Postagens

Mostrando postagens de Outubro 3, 2015
Publicidade

Petrolândia: Pré-candidato a prefeito, Dr. João Lopes reúne correligionários para anunciar acordo com PMDB

Imagem
Na noite de quinta-feira passada (1º), Dr. João Lopes, médico e Diretor Presidente do IBVASF (Instituto Beneficente do Vale do São Francisco), em reunião com grande número de amigos e correligionários, anunciou que foi acordada sua filiação ao PMDB, após encontro com lideranças do partido na Capital.

Candidato a deputado estadual mais bem votado em Petrolândia em 2014, Dr. João é pré-candidato declarado a prefeito do município no próximo ano.

''Na quarta-feira (30) eu estive com o vice-governador Raul Henry (PMDB), e ficou acordado de que eu entraria no PMDB e assumiria a condição de presidente na sua comissão provisória. E hoje é fato, ele vai vir a Petrolândia para fazer um ato de filiação partidária'', disse Dr. João Lopes, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia. A matéria completa, em que o médico dá detalhes do seu afastamento do PSB, irá ao ar no programa ''Acordando com as Notícias'', no início da próxima semana, onde ta…

Petrolândia: AABB informa fechamento do campo em outubro, para recuperação do gramado

Imagem
Gramado do campo vai ser recuperado (Foto: Assis Ramalho)
A AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), em Petrolândia, informa que o campo de futebol estará fechado durante o mês de outubro, para recuperação do gramado. As atividades serão retomadas em novembro.

O campo será cuidado por Silvano da Vila, João Bocão e Lula.

Redação do Blog de Assis Ramalho com informações da Diretoria da AABB

Petrolândia: Petrofight com Arena Combat MMA acontece neste domingo (04) no Ginásio de Esportes

Imagem
Neste domingo (04), acontecerá pela primeira vez em Petrolândia, no Ginásio de Esportes, o Arena Combat MMA. Neste evento acontecerão lutas amadoras e profissionais de Muay Thai e MMA. Contará com a presença de atletas de toda região. 
A abertura dos portões ocorrerá a partir das 16h e as competições terão inicio às 17h. Ingressos a venda na Academia C2 Fitness, na CS Confecções e no local do evento, ao preço de 10 reais + 1 kg de alimento não perecível. 
Informações no telefone (75) 9174-5869 - Mestre Walid.
Academia C2 Fitness

Ações nas escolas incentivam alunos a ter alimentação saudável

Imagem
Para marcar o Mês Mundial da Alimentação a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), montou uma programação para levar às escolas municipais atividades para conscientizar as crianças da necessidade da alimentação saudável. A ação começou ontem, sexta-feira (2) com cerca de 150 alunos de 7 a 14 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lilian Maso, na zona Norte. Eles assistiram a uma palestra sobre alimentação saudável e participaram de uma gincana sobre o tema.

As atividades devem ocorrer até o final do mês em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, com o tema Proteção Social e Agricultura: Quebrando o Ciclo da Pobreza Rural. “Vamos passar por locais estratégicos onde já desenvolvemos ações este ano, como as pré-conferências de segurança alimentar que precederam a conferência nacional em novembro em Brasília, disse o coordenador de Segurança Alimentar da SDTE, Mar…

Petrolândia: Neste domingo tem Ressaca da Festa do Padroeiro no Bar e Balneário Roça de Samyr

Imagem
Informações: Samyr Oliveira
Arte: Beto Designer

Projeto 'Outras Palavras' entrega kits com obras literárias pernambucanas para escolas da Rede Estadual

Imagem
O kit é composto por 12 livros, nove deles vencedores das duas primeiras edições do Prêmio Pernambuco de Literatura (Foto: Costa Neto/Secult-PE)
Na última quinta-feira (1º), 120 escolas de referência e técnicas estaduais receberam, através do projeto ‘Outras Palavras’, promovido pela Fundarpe e pelas secretarias de Educação e Cultura, kits contendo os nove livros vencedores das duas primeiras edições do Prêmio Pernambuco de Literatura, além de outras publicações. A solenidade de entrega aconteceu no Teatro Apolo, no bairro do Recife Antigo, e reuniu centenas de professores e gestores.
Os kits farão parte dos acervos das bibliotecas das unidades de ensino e facilitarão o acesso dos alunos as recentes produções literárias do Estado e publicações especiais com reportagens sobre Patrimônios Vivos, mestres e grupos da nossa cultura popular. Durante o evento, o secretário de Educação, Fred Amancio, falou sobre o entusiasmo da pasta com o projeto.

“Este momento é importante, pois marca uma das…

Ações do Outubro Rosa vão para o interior de Pernambuco

Imagem
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O câncer de mama ocupa o primeiro lugar em mortes de mulheres por câncer no Brasil. As vítimas de câncer já somam 522 mil mulheres no país.

Em Pernambuco, as ações de conscientização contra o câncer de mama estão distribuídas na maioria dos municípios. Em João Alfredo, distante 81 quilômetros do Recife, a campanha realizada pela Secretaria da Mulher do município, apoiou a Casa Rosa, uma associação de Assistência às Mulheres com Câncer de Pernambuco.

A secretária da Mulher de João Alfredo, Solange Chaves, está distribuindo o laço rosa, símbolo da campanha, para a população e conscientizando as pessoas sobre a importância da prevenção. “Na quinta-feira (08-10), no aniversário de 80 anos de emancipação política da cidade, será feito um ato público em prol do Outubro Rosa”, anuncia Solange.

Na agenda 40, Miguel Coelho defende unidade do partido e critica falta de políticas para saúde em Petrolina

Imagem
Miguel Coelho (​Foto: André Santos​)
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou, neste sábado (03), a tradicional Agenda 40 na capital do São Francisco. O evento reuniu lideranças locais dos socialistas e deu voz a segmentos da população para debater saúde, educação, transporte, acessibilidade, políticas de gênero entre outros assuntos.

O encontro foi comandado pelo presidente do PSB de Petrolina, Miguel Coelho, que criticou a degradação do sistema de saúde municipal e pediu unidade das lideranças da oposição para superar as adversidades que a cidade enfrenta. “A reclamação que mais se ouviu aqui nesta Agenda 40 foi sobre o sistema de saúde. A população tem cobrado todos os dias isso. O resumo que podemos tirar de tudo que foi ouvido aqui e do que se vê nas ruas é que o povo de Petrolina quer mudar essa realidade. Mas é preciso fazer a união dos campos da oposição e para isso é necessário ter humildade.”

Médicos Sem Fronteiras condenam ataque a hospital no Afeganistão

Imagem
Os Estados Unidos reconheceram que poderão ter causado “danos colaterais” em um centro da organização MSF em Kunduz e afirmaram que investigam o incidente (Foto: MSF)
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) condenou hoje (03) o ataque aéreo que atingiu esta madrugada um hospital em Kunduz, ao norte do Afeganistão, e que causou a morte de, pelo menos, nove membros da organização e mais 37 feridos.

“É com profundo pesar que confirmamos a morte de nove elementos da MSF durante o bombardeamento da noite passada num hospital da organização em Kunduz”, diz comunicado da MSF.

A MSF esclarece que todas as partes envolvidas no conflito, inclusive em Cabul e Washington, foram claramente informadas da localização exata (coordenadas GPS) das instalações da organização em Kunduz, incluindo o hospital, a pousada, o escritório e uma unidade de estabilização em Chardara, no noroeste de Kunduz.

Humberto defende mais recursos para o Porto do Recife

Imagem
O líder do PT no Senado, Humberto Costa, garantiu empenho na busca por mais investimentos no Porto do Recife. Nesta sexta-feira (2), o senador se reuniu com o presidente do ancoradouro, Olavo de Andrade Lima, e representantes de sindicatos e empresários do setor para tratar do tema.
“O Porto do Recife é fundamental para o escoamento da produção e para a garantia de empregos. Por isso, vocês têm a minha garantia de que farei tudo que for possível para conseguir destravar projetos e garantir recursos para cá”, disse o senador Humberto Costa.

Entre os pleitos da categoria, estão a ampliação do cais 7 ao 10, a dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução e a realização de uma batimetria multifeixe na área para avaliar a profundidade do ancoradouro. Juntos, os projetos devem injetar no Porto do Recife cerca de R$ 4 bilhões.

Com potencial inexplorado, ‘mercado do lixo’ deixa legado de danos ambientais e sociais

Imagem
Todos os dias, cada habitante de Manaus produz, em média, 1,272 kg de todo tipo de lixo e boa parte dele nem deveria ser chamada assim. O que a gente joga fora e nenhum dos garis e catadores retira das ruas ou dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) poderia movimentar aproximadamente R$ 10 milhões por ano só com a reciclagem.

A reportagem é de Mônica Prestes, publicada por A Crítica e republicada por Amazônia, 02-10-2015.

Mas, em vez de gerar riqueza, 98,8% das 2.621,429 toneladas de resíduos sólidos coletadas diariamente pela prefeitura ainda são descartadas sem passar por essa etapa, acelerando o fim da vida útil do aterro da capital – que tem, hoje, não mais que cinco anos – e trazendo à tona uma pergunta: onde nosso lixo vai parar?

“Muita gente pensa que o problema termina quando ela coloca a sacolinha pra fora do portão, mas não: É ali que ele começa”, lembra Vanderlei Soares Coelho, 50, que dedicou os últimos 21 anos da vida dele a garimpar materiais recicláveis em meio a montanha…

MP recomenda que Serra Talhada reveja sanção da transferência de alunos

Imagem
Tendo em vista as denúncias feitas por pais de alunos da rede de ensino municipal de Serra Talhada quanto à adoção inadequada da transferência compulsória de estudantes por motivos de indisciplina, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Secretaria de Educação de Serra Talhada e à Gerência Regional de Educação do Alto Sertão do Pajeú que revejam as práticas referentes à aplicação da transferência.

Conforme explicou o promotor de Justiça Vandeci Sousa Leite, o objetivo do MPPE é evitar que as transferências sejam adotadas como prática de caráter punitivo, gerando prejuízos aos estudantes no processo de aprendizagem.

“Vários pais e responsáveis compareceram à Promotoria de Justiça de Serra Talhada informando que só haviam sido chamados à escola após a aplicação da transferência compulsória, sem ter a oportunidade de participar do processo. Isso viola o direito constitucionalmente garantido da ampla defesa, inclusive porque em muitos casos as situações de indisciplina com…

Petrolândia: Homenagem da Secretaria de Saúde ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, comemorado neste domingo (04)

Imagem
Secretaria Municipal de Petrolândia

Velho Chico celebra 514 anos de descobrimento e conta com ações da Codevasf para revitalização

Imagem
Foto: Zinclar/CBHSF
No próximo domingo, 04 de outubro, é comemorado o aniversário de 514 anos de descobrimento do rio São Francisco. Carinhosamente apelidado de Velho Chico, o Rio São Francisco é protagonista na vida de muitos brasileiros. São tantas histórias que permeiam o São Francisco que navegar por ele é como passear pela história do Brasil. Suas águas passam por cinco estados; além de Minas Gerais, o rio banha as terras de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe até desaguar no Oceano Atlântico.

No município de Piaçabuçu, em Alagoas, o pescador Antônio Amorim, presidente da Colônia de Pescadores Z 19, fala com orgulho da profissão herdada do pai. É da pesca praticada na região que ele retira o sustento da sua família. “Eu tenho mais de 25 anos que a minha vida é pescar desse rio. Hoje aqui a gente retira o nosso sustento é do Rio São Francisco”, conta emocionado.

O São Francisco também é responsável pela sobrevivência de agricultores familiares dos perímetros irrigados da Companhi…

Confira os jogos da 29ª rodada do Brasileirão da Série A deste sábado e domingo; Em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade

Imagem
Confira abaixo os jogos da 29ª rodada do Brasileirão da Série A deste sábado e domingo, que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Jogos deste sábado (03)
Inter x Sport - 18:30
Coritiba x Atlético-MG - 18:30
São Paulo x Atlético-PR - 21:00
Jogos de domingo (04)
Flamengo x Joinvile - 11;00
Avaí x Vasco - 11;00
Santos x Fluminense - 16:00
Ponte Preta x Corinthians - 16:00
Cruzeiro x Grêmio - 16;00
Goiás x Figueirense - 16:00
Chapecoense x Palmeiras - 18;30
Clique e confira as notícias do esporte deste final de semana
>Brasileirão Série A >Brasileirão Série B >Cartola FCFórmula 1
>Futebol Internacional
>Copa do Brasil
Por Globoesporte.com

Fomento Mulher beneficia trabalhadoras rurais em Pernambuco

Imagem
Maria Fernanda entrega cartao do Fomento Mulher para Núbia da Conceição (Foto: Rômulo Serpa/MDA)
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizou, nesta sexta-feira (2), um evento que marcou a entrega de um importante projeto para mulheres da zona rural de Pernambuco, o Fomento Mulher. Significa a aplicação de R$ 3 milhões em crédito, um investimento que está beneficiando mil famílias.

O encontro aconteceu na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra, no Recife. Até o fim do ano, a previsão é de que outras cinco mil famílias do Estado também sejam atendidas pelo programa. No Brasil, a previsão é de que sejam destinados mais de R$ 330 milhões em crédito.

Representantes de várias entidades ligadas ao campo, entre elas o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e a Organização Luta Pelo Campo (OLC), estiveram presentes ao ato. A Secretaria da Mulher e Secretaria de …

Confira as manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 03 de outubro de 2015

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 03 de outubro de 2015; Confira
Gazeta de Alagoas; Renan se afasta e vice assume o governo

Diário do Nordeste-CE; Invalidez por acidente de trânsito cresce 75% em um ano no Estado
A Tarde; Ministro do STF analisa legalidade de vistorias do Detran-BA
Correio da Bahia; Confirmada contaminação de água por urânio no sudoeste do estado
Tribuna da Bahia; Prefeito de São Gonçalo dos Campos é afastado do cargo por improbidade administrativa
O Globo; Supremo autoriza depoimento de Lula na Lava-Jato
O Dia-RJ: Vereador é preso suspeito de matar ex-prefeito na Região Serrana
Extra-RJ: Pastor é preso suspeito de matar ex de mulher que seria sua amante
Folha de São Paulo; Em e-mail, Andrade Gutierrez citou Lula por negócios na Venezuela
O Estado de São Paulo; Cunha diz que decisão do TCU pode 'turbinar' pedido de impeachment
Correio Braziliense; Enem libera na web cartão de confirmação
Estado de Minas; Salários d…

Mancha no rio São Francisco não desapareceu, apenas se deslocou para paredões

Imagem
Monitoramento aponta que mancha ainda não desapareceu (Foto: MPAL)

O aparecimento de uma mancha escura no Reservatório de Xingó em abril deste ano, resultou na execução de campanhas de monitoramento da água da região, conforme o plano de contingência da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). No primeiro momento, a mancha apresentou a extensão de 35km e, através da simulação de picos de cheia realizadas pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF, foi possível diluir a mancha causada pela concentração de microalgas fitoplanctônicas (Dinoflagelado Ceratium sp) no Rio São Francisco. A concentração de microalgas é denominado de “bloom” de algas.

“Após a discussão entre diversos órgãos públicos, foi solicitado à CHESF que aplicasse um aumento de carga líquida dentro do reservatório para gerar picos de cheia. Com isso se criou uma vazão instantânea acima do limite normal e imediatamente abaixo desse limite, com ondas de choque capazes de diluir a concentração principal da manc…

STF autoriza que Lula seja ouvido na Lava Jato

Imagem
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (2) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros do governo dele sejam ouvidos em depoimento em um dos inquéritos da Operação Lava Jato.

O pedido para ouvir Lula foi formulado ao ministro pela Polícia Federal. O ex-presidente não é investigado no caso, mas será ouvido na condição de testemunha, como defende o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ou "informante", nas palavras do ministro.

O ministro não usou o termo “testemunha”, como Janot, para não qualificar a forma como o ex-presidente será ouvido. Em tese, num inquérito penal, uma pessoa depõe na condição de investigado (pela qual não tem compromisso de dizer a verdade) ou testemunha (em que se compromete a falar a verdade). A figura do informante só existe num processo de natureza civil e, nessa condição, também não há obrigação de dizer a verdade.

A assessoria do Instituto Lula informou que a decisão de Zava…

Petrolina: Reunião do GT faz balanço de melhorias na Ilha do Fogo

Imagem
Foto: Leonardo Alexandre
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Turismo, promoveu na manhã de ontem (01/10), mais uma reunião ordinária do Grupo de Trabalho da Ilha do Fogo. O encontro aconteceu pela primeira vez em Juazeiro-BA, na Sala dos Conselhos, na Praça da Catedral, onde foi apresentado um balanço das medidas que estão sendo adotadas pela Prefeitura para melhoria da Ilha.

O grupo foi recepcionado pelo Roosevelt Duarte, assessor de gabinete que representa a cidade vizinha. Integrantes da Associação dos Pescadores da Ilha do Fogo, da Univasf e do Coletivo ‘Amigos da Ilha’ também estavam presentes.

AÇÕES CONCRETAS

“Goiana vai ser a capital do desenvolvimento na Mata Norte”, diz Côrte Real

Imagem
Fotos: Francisco Lima
Durante o lançamento da pedra fundamental para a construção da escola técnica do Senai Goiana, nesta sexta-feira (2), o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) afirmou a chegada da unidade de ensino na região vai proporcionar um salto de desenvolvimento para a Mata Norte. “Com a escola técnica, Goiana vai ocupar o lugar que já esteve no passado e vai ser a capital do desenvolvimento na Mata Norte. E de maneira includente. Vamos levar o desenvolvimento, através de Goiana, para todos os municípios da região”, sacramentou o petebista.

O lançamento da pedra fundamental da escola técnica do Senai Goiana marcou o início da obra de terraplanagem da unidade, que vai ocupar uma área de 43,2 mil metros quadrados, sendo 10,8 mil de área construída, às margens da PE-62, no distrito de Nova Goiana. Para essa primeira etapa, foram investidos R$ 1,1 milhão. Em janeiro de 2016, será lançado o edital de licitação para construção das salas e laboratórios. Ao todo, a unidade vai …

Publicidade