sábado, 13 de março de 2021

Reportagem do Portal UOL destaca as belezas de Petrolândia - Em Pernambuco "Atlântida brasileira" atrai curiosos com ruínas submersas

Igreja submersa em Petrolândia, a "Atlântida brasileira"Imagem: Guga Matos/Setur PE
Igreja submersa em Petrolândia, a "Atlântida brasileira"Imagem: Guga Matos/Setur PE

No interior de Pernambuco, mais precisamente na cidade de Petrolândia, está o que é hoje uma das paisagens mais surreais do Brasil. Trata-se da estrutura de uma igreja parcialmente submersa e com seu topo se destacando na superfície do lago de Itaparica. O templo cristão foi inundado, junto com Petrolândia, nos anos 1980, por causa da construção de uma usina hidrelétrica na região — e que deu origem ao lago.

Além da Igreja do Sagrado Coração de Jesus (cuja obra nunca foi concluída), a usina deixou dentro da água muitas outras edificações da cidade, como uma antiga fábrica e casas do município, cujos moradores foram removidos para uma nova zona urbana erguida na área.

A 430 quilômetros de Recife, a chamada “Atlântida brasileira” virou um atraente destino turístico e ganhou destaque até mesmo no meio artístico — no ano passado, a igreja foi cenário para uma apresentação online de música eletrônica do DJ Bhaskar, irmão do DJ Alok.

As atividades de entretenimento na área, entretanto, não param por aí.


MERGULHADOR PETROLÂNDENSE SAMYR OLIVEIRA

Mergulho e encontro com igreja "perdida"

''Hoje, é possível participar de sessões de mergulho no lago de Itaparica, para ver de perto algumas das estruturas submersas da “Atlântida brasileira”.

"Fazemos um passeio que inclui dois mergulhos, cada um com cerca de 25 minutos de duração. Um deles chega perto de uma antiga fábrica e outro explora a estrutura submersa da igreja", conta Samyr Oliveira de Souza, diretor da empresa Petrolândia Sub, que conduz este tipo de tour subaquático na cidade. "E, na água, também dá para ver peixes e partes de antigas casas''..

No percurso, que ultrapassa os 15 metros de profundidade, os viajantes cruzam com enormes troncos de árvores que permanecem em pé no fundo do lago, nadam através de aberturas na estrutura da igreja e passam pela antiga fábrica também engolida pela água.

E, para Samyr, cada mergulho é um retorno ao passado. Isso porque ele passou a primeira parte de sua infância na área da cidade que foi inundada.

''Eu tinha cinco anos quando deixamos nossa casa e nos mudamos para a parte nova da cidade. Hoje, sou um dos poucos moradores que, com os mergulhos, voltam para a antiga Petrolândia".



Em 2017, Samyr e o também mergulhador Fagner Barros reencontraram, no fundo do lago de Itaparica, a Igreja Matriz de São Francisco de Assis, que era um dos símbolos de Petrolândia e que hoje está a aproximadamente 19 metros de profundidade.

“Muita gente pensou que, com a inundação, a igreja havia caído” conta, afirmando ter ficado feliz por se deparar com a estrutura do templo ainda reconhecível.

Mais atrativos 

Petrolândia também tem atrativos que envolvem terra firme.


Praia do Sobrado Imagem: Divulgação Setur PE

A cidade e seus arredores abrigam praias banhadas pela água do rio São Francisco, como a praia do Sobrado (com a paisagem composta por areia fofa, água calminha e formações rochosas fotogênicas) e a ilha de Rarrá, onde o visitante pode deitar em redes sobre a água.

Ilha de Rarrá Petrolândia-PE Foto: Whitney Pereira para o Portal Jatobá

A cidade e seus arredores abrigam praias banhadas pela água do rio São Francisco, como a praia do Sobrado (com a paisagem composta por areia fofa, água calminha e formações rochosas fotogênicas) e a ilha de Rarrá, onde o visitante pode deitar em redes sobre a água. E este cenário único está chamando a atenção de gente no exterior.

“Logo mais, receberemos a visita de um canal de televisão francês em Petrolândia, que vai passar uns 10 dias aqui, filmando os atrativos da área”, conta Samyr.

Marcel Vincenti
Colaboração com Nossa
UOL


Ex-presidente Lula toma 1ª dose da vacina contra o coronavírus em São Bernardo do Campo


Lula mostra a enfermeira documento comprobatório do recebimento da vacina contra Covid — Foto: reprodução/Redes Sociais

O ex-presidente Lula tomou a primeira dose da vacina contra o coronavírus na manhã deste sábado (13), em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Lula foi vacinado por volta das 10h no posto de atendimento drive-thru instalado ao lado da prefeitura, no Paço Municipal. Ele foi ao local acompanhado do deputado federal e ex-ministro Alexandre Padilha (PT).

A vacinação do ex-presidente foi transmitida pelas redes sociais de Lula.

"Tudo que o povo quer é tomar uma vacina para se ver livre desse monstro chamado coronavírus", disse ele logo após ser imunizado.

"Lula está on e vacinado", disse Padilha durante a transmissão.

Na quarta (10), durante pronunciamento no Sindicato dos Metalúrgicos, Lula disse que tomaria a vacina nos próximos dias.

Na ocasião, ele concedeu uma coletiva de imprensa para falar sobre a anulação de todas as condenações relacionadas com a Lava Jato, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin.

"Semana que vem, se Deus quiser, eu vou tomar a minha vacina. Vou tomar a minha vacina. Não me importa de que país, não me importa se é duas ou uma só, sabe? Eu vou tomar minha vacina e quero fazer propaganda pro povo brasileiro: não siga nenhuma decisão imbecil do presidente da república ou do ministro da saúde. Tome vacina. Tome vacina porque a vacina é uma das coisas que pode livrar você do Covid. Mas mesmo tomando vacina, não ache que você possa tomar a vacina e já tirar a camisa, ir pro boteco, pedir uma cerveja gelada e ficar conversando, não! Você precisa continuar fazendo o isolamento, e você precisa continuar usando máscara e utilizando álcool em gel. Pelo amor de Deus, esse vírus, essa noite, matou quase 2 mil pessoas."

Vacinação em SBC

A cidade antecipou para este final de semana o início da vacinação de idosos acima de 75. No calendário estadual, o público dessa faixa de idade começa a ser vacinado na próxima segunda (15).

No município, a vacinação é realizada em cinco postos avançados. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. O cadastro e agendamento da vacina são obrigatórios.

No município, cada faixa etária é destinada a um local, a ser informado no final do procedimento de agendamento no site, sendo um deles em formato drive-thru, no Paço Municipal, e mais quatro postos avançados: Igreja São João Batista, no Rudge Ramos, e Ginásios Poliesportivos da Kennedy, do Jardim Orquídeas e do Riacho Grande.

Além do cadastro e agendamento no site da prefeitura, no dia da vacinação, o morador deve comparecer ao local com comprovante de residência, carteira da UBS, documento com foto, CPF e o comprovante de agendamento no site da prefeitura, impresso ou digital

Por G1

Petrolândia: Novo boletim informativo aponta que o município registrou o 22º óbito e que subiu de 14 para 19 o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus; confira o quadro completo



Boletim informativo da prefeitura de Petrolândia divulgado na noite desta sexta- feira (12/03), informa que subiu para 19  o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no município. No boletim anterior, datado de quinta-feira (11/03), havia 14 casos ativos.

Também informa que foi registrado mais óbito, o município agora soma 23 mortes causadas pelos sintomas do novo coronavírus.

Entre os casos ativos, 15 estão em isolamento domiciliar e  4 em internamento.

Para maiores informações e esclarecimentos, entre em contato com a vigilância epidemiológica pelo número (87) 9646-5830


A TENÇÃO, A PANDEMIA NÃO ACABOU!
A secretaria de saúde do município faz apelo à população: Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

VEJA ABAIXO O QUADRO COMPLETO 



 

Confira abaixo locais com casos ativos



Confira abaixo o quadro comparativo com o último boletim divulgado na quinta-feira (11/03).




Redação do Blog de Assis Ramalho

Covid-19: governo federal negocia 168 milhões de doses de vacina


O governo federal negocia a compra de 168 milhões de novas doses de vacina contra a covid-19. Neste total estão tratativas para a aquisição das vacinas da Pfizer, da Janssen e da Moderna.

No caso da vacina da Pfizer, foi publicada uma dispensa de licitação para a obtenção de 100 milhões de doses. Com a Janssen o mesmo recurso foi adotado, mas para um lote de 38 milhões de doses.

O Ministério da Saúde espera adquirir 30 milhões de doses com a Moderna, mas ainda espera proposta da farmacêutica.

O Executivo Federal também negocia mais 30 milhões de doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, e de 110 milhões da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

Até o momento, o governo federal contratou 284,9 milhões de doses. Neste total entram as 112,4 milhões da Oxford/AstraZeneca, 100 milhões da Coronavac, 10 milhões da Sputnik V do Instituto Gamaleya em parceria com a União Química, 20 milhões da Covaxin e 42,5 milhões do consórcio Covax Facility

O balanço foi apresentado hoje (12) em entrevista coletiva virtual de secretários do Ministério da Saúde em Brasília. Até o momento foram distribuídas 20,1 milhões de doses, sendo 16,1 milhões da Coronavac e 4 milhões da Oxford/AstraZeneca, das quais foram aplicadas 10,7 milhões.

O secretário executivo da pasta, Élcio Franco, disse que a expectativa do ministério é vacinar 170 milhões de pessoas ainda neste ano. Nesta soma não entram públicos que não participaram de estudos clínicos, como crianças.

Sobre a compra de vacinas por estados e municípios, Franco afirmou que o ministério vai discutir o assunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para avaliar se o ministério comprará lotes ou se haverá um desconto da quantidade que seria repassada pelo Executivo.
Leitos de UTI

Os secretários abordaram a demanda de municípios e estados por novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e pela manutenção daqueles abertos no ano passado diante do colapso de sistemas de saúde em diversos locais.

Segundo o secretário da Atenção Básica à Saúde, Luiz Otávio Duarte, em fevereiro havia 10,4 mil leitos de UTI para covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre março e julho, a projeção de autorizações é de 8,3 mil.

Duarte destacou que houve mudanças na dinâmica de apoio aos leitos abertos por estados e municípios. Neste ano o ministério passou a autorizar os leitos, e não habilitar, sem pagamento adiantado, mas com repasses por mês. As autorizações em caráter excepcional vão ser mantidas enquanto continuar a situação de calamidade, com diária de R$ 1.600.

No dia 2 de março foi publicada portaria autorizando 3.201 leitos de UTI para covid-19, sendo 3.160 adultos e 41 pediátricos. Outra portaria, de 11 de março, autorizou mais 3.965 leitos de UTI para a doença, sendo 3.950 adultos e 15 pediátricos.

As autorizações a partir de abril ficam condicionadas à aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), à análise da curva epidemiológica do estado ou município e a critérios estabelecidos nas normas do ministério.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques acompanha vacinação dos idosos por meio de Drive Thru

 

Sexta-feira muito feliz! Dias melhores estão chegando.

'Estivemos juntamente com a secretária de saúde Patrícia Jaques, acompanhando a vacinação dos idosos por meio de Drive Thru, prestigiando o senhor Alberto Antônio da Silva, primeiro quilombola a ser vacinado em Petrolândia''.

Fabiano Marques - Prefeito de Petrolândia



Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Em rede social, Rodrigo Novaes afirma que PE 375 que vai de Petrolandia até Inaja, passando por Tacaratu, terá a sua conserva realizada ainda esse mês



A PE 375 que vai de Petrolandia até Inaja, passando por Tacaratu, terá a sua conserva realizada ainda esse mês. Teremos o roço e o tapa buraco da via, desde o acesso a Tacaratu.

Cada mês vamos ter mais notícias e as obras avançarão.


Compartilho da alegria de ser atendido com o ex-prefeito Gerson, e os amigos vereadores do nosso grupo, Júnior de Dario, Messias do Moxotó, Lapião, Teno Madeira, Toinho de Bastinho e Lucas Balbino, que foram até lá para pedirmos juntos.

Agradeço o atendimento da amiga querida Fernandha Batista, secretaria de Infraestrutura do estado.

Rodrigo Novaes

Nordeste fecha compra de 37 milhões de doses de vacina Sputnik


Os nove estados do Nordeste fecharam a compra de cerca de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12) pelo governador da Bahia, Rui Costa, em vídeo postado nas redes sociais. Segundo o governador, a Bahia deve receber quase 10 milhões de doses do imunizante. Já o governo de Pernambuco disse que só vai se pronunciar sobre o assunto neste sábado (13).

"Conseguimos finalizar a compra de 37 milhões de doses, para os estados do Nordeste, da vacina Sputnik. Com isso, a Bahia ficará com quase 10 milhões de doses, para imunizar 5 milhões de baianos e baianas", afirmou.


A Sputnik V ainda não tem autorização de uso emergencial concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O governo federal também negocia a compra de mais 10 milhões de doses do imunizante russo.

Salvador prorroga restrições
Na capital baiana, o prefeito Bruno Reis também anunciou nesta sexta-feira a prorrogação das medidas de restrição de circulação de pessoas na cidade, para conter a disseminação da covid-19. As medidas, que ficarão em vigor pelo menos até o dia 22 deste mês, incluem a proibição de atividades não essenciais e o fechamento de praias, parques e clubes, além do toque de recolher, que vigora diariamente entre as 20h e as 5h.

Segundo o prefeito, as medidas já estão surtindo efeito, mas a pressão nos sistema público de saúde continua muito forte. Bruno Reis disse que, no setor privado, há 55 pacientes aguardando leito de unidade de terapia intensiva (UTI). Nos hospitais da rede pública, o número de pacientes na fila é de 76.

"Só com isolamento social, reduzindo a taxa de contágio, é que a gente vai conseguir passar por esse momento crítico, o pior momento que Salvador está vivendo desde a chegada do coronavírus no Brasil", afirmou o prefeito em vídeo postado nas redes sociais

Por Agência Brasil