sábado, outubro 03, 2015

Ações do Outubro Rosa vão para o interior de Pernambuco


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O câncer de mama ocupa o primeiro lugar em mortes de mulheres por câncer no Brasil. As vítimas de câncer já somam 522 mil mulheres no país.

Em Pernambuco, as ações de conscientização contra o câncer de mama estão distribuídas na maioria dos municípios. Em João Alfredo, distante 81 quilômetros do Recife, a campanha realizada pela Secretaria da Mulher do município, apoiou a Casa Rosa, uma associação de Assistência às Mulheres com Câncer de Pernambuco.

A secretária da Mulher de João Alfredo, Solange Chaves, está distribuindo o laço rosa, símbolo da campanha, para a população e conscientizando as pessoas sobre a importância da prevenção. “Na quinta-feira (08-10), no aniversário de 80 anos de emancipação política da cidade, será feito um ato público em prol do Outubro Rosa”, anuncia Solange.

Entre os municípios que também estão realizando atos públicos, caminhadas, distribuição de material informativo estão Cachoeirinha, Panelas, Ibirajuba, Poção e Caruaru.

A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, falou da importância de se levar a campanha para o interior, pois tanto o câncer de mama quanto o de útero são os dois tipos de câncer que mais prejudicam a saúde das mulheres. “É importante que todas saibam que a gente pode sim prevenir o câncer de mama com o autoexame e com visitas periódicas ao médico”, avisa.

CASA ROSA – As mulheres diagnosticadas com o câncer de mama que residem no interior do Estado podem contar com um lugar para ficar durante o tratamento. Esse é o trabalho feito pela Casa Rosa - associação de Assistência às Mulheres com Câncer de Pernambuco – que disponibiliza hospedagem, alimentação e acompanhamento psicossocial para as mulheres em tratamento e acompanhante.

Durante todo o mês de outubro, a Casa Rosa está com o Quiosque Solidário, no piso L1 do Shopping Rio Mar, comercializando produtos e distribuindo panfletos, cartilhas e o laço rosa entre lojistas e visitantes para o conhecimento da campanha. A instituição conta com o apoio da Secretaria da Mulher de Pernambuco.

Nos dias 16 e 19 próximos, serão agendados 150 exames de mamografias entre mulheres com 50 a 69 anos que residam no Recife e que tenham o cartão do SUS. Para ter direito ao exame, elas devem se dirigir ao Instituto JCPM que fica no shopping.

A gestora e uma das fundadoras da Casa Rosa, Kadja Camilo, explica que a campanha já conta com a colaboração de entidades públicas e privadas. Segundo ela, 34 restaurantes estão ajudando a campanha com a colaboração de R$ 1,00 por conta. O valor é para ajudar a manter a instituição.

Para obter mais informações sobre o câncer de mama, o mastologista do Hospital Oswaldo Cruz, Rossano Araújo, vai estar no dia 15/10, às 15h, no Instituto JCPM realizando palestra sobre o tema.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário