quinta-feira, setembro 17, 2015

Petrolândia: Cuidados para eliminar focos de mosquito da dengue devem ser redobrados no período de festas

O controle do mosquito é a ação mais importante, pois as pessoas podem ter chikungunya e dengue ao mesmo tempo (Foto: Secretaria de Saúde de Petrolândia/Divulgação)

Pernambuco confirmou, no início deste mês, quatro novos casos de febre chikungunya. Desses, dois casos aconteceram no município de Iati, no agreste meridional, e são os primeiros registros de circulação da doença em território pernambucano. Os outros casos foram notificados em Itaíba e no Recife e estão sendo investigados para confirmar se a doença foi contraída ou não no Estado.

Com esses quatro novos casos, Pernambuco soma, em 2015, seis casos confirmados da doença – os dois primeiros foram importados da Bahia. Ao todo, 180 casos foram notificados como suspeitos, sendo 169 descartados. Entre os descartados, 65 deram positivo para dengue. “O Estado não está em situação epidêmica. Contudo, temos que agir mais enfaticamente, neste momento, para evitar que os números cresçam. Para isso, a população precisa ficar vigilante, já que cerca de 90% dos focos do mosquito transmissor da doença estão nas residências”, explica a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da SES, Claudenice Pontes.

Por ocasião da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis em Petrolândia, principalmente durante os shows em praça pública, no final deste mês e início de outubro, é esperado grande número de pessoas vindas de outras cidades e estados. A cidade não está entre os municípios em alerta por casos suspeitos de chikungunya, dengue e febre do zika, mas a prevenção é o melhor remédio.

Nesse contexto, reforçar a limpeza da própria casa, da rua em que se mora ou da cidade, não serve apenas para passar aos visitantes a imagem de uma cidade bem cuidada, na qual os moradores são pessoas conscientes quanto ao bem estar da própria comunidade e de quem passa pelo município. Trata-se de uma questão de eliminar e evitar o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti, a fim de que os turistas deixem em Petrolândia e levem da cidade apenas boas lembranças.

Cuidados importantes para eliminar os focos dos mosquitos:



- Mantenha bem tampados caixas d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água.
- Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios.
- Coloque no lixo todo objeto que possa acumular água. O lixo deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados.
- Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias.
- Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas.
- Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.
- Encha os pratinhos de plantas com areia.
- Retire a água acumulada sobre a laje.
- Mantenha as calhas d’água limpas.

O vírus do chikungunya é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, doença endêmica no Brasil e em zonas tropicais da América Latina. Os doentes podem apresentar febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. O controle do mosquito é a ação mais importante, pois as pessoas podem ter chikungunya e dengue ao mesmo tempo.

Redação do Blog de Assis Ramalho, com informações da Secretaria de Saúde de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário