sábado, 3 de outubro de 2015

Petrolândia: Pré-candidato a prefeito, Dr. João Lopes reúne correligionários para anunciar acordo com PMDB




Na noite de quinta-feira passada (1º), Dr. João Lopes, médico e Diretor Presidente do IBVASF (Instituto Beneficente do Vale do São Francisco), em reunião com grande número de amigos e correligionários, anunciou que foi acordada sua filiação ao PMDB, após encontro com lideranças do partido na Capital.

Candidato a deputado estadual mais bem votado em Petrolândia em 2014, Dr. João é pré-candidato declarado a prefeito do município no próximo ano.

''Na quarta-feira (30) eu estive com o vice-governador Raul Henry (PMDB), e ficou acordado de que eu entraria no PMDB e assumiria a condição de presidente na sua comissão provisória. E hoje é fato, ele vai vir a Petrolândia para fazer um ato de filiação partidária'', disse Dr. João Lopes, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia. A matéria completa, em que o médico dá detalhes do seu afastamento do PSB, irá ao ar no programa ''Acordando com as Notícias'', no início da próxima semana, onde também será publicada neste Blog.

Entre outros assuntos pertinentes às eleições de 2016, Dr. João Lopes afirma que não tem dúvidas de que será eleito prefeito de Petrolândia.

''Eu não tenho dúvidas de que nós seremos prefeito, até porque, hoje, não tem um nome que tenha a pontuação igual a gente. A gente tem uma diferença imensa para o segundo [colocado nas pesquisas, que Dr. João afirma ter em mãos]".

Após a reunião, realizada no Espaço da Festa, no centro da cidade, os amigos felicitaram o jovem Thiago Campos, aniversariante naquela data. 


Após a cerimônia, os ''parabéns pra você !'' para Thiago, aniversariante do dia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: AABB informa fechamento do campo em outubro, para recuperação do gramado

Gramado do campo vai ser recuperado (Foto: Assis Ramalho)

A AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), em Petrolândia, informa que o campo de futebol estará fechado durante o mês de outubro, para recuperação do gramado. As atividades serão retomadas em novembro.

O campo será cuidado por Silvano da Vila, João Bocão e Lula.

Redação do Blog de Assis Ramalho com informações da Diretoria da AABB

Petrolândia: Petrofight com Arena Combat MMA acontece neste domingo (04) no Ginásio de Esportes


Neste domingo (04), acontecerá pela primeira vez em Petrolândia, no Ginásio de Esportes, o Arena Combat MMA. Neste evento acontecerão lutas amadoras e profissionais de Muay Thai e MMA. Contará com a presença de atletas de toda região. 

A abertura dos portões ocorrerá a partir das 16h e as competições terão inicio às 17h. Ingressos a venda na Academia C2 Fitness, na CS Confecções e no local do evento, ao preço de 10 reais + 1 kg de alimento não perecível. 

Informações no telefone (75) 9174-5869 - Mestre Walid.

Academia C2 Fitness

Ações nas escolas incentivam alunos a ter alimentação saudável


Para marcar o Mês Mundial da Alimentação a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), montou uma programação para levar às escolas municipais atividades para conscientizar as crianças da necessidade da alimentação saudável. A ação começou ontem, sexta-feira (2) com cerca de 150 alunos de 7 a 14 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lilian Maso, na zona Norte. Eles assistiram a uma palestra sobre alimentação saudável e participaram de uma gincana sobre o tema.

As atividades devem ocorrer até o final do mês em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, com o tema Proteção Social e Agricultura: Quebrando o Ciclo da Pobreza Rural. “Vamos passar por locais estratégicos onde já desenvolvemos ações este ano, como as pré-conferências de segurança alimentar que precederam a conferência nacional em novembro em Brasília, disse o coordenador de Segurança Alimentar da SDTE, Marcelo Mazeta.

Petrolândia: Neste domingo tem Ressaca da Festa do Padroeiro no Bar e Balneário Roça de Samyr

Informações: Samyr Oliveira
Arte: Beto Designer

Projeto 'Outras Palavras' entrega kits com obras literárias pernambucanas para escolas da Rede Estadual

O kit é composto por 12 livros, nove deles vencedores das duas primeiras edições do Prêmio Pernambuco de Literatura (Foto: Costa Neto/Secult-PE)

Na última quinta-feira (1º), 120 escolas de referência e técnicas estaduais receberam, através do projeto ‘Outras Palavras’, promovido pela Fundarpe e pelas secretarias de Educação e Cultura, kits contendo os nove livros vencedores das duas primeiras edições do Prêmio Pernambuco de Literatura, além de outras publicações. A solenidade de entrega aconteceu no Teatro Apolo, no bairro do Recife Antigo, e reuniu centenas de professores e gestores.

Os kits farão parte dos acervos das bibliotecas das unidades de ensino e facilitarão o acesso dos alunos as recentes produções literárias do Estado e publicações especiais com reportagens sobre Patrimônios Vivos, mestres e grupos da nossa cultura popular. Durante o evento, o secretário de Educação, Fred Amancio, falou sobre o entusiasmo da pasta com o projeto.

“Este momento é importante, pois marca uma das ações de Pernambuco que incentiva os nossos estudantes a valorizarem a nossa cultura. Apesar de estarmos enfrentando um ano difícil, estamos fazendo boas parcerias que beneficiam a educação. Fico muito contente com esse olhar da Secretaria da Cultura em levar as nossas referências para as nossas escolas”, disse. “Esperamos, agora, expandir esse projeto não só para o ensino médio, mas para todas as instituições e ensino fundamental.”

Ações do Outubro Rosa vão para o interior de Pernambuco


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O câncer de mama ocupa o primeiro lugar em mortes de mulheres por câncer no Brasil. As vítimas de câncer já somam 522 mil mulheres no país.

Em Pernambuco, as ações de conscientização contra o câncer de mama estão distribuídas na maioria dos municípios. Em João Alfredo, distante 81 quilômetros do Recife, a campanha realizada pela Secretaria da Mulher do município, apoiou a Casa Rosa, uma associação de Assistência às Mulheres com Câncer de Pernambuco.

A secretária da Mulher de João Alfredo, Solange Chaves, está distribuindo o laço rosa, símbolo da campanha, para a população e conscientizando as pessoas sobre a importância da prevenção. “Na quinta-feira (08-10), no aniversário de 80 anos de emancipação política da cidade, será feito um ato público em prol do Outubro Rosa”, anuncia Solange.

Na agenda 40, Miguel Coelho defende unidade do partido e critica falta de políticas para saúde em Petrolina

Miguel Coelho (​Foto: André Santos​)

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou, neste sábado (03), a tradicional Agenda 40 na capital do São Francisco. O evento reuniu lideranças locais dos socialistas e deu voz a segmentos da população para debater saúde, educação, transporte, acessibilidade, políticas de gênero entre outros assuntos.

O encontro foi comandado pelo presidente do PSB de Petrolina, Miguel Coelho, que criticou a degradação do sistema de saúde municipal e pediu unidade das lideranças da oposição para superar as adversidades que a cidade enfrenta. “A reclamação que mais se ouviu aqui nesta Agenda 40 foi sobre o sistema de saúde. A população tem cobrado todos os dias isso. O resumo que podemos tirar de tudo que foi ouvido aqui e do que se vê nas ruas é que o povo de Petrolina quer mudar essa realidade. Mas é preciso fazer a união dos campos da oposição e para isso é necessário ter humildade.”

Médicos Sem Fronteiras condenam ataque a hospital no Afeganistão

Os Estados Unidos reconheceram que poderão ter causado “danos colaterais” em um centro da organização MSF em Kunduz e afirmaram que investigam o incidente (Foto: MSF)

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) condenou hoje (03) o ataque aéreo que atingiu esta madrugada um hospital em Kunduz, ao norte do Afeganistão, e que causou a morte de, pelo menos, nove membros da organização e mais 37 feridos.

“É com profundo pesar que confirmamos a morte de nove elementos da MSF durante o bombardeamento da noite passada num hospital da organização em Kunduz”, diz comunicado da MSF.

A MSF esclarece que todas as partes envolvidas no conflito, inclusive em Cabul e Washington, foram claramente informadas da localização exata (coordenadas GPS) das instalações da organização em Kunduz, incluindo o hospital, a pousada, o escritório e uma unidade de estabilização em Chardara, no noroeste de Kunduz.

Humberto defende mais recursos para o Porto do Recife


O líder do PT no Senado, Humberto Costa, garantiu empenho na busca por mais investimentos no Porto do Recife. Nesta sexta-feira (2), o senador se reuniu com o presidente do ancoradouro, Olavo de Andrade Lima, e representantes de sindicatos e empresários do setor para tratar do tema.
“O Porto do Recife é fundamental para o escoamento da produção e para a garantia de empregos. Por isso, vocês têm a minha garantia de que farei tudo que for possível para conseguir destravar projetos e garantir recursos para cá”, disse o senador Humberto Costa.

Entre os pleitos da categoria, estão a ampliação do cais 7 ao 10, a dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução e a realização de uma batimetria multifeixe na área para avaliar a profundidade do ancoradouro. Juntos, os projetos devem injetar no Porto do Recife cerca de R$ 4 bilhões.

Com potencial inexplorado, ‘mercado do lixo’ deixa legado de danos ambientais e sociais


Todos os dias, cada habitante de Manaus produz, em média, 1,272 kg de todo tipo de lixo e boa parte dele nem deveria ser chamada assim. O que a gente joga fora e nenhum dos garis e catadores retira das ruas ou dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) poderia movimentar aproximadamente R$ 10 milhões por ano só com a reciclagem.

A reportagem é de Mônica Prestes, publicada por A Crítica e republicada por Amazônia, 02-10-2015.

Mas, em vez de gerar riqueza, 98,8% das 2.621,429 toneladas de resíduos sólidos coletadas diariamente pela prefeitura ainda são descartadas sem passar por essa etapa, acelerando o fim da vida útil do aterro da capital – que tem, hoje, não mais que cinco anos – e trazendo à tona uma pergunta: onde nosso lixo vai parar?

“Muita gente pensa que o problema termina quando ela coloca a sacolinha pra fora do portão, mas não: É ali que ele começa”, lembra Vanderlei Soares Coelho, 50, que dedicou os últimos 21 anos da vida dele a garimpar materiais recicláveis em meio a montanhas de resíduos no lixão do Município de Novo Airão (a 180 quilômetros de Manaus), às margens da rodovia AM-070, um dos muitos a céu aberto espalhados pelos 61 municípios do interior do Amazonas, que amargam situação ainda mais preocupante que a capital.

MP recomenda que Serra Talhada reveja sanção da transferência de alunos


Tendo em vista as denúncias feitas por pais de alunos da rede de ensino municipal de Serra Talhada quanto à adoção inadequada da transferência compulsória de estudantes por motivos de indisciplina, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Secretaria de Educação de Serra Talhada e à Gerência Regional de Educação do Alto Sertão do Pajeú que revejam as práticas referentes à aplicação da transferência.

Conforme explicou o promotor de Justiça Vandeci Sousa Leite, o objetivo do MPPE é evitar que as transferências sejam adotadas como prática de caráter punitivo, gerando prejuízos aos estudantes no processo de aprendizagem.

“Vários pais e responsáveis compareceram à Promotoria de Justiça de Serra Talhada informando que só haviam sido chamados à escola após a aplicação da transferência compulsória, sem ter a oportunidade de participar do processo. Isso viola o direito constitucionalmente garantido da ampla defesa, inclusive porque em muitos casos as situações de indisciplina cometidas pelos alunos não justificavam a aplicação da transferência”, ressaltou o promotor de Justiça.

Petrolândia: Homenagem da Secretaria de Saúde ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, comemorado neste domingo (04)

Secretaria Municipal de Petrolândia

Velho Chico celebra 514 anos de descobrimento e conta com ações da Codevasf para revitalização

Foto: Zinclar/CBHSF

No próximo domingo, 04 de outubro, é comemorado o aniversário de 514 anos de descobrimento do rio São Francisco. Carinhosamente apelidado de Velho Chico, o Rio São Francisco é protagonista na vida de muitos brasileiros. São tantas histórias que permeiam o São Francisco que navegar por ele é como passear pela história do Brasil. Suas águas passam por cinco estados; além de Minas Gerais, o rio banha as terras de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe até desaguar no Oceano Atlântico.

No município de Piaçabuçu, em Alagoas, o pescador Antônio Amorim, presidente da Colônia de Pescadores Z 19, fala com orgulho da profissão herdada do pai. É da pesca praticada na região que ele retira o sustento da sua família. “Eu tenho mais de 25 anos que a minha vida é pescar desse rio. Hoje aqui a gente retira o nosso sustento é do Rio São Francisco”, conta emocionado.

O São Francisco também é responsável pela sobrevivência de agricultores familiares dos perímetros irrigados da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). As águas do Velho Chico contribuem para a irrigação da produção agrícola desses produtores.

Confira os jogos da 29ª rodada do Brasileirão da Série A deste sábado e domingo; Em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade


Confira abaixo os jogos da 29ª rodada do Brasileirão da Série A deste sábado e domingo, que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Jogos deste sábado (03)
Inter x Sport - 18:30
Coritiba x Atlético-MG - 18:30
São Paulo x Atlético-PR - 21:00

Jogos de domingo (04)
Flamengo x Joinvile - 11;00
Avaí x Vasco - 11;00
Santos x Fluminense - 16:00
Ponte Preta x Corinthians - 16:00
Cruzeiro x Grêmio - 16;00
Goiás x Figueirense - 16:00
Chapecoense x Palmeiras - 18;30

Clique e confira as notícias do esporte deste final de semana

Por Globoesporte.com

Fomento Mulher beneficia trabalhadoras rurais em Pernambuco

Maria Fernanda entrega cartao do Fomento Mulher para Núbia da Conceição (Foto: Rômulo Serpa/MDA)

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizou, nesta sexta-feira (2), um evento que marcou a entrega de um importante projeto para mulheres da zona rural de Pernambuco, o Fomento Mulher. Significa a aplicação de R$ 3 milhões em crédito, um investimento que está beneficiando mil famílias.

O encontro aconteceu na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra, no Recife. Até o fim do ano, a previsão é de que outras cinco mil famílias do Estado também sejam atendidas pelo programa. No Brasil, a previsão é de que sejam destinados mais de R$ 330 milhões em crédito.

Representantes de várias entidades ligadas ao campo, entre elas o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e a Organização Luta Pelo Campo (OLC), estiveram presentes ao ato. A Secretaria da Mulher e Secretaria de Agricultura do Estado também prestigiaram a renião.

Mancha no rio São Francisco não desapareceu, apenas se deslocou para paredões

Monitoramento aponta que mancha ainda não desapareceu (Foto: MPAL)

O aparecimento de uma mancha escura no Reservatório de Xingó em abril deste ano, resultou na execução de campanhas de monitoramento da água da região, conforme o plano de contingência da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). No primeiro momento, a mancha apresentou a extensão de 35km e, através da simulação de picos de cheia realizadas pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF, foi possível diluir a mancha causada pela concentração de microalgas fitoplanctônicas (Dinoflagelado Ceratium sp) no Rio São Francisco. A concentração de microalgas é denominado de “bloom” de algas.

“Após a discussão entre diversos órgãos públicos, foi solicitado à CHESF que aplicasse um aumento de carga líquida dentro do reservatório para gerar picos de cheia. Com isso se criou uma vazão instantânea acima do limite normal e imediatamente abaixo desse limite, com ondas de choque capazes de diluir a concentração principal da mancha”, explica Cláudio Júlio Machado, Gerente de Meio Ambiente. Em consequência dos picos de cheia, a mancha recuou em faixas de diluição até que se movimentou para zonas de amortecimento, ou seja, próximo aos paredões, região sem fluxo, movimento ou corrente de ar.

STF autoriza que Lula seja ouvido na Lava Jato

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (2) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros do governo dele sejam ouvidos em depoimento em um dos inquéritos da Operação Lava Jato.

O pedido para ouvir Lula foi formulado ao ministro pela Polícia Federal. O ex-presidente não é investigado no caso, mas será ouvido na condição de testemunha, como defende o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ou "informante", nas palavras do ministro.

O ministro não usou o termo “testemunha”, como Janot, para não qualificar a forma como o ex-presidente será ouvido. Em tese, num inquérito penal, uma pessoa depõe na condição de investigado (pela qual não tem compromisso de dizer a verdade) ou testemunha (em que se compromete a falar a verdade). A figura do informante só existe num processo de natureza civil e, nessa condição, também não há obrigação de dizer a verdade.

A assessoria do Instituto Lula informou que a decisão de Zavascki confirma que não há motivo para que ele seja investigado.

"A manifestação do ministro Teori Zavaski confirma o entendimento do Procurador Geral da República: o ex-presidente Lula não pode ser investigado nos inquéritos sobre a Petrobras, porque não há qualquer razão para isso. O ministro Teori vai além: Lula não pode nem mesmo ser ouvido como testemunha. O ex-presidente sempre esteve à disposição das autoridades da República para colaborar na busca da verdade e, se convidado, o fará como um dever de cidadania", diz o texto da nota.

Petrolina: Reunião do GT faz balanço de melhorias na Ilha do Fogo

 Foto: Leonardo Alexandre

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Turismo, promoveu na manhã de ontem (01/10), mais uma reunião ordinária do Grupo de Trabalho da Ilha do Fogo. O encontro aconteceu pela primeira vez em Juazeiro-BA, na Sala dos Conselhos, na Praça da Catedral, onde foi apresentado um balanço das medidas que estão sendo adotadas pela Prefeitura para melhoria da Ilha.

O grupo foi recepcionado pelo Roosevelt Duarte, assessor de gabinete que representa a cidade vizinha. Integrantes da Associação dos Pescadores da Ilha do Fogo, da Univasf e do Coletivo ‘Amigos da Ilha’ também estavam presentes.

AÇÕES CONCRETAS

“Goiana vai ser a capital do desenvolvimento na Mata Norte”, diz Côrte Real

Fotos: Francisco Lima

Durante o lançamento da pedra fundamental para a construção da escola técnica do Senai Goiana, nesta sexta-feira (2), o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) afirmou a chegada da unidade de ensino na região vai proporcionar um salto de desenvolvimento para a Mata Norte. “Com a escola técnica, Goiana vai ocupar o lugar que já esteve no passado e vai ser a capital do desenvolvimento na Mata Norte. E de maneira includente. Vamos levar o desenvolvimento, através de Goiana, para todos os municípios da região”, sacramentou o petebista.

O lançamento da pedra fundamental da escola técnica do Senai Goiana marcou o início da obra de terraplanagem da unidade, que vai ocupar uma área de 43,2 mil metros quadrados, sendo 10,8 mil de área construída, às margens da PE-62, no distrito de Nova Goiana. Para essa primeira etapa, foram investidos R$ 1,1 milhão. Em janeiro de 2016, será lançado o edital de licitação para construção das salas e laboratórios. Ao todo, a unidade vai demandar R$ 37 milhões em recursos.