quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Petrolândia: Vereador Fabrício Cavalcante solicita ao prefeito instalação de Posto de Atendimento Veterinário e ampliação do abrigo municipal de animais

 


Nessa quarta-feira, 11 de agosto, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, o vereador Fabrício Cavalcante apresentou Indicação para solicitar ao prefeito Fabiano Marques a implantação de de Posto de Atendimento Veterinário e ampliação do abrigo municipal de animais, já existente. 

Na mesma data, o vereador completava idade nova, mas, foi ele quem presenteou a causa da proteção e defesa dos direitos animais. A iniciativa foi aplaudida pela presidente da ONG Abrigo de Animais São Francisco de Assis-Abrasfa, Jane Souza, através de publicação em rede social para agradecer ao vereador e ao prefeito (ver matéria Petrolândia: Presidente da ONG Abrasfa, Jane Souza agradece Indicação do vereador Fabrício Cavalcante ao prefeito para estruturação de apoio veterinário do Município, no link https://www.assisramalho.com.br/2021/08/petrolandia-presidente-da-ong-abrasfa.html)

Confira abaixo a íntegra da Indicação de autoria do vereador Fabrício Cavalcante.

INDICAÇÃO Nº 082/2021

O Vereador Fabrício André Cavalcante Rodolfo, Nos termos do Artigo 156, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Petrolândia, ,

INDICA

AO EXMº PREFEITO MUNICIPAL, Sr. Fabiano Jaques Marques:

Seja Implantado no âmbito Municipal 01 Posto de Atendimento Veterinário, bem como, seja viabilizada a Ampliação do Abrigo de Animais já existente.

JUSTIFICATIVA

Governo do Estado confirma dois casos da variante Delta em pernambucanos

Pacientes moradores dos municípios de Abreu e Lima e Olinda, na Região Metropolitana do Recife, apresentaram primeiros sintomas de quadro leve no dia 15 de julho, e evoluíram para cura (Foto: Heudes Regis/SEI)

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), informou, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (12.08), que o sequenciamento genético das amostras de pacientes positivos para a Covid-19 feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) confirmou dois casos da variante Delta, originária da Índia. Essa é a primeira vez que essa cepa é identificada em pacientes pernambucanos. São dois homens residentes na Região Metropolitana do Recife – um em Abreu e Lima, com 24 anos, e outro em Olinda, com 49 – que tiveram o início dos sintomas no dia 15 de julho.

Os pacientes foram notificados no sistema e-SUS, voltado para os casos leves da doença, sem necessidade de hospitalização, e evoluíram para cura. No entanto, a área técnica da SES-PE já determinou a investigação epidemiológica nos dois municípios, para identificação de possíveis contatos. Caso existam casos interligados, haverá atuação para quebrar a cadeia de transmissão.

Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Adagro realizam reunião para solucionar praga mosca-de-estábulo em Pernambuco

União Nordestina Agropecuária trouxe a demanda para a SDA

Uma praga que se alastrou em alguns municípios de Pernambuco há 10 anos vem preocupando autoridades e produtores de carne bovina. A mosca-de-estábulo, como é popularmente conhecida, pousa e suga o sangue dos animais, trazendo prejuízos como feridas, perda de peso e transmitindo doenças.

Por isto, o secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Claudiano Martins Filho, o presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), Paulo Lima e representantes da União Nordestina Agropecuária (UNA) se reuniram para discutir maneiras de amenizar o problema.

Retomada da economia no Sertão do São Francisco tem investimentos de R$ 178 milhões

Em Petrolina, Paulo Câmara anunciou ações importantes nas áreas de infraestrutura, educação e desenvolvimento econômico. A previsão é de que 1,8 mil novos empregos sejam gerados (Foto: Hélia Scheppa/SEI)

PETROLINA – O governador Paulo Câmara iniciou, nesta quinta-feira (12.08), uma série de agendas no Sertão do São Francisco, envolvendo ações do Plano Retomada que receberão um investimento de R$ 178 milhões em infraestrutura, educação e desenvolvimento econômico, inclusive com previsão de geração imediata de 1,8 mil empregos. Na manhã de hoje, ele esteve na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Maria Wilza Barros de Miranda, em Petrolina, onde acompanhou ações do Programa Governo Presente e assinou projeto de lei dispondo da remissão e anistia de créditos tributários vencidos até 31 de dezembro de 2020, parcelamento e prorrogação de prazo de recolhimento do IPVA e taxas para motocicletas e motonetas com até 150 cilindradas, de propriedade de pessoas físicas.

O projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em regime de urgência. De acordo com Paulo Câmara, o objetivo é oferecer um estímulo à população que utilizam suas motocicletas e motonetas como meio de trabalho e para atividades econômicas diversas. “Vimos muita dificuldade das pessoas que utilizam a moto como instrumento para geração de emprego e renda, principalmente nesse período de pandemia, onde muitos estavam sem suas atividades, e resolvemos anistiar os débitos anteriores a 2020. Agora, as pessoas só precisam regularizar o de 2021, que teve o prazo prorrogado até dezembro”, complementou o governador.

Crise hídrica é conjuntural, não faltam recursos hídricos, diz ABRAPCH


O Brasil vive a pior seca dos últimos 91 anos. Os reservatórios estão em declínio, principalmente os da região Sudeste. Diante dessa crise hídrica, a justificativa tem sido a de que o período chuvoso foi insuficiente para abastecer as bacias hidrelétricas. Sem o despacho térmico a situação poderia estar muito mais desconfortável, com possível racionamento de água.

O presidente da ABRAPCH, Paulo Arbex, comenta que o problema é conjuntural. “A crise é de gestão e não de recursos hídricos”, disse ele. Não há falta de água no Brasil, existe deficiência de reservatórios, que não foram projetados anteriormente e nem dimensionados para atender a demanda.

Shopping Costa Dourada retoma feira de adoção de animais, em Jaboatão dos Guararapes-PE

Ação é resultado da parceria entre o Costa Dourada e a ONG Carinho Pet

Quem busca por um bom companheiro de quatro patas, agora tem a oportunidade perfeita para encontrá-lo. A partir deste domingo (15), o Shopping Costa Dourada retoma a sua tradicional feira de adoção de pets.

Realizado no corredor da entrada 1 do mall, o evento é gratuito e contará com mais de 15 animais, entre cães e gatos, que precisam de um lar. Os interessados na adoção devem apresentar um documento pessoal, comprovante de residência e ser maior de 18 anos. Além disso, passarão ainda por uma entrevista para conscientização de uma adoção responsável, evitando assim um novo abandono.

Eduardo da Fonte recebe cantora Walkyria e manifesta apoio à Lei Lucas Santos


A cantora Walkyria foi recebida pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) na Câmara dos Deputados e recebeu apoio do parlamentar pela criação da Lei Lucas Santos, que combate o cyberbullying. A deputada estadual Roberta Arraes (PP) também participou do encontro.

“Precisamos atualizar nossa legislação para proteger os brasileiros, especialmente a nossa juventude, das pessoas que usam a internet de maneira criminosa. Vamos nos empenhar pela criação da Lei Lucas Santos para que, em âmbito nacional, haja conscientização e combate ao cyberbullying, além da punição de quem usa as redes para atacar as pessoas e destilar discurso de ódio”, afirmou Eduardo da Fonte.

A Lei Lucas Santos faz alusão ao filho da cantora Walkyria Santos (Banda Magníficus), encontrado sem vida após sofrer ataques nas redes sociais.

Assessoria de Imprensa - Dep. Fed. Eduardo da Fonte (PP/PE)  

Petrolândia: Em 2019, alunos da Escola Municipal 6 de Março homenagearam o sr Gilberto de Menezes, protetor de animais

Aluno caracterizado de sr. Gilberto de Menezes apresentou o amor do professor pelos animais (Foto: Lúcia Xavier) 

No dia 30 de agosto de 2019, último ano letivo pré-pandemia, a Escola Municipal 6 de Março, localizada na Quadra 11 de Petrolândia, realizou a culminância da terceira edição do Projeto Gincana Folclórica Interdisciplinar com o tema "Vivenciando a cultura popular brasileira: o folclores e suas manifestações artísticas". Entre as 12 tarefas da gincana que mobilizou as turmas do 6º ao 9º anos, divididos nas equipes Azul, Amarelo, Verde e Vermelho, houve o desafio de caracterização de personalidades do município. Um dos homenageados pelos alunos foi o sr. Gilberto de Menezes. 

