quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Blog de Assis Ramalho publica entrevista com Roberto Cabrini nesta quinta-feira, dia 19


Nesta quinta-feira (19), O Blog de Assis Ramalho publica a entrevista exclusiva com o repórter investigativo do Programa ''Conexão Repórter'' do SBT,  Roberto Cabrini.

O repórter conta, com exclusividade, à nossa reportagem, detalhes sobre as suas principais cobertura jornalistica pelo Brasil e pelo mundo e fala sobre a sua brilhante carreira jornalistica.

Em passagem por Petrolândia, Roberto Cabrini realiza reportagem investigativa sobre trabalhadores que saem do sertão e vão se aventurar no Sul e Sudeste do Brasil,

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Leopoldo Cavalcante Leal/Blog de Assis Ramalho

Censura a vereador de Triunfo é repercutida na ALEPE por Rodrigo Novaes

Deputado Estadual Rodrigo Novaes (PSD)
O deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi à tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde de hoje (18), lamentar perseguição política que aconteceu em Triunfo ao vereador Djaci Marques (PSD).

De acordo com parlamentar, o vereador Djacir exerce um mandato exemplar de fiscalização e comprometimento com a população. Rodrigo Novaes informou que, após várias denúncias da população, o vereador realizou uma visita de fiscalização na Unidade Mista de Saúde Felinto Wanderley, onde constatou diversas irregularidades como a falta de remédios, funcionários e equipamentos, além do mau atendimento aos cidadãos.

Após verificar irregularidades no funcionamento da unidade, o vereador preparou uma denúncia para apresentar na Câmara Municipal, mas foi surpreendido com uma representação do prefeito contra ele, por quebra de decoro parlamentar. Rodrigo frisou a necessidade de respeitar o papel fiscalizador do vereador, em defesa da comunidade.

Novaes ainda fez um apelo ao presidente da Câmara Municipal de Triunfo para que aja de forma sensata e arquive a representação contra o vereador.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Rodrigo Novaes

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia promove 'Festa dos Aposentados do STR' no dia 28


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia promove, no dia 28 de setembro, a partir das 8h00, a Festa dos Aposentados do STR.

A atração musical do evento é o cantor Wilton Bello.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Reprodução Facebook STR Petrolândia

Senador Armando Monteiro apoia MP que limita mandato de cartolas no futebol

Senador Armando Monteiro (PTB-PE)
As entidades esportivas que recebem recursos públicos não poderão eleger um mesmo dirigente por mais de dois mandatos seguidos, com duração de quatro anos cada. O projeto de lei de conversão que limita o mandato de cartolas no futebol e em outros esportes foi aprovado com o apoio do senador Armando Monteiro (PTB-PE). A norma é oriunda da Medida Provisória 620/2013 e agora segue para sanção presidencial.

Além de permitir uma única reeleição de dirigentes, a MP também torna inelegíveis o cônjuge e os parentes até o segundo grau dos dirigentes que forem sucedidos. Prevê ainda outros requisitos, voltados a uma maior transparência de gestão, como condição para que clubes, comitê olímpico, ligas, federações e confederações esportivas tenham acesso a verbas públicas. Determina, por exemplo, que os resultados financeiros sejam integralmente destinados para manutenção dos objetivos sociais.

Assessoria de Imprensa do Senador Armando Monteiro

Petrolândia: Matrículas dos aprovados no Vestibular da FUNESO terminam nesta sexta-feira (20)

Os candidatos aprovados no Vestibular da FUNESO, realizado em Petrolândia no dia 05 de setembro, devem procurar Magda Barros, na Secretaria de Educação, para realizarem a matrícula até sexta-feira, dia 20. As matrículas estão sendo feitas das 8h00 às 17h00, sem intervalo para almoço. 

Os documentos necessários para matrícula são:

3 Xerox histórico escolar autenticadas 
2 Xerox RG e CPF autenticadas 
2 Xerox de certidão civil (nascimento ou casamento). 
2 Xerox título de eleitor
2 Xerox do comprovante de votação na última eleição
2 Xerox de comprovante de residência 
2 Xerox reservista (para homens)
4 Fotos 3x4 

Concluídas as matrículas, será programada a Aula Inaugural, ocasião em que será divulgada a data de início das aulas. 

A Secretaria de Educação está localizada na rua Coronel Aureliano Menezes, ao lado da Trupé Calçados, no centro de Petrolândia.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações de Magda Barros

Assembleia Legislativa debate reforma política com estudantes

Deputado Estadual Rodrigo Novaes em entrevista a Assis Ramalho
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa realizou hoje (18), por solicitação do deputado Rodrigo Novaes (PSD), Audiência Pública para debater a Reforma Política.

Segundo Novaes, é visível que cada dia mais a população clama por melhor representação política e por uma maneira mais efetiva de escolha. "a ideia é contribuir com sugestões apresentadas pela Alepe para a Comissão Especial da Reforma Política, em Brasília, a partir dos movimentos estudantis", afirmou.

O debate foi voltado para estudantes e estiveram presentes o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Pedro Henrique Reynaldo Alves, o defensor público Jânio Fernando, além de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), União de Estudantes de Pernambuco (UEP), além de vários grupos estudantis.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Rodrigo Novaes

Repórter Roberto Cabrini faz reportagem na Aldeia Pankararu de Brejo dos Padres, em Tacaratu


Segundo informações do Blog Pankararu Online, o repórter investigativo Roberto Cabrini está fazendo uma reportagem para seu programa Conexão Repórter do SBT sobre o trabalho escravo envolvendo índios da etnia Pankararu. A denúncia partiu de alguns índios Pankararus que viajaram para São Paulo.

Também segundo o Pankararu Online, desde terça-feira (17) Roberto Cabrini está na Aldeia Pankararu de Brejo dos Padres, na zona rural de Tacaratu, onde foi muito bem recebido. 

O professor Cícero, editor do blog Pankararu Online elogia Cabrini: "Bastante simpático, o apresentador pousou pra fotos, inclusive com este humilde blogueiro."

Notícia relacionada (clique para ler):

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Professor Cícero em Pankararu Online
Fotos: Professora Lia

Meta do PNE que trata do acesso de alunos com deficiência à educação básica recebe nova redação no Senado


Alvo de polêmica, a Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE) recebeu uma nova proposta de redação no Senado. O relatório apresentado nesta quarta-feira (18) muda a redação da meta que trata do acesso de alunos com deficiência à educação básica, atendendo a pais e entidades ligadas à educação. O texto foi proposto pelo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e deve ser votado na próxima semana.

O PNE estabelece metas para o setor para os próximos dez anos. No mês passado, entidades ligadas à defesa dos direitos de pessoas com deficiência, como as associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a Sociedade Pestalozzi protestaram contra as modificações feitas no Senado na Meta 4. 

Petrolândia: Marcação de Consultas e Exames na Secretaria de Saúde para esta quinta e sexta-feira,19 e 20

 
O Blog de Assis Ramalho divulga as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação nesta quinta e sexta-feira,na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia. 

Quinta-feira (19): Pediatra, Nutricionista, Clínico Geral, Cirurgião Geral, Exames Laboratoriais;
Sexta-feira (20): Urologista, Mastologista, Preventivo, Raio-X, Exames Laboratoriais.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INFORMA QUE: 

1. Para todas as marcações é necessário apresentar: Cartão do SUS, Cartão do Hospital, Carteira de Identidade e comprovante de residência. 

2. As fichas serão entregues somente à pessoa que for marcar para ela mesma ou para um parente de primeiro grau: pai, mãe, irmã(o) ou filho(a). Para isso, é preciso apresentar os documentos da pessoa que vai fazer a marcação e da que vai ser atendida, para comprovar o grau de parentesco, e também comprovante de endereço.

3. As mulheres residentes em áreas atendidas por PSF (Posto de Saúde da Família), devem realizar o exame PREVENTIVO e a primeira consulta do PRÉ-NATAL no PSF em que estiver cadastrada e não mais no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima. São atendidas por PSF as seguintes Quadras 01, 02, 05, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. As moradoras das demais quadras recebem atendimento e acompanhamento no Hospital Municipal.

4. Cada ficha marca apenas 01 (um) cartão de consultas. 

A Secretaria de Saúde de Petrolândia situa-se na Rua Cecília Delgado, centro de Petrolândia, em frente ao Supermercado O Barateiro.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Sem recadastramento, mais de 8 mil aposentados e pensionistas terão pagamento suspenso


Cerca de 8,3 mil servidores aposentados e beneficiários de pensão do governo federal terão seus pagamentos suspensos a partir deste mês. De acordo com o Ministério do Planejamento, o pagamento foi suspenso porque eles deixaram de comparecer à rede bancária entre março e junho para fazer o recadastramento anual. Segundo o ministério, houve reiterados avisos para que os aposentados e pensionistas fizessem o recadastramento nesse período.

Para evitar o problema, bastaria ao beneficiário comparecer a uma das 6 mil agências de bancos conveniados (Banco do Brasil, Caixa e BRB) no mês em que faz aniversário”, lembrou o ministério.

PSB desembarca do governo Dilma Rousseff

Eduardo Campos e Beto Albuquerque
O segundo vice-presidente nacional do PSB, deputado Beto Albuquerque, anunciou nesta quarta-feira (18) que o partido decidiu colocar à disposição da presidente Dilma Rousseff (PT) os cargos que ocupa no Governo Federal.

De acordo com o deputado, o presidente do partido, o governador Eduardo Campos, terá um encontro ainda hoje com a presidente para informar sobre a decisão. Entre outros postos, o PSB comanda o Ministério da Integração Social e a Secretaria dos Portos, que também possui status de ministério.

Celso de Mello vota a favor de recurso que pode reabrir julgamento


O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor do recurso que permite a reabertura do julgamento de 12 réus condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. A votação sobre a validade dos embargos infringentes estava empatada em 5 a 5 e foi definida com voto de Mello, favorável ao recurso. Mesmo com a votação em 6 a 5, o resultado do julgamento não foi anunciado para que outras questões sejam decididas, após o intervalo da sessão.

Celso de Mello iniciou o voto afirmando que os julgamentos no Supremo devem ocorrer de forma imparcial, sem pressões externas, como da imprensa e da sociedade. Para o ministro, qualquer decisão tomada de acordo com clamor público é inválida. “Devem ser assegurados todos os meios e recursos da defesa, sob pena de nulidade de persecução penal”, explicou.

Floresta-PE: Homem é assassinado a tiros em frente a sua redidência


Um ajudante de pedreiro foi assassinado a tiros em frente à casa em que morava em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O crime aconteceu na noite dessa terça-feira (17) no bairro da Cohab.

De acordo com a polícia, João Menélio de Sá Júnior, 25 anos, foi alvejado com três disparos de arma de fogo. Segundo testemunhas, dois homens em uma moto foram vistos efetuando os tiros contra o rapaz. Buscas foram realizadas pela Polícia Militar, porém ninguém foi preso.

O caso foi registrado na Delegacia de Floresta, que até a manhã desta quarta-feira (18) ainda não havia localizado nenhum suspeito pelo homicídio. O corpo de João Menélio foi removido ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Petrolina, ainda no Sertão. A causa do crime será investigada.

NE 10

PSB confirma que entregará cargos a Dilma Rousseff


Após mais de duas horas de reunião, o PSB confirmou a entrega dos cargos ocupados no governo federal, mas o partido manterá o apoio formal à presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional. Na avaliação dos socialistas, esse não é o momento político ideal para um rompimento com o PT. O governador Eduardo Campos, presidente nacional do partido, deve comunicar a Dilma a decisão em audiência no Palácio do Planalto.

Defensor da saída do PSB do governo, o líder do partido na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (RS), foi o porta-voz da reunião do partido desta quarta-feira (18). Ele reforçou que os socialistas tomaram a decisão para não constranger a presidente e que, a partir de agora, adotam uma postura mais independente. "Não seremos oposição ao governo, mas também não estaremos na base. Vamos votar aquilo que entendermos que é bom para o Brasil", afirmou Beto Albuquerque.


Petrolândia: Aniversariante do dia, Ian Uriel completa 1 aninho e recebe homenagem no Blog de Assis Ramalho

Ian Uriel e Gisleidy Soares
Gisleidy Soares envia mensagem ao Blog de Assis Ramalho para homenagear o pequeno Ian Uriel, que completa 1 ano de vida nesta quarta-feira, 18 de setembro.

"Queria que publicasse o 1º aninho de vida de Ian Uriel, filho de Neguinha salgados. Desejamos que Deus continue sempre iluminando ele, com muita saúde, felicidades, paz. Que ele continue sendo um menino sorridente, forte e carinhoso. São esses os sinceros votos de Leidy, Neguinha e de todos que o adoram. Parabéns, Ian!"

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e foto: Gisleidy Soares

Petrolândia: Prefeito Lourival Simões convida a comunidade para audiência pública de debate do Plano Plurianual 2014-2017


CONVITE

O Prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, tem a honra de convidar a comunidade petrolandense para a Audiência Pública a ser realizada nesta quinta-feira (19), a partir das 8h00, para debate da elaboração do Plano Plurianual 2014-2017.

A audiência será realizada no Câmara Municipal de Vereadores, situada na Praça dos Três Poderes, no centro de Petrolândia.

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 e estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de 4 anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população. É aprovado por lei quadrienal, tendo vigência do segundo ano de um mandato majoritário até o final do primeiro ano do mandato seguinte.

Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, público-alvos, produtos a serem entregues à sociedade, etc.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Prefeitura Municipal de Petrolândia


Petrolândia: BIOMED, laboratório de análises clínicas, é nova parceria do Blog de Assis Ramalho

Biomed Laboratório na Quadra 04 de Petrolândia
(Fotos: Assis Ramalho)
Drª Patrícia Queiroz
Katiane, Técnica em Enfermagem, braço direito da Drª Patrícia

Biomed Laboratório, localizado por trás do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, é mais uma opção de análises clínicas em nossa cidade, oferecendo exames laboratoriais, preventivo, biópsias, testes de DNA e do Pezinho.

A responsável pelo Biomed Laboratório é a Drª Patrícia Queiroz A. C. Sobreira, biomédica especializada em Citologia. O atendimento ao público é realizado pela técnica Katiane.

O Biomed Laboratório funciona de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

Biomed Laboratório
Drª Patrícia Queiroz A.C. Sobreira
biomédica CRBM-PE 687
Rua João Rodrigues dos Santos, 95 - Quadra 04
(Por trás do Hospital Municipal)
Petrolândia (PE)
Contatos: (87) 9912-3869 / 9626-8616 / 9127-5596


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Ministro Fernando Bezerra Coelho confirma que deve entregar cargo


O futuro do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no governo Dilma Rousseff está sendo definido neste momento em uma reunião da executiva nacional da sigla, convocada às pressas, em Brasília. Ao chegar ao encontro o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra confirmou que “o partido deverá tomar a iniciativa de colocar os cargos à disposição da presidenta”. O objetivo, segundo ele, é que Dilma “fique inteiramente à vontade, com liberdade para fazer as mudanças que julgar necessárias no seu ministério”.

Além do Ministério da Integração Nacional, comandado por Bezerra desde 2011, o PSB também tem a Secretaria de Portos da Presidência da República, sob comando do cearense Leônidas Cristino, que não está presente na reunião, porque está no Panamá.


Petrolândia: Pizzaria Forno a Lenha, que agora abre para almoço e tem mais opções no cardápio, é nova parceria do Blog de Assis Ramalho

Pizzaria Forno a Lenha na Orla de Petrolândia
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier
Noite de inauguração da Pizzaria Forno a Lenha

A Pizzaria Forno a Lenha, nova parceria do Blog de Assis Ramalho, localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, próximo ao Ginásio de Esportes, em frente Orla Fluvial de Petrolândia, está com novo horário de funcionamento. A casa agora serve almoço, com cardápio de massas, e o expediente é das 11h00 às 23h00.

O novo cardápio da Pizzaria Forno a Lenha, tem variadas opções de massas e rodízio de sopas, todas os dias. 

Para atender aos clientes que procuram um bom local para o happy hour, a Pizzaria Forno a Lenha também passa a servir bebidas em geral e tira-gostos. 
.
Faça o seu pedido pelo celular (87) 9664-1401 e a Pizzaria Forno a Lenha entrega em domicílio, em todas as Quadras de Petrolândia.

Pizzaria Forno a Lenha aceita todos os cartões de crédito, inclusive Visa Vale.

Promoção - De segunda a quinta-feira, na compra de uma pizza grande, o guaraná de 1 litro é grátis.

A Pizzaria Forno a Lenha tem a organização de Marcos Souza. 

Pizzaria Forno a Lenha
Org. Marcos Souza
Av. Deputado Milvernes Cruz Lima - Orla Fluvial
Petrolândia - PE
Contato: (87) 9664-1401

Matéria relacionada:
>Petrolândia: Inauguração da Pizzaria ''Forno a Lenha'' foi realizada nessa sexta-feira (01)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Petrolândia - Classificados: VENDE-SE uma casa no Bairro Nova Esperança


Vende-se uma casa no Bairro Nova Esperança, situada próximo à casa de Delza, na rua do antigo Alex.

O imóvel tem dois quartos, cozinha, sala e quintal, toda murada.

Preço a combinar com os proprietários.

Interessados, por favor, ligar (87) 9993-6883 (Balbina) ou (87) 9905-1665 (João)

Para anunciar gratuitamente nos Classificados do Blog de Assis Ramalho, ligue (87) 9955-1186 ou envie mensagem para assis.ramalho@gmail.com

Redação do Blog de Assis Ramalho

Câmara Municipal de Petrolândia aprova, com ressalvas, as contas de 2011 do prefeito Lourival Simões

Prefeito Lourival Simões em entrevista a Assis Ramalho

As contas do prefeito Lourival Simões (PR) relativas ao ano de 2011, apresentadas no Projeto de Decreto Legislativo nº 002/2013, foram aprovadas pela Câmara Municipal, durante sessão realizada na manhã desta quarta-feira (18), com 8 votos a favor e 2 votos contrários.

Foi mantido o entendimento do Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Aprovada com Ressalvas.

A Câmara Municipal de Petrolândia é composta por 11 vereadores. À sessão desta quarta-feira estava ausente o vereador Eudes Fonseca.

Notícias relacionadas:

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Câmara Municipal de Petrolândia

Armando Monteiro: Multa do FGTS desestimula a geração de emprego

Senador Armando Monteiro (PTB-PE) (Foto: Pedro França)
A manutenção da cobrança da multa de 10% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pelo Congresso Nacional recebeu duras criticas do senador Armando Monteiro (PTB-PE). Ele argumenta que a cobrança penaliza a economia brasileira, pois eleva os custos de quem produz e contrata formalmente os trabalhadores.

Para Armando, não é o empregador que perde, e sim o trabalhador brasileiro que precisa ter um mercado de trabalho amplo e dinâmico. Ele diz que o Brasil, infelizmente, insiste em elevar o custo do trabalho e ir na contramão daquilo que corresponde, verdadeiramente, ao interesse do trabalhador.

No entendimento do senador, o Congresso errou quando não confirmou o que havia aprovado, recentemente. “Nós havíamos derrubado o veto por maioria ampla. Como é que um mês depois esse mesmo Congresso não reafirma a sua posição?. Isso mostra que o Congresso muitas vezes exerce papel de subalterno”, disse Armando.

TCE realiza auditoria operacional nas Escolas de Ensino Médio de Pernambuco

Conselheiro Ranilson Ramos em visita a escola 
O Tribunal de Contas da União e os Tribunais de Contas dos Estados, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, estão realizando uma auditoria operacional nas escolas públicas estaduais de ensino médio. O objetivo é fazer um diagnóstico sobre a qualidade do ensino público em nosso país.

Nos últimos quinze dias, o conselheiro Ranilson Ramos, na qualidade de relator dessa auditoria operacional, visitou três escolas públicas estaduais – Escola José de Almeida Maciel, que reúne 597 alunos, no município de Pesqueira,(Agreste), Escola Nossa Senhora de Lourdes, com 400 alunos, no município de Solidão, (Sertão do Pajeú) e Escola Militar de Petrolina, com 460 alunos,(Sertão do São Francisco).

MEC lança programa para incentivar estudo de matemática, física, química e biologia


Com a oferta inicial de 30 mil bolsas em 2014, o Ministério da Educação lançou hoje (18) o Programa Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor para incentivar nas escolas públicas o estudo de disciplinas como matemática, física, química e biologia. O valor repassado aos estudantes de ensino médio será R$ 150. As bolsas serão concedidas a partir de fevereiro de 2014.

O programa será voltado principalmente aos estudantes do Programa Ensino Médio Inovador, que são aquelas com jornada de ensino ampliada. A ideia é que as atividades sejam consolidadas nas três horas do contraturno. Alunos matriculados nos anos finais do ensino fundamental que se destaquem também poderão participar. Terão prioridade ainda estudantes premiados em olimpíadas científicas.

Mudanças climáticas: Brasil será mais quente nas próximas décadas

O clima no Brasil nas próximas décadas deverá ser mais quente – com aumento gradativo e variável da temperatura média em todas as regiões do país entre 1 ºC e 6 ºC até 2100, em comparação à registrada no fim do século 20.

A reportagem é de Elton Alisson, com a colaboração de Claudia Izique e Noêmia Lopes, publicada pela Agência FAPESP e reproduzida pelo sítio Instituto Carbono Brasil, 17-09-2013.

No mesmo período, também deverá diminuir significativamente a ocorrência de chuvas em grande parte das regiões central, Norte e Nordeste do país. Nas regiões Sul e Sudeste, por outro lado, haverá um aumento do número de precipitações.

As conclusões são do primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN1) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), cujo sumário executivo foi divulgado nesta segunda-feira (09/08), durante a 1ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais (Conclima).

Organizado pela FAPESP e promovido com a Rede Brasileira de Pesquisa e Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC), o evento ocorreu no Espaço Apas, em São Paulo.

De acordo com o relatório, tendo em vista que as mudanças climáticas e os impactos sobre as populações e os setores econômicos nos próximos anos não serão idênticos em todo o país, o Brasil precisa levar em conta as diferenças regionais no desenvolvimento de ações de adaptação e mitigação e de políticas agrícolas, de geração de energia e de abastecimento hídrico para essas diferentes regiões.

Frases do dia 18/09/13: Coletânea IHU Online

Infringentes

"Hoje, não estarão em julgamento os embargos infringentes. Hoje, quem será julgado é o Supremo" - José Paulo Cavalcanti Filho, advogado no Recife, membro da Comissão Nacional da Verdade - Folha de S. Paulo, 18-09-2013.

Senador Humberto Costa defende Mais Médicos em debate no Congresso

Senador Humberto Costa (PT-PE)
O senador Humberto Costa (PT) defendeu, hoje, o programa Mais Médicos, durante audiência pública da comissão mista que analisa o projeto no Congresso Nacional. “Nós não devemos ficar aqui num cabo de guerra em cima de um debate que, na verdade, está privando pessoas de terem acesso ao sistema de saúde”, disse o senador em resposta às críticas de parlamentares de que o programa só vai atender 15% da demanda de médicos no País. “Mesmo se fosse 1% (da necessidade de médicos no Brasil) nós estaríamos fazendo uma coisa fundamental: salvando vidas, promovendo a saúde”, completou o senador.

AblogPE fortalece atuação no Vale do São Francisco

Encontro de Blogueiros e Produtores de Mídia Digital do Vale do São Francisco
(Fotos: AblogPE/divulgação)
Julio Lóssio (PMDB), prefeito de Petrolina, e Lissandro Nascimento, presidente da AblogPE
No sábado passado (14), Petrolina sediou, pela primeira vez, o Encontro de Blogueiros e Produtores de Mídia Digital do Vale do São Francisco. A participação dos profissionais ultrapassou os limites geográficos do Vale e Petrolina, recebendo o Sertão do Araripe, Sertão Central e Região Metropolitana do Recife. A cada encontro fazemos novas amizades, conhecemos novas realidades e pudemos perceber o quanto a blogosfera tem crescido no Estado de Pernambuco.

O sucesso do encontro se deve justamente a cada profissional, que se dispôs a trocar experiências e buscar novas informações para otimizar a produção e divulgação de notícias no Estado. Certamente, este foi o primeiro de muitos outros encontros que ajudarão a fortalecer, cada vez mais, a nossa blogosfera e levar o nome de Pernambuco e todas as suas cidades para o mundo, através da Web.

Quem iniciou a série de palestras foi o jornalista, professor e escritor, Jota Meneses, que falou sobre a importância dos blogs como meio de comunicação alternativo, que vem ganhando espaços e obtendo informações mais rapidamente do que a grande mídia tradicional.

Em seguida, foi a vez do jornalista e blogueiro, Jamildo Melo, do Blog do Jamildo (JC Online/NE10), compartilhar experiências com os colegas da blogosfera e relatar os desafios de fazer um blog diariamente.

Quem também fez questão de prestigiar o encontro foi o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB), que explanou sobre as desigualdades, problemas e alternativas para os municípios sertanejos. 

Na ocasião, o prefeito aproveitou o auditório cheio de blogueiros, jornalistas e radialistas para antecipar uma notícia: Lóssio acabara de colocar seu nome para apreciação do PMDB para encabeçar a candidatura majoritária ao governo de Pernambuco já em 2014; não apenas dizendo que é candidato a governador, mas também ameaçando deixar o partido caso o seu nome não seja analisado. E mais, disse que só respeitará a posição do PMDB estadual caso os dirigentes sigam a orientação do diretório nacional, leia-se a decisão de Michel Temer, vice-presidente da República. 

Não se pode negar que o nome de Lóssio para governador vem sendo lembrado depois das eleições de 2012, quando o prefeito petrolinense foi um dos poucos a ganhar dos candidatos do governador Eduardo Campos, tornando-se uma das pouquíssimas referências de oposição no Estado. O próprio prefeito, no entanto, sempre negou essa possibilidade, mesmo tendo havido conversas especialmente com o senador Humberto Costa do PT.

“Na democracia, vence a vontade da maioria dentro dos partidos. Estou colocando meu nome. Eu me curvarei à decisão da maioria do partido a nível estadual. [MAS] também peço que o partido a nível estadual se curve à decisão da maioria do partido a nível federal”, disse Lóssio.

O anúncio do prefeito coincide com a proximidade de uma data importante do calendário eleitoral: o dia 04 de outubro é o limite para quem pretende mudar de partido e concorrer nas eleições de 2014. Por isso, com a carta enviada, Lóssio dá um ultimato à direção de seu partido. Tal fato possibilitou um “furo jornalístico” aos blogueiros presentes.

Na segunda etapa do encontro, Lissandro Nascimento e Lúcio Mário, dirigentes da AblogPE, falaram sobre “Os desafios da blogosfera pernambucana”, e o advogado Jairo Medeiros fez uma “Análise do projeto de Lei do Marco Civil na Internet na Câmara dos Deputados”.

Impedido de participar do evento por questões particulares, o senador Armando Monteiro (PTB) enviou carta aos participantes do encontro. Confira o texto>AQUI.

A organização do encontro agradece aos palestrantes e jornalistas Jota Meneses, Jamildo Melo, Lissandro Nascimento e Lúcio Cabral, ao prefeito de Petrolina, Julio Lossio e ao advogado Jairo Medeiros pela brilhante contribuição. Também agradecemos à Secretaria de Agricultura do Estado de Pernambuco e à Prefeitura de Petrolina que reconheceram a importância do evento.

Velha Mídia

Cabe destacar aqui nossa repulsa à atitude tacanha da mídia tradicional que, em todas as matérias a nível estadual, fez questão de esconder que o Prefeito de Petrolina foi prestigiar um encontro de blogueiros. Em suas linhas noticiosas, em nenhum momento citou que se tratava do encontro regional da Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE). Tal indicativo revela, portanto, a quem estes estão a serviço: do poder político e econômico que não têm interesse no fortalecimento da blogosfera.

Confira os próximos encontros:
28 de setembro – em Santa Cruz do Capibaribe, reunindo representantes de 10 cidades na Câmara Municipal, às 9h00.
12 de Outubro – em Garanhuns, reunindo a região na sede da CDL/local.
Outubro (data a definir) - Encontro regional no Sertão de Araripe e de Pajeú.
Novembro (data a definir) – Encontro Estadual em Caruaru.


Lissandro Nascimento em AblogPE

TCE rejeita as contas da Prefeitura do Recife do ano de 2010


Por dois votos contra um, a Primeira Câmara do TCE emitiu parecer prévio, ontem, recomendando à Câmara Municipal do Recife a rejeição das contas do ex-prefeito João da Costa do exercício financeiro de 2010.

De acordo com o relator do processo, auditor substituto Ruy Ricardo, o que ensejou a rejeição das contas foi a não aplicação de 25% da receita de impostos em educação e de 15% na área saúde, como determina a Constituição.

Conectado: Senador Armando Monteiro valoriza diálogo nas redes sociais


O senador Armando Monteiro (PTB-PE) aposta cada vez mais nas redes sociais como um espaço privilegiado de contato com a população e de prestação de contas de seu mandato. Por meio do Facebook, do Youtube, Twitter, Flickr e Instagram, além do próprio site, o senador interage com os internautas, que podem acompanhar os mais importantes acontecimentos de sua atuação parlamentar, tendo acesso, inclusive, à agenda diária, projetos de lei e pronunciamentos feitos em plenário.

A fanpage no Facebook (facebook.com/armandomonteironeto) é um dos canais mais movimentados. Com pouco menos de três meses de lançada, a página está prestes a ultrapassar a marca dos 20 mil curtidores. Ações específicas e permanentes, planejadas para a fanpage, deverão alavancar ainda mais estes seguidores.

Congresso mantém multa sobre FGTS e mais 94 vetos presidenciais


Em mais um resultado vitorioso, o governo conseguiu manter os vetos feitos a 95 dispositivos aprovados pelo Legislativo. O resultado foi divulgado na madrugada pela Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen). Na sessão que terminou por volta de 22h30 dessa terça-feira (17), 455 deputados e 71 senadores mantiveram todos os vetos feitos pela presidenta Dilma Rousseff a sete projetos. Com isso, o Executivo conseguiu manter a multa de 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A cobrança que é feita das empresas que demitem funcionários sem justa causa foi o item que mais exigiu o empenho do governo nas negociações com o Legislativo. Com a decisão da noite passada, o Executivo garante a arrecadação de quase R$ 3,5 bilhões anuais e ainda pode conseguir a aprovação de um projeto alternativo que foi enviado ontem (17) para o Congresso, destinando os recursos, exclusivamente, para o Programa Minha Casa, Minha Vida. Pelo novo texto, o trabalhador demitido sem justa causa que não for beneficiado pelo programa habitacional vai receber o dinheiro quando se aposentar.

Confira os jogos da 22ª rodada do Brasileirão deste meio de semana, que em Petrolândia você assiste no Bar e Restaurante Geração 2.

A 22a rodada do Campeonato Brasileiro da série A tem início nesta quarta-feira(18) com a realização de sete jogos. Nesta quinta(19) o campeonato prossegue com mais três partidas.

Confira abaixo os jogos que você aqui em Petrolândia, assiste no Bar e Restaurante Geração 2, localizado na orla fluvial da cidade.

Jogos desta quarta-feira(18):
19:30 Vasco x Vitória
19:30 Grêmio x Santos
21:00 Criciúma x Fluminense
21:00 Coritiba x Goiás
21:50 Cruzeiro x Botafogo
21:50 Ponte Preta x Corinthians
21:50 São Paulo x Atlético-MG
Jogos desta quinta-feira(19):
19:30 Flamengo x Atlético-PR
19/09 21:00 Bahia x Internacional
19/09 21:00 Portuguesa x Náutico 

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Cruzeiro4621144345192673
2
Botafogo
42
21
12
6
335221366.7
3
Grêmio
37
21
11462820858.7
4
Atlético-PR
35
21
9843526955.6
5
Internacional
34
21
81033529654
6
Corinthians
30
217952011947.6
7
Coritiba
29
217862525046
8
Goiás
29
217862225-346
9
Santos
28
207762419546.7
10
Atlético-MG
28
207762222046.7
11
Vitória
27
217682730-342.9
12
Fluminense
26
217592528-341.3
13
Flamengo
26
216872225-341.3
14
Bahia
25
216
7
82228-639.7
15
Criciúma
24
217
3
11
2734-738.1
16
São Paulo
24
2166
9
2022-238.1
17
Vasco2421669
29
36-738.1
18
Portuguesa
22
21579
29
34
-534.9
19
Ponte Preta1620441221
32
-1126.7
20
Náutico92023151036
-26
15