segunda-feira, setembro 02, 2019

Petrolândia: III Gincana Folclórica Interdisciplinar da Escola Municipal 6 de Março encerra projeto com grande evento cultural





Na última sexta-feira (30), a Escola Municipal 6 de Março, localizada na Quadra 11 de Petrolândia, realizou a culminância da terceira edição do Projeto Gincana Folclórica Interdisciplinar com o tema "Vivenciando a cultura popular brasileira: o folclores e suas manifestações artísticas". Com 12 tarefas, a gincana mobilizou as turmas do 6º ao 9º anos, divididos nas equipes Azul, Amarelo, Verde e Vermelho

Além do colorido das equipes, a gincana proporcionou um banquete de comidas e bebidas típicas, momentos de humor com as encenações de lendas, reconhecimentos de personalidades do município - contador e escritor Gilberto Menezes, Juliano Feitosa (Juliano Vans), poeta e escritor Zé Luiz do Cordel e o radialista e blogueiro Assis Ramalho - e canto de toadas. Nessa prova, a caracterização dos vaqueiros incluiu cavalos. Destaque para a toada da equipe Azul que homenageou o aluno Gabriel Silva do Nascimento, falecido aos 11 anos, em acidente de carro na Reta do Mirim, em março passado.  

Este ano, o sorteio definiu as seguintes equipes: Azul/Ocean: 6ª B, 7º C e 8º A (Profs. responsáveis: Mariana, Rita, Adenora, Márcio, Jeane, Elexsandra); Vermelho/Red Dragon: 6º A, 6º C, 7º B e 8º C (Profs. responsáveis: Juliana, Marileide, Aline, Janaína); Verde/Força Verde: 6º D, 7º A, 8º B e 9º B (Profs. responsáveis: Lourdinha, Cíntia, Tatiane, Saúde, Juliane); Amarelo/Águia Dourada: 9º A, 9º C e 8º D (Profs. responsáveis: Thamires, Thays, Ely, Karolla, Leonice, Janailson).

As equipes se empenharam bastante nas provas da gincana, mas apenas uma poderia ficar em primeiro lugar, posto conquistado com garra pela equipe Verde. A missão espinhosa de julgar as provas ficou a cargo dos jurados Bruna Padilha, Tony Lima, Cleia Queiroz, Giselle Santos e Lúcia Xavier. Poeta e vice-presidente do Instituto Geográfico e Histórico-IGH de Petrolândia, Tony fez um pronunciamento aos alunos, em nome da mesa julgadora, antes do anúncio das notas das equipes. 

O radialista e blogueiro Assis Ramalho compareceu ao evento e agradeceu aos alunos da equipe Águia Dourada a homenagem recebida. O guia de turismo Juliano Feitosa, da Juliano Vans, também prestigiou o evento. 

Lúcia Xavier, poetisa e blogueira (Blog de Assis Ramalho), agradece o convite para compor a mesa de jurados, em especial a Maria Ozita e Izabel Cristina, e felicita todos os participantes e organizadores da III Gincana Folclórica Interdisciplinar da Escola Municipal 6 de Março. Parabéns à Força Verde pela vitória e a todas as equipes pelo empenho em realizar as tarefas. Foi um evento cultural de grande expressão e, literalmente, delicioso. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário