Postagens

Mostrando postagens de Outubro 4, 2013
Publicidade

Paróquia de Petrolândia realiza última noite da Novena do Padroeiro São Francisco de Assis

Imagem
Na noite dessa quinta-feira, 03 de outubro, foi celebrada na Igreja Matriz de Petrolândia, a última noite da Novena de São Francisco de Assis, Padroeiro da cidade. A noite das Famílias de Petrolândia teve como tema "Reestruturou a família". O celebrante foi padre Isidório, da Paróquia de Cabrobó (PE).

"Francisco, um jovem que transformou o mundo pela fé em Cristo" foi o tema escolhido para a Festa de São Francisco de Assis, Padroeiro de Petrolândia, realizada no período de 24 de setembro a 04 de outubro de 2013 na Paróquia de Petrolândia. As missas da novena tiveram início às 19h30 de cada noite.

Nesta quinta-feira, dia 04, dia de São Francisco de Assis, serão realizadas a Missa de Encerramento. celebrada pelo Bispo da Diocese de Floresta, Dom Gabriel, às 16h00, na Igreja Matriz, seguida pela Procissão de São Francisco, conduzindo a imagem do Padroeiro de Petrolândia pelas ruas da cidade.

Para ver mais fotos da Novena de São Francisco, clique aqui>Noite das Famí…

Após quarta derrota seguida, Inter demite o técnico Dunga

Imagem

Petrolândia: Vestibular da Funeso é realizado na Escola José Araújo. Organização anuncia matrículas para cursos técnicos.

Imagem
Neidinha, Magda Barros e Leandra
Mais de 100 candidatos participaram da seleção na Escola Municipal José Araújo
Na noite dessa quinta-feira, 03 de outubro, foi realizada a segunda prova de seleção para cursos da  Funeso, em Petrolândia, Sertão de Itaparica. O aplicação do vestibular aconteceu na Escola Municipal José Araújo. 
Segundo Magda Barros, responsável pela seleção no município, mais de 100 candidatos compareceram à seleção. Leandra, coordenadora regional da Funeso, acompanhada de equipe de fiscais, esteve presente à aplicação das provas.

Segundo Magda Barros, na próxima quarta-feira (09) será divulgada a lista dos aprovados e, na ocasião, serão informadas as datas da Aula Inaugural e do início das aulas.
Cursos Técnicos da Funeso em Petrolândia - A partir desta segunda-feira (07), no período da manhã, na Secretaria Municipal de Educação, serão realizadas as matrículas para os cursos técnicos de Veterinária, Segurança do Trabalho e Enfermagem, oferecidos pela Funeso a alunos que…

“Abre-se um novo ciclo na política de Pernambuco”, afirma Armando Monteiro

Imagem
O PTB recebeu nessa quinta-feira (03) uma nova leva de filiados, dando continuidade ao processo de fortalecimento do partido na construção de chapas competitivas para as eleições proporcionais de 2014. Entraram na legenda lideranças que integravam em sua maioria a oposição, sobretudo o PSDB, a exemplo dos ex-prefeitos de Garanhuns, Silvino Duarte, de Moreno, Vavá Rufino, e de São Lourenço da Mata, Jairo Pereira, além da ex-deputada estadual Aurora Cristina.

Em entrevista à Rádio CBN na manhã desta quinta-feira (03), o presidente estadual do PTB, o senador Armando Monteiro, voltou a defender a legitimidade dos partidos da Frente Popular de Pernambuco em debater a sucessão estadual, dizendo ser da mesma forma legítimo o PSB trabalhar para construir uma possível candidatura presidencial do governador Eduardo Campos.

“O que nós temos dito é que, com a reeleição do governador Eduardo Campos, e na perspectiva agora do final do seu mandato, abre-se um novo ciclo na política de Pernambuco. Nada…

Serra Talhada recebe a cantora Cassiane no 3º Festival Promessas, neste sábado (05)

Imagem
Na noite deste sábado, 05 de outubro, Serra Talhada recebe o 3º Festival Promessas, tendo como atração principal a cantora Cassiane. Com mais de 25 anos de sucesso, Cassiane estará pela primeira vez na região do Sertão do Alto Pajeú. 
O evento será realizado na Estação do Forró, a partir das 19 horas, e terá também a participação das bandas Kayrós e Profetiza. 
A ministração ficará por conta do pastor Ivanildo, da 1° Igreja Batista de Calumbi-PE, e do pastor André Lucena, presidente da Assembleia de Deus da Graça em Recife.

A organização do evento pede ao público que leve 1 kg de alimento para doação a pessoas carentes.
Redação do Blog de Assis Ramalho Informações: Blog Festival Promessas em Serra e Portal Belmonte

Secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, abre XIII Congresso Internacional de Direito Tributário de Pernambuco

Imagem
O secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, abriu no início da tarde de quarta-feira (2), no Recife, o XIII Congresso Internacional de Direito Tributário de Pernambuco, considerado o maior do Brasil. No evento, que tem como base dos debates a pesada carga tributária imposta ao país, Tadeu Alencar destacou que o Governo do Estado, em pouco menos de sete anos, colocou em prática uma política de incentivos fiscais e de atração de investimentos sem que tenha ocorrido perda de receita ou tampouco elevação de tributos.
Para Alencar, é necessária uma discussão mais aprofundada sobre a revisão do pacto federativo, assim como uma resposta à sociedade apartidária e difusa em suas demandas, representadas por um Estado eficiente, que assegure serviços púbicos de qualidade e um Estado democrático de direito, baseado na transparência, ética e diálogo social.


Mobilizações indígenas escancaram problemas ambientais e sociais no Brasil

Imagem
Em todo o país, indígenas das mais diversas etnias estão mobilizados em defesa dos seus direitos estabelecidos na Constituição Federal; em Santa Catarina, Guaranis pedem homologação de suas terras.

A reportagem e a foto são de Fernanda B. Müller e publicadas pelo Instituto CarbonoBrasil, 03-10-2013.
Nos últimos dois anos, o país pôde presenciar a ira de ambientalistas ao verem a legislação florestal brasileira sendo transformada em um conjunto de regras em benefício do setor do agronegócio e outros grandes empreendimentos. Agora, a mesma lógica está sendo aplicada aos povos indígenas que assistem indignados aos ataques sobre seus direitos.
A origem de ambos os conflitos é a mesma, a falsa alegação de que o agronegócio é responsável pela alimentação do povo brasileiro e que sofre com as restrições sobre a sua expansão devido à contestação de terras por indígenas e para a manutenção dos ecossistemas.

Esse argumento é facilmente desconstruído por números que atestam: a agricultura familiar …

Jorge Côrte Real defende a participação popular na discussão das medidas provisórias no Congresso

Imagem
Deputado Federal Jorge Côrte Real (PTB-PE)
A reformulação do debate das medidas provisórias no Congresso Nacional é defendida pelo deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) que acredita na democratização da discussão. Para o parlamentar, deve-se abrir o debate para o público, com a participação da sociedade, a fim de ter uma nova visão da matéria, e inclusive ampliar os prazos para as discussões.

“Tem que abrir essa discussão para o público respeitando os prazos e limites”, afirma Côrte Real. Côrte Real lamenta o excesso de medidas provisórias enviadas para o Congresso e o pouco tempo para apreciação das pautas, porém elogia as mudanças feitas, recentemente, que determinam que as medidas provisórias devem tratar de assuntos coincidentes.

Frases do dia 04/10/2013: Coletânea IHU On-Line

Imagem
Registro moral

"Já somos um partido. Se agora não temos o registro legal, temos o registro moral perante a sociedade" – Marina Silva, ex-ministra – Folha de S.Paulo, 04-10-2013.

“Sem a sua sonhada Rede, Marina terá de decidir entre apresentar-se como uma injustiçada pela obsolescência do sistema de montagem partidária no país e abster-se do pleito de 2014 ou abraçar alguma das várias legendas que lhe oferecem abrigo” – Igor Gielow, jornalista – Folha de S.Paulo, 04-10-2013.

Secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, participa de solenidade em comemoração aos 78 anos do IPA

Imagem
O secretário da Casa Civil de Pernambuco, Tadeu Alencar, destacou nessa quinta-feira (3), durante a solenidade comemorativa dos 78 anos de fundação do Instituto Agronômico de Pernambuco, o papel do IPA na produção de pesquisas e assistência técnica e extensão rural, com relevantes serviços prestados às cadeias produtivas do Estado, entre elas a fruticultura, apicultura e ovinocaprinocultura. Destacou, ainda, que neste momento de estiagem prolongada as ações de infraestrutura hídrica tomam uma maior importância dentre os trabalhos do Instituto, levando água potável à população e ao rebanho, por meio de uma rede de poços, barragens subterrâneas e sistemas simplificados de abastecimento.

Para uma plateia formada por funcionários, ex-presidentes e autoridades convidadas, destacou também que o modelo de gestão do Governo do Estado (Todos por Pernambuco), com foco na manutenção de um diálogo direto e permanente com os diversos segmentos da sociedade, trouxe mudanças significativas no desempe…

Transposição: Maior túnel para transporte de água da América Latina está concluído em 70%

Imagem
A construção do maior túnel para transporte de água da América Latina, o ‘Cuncas I’, atingiu a marca de 11,6 quilômetros concluídos, o equivalente a 70% da obra. A estrutura fica situada na divisa do Ceará com a Paraíba faz parte das intervenções do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que irá garantir abastecimento de água para mais de 12 milhões de nordestinos.

O ‘Cuncas I’ terá 15,4 quilômetros de extensão e a expectativa é de que seja concluído em 2015. A obra desperta a atenção não só pelos resultados que trará no futuro, mas também pela estrutura de grande porte utilizada no projeto. Na mão de obra são mobilizados 633 profissionais nos canteiros. O aparato operacional possui 209 equipamentos, sendo que ainda conta com uma moderna máquina importada da Finlândia para as escavações – a perfuradora de rocha intitulada ‘Jumbo’.
Com o objetivo de conduzir aproximadamente 83 mil litros de água por segundo, o túnel levará água para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, após pass…

Em 25 anos, Constituição foi modificada 80 vezes

Imagem
Promulgação da Constituição em 1988
Passados 25 anos, a Constituição já foi modificada 80 vezes por meio da aprovação e promulgação de 74 propostas de emenda à Constituição (PECs) pela Câmara e pelo Senado. Elas acrescentaram, retiraram ou alteraram dispositivos do texto aprovado pelos constituintes em 1988. Seis modificações foram feitas em 1993, quando ocorreu a revisão da Constituição. Foram os próprios constituintes que fixaram a possibilidade de revisão do texto, uma única vez, depois de cinco anos de promulgada a Carta Magna.

O presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães, no discurso de promulgação do texto, salientou que a nova Constituição não era perfeita, mas seria pioneira. “Não é a Constituição perfeita, mas será útil, pioneira, desbravadora. Será luz, ainda que de lamparina, na noite dos desgraçados. É caminhando que se abrem os caminhos. Ela vai caminhar e abri-los. Será redentor o caminho que penetrar nos bolsões sujos, escuros e ignorados d…

Débitos e multas resultantes de decisões do TCE-PE podem ser executados em cartório

Imagem
O Conselho da Magistratura de Pernambuco, por meio do Provimento nº 01/2013, autorizou os tabeliães do Estado a receberem, para protesto, as certidões de dívida ativa dos créditos tributários e não tributários da Fazenda Pública, desde que inscritas na conformidade do artigo 201 do Código Tributário Nacional, bem como as decisões dos Tribunais de Contas de que resultem imputação de débito ou multa. O protesto será realizado no tabelionato de protesto do domicílio do devedor.

Esta decisão do CMP representa o coroamento de uma luta de quase três anos empreendida no TCE pelo Ministério Público de Contas. O pontapé foi dado em janeiro de 2011 pelo procurador Gilmar Severino de Lima. Naquela ocasião, por meio de uma Comunicação Interna ao Gabinete da Presidência do TCE, ele deu ciência da assinatura da Portaria Interministerial nº 574, de 20 de dezembro de 2010, por meio da qual o Ministério da Fazenda e a Advocacia Geral da União chegaram à conclusão de que as Certidões de Dívida Ativa d…

Senador Armando Monteiro desmente aliança com o PR, em nota à imprensa

Imagem
Petrolândia: Vereador Carlos Alberto, Senador Armando Monteiro e Prefeito Lourival Simões Foto: Assis Ramalho
Em função de especulações infundadas, publicadas nesta sexta-feira (4) na imprensa de Pernambuco, o senador Armando Monteiro, presidente estadual do PTB, informa que em momento algum, seja no nível local ou nacional, tratou com a direção do PR da formação de qualquer tipo de aliança visando as eleições de 2014. O senador sempre cultivou relações, pautadas sobretudo pelo respeito, com os dirigentes e membros do PR. E é dessa forma, com transparência e de maneira ética, que deseja continuar se relacionando com todos os seus integrantes.
Assessoria de Imprensa do Senador Armando Monteiro Foto: Assis Ramalho

Jatobá realiza III Conferência Municipal de Saúde

Imagem
Aconteceu nessa quarta-feira, dia 02, no auditório da Escola Municipal Djanira Dória, a III Conferência Municipal de Saúde de Jatobá, no Sertão de Itaparica pernambucano. Compuseram a mesa o Vice-Prefeito de Jatobá, Itomar Varjão, os vereadores Mardônio Varjão e Paulo Daltro, a Secretária de Assistência Social, Maria Aparecida, a Secretária de Saúde, Andréa Batomarco, a Vice-Prefeita de Petrolândia, Janielma Rodrigues, e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdomiro Júnior.

Foram exibidas apresentações em vídeo, contendo ações da Secretaria de Saúde. Em seguida, foi feita a leitura do Regimento Interno da Conferência pelo Presidente do Conselho, Valdomiro Júnior. A Palestra Magna, com o tema "Saúde: Uma construção coletiva, direito e responsabilidade de todos" foi proferida pela Dra. Janielma Rodrigues que, além da abordagem do tema, falou de coletividade em todos os setores para que o sistema de saúde municipal oferte um serviço de qualidade a população, e abordou…

Municípios comemoram 512 anos de descobrimento do Rio São Francisco

Imagem
Fotos: Assis Ramalho e Lucia Xavier Rio São Francisco- Petrolândia - PE
Nesta sexta-feira, 4 de outubro, o Rio São Francisco, conhecido como Velho Chico, comemora 512 anos. A descoberta é atribuída ao navegador genovês Américo Vespúcio, e segue resistente, levando vida a todos aqueles que se recostam às suas margens.

O berço do Rio fica na Serra da Canastra, no Município de São Roque de Minas (MG). Da nascente, ele percorre cerca de 2.800 quilômetros até desaguar no Oceano Atlântico, passando por cinco Estados; além de Minas Gerais, o rio banha as terras de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Todo o vale sanfranciscano ocupa uma área aproximada de 620 mil quilômetros quadrados, incluindo 505 Municípios, com uma população de cerca de 18,2 milhões de pessoas.

TJ-AC envia processos da Telexfree para o STJ e STF

Imagem
O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) irá enviar processos referentes à Telexfree para serem analisados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada pela vice-presidente do TJ, desembargadora Cezarinete Angelim.


De acordo com a assessoria do Tribunal, a decisão da juíza acata dois recursos apresentados pelos advogados da empresa, chamados 'recurso especial' e 'recurso extraordinário'. O primeiro, questiona a decisão da Câmara Cível de manter o bloqueio às atividades da Telexfree. Já o 'recurso extraordinário' é similar ao outro, mas direcionado ao STF.

Apesar de serem encaminhados para Brasília, os recursos ainda podem voltar para o Tribunal acreano, caso os relatores dos processos no STJ e STF entendam dessa forma.

TSE nega registro ao partido Rede Sustentabilidade

Imagem
Por votos a 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, nessa quinta-feira (03), registro ao partido Rede Sustentabilidade, fundado pela ex-senadora Marina Silva. Os ministros entenderam que a legenda não conseguiu o mínimo de 492 mil assinaturas de apoiadores exigido pela Justiça Eleitoral. Com a decisão, o partido não poderá participar das eleições do ano que vem. O prazo final para registro de partidos termina sábado (5).

Os ministros João Otávio de Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio, Marco Aurélio e a presidenta da Corte, Cármen Lúcia, seguiram o voto da relatora do processo, ministra Laurita Vaz. A relatora entendeu que não é possível validar no TSE as 95 mil assinaturas que foram invalidadas pelos cartórios eleitorais.

Facebook cumpre ordem judicial, apaga posts e não sairá do ar

Imagem
Depois de a Justiça de São Paulo ter ameaçado retirar o site do ar, o Facebook cumpriu a decisão judicial e excluiu nesta quinta-feira (3) as postagens sobre o caso da briga entre a apresentadora Luize Altenhofen e o dentista Eudes Gondim Jr. por causa do pit bull dela.

Um despacho da 1ª Vara Cível da Comarca de São Paulo deu prazo de 48 horas para que o Facebook retirasse do ar mensagens publicadas. Do contrário, a rede social seria tirada do ar, por meio do bloqueio do acesso feito por provedores.

Segundo o Facebook, a ordem judicial foi cumprida, porque dessa vez a defesa de Gondim Jr. enviou os links corretos das páginas. "Uma vez informado o conteúdo ilegal em questão, a ordem judicial foi cumprida", afirmou a empresa, em comunicado.

Araripina ganha nova ótica em 2014 financiada pelo BNB

Imagem
Flávio José Canuto Vasconcelos (de pé), gerente do BNB-Araripina.  Empresário João Muniz assina contrato de financiamento.
O mercado óptico brasileiro está em franca expansão em todos os aspectos, do número de lojas e quantidade de produtos comercializados ao faturamento geral. Pesquisas encomendadas pela Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abiótica) apontam um crescimento acima de 80% no faturamento dessas empresas, entre 2006 e 2010, taxa bem acima da inflação do período (15,4%). Não é à toa que empresários do sertão pernambucano decidiram apostar nesse nicho, com a implantação da marca Excelentes Ópticas, no centro de Araripina. A ideia é tornar a empresa referência no segmento em toda região do Araripe.

O investimento total do empreendimento, da ordem de R$ 500 mil, será aplicado na construção da sede, aquisição de móveis, utensílios e capital de giro. Mais de 80% desse valor será financiado pelo Banco do Nordeste, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norde…

Vasco quebra série negativa, vence o Inter e empurra São Paulo para o Z-4, confira classificação

Imagem
Enfim, uma vitória. Enfim, a torcida pode comemorar um resultado positivo e o fato de ver o Vasco fora da zona de rebaixamento, onde esteve nas últimas quatro rodadas. Em Macaé, os cruz-maltinos empurraram o time, que superou o Internacional por 3 a 1 e interrompeu uma sequência de seis jogos no Brasileiro sem o sabor de uma vitória (além de mais um válido pela Copa do Brasil). Edmílson abriu o placar, e André e Willie, que entraram no decorrer do jogo, completaram o placar para o time de Dorival Júnior, enquanto Jorge Henrique anotou para os gaúchos. No fim, teve até grito de "olé" na arquibancada.

O resultado levou o Vasco aos 28 pontos, na 16ª posição. São três pontos suficientes para empurrar o São Paulo, com 27, para a zona de degola e tirar o peso das costas dos jogadores. O objetivo agora é manter o ritmo na próxima rodada, quando o rival será o Flamengo, às 16h, no Mané Garrincha.

O Colorado caiu três posições e está em décimo. Soma 34 pontos e está sete atr…

Publicidade