplante feito em Pernambuco, prejudicado por coágulos em veias e artérias.

O boletim médico aponta "melhora significativa das lesões". A jovem está consciente e o quadro de saúde é considerado estável.

Alepe realiza reunião solene para marcar vinte anos da morte de Dom Helder Camara



Os vinte anos da morte do arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara, serão lembrados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em reunião solene que será realizada nesta quarta-feira (21), a partir das 18h, no Auditório Senador Sérgio Guerra. A homenagem, acatada por todos os parlamentares, foi uma iniciativa do deputado Waldemar Borges. A solenidade contará com a participação de autoridades civis, religiosas, entidades e pessoas que tiveram relação de vida e afeto com o dom da Paz.

Ícone da luta contra as desigualdades sociais, a tortura e violações dos direitos humanos durante a ditadura militar (1964-1985), dom Helder Camara faleceu no dia 27 de agosto, aos 90 anos de idade, vítima de uma parada cardiorrespiratória, em seu quarto, na residência anexa à Igreja de Nossa Senhora da Anunciação das Fronteiras, onde viveu por 31 anos (1968 a 1999).

Petrolândia/Jatobá/Tacaratu e região: Transporte alternativo para nesta quarta-feira (21) em protesto contra a Lei nº 13.855/19 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro

Foto: Assis Ramalho/BlogAR
Veja abaixo detalhes da paralisação

Família procura por homem desaparecido há cinco dias em Floresta, PE


A família de Francisco de Assis de Souza, conhecido popularmente como Chiquinho de Maria Clara, procura pelo homem que está desaparecido há cinco dias em Floresta, no Sertão de Pernambuco. Segundo informações de familiares, Francisco foi visto pela última vez na quinta-feira passada (15).

Quem tiver informações sobre o paradeiro do homem pode entrar em contato através dos telefones: (87) 9 9645 0898 ou (87) 9 9157 3563.

Via Blog do Elvis/NE10

Petrolândia e região: Perseverança - Por: Éder Rodrigo Vice-prefeito de Jatobá/PE


Segundo o dicionário, perseverança é a característica ou particularidade de quem persevera, insiste, persiste, não desiste com facilidade.

E essa é uma característica daqueles que sonham e correm atrás de seus sonhos, que superam as inevitáveis barreiras que surgirão no meio do caminho dos sonhos traçados.

Nunca esqueço de uma frase de um professor meu, ainda quando estudava para o vestibular. Ao motivar os alunos para a grande maratona de horas e horas de estudos que enfrenta todo jovem vestibulando, aquele mestre disse:

"olha gente só existem duas espécies de alunos: os que serão aprovados e os que desistirão".

Aquelas palavras me inquietaram, nunca mais esqueci. No meu primeiro vestibular, eu não fui aprovado. Mas não entrei na categoria dos que desistiram. Dito e feito, no ano seguinte, entrei para a categoria dos aprovados, dos que conseguiram, dos que perseveraram e não desistiram diante das primeiras adversidades que, como disse, são inevitáveis. Inclusive, elas fazem parte do próprio enredo das conquistas, e muitas vezes até as valorizam ainda mais.

E o que falar, então, dos concurseiros. Quantas e quantas provações passamos até alcançar aquela tão sonhada aprovação? E o olhar e julgamento das pessoas a sua volta, duvidando de sua capacidade, quem nunca ouviu aquela famosa pergunta "ainda não passou?". Inclusive a sua própria confiança é colocada em teste. As, também, inevitáveis dúvidas surgem na sua cabeça: será que eu consigo? Será que tenho capacidade? São perguntas que não raro povoam a vida de muitos estudantes.

Mas essas dúvidas são perfeitamente naturais e compreensíveis, afinal não somos máquinas. Não somos computadores engenhosamente programados para executar com perfeição aquilo para qual foram programados (até eles aqui e acolá dão "tilt").

É por isso que (salvo os gênios da vida que são exceções, graças a Deus) esses questionamentos e frustrações fazem parte da vida de qualquer pessoa comum. Aliás essas dúvidas servem como fonte de reflexão e, muitas vezes, quando bem assimiladas, até ajudam a reordenar os planos para continuar percorrendo a trajetória daqueles que escolheram a categoria das pessoas que não desistiram e que tiveram seus sonhos aprovados.

Éder Rodrigo
Vice-prefeito de Jatobá/PE

O Blog de Assis Ramalho abre espaço para artigos de opinião
Os artigos poderão ser enviados pelo WhatsApp 87 - 9995511-86 - ou e-mail Contato@assisramalho.com.br

Perícia indica que sequestrador de ônibus morreu com 6 perfurações

Willian Augusto da Silva, sequestrador do ônibus da Ponte — Foto: Reprodução
O sequestrador do ônibus da viação Galo Branco é visto na ponte Rio-Niteroi — Foto: Ricardo Cassiano/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

O homem que sequestrou um ônibus na Ponte Rio-Niterói, na manhã desta terça-feira (20), morreu com seis perfurações, indica uma primeira análise da perícia, segundo informações obtidas pelo G1.

Os tiros causaram ferimentos no antebraço direito, na perna esquerda, no braço esquerdo e no tórax (duas vezes) de Willian Augusto da Silva, de 20 anos. Ainda não é possível dizer, segundo os peritos, quantos tiros atingiram o sequestrador, já que um mesmo disparo pode ter causado mais de um ferimento – ao penetrar o corpo e ao sair.
Willian foi baleado e morto por um atirador de elite do Batalhão de Operações Especiais (Bope) às 9h04, após quase quatro horas de sequestro. Os 39 reféns, incluindo o motorista do ônibus, foram resgatados sem ferimentos – seis deles haviam sido liberados por Willian ao longo das negociações.

A polícia agiu após Willian descer do coletivo e arremessar um casaco. Quando ia subir a escada para reembarcar, ele foi baleado. O vídeo abaixo mostra o momento exato.

Pelo menos três snipers (atiradores de elite) estavam em posições estratégicas em volta do ônibus. Um deles estava deitado sobre um carro dos bombeiros e chegou a ser coberto por um pano vermelho para se camuflar.

Tão logo Willian caiu, este atirador levantou e fez um sinal de positivo. Pessoas que estavam na ponte, a maior parte presa no trânsito interrompido, comemoraram. As imagens foram exibidas ao vivo pelo Bom Dia Rio.

Arma falsa e ameaça de incêndio

Willian subiu no ônibus, por volta das 5h10, em Alcântara, no ponto final. Deu uma nota de R$ 20 e recebeu troco. A tarifa é de R$ 9,15.

Segundo passageiros, estava calmo e foi assim durante toda a viagem até entrar na Ponte. O sequestro foi anunciado às 5h26. Pouco antes das 6h, o ônibus foi atravessado na pista sentido Rio da Ponte.

Willian intimidava os passageiros com uma arma falsa e ameaçou incendiar o ônibus. O Globocop flagrou quando Willian jogou, já em chamas, um desses recipientes para a frente do ônibus. Eram 6h31. Ninguém foi atingido.

Para tal, cortou garrafas PET ao meio, encheu os recipientes com gasolina e os pendurou ao longo da cabine. Fotos de reféns mostram esses copos improvisados.

Criminoso parecia desorientado

O porta-voz da PM, coronel Mauro Fliess, afirmou que o sequestro do veículo pôde ter sido premeditado. Segundo informações dos policiais militares que estavam no local, no entanto, o homem parecia desorientado.

O criminoso se identificou como PM, mas a informação ainda não foi confirmada.

Especialista diz que ação foi 'perfeita'

O especialista em gerenciamento de crise José Ricardo Bandeira disse que a ação da polícia diante do sequestro na Ponte Rio-Niterói foi "perfeita".

“Pela ótica da ação tática e operacional foi perfeito. Eles agiram da forma correta desde o começo”, afirmou.

“Até então, a gente acreditava que ele iria se render, mas, ao retornar para o coletivo, ele pode ter mudado de ideia. O gestor de crise ou o próprio sniper pode ter decidido alvejar porque, ao retornar para o coletivo, ele coloca de novo os reféns em risco. Ele estava fora do coletivo e a polícia jamais iria permitir que ele voltasse. Ele teria que ter se rendido naquele momento”, explicou José Ricardo Bandeira.

Witzel comemora

O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), foi até o local do crime e desceu do helicóptero fazendo gestos de comemoração. Depois, em entrevista coletiva, ele disse que "celebrou a vida".

"Algumas pessoas estão dizendo que comemorei a morte. Não. Comemorei a vida", afirmou.

"Naquele momento estava feliz por ver atuação dos PMs. E a população que estava ali ao redor estava agradecendo que as vítimas tinham sido poupadas. Eu celebrei a vida. (...) Em nenhum momento vou manifestar alegria pela morte de quem quer que seja".

Witzel definiu o trabalho como uma ação "técnica" das forças de segurança e parabenizou os policiais militares e policiais rodoviários federais.

"O ideal é que todos saíssem com vida, mas tivemos que tomar a decisão de salvar os reféns", disse.

Segundo Witzel, os reféns e os familiares do sequestrador serão amparados pelo estado. Ele disse ainda que a família do homem chegou a pedir desculpas pelo ocorrido.

“Conversei com familiares dele, um deles me pediu desculpa. Mas ele queria pedir desculpas e pediu à toda sociedade, pediu desculpas aos reféns, disse que alguma coisa falhou na criação e a mãe está muito abalada. Vamos também cuidar da família dele, tentar entender o problema para que outros não ocorram", afirmou Witzel.

Pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro parabenizou os PMs.

"Parabéns aos policiais do Rio de Janeiro pela ação bem sucedida que pôs fim ao sequestro do ônibus na ponte Rio-Niterói nesta manhã. Criminoso neutralizado e nenhum refém ferido. Hoje não chora a família de um inocente."

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, também divulgou mensagem parabenizando os policiais: "Situação de sequestro e reféns é sempre tensa, imprevisível e pode não acabar bem. Parabéns à PMERJ pelo resgate dos reféns sãos e salvos".

Por G1
Governador do Rio, Wilson Witzel, desembarca na Ponte Rio-Niterói e comemora
GloboNews em Ponto

00:00/02:11

Prefeito em exercício de Patos, no Sertão paraibano, renuncia ao cargo


O prefeito em exercício do município de Patos, no Sertão paraibano, Sales Júnior (PRB), renunciou ao cargo nesta terça-feira (20). A carta renúncia foi protocolada durante a tarde na Câmara de Vereadores. Sales Júnior é o terceiro prefeito de Patos que passou pelo cargo desde a eleição municipal de 2016.

Na carta de renúncia, Sales Júnior disse que sentia-se "com o sentimento de impotência, não pelo clima de instabilidade política e jurídica, mas devido à ausência de dotações orçamentárias já em algumas secretarias", diz.

Com essa saída de Sales Júnior, quem deve assumir a prefeitura é a presidente da Câmara de Vereadores de Patos, Valtide Paulino Santos (PMDB), conhecida como Tide Eduardo. A cerimônia de posse pode acontecer ainda nesta terça-feira. Caso ela não queira assumir o cargo, a Câmara de Vereador vai abrir uma eleição indireta, com votação interna.

Se isso ocorrer, enquanto a eleição indireta não acontecer, quem assume a prefeitura provisoriamente é o secretário de finanças Jonas Guedes.

Entenda as mudanças na prefeitura de Patos


Sales Júnior é a terceira pessoa que havia assumido a prefeitura de Patos, desde as últimas eleições municipais em 2016. Naquela eleição, o prefeito eleito foi Dinaldo Medeiros Wanderley Filho (PSDB), que foi afastado do cargo pela Justiça, por suspeita de corrupção nainvestigação da operação "Cidade Luz" deflagrada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).

A operação denunciou cerca de 13 pessoas processadas por organização criminosa, corrupção ativa e passiva, desvio de recursos públicos, fraude em licitação e lavagem de capitais.

Por causa disso, Bonifácio Rocha (PPS), que foi o vice-prefeito eleito, assumiu o cargo de prefeito. Mas, em abril deste ano, Bonifácio Rocha renunciou ao cargo também. Foi então que Sales Júnior, que era presidente da Câmara de Vereadores, acabou assumindo o cargo. Agora, ele também renunciou.

Por G1 PB

Haddad pega 4 anos de prisão por caixa dois durante campanha para prefeito


O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) foi condenado pelo crime de caixa dois.  A informação é do jornal Folha de S. Paulo. O processo contra o petista surgiu de uma apuração que visava identificar o uso de recursos da empreiteira UTC na confecção de material da campanha de Haddad para a prefeitura em 2012.

De acordo com o veículo de comunicação, a Justiça Eleitoral decretou pena de 4 anos e 6 meses de reclusão, e 18 dias-multa, cada um no valor de um salário mínimo vigente à época. Na decisão, o juiz Francisco Carlos Inouye Shintate absolveu Haddad de outras acusações, como formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

A defesa, no entanto, deve recorrer à decisão da 1ª Vara Eleitoral. O argumento é de que a condenação apoiou-se apenas na delação premiada do empresário e dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa — que teria sido prejudicado por Haddad, por cancelar os contratos com a Prefeitura. A defesa de Haddad afirmou também que o dono da gráfica que imprimiu os materiais utilizados na propaganda eleitoral “reconheceu que a campanha de Haddad não foi beneficiada com os materiais".

O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto também foi condenado a dez anos de reclusão por lavagem e ocultação de bens. "O juiz absolveu Fernando Haddad de lavagem de dinheiro e corrupção, crimes dos quais ele não foi acusado. Condenou-o por centenas de falsidades quando a acusação mal conseguiu descreve uma. A lei estabelece que a sentença é nula quando condena o réu por crime do qual não foi acusado", disse a defesa em nota enviada ao jornal.

Por Jornal Correio Braziliense

Tarifa de energia elétrica na Paraíba vai ter redução média de 4%, após decisão da Aneel

Redução na conta de energia de consumidores da Paraíba foi aprovada pela Aneel nesta terça-feira (20). — Foto: Reprodução / TV Paraíba

A tarifa de energia elétrica para os consumidores da Paraíba vai ficar em média 4,27% vai barata a partir do dia 28 de agosto. O anúncio foi feito pela empresa que possui a concessão para a distribuição de energia elétrica no estado. A redução ocorreu por meio da aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (20).

Segundo a Energisa Paraíba, os 4,27% são referentes à média de redução. Para os clientes de baixa tensão, a redução será de 4,23%. Já para os clientes de alta e média tensão, a exemplo das indústrias, a redução será de 4,40%.

Ainda segundo a empresa, a redução de encargos e eficiência da distribuidora são os principais fatores que fizeram com que a tarifa de energia caísse. O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente e a cada quatro anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.

A cobrança de energia feita pela empresa é composta por serviço de distribuição; compra da energia; serviço de transmissão; encargos setoriais; impostos diretos e encargos; e outros serviços.

Por G1 PB

Mulher morre após complicações em parto e duas médicas são afastadas de hospital em Pernambuco

Vanuza Carla, de 22 anos, morreu no Recife após complicações em parto realizado em Sirinhaém (PE)  — Foto: Acervo pessoal

Mulher que morreu após complicações no parto tinha deixado quarto de filhas pronto, em Sirinhaém — Foto: Reprodução/TV Globo

Família faz protesto em Sirinhaém após morte de Vanuza Carla por complicações pós-parto — Foto: Bruno Grubertt/TV Globo

Uma mulher de 22 anos morreu, no Recife, após ter complicações durante o parto, realizado no Hospital e Maternidade Municipal Olímpio Machado Gouveia, em Sirinhaém, na Zona da Mata. A prefeitura afastou a equipe médica que participou da cirurgia no domingo (18), composta de duas médicas, uma técnica de enfermagem e um enfermeiro. A bebê passa bem e teve alta hospitalar.

De acordo com parentes da vítima, identificada como Vanuza Carla, ela começou a sentir dores por volta das 7h30 domingo (18) e foi socorrida para o hospital, onde o parto aconteceu por volta das 9h30. Ainda segundo a família da paciente, a placenta não foi totalmente retirada durante o parto. Vanuza também deixou uma filha de 5 anos de idade.

“Forçavam de um lado, forçaram de outro e não tinha sucesso. Isso acontecendo, no meu entendimento, já era para eles encaminharem para outro hospital. [...] Nós queremos entender de fato o que aconteceu para tomar as medidas cabíveis”, disse Júnior Mário da Silva, tio da paciente, com base no que foi relatado pela mãe de Vanuza, que a acompanhou até o hospital.

Segundo o coordenador médico do hospital, Cristopher Cavalcanti, a paciente chegou ao hospital em trabalho de parto avançado e a placenta demorou a sair, mas foi retirada.

"A médica fez o procedimento de retirada da placenta. É para esperar ela sair espontaneamente. Mas, depois de 30 minutos, se ela não saiu, a gente precisa retirá-la. Após o procedimento de retirada da placenta, ela teve uma melhora, chegou a andar, a tomar banho, a comer e dar a mama ao recém-nascido", declarou.

Porém, a paciente começou a sentir um mal-estar e a equipe médica, após constatar um sangramento intenso, decidiu transferi-la para a Maternidade Mãe Lídia, em Ipojuca, no Grande Recife.

"Ela foi levada para a cidade vizinha porque piorou o quadro e a médica achou por bem levá-la para outro hospital, onde tinha um obstetra, para pedir apoio", afirmou.

De acordo com Maria Eduarda Santos Leão, tia de Vanuza, a família pediu que ela fosse transferida para o Recife. “Ela começou um sangramento muito forte. A gente pediu encaminhamento, mas não obteve. A minha sobrinha começou a perder a consciência. Só nos deram o encaminhamento às 19h, quando não tinha mais jeito”, contou.

Segundo a parente, a equipe médica de plantão se recusou a transferir Vanuza em um primeiro momento. “Disseram que não precisava naquele momento. Que ela tinha a possibilidade de levantar da cadeira de rodas”, disse a tia da paciente.

Os parentes de Vanuza disseram, ainda, que ela foi transferida numa ambulância que não tinha os equipamentos necessários para atender casos como o que dela.

De acordo com a Maternidade Mãe Lídia, Vanuza chegou ao local com um quadro hemorrágico muito forte e foi submetida a uma curagem, que é procedimento manual, sem instrumentação, de retirada de pedaços de placenta.

Como a paciente teve uma parada cardiorrespiratória e não foi possível estancar o sangramento, ela foi transferida às 18h05, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife.

Vanuza chegou ao Imip “apresentando um caso muito grave, após sofrer uma parada cardíaca, entubada e com quadro hemorrágico” e foi conduzida, de imediato, ao bloco cirúrgico, sendo submetida a uma histerectomia de urgência, que consiste na remoção do útero, conforme informado pelo instituto em nota.

Ela não resistiu a uma nova parada cardíaca e morreu no local à 1h35 da segunda-feira (19). “A recém-nascida também foi transferida para o Imip, mas passa bem e já recebeu alta”, disse o instituto no texto.

Também por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Sirinhaém declarou que “foi instaurada uma sindicância para apurar todos os fatos e punir os possíveis responsáveis”. Ainda no texto, a prefeitura lamentou “profundamente o ocorrido”.

Segundo o coordenador médico do hospital municipal de Sirinhaém, a sindicância que apura o caso foi instaurada na segunda-feira (19) e tem o prazo de oito dias para ser concluída.

"A gente faz a escuta de todos os envolvidos, daí a gente pede um relato escrito e, quando tiver todos esses relatos, a gente tem como avaliar e julgar tudinho. Para esse julgamento, a gente vai pedir o apoio do Cremepe, que tem técnicos para avaliar isso e assessoria jurídica. Dependendo do que foi visto na sindicância, a conduta é de absolvição até demissão", declarou.

Por meio de nota, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) afirmou que não recebeu denúncia sobre o caso ocorrido em Sirinhaém.

Como "a autarquia abre expedientes para investigar todas as denúncias que chegam ao Conselho [...] será aberta uma sindicância ex-offício para investigar o ocorrido. Sobre os profissionais envolvidos e tramitação da denúncia, caso chegue, as informações correm em sigilo processual", disse no texto.

Protesto

Na manhã desta terça-feira (20), familiares e amigos de Vanuza circularam pelo distrito de Barra de Sirinhaém, onde a mulher morava, com cartazes com fotos da jovem e pedidos de justiça. Eles pediram que o caso seja apurado para que outras pessoas não passem por casos parecidos.


"É muito triste, agora estão as duas filhas dela sem mãe. Estamos recebendo doações, porque a prefeitura, até agora, não ajudou com nada e a recém-nascida está tomando fórmula, já que não tem leite materno", diz Maria Eduarda Santos Leão, tia de Vanuza.

Por G1 PE e TV Globo

Paulo Câmara envia para Assembleia Legislativa projeto de lei com aumento para os professores



O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), enviou projeto de lei a Assembleia Legislativa para aumentar o piso salarial dos professores da rede estadual. O projeto de lei 467/2019 tem como objetivo “corrigir” o valor nominal da remuneração dos docentes. Caso a proposta seja aprovada, o aumento será retroativo a janeiro deste ano.

As novas remunerações propostas variam de R$ 1.918,36 a R$ 6.396,13, de acordo com a carga horária e a titulação de cada profissional. Na justificativa, o governador declara que o aumento será realizado de forma a cumprir a Lei Federal. “A medida é providência que se impõe para a continuidade ao processo de reconhecimento do servidor mediante a organização das estruturas salariais e decorre de negociações com os representantes da categoria”, diz o texto.

Confira as tabelas com os novos vencimentos propostos e a íntegra do projeto de lei

Por Portal OP9

Motorista de caminhão capota após perder controle de veículo em Belo Jardim, PE

Acidente na BR-232 em Belo Jardim — Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação

O motorista de um caminhão capotou após perder o controle do veículo na BR-232, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, na manhã desta terça-feira (20).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carga do caminhão era composta por bombonas de água. O condutor teve ferimentos leves no braço.

A causa do acidente será investigada.

Por G1 Caruaru

Prefeito de Paulo Afonso demite esposa, irmãos e parentes de vereadores que votaram contra projeto que autoriza a prefeitura a contrair empréstimo de R$ 80 milhões


Significado de retaliação: aplicação da pena de talião; revide com dano igual ao sofrido. Esse é o sentimento por qual passa os vereadores Marconi Daniel e Bero do Jardim Bahia após a exoneração de irmãos, esposa , parentes e amigos, que ocupavam cargos na prefeitura de Paulo Afonso.

As publicações com as demissões foram publicadas na tarde de hoje (20) no Diário Oficial do Município. Os decretos foram assinados pelo prefeito Luiz de Deus.

Os dois vereadores que até ontem faziam parte da base aliada do governo votaram contra o projeto que autoriza a prefeitura a contrair empréstimo de R$ 80 milhões. A autorização passou apertada pela câmara após o voto de desempate do presidente Pedro Macário, o resultado foi 8 x 7.

Da cota de Marconi Daniel foram demitidos, entre outros:

-Marcelo Daniel Melo Alencar (Irmão)

-Maitisa Thisiany Teixeira Alencar (Sobrinha)

Exonerados da cota de Bero do Jardim Bahia, entre outros:

-Antônia Cintya Gonçalves Farias (Esposa)

-André Farias Faustino (Irmão)

-Amanda Sandes Lima (Cunhada)

-Adriana Ferreira Farias (Prima)

Da cota do ex-prefeito Anilton Bastos foram exonerados Silvano Wanderley Ferreira e advogado Alexsandro Alves . Segundo interlocutores do prefeito Luiz de Deus, as exonerações de hoje são apenas o começo de uma série.

As informações são do Portal PA4.COM.BR

Petrolândia: Secretaria de Saúde e Lions Clube promovem Ponto da Saúde - Juntos na luta contra o diabetes, nesta sexta em frente ao Mercado Público




A Secretaria Municipal de Saúde e o Lions Clube de Petrolândia estarão promovendo nesta sexta-feira (23), em frente ao Centro Comercial Abel Henrique de Souza (Mercado Público), o 'Ponto da Saúde', juntos na luta contra o diabetes. 


A partir das 8 horas da manhã, o Ponto da Saúde estará disponível com seus profissionais para oferecer testes de verificação de índice glicêmico.

Também serão ofertados para os participantes:
*Aferição de pressão arterial
*Avaliação médicas e odontológicas
*Teste rápido de sífilis e HIV

Vacinas contra:
*Sarampo
*Tétano 
*Hepatite 
*e HPV

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Júnior Biu - Presidente do Lions Clube de Petrolândia

Serra Talhada-PE: Bombeiros suspeitam que curto-circuito causou incêndio na casa do prefeito Luciano Duque


Com o rápido avanço do fogo na casa do prefeito Luciano Duque, ocorrido na noite dessa segunda-feira (19), no bairro AABB, o Corpo de Bombeiros precisou de duas equipes e de aproximadamente 2 mil litros de água para conter as chamas. Em conversa com o Farol de Notícias, nesta manhã, membros da corporação relataram que a suspeita é que o incêndio tenha começado devido um curto-circuito na suíte onde o prefeito e a primeira dama dormiam.

Segundo o sargento Laudemir, com quem o Farol conversou, é possível que o fogo tenha começado com um problema na parte elétrica de algum equipamento, como o ar-condicionado por exemplo. “Essa é a nossa suspeita, mas como parte do ambiente ficou muito destruído não temos como dizer com exatidão, seria preciso uma perícia detalhada”, analisou. Os Bombeiros chegaram 7 minutos depois de serem acionados e o prefeito e a família já haviam sido levados para tomar oxigênio em um hospital da cidade. Apesar do susto, passam bem.

Na luta contra o fogo, as equipes enfrentaram também explosões de aparelhos eletrônicos e estouro de vidraças. “Isso é comum acontecer devido a alta temperatura do ambiente”, explicou o sargento Laudemir. Horas antes do incêndio na casa do prefeito, a corporação havia sido acionada para conter o avanço de chamas em um terreno baldio, na Avenida Afonso Magalhães, por volta das 20h.

Também neste caso, as equipes evitaram o pior, já que próximo de onde iniciou o fogo fica um posto de combustíveis. “Havia sim o risco do fogo se expandir e atingir os estabelecimentos ao lado, duas faculdades, e logo depois tem um posto de gasolina. Subentende-se que foi um incêndio criminoso, mas nossa equipe chegou à tempo”, tranquilizou o sargento. Nunca é demais reforçar: em caso de emergência, para acionar os Bombeiros disque 193.

Por Farol de Notícias

Caminhão adulterado é apreendido pela PRF na BR 104 em Caruaru


Motorista informou que havia pago R$135 mil pelo veículo (Foto: Divulgação/PRF)

Um caminhão com indícios de adulteração foi apreendido, na segunda-feira(19), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 104, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O veículo havia saído de Brejo da Madre de Deus e seguiria para São Bento do Una, também no Agreste.

O veículo era ocupado apenas pelo motorista e foi abordado durante uma fiscalização no quilômetro 57 da rodovia. Após um procedimento minucioso de identificação veicular, foram constatados indícios de adulteração nos caracteres identificadores do caminhão.

Ipem-PE intensifica fiscalização em postos de combustíveis em Caruaru e região



O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) está intensificando, durante esta semana, as fiscalizações em postos de combustíveis em Caruaru e região. O objetivo da ação é verificar se o volume total de combustível colocado nos veículos corresponde ao valor que está sendo cobrado pelos postos, bem como coibir práticas que gerem prejuízo ao consumidor.

De caráter obrigatório, as verificações periódicas são efetuadas anualmente e sempre que o equipamento sofrer um reparo ou manutenção. A verificação da bomba consiste em uma série de procedimentos, a começar pela inspeção visual, onde são verificadas a inscrições obrigatórias, funcionamento, conservação, itens de segurança e selo do Inmetro. Em seguida, iniciam-se os ensaios propriamente ditos, nos quais os fiscais do instituto verificam se existe algum defeito ou adulteração que influa na quantidade de combustível entregue.

É #FAKE que imagens mostrem matança de baleias na Noruega


Circulam pelas redes sociais imagens sobre a matança de baleias e golfinhos com mensagens que as relacionam com a Noruega, que bloqueou um repasse de R$ 132,6 milhões ao Fundo Amazônia. As imagens mostram, na verdade, a caça nas Ilhas Faroé, um território da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte, entre a Escócia e a Islândia. As mensagens, portanto, são #FAKE.
Um vídeo compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro menciona a matança de baleias patrocinada pela Noruega. O vídeo, porém, utiliza imagens geradas pela ONG Sea Shepherd, que confirma, em suas redes sociais, que Bolsonaro usou imagens das Ilhas Faroé para atacar um outro país.

O vídeo postado por Bolsonaro diz que as imagens se referem a uma caça patrocinada pela Noruega em 29 de maio de 2019. Mas a ONG esclarece que as filmagens foram feitas nas Ilhas Faroé em 2017 e em 2018.

Fernando Monteiro fala sobre a realidade do saneamento no Nordeste em evento na Bahia



Como coordenador regional do Nordeste da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento, o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) esteve, na noite desta segunda-feira (19), participando do painel “O Poder Público como instrumento para a mudança”, durante o lançamento da Frente Pelo Saneamento no Nordeste. O evento, realizado em Salvador e realizado na União dos Municípios da Bahia (UPB), discutiu a regulação e normatização de projetos de saneamento e contou com diversos painéis que apresentaram os esforços do poder público como agentes de mudança nos números do saneamento.

O deputado pernambucano destacou a necessidade urgente de promoção de mudanças no setor através de um novo marco regulatório. A matéria já se encontra em tramitação no Congresso. ”Apresentei Projeto de Lei nesse sentido, que, por conta dos trâmites no Congresso, foi ‘apensado’ a outro projeto apresentado pelo senador Tasso Jereissati. A intenção do meu projeto é viabilizar investimentos no setor, bem como atender aos pequenos municípios, geralmente excluídos por serem considerados pouco atrativos para as prestadoras de serviço da iniciativa privada“, pontuou Fernando Monteiro.

Seminário do Agrinordeste oferece 86 palestras gratuitas no Centro de Convenções de Pernambuco


As inscrições começam na próxima semana, no site do evento


O 27º Seminário sobre a Modernização do Setor Primário da Economia Nordestina ocorre de 24 a 26 de setembro, dentro da programação do Agrinordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco. Com ampla programação, o evento oferece 86 palestras gratuitas, tratando de assuntos relacionados à Apicultura, Atualidades, Avicultura, Bovinocultura de Leite, Cana-de-açúcar, Caprinovinocultura, Floricultura, Fruticultura, Horticultura, Paisagismo, Horticultura e Turismo Rural.

Pela primeira vez, o Seminário será realizado no Pavilhão de Feiras do Cecon, possibilitando maior interação entre as atrações do Agrinordeste. As apresentações ocorrerão simultaneamente em nove auditórios. Na ocasião, os participantes terão acesso a informações atualizadas de mercado, tecnologias e políticas públicas.

Petrolândia: Taça Império de Futsal será realizada no próximo dia 31; faça sua inscrição!

Divulgação

Petrolândia: Aniversariante do dia, Guilherme Jurubeba (Guima) recebe felicitações da tia Suely Jurubeba


Aniversariante desta terça-feira, 20 de agosto de 2019, o jovem Guilherme Jurubeba, popularmente conhecido como Guima. completa 22 anos. Na oportunidade, Suely Jurubeba felicita o sobrinho com bonita mensagem.

Os anjos hoje deram ordens de alegrias, para que a festa na terra seja de muito esplendor. Fazem 22 anos que nosso amado Guima, desceu pra iluminar a vida de todos da família. De fato, ele fez tudo, como Deus mandou. Foi um bebê lindo, foi uma criança meiga, hoje um homem que a cada minuto me enche de orgulho. Parabéns meu incrível sobrinho/filho. Pq amo te como se você fosse meu filho. Deus conserve sempre esse seu jeitinho. Abraços e beijos.

Suely Jurubeba

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Bolsonaro parabeniza policiais por ação contra sequestro no Rio


O presidente Jair Bolsonaro parabenizou os policiais do Rio do Janeiro pela “ação bem-sucedida” durante o sequestro de um ônibus, hoje (20), na Ponte Rio-Niterói. A Polícia Militar confirmou que o sequestrador foi morto por atiradores de elite. “Criminoso neutralizado e nenhum refém ferido. Hoje não chora a família de um inocente”, escreveu em sua conta pessoal no Twitter.

O sequestro durou cerca de 4 horas. Um homem armado ameaçava passageiros de um ônibus da empresa Galo Branco, que saiu no início da manhã de Niterói em direção ao Rio, com 37 passageiros. De acordo com a polícia, a arma usada pelo sequestrador era de brinquedo.

Petrolândia: Cerimônia de abertura do curso de inglês PROJETO ENGLISH TEENS é realizada no Centro Cultural, com grande participação


A secretaria de educação de Petrolândia sob a direção da secretária de educação Alexandrina de Souza, e com o auxílio de Sydcleide Novaes junto com o professor Jorge Monteiro, (os fundadores do projeto) realizaram nesta segunda-feira, 19/08/2019), as 14:00, a cerimônia de abertura do curso de inglês, PROJETO ENGLISH TEENS para os jovens do ensino fundamental nas séries finais. Especificamente para os alunos dos 8 e 9 ano.

Cada escola do município selecionaram os melhores alunos em notas de português e matemática dando assim origem a seleção. O professor jorge Monteiro, com sua experiência de mais de 20 anos com idiomas, será quem ministrará essas aulas. Ele fala 5 línguas; português, italiano, espanhol, inglês e está acabando o curso de chinês simplificado. Já foi tradutor por mais de 5 anos, trabalha no programa ganhe o mundo onde todos os anos prepara jovens da rede estadual para intercâmbio, onde os alunos viajam para: Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos, Austrália, Argentina, Chile e Uruguai.

E agora dividirá sua experiência com nossos alunos, o qual o curso será de agosto a novembro com certificados de conclusão. Parabéns a secretaria de educação pelo gigantesco passo com um olhar nobre para os nossos jovens e também pensando no futuro deles.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

FGTS distribuirá R$ 12 bilhões de lucro a trabalhadores


O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou na segunda-feira (19) o pagamento de 100% do lucro do fundo no ano passado. Com a medida, serão distribuídos R$ 12,22 bilhões nas contas ativas e inativas que tinham saldo positivo em 31 de dezembro de 2018.

Saiba tudo sobre a liberação dos saques do FGTS e do PIS-Pasep

Segundo a resolução publicada no Diário Oficial desta terça-feira, o índice que será utilizado para o pagamento será de 0,03088456 – ou seja, serão pagos cerca de R$ 3 para cada R$ 100 que o trabalhador detinha em suas contas do FGTS no final do ano passado.

Os depósitos serão feitos até 31 de agosto nas contas dos trabalhadores. Esses recursos terão as mesmas regras para saque a que estão submetidas as contas do FGTS: em caso de demissão sem justa causa; doença grave; compra da casa própria; e saque-aniversário, entre outras.

O pagamento de 100% do lucro do fundo já havia sido determinado em julho, quando o governo anunciou as novas regras para saque do FGTS. A regra anterior determinava da distribuição de 50% do lucro do fundo aos trabalhadores.

Com a maior distribuição, o fundo deve passar a render mais que a poupança, o que não vinha acontecendo. Além do lucro, o FGTS tem uma remuneração fixa de 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), que no momento está em zero.

Por G1

Petrolândia participa da I Formação do Programa "Olhar para as Diferenças" realizada em Arcoverde

 

Petrolândia participou da I Formação do Programa de Desenvolvimento Infantil - Olhar para as Diferenças, realizada em Arcoverde.

A atividade foi promovida pela Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura de Arcoverde e contou com orientações importantes alusivas ao novo programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

O objetivo do programa é mapear, nas escolas do Estado, as crianças assistidas ou não pelo Programa Mãe Coruja em 24 municípios do Sertão, que estão incluídas no público-alvo do ‘Olhar para as diferenças’, como crianças com microcefalia ou que possuam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, entre outras especificidades.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolandia

Petrolândia: Show entre amigos ''Todos por André'' será realizado nesta sexta-feira (23), na Praça da Matriz

Divulgação

Casa do prefeito de Serra Talhada pega fogo; Bombeiros foram acionados e combateram o incêndio

 
 
 

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, levou um susto junto com a família, após um princípio de incêndio na noite dessa segunda-feira (19) em sua residência, no bairro AABB. Os bombeiros foram acionados às 23h11 para combater o fogo em uma das dependências da casa. Felizmente, ninguém ficou ferido, apenas danos materiais.

A reportagem do Farol apurou que o Corpo de Bombeiros dará mais detalhes sobre o que provocou o incêndio, ainda nesta terça-feira (20). A equipe levou cerca de 45 minutos para apagar as labaredas.

PREFEITO AGRADECE SOLIDARIEDADE

Em nota publicada no Facebook, nesta terça-feira, Luciano Duque agradeceu a solidariedade de amigos e familiares, e elogiou o trabalho do Corpo de Bombeiros. Confira.

“Agradeço a todos que se solidarizaram comigo e com minha família ao saberem do incidente de ontem, na minha residência. Graças a Deus e ao eficiente trabalho do Corpo de Bombeiros, todos estamos bem. Obrigado, de coração”, reforçou.

Por Farol de Notícias