quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Decisão do STF sobre fim de doações de empresas vale para próxima eleição municipal

A crise promete chegar às campanhas eleitorais. Será o fim das campanhas-ostentação?

As campanhas políticas das eleições municipais do ano que vem não poderão contar com doações de empresas, de acordo com a decisão tomada hoje (17) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski e o ministro Luiz Fux, relator da ação na qual a matéria foi discutida, nem mesmo a eventual sanção da lei aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados poderá liberar as contribuições para partidos e candidatos.

No dia 9 de setembro, a Câmara aprovou a minirreforma eleitoral e regulamentou as doações. O texto aguarda decisão da presidenta Dilma Rousseff, que pode sancioná-lo ou vetá-lo. Se a presidenta sancionar a lei, será preciso uma nova ação para questionar a validade das doações no Supremo, devido a posição contrária adotada pelo tribunal.

Segundo Lewandowski, a decisão da Corte já está valendo hoje (17). A partir da eleição do ano que vem, somente serão permitidas doações de pessoas físicas. Os partidos também continuarão a contar com recursos do Fundo Partidário, garantidos pela Constituição. Pela regra atual, a doação de pessoas físicas é limitada a 10% do rendimento bruto do ano anterior.

CGU e Polícia Federal investigam fraude no transporte escolar em Pernambuco

De acordo com a CGU, as contratações para transporte escolar municipal eram feitas por pregão, ou em caráter emergencial, com dispensa de licitação.

A Superintendência da Polícia Federal (PF) em Pernambuco deflagrou, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), a Operação Carona, que investiga contratos de empresas de transporte escolar com o Poder Público no estado. De acordo com as denúncias, as empresas A.R Resendis e A.G Serviços superfaturaram serviços em municípios do estado e receberam, de forma fraudulenta, mais de R$ 50 milhões.

De acordo com a CGU, as contratações para transporte escolar municipal eram feitas por pregão, ou em caráter emergencial, com dispensa de licitação. As empresas, no entanto, não tinham estrutura para executar os serviços e subcontratavam terceiros, geralmente os próprios moradores da cidade, por valores mais baixos que os pagos pela prefeitura.

Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em sete municípios do estado. As ações ocorrem na capital, Recife, e nas cidades de Caruaru, Serra Talhada, Carpina, Limoeiro, Glória do Goitá e Passira. Prefeitos também são alvo das investigações. A Operação Carona conta a participação de 65 policiais federais e sete analistas da CGU.

Petrolândia: CAPS realiza atendimentos especiais na Semana Municipal de Combate e Prevenção à Depressão e ao Suicídio

Oficina terapêutica oferecida pelo CRAS às pessoas acompanhadas pelo CAPS
Atendimento médico, psicológico e odontológico foi realizado no CAPS durante esta semana

Termina nesta sexta-feira (18), em Petrolândia, a Semana Municipal de Combate à Depressão e ao Suicídio, iniciada na última segunda-feira, com extensa programação, na qual o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) recebeu atenção especial. 

O CAPS recebeu oficinas terapêuticas e atividades físicas e culturais, além do atendimento médico, odontológico, além de palestras e atendimento psicológico abertos à comunidade.

A Semana Municipal de Combate à Depressão e ao Suicídio tem como objetivo tratar de dois temas complexos. A depressão é o mais comum dos transtornos mentais, mas é uma doença tratável. A Organização Mundial da Saúde calcula que, em vinte anos, a depressão ocupará o segundo lugar no ranking dos males que mais matam. Reconhecer a depressão é frequentemente o maior obstáculo para diagnosticar e tratar o doente. Infelizmente, aproximadamente metade das pessoas que passa pela depressão nunca tem a doença diagnosticada ou tratada. E isso pode ser uma ameaça: mais de 10% das pessoas que têm depressão se suicidam. Saiba mais aqui>O que é depressão


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fontes Secretaria Municipal de Saúde e site Minha Vida
Fotos: Secretaria Municipal de Saúde/Divulgação

Eduardo Baptista é o novo técnico do Fluminense

Eduardo Baptista assina com o Fluminense até o fim de 2016 (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Eduardo Baptista é o nome do novo treinador do Fluminense. A diretoria carioca fechou com o técnico do Sport um dia depois de demitir Enderson Moreira. O técnico, de 45 anos, assinou com o Tricolor das Laranjeiras até o fim de 2016. Ele chegará junto com o auxiliar Pedro Gama e será apresentado após o treinamento desta sexta-feira, na Urca.

- Estou saindo de uma grande equipe onde tenho uma história e sou muito grato. O que me seduziu foi o projeto apresentado pelo presidente Peter Siemsen que tem uma leitura sobre futebol muito parecida com a minha. Acredita na importância dos jogadores experientes e acredita nas divisões de base. Chego ao Fluminense muito animado. É um clube que me identifico e o torcedor pode esperar uma dedicação total, de 24 horas, pelo melhor para o clube. Minha família ficou em Recife e estarei completamente focado neste novo desafio – disse o novo treinador.

Após o treinamento de sexta, Eduardo Baptista viaja com a delegação para Campinas. No sábado, estreia no comando da equipe diante da Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, às 21h.

Petrolândia: ''Decisão de deixar liderança do governo foi minha", diz Dr. Eudes sobre renúncia à função na Câmara de Vereadores

"Foi uma decisão que eu já vinha pensando há alguns dias, e não foi pelo motivo que o vereador Jorge disse, de que eu estava defendendo o indefensável", disse Dr. Eudes em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia

O líder da bancada do governo na Câmara Municipal de Petrolândia, Eudes Fonseca (PRB) anunciou sua renúncia à liderança da base da Prefeitura na sessão realizada na noite dessa quarta-feira (16). O vereador, que é odontólogo, justificou a decisão com a indisponibilidade de tempo para dedicar-se à função, e acrescentou que seus colegas vereadores governistas têm mais experiência do que ele na Câmara, que ainda está em seu primeiro mandato, portanto haverá um bom substituto para o encargo, entre eles.

Em entrevista que foi ao ar na manhã desta quinta-feira (17), no programa ''Acordando com as Notícias'', transmitido pela Web Rádio Petrolândia, o vereador analisou o resultado da reunião e disse que a decisão de deixar a liderança do governo foi de sua iniciativa, como uma ideia amadurecida durante algum tempo.

''Eu quero deixar bem claro que o motivo de eu estar deixando a liderança do governo, foi uma decisão minha. Foi uma decisão que eu já vinha pensando há alguns dias, e não foi pelo motivo que o vereador Jorge disse (em discurso no plenário), de que eu estava defendendo o indefensável. Eu não penso assim. Eu sempre tive pulso firme, sempre busquei o melhor para Petrolândia, e como líder do governo sempre trouxe as respostas solicitadas pelos amigos vereadores. Eu sempre ajudei e vou continuar ajudando a gestão do nosso município. O motivo da minha decisão também se deve pelo fato de, no momento, me encontrar com pouco tempo para assumir um cargo tão importante, que é ser lider do governo. Também entendo que um outro vereador, com mais mandatos, com mais experiência do que eu, possa também ter a oportunidade de conduzir a liderança do governo.''

Notícias relacionadas (clique para ler)
>Renúncia de Eudes Fonseca à liderança da bancada do governo é comemorada pelos vereadores de oposição
>Vereador Eudes Fonseca deixa a liderança da bancada do governo na Câmara

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Projeto Visita do Coração, da Casa das Juventudes, leva solidariedade e carinho aos pacientes internados no Hospital Municipal


Os pacientes das enfermarias do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, recebem mensalmente a visita do projeto "Visita do Coração", realizado pela Casa das Juventudes, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Os jovens atendidos pela Casa das Juventudes participam das visitas, com a proposta de levar carinho, conforto e alegria, no projeto que une solidariedade à formação da cidadania.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Secretaria de Saúde de Petrolândia/Divulgação

Petrolândia: Renúncia de Eudes Fonseca à liderança da bancada do governo é comemorada pelos vereadores de oposição

Após a sessão dessa quarta (16), a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia entrevistou o presidente da Câmara, Fabiano. O vereador encerrou a reunião com o convite para Dr. Eudes ingressar no grupo oposicionista.

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na noite desta quarta-feira (16), o vereador Eudes Fonseca, ao fazer uso da palavra como líder do governo, comunicou sua saída do encargo de porta-voz da Prefeitura e anunciou aquele como seu último pronunciamento. O odontólogo justificou a decisão com a indisponibilidade de tempo para dedicar-se à função e lembrou que seus colegas vereadores da base governista têm mais experiência do que ele na Câmara, que está em seu primeiro mandato, e poderão desempenhar bem o serviço.

A decisão de Dr. Eudes foi comemorada pelos vereadores de oposição, principalmente pelo presidente da Câmara e pré-candidato a prefeito nas eleições do próximo ano, Fabiano Jaques Marques, que vê possibilidade do agora ex-líder do governo na Casa passar a fazer parte da bancada da oposição.

Após a reunião, em entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, Fabiano analisou a saída de Eudes Fonseca da liderança da base do governo.

''Hoje, tivemos uma grata surpresa do jovem vereador Eudes Fonseca, que abriu os olhos em relação à atual administração, e viu que não tinha futuro nenhum defender o indefensável. É melhor você ter uma liberdade para defender o que a pessoa acha certo, porque o vereador é eleito pelo povo e para o povo é que ele tem que legislar. Então, quem sabe a partir de amanhã, ou depois, nós teremos mais um reforço na bancada de oposição, para se fortalecer mais ainda.''

Perguntado se estava confiante de que Dr. Eudes poderia fazer parte da bancada de oposição, o presidente da Câmara afirmou positivamente.

''Com certeza! Dr. Eudes é uma jovem liderança, é uma pessoa que tem tudo pela frente e que foi muito bem votado pelo povo de Petrolândia. Então, nós esperamos e contamos com o apoio dele para, juntos, começar a olhar os problemas da sociedade de Petrolândia, que tem uma administração que estagnou, e que nós verificamos que ao redor da nossa região temos, por exemplo, o município de Tacaratu, que tem uma pequena arrecadação, mas que atualmente está inaugurando cinco obras. Tem o município de Floresta, que está realizando concurso público, realizando festas. Então, infelizmente não vemos isso no nosso município e era para ver, porque temos uma arrecadação muito maior do que esses municípios. Mas, a esperança é a última que morre e temos a certeza de que estamos perto de chegar ao fim desta gestão, e quem sabe o povo vai saber escolher uma pessoa que tenha a coragem e vontade de trabalhar para o povo de Petrolândia.''

Jorge Viana (Foto: Arquivo)
Nossa reportagem também conversou com o vereador Jorge Viana, líder da oposição. O parlamentar disse ter Dr. Eudes tomado uma decisão acertada, pois estava difícil para ele "defender o indefensável".

''Eu acho que a decisão que Dr. Eudes tomou foi uma decisão inteligente, porque quando uma pessoa defende uma coisa que está sendo bom para o povo, uma administração que está sendo criativa, prestando um bom serviço ao povo do município, a pessoa cresce. Mas, quando uma pessoa passa a defender uma coisa que é indefensável, que não está dando fruto, essa pessoa passa a descer de ladeira abaixo. Então, Dr. Eudes tomou a decisão certa, que foi a de deixar a liderança do governo, e eu o parabenizo pela decisão."

Redação do Blog de Assis Ramalho

Norte e Nordeste registram piores resultados na avaliação nacional de alfabetização


Os dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), divulgados hoje (17) pelo Ministério da Educação, mostram que as regiões Norte e Nordeste têm os piores resultados. As áreas avaliadas foram leitura, escrita e matemática nas provas aplicadas a estudantes do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas.

Na escrita, a distância é maior. Apenas 3,72% dos estudantes do Nordeste e 4,12% do Norte alcançaram o melhor nível da avaliação. No Sul e Sudeste, o registro de alunos nesse patamar foi, respectivamente, de 32,55% e 36,13%. Para a escrita alcançar o melhor nível de avaliação, os estudantes precisam ter capacidade de escrever palavras com diferentes estruturas silábicas e um texto corretamente e com coerência.

Na avaliação de matemática, 11,76% e 13% dos alunos estiveram no patamar mais alto nas regiões Norte e Nordeste, enquanto nas regiões Sul e Sudeste 32,55% e 36,13% dos alunos alcançaram, respectivamene, esses níveis de avaliação. Esses estudantes são capazes, por exemplo, de resolver cálculos mais complexos.

Petrolândia: 2º Moto Fest agita a cidade neste final de semana


Este final de semana será de muita animação em Petrolândia com a realização do 2º Moto Fest, com grande programação na Orla Fluvial. O evento é aberto ao público e vai contar com shows musicais, estandes de expositores e área de camping. 

Segundo contato mantido pela reportagem do Blog de Assis Ramalho, da programação de shows anunciados, apenas a apresentação da dupla Gleydson & Henrick foi cancelada.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Leonardo

Blog de Assis Ramalho agradece aos leitores a marca de 6 milhões de visualizações, alcançados na tarde desta quinta

O Blog de Assis Ramalho agradece aos leitores e leitoras que conquistaram conosco mais uma marca importante, digna de nota: na tarde desta quinta-feira (17/09/2015) chegamos a marca de 6 milhões de visualizações. Agradecemos aos nossos leitores assíduos pelas visitas, comentários, sugestões, críticas construtivas e colaborações recebidas desde 31 de outubro de 2011, data de início de nossas atividades neste espaço. Portanto, são três anos e dez meses de pura dedicação em busca da boa informação.

Damos graças a Deus que nos concede força, foco e fé para realizarmos diariamente nosso trabalho, com paixão renovada todos os dias.

Por fim, dedicamos mais este fruto de nossos esforços aos nossos leitores, anunciantes, colaboradores e parceiros.

O Blog de Assis Ramalho, editado por Assis Ramalho e Lúcia Xavier chegou a marca de cinco milhões de vizualizações no dia 06 de abril deste ano. De lá, para essa presente data, conquistamos mais um milhão de visualizações em apenas cinco meses, atingindo a média de 200 mil visualizações mensais.

Em atividade há 3 ano, e dez meses o Blog de Assis Ramalho recebeu os seguintes prêmios na cidade de Petrolândia: Prêmio Sucesso Supremo 2012, Prêmio Excelência 2012, 2013, 2014 e 2015. Além disso, recebeu Voto de Aplausos, apresentado pelo Deputado Estadual Rodrigo Novaes à ALEPE-Assembleia Legislativa de Pernambuco.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Supremo proíbe doações de empresas para campanhas políticas

“A influência do poder econômico culmina por transformar o processo eleitoral em jogo político de cartas marcadas, que faz o eleitor um fantoche”, destacou a ministra Rosa Weber.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (17) proibir o financiamento privado de campanhas políticas. A Corte encerrou o julgamento, iniciado em 2013, de uma ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que questionou artigos da Lei dos Partidos Políticos e da Lei das Eleições.

Esses artigos autorizam as doações de empresas para partidos políticos e candidatos. Por oito votos a três, a maioria dos ministros entendeu que as doações desequilibram a disputa eleitoral.

Com a decisão do STF, as doações de empresas nas eleições passam a ser proibidas. No entanto, a polêmica sobre o assunto não está encerrada. Semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei para regulamentar as contribuições.

O texto aguarda decisão da presidenta Dilma Rousseff sobre sanção ou veto. Se a presidenta sancionar a lei, será preciso uma nova ação para questionar a validade das doações no Supremo, devido à posição contrária adotada pelo tribunal.

Para entrar em vigor nas eleições municipais do ano que vem, eventual sanção deve ser efetivada até 2 de outubro, um ano antes do primeiro turno do pleito.

Ginásio Pernambucano suspende aulas por falta de merenda escolar, denuncia Oposição

Afonso Reis Filho, gestor do Ginásio Pernambucano, em reunião com o deputado Sílvio Costa Filho (Foto: Assessoria/Divulgação)

O Ginásio Pernambucano, primeira escola em tempo integral do Estado, suspendeu as aulas do turno da tarde a partir desta semana por falta de alimentação para os alunos. De acordo com o diretor da unidade, o professor Afonso Reis Filho, a empresa Comida Pronta, responsável pelo fornecimento das refeições, informou que não mais entregaria os almoços à escola. A empresa, com sede em Petrolina, responde pelas refeições de mais duas escolas, e, segundo informações do Sintepe, o desabastecimento é percebido também em outras unidades.

A denúncia foi encaminhada à Bancada de Oposição de Pernambuco, liderada pelo deputado Silvio Costa Filho (PTB), que visitou a unidade no fim da manhã desta quinta-feira, para confirmar a informação. O parlamentar ouviu do gestor do Ginásio Pernambucano que não há previsão para a retomada do fornecimento do almoço e que as aulas da tarde ficarão suspensas até que a situação seja normalizada. “Vamos cobrar da Secretaria de Educação uma solução para o problema, para que os alunos não sejam prejudicados”, garantiu Costa Filho.

Humberto entrega unidades do Minha Casa, Minha Vida em Petrolina, nesta sexta (18)

Senador Humberto Costa (Assessoria de Comunicação/Arquivo)

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, desembarca, na manhã desta sexta-feira (18), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, para a entrega de 900 unidades habitacionais construídas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, criado pela presidenta Dilma Rousseff.

As mais de 4 mil pessoas beneficiadas com as casas no Residencial Brasil irão receber as chaves dos imóveis numa solenidade que ocorrerá a partir das 11h. Construídas em parceria com a prefeitura do município, as unidades serão entregues também com a presença do prefeito Júlio Lóssio (PMDB), do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto (PTB), e de outras lideranças políticas.

Extintor em carro não será mais obrigatório, exceto para veículos de transporte comercial de pessoas e de produtos inflamáveis

Obrigatório desde 1970, uso do extintor de incêndio em automóveis agora é facultativo, exceto nos veículos de uso comercial para transporte de passageiros e de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

O uso de extintor de incêndio em automóveis passará a ser facultativo no Brasil, conforme decisão tomada hoje (17) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A mudança na legislação envolve utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Porém, o equipamento permanece obrigatório para todos os veículos usados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus e ônibus, além de veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

Segundo informações do Ministério das Cidades, a obrigatoriedade do uso do extintor estava em vigor desde 1970. De acordo com a pasta, a decisão pelo uso opcional do equipamento foi tomada após encontros com representantes dos fabricantes de extintores, do Corpo de Bombeiros e da indústria automobilística.

“Estudos e pesquisas realizadas pelo Denatran [Departamento Nacional de Trânsito] constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio”, diz o ministério, ao destacar o corte automático de combustível em caso de colisão, a localização do tanque de combustível fora da cabine de passageiros e a flamabilidade de materiais e revestimentos.

Serra Talhada: Professores de Educação Física promovem a II Copa Beneficente de Futsal Escolar


Desportistas e professores de educação física de Serra Talhada arregaçaram as mangas e vão realizar a IIª Copa Beneficente Escolar de Futsal do município. O evento acontece nos dias 21 e 25 de setembro (segunda a sexta ), na quadra da AABB.

De acordo com o professor Robério Duarte, coordenador da Copa, o valor da inscrição são 10 quilos de alimentos não perecíveis, por equipe, que serão doados a famílias carentes da nossa cidade.
“Eu estou fazendo esse evento para conscientizar os jovens e eles perceberem que através do esporte podemos ajudar um irmão que se encontra passando fome e ele trazendo de sua casa apenas 1 Kg de alimento pode matar a fome de um indivíduo desamparado com toda a sua família. Isso é apenas uma gota de água no oceano”, declarou Duarte.
Irão participar da II Copa as escolas Irmã Elizabeth, Irnero Ignacio, Colégio de Aplicação, Imaculada Conceição, Methódio de Godoy Lima, Cornélio Soares, Solidônio Leite, Nova Geração, Manoel Pereira Lins, Clóvis Nogueira, Erempac, Nossa Senhora da Penha e o Antonio Timóteo. “Mas a premiação será apenas para a equipe campeã e vice-campeã”, alertou Robério Duarte.

Afogados da Ingazeira: Após manter a liderança contra o Petrolina, presidente do Afogados agradece apoio da Prefeitura

Prefeito José Patriota com atletas do Afogados
Ênio Amorim, presidente do time afogadense

O Afogados da Ingazeira Futebol Clube empatou em um a um com o Petrolina ontem (16), fora de casa, e manteve-se na liderança do grupo A do Campeonato Pernambucano categoria sub-23. Com catorze pontos, mesma pontuação do Petrolina, mas ganhando no saldo de gols – 13 contra 6 do adversário – o Afogados vem mostrando um futebol de bom nível.

Com uma equipe entrosada, um treinador competente e com larga bagagem no futebol, o time também traz como trunfo, a eficiente organização logística fora das quatro linhas, essencial para dar tranquilidade para quem entra em campo.

Tudo isso tem sido possível, segundo palavras do Presidente do Clube, Ênio Amorim, graças a dois fatores: o apoio de torcedores e comerciantes do município, e o patrocínio master da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, pelo segundo ano consecutivo.

“O patrocínio da Prefeitura, posso dizer com toda a certeza, é responsável por arcar com parte expressiva de nossas despesas. O Prefeito José Patriota é um grande desportista, vai aos jogos, participa, e não tem se furtado em dar todo o apoio ao clube,” afirmou Ênio.

Seminário Nacional Nas Trilhas da Proteção Integral de Crianças e Adolescentes


Saber mais>http://procidadania.org.br/trilhas/

Fonte: ProCidadania

Ilha do Maroto receberá limpeza para a realização da River Sunset


Faltam poucos dias para a segunda edição da River Sunset, evento festivo - sem fins lucrativos e de caráter socioambiental – que acontece sobre as águas do Rio São Francisco, no próximo domingo (20). Os organizadores do evento realizam amanhã (18) uma ação de limpeza na Ilha do Maroto, local onde será montada a estrutura da festa. Além da limpeza, a equipe está fazendo vistorias no local, juntamente com oficiais da Marinha e do Corpo de Bombeiros, para delimitar corretamente a área de banhistas, embarque e desembarque da festa.

A River Sunset é apoiada pela Prefeitura Municipal de Petrolina, e prevê a arrecadação de alimentos que serão doados a instituições de caridade do município, assim como ocorreu ano passado. Além da festa, o evento também contempla uma etapa do Campeonato Nacional de Jet Ski, que acontece no sábado (19), em frente ao Portal do Rio, na Orla de Petrolina, a partir das 10h.

“Será um belo espetáculo, que vai atrair um grande público de fora e também da cidade. Nosso objetivo é incentivar os esportes náuticos e marcar a abertura de uma nova estação de forma saudável e animada”, afirma Jeferson Ramón Campos, um dos organizadores.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, destaca ainda que o Vale tem um grande potencial para atividades desta natureza. “Esta é uma maneira de fomentar o turismo náutico da região, que pode ser bem explorado, de maneira consciente, sem agredir a natureza”, destacou.

Jeferson lembra ainda que a Ilha do Maroto é um espaço público, com acesso livre à comunidade, mas que os interessados em adquirir a camisa do evento (recurso que auxilia no custeio da festa) podem compra-la nos postos autorizados, juntamente com 2k de alimentos não perecíveis.

SERVIÇO:
SÁBADO (19/09) = Campeonato de Jet Ski
Portal da Rio – Orla de Petrolina = 10h as 17h

DOMINGO (20/09) = Festa River Sunset
Ilha do Maroto = 12h as 22h
Acesso via Barquinhas na Ilha do Sol (Parque Aquático) a partir das 11h
Pontos de Venda da Camisa: (Canard, Vale ingressos, Vale Náutica, Portal SG)

Ricardo Alves/Ascom Sedesa/Prefeitura Municipal de Petrolina

Feira apresenta equipamentos para quem deseja abrir uma pequena oficina


Empreendedores e profissionais da área de reparação de veículos, que planejam ter um negócio próprio, podem encontrar na Feira de Tecnologia Automotiva – Autonor 2015 todas as máquinas e equipamentos necessários para montar uma pequena oficina. No evento, que está sendo realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, até o próximo sábado, estão em exposição não só equipamentos sofisticados e de alto custo, mas também itens mais acessíveis que possibilitam a implantação desde uma simples borracharia, até uma oficina especializada em injeção eletrônica, ou uma codificadora de chaves de ignição para veículos. A variedade de produtos é grande e vai desde um simples macaco jacaré até scanners que identificam na tela de um tablet ou smartphone os problemas do motor.

Um empreendedor interessado em prestar serviço de codificação de chaves, por exemplo, pode começar seu negócio investindo, aproximadamente, R$ 5 mil com os equipamentos básicos, incluindo a o equipamento de codificação de chaves, multímetro e caneta de polaridade. Para o profissional que quer trabalhar com injeção eletrônica, o investimento básico inicial é, em média, de R$ 7 mil, contendo teste de injeção eletrônica, caneta de polaridade, máquina de limpeza de bicos e multímetro.

Afogados da Ingazeira realiza 2ª Conferência da Juventude nesta sexta-feira (18)


A Prefeitura de Afogados da Ingazeira convida toda a população para participar da segunda Conferência Municipal de Juventude, que este ano terá como tema "As várias formas de mudar o Brasil".

Diversas entidades representativas da sociedade civil estão ajudando o Governo Municipal na organização da Conferência. Da parte da Prefeitura, a promoção da Conferência está sob a responsabilidade de Risolene Lima, Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres.

A Conferência ocorre nesta sexta (18), a partir das oito da manhã, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Petrolândia: Cuidados para eliminar focos de mosquito da dengue devem ser redobrados no período de festas

O controle do mosquito é a ação mais importante, pois as pessoas podem ter chikungunya e dengue ao mesmo tempo (Foto: Secretaria de Saúde de Petrolândia/Divulgação)

Pernambuco confirmou, no início deste mês, quatro novos casos de febre chikungunya. Desses, dois casos aconteceram no município de Iati, no agreste meridional, e são os primeiros registros de circulação da doença em território pernambucano. Os outros casos foram notificados em Itaíba e no Recife e estão sendo investigados para confirmar se a doença foi contraída ou não no Estado.

Com esses quatro novos casos, Pernambuco soma, em 2015, seis casos confirmados da doença – os dois primeiros foram importados da Bahia. Ao todo, 180 casos foram notificados como suspeitos, sendo 169 descartados. Entre os descartados, 65 deram positivo para dengue. “O Estado não está em situação epidêmica. Contudo, temos que agir mais enfaticamente, neste momento, para evitar que os números cresçam. Para isso, a população precisa ficar vigilante, já que cerca de 90% dos focos do mosquito transmissor da doença estão nas residências”, explica a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da SES, Claudenice Pontes.

Por ocasião da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis em Petrolândia, principalmente durante os shows em praça pública, no final deste mês e início de outubro, é esperado grande número de pessoas vindas de outras cidades e estados. A cidade não está entre os municípios em alerta por casos suspeitos de chikungunya, dengue e febre do zika, mas a prevenção é o melhor remédio.

Nesse contexto, reforçar a limpeza da própria casa, da rua em que se mora ou da cidade, não serve apenas para passar aos visitantes a imagem de uma cidade bem cuidada, na qual os moradores são pessoas conscientes quanto ao bem estar da própria comunidade e de quem passa pelo município. Trata-se de uma questão de eliminar e evitar o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti, a fim de que os turistas deixem em Petrolândia e levem da cidade apenas boas lembranças.

Cuidados importantes para eliminar os focos dos mosquitos:

Sobe para 10 número de mortos em terremoto no Chile

Terremoto causa destruíção no Chile (Foto: Ivan Alvarado/Reuters)

O governo do Chile cancelou na manhã desta quinta-feira (17) o alerta de tsunami que havia sido emitido para todo o país nesta quarta-feira (16) apóso forte terremoto registrado na costa chilena. O alerta tinha sido mantido na madrugada apenas nas regiões do Atacama e de Coquimbo, mais próximas ao epicentro, mas foi totalmente retirado nesta manhã pelo Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi), vinculado ao Ministério do Interior e de Segurança Pública.

Pelo menos 10 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no terremoto. Mais de um milhão de pessoas tiveram que deixar suas casas. Na manhã desta quinta, cerca de 100 mil famílias ainda estavam sem luz.

Segundo a presidente Michelle Bachelet, todos os hospitais do país estão funcionando. "As medidas foram tomadas de maneira oportuna, e houve uma retirada das pessoas bastante rápida", afirmou.

Jatobá: Gean Ramos fará show beneficente nesta quinta (17) em Itaparica


Queridos amigos de Jatobá, nesta quinta feira (17) estarei tocando no pátio da Igreja de Itaparica. Na noite que terá como tema a caridade, quero convidar a todos para esse momento de encontro com a música e com a boa sensação de fazer algo por alguém. 

Estaremos recebendo doação para ajudar a nossa conterrânea Stefani que está internada no hospital do trauma em Campina grande, onde sofreu um grave acidente.

Será um prazer receber o carinho de todos vocês e reverter com esperança é icentivo para Stefani e familiares.

Vamos tera a parceria de Juninho music com sua iluminação. E aproveito e estendo o convite aos artistas de Jatobá para aparecer e dá uma canja comigo.

Terei também Camila Yasmine que esta chegando e fará sua participação.


Notícia relacionada (clique para ler)
>Cantor e compositor Gean Ramos é entrevistado pelo Blog de Assis Ramalho

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/foto: Facebook Gean Ramos

Petrolândia: Orion Formação Profissional anuncia realização de cursos de operação de máquinas pesadas em breve


A Orion Cursos anuncia que vai oferecer em Petrolândia, nos próximos dias, cursos para operação de máquinas pesadas (retroescavadeira, pá carregadeira, escavadeira hidráulica e motoniveladora). Segundo informações da Orion, os profissionais da área recebem de 2 mil a 5 mil no mercado de trabalho.

De acordo com a representante, os cursos oferecidos pela Orion têm 5 dias de aulas teóricas e simulador 3D, mais dois dias de aulas práticas, totalizando 46 horas-aula, e não é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A Orion oferece cadastro do currículo do profissional, apostila do curso e certificado reconhecido.

A Orion Formação Profissional é uma escola de educação profissional de nível técnico, com sede em São Paulo-SP e filial em Campina Grande-PB, especializada na formação de operadores de máquinas pesadas.

Mais informações e inscrições: (87) 99629-7515.

Obs.: As informações são de responsabilidade da empresa anunciante do treinamento.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Jéssica/Orion Cursos

Petrolândia: 1ª Trilha Corta Barro será realizada no dia 27 de setembro


No período da Festa do Padroeiro, em Petrolândia, será realizada a 1ª Trilha Corta Barro, no domingo (27), com café da manhã e saída às 8h00 da manhã. No retorno, na AABB Petrolândia, será servido almoço, ao som de paredão.

A inscrição, com direito a camisa do evento, é R$ 30,00.

Mais informações e inscrições com os organizadores: Luizinho Cross (87 99918-4545), Jackson Cross (87 99607-6624) e Jyordan Soares (87 99660-0723).

Redação do Blog de Assis Ramalho

Dunga faz lista sem Neymar e chama Gil e Renato Augusto para as Eliminatórias; confira lista


O técnico da seleção brasileira, Dunga, divulgou na manhã desta quinta-feira a lista de convocados para os dois primeiros jogos da equipe nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, contra Chile e Venezuela, nos dias 5 e 13 de outubro - confira a tabela. A maior novidade foi a presença do lateral-direito Rafinha, do Bayern de Munique, que estava cotado para tirar o passaporte alemão e defender a seleção local. O meia Renato Augusto, do Corinthians, é outro nome novo.

Veja os convocados:

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio) e Alisson (Internacional);

Laterais: Fabinho (Monaco), Rafinha (Bayern de Munique), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Marcelo (Real Madrid);

Rio é a primeira cidade da América Latina a ter extensão de domínio na internet


A cidade do Rio de Janeiro se torna a partir de hoje (17) a primeira da América do Sul a ter uma extensão de domínio na internet com seu nome. O .rio já conta com cerca de 4,2 mil domínios pré-reservados pelo site www.meudominio.rio e os responsáveis têm 60 dias para confirmar a aquisição do endereço, no valor de R$130 por ano.

O processo foi aprovado este ano pela Divisão de Domínios Globais da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann) e o contrato, assinado nessa quarta-feira (16) com a Empresa Municipal de Informática (IplanRio), em cerimônia de lançamento no Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul do Rio.

De acordo com o secretário de Administração, Marcelo Queiroz, a nova extensão de domínio significa ter a marca da cidade na internet. “O .rio significa um jeito de ser carioca, uma cultura carioca, significa uma transformação de uma cidade que as pessoas acreditam. E o .rio é positivo porque vai gerar uma economia cada vez maior no Rio de Janeiro para o turismo, para todas as áreas dessa cidade.”

Afogados da Ingazeira promove segunda edição do projeto Saúde em Movimento, com aulões de ginástica


A segunda edição do Projeto Saúde em Movimento tem sido um sucesso de público, nas diversas atividades que vem promovendo com o objetivo de avaliar as condições de saúde e nutrição da população Afogadense, além, é claro, de estimular a prática saudável de atividades físicas. O fim do sedentarismo é fundamental para uma vida com mais saúde.

Todas as noites, desde a última segunda, a Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara tem ficado lotada com a grande frequência do público interessado em participar das aulas ministradas por profissionais de diversas academias de Afogados da Ingazeira. Vida Ativa (segunda), Estação Atlética (Terça) e Treino Fitness (Quarta) se revezaram na condução dos aulões, que acontecem em frente à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, sempre a partir das 19 horas.

Para participar das atividades noturnas, os interessados precisam se inscrever na Secretaria Municipal de Saúde, organizadora do projeto, ou no local do evento, e doar um quilo de alimento não perecível. Até terça-feira, a Secretaria já havia arrecadado mais de 200 quilos de alimentos. O total arrecadado pela Prefeitura e Afogados da Ingazeira ao fim do evento será doado à Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, e entregue ao Padre Josenildo do Pajeú. 

Câmara aprova regulamentação e tributação dos salões de beleza


O plenário da Câmara aprovou ontem (16) projeto de lei que regulamenta e disciplina os chamados “salão-parceiro” e “profissional parceiro”. A matéria dispõe também sobre a base de tributação desse tipo de serviço e das condições trabalhista do profissional do setor.

O texto define como “salão-parceiro” o detentor dos bens materiais necessários ao desempenho das atividades profissionais de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicuro, depilador e maquiador.

O “profissional-parceiro”, de acordo com o projeto, é o aquele que trabalha nos salões de beleza (salão-parceiro), mesmo que constituído sob a forma de empresa. A proposta estabelece ainda que o salão-parceiro e o profissional-parceiro poderão adotar o regime especial de tributação previsto no Estatuto da Micro e Pequena Empresa e que os profissionais poderão atuar como microempreendedor individual.

Dilma preserva programas sociais, garante Humberto

Humberto acredita que é hora de o Congresso Nacional, que criou muitas despesas ao longo deste ano, contribuir com o debate e apresentar soluções para a construção conjunta de uma saída que equilibre o Orçamento. (Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado)

Os cortes previstos pelo Governo não castigam as parcelas mais desfavorecidas da população e preservam os principais programas sociais que mudaram radicalmente a realidade brasileira a partir de 2003. Esta é a avaliação do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que subiu à tribuna nesta quarta-feira (16) para analisar as medidas do ajuste fiscal propostas pelo Executivo e cobrar responsabilidade do Congresso Nacional no debate sobre o equilíbrio fiscal do país.

O líder do PT ressaltou que a presidenta Dilma vem sofrendo forte pressão de diversos setores para que promova uma tesourada nos orçamentos da saúde e da educação e suprima recursos destinados a programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e de forte inclusão social, como o Fies e o Pronatec.

"O que muitos querem é que os pobres paguem por esse ajuste. Mas não vamos castigá-los para pagarmos os juros da dívida, como se fazia em governos anteriores. Em que pese as imperfeições em relação à forma e ao método como o Governo anunciou as medidas do ajuste fiscal, tropeçando no calendário e sem uma ampla negociação, não iremos aceitar que os mais desfavorecidos sejam penalizados", declarou.

Entidade médica destaca cuidados para população evitar a trombose


No Dia Internacional de Combate e Prevenção à Trombose, nessa quarta-feira (16), o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), vascular Julio César de Peclat de Oliveira, chamou a atenção da população para essa doença, que se caracteriza pela formação de trombos, ou coágulos, no sistema circulatório, afetando principalmente as veias dos membros inferiores e da região pélvica.

“É uma doença multifatorial”, disse o especialista. Ela acomete, em especial, mulheres jovens que tomam pílulas anticoncepcionais, pessoas que fazem viagens prolongadas terrestres ou aéreas acima de oito horas de duração, pacientes acamados em recuperação de cirurgias, portadores de câncer e tabagistas. “Nesse grupo de pacientes, o cuidado deve ser redobrado, principalmente na prevenção da trombose venosa profunda (TVP)”.

De acordo com Peclat de Oliveira, 50% das tromboses não apresentam sintomas. Quando a pessoa chega a ter sintomas, como dor e inchaço nas pernas, além de vermelhidão, deve procurar imediatamente um angiologista ou cirurgião vascular para que seja feito o diagnóstico da trombose, por meio de um exame de ecodoppler. Segundo a SBACV, a cada 100 mil habitantes, 60 casos de TVP são diagnosticados por ano.

Petrolândia: Igreja Verbo da Vida apresenta o filme "À Prova de Fogo" no Cine Love, neste sábado (19)

Informações: Verbo da Vida

TCE divulga diagnóstico sobre destinação do lixo em Pernambuco

Aterros sanitários (Fotos: TCE-PE/Divulgação)

O Tribunal de Contas divulgou nessa terça-feira (15) o resultado de um levantamento sobre a destinação do lixo em Pernambuco. O estudo, feito pelo Núcleo de Engenharia do TCE, tomou por base informações fornecidas pela CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente) e dados das inspeções realizadas este ano pelos técnicos do tribunal.

O levantamento mostra que a maior parte (82,6%) dos 184 municípios pernambucanos ainda não deposita seus resíduos sólidos em aterros sanitários. Em 129 municípios (70,1%) os dejetos são descartados em lixões. Apenas 32 cidades (17,4%) utilizam locais adequados para o serviço, enquanto que 23 municípios (12,5%) depositam o seu lixo nos chamados "aterros controlados", que seria uma situação intermediária, mas ainda inadequada.

Pernambuco dispõe apenas de 09 aterros sanitários licenciados, um número bem abaixo do considerado ideal pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos para atender às necessidades da população, que seria de 54 aterros.