13 março 2021

Reportagem do Portal UOL destaca as belezas de Petrolândia - Em Pernambuco "Atlântida brasileira" atrai curiosos com ruínas submersas

Igreja submersa em Petrolândia, a "Atlântida brasileira"Imagem: Guga Matos/Setur PE
Igreja submersa em Petrolândia, a "Atlântida brasileira"Imagem: Guga Matos/Setur PE

No interior de Pernambuco, mais precisamente na cidade de Petrolândia, está o que é hoje uma das paisagens mais surreais do Brasil. Trata-se da estrutura de uma igreja parcialmente submersa e com seu topo se destacando na superfície do lago de Itaparica. O templo cristão foi inundado, junto com Petrolândia, nos anos 1980, por causa da construção de uma usina hidrelétrica na região — e que deu origem ao lago.

Além da Igreja do Sagrado Coração de Jesus (cuja obra nunca foi concluída), a usina deixou dentro da água muitas outras edificações da cidade, como uma antiga fábrica e casas do município, cujos moradores foram removidos para uma nova zona urbana erguida na área.

A 430 quilômetros de Recife, a chamada “Atlântida brasileira” virou um atraente destino turístico e ganhou destaque até mesmo no meio artístico — no ano passado, a igreja foi cenário para uma apresentação online de música eletrônica do DJ Bhaskar, irmão do DJ Alok.

As atividades de entretenimento na área, entretanto, não param por aí.


MERGULHADOR PETROLÂNDENSE SAMYR OLIVEIRA

Mergulho e encontro com igreja "perdida"

''Hoje, é possível participar de sessões de mergulho no lago de Itaparica, para ver de perto algumas das estruturas submersas da “Atlântida brasileira”.

"Fazemos um passeio que inclui dois mergulhos, cada um com cerca de 25 minutos de duração. Um deles chega perto de uma antiga fábrica e outro explora a estrutura submersa da igreja", conta Samyr Oliveira de Souza, diretor da empresa Petrolândia Sub, que conduz este tipo de tour subaquático na cidade. "E, na água, também dá para ver peixes e partes de antigas casas''..

No percurso, que ultrapassa os 15 metros de profundidade, os viajantes cruzam com enormes troncos de árvores que permanecem em pé no fundo do lago, nadam através de aberturas na estrutura da igreja e passam pela antiga fábrica também engolida pela água.

E, para Samyr, cada mergulho é um retorno ao passado. Isso porque ele passou a primeira parte de sua infância na área da cidade que foi inundada.

''Eu tinha cinco anos quando deixamos nossa casa e nos mudamos para a parte nova da cidade. Hoje, sou um dos poucos moradores que, com os mergulhos, voltam para a antiga Petrolândia".



Em 2017, Samyr e o também mergulhador Fagner Barros reencontraram, no fundo do lago de Itaparica, a Igreja Matriz de São Francisco de Assis, que era um dos símbolos de Petrolândia e que hoje está a aproximadamente 19 metros de profundidade.

“Muita gente pensou que, com a inundação, a igreja havia caído” conta, afirmando ter ficado feliz por se deparar com a estrutura do templo ainda reconhecível.

Mais atrativos 

Petrolândia também tem atrativos que envolvem terra firme.


Praia do Sobrado Imagem: Divulgação Setur PE

A cidade e seus arredores abrigam praias banhadas pela água do rio São Francisco, como a praia do Sobrado (com a paisagem composta por areia fofa, água calminha e formações rochosas fotogênicas) e a ilha de Rarrá, onde o visitante pode deitar em redes sobre a água.

Ilha de Rarrá Petrolândia-PE Foto: Whitney Pereira para o Portal Jatobá

A cidade e seus arredores abrigam praias banhadas pela água do rio São Francisco, como a praia do Sobrado (com a paisagem composta por areia fofa, água calminha e formações rochosas fotogênicas) e a ilha de Rarrá, onde o visitante pode deitar em redes sobre a água. E este cenário único está chamando a atenção de gente no exterior.

“Logo mais, receberemos a visita de um canal de televisão francês em Petrolândia, que vai passar uns 10 dias aqui, filmando os atrativos da área”, conta Samyr.

Marcel Vincenti
Colaboração com Nossa
UOL


Petrolândia: Novo boletim informativo aponta que o município registrou o 22º óbito e que subiu de 14 para 19 o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus; confira o quadro completo



Boletim informativo da prefeitura de Petrolândia divulgado na noite desta sexta- feira (12/03), informa que subiu para 19  o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no município. No boletim anterior, datado de quinta-feira (11/03), havia 14 casos ativos.

Também informa que foi registrado mais óbito, o município agora soma 23 mortes causadas pelos sintomas do novo coronavírus.

Entre os casos ativos, 15 estão em isolamento domiciliar e  4 em internamento.

Para maiores informações e esclarecimentos, entre em contato com a vigilância epidemiológica pelo número (87) 9646-5830


A TENÇÃO, A PANDEMIA NÃO ACABOU!
A secretaria de saúde do município faz apelo à população: Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

VEJA ABAIXO O QUADRO COMPLETO 



 

Confira abaixo locais com casos ativos



Confira abaixo o quadro comparativo com o último boletim divulgado na quinta-feira (11/03).




Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques acompanha vacinação dos idosos por meio de Drive Thru

 

Sexta-feira muito feliz! Dias melhores estão chegando.

'Estivemos juntamente com a secretária de saúde Patrícia Jaques, acompanhando a vacinação dos idosos por meio de Drive Thru, prestigiando o senhor Alberto Antônio da Silva, primeiro quilombola a ser vacinado em Petrolândia''.

Fabiano Marques - Prefeito de Petrolândia



Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Em rede social, Rodrigo Novaes afirma que PE 375 que vai de Petrolandia até Inaja, passando por Tacaratu, terá a sua conserva realizada ainda esse mês



A PE 375 que vai de Petrolandia até Inaja, passando por Tacaratu, terá a sua conserva realizada ainda esse mês. Teremos o roço e o tapa buraco da via, desde o acesso a Tacaratu.

Cada mês vamos ter mais notícias e as obras avançarão.


Compartilho da alegria de ser atendido com o ex-prefeito Gerson, e os amigos vereadores do nosso grupo, Júnior de Dario, Messias do Moxotó, Lapião, Teno Madeira, Toinho de Bastinho e Lucas Balbino, que foram até lá para pedirmos juntos.

Agradeço o atendimento da amiga querida Fernandha Batista, secretaria de Infraestrutura do estado.

Rodrigo Novaes