A turma destacou uma característica facilmente reconhecida do homenageado, sua bondade com os animais em situação de rua.  

Os outros homenageados foram Juliano Feitosa (Juliano Vans), o poeta e escritor Zé Luiz do Cordel e o radialista e blogueiro Assis Ramalho. Quem venceu a prova? O "sr. Gilberto".

Para ler ou reler sobre o evento escolar, clique aqui>https://www.assisramalho.com.br/2019/09/petrolandia-iii-gincana-folclorica.html

Redação do Blog de Assis Ramalho

Prefeitura de Petrolândia homenageia Sr Gilberto de Menezes, falecido nessa quarta (11/08)


No final da tarde desta quarta-feira, 11 de agosto de 2021, faleceu, na cidade de Maceió-AL, figura muito importante da sociedade petrolandense.

Seu Gilberto foi professor e diretor da Escola de Jatobá. Além de Assistente Social, foi advogado, contador, historiador e escritor. Escreveu o livro "De Jatobá a Petrolândia - três nomes, uma cidade, um povo".

A Prefeitura de Petrolândia, agradece ao mestre Gilberto de Menezes, pela sua contribuição histórica ao município e região.

Fonte: Assis Ramalho/BlogAR | IGH Petrolândia

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Presidente da ONG Abrasfa, Jane Souza agradece Indicação do vereador Fabrício Cavalcante ao prefeito para estruturação de apoio veterinário do Município

Abrasfa em ação na Praça dos Três Poderes (Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

Na noite dessa quarta-feira (11/08), a presidente da ONG Abrigo de Animais São Francisco de Assis-Abrasfa, Jane Souza, publicou em rede social um texto para agradecimento de Indicação do vereador Fabrício Cavalcante ao prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, para estruturação de apoio veterinário do Município, com ampliação de canil, construção de gatil e instalação de posto veterinário (Confira o teor da Indicação na matéria Petrolândia: Vereador Fabrício Cavalcante solicita ao prefeito instalação de Posto de Atendimento Veterinário e ampliação do abrigo municipal de animais, no link https://www.assisramalho.com.br/2021/08/petrolandia-vereador-fabricio.html

Leia abaixo a postagem feita no Instagram do @abrasfa.pe

Petrolândia: Hoje, o vereador @fabricioacavalcante fez uma indicação ao prefeito @fabianomarques14 para a implantação de um posto de atendimento veterinário, ampliação do canil e construção do gatil.

Resultado das reuniões e explanação do nosso trabalho no município, que vale salientar, já era conhecido pelos vereadores.

O Abrasfa atua não só nos resgates, mas também em propostas de políticas públicas para os animais. Articulando melhorias junto com o legislativo e executivo.

Acreditamos que resgatar os animais é muito importante, mas não resolve o problema. Pois se não houver um controle ético populacional, sempre haverá animais errantes/abandonados.

Por isso, buscamos junto ao executivo um veterinário para realizar gratuitamente a castração de cães e gatos assistidos por nós (fomos atendidos).

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta (13/08) a partir das 08h00; Confira novos serviços em ortopedia e agende sua consulta

 

A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta sexta-feira 13 de agosto de 2021, a partir das 08h00.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às quartas-feiras a partir das 14h;00 horas.

Petrolândia: Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer externa profundo pesar pelo falecimento do professor e historiador Gilberto de Menezes

Gilberto de Menezes e Maria Helena Gomes de Souza - Foto/arquivo pessoal


A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Petrolândia, vem a público externar o mais profundo pesar pelo falecimento do professor e historiador Gilberto de Menezes.

Professor compromissado, Contador, Assistente Social e Historiador, muito amado e respeitado por toda sociedade, deixa um grande legado para Educação e Cultura do município.


A nossa história está registrada em seu livro “De Jatobá a Petrolândia: Três nomes, uma cidade, um povo”.

A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos.

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Maria Helena Gomes de Souza
Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer foi aluna do professor Gilberto de Menezes e tem maior orgulho do amado mestre.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Maria Helena Gomes de Souza

No Dia do Estagiário, o IEL-PE promove evento com oportunidades e aprendizado


Para comemorar o Dia do Estagiário, celebrado em 18 de agosto, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) realiza a 1ª edição do Experience 2021: uma jornada rumo ao futuro, a partir das 13h40. O evento será aberto ao público, gratuito, online, ao vivo e vai reunir especialistas para conversar sobre mercado de trabalho, carreira e transformação digital. Na ocasião, os participantes vão ficar por dentro também sobre como funciona o cadastro para concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IEL-PE, que, atualmente, são 183 para os níveis técnico, médio e superior.

De acordo com o superintendente do IEL-PE, Israel Erlich, o estágio é o primeiro passo rumo à vida profissional e essa fase tem que ser cercada de orientação e oportunidade. “Sabemos da importância desse momento para os futuros profissionais e também para as empresas, que contarão com esses talentos para manter a sua engrenagem funcionando”, disse, destacando a importância do período de prática e aprendizagem profissional ligada à área de estudo do aluno.

Empresário, ex-deputado e ex-senador alagoano João Lyra morre aos 90 anos com complicações pós-Covid-19


Após se recuperar da Covid, há quase 3 meses, empresário teve pneumonia e uma broncoaspiração. Essas complicações, segundo o hospital onde ele estava internado, levaram ao óbito.

Trajetória

João José Pereira de Lyra, atuou na política e foi um grande empresário do setor sucroalcooleiro, ele fundou o Grupo João Lyra e presidiu a Laginha Agroindústria S.A., a matriz Usina Laginha, na cidade de União dos Palmares, partir de 1951. Em razão de suas atividades profissionais, presidiu o Sindicato da Indústria do Açúcar do Estado de Alagoas entre 1971 e 1974.

Em mais de 50 anos de vida empresarial, acumulou mais quatro usinas no setor sucroalcooleiro, duas delas na região do Triângulo Mineiro (MG). João Lyra, foi um dos pioneiros na instalação das Usina Trialcool, na cidade de Canápolis, no ano de 1.980 e depois a Usina Vale do Paranaíba, no ano 2.000, sendo essa uma das mais modernas do país na época.

Tacaratu: Velório do ex-prefeito José Gerson da Silva acontecerá em Caraibeiras no Ginásio de Esportes, e o sepultamento está marcado para as 16h00 desta sexta (13)

 

José Gerson da Silva - Foto: Lúcia Xavier BlogAR

De acordo com informações colhidas pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o sepultamento do corpo do ex-prefeito José Gerson da Silva, falecido em acidente automobilístico na madrugada dessa quarta-feira (11/08), em rodovia no Rio de Janeiro, deverá ser realizado nesta sexta-feira (13).

A previsão, segundo o amigo Tinho de Caraibeiras, é que o traslado do corpo será feito hoje para Maceió, com previsão de chegada à meia noite. A chegada em Tacaratu deverá ocorrer a partir das horas da manhã. O velório será realizado em Caraibeiras - no Ginásio de Esportes, e o sepultamento está marcado para às 16 horas.

Tinho esclareceu, ainda, que os acompanhantes de Gerson na viagem estão bem, na medida do possível. Gersinho, filho do ex-prefeito, fraturou o pulso e Fernando (Nando) fraturou o braço. Eles deverão voltar do Rio de Janeiro em voo marcado para as 13h de hoje.
   
Informaremos mais detalhes sobre a chegada do corpo e realização do velório, a qualquer momento.

José Gerson era comerciante da Terra da Rede (Caraibeiras) e transportava produtos para comercialização quando, supostamente, foi surpreendido em tentativa de assalto, que teria culminado com o acidente fatal, ao fugir da abordagem.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Inscrições abertas para a primeira Semana de Informática e Tecnologia do Sertão Pernambucano, realizada pelo IFSertãoPE Campus Floresta


Nos dias 17 e 18 de agosto acontece a primeira edição da "Semana de Informática e Tecnologia do Sertão Pernambucano – SIT Sertão PE”, evento realizado pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano Campus Floresta para possibilitar uma aproximação entre educação e tecnologia e mundo do trabalho. "Tecnologia da Informação na Educação: desafios e oportunidades" é o tema do evento que será composto por uma programação diversificada de palestras, rodas de conversa, apresentação oral de trabalhos, e desafios esportivos.

O evento é gratuito e aberto ao público geral, principalmente trabalhadores e pesquisadores da área de educação e tecnologia da informação, as inscrições estão abertas no site: https://www.even3.com.br/sitsertaope2021/ serão conferidos certificados a todos os inscritos que participarem das atividades e transmissões ao vivo a serem realizada no Canal de You Tube do IFSertãoPE Campus Floresta. Após a inscrição os participantes receberão informações adicionais da comissão organizadora.

Estudante de Petrolina conquista prêmio literário em concurso nacional

Cecília adora ler poesia, poetiza desde os 8 anos e tem Carlos Drummond de Andrade como referência (Foto: Divulgação)

“E da janela, eu paro, eu olho e suspiro. Me encontro diante das minhas inseguranças, frente a minha intensidade...” Estes são os versos iniciais do poema ‘Canetas Permanentes’, de autoria da estudante petrolinense Cecília Arrunátegui Miranda (16 anos), que conquistou a terceira colocação na categoria Juvenil do I Concurso de Poesias da Biblioteca Pública Castro Alves, promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves – RS.

Selecionada entre 765 inscritos de todos os estados do Brasil, a aluna do 2° ano do Plenus Colégio e Curso, recebeu como prêmio um pack de livros, três meses de acesso gratuito à biblioteca digital, através da Árvore de Livros, que possui mais de 30 mil livros; certificado de Honra ao Mérito; e publicação do poema em livro digital no formato e-book, que será lançado durante a 36ª Feira do Livro que vai acontecer de 6 a 17 de outubro em Bento Gonçalves.

Fabrizio Ferraz aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa do Ramal de Suape na Transnordestina


Na sessão de hoje (12), aprovamos a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Ramal de Suape na Transnordestina, da qual faremos parte. Um importante instrumento de articulação para que possamos garantir a chegada da ferrovia até o nosso Estado.

Em tempo, após aprovarmos na Comissão de Segurança Pública e Defesa Social, também registramos nosso voto favorável ao PL que dispõe sobre a comunicação aos órgãos de segurança pública, acerca da ocorrência de violência contra crianças, adolescentes e mulheres, no âmbito das instituições de ensino.

O trabalho segue firme!

Assessoria do deputado estadual Fabrizio Ferraz

Pernambuco recebe mais 43.250 doses de vacinas contra Covid-19 da Astrazeneca


Imunizantes serão destinados à aplicação das segundas doses dos grupos com comorbidades e pessoas com deficiências

Pernambuco recebeu, no início da madrugada desta quinta-feira (12.08), mais 43.250 doses de vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. Os imunizantes chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre e, em seguida, levados para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem e armazenamento.

“As novas doses do imunizante da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz serão destinadas à aplicação das segundas doses dos grupos com comorbidades e pessoas com deficiências. É importante que a população fique atenta ao prazo de completar o esquema vacinal e acompanhe o avanço da Campanha de Vacinação em seu município”, destacou o governador Paulo Câmara.

As novas doses serão distribuídas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) ainda na manhã desta quinta, juntamente com as 45.630 unidades da Pfizer/BioNTech que chegaram a Pernambuco na tarde desta quarta (11.08) e destinadas exclusivamente para iniciar o esquema vacinal.

Floresta: Homenagem do vereador PH Lira aos 104 anos de Nazaré do Pico


104 anos completa hoje Nazaré do Pico. Com muito orgulho sou nazareno e posso dizer que essa terra é meu lugar preferido no mundo, por me proporcionar as melhores lembranças.

Carrego a missão deixada de maneira honrosa por minha saudosa mãe Ceiça Lira, em ser representante do meu distrito na Câmara Legislativa e assim, poder lutar pelas melhorias necessárias para o desenvolvimento desse lugar e bem estar do seu povo.

Câmara de Petrolândia divulga nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Tacaratu, José Gerson

Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

NOTA DE PESAR

A Câmara Municipal de Petrolândia, lamenta com profundo pesar o falecimento do ex-prefeito de Tacaratu, José Gerson da Silva, ocorrido na madrugada desta sexta-feira, (11.08).

Gerson, foi gestor do Município de Tacaratu/PE, por dois mandatos, ( 2013 a 2020) realizando um significativo trabalho voltado ao desenvolvimento regional.

Não há dúvidas do destaque de Gerson, como um dos mais importantes políticos e homem público do Município. Diante do ocorrido, só nos resta pedir a Deus que conforte o coração de seus familiares e amigos, que se encontram acometidos pela dor da perda, dando-lhes forças para superar este momento difícil e para conviver com tamanha saudade.

A Câmara Municipal de Petrolândia, através da Mesa Diretora, Vereadores e Servidores, se solidariza com seus familiares e amigos.

Na oportunidade, presta as sinceras condolências por tão grande perda.

Câmara Municipal de Petrolândia

Boletim desta quinta [12/08/2021]: Com mais 712 casos e 16 óbitos de pessoas com Covid-19, PE totaliza 598.050 infectados e 19.117 mortos


Pernambuco confirmou, nesta quinta-feira (12), mais 712 casos e 16 mortes de pessoas com a Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o estado totalizou 598.050 infectados e 19.117 óbitos provocados pelo novo coronavírus, números contabilizados desde março de 2020, no início da pandemia.

A SES informou que os novos registros contam com 25 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), o que equivale a 3,5% das novas confirmações. Esses diagnósticos são de pessoas que foram internadas ou que morreram com a doença, totalizando 52.734 formas graves.

Os outros 687 casos confirmados nesta quinta são leves, o que equivale a 96,5% dos novos registros. Ao todo, o estado tem 545.316 infecções leves, de pessoas que não foram internadas, estavam assintomáticas ou descobriram terem sido infectadas após curadas, por meio de exames sorológicos.

Petrolândia: Homenagem de Dr Fabiano Oliveira ao Sr Gilberto de Menezes, falecido no Dia do Advogado

Divulgação/Dr. Fabiano Oliveira

Petrolândia: Velório e sepultamento do professor Gilberto Menezes acontecerá no final da tarde desta quinta (12/08) nesta cidade

Após uma vida dedicada a Petrolândia, mestre Gilberto de Menezes descansará no Cemitério São Francisco (Fotos: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

Nota de Falecimento

Comunicamos o falecimento do senhor Gilberto de Menezes, ocorrido na cidade de Maceió. O corpo estará chegando a Petrolândia por volta das 17h30, para o Centro de Velório do PAM, situado próximo ao Cemitério São Francisco, onde haverá um momento de oração e despedida.

Em seguida, o cortejo fúnebre se dirigirá ao cemitério municipal, onde será descansará "seu Gilberto", uma lenda da educação do município de Petrolândia. 

A família e amigos agradecem a todos que puderem estar presentes nesse ato de solidariedade cristã. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Luiz Carlos

Notícia relacionada

Tacaratu: Velório do ex-prefeito José Gerson da Silva acontecerá nesta sexta-feira (13/08) em Caraibeiras no Ginásio de Esportes; sepultamento está marcado para às 16 horas

Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

De acordo com informações colhidas pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o sepultamento do corpo do ex-prefeito José Gerson da Silva, falecido em acidente automobilístico na madrugada dessa quarta-feira (11/08), em rodovia no Rio de Janeiro, deverá ser realizado nesta sexta-feira (13). 

A previsão, segundo o amigo Tinho de Caraibeiras, é que o traslado do corpo será feito hoje para Maceió, com previsão de chegada à meia noite. A chegada em Tacaratu deverá ocorrer por volta das 8 horas da manhã. O velório será realizado em Caraibeiras - no Ginásio de Esportes, e o sepultamento está marcado para às 16 horas.

Tinho esclareceu, ainda, que os acompanhantes de Gerson na viagem estão bem, na medida do possível. Gersinho, filho do ex-prefeito, fraturou o pulso e Fernando (Nando) fraturou o braço. Eles deverão voltar do Rio de Janeiro em voo marcado para as 13h de hoje.  

José Gerson era comerciante da Terra da Rede (Caraibeiras) e transportava produtos para comercialização quando, supostamente, foi surpreendido em tentativa de assalto, que teria culminado com o acidente fatal, ao fugir da abordagem. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Maria Fumaça funciona das 11h30 às 23h00 nesta quinta-feira (12/08); Aproveite as delícias do cardápio

 


O Bar e Restaurante Maria Fumaça, do empreendedor Pedro, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, está aberto hoje das 11h30 às 23h00 para servir as delícias do seu variado cardápio, em um ambiente de descontração e lazer para você, sua família, sua turma de amigos. Aproveite!

Confira as atrações deste final de semana no Maria Fumaça. É balada nas noites de sexta-feira a domingo, com início às 19h00!


Divulgação/Maria Fumaça

Morre aos 85 anos o ator Tarcísio Meira, vítima de complicações da Covid-19

Casados desde 1960, os atores Tarcísio Meira e Glória Menezes foram internados com Covid-19 no dia 6 deste mês 

Tarcísio Meira morreu aos 85 anos de idade nesta quinta-feira (12). O ator foi vítima das complicações da Covid-19 e havia sido internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia 6 de agosto, com a mulher, Glória Menezes. A informação foi confirmada por Tadeu Lima, assistente pessoal do casal, para Quem.

Considerado um dos maiores atores da dramaturgia, Tarcísio nasceu em outubro de 1935, em São Paulo. Ele começou a carreira artística no final dos anos 1950 no teatro, em peças como Chá e Simpatia e Quando As Paredes Falam, ambas em 1957.

Tarcísio estreou na TV Tupi em 1959 no teleteatro Noites Brancas. Dois anos depois, contracenou pela primeira vez com Glória Menezes em Uma Pires Camargo, em 1961, de Geraldo Vietri. Os dois se casaram no ano seguinte. Único filho do casal, Tarcísio Filho nasceu em 1964.

Petrolândia: Doação de sementes de Gliricídia pela Embrapa visa reduzir impactos da estiagem e custo de produção.







A Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Petrolândia - ASCCOPETRO, entidade parceira do Sebrae-PE, AD DIPER - Agência de Desenvolvimento de Pernambuco e Prodeter BNB - Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, promoveu recentemente uma ação de sustentabilidade ambiental em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o objetivo reduzir impactos da estiagem e custos de produção. Com apoio técnico da Embrapa, que fez a doação das sementes de GLIRICÍDIA para produção de mudas e distribuição entre os associados, para que cada um multiplique em suas propriedades. A iniciativa busca a redução de custos na alimentação animal, planta de alto valor nutritivo e sem riscos de intoxicação para os animais.

A gliricídia apresenta teores de proteína em torno de 23%, é uma leguminosa perene com baixo custo de implantação, ainda apresenta outras vantagens. Espécie arbórea de médio porte, fornece sombra para os animais, diminuindo o estresse e promovendo conforto térmico.

Fala Pernambuco: Falta de água e obras viárias inconclusas são gargalos no Agreste Setentrional



Maria Lúcia do Nascimento, representante da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe

O “Fala Pernambuco”, projeto realizado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em parceria com o Sebrae-PE, ouviu nesta quarta-feira (11) as demandas de gestores públicos e representantes dos setores produtivos da região do Agreste Setentrional.

A conclusão de obras viárias e a garantia de abastecimento regular de água foram as principais queixas dos participantes, que solicitaram, ainda, a finalização da duplicação de rodovias estaduais e um investimento maior no turismo regional.

Em sua 5ª edição, realizada nesta quarta, o “Fala Pernambuco” também discutiu a necessidade de qualificação profissional e geração de novas linhas de crédito, além de mais incentivo ao polo de confecções.

O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), que mediou o debate desde a sua primeira edição, garantiu que todas as demandas serão encaminhadas às autoridades competentes, em especial às responsáveis pela infraestrutura viária e hídrica.

O deputado adiantou que a intenção é que, ao final do ciclo de escutas do “Fala Pernambuco”, o conjunto de propostas seja entregue oficialmente ao governo do Estado. De acordo com Eriberto Medeiros, o foco do projeto é fortalecer a cadeia produtiva de Pernambuco e servir como ponte para que os problemas solucionados.

COVID-19: Petrolândia avança vacinação e atende público a partir de 26 anos nesta quinta (12)

 

A meta é zerar o estoque!

VACINA CONTRA COVID-19

26 ANOS DE IDADE OU MAIS!

Nesta quinta-feira (12), confira o informativo completo ZONA URBANA, PRIMEIRA DOSE E SEGUNDA DOSE, SEM AGENDAMENTO.

370 DOSES DISPONÍVEIS

Horário: 14h30 às 17h30
Local: Ginásio de Esportes



Divulgação/Secretaria de Saúde de Petrolândia

Lote com 45.630 doses de vacinas da Pfizer chega a Pernambuco

Nesta quarta-feira (11.08), Pernambuco recebeu um novo lote de vacinas contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech. A remessa, com 45.630 unidades, chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre nesta tarde e foi encaminhada à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE). A distribuição às Gerências Regionais de Saúde (Geres) acontece na manhã desta quinta-feira (12.08). Esses imunizantes deverão ser utilizados exclusivamente para aplicação da primeira dose.

“Com o novo lote que recebemos hoje, o Estado ultrapassa a marca de oito milhões de doses de vacinas disponibilizadas à população pernambucana. Somente do imunizante desenvolvido pela Pfizer, recebemos mais de 1,4 milhão de doses”, ressaltou o governador Paulo Câmara.

Com a logística de distribuição, os imunizantes ficarão à disposição dos gestores municipais nas sedes das 12 Regionais de Saúde, e tão logo cada um faça a retirada, poderão avançar na imunização dos seus habitantes. “É sempre válido frisar a importância do monitoramento constante dos estoques de vacinas e a utilização correta de cada montante, seja ele para primeira, segunda ou ambas as doses. Só com estratégias efetivas vamos poder avançar ainda mais e garantir a proteção da nossa população”, destacou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro, 8.006.730 doses já foram disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.738.520 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.691.960 da Coronavac/Butantan, 1.404.000 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.


INSS: Senado aprova suspensão da prova de vida até dezembro



O Senado aprovou nesta quarta-feira (11) o projeto de lei que suspende até 31 de dezembro de 2021 a prova de vida dos beneficiários da Previdência Social. Por lei, a comprovação é necessária ser realizada anualmente para evitar fraudes no pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O texto segue para sanção presidencial.

Para justificar a suspensão, os parlamentares entenderam que, excepcionalmente, a prova de vida deve ser adiada para evitar a contaminação pela Covid-19 em agências bancárias e da Previdência Social.

Em julho, a medida também foi aprovada pela Câmara dos Deputados. Para entrar em vigor, a aprovação do projeto pelo Senado precisa ser sancionado pela Presidência da República.

Durante a sessão, o relator do PL, senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), citou que, segundo dados do INSS, mais de 12 milhões de beneficiários não realizaram neste ano a prova de vida, podendo ter o benefício suspenso diante do descumprimento do comparecimento. De acordo com o parlamentar, dos 36 milhões de beneficiários, cerca de 23 milhões já fizeram a comprovação.

Por: Agência Brasil