sábado, 22 de julho de 2017

Alunos do ensino básico chamam a atenção com projetos criativos na SBPC

Alguns alunos desenvolveram uma pequena retroescavadeira utilizando conceitos de engenharia e programação (Foto: Léo Rodrigues/Agência Brasil)

Estudantes dos ensinos fundamental e médio que participaram da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) apresentaram no encontro projetos que surpreendem pela complexidade e criatividade. As iniciativas, que contam com o apoio das instituições de ensino, envolvem desde equipamento para atletas cegos até um mecanismo para produção energética sustentável.

A 69ª Reunião Anual da SBPC, que acontece em Belo Horizonte, teve início no último domingo e se encerra hoje (22). O evento científico, considerado o maior do Hemisfério sul, e que a cada ano ocorre em um estado brasileiro diferente, têm como objetivo debater políticas públicas e difundir os avanços científicos nas diversas áreas do conhecimento.


Com vazão menor na barragem de Sobradinho, prefeitura discute ações para garantir continuidade da travessia das barquinhas em Petrolina

Serviço de transporte público pode ser comprometido por causa da vazão da barragem de Sobradinho que sai de 600m³/s para 550m³/s a partir do próximo dia 30.

Em um encontro realizado na manhã desta sexta-feira (21), a Prefeitura de Petrolina deu início às discussões sobre ações preventivas a fim de garantir a continuidade da travessia das barquinhas que ligam as cidades de Juazeiro da Bahia e Petrolina em Pernambuco, diante da redução da vazão da barragem de Sobradinho de 600m³/s para 550m³/s, prevista para ocorrer a partir do próximo dia 30. Duas medidas foram propostas como ações que podem ajudar a manter a navegabilidade no trajeto das barcas. Ambas tem o objetivo de remover areia, cascalho e pedras do leito do Rio São Francisco, a fim de aumentar a altura do canal de navegação, mas a diferença entre elas está no tipo de equipamento que deve ser usado na realização do serviço.

De acordo com o diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), Rafael Oliveira, além da análise prévia conduzida pela agência e que apontou a necessidade de uma intervenção na margem petrolinense do Velho Chico, novos estudos ainda vão ser realizados. “Nós precisamos avaliar a viabilidade e os custos de cada proposta apresentada para saber qual delas é a melhor alternativa para garantir a continuidade do transporte de passageiros entre Petrolina e Juazeiro depois do dia 30. Por isso, equipes de cada uma das instituições que participaram deste momento estarão em campo durante este fim de semana”, explica Oliveira.



Petrolândia: Neste sábado (22) completam-se 75 anos da criação do Núcleo Colonial Agro-Industrial São Francisco

Apolônio Sales (Foto: O Nordeste)

Neste sábado, 22 de julho de 2017, é comemorado o 75º aniversário de criação do Núcleo Colonial Agro-Industrial São Francisco no município de Itaparica, um dos antigos nomes de Petrolândia. O Decreto-Lei Nº 4.505, de 22 de julho de 1942, foi assinado pelo Presidente da República Getúlio Vargas e pelo Ministro da Agricultura Apolônio Sales, e publicado originalmente no Diário Oficial da União  - Seção 1 - 24/7/1942, Página 11595.

Para resgatar essas e outras memórias do município de Petrolândia e da região, espera-se que brevemente a cidade possa contar com o Instituto de Geografia e História de Petrolândia (IGHP), entidade em processo de criação, por iniciativa de um grupo de pessoas dispostas a preservar a história do Município para a posteridade, com maior foco na metodologia científica do que no saudosismo.

DECRETO-LEI Nº 4.505, DE 22 DE JULHO DE 1942

Cria o Núcleo Colonial Agro-Industrial São Francisco e autoriza a aquisição de imóveis no município de Itaparica, Estado de Pernambuco, necessário à sua instalação.

O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição,

Decreta:

Art. 1º Fica criado o Núcleo Colonial Agro-Industrial São Francisco, no município de Itaparica, Estado de Pernambuco, subordinada a sua organização ao regime do decreto-lei n. 4.504, de 22 do corrente.


Professores escritores de Petrolina debatem literatura regional no dia 25


Na próxima terça-feira (25), os escritores e amantes da literatura têm um encontro marcado: a I Roda de Conversa com professores escritores do município, com a temática: ‘Literatura e os escritores de Petrolina – Desafios e perspectivas’. O evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), no Centro de Convenções, 2º andar, a partir das 9h.

A iniciativa, segundo o coordenador, Hélio Araújo, é proporcionar um momento de reflexão sobre os desafios, perspectivas e possibilidades de valorização da literatura regional. “Temos em nossa cidade e na região, escritores potenciais, contudo, eles padecem do velho problema de não poder publicar, tendo em vista as dificuldades já conhecidas. Estaremos debatendo essa questão e com o olhar positivo na busca de soluções”, afirmou.


Petrolândia: Igreja Batista Emanuel Reformada convida comunidade para comemorações de 20 anos neste sábado e domingo


A Igreja Batista Emanuel Reformada está agradecendo a Deus por tê-la feito conhecer as Doutrinas da Graça há 20 anos. Com esse propósito, a igreja se reunirá neste sábado (22), às 19h30, e no domingo (23), às 10 horas da manhã e, também, às 6 horas da tarde.

Sinta-se convidado, você que deseja ouvir a Doutrina dos Apóstolos.

A igreja fica localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, nº 450, Quadra 09, em frente ao Atacadão São Francisco, em Petrolândia.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas!

 Igreja Batista Emanuel Reformada


Carro de leilão clonado é retido pela PRF em Garanhuns

Motor do veículo possuía registro de roubo do ano de 2016 em Sergipe (Foto: Divulgação/PRF)

Um carro clonado foi retido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última sexta-feira (21), na BR 423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O motorista, de 39 anos, informou que havia adquirido o veículo há cerca de um ano em um leilão na Paraíba.

Durante uma fiscalização no quilômetro 92 da rodovia, os policiais realizaram uma verificação minuciosa em um carro popular e descobriram diversas adulterações nos sinais identificadores do veículo. Foi constatado que o motor havia sido roubado no ano de 2016, na Paraíba, e as placas eram idênticas a de um veículo regularizado e da mesma marca.


Delator diz que avião usado por Eduardo Campos era de Aldo Guedes, amigo do ex-governador, afirma Veja

Resultado de imagem para assis ramalho entrevista eduardo campos
Em 2014 Eduardo Campos começava a ganhar espaço na disputa presidencial mas uma ragédia ceifou a vida do ex-governador (Foto: Arquivo Blog de Assis Ramalho)

Em meados de 2014, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, do PSB, começava a ganhar espaço na disputa eleitoral à medida que se desgarrava do PT e se apresentava como uma alternativa numa disputa polarizada entre tucanos e petistas.

A “terceira via” chamava a atenção dos brasileiros, sobretudo porque o PSB passava ao largo do escândalo de corrupção da Petrobras.

Mas a rota de Campos e de seu partido mudou radicalmente em agosto de 2014, quando o jatinho Cessna Citation 560, que transportava o candidato a presidente, caiu em Santos, no litoral paulista.


Petrolina: Rodrigo Maia prestigia casamento do prefeito Miguel Coelho visando atrair novos filiados

Rodrigo Maia e Paulo Câmara
Rodrigo Maia com Paulo Câmara, no casamento de Miguel Coelho: ofensiva para atrair socialistas descontentes (Foto: Divulgação)
Casamento Miguel Coelho
Senador e o filho prefeito, na cerimônia: grupo cada vez mais alinhado com o governo e distante do PSB (Foto: Divulgação)

Principal articulador da ofensiva do DEM para atrair novos filiados – visando a tornar-se a terceira maior bancada na Câmara Federal – o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) esteve na noite desta sexta-feira (21) em Petrolina, para assistir ao casamento do prefeito Miguel Coelho (PSB). É a segunda vez que o parlamentar fluminense vai ao município sertanejo – governado pelo grupo dos Coelho – na condição de presidente da República em exercício. A primeira foi há duas semanas, quando substituiu Michel Temer (PMDB), que estava na Alemanha participando do encontro do G-8. Ontem – juntamente com o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM)- Maia circulou e posou para fotos ao lado de vários socialistas, entre eles o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio – vice-presidente nacional e secretário-geral do partido, respectivamente.

Ao longo da semana, Rodrigo Maia protagonizou uma queda de braço com o próprio Michel Temer pelo passe do grupo de parlamentares dissidentes do PSB que, insatisfeitos com a decisão da direção nacional da legenda de romper com o governo, poderia migrar para outro partido. Temer tentou barrar a ofensiva do DEM, preocupado em não fortalecer o partido que, embora aliado de primeira hora do PMDB, poderia tornar-se uma ameaça ao próprio PMDB, maior legenda da Câmara.


Caminhão carregado com coco tomba no trevo de acesso ao município de Belém do São Francisco, PE


Um caminhão carregado com coco tombou no trevo de acesso ao município de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. O acidente aconteceu neste sábado (22). Apesar do susto o motorista teve apenas ferimentos leves.

Blog do Elvis



Sport x Palmeiras: ingressos esgotados e mais de 37 mil vendidos

Torcida do Sport fez fila por ingressos na Ilha do Retiro
Torcida do Sport fez fila por ingressos na Ilha do Retiro (Foto: Geison Macedo/FolhaPE)

A assessoria de comunicação do Sport informou a parcial de ingressos vendidos para a partida contra o Palmeiras, neste domingo (23), às 16h, na Arena de Pernambuco. Até as 12h deste sábado (22), 37.476 entradas foram adquiridas antecipadamente e os setores do estádio estão esgotados, restando apenas lugares reservados aos proprietários de cadeiras e camarotes. As bilheterias da Ilha do Retiro abriram normalmente na manhã de hoje e novamente a movimentação da torcida foi intensa.

A expectativa é de quebra de recorde de público da Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O maior registrado é de 45.010 torcedores para acompanhar Brasil 2x2 Uruguai, no ano passado, pelas Eliminatórias. Em jogos entre clubes, Sport 2x0 São Paulo, no Campeonato Brasileiro da Série A de 2015, com 41.994 espectadores.

VISITANTE  - O Sport ainda informou os ingressos para a torcida do Palmeiras também estão esgotados.

Folha de Pernambuco


142 municípios pernambucanos já podem se inscrever no Selo UNICEF

Iniciativa estimula e reconhece melhorias em políticas direcionadas a crianças e adolescentes. As inscrições podem ser feitas pelo(a) prefeito(a) até 31 de julho (Foto: Prefeitura de Petrolândia/Divulgação)

As inscrições para a o Selo UNICEF – Edição 2017-2020 estão abertas. Podem se inscrever 2.278 municípios do Semiárido até o dia 31 de julho. Entre eles, os 142 municípios do semiárido pernambucano. A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estimula que os municípios implementem políticas públicas para garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os documentos para a inscrição podem ser acessados em www.selounicef.org.br.

Nos próximos quatros anos, os municípios inscritos deverão investir em ações para melhorar a oferta e a qualidade de serviços de saúde, educação, assistência social e participação, visando produzir impactos reais e positivos na vida de crianças e adolescentes. O Selo UNICEF é uma certificação internacional com objetivo de mobilizar a sociedade, poder público e parceiros em reconhecimento aos avanços registrados pela infância e adolescência.


Deputado Guilherme Coelho reúne prefeitos do sertão para falar de investimentos urbanos

Prefeito de Tacaratu, José Gerson, participou do encontro em Petrolina (Fotos: Divulgação)

Prefeitos e representantes de 17 municípios do Sertão de Pernambuco estavam reunidos na manhã desta sexta-feira (21/07) em Petrolina, a convite do Deputado Federal Guilherme Coelho, para discutirem o acesso a recursos federais para investimentos urbanos.

A ideia do encontro surgiu depois de uma audiência do Deputado com o Ministro Bruno Araújo, do Ministério das Cidades, sobre o novo Programa “Avançar Cidades”, que permite o financiamento de recursos através da Caixa Econômica para projetos de Mobilidade Urbana, com vantagens especiais.

“Financiamentos a juros baixos, 4 anos de carência e 20 anos para pagar. São condições imperdíveis para os municípios que querem investir nas vias dentro da cidade. A presença dos prefeitos aqui reforça o interesse de todos”, destacou o deputado.



Lenine se une ao WWF-Brasil para promover a restauração florestal

Lenine (Foto: Flora Pimentel)

O cantor pernambucano se junta à ONG para dar visibilidade ao Desafio Ambiental; a finalidade é de estimular negócios sustentáveis, reconhecer inovações, iniciativas sociais e ferramentas que fomentem a sustentabilidade e que apoiem a restauração florestal em harmonia com questões sociais

Em uma iniciativa de trazer melhorias ao meio ambiente, o WWF-Brasil lançou em junho o Desafio Ambiental: inovação e empreendedorismo em restauração florestal, com o intuito de apoiar o País a atingir suas metas de restauração e, ao mesmo tempo, dar visibilidade a iniciativas pioneiras. E para ajudar nessa ação, o cantor Lenine se uniu ao WWF-Brasi para chamar atenção à causa. As inscrições são até 9 de agosto.

Esta não é a primeira vez que o cantor pernambucano e o WWF-Brasil se unem. Em 2008, o cantor participou das comemorações pelo Dia da Amazônia e do 12º aniversário da ONG, em Manaus.


Armando encerra giro pelo Sertão visitando mais três municípios

Foto: Divulgação

Concluindo o giro de três dias pelo Sertão pernambucano, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) visitou, nesta sexta-feira (21), mais três municípios – totalizando oito durante toda passagem – e esteve em contato com importantes lideranças políticas da região. No roteiro, o petebista esteve em Salgueiro, São José do Belmonte e Serra Talhada. Nas visitas, Armando foi recebido pelos prefeitos, secretários e vereadores e dialogaram sobre projetos estruturadores para as localidades. Em todos os encontros, o parlamentar colocou o seu mandato à disposição para ajudar as cidades.

Em Salgueiro, Armando participou de uma reunião com o prefeito Clebel Cordeiro (PMDB), o vice-prefeito, Dr. Chico Sampaio (DEM), e secretários municipais. Na sede da Prefeitura, o petebista e o peemedebista discutiram a retomada das obras da Transnordestina, a necessidade do projeto da Transposição do Rio São Francisco atender às necessidades do município, entre outras ações. De lá, o senador foi ao encontro à Câmara Municipal, onde dialogou com os vereadores outras demandas da cidade.


“Governo ignora soluções que poderiam barrar o aumento de impostos”, alerta presidente da AFBNDES

TLP comprometerá investimentos em setores-chave da economia com o aumento do desemprego e da já elevada carga tributária

O anúncio feito pela equipe econômica do governo sobre o aumento de impostos para conter o rombo nas contas públicas é reflexo da má-gestão. Esse é o posicionamento da Associação dos Funcionários do BNDES. Segundo o presidente da entidade, Thiago Mitidieri, a medida adotada, mais uma vez, revela a incompetência da equipe comandada pelo ministro Henrique Meirelles, que não consegue buscar saídas de outro modo. “O mais absurdo nesse cenário, é que existem alternativas. Elevar a carga tributária é a saída mais cômoda, mas não a mais efetiva. A literatura econômica está repleta de cases sobre como os países saem da crise e que medidas devem ser tomadas”, avalia.

Mitidieri elenca uma série de decisões anunciadas pela equipe econômica, sem sucesso. “O governo prometeu ajuste fiscal e não entregou. Pelo contrário, o déficit fiscal só aumenta. Prometeu a retomada do crescimento até o primeiro semestre. Não entregou. E a taxa de investimento só cai. Sem falar que o desemprego continua em níveis recordes. A equipe econômica ainda não entendeu que para enfrentar a questão fiscal e aumentar a empregabilidade do país a economia precisa crescer. E sem investimento de longo-prazo não acontecerá tão cedo”, detalha o porta-voz que representa os mais de 2.800 funcionários do BNDES.


Lucas Ramos participa de entrega de escola em Afrânio

Foto: Ascom/Divulgação

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) esteve no município de Afrânio nesta sexta-feira (21) para participar da inauguração da Escola Estadual Cláudio Rodrigues Galindo, no distrito de Cachoeira do Roberto. O parlamentar integrou a comitiva do governador Paulo Câmara que entregou a nova unidade escolar após um investimento de R$ 1,2 milhão.

A escola tem capacidade para atender 720 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Inaugurar escolas é abrir portas para jovens e investir no futuro, ampliando as oportunidades a partir da educação. A nossa rede estadual de ensino, considerada a mais atrativa do país, ganha mais um importante equipamento no Sertão do São Francisco”, comemorou Lucas Ramos. O parlamentar é autor do projeto de lei que dá à unidade o nome do ex-prefeito. “Cláudio Galindo faz parte da história de Afrânio e dedicou a vida ao desenvolvimento da cidade. Nada mais justo que seja homenageado batizando uma escola tão desejada pelos afranienses”, lembrou o deputado.


Perda da sustentação da bexiga afeta mulheres obesas


Fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, a obesidade também influencia o surgimento de problemas associados, como a incontinência urinária e cistocele, popularmente conhecida por bexiga baixa.

A incontinência urinária tem alta prevalência na população e afeta de maneira significativa a qualidade de vida. Estima-se que 20% das mulheres acima de 40 anos apresentem algum grau do problema. A cistocele ocorre devido à perda da sustentação da bexiga feita pelos músculos e ligamentos da pelve. Um dos primeiros sintomas é a incontinência urinária.


Postos de combustível farão ato em todo país com 'luto' por imposto

Resultado de imagem para postos de gasolina

Donos de postos de combustíveis preparam um protesto em todo o país contra o anúncio, pelo governo, do aumento da alíquota do PIS e Cofins que incide sobre a gasolina.

O imposto mais que dobrou, passando de R$ 0,38 para R$ 0,79 por litro. Se a alta de impostos for repassada na íntegra para o consumidor, o litro da gasolina deverá ficar R$ 0,41 mais caro no país.

Para protestar contra a medida do governo, os donos dos postos vão colocar faixas pretas nas bombas de gasolina para caracterizar o "luto" pela decisão.


Fla, Coritiba, Vitória e Chape abrem a 16ª rodada; confira jogos deste final de semana do Brasileirão

Em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

A palavra de ordem na abertura da 16ª rodada do Brasileirão é reação. Neste sábado (22), Flamengo, Coritiba, Vitória e Chapecoense entram em campo com o objetivo de reencontrar o caminho das vitórias na competição. Sem vencer há três partidas, o Rubro-negro carioca recebe o Coxa, que vem de duas derrotas. Já o Leão aposta no apoio do torcedor em Salvador para dar fim à sequência negativa de três reveses consecutivos. A equipe baiana terá pela frente a Chape, que tenta superar a derrota recente diante do Santos.

16h - Vitória x Chapecoense - Manoel Barradas, em Salvador

Sem tempo para lamentar as três derrotas consecutivas, o Vitória reúne forças para reagir e respirar no Brasileirão. Na 19ª posição, com 12 pontos, o Leão conta com o fator casa para superar a Chapecoense no Manoel Barradas, em Salvador, e subir na tabela.

19h - Flamengo x Coritiba - Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, Flamengo e Coritiba também entram em campo em busca da reabilitação. Apesar da quarta posição, o Rubro-negro não quer perder de vista o líder Corinthians e, para isso, quer acabar com o jejum de três jogos sem vitórias.

Vindo de duas derrotas, o Coritiba mudou o comando da equipe, acertou o retorno do técnico Marcelo Oliveira e espera voltar a vencer. Em 13º lugar com 19 pontos, o Coxa quer esquecer a goleada de 4 a 0 sofrida na última rodada diante da Ponte Preta e reagir no Brasileirão.

Por Globoesporte.com


Curso a distância do Senac EAD ensina práticas de produção de comidas de botecos

Curso livre de Comida de Botequim auxilia no preparo de petiscos clássicos, além de dar dicas sobre receitas e possíveis adaptações de pratos

Com identidade única e tradição, as comidinhas de boteco ganharam destaque na gastronomia. Prova disso é o crescente volume de convenções, concursos e eventos voltados para cozinheiros e apreciadores. Acompanhando este crescimento, o Senac EAD traz o curso Comida de Botequim–WebTV, que ensina por meio de videoaulas o preparo de pratos e petiscos clássicos, abordando técnicas e práticas, além de dicas de harmonização com bebidas para cada prato.

Segundo Ken Francis Kusayanagi, instrutor dos cursos de gastronomia do Senac EAD, hoje os petiscos não fazem parte apenas do cardápio de bares. Eles também são uma ótima opção de entrada para restaurantes, além de muitos utilizarem como identidade da casa, criando diferenciação para o estabelecimento. “Em muitos casos, a identidade do bar ou restaurante é feita em cima de um petisco, um prato ou uma adaptação. É esse diferencial que chama o público e constrói fidelidade”, explica Ken.


Confira manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 22 de julho de 2017

Capa do Jornal - 22/07/2017

Diario de Pernambuco

Edição do dia 22/07/2017
Capa Folha de S.Paulo - Edição São Paulo

A Tarde: 
Suspeitos de atirar em PMs são integrantes de facção, diz delegado
Correio Braziliense, 22 de Julho de 2017
Correio da Bahia: Justiça determina que Estado pague R$ 160 milhões para 44 baianos
Tribuna da Bahia: Polícia prende quarteto por aplicar golpes em seguradora de veículos
O Globo: No Rio, consumidor já paga em impostos mais da metade do preço da gasolina
O Dia: PRF blinda posto operacional da Pavuna e 17 viaturas contra tiros
Extra: Homem e mulher são presos por 'golpe da UTI', no MT; prejuízo passa dos R$ 60 mil
Folha de São Paulo: Jucá, Renan e Sarney não obstruíram Lava Jato, conclui Polícia Federal
O Estado de São Paulo: Litro da gasolina já chega a custar R$ 4,39 em SP
Correio Braziliense: Polícia Federal vai retomar a emissão de passaportes
Valor Econômico: 'Incompreensões são naturais', diz Temer sobre críticas à alta de impostos
Estado de Minas: PM mata homem que o ameaçou 29 vezes em Contagem
Diário do Nordeste: Suspeitos de assassinarem duas crianças brigam no presídio e um dos homens mata o outro
Zero Hora: Polícia investiga execução de advogado criminalista em Eldorado do Sul
Brasil Econômico: Governo mantém previsão do PIB com crescimento de 0,5% este ano


Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.