Postagens

Mostrando postagens de Agosto 27, 2015
Publicidade />

União, estados e municípios preparam proposta para substituir a CPMF

Imagem
O governo articula no Congresso Nacional a instituição de um novo imposto específico para a saúde. A proposta está em discussão entre o governo federal, os estados e os municípios e não tem nome, definição de alíquota, nem como será implementada.

Em entrevista hoje (27), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, defendeu que o novo imposto tenha uma alíquota de 0,38%, o que poderia injetar anualmente para a saúde cerca de R$ 80 bilhões, divididos entre União, estados e municípios. “O SUS precisa de recursos. […]. Se dependesse de mim 0,38% seria um bom patamar, mas não depende só de mim”, disse o ministro em conversa com jornalistas.

Segundo Chioro, embora a alíquota possa ser a mesma da antiga Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF), extinta em 2007, a taxação sugerida agora, desde o início, terá destinação exclusiva para a saúde e terá distribuição dividida entre União, estados e municípios. A proposta de como será a divisão ainda não foi exposta pelo governo.

Petrolândia: Câmara Municipal aprova Moção de Pesar pelo falecimento da sra. Gilvanete de Carvalho Santos

Imagem
Moção de Pesar foi apresentada pelo vereador Sílvio Rogério (Foto: Assis Ramalho)
A Câmara Municipal de Petrolândia, em Sessão Ordinária realizada na noite dessa quarta-feira (26), aprovou Moção de Pesar nº 016/2015, apresentada pelo vereador Sílvio Rogério, pelo falecimento da senhora Gilvanete de Carvalho Santos, ocorrido no dia 22 deste mês.

Moção de Pesar nº 016/2015

A Câmara Municipal de Petrolândia manifesta votos de profundo pesar pelo falecimento da querida Gilvanete de Carvalho Santos, no dia 22 de agosto de 2015.

Justificativa: Gilvanete nasceu na cidade de Floresta no dia 25 de janeiro de 1930, ainda jovem mudou-se para a a cidade de Petrolândia, passou sua infância inteira em Tacaratu e no antigo Icó. Aos 16 anos de idade casou-se com Antônio Félix dos Santos, com quem teve 11 filhos. São eles: Lindomar, Leonidas, Laudy, Luzimar, Luzineide, Sarita, Francisco, Roberto, Evilázio, Antônio e Henrique. 

Sua vida foi dedicada aos filhos, cuidando e educando-os. Ela ainda possui 21 n…

Ministério Público Eleitoral é favorável ao registro da Rede Sustentabilidade

Imagem
O Ministério Público Eleitoral (MPE) deu parecer favorável à criação da Rede Sustentabilidade, partido fundado pela ex-senadora Marina Silva. Na manifestação, enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MPE afirma que o partido conseguiu ultrapassar o número mínimo de 486 mil assinaturas de apoiadores para obter o registro.

Ainda não há previsão para que registro do partido seja analisado pelo plenário da corte.

Em outubro de 2013, por 6 votos a 1, o TSE negou registro ao partido, porque a legenda não havia conseguido o mínimo de assinaturas exigidas pela Justiça Eleitoral. O tribunal só validou 442.524 assinaturas. Com a decisão, a Rede não conseguiu participar das eleições de 2014.

Petrolândia: Fabiano Marques prestigia aniversário da pré-candidata a vereadora Josilda e leva apoio ao esporte no Sítio Logradouro

Imagem
O presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Fabiano Marques, tem aproveitado os finais de semana para realizar visitas a comunidades da área rural, para estreitar o contato com a população. No sábado passado (22), prestigiou a comemoração do aniversário de Josilda, pré-candidata a vereadora e visitou o Sítio Logradouro, acompanhado do vereador José Luiz (Zé Pezão).

"No último sábado, estivemos ao lado da nossa pré-candidata a vereadora, Josilda, prestigiando a passagem de aniversário do amigo Tulú, que aconteceu na sua residência no Bairro Nova Esperança, ao lado de vários amigos, sentindo o calor humano da nossa gente. Logo após, à tarde, seguimos junto ao vereador Zé Pezão para prestigiar um torneio de futebol no Logradouro, onde fomos muito bem recebidos pelos desportistas daquela localidade e efetuamos a entrega de um terno de futebol para a equipe local."

Assessoria de Fabiano Marques

Petrolândia: DBrum lança promoção de vestidos e blusas com descontos de até 60%

Imagem
DBrum faz promoção e atende todos os estilos e ocasiões (Fotos: Dbrum/Divulgação) Preço de promoção dividido em até 2 vezes? Inacreditável! Os descontos valem até o fim do estoque das peças em promoção Equipe nº 1 em atendimento da DBrum Modas (Fotos: Assis Ramalho)
A loja DBrum Modas, situada na Avenida Manoel Borba, nº 74, ao lado da Eletroléo, no centro de Petrolândia, anuncia que há peças de vestidos e blusas em promoção por inacreditáveis 40, 50 e até 60% de desconto, nas compras à vista ou dividido em até 2 vezes. A promoção é válida até o fim do estoque das peças em liquidação.

Este é o tipo de promoção para aproveitar e escolha os modelos para você desfilar nas festas do final de setembro e início de outubro. 
Visite a DBrum Modas, loja de Ana Cavalcante (Naná), sob a gerência de Jailma Carvalho. Na DBrum Modas, empresa do Grupo Louana, você encontra confecções masculinas, femininas, inclusive infanto-juvenis, além de acessórios variados para complementar o seu visual. 
DBrum Mod…

Fernando Bezerra Coelho defende que PSB seja protagonista no processo de enfrentamento à crise

Imagem
Durante a reunião da Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro, realizada hoje (27), em Brasília, o senador Fernando Bezerra Coelho (PE) defendeu que o PSB tenha equilíbrio e seja protagonista no processo de enfrentamento à crise econômica pela qual passa o país. “Pertencemos ao único partido com capacidade de ser o interlocutor no diálogo com outras forças políticas e o governo”, avaliou o pernambucano.

A reunião, que teve o objetivo de avaliar a posição do “PSB frente à conjuntura nacional”, reuniu líderes da legenda que, sob a perspectiva política, associaram a crise “ao modo equivocado pelo qual o governo tem atuado na construção da governabilidade”. Durante o encontro, foi finalizada resolução do partido sobre o cenário político-econômico. Por sugestão de Fernando Bezerra, o PSB reiterou, no referido documento, “o respeito à legitimidade e à soberania dos mandatos conquistados pelo voto livre do povo brasileiro”.

De acordo com a nota, o partido “deixa claro que ninguém…

Zeca Cavalcanti faz balanço do mandato e cita projeto sobre saúde e ações contra seca

Imagem
Fechamento de postos da PRF e situação dos concessionários de lotéricas da Caixa também foram citados no discurso do parlamentar pernambucano.
O deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE) fez um balanço dos sete primeiros meses do seu mandato. Lembrando que atua como 1º vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, ele destacou que apresentou o Projeto de Lei 176/15, que concede desconto progressivo nas mensalidades para o usuário do plano de saúde que utiliza com pouca frequência os serviços contratados da saúde suplementar. “O nosso interesse é que o cidadão procure atos saudáveis, como praticar esportes, para que possa usar menos o plano de saúde. E, usando menos o plano, que ele seja agraciado com um desconto na sua mensalidade, na sua prestação do seguro de saúde”, explicou. 
Ao lembrar que veio do sertão nordestino, o deputado disse que apresentou requerimento para a criação de comissão externa para acompanhar as ações do governo federal, dos governos estaduais e das prefeit…

Paulo Câmara busca mais recursos para a Saúde

Imagem
Paulo Câmara, Humberto Costa e Arthur Chioro
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, esteve na manhã desta quinta-feira (27.08) com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para solicitar a ampliação no repasse de recursos para a Saúde Pública de Pernambuco. De acordo com o governador, as áreas prioritárias são a rede de UPA Especialidades e os segmentos de média e alta complexidade.

"Tinha acertado essa conversa com o ministro na sexta-feira passada, quando ele esteve em Pernambuco acompanhando a programação da presidente Dilma Rousseff. Ele ficou de nos dar uma resposta durante o próximo mês de setembro”, explicou o governador pernambucano, que se reuniu com Chioro na sede da Organização Pan Americana de Saúde (Opas), acompanhado do senador Humberto Costa. A secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Soter, também participou da audiência.

Presidente Dilma convoca reunião de última hora com gestores do Nordeste

Imagem
A presidente Dilma Rousseff (PT) convocou os governadores do Nordeste para reunião nesta sexta-feira (28), no Ceará. Coube ao aliado, gestor daquele estado, Camilo Santana (PT), fazer a convocação de urgência. A petista estará no Ceará para entregar 480 apartamentos do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), participará do encontro, marcado para às 20h desta sexta. O socialista vai direto de São Paulo para o Ceará.

Minha Casa, Minha Vida
A presidente Dilma Rousseff estará em Caucaia, no Ceará, para entregar 480 apartamentos do residencial Jose Lino da Silveira VI. O investimento é de R$ 33,1 milhões. Estima-se que 2 mil pessoas sejam beneficiadas com as moradias.

Bandidos quebram janela e invadem Fórum de Mirandiba, no Sertão de PE

Imagem
Bandidos invadiram nessa quarta-feira (26) o Fórum de Mirandiba, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Civil, os suspeitos quebraram o vidro e entraram por uma janela localizada nos fundos do fórum. O arrombamento foi percebido pelos funcionários do local, que acionaram o efetivo da polícia.
Ainda segundo a polícia, um levantamento está sendo realizado para identificar os objetos roubados pelos suspeitos. Até o momento, não há informações de quantas pessoas teriam participado do crime.

Um vergalhão, um relógio, uma chave de fenda, uma lâmina de serra e um cartucho calibre 38 foram encontrados uma rua após o fórum e podem ter sido utilizados na invasão.

Núcleo SJCC/Caruaru
Do NE10 Interior

PSB de Petrolina inicia reuniões temáticas

Imagem
Após a posse da executiva e dos coordenadores de núcleos da nova comissão provisória, o PSB de Petrolina iniciou uma série de encontros para articular estratégias para a estruturação do partido. A primeira reunião temática ocorreu, na manhã desta quinta-feira (27), com representantes da direção estadual e municipal para discutir o movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).
Segundo o coordenador do núcleo LGBT do PSB de Petrolina, Marcelo Soares, o primeiro encontro foi importante para o alinhamento com o trabalho que já é realizado nas executivas nacional e estadual. “Esse espaço no partido é importante para lutar pelos ideais LGBT, vencer barreiras e consolidar mais representatividade na sociedade. Queremos buscar novas filiações para o PSB representando este setor e vamos promover encontros maiores para envolver o movimento”, explica Soares.

Reserve sua mesa e garanta momentos inesquecíveis na VII Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia 2015

Imagem
Sétima edição da Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia terá animação da Orquestra Super OARA (Foto: Lúcia Xavier) Mapa atualizado de reservas de mesas do 7º encontro dos petrolandenses (sujeito a alterações) 

O Lions Clube de Petrolândia divulgou o mapa atualizado de reservas para a VII Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia, tradicional encontro que já se incorporou aos festejos de setembro no município, graças à dedicação, esforço e persistência dos amigos do Lions.

Como se pode notar na reprodução do mapa, acima, restam poucas mesas à venda (marcadas em branco) no andar térreo e todas ao redor do dancing e próximas à sacada do mezanino da Casa de Shows Velho já foram vendidas.

O encontro terá como atração a Super OARA, orquestra com quase 60 anos de tradição em animação musical.


Garanta o seu lugar nesta festa, reserve a sua mesa e participe deste grande encontro!
O preço da mesa foi mantido no valor do ano anterior: R$ 120,00.
Contatos para Reservas
Mesas         Responsável    …

Pelo hub, Dilma autoriza cessão da base aérea ao aeroporto do Recife, diz Humberto

Imagem
Senador Humberto Costa (Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado)
A conversa foi longa e produtiva no gabinete presidencial, localizado no 3º andar do Palácio do Planalto. Recebido, na tarde dessa quarta-feira (26), para uma reunião a sós com Dilma Rousseff, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, encontrou a presidenta motivada, cheia de energia e com um conhecimento muito claro sobre a conjuntura nacional e de Pernambuco.

Os dois passaram em revista o cenário político e econômico atual e trocaram impressões sobre a situação da base aliada no Congresso, especialmente, no Senado. Como resultado do encontro, Dilma acatou sugestão de Humberto e já convidou para um jantar, na semana que vem, a bancada de senadores do PT com a finalidade de afinar o diálogo entre Executivo e Legislativo.

Quando o assunto chegou a Pernambuco, Dilma demonstrou entusiasmo. Humberto expôs a disputa pelo hub da Latam em que Pernambuco entrou contra o Ceará e o Rio Grande do Norte e disse à presidenta s…

Governo de Pernambuco lança programa de estágio para pessoas com deficiência

Imagem
A Secretaria de Administração (SAD) lançou seu programa de Inclusão de Estagiários com Deficiência nos órgãos do Poder Executivo estadual nesta manhã (26.08), para os gestores de Recursos Humanos (RHs) estaduais. O encontro, realizado no auditório do Banco Central, promovido pela Secretaria de Administração (SAD), através do Núcleo de Estágio Corporativo, fez parte da programação da Semana da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SEDSCJ), via Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD).

De acordo com a secretária executiva de Pessoal e Relações Institucionais, Marília Lins, que participou da abertura do evento, “o objetivo (do programa) é dá oportunidade às pessoas com deficiência a ingressarem no mercado de trabalho”. Na ocasião, a assistente social Mariana Horta, proferiu palestra sobre o tema que motivou a criação do programa: “A importância da inclusão de estagiários com deficiência: estrutura e…

Estão abertas até 8 de setembro inscrições para Encontro MPPE em Caruaru sobre Humanização do Parto e Nascimento

Imagem
Estão abertas até o dia 8 de setembro as inscrições para o Encontro MPPE sobre Humanização do Parto e Nascimento: III Oficina de Sensibilização, que será realizado no dia 11 de setembro, em Caruaru, Estão sendo oferecidas 80 vagas, sendo 30 para integrantes do Ministério Público de Pernambuco, e 50, para profissionais e gestores da saúde que atuam na 4ª e 6ª Gerências Regionais de Saúde (Geres), sediadas em Caruaru e Arcoverde. O evento será realizado no auditório da Faculdade ASCES, situada na Av. Portugal, 584, Bairro Universitário, das 8h30 às 13h. As inscrições devem ser feitas através de formulário, disponível no site do MPPE, no menu Institucional > Escola Superior > Cursos, Palestras e Seminários.

A oficina tem como público-alvo promotores de Justiça e servidores do MPPE com prioridade para aqueles que atuam na defesa da saúde, gestores hospitalares, secretários municipais de Saúde e conselheiros municipais de Saúde dos municípios que fazem parte da 4ª e 6ª Geres, além do…

Repartições do Poder Executivo de Pernambuco têm horário de funcionamento reduzido em uma hora

Imagem
A partir do dia 1° de setembro todo o Poder Executivo Estadual terá o seu horário de funcionamento reduzido, passando a ser realizado das 08h às 17h. A Portaria publicada nesta quarta-feira (26) faz parte das ações da Secretaria de Administração (SAD) para atender ao que estabelece o Plano de Contingenciamento de Gastos Públicos do Governo Estadual que prevê a redução nos gastos do orçamento publico estadual. A medida valerá até o dia 31 de dezembro de 2015.

Para o secretário de Administração, Milton Coelho, o objetivo da Portaria é diminuir o consumo com energia elétrica do Poder Executivo. “Para se ter uma ideia, o custo com esse serviço no horário de pico, ou seja, das 17h30 às 20h30, aumenta em sete vezes se for comparado ao uso em horário normal”, ressaltou ele, lembrando que o intervalo para o almoço dos servidores também terá uma redução de uma hora. “Dessa forma manteremos a carga horária dos servidores estabelecida na legislação em vigor para cada cargo”, disse Milton.

Prefeituras baianas podem receber doação de feijão do governo federal para entidades socioassistenciais

Imagem
Quem faz o pedido é a prefeitura e não a instituição. Além disso, a prefeitura só está autorizada a distribuir para as entidades descritas na portaria.
O governo federal abriu processo de doação de 45 mil toneladas de feijão dos estoques públicos, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A ação é estratégica no combate da insegurança alimentar e nutricional da população em vulnerabilidade.

A distribuição dos alimentos vai beneficiar os órgãos e entidades que integram a rede socioassistencial pública e privada, desde que inscritos no Conselho de Assistência Social responsável pelo serviço. Além disso, serão contemplados restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e unidades que ofertam serviços de saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Policiais de Campo Formoso/BA interceptam drogas encaminhadas a detentos

Imagem
Dr. Edilzo Santana, delegado titular de Campo Formoso/BA
Durante a revista aos alimentos destinados aos detentos da cadeia de Campo Formoso, cidade situada no Centro Norte da Bahia, policiais civis encontraram no interior de dois recipientes plásticos, misturados com alimentos (baião-de-dois), dois tabletes de maconha, pronta para consumo.

Segundo o titular daquela DP, Dr. Edilzo Santana, a droga foi encaminhada a um dos detentos por uma adolescente.

A menor foi localizada e o procedimento encaminhado ao juizado da Vara da Infância e Juventude da Comarca.

Esta foi a segunda vez, neste mês de agosto, em que adolescentes tentaram colocar drogas no interior da detenção.

Ascom Delegacia de Polícia Civil de Campo Formoso

Comissão do Senado aprova regulamentação das profissões de fotógrafo e detetive particular

Imagem
O projeto não inclui o repórter-fotográfico na regulamentação, haja vista que o STF Federal considerou inconstitucional a exigência do diploma de jornalismo e registro profissional no Ministério do Trabalho para o exercício da profissão de jornalista.
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nessa quarta-feira (26), a regulamentação das profissões de fotógrafo e detetive particular. As propostas seguem para análise do Plenário.

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 64/2014 define como aptos ao exercício profissional de fotógrafo os diplomados em fotografia no ensino superior ou técnico. Os não diplomados também poderão exercer a profissão, desde que, na data de início de vigência da nova lei, tenham exercido a atividade por, no mínimo, dois anos.

A comprovação desse tempo de serviço será feita por meio de declaração da respectiva entidade de classe, além de recibos de pagamentos de serviços prestados ou declaração da empresa empregadora, com firma reconhecida em cartório.

Humberto comemora proteção do Senado a Estados e municípios

Imagem
A medida também vai eliminar a possibilidade de criação de pisos salariais nacionais, que aumentam as despesas dos entes com pessoal e seus encargos, sem o correspondente repasse de recursos financeiros pelo governo federal. (Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado)
Os senadores aprovaram, na noite dessa quarta-feira (26), por unanimidade, a proposta que proíbe a União de criar despesas aos Estados, Distrito Federal e municípios sem prever a transferência de recursos ao seu pagamento. Com o apoio do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que defende a melhor distribuição de recursos entre os entes da Federação e orientou a bancada a votar favoravelmente ao texto, a Proposta de Emenda à Constituição nº 84/2015 segue agora à Câmara dos Deputados.

“Essa é uma reivindicação antiga de governadores e prefeitos de todo o país, que muitas vezes encontram dificuldades com os seus caixas e não conseguem arcar com compromissos orçamentários e programas criados pela União”, avalia Humberto…

ONG lança movimento para avançar na inclusão digital

Imagem
O Comitê para Democratização da Informática (CDI) comemora hoje (27) 20 anos de trabalho pela inclusão digital no Brasil, no Morro Santa Marta, em Botafogo, onde tudo começou, mas agora lançando um novo desafio, o Movimento Recode (reprogramador). A organização não governamental (ONG) usa a tecnologia para transformação social, repassando conhecimentos às comunidades e estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania. A rede está presente em 15 países, totalizando 1,64 milhão de vidas transformadas nessas duas décadas de existência, sobretudo de jovens de comunidades carentes. “Influenciamos diversas gerações”, disse a diretora executiva do CDI, Elaine Pinheiro.

Ela lembrou que, na missão de promover a inclusão digital, o CDI usou a tecnologia sempre aliada à cidadania, para "empoderar o indivíduo como cidadão para que ele promova o desenvolvimento comunitário”. No Brasil, o CDI está presente em 16 estados onde atende, anualmente, a 80 mil pessoas, em média.

Petrolândia: Erileide Lima, aniversariante do dia, recebe carinhosa mensagem de sua família

Imagem
Dona Erileide Lima, aniversariante de hoje Dona Erileide e seu Jorge com as filhas Janete, Janaína e Jô Nova geração 100% feminina, com Jaíny, Giovana, Mariana, Joany, Gisely e Isabela, netas do casal
Nesta quinta-feira, 27 de agosto, é aniversário da sra. Erileide Lima e sua família, representada por Jô Lima, faz bonita homenagem à aniversariante com a mensagem abaixo.
"Mãe, a Senhora é a responsável por tudo que somos e seremos. Por isso hoje, ficamos felizes em poder comemorar ao seu lado mais um de seus aniversários, uma data importante que eu torcemos para que se repita por muitos anos.

Se eu pudéssemos te presentearia com tudo que há de mais bonito no mundo e com a felicidade eterna, para ver o seu sorriso iluminado sempre. Mas tudo que podemos fazer é lhe dar o nosso amor e alguns motivos para sorrir.

Obrigado pela sua dedicação diária para que eu fóssemos boas pessoas e pelo amor doado a nós todos os dias. A Senhora é a melhor mulher, madame, rainha, enfim, a melhor mãe do …

Rodrigo Novaes pede que cortes de gastos do Governo não prejudiquem o Sertão do Estado

Imagem
Deputado Estadual Rodrigo Novaes
O deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi hoje (27) à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), pedir ao Governo do Estado que as obras hídricas do Sertão não sejam prejudicadas por causa da redução de custos.

Rodrigo em seu discurso falou que diante da fase difícil que o país vem passando, o Governo do Estado terá que fazer várias reduções de gastos, mas afirmou que o governo garantiu que não prejudicará a educação, saúde e segurança da população.

Em seguida, o parlamentar pediu a atenção do governador, para que essa redução de gastos também não prejudique a população do interior e sertão do estado, como por exemplo, ações voltadas à infraestrutura hídrica.

“O nosso povo sertanejo não aguenta mais tanto sofrimento, não é justo que as medidas de redução de gastos afetem as pessoas do interior, principalmente do sertão do estado, por isso, faço esse apelo ao Governador Paulo Câmara, para que priorize também essa nossa região”, disse Novaes.

Centro de Estudos da História Municipal da Condepe/Fidem comemora 39 anos com amplo programa editorial

Imagem
Ao completar 39 anos de existência em 14 de agosto, o Centro de Estudos da História Municipal (CEHM), da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, comemorou os números do programa editorial, desdobrado em várias coleções, entre elas a Biblioteca Pernambucana de História Municipal (que conta a história de cada município). Ao total já foram publicados 110 livros de escritores e historiadores pernambucanos e está previsto o lançamento de mais três livros até o final deste ano, dentro de um convênio com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). O objetivo é de preservação da memória histórico-cultural dos municípios pernambucanos.

No primeiro semestre deste ano foram publicados os livros: Sopa de Pedra, de Napoleão Barroso Braga; Introdução à História Territorial do Sertão Nordestino (Devassamento e Colonização), de Ynoy Sampaio, ambos integram a coleção Tempo Municipal; e, Cronologia Pernambucana - Subsídios para a História do Agreste e do Sertão, volume…

Polícia Federal desarticula maior quadrilha de traficantes de drogas sintéticas do país

Imagem
A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (27) a Operação Quinto Elemento, para desarticular uma quadrilha especializada no tráfico de drogas sintéticas. O grupo, segundo a corporação, atua em Goiás, mas tem colaboradores em diversos estados do país.

Cerca de 400 policiais federais cumprem 145 mandados judiciais em Goiás, em São Paulo, no Paraná, no Tocantins, na Bahia, em Minas Gerais e no Distrito Federal. São 30 mandados de prisão temporária, oito de prisão preventiva, 40 de condução coercitiva, 55 de busca e apreensão e 12 de sequestros de bens imóveis, incluindo um prédio residencial de 20 apartamentos.

De acordo com nota da PF, a quadrilha utilizava empresas regularizadas para a aquisição de produtos químicos usados para sintetizar os mais variados tipos de droga – desde anfetaminas até cocaína.

Programa Advogado Saudável em Garanhuns repercute em todo o estado

Imagem
Clique na imagem e assista ao vídeo no Facebook
A OAB Subseccional Garanhuns, em parceria com a CAAPE - Caixa de Assistência do Advogado de Pernambuco, visando oferecer melhores condições de saúde para os advogados, tem oferecido atendimentos clínicos, a exemplo de consultas e exames com cardiologistas e oftalmologistas, em atendimentos médicos especializados. Trata-se do programa Advogado Saudável.
Segundo o presidente da OAB Garanhuns, Dr. Paulo André Couto Soares, a repercussão do plano tem sido muito positiva. tanto que a OAB/PE resolveu levar esta importante notícia para o conhecimento de todos os advogados do estado. Uma equipe de reportagem acompanhou o primeiro atendimento em Garanhuns, com uma consulta oftalmológica da advogada Dra. Aída Carolina Silvestre.

Nível do mar subiu em média 8 centímetros desde 1992

Imagem
O nível do mar subiu, em média, quase 8 centímetros em todo o mundo desde 1992 devido ao aquecimento global, informou nessa quarta-feira (26) a Agência Especial Norte-Americana (Nasa, a sigla em inglês), alertando que a tendência deverá manter-se nos próximos anos.

Um grupo de cientistas da agência apresentou os mais recentes dados sobre o aumento do nível da água do mar em todo o mundo – que foi, em média, 7,62 centímetros superior ao de 1992 –, apesar de o panorama variar em diferentes regiões. Em alguns casos, o nível chegou a superar os 22 centímetros.

A Nasa também publicou um vídeo, com os dados obtidos pelos seus satélites, em que se verifica, por uma gradação de cores, a evolução em cada parte do mundo nos últimos 23 anos.

As costas da Ásia e Oceania, no Pacífico, juntamente com o Mediterrâneo Oriental e a costa da América foram as mais prejudicadas pela subida do nível do mar.

Fernando Bezerra apresenta projeto que cria Carreira Nacional de Médicos e Dentistas

Imagem
Senador Fernando Bezerra Coelho
O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) apresentou, na noite desta quarta-feira (26) no Senado Federal, projeto de sua autoria que cria a carreira nacional dos cargos de médico e dentista de saúde da família, no sistema público de saúde.

O objeto do projeto é que a União faça a seleção e a contração desses profissionais, possibilitando ainda a capacitação das duas categorias para atender a demanda por atenção básica de saúde no país.

Fernando Bezerra defendeu que a centralização pela União da carreira de médicos e dentistas oferece diversas vantagens, como a previsão da seleção desses profissionais ser feita por meio de regras unificadas e baseadas no mérito profissional, e um maior estímulo ao exercício das atividades de saúde ao tornar mais atrativo a carreira, com melhores salários e mais benefícios oferecidos pela União.

PT apóia Janot, mas cobra rigor contra o PSDB

Imagem
Rodrigo Janot (Foto:  Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Aprovada com 59 votos favoráveis, 12 contrários e uma abstenção, a recondução de Rodrigo Janot ao cargo de procurador-geral da República ganhou o apoio fechado da bancada do PT no Senado. Mas, durante a sabatina de mais de 10 horas na Comissão de Constituição e Justiça, os parlamentares petistas cobraram do procurador-geral que as investigações do Ministério Público Federal (MPF) alcancem todos os partidos políticos indistintamente, sem blindagem a qualquer legenda, especialmente o PSDB.

Com base em documentos e nas delações premiadas conhecidas, os senadores questionaram Janot sobre a apuração de denúncias de corrupção cuja apuração está parada. Um dos casos levantados é o de recebimento de propinas por parte do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, derrotado na eleição presidencial do ano passado.

Tio de prefeito orquestrou morte de radialista no CE, diz MP

Imagem
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) denunciou sete pessoas pelo assassinato do radialista Gleydson Carvalho. Entre os denunciados estão os homens apontados como autores materiais do crime e os mandantes. De acordo com o MP, a execução ocorrida no dia 6 deste mês dentro do estúdio da Rádio Liberdade FM, em Camocim, teria sido ordenada por João Batista Pereira da Silva, que é tio do atual prefeito de Martinópole.

A motivação: o comunicador "falava demais" e durante intervenções no programa de rádio 'Revista Regional', ele "tecia severas críticas ao que reputava como desmandos, irregularidades e desvios no âmbito da gestão do referido município".
O promotor Evânio Pereira de Matos Filho relata ainda a participação de um sobrinho de João Batista, identificado como Daniel Lennon Almada Silva, que é tesoureiro da Prefeitura de Martinópole. Conforme as investigações da Polícia e do MP, outras duas pessoas também estavam "marcadas" para morrer…

Guerrero e Emerson Sheik são alvos de memes irônicos da torcida do Vasco

Imagem
Os torcedores do Vasco não param de comemorar o fato de terem eliminado o rival Flamengo e se classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Os principais alvos de memes irônicos e cheios de deboche por parte dos vascaínos são os atacantes Paolo Guerrero e Emerson Sheik.
O peruano, dias antes do duelo desta quarta-feira, afirmou que o Rubro-negro “passaria por cima” do Cruz-Maltino e venceria por 3 a 0. Mas saiu com menos de 20 minutos de jogo por conta de uma lesão e viu o time só empatar em 1 a 1 com o rival e sair da competição.
No caso de Sheik, o deboche estava guardado na garganta. O atacante ironizou o Vasco no mês passado numa entrevista, trocou farpas com o presidente do Vasco, Eurico Miranda, pelas redes sociais e chegou a sofrer ameaças por parte de vascaínos. Agora, além de estar eliminado com o Flamengo, o jogador corre o risco de pegar uma suspensão caso seja denunciado no STJD porque atacou o árbitro no intervalo do duelo no Maracanã, quando disse ‘esse juiz é…

Sebrae promove curso de Gestão de Marketing para empreendedores de Afogados da Ingazeira

Imagem
Participantes do curso em Afogados da Ingazeira Simone Costa, consultora do Sebrae/PE (à direita)
A sala do empreendedor de Afogados da Ingazeira, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, foi inaugurada no último dia 14 de Agosto com o principal objetivo de ajudar e orientar a formalização dos pequenos negócios no município.

Menos impostos, crédito com juros baixos, adesão ao INSS e capacitação também são objetivos do espaço. Na última semana, um grupo de empreendedores afogadenses participou de uma semana inteira de capacitação sobre gestão em marketing.

Foram dezesseis horas de aulas em cinco dias, ministradas pela especialista do Sebrae no assunto, Simone Costa. O público incluiu empreendedores de vários segmentos - farmácias, laboratórios, pizzarias, internet, vestuário, dentre outros.

Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira, 27 de agosto de 2015; Confira
Diário de Pernambuco; Acusados de matar Artur Eugênio vão a júri popular Folha de Pernambuco; Valente, Sport arranca classificação emocionante Gazeta se Alagoas: Quadrilha que roubava cargas é desarticulada Diário do Nordeste-CE; Tio de prefeito orquestrou morte de radialista, diz MP O Imparcial-MA: Prefeita de Bom Jardim será apresentada hoje à Polícia Federal, diz advogado
Diário do Povo-PI; Sargento da PM mata a mulher a facadas na zona Sudeste
A Tarde; Operários encontram fezes de rato em comida de obra do Metrô de Salvador
Correio da Bahia; Cliente de 36 anos morre baleado em assalto a padaria na capital
Tribuna da Bahia; 17 deputados podem mudar de partido na Assembléia Legislativa
O Globo; Governo estuda recriar CPMF e dividir com estados
O Dia-RJ: Bandidos roubam R$ 2 milhões que estavam em sofá da casa de idoso
Extra-RJ:; Vereadora é assaltada em Niterói e tem c…

Publicidade