quinta-feira, setembro 17, 2015

Fernando Bezerra Coelho destaca projeto de voluntariado do Recife

Senador Fernando Bezerra Coelho (Foto: Assessoria/Divulgação)

Uma iniciativa inovadora de gestão, que vem estimulando o voluntariado no Recife e já conta com 37 mil colaboradores. O projeto Transforma Recife foi tema do pronunciamento feito nessa quarta-feira (16/09) pelo Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB). Lançado há cinco meses pelo prefeito Geraldo Júlio (PSB) o Transforma Recife é um portal que funciona como uma rede social do bem, reunindo cerca de 350 entidades, como escolas, orfanatos e hospitais, que publicam quais são suas necessidades. As pessoas voluntárias cadastradas no portal escolhem que instituições querem ajudar e agendam um horário para colaborar.

"Já temos mais de 170 mil horas de trabalho voluntário dedicado. Um feito incrível, que está fazendo do Recife a capital mais solidária do país e mostrando que é possível contar com a participação da população, que mesmo vivendo momentos difíceis está sempre pronta para ajudar", afirmou Fernando Bezerra. Ele destacou que a experiência do Recife serve como referência para o Brasil inteiro, na promoção de práticas colaborativas.

Fernando Bezerra destacou que o projeto reafirma o compromisso administrativo de Geraldo Júlio com as questões sociais e o futuro do Recife. Leia abaixo a íntegra do pronunciamento do Senador.



Senhor Presidente,

Senhoras Senadoras e Senhores Senadores,

Venho a esta tribuna hoje para falar de uma experiência inovadora e revolucionária, que está em curso neste momento no Recife. Há cinco meses o prefeito da capital pernambucana, o meu companheiro de partido Geraldo Júlio, lançou um projeto que está mudando a relação das pessoas com a cidade, focado na atenção aos que mais precisam. Trata-se do Transforma Recife, uma plataforma digital que reúne voluntários numa grande rede social do bem. Gente disposta a trabalhar gratuitamente nas mais diversas áreas, para ajudar a melhorar o lugar onde mora.

A ideia é simples e por isso mesmo extremamente prática e funcional. As entidades que precisam de voluntários inscrevem-se no portal Transforma Recife e explicam quais suas necessidades: professores, médicos, dentistas, artistas, marceneiros e outras tantas especialidades. As pessoas que querem colaborar também se inscrevem, informando como podem e querem ajudar.

A partir daí é criada uma teia de dados, que une as duas pontas da corrente. Homens e mulheres com vontade de dedicar parte de suas vidas em prol do coletivo descobrem quem está em busca de auxílio, marcam o horário e vão até a entidade prestar seus serviços.

A iniciativa do Prefeito Geraldo Júlio reuniu mais de 350 organizações sociais, que ofertaram 12 mil vagas de trabalho voluntário pela plataforma. O Transforma Recife tem cadastrados 37 mil recifenses, que juntos já dedicaram 170 mil horas de trabalho voluntário. Um feito incrível, que está fazendo do Recife a capital mais solidária do país e mostrando que é possível contar com a participação da população, que mesmo vivendo momentos difíceis está sempre pronta para ajudar.

Além da plataforma virtual, o projeto conta com uma sede física, localizada na região central do Recife, onde as pessoas também podem se cadastrar para participar. A iniciativa tem um custo extremamente baixo, em torno dos 50 mil reais mensais, para manutenção do portal e da estrutura de atendimento.

Um parceiro importante da prefeitura nesta ação pioneira é a Organização Governamental Novo Jeito, criada no Recife há cinco anos e que conta com 25 mil colaboradores. A ONG trabalha motivando as pessoas para a causa do voluntariado. Quero aqui, Sr presidente, aproveitar para cumprimentar todos os integrantes do movimento na figura do seu criador e principal motivador, o empresário Fábio Silva. Além do ativismo nas redes sociais, a ONG promove ações de rua, palestras e debates em todos os bairros da cidade multiplicando o espírito colaborativo.

O Transforma Recife é um modelo que deve ser observado com atenção pelas gestões Brasil afora. A plataforma tem uma interface governamental, que criou e mantém ativo o portal, mas seu principal ingrediente é o desejo das pessoas de fazer o bem.

Um dos pilares desta experiência, porém, é a credibilidade que a Prefeitura do Recife passa aos cidadãos e cidadãs. Os recifenses sabem que Geraldo Júlio está realizando um trabalho sério, buscando resolver os problemas cotidianos de um município complexo, mas planejando o futuro, discutindo o Recife que teremos nas próximas décadas.

Geraldo Júlio, para os que não conhecem, tem apenas 44 anos de idade. É um jovem gestor, servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado, que fez parte da minha equipe como secretário de controle interno, quando fui prefeito de Petrolina entre 2004 e 2006.

A partir de 2007 integrou a equipe do ex-governador Eduardo Campos como secretário de Planejamento, quando teve a oportunidade de coordenar, entre outras ações, o mais bem sucedido programa de redução da violência do país, o Pacto pela Vida.

Em 2010, Geraldo Júlio me substituiu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, consolidando a atração de novas empresas e o fortalecimento do crescimento do Estado. Em 2012, Geraldo aceitou o desafio de ser o candidato da Frente Popular do Recife à prefeitura de uma das cidades mais importantes do país. Venceu a disputa já em primeiro turno, com 51 por cento dos votos. Desde que assumiu, Geraldo Júlio vem fazendo uma gestão diferenciada, que está melhorando a qualidade de vida na capital pernambucana.

Senhor presidente, colegas de Senado, deixo aqui uma frase que é o slogan do Transforma Recife e que deve servir como inspiração para todos nós: Sozinho você pode muito. Mas juntos, podemos mais.

Muito obrigado.


Ascom Senador Fernando Bezerra Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário