sábado, 25 de março de 2017

Petrolândia: Assis Ramalho é entrevistado por alunos da Escola Agropecuária


No dia 20 de março é comemorado em Pernambuco o Dia Estadual do Blogueiro e a Escola Agropecuária Municipal José Alcântara envolveu as turmas de 9º Ano para abordar o gênero Entrevista, trabalho da Proposta Pedagógica de 2017. O evento, com a temática "Vida de Jornalista", realizado na tarde de sexta-feira ( 24), teve a honra de receber a grande contribuição do blogueiro e radialista petrolandense Assis Ramalho como entrevistado.

"A participação dos alunos foi maravilhosa", avalia uma das professoras envolvida no projeto. "Contamos com o apoio de todos os colegas de trabalho que compõem a Escola Agropecuária de maneira direta e indiretamente", conclui.

"Como mensagem final, o entrevistado deixou o incentivo à dedicação e comprometimento em tudo que realizamos em nossa vida e diz que se sente bastante realizado no trabalho voltado ao mundo da notícia. Valeu, Assis! Ficamos encantados e felizes por ter um grande profissional em nosso município, que transmite diariamente as notícias, nos mantendo mais informados e atualizados. Sucesso!", declara a direção da Escola Agropecuária.

Após a entrevista com Assis Ramalho, foi momento de dar parabéns aos alunos e alunas aