quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Jornal da CBHSF entrevista Kênia Marcelino, presidente da Codevasf


Nomeada para o cargo um pouco antes do lançamento do programa de revitalização do governo federal para o rio São Francisco, intitulado Novo Chico, a nova presidente da Codevasf, Kênia Régia Anasenko Marcelino, explica como será a participação da instituição e revela seus planos no exercício da função. Para ela, a sociedade precisa participar mais ativamente do processo de revitalização, especialmente acompanhando e fiscalizando a execução de obras realizadas ao longo da bacia.

“Mesmo as pequenas ações da sociedade já fazem a diferença, desde uma simples verificação no sistema hidráulico da casa até a participação como membro de comitês de bacias hidrográficas.”

Quais são seus planos à frente da Codevasf?
Meu compromisso na presidência é o mesmo que sempre tive como servidora: colaborar para o fortalecimento desta importante companhia, visto que ao longo de seus 42 anos de trabalho impulsionou o crescimento do norte de Minas Gerais e do Nordeste brasileiro, além de viabilizar ações e empreendimentos em prol do desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas em que atuamos, possibilitando a melhoria de vida das milhares de pessoas que moram nessas regiões. Estarei integrada às intervenções do programa Novo Chico, dentre outras ações de importância para as regiões.


Célia consolida apoios presidir a Câmara de Vereadores de Arcoverde a partir de 2017


Vereadora eleita pela 8ª vez, tendo sido a primeira mulher a assumir uma cadeira na Casa James Pacheco em 1989, a vereadora Célia Cardoso Almeida (PSB) já consolidou seu nome para ser a futura presidente da Câmara Municipal de Vereadores para o biênio 2017/2018. Durante toda a semana, vários apoios foram confirmados.

Na semana passada o vereador Everaldo Lyra (PMDB) e Cleriane Medeiros (PRTB) já haviam se pronunciados no plenário da Casa legislativa em apoio ao nome da parlamentar socialista. Com mais de 25 anos de experiência no legislativo, a vereadora Célia Cardoso não perdeu tempo e firmou, tão logo terminou as eleições, o apoio dos vereadores eleitos, do governo aos da oposição.

Com a câmara mais feminina de sua história tendo 5 vereadoras eleitas, a socialista que há 20 anos comandou a Casa James Pacheco, já fechou apoio dos candidatos eleitos pela oposição (Zirleide Monteiro do PTB e Heriberto do Sacolão do PTN), assim como dos governistas Everaldo Lyra, Cleriane Medeiros, Geraldo Vaz (PSD), João Taxista (PRP) e na última sessão recebeu o apoio da vereadora Luiza Margarida (PMDB) que afirmou votar na socialista já que ela é a candidata do governo.


TCE-PE expede alerta aos prefeitos sobre verba de precatórios do Fundef

Alguns municípios receberão mais de 100 milhões de reais nas próximas semanas e o TCE recomenda aos prefeitos recursos não sejam aplicados ou utilizados, até definição do STF sobre como a verba pode ser usada. 

O Tribunal de Contas do Estado, em sessão do Pleno realizada nesaa quarta-feira (09), determinou a expedição de ofício a todos os prefeitos do Estado com um "Alerta de Responsabilização" sobre a aplicação de verbas recebidas pelos municípios em precatórios do Tribunal Regional Federal (TRF). Esses precatórios são referentes a diferenças de repasses da complementação federal do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Segundo o Ministério Público de Contas de Pernambuco, alguns municípios receberão mais de 100 milhões de reais nas próximas semanas. Para resguardar que estas verbas extraordinárias sejam aplicadas corretamente, o procurador Gilmar Severino de Lima ingressou com uma representação no TCE, pedindo a expedição do "Alerta". "Faz-se imprescindível a atuação do Tribunal de Contas, intervindo e alertando os gestores, no sentido de garantir que os recursos públicos percebidos em decorrência de complementação do antigo Fundef sejam aplicados em sua destinação correta", asseverou Gilmar Severino de Lima.


Ministério muda critérios para identificar danos causados pelo Zika em bebês


O Ministério da Saúde vai alterar de 3 meses para 3 anos a idade máxima para a identificação de bebês afetados pelo vírus Zika. A mudança vem em novo protocolo que vai considerar não só o tamanho da cabeça da criança, como é feito atualmente, mas também outros sintomas para notificar crianças com Síndrome Congênita do Zika. O proocolo deve ser lançado nos próximos dias.

Segundo Mariana Leal, assessora da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, as mudanças serão feitas depois que as redes municipais de saúde começaram a fazer relatos de crianças que não têm microcefalia, mas que apresentam tardiamente sintomas possivelmente associados à síndrome, como alterações na audição, neurológicas e malformações nos membros.


TCE-PE edita resolução sobre consórcios públicos municipais


Em sua sessão do Pleno da última quarta (09), o Tribunal de Contas de Pernambuco aprovou a Resolução TC nº 34/2016 que regulamenta o cadastramento, a transferência de recursos e a prestação de contas dos consórcios públicos. A Resolução tem como objetivo aperfeiçoar o controle externo sobre essas instituições, que têm se expandido rapidamente não apenas em Pernambuco mas em vários outros estados, especialmente do Sul e do Sudeste.

Pernambuco tem atualmente 11 consórcios municipais de natureza autárquica. Dos seus 184 municípios, 152 estão vinculados a algum consórcio de uma das seguintes áreas: Educação; Saúde; Saneamento e Gestão Ambiental; Administração; Energia; Assistência Social e Urbanismo.

De acordo com o presidente do TCE, conselheiro Carlos Porto, a Resolução decorreu da necessidade de complementar a normatização pré-existente – constituída pela Lei Federal nº 11.107/2005 (Lei dos Consórcios), o Decreto Federal nº 6.017/2007, a Portaria nº 274/2016 da Secretaria do Tesouro Nacional e resoluções esparsas do TCE sobre prestação de contas e relatorias de processos.


Água Preta: Captação de água do Rio Una deve ser suspensa no município


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Água Preta, Armando Souto, e ao presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) a suspensão imediata da captação de água do Rio Una, até que seja atestada, pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), como capaz de realizar o tratamento químico da água e distribuição para a população sem riscos à saúde dos consumidores.

De acordo com a promotora de Justiça Manuela Gonçalves, a estação de tratamento do município foi criada em 1965 para atender a demanda de 5 mil habitantes e, desde aquele ano, não houve nenhum acréscimo de produtos químicos ou ampliação na estrutura. Atualmente, Água Preta tem uma população de mais de 35 mil pessoas.

Para a representante do MPPE, existem fortes indícios de risco à saúde e consequências irreparáveis para as pessoas que venham a consumir a água do Rio Una. Isto porque, de acordo com relatos dos próprios servidores do quadro efetivo da Prefeitura, recaem sobre o rio resíduos hospitalares, dejetos humanos e caldas de moagem de cana.


Petrolândia: Retomada a obra para beneficiar comunidade indígena Pankararu/Entre Serras com sistema de abastecimento de água, informam prefeito e Codevasf

Foto: Codevasf/Divulgação          

Em reunião realizada em seu gabinete na Prefeitura, o prefeito de Petrolândia Lourival Simões recebeu representantes da Codevasf. No encontro, o gestor foi informado sobre a retomada da obra para implantação de sistema de abastecimento para consumo humano no Pé de Serra (área indígena). A empresa responsável pelo serviço já está no canteiro, finalizando a estação de tratamento de água. O término da obra está previsto para março/2017. Segundo o prefeito, a retomada da obra foi solicitada com pedido de intervenção ao Senador Fernando Bezerra Coelho, que garantiu os recursos para a conclusão da obra, que irá beneficiar toda a comunidade indígena Pankararu/Entre Serras, "que deixará de depender de carros pipas, em breve tendo disponível água tratada e encanada! Realizando assim um sonho de todos os que lá residem!", comemora o prefeito. 

Segundo o Prefeito Lourival Simões, "apesar de tempos amargos e difíceis, finalizaremos nosso governo deixando andando três grandes obras hídricas: Bairro Nova Esperança, Mandantes e Pé de Serra, gerando não apenas uma economia para o próximo ano, mas o mais importante sinalizando a independência por água tratada para mais de 7.000 habitantes, que hoje têm uma grande dificuldade no abastecimento d'água para consumo humano".

Sobre o assunto, o Senador Fernando Bezerra (PSB) assinalou que "fica fácil atender aos pedidos do Prefeito Lourival Simões, pois suas solicitações, além de serem justas, demonstram a preocupação com aqueles que mais precisam, a população que ainda não tem o mínimo que podemos ofertar, e água é o mais importante para as pessoas. Chega então em um momento, mesmo de término de mandato, demonstra que sua responsabilidade continua a mesma e que a sua vontade de trabalho será até o último dia de seu governo. Fico feliz em poder contribuir como Senador e como sertanejo".                    

"São boas notícias para Petrolândia. A partir do meio do ano de 2017, o Bairro Nova Esperança, parte dos Mandantes e Pé de Serra estarão com água tratada e encanada. Ficarão poucas comunidades para serem atendidas com carros pipas, o que vai ser um alívio para Ricardo [prefeito eleito para o mandato 2017-2020]", finaliza Lourival.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Prefeito Lourival Simões


Petrolândia será beneficiada com abastecimento de água da Transposição, anuncia o prefeito Lourival Simões


O prefeito de Petrolândia, Lourival Simões anunciou, no início da tarde desta quinta (10), que as Agrovilas 4 e 5 (em Petrolândia), e a Agrovila 6 (em Floresta), todas nos Mandantes, serão beneficiadas com sistemas de abastecimento de água para consumo humano. Segundo o gestor municipal, as obras serão realizadas por meio de convênio da Compesa e Ministro da Integração Nacional, com medidas compensatórias ao município, intermediadas pelo senador Fernando Bezerra e o Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho. Abaixo, a nota do prefeito.

Gostaria de comunicar que a COMPESA, através da parceria com o Ministério da Integração, me comunicou que serão licitados até o final deste ano as obras de abastecimento humano das seguintes comunidades em Petrolândia, Agrovila 04 e Agrovila 05 dos Mandantes! Além da 06 dos Mandantes, todas serão feitas em conjunto retirando do Canal da Transposicao para o abastecimento, solicitação realizada através do Senador Fernando Bezerra e do Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, como medidas compensatórias para o município de Petrolândia.

O governo Paulo Câmara priorizou o abastecimento humano das comunidades pernambucanas, oficializará toda a dificuldade de Petrolândia por cota da diminuição da disponibilidade hídrica atual dos perímetros. Onde aumentará a disponibilidade para todo o bloco 4 ao término das obras⁠⁠⁠⁠.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações do Prefeito Lourival Simões


Prefeitura de Petrolândia realiza 1ª Semana do Adolescente


A prefeitura de Petrolândia promove, entre os dias 08 e 11 deste mês, a 1ª Semana do Adolescente onde estão sendo realizadas atividades com o objetivo de incentivar a capacidade criativa do jovem, valorizando os talentos das comunidades petrolandenses, além promover a sensibilização de diversos setores do poder público para melhoria e desenvolvimento de projetos voltados para esse público. A abertura oficial do evento aconteceu na terça-feira (08), no Centro Cultural.

Antes do início dos debates, crianças e adolescentes apresentaram seus talentos para a música e a dança, por meio da Orquestra Jovem SCFV, e grupo de dança da Casa das Juventudes.

Na composição da mesa, representação de adolescentes discutiram temas como: Gravidez na adolescência, drogas, jogos virtuais, dependência em gamys, uso incorreto do fones de ouvido, violência, entre outros.

O encerramento da 1ª Semana do Adolescente em Petrolândia acontece nesta sexta-feira (11).

Ver mais fotos>Abertura da Semana da Adolescência
Fotos de Assis Ramalho e gentilmente cedida por Socorro/CRAS

Redação do Blog de Assis Ramalho


Adagro recebe equipamentos da Secretaria de Agricultura


A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro) recebeu equipamentos da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), adquiridos por meio de convênio com o Governo Federal. Os equipamentos foram entregues pelo vice-governador do Estado, Raul Henry, e pelo secretário Nilton Mota durante a abertura oficial da 75ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ENAPD. São cinco caminhonetes e 14 motocicletas, além de material de apoio, como notebooks e impressoras, totalizando o valor de R$ 812 mil.

Nilton Mota destacou que as caminhonetes e motocicletas são apropriadas para o trabalho na zona rural e vão proporcionar maior economia e agilidade nos atendimentos às demandas, inclusive nos locais de difícil acesso. “Esta é mais uma importante ação que vem reafirmar o compromisso do governador Paulo Câmara com as políticas públicas de fortalecimento da nossa agricultura”, afirmou Nilton Mota.

Gerência de Comunicação/Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária


Governo Federal autoriza início de adutoras emergenciais no Ceará

O investimento é de R$ 36,76 milhões. O prazo de execução das obras varia de 90 a 180 dias (Foto: Ed Ferreira/MI)

O presidente da República, Michel Temer, assinou nesta quinta-feira (10) as ordens de serviço para implantação de adutoras emergenciais que vão beneficiar a população de sedes urbanas no Ceará. O investimento, superior a R$ 36,76 milhões, é parte do esforço do Governo Federal para minimizar os impactos da seca no estado. O anúncio da autorização foi saudado por 72 prefeitos cearenses que participaram, em Brasília, de um encontro com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

“É uma determinação do Governo Federal, do presidente Michel Temer, dar absoluta prioridade para atender, assistir e minimizar o sofrimento da população nordestina, particularmente do Ceará. Os recursos liberados irão levar água para populações que hoje vive numa condição de seca”, disse o ministro Helder Barbalho.

Serão beneficiados os municípios de Pereiro, São Luis do Curú, Tamboril, Iracema, Apuiarés, Morada Nova, Chorozinho e Jaguaribara. O prazo de execução das obras varia de 90 a 180 dias.


CPRH embarga obra em Porto de Galinhas e multa empreendedor em R$ 600 mil

Documentação apresentada pela empresa é insuficiente para a avaliação ambiental da obra e quatro autos de infração são aplicados pelo órgão ambiental (Foto: CPRH/Divulgação)

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) decidiu, nesta quinta-feira (10), embargar sem prazo definido a obra que estava sendo realizada na margem direita da PE-09, na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. A decisão foi tomada após a avaliação técnica considerar insuficiente a documentação apresentada pelo empreendedor, a Luan Promoções e Eventos LTDA., mesmo depois do prazo de 48 horas dado pela Agência na segunda (7), quando a CPRH, agindo supletivamente, já havia determinado a paralisação cautelar da intervenção. Quatro autos de infração foram aplicados aos responsáveis, com multa total estipulada em R$ 600 mil.

A decisão foi comunicada ao empreendedor pela manhã, em ofício enviado pela presidente da CPRH, Simone Souza. Ao analisar a documentação encaminhada pelos representares da Luan Promoções e Eventos, após a fiscalização realizada na última segunda-feira, técnicos do órgão constaram que não havia nenhuma avaliação de impacto ambiental da área e do entorno e nem qualquer informação sobre ações mitigadoras para compensar possíveis danos ambientais. Foi encaminhada apenas cópia de uma autorização para terraplanagem emitida pela Prefeitura de Ipojuca, o que já era do conhecimento da CPRH.


Sebrae Serra Talhada leva caravana para Feira do Empreendedor 2016

Promovida pelo Sebrae, a 10ª edição do evento sediado em Caruaru debate “oportunidades de negócios e empregabilidade”

A Unidade do Sebrae Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica leva mais de 60 empresários para a Feira do Empreendedor 2016, promovida pelo Sebrae em Pernambuco. A 10ª edição do evento acontece entre os dias 9 e 12 de novembro no Senac Caruaru, no Agreste pernambucano. A caravana da unidade tem representantes das cidades de Serra Talhada, Salgueiro, Afogados da Ingazeira e Petrolândia. O objetivo da ação é incentivar a geração de intercâmbios e parcerias, disseminar tecnologias, inovações e oportunidades de negócios, além de promover um ambiente favorável à empregabilidade em Pernambuco.

Antenada com as necessidades do mercado, a feira tem como foco o desenvolvimento de competências empreendedoras para impulsionar empresários, profissionais e os candidatos que visam abrir o próprio negócio.

“A feira do empreendedor tem uma característica diferenciada, é uma feira de oportunidades, para aqueles que estão iniciando o seu negócio ou pensam em abrir um negócio. É o espaço ideal, pois além da oferta de produtos ou serviços de empresas consolidadas, as instituições de fomento como Sebrae, Senac, bancos, Sistema “S”, Governo do Estado encontram-se juntos, à disposição para auxiliar nesse processo empreendedor. Por isso nos mobilizamos para que os empresários da região estejam presentes”, enfatiza Pedro Lira, gerente da Unidade do Sebrae Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica.



Kaio Maniçoba presta homenagem ao ex-deputado federal Osvaldo Coelho


Nesta quinta-feira (10), o deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB) prestou uma homenagem póstuma ao ex-deputado federal, Osvaldo Coelho, no plenário da Câmara dos Deputados.

Em seu discurso, o parlamentar reviveu bons momentos que compartilhou com o ex-deputado federal, também conhecido como deputado da irrigação. “Tive o privilégio de vivenciar boas histórias e conhecimentos com este grande sertanejo, que muito conhecia e fazia pelo nosso povo.Foram anos e anos de sua trajetória voltada para dar dignidade àqueles que mais precisavam”, enfatizou Maniçoba.


Paula Rubens representa Petrolândia na II Bienal do Livro de Paulo Afonso-BA







Paula Francinete Rubens Menezes e seu livro 'O Jatobá que virou mar' representam Petrolândia na II Bienal do Livro de Paulo Afonso, na Bahia, no Encontro de Escritores de Paulo Afonso e Região, cujo tema em 2016 é o rio São Francisco. A autora pode até minimizar o feito, pois é de sua personalidade perseguir a simplificação das coisas, mas para a cidade de Petrolândia, onde intelectualidade é olhada de trevés e a produção literária é praticamente inexistente, este é um passo gigantesco.

Sem pretensão de criar um best seller, Paula Rubens escreveu um livro 'para crianças de todas as idades', lúdico e quase didático, com o objetivo de preservar e ajudar a ensinar a história da cidade. O mérito maior da autora é ter lançado seu livro sem vaidade, quase na condição de guardiã de memórias individuais e coletivas.

Ir além da poesia exige mais do que talento. Parabéns a Paula Rubens por dar nova luz à produção cultural de Petrolândia e bem representá-la.

Ver mais fotos>Paula Rubens na II Bienal do Livro Paulo Afonso-BA (09/11/2016)




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Acervo de Paula Rubens


Liberados R$ 30 milhões para o aeroporto de Serra Talhada, no Sertão de PE


O secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, reuniu-se nesta quarta-feira (9.11), em Brasília, com o ministro dos Transportes, Aviação e Portos, Maurício Quintela. Durante o encontro, Oliveira assegurou que o Governo Federal vai destinar R$ 30 milhões para serem empregados no Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada. O secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Steffani, e o diretor de Operações e Construções do DER-PE, Silvano Carvalho, também estiveram presentes no encontro.

Atualmente, o Governo do Estado está investindo R$ 6,3 milhões na readequação da pista de pouso e decolagem do Santa Magalhães, que passará a comportar aeronaves com capacidade de transportar 70 passageiros e suportar 33 toneladas.


Professores da UFPE deflagram greve por tempo indeterninado

Professores se reuniram em assembleia esta manhã na quadra de vôlei do Núcleo de Educação Física da UFPE. Foto: Adufepe/ Divulgação

Os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deflagraram greve por tenpo indeterminado. A decisão foi votada em assembleia geral, encerrada por volta das 14h10 desta quinta-feira na quadra de vôlei do Núcleo de Educação Física da UFPE. Foram contabilizados 367 votos a favor e 347 contra a paralisação, além de cinco abstenções. A Associação dos Docentes (Adufepe) defendeu a greve geral e unificada, em acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e as centrais sindicais.

A mobilização é contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que congela investimentos por 20 anos independente da arrecadação da União e contra o Projeto de Lei Complementar 257 (PLP 257/16), que estabelece o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal. De acordo com os servidores, as novas regras trazem a perda dos direitos trabalhistas e cortes nas áreas de educação e saúde. De acordo com a Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), diante da perda dos direitos trabalhistas, as premissas negativas da PEC 241 - que tramita no Senado como PEC 55 - e da PLP 257, a ameaça de greve geral não pode ser descartada.


Petrolândia: Prefeito eleito, pastor Ricardo participa do Seminário Novos Gestores em Brasília


Ricardo Rodolfo, prefeito eleito de Petrolândia (Fotos: Acervo pessoal)

Ricardo e Romero Leal, ex-delegado de polícia, prefeito reeleito de Vertentes, e o presbíteto da Assembleia de Deus, Edilson, eleito em Toritama.


Prefeitos eleitos e reeleitos dos nove Estados do Nordeste brasileiro lotaram o auditório na abertura do quarto e último encontro do Seminário Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Os gestores ficam em Brasília até esta sexta-feira, 11 de novembro, para receber orientações que devem auxiliá-los na administração municipal. Ricardo Rodolfo Souza Leal, prefeito eleito de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, participa do evento. 

No intervalo para almoço, pastor Ricardo registrou, em sua página no Facebook, sua impressão sobre os desafios para os futuros gestores municipais. 

"Proveitoso, esclarecedor, desafiador... NOVOS PREFEITOS ELEITOS NO BRASIL, entram na vida pública já sabendo que as prefeituras estão operando no limite. Deus nos ajude... Vamos precisar de graça e sabedoria para cuidar bem das nossas cidades", declarou Ricardo.

Seminário Novos Gestores

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, deu as boas vindas aos nordestinos e os parabenizou pela vitória nas eleições municipais. O líder municipalista deixou registrada a importância da participação dos novos gestores no movimento municipalista. “Vocês que vão assumir agora passam a ter muita responsabilidade de dar continuidade a esse trabalho de buscar novas conquistas para o movimento municipalista”, enfatizou.


Presidente da Codevasf participa de homenagem a Osvaldo Coelho na Câmara dos Deputados

Foto: José Luiz Oliveira/Codevasf

A atuação do ex-deputado federal pernambucano Osvaldo Coelho para transformar a realidade do semiárido nordestino em um polo irrigado foi destacada pela presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, ao usar a tribuna da Câmara dos Deputados durante a sessão solene em homenagem póstuma ao ex-parlamentar, nesta quinta-feira (10), no Plenário Ulysses Guimarães. Além de ministros, senadores e deputados federais, o evento contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, morto em novembro de 2015.

Os trabalhos foram presididos pelo deputado federal Daniel Coelho. “O povo de Pernambuco sempre viu em Osvaldo Coelho um homem público de muito valor, compromissado, acima de tudo, com a melhoria do povo sertanejo. Ele pensava de forma ampla as questões relacionadas ao estado e ao Brasil, mas sempre manteve um estreito contato com a população do vale do São Francisco”, ressaltou o parlamentar em seu pronunciamento na abertura da sessão.


Ministério da Integração Nacional, TCU e Governo do CE juntos para garantir abastecimento de água no Ceará

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho e o governador do Ceará, Camilo Santana, durante reunião com o ministro Aroldo Cedraz, presidente do Tribunal de Contas da União - TCU. À direita, o deputado federal Danilo Forte. (Foto: Ed Ferreira/MI)

Em reunião realizada ontem (9), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Aroldo Cedraz, e o governador do Ceará, Camilo Santana, decidiram unir esforços para encontrar alternativas que mitiguem os impactos da seca no estado, principalmente na cidade de Fortaleza. A prioridade mais urgente é permitir a retomada das obras remanescentes do trecho do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, não executadas pela empresa Mendes Junior Trading S.A.

Para o governador do Ceará, Camilo Santana, o Ministério da Integração Nacional se antecipou e já tomou as medidas necessárias. “A nossa única preocupação é se houver algum percalço no decorrer desse processo. Não temos inverno no Ceará e já estamos com mais de cinco anos de seca. Estamos procurando alternativas que possam nos resguardar e dar segurança para minimizar essa questão do abastecimento em Fortaleza e na região Metropolitana”, afirmou.


Estado de SE convoca 357 aprovados no concurso da Polícia Militar


A Polícia Militar de Sergipe (PMSE) divulgou nesta quarta-feira, 9, a convocação de 357 candidatos aprovados no último concurso para soldado da PM. Desde a realização do concurso em 2013, o Governo do Estado já convocou 1014 aprovados.

Os candidatos devem se apresentar no Hospital da Polícia Militar (HPM) portando exames e documentos para que sejam submetidos à Exame Médico Admissional/ Inspeção de Saúde e entreguem a documentação necessária à pré-matrícula.

A lista com o material necessário e com o nome dos convocados está disponível no site da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE).

Sergipe 24 Horas


Após tiroteio, polícia prende assaltantes em Inajá, no Sertão de PE


Policiais que estavam em ronda na cidade de Inajá, na noite desta quarta-feira (09), foram informados de uma série de assaltos a mão armada por duas duplas de assaltantes, no centro da cidade. De acordo com a polícia, as duplas estavam em motos e, ao percorrer pela BR-316, foram informados que os suspeitos estavam assaltando uma pessoa, próximo a um posto de combustíveis.

Ao notar a presença da PM, os assaltantes começaram a atirar e empreenderam fuga. Os policiais revidaram e uma das motos caiu na pista. Uma dupla foi presa e a outra conseguiu fugir pela caatinga, com destino ignorado.


Gestantes do Bolsa Família devem passar a receber repelentes em dezembro

Entrega dos repelentes, anunciada em fevereiro deste ano, ainda não foi concretizada

O Ministério da Saúde deve realizar no próximo dia 1º de dezembro pregão para a compra de repelentes que serão distribuídos a gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família. A expectativa da pasta é que, no prazo de 15 dias a contar da homologação da compra, o produto comece a ser entregue pela rede de atenção básica a cerca de 484 mil mulheres.

A aposta do governo é reduzir os casos de infecção de vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e associado ao aumento de casos de microcefalia em bebês.

“Se não houver problema no pregão, [a distribuição] está para 15 dias após a homologação. Em dezembro ainda teremos a primeira entrega”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Segundo ele, o plano do governo é seguir com a distribuição de repelentes apenas para quem recebe o benefício e, posteriormente, avaliar a ampliação da estratégia.


CBHSF avalia em R$31 bilhões investimentos na bacia

Divulgação/CBHSF

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) estima uma valor de aproximadamente R$ 31 bilhões para a implementação de todas as ações previstas no seu Plano de Bacia. Aprovado em setembro pela entidade, o documento foi apresentado, nesta quarta-feira (09.11), em Aracaju (SE), durante o XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, que reúne até sexta-feira (11.11) especialistas de todo o País para debater questões relacionados a uma melhor gestão da água.

Segundo o órgão, boa parte desses recursos será investido, ao longo de dez anos, na execução de obras prioritárias de saneamento, esgotamento sanitário e na recuperação de áreas degradadas. “A parte mais fácil já foi feita. Agora vem a mais difícil: o desafio de implantar este Plano”, disse Alberto Simon, diretor técnico da AGB Peixe Vivo, agência delegatária do CBHSF.


Senar realiza oficinas gratuitas de capacitação na Feira do Empreendedor

Atividades acontecem em Caruaru, até sábado (12). A programação inclui atendimento especializado

O Senar Pernambuco promove nesta quarta-feira (9), uma série de oficinas, na Feira do Empreendedor, em Caruaru. Durante o evento, o público receberá mais de 10 capacitações voltadas ao empreendedorismo artesanal. Essas atividades serão executadas até o próximo sábado, das 14h ás 21h30, no Senac do município.

Ao todo, dez oficinas serão oferecidas pela entidade, todas na sala 20. O espaço é destinado as capacitações “Artesanato em Papel - embalagens e Artesanato em Couro e Pele”. Nas aulas, os futuros empreendedores conheceram técnicas para a confecção de acessórios de couro como bolsas, carteiras e sandálias, e artefatos em papel como enfeites natalinos e caixas para embalagens, que surgem como alternativa para faturar uma renda extra na época natalina. “Nosso intuito é despertar, em um curto espaço de tempo, o potencial empreendedor e mostrar que é possível e economicamente viável investir em produtos artesanais”, explica a coordenadora de Treinamento do Senar-PE, Mônica Pimentel.


PRF apreende 30 caixas de produtos sem nota fiscal na BR 232, em Jaboatão do Guararapes

Ação faz parte de operação de combate ao crime realizada em todas as capitais do país (Fotos: Divulgação/PRF-PE)

Um caminhão carregado com 30 caixas de produtos sem documentação fiscal foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada desta quinta-feira (10), na BR 232, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. A mercadoria havia chegado de São Paulo e seria entregue a diversos comerciantes na Região Metropolitana do Recife (RMR). Participaram da ação agentes do Núcleo de Operações Especiais, do Grupo de Patrulhamento Tático e do Grupo de Motociclismo da PRF.

Os agentes da PRF participavam de uma operação nacional simultânea de enfrentamento ao crime, quando flagraram um caminhão sendo descarregado em um posto de combustível no quilômetro 17 da rodovia. Ao verificar a mercadoria que era transportada, foram encontrados centenas de relógios, óculos escuros, bijuterias, pen drives, perfumes, baterias de celular e outros produtos sem nota fiscal. Também foi verificado no momento da abordagem que dois homens colocavam parte da mercadoria no porta-malas de um automóvel.


AD Diper incentiva exportações na Feira do Empreendedor

Reprodução Instagram SebraePE

No período de 9 a 16 de novembro, a Agência de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (AD Diper) está na cidade de Caruaru, na Feira do Empreendedor 2016, que ocorre no Senac de Caruaru, orientando empresários na realização dos seus negócios e incentivando empresas pernambucanas a exportar seus produtos.
A Feira, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), traz o tema central “Empreendedorismo e empregabilidade” que irá nortear as palestras e serviços oferecidas ao público pela AD Diper, durante o evento.

Nesta quinta-feira, 10, será ministrada a palestra “Conheça as instituições de apoio à exportação em Pernambuco (PNCE)”, às 16h40, pelo assessor de Comércio Exterior da AD Diper, João Canto; às 18h50, Eduardo Benfica, do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INIP), apresenta a palestra “Registro de marcas”; fechando a programação, às 21h, será apresentada a palestra “Vantagens da exportação”, por João Canto.


Petrolândia: Ilha de Rarrá já conta com nova embarcação para seus visitantes




Os frequentadores da Ilha de Rarrá contam agora com mais uma opção de transporte, com saíde de Petrolândia. Um novo barco - catamarã - que desfrutam de mais conforto e segurança no passeio até a ilha. 

A Ilha de Rarrá, no rio São Francisco, proporciona aos visitantes, além da bela paisagem, e momentos de lazer e relaxamento nas águas calmas e dunas da praia de água doce, passeio a cavalo, e o cardápio regional do Restaurante Rei do Baião. 





Redação do Blog de Assis Ramalho