terça-feira, agosto 20, 2019

Petrolândia e região: Perseverança - Por: Éder Rodrigo Vice-prefeito de Jatobá/PE


Segundo o dicionário, perseverança é a característica ou particularidade de quem persevera, insiste, persiste, não desiste com facilidade.

E essa é uma característica daqueles que sonham e correm atrás de seus sonhos, que superam as inevitáveis barreiras que surgirão no meio do caminho dos sonhos traçados.

Nunca esqueço de uma frase de um professor meu, ainda quando estudava para o vestibular. Ao motivar os alunos para a grande maratona de horas e horas de estudos que enfrenta todo jovem vestibulando, aquele mestre disse:

"olha gente só existem duas espécies de alunos: os que serão aprovados e os que desistirão".

Aquelas palavras me inquietaram, nunca mais esqueci. No meu primeiro vestibular, eu não fui aprovado. Mas não entrei na categoria dos que desistiram. Dito e feito, no ano seguinte, entrei para a categoria dos aprovados, dos que conseguiram, dos que perseveraram e não desistiram diante das primeiras adversidades que, como disse, são inevitáveis. Inclusive, elas fazem parte do próprio enredo das conquistas, e muitas vezes até as valorizam ainda mais.

E o que falar, então, dos concurseiros. Quantas e quantas provações passamos até alcançar aquela tão sonhada aprovação? E o olhar e julgamento das pessoas a sua volta, duvidando de sua capacidade, quem nunca ouviu aquela famosa pergunta "ainda não passou?". Inclusive a sua própria confiança é colocada em teste. As, também, inevitáveis dúvidas surgem na sua cabeça: será que eu consigo? Será que tenho capacidade? São perguntas que não raro povoam a vida de muitos estudantes.

Mas essas dúvidas são perfeitamente naturais e compreensíveis, afinal não somos máquinas. Não somos computadores engenhosamente programados para executar com perfeição aquilo para qual foram programados (até eles aqui e acolá dão "tilt").

É por isso que (salvo os gênios da vida que são exceções, graças a Deus) esses questionamentos e frustrações fazem parte da vida de qualquer pessoa comum. Aliás essas dúvidas servem como fonte de reflexão e, muitas vezes, quando bem assimiladas, até ajudam a reordenar os planos para continuar percorrendo a trajetória daqueles que escolheram a categoria das pessoas que não desistiram e que tiveram seus sonhos aprovados.

Éder Rodrigo
Vice-prefeito de Jatobá/PE

O Blog de Assis Ramalho abre espaço para artigos de opinião
Os artigos poderão ser enviados pelo WhatsApp 87 - 9995511-86 - ou e-mail Contato@assisramalho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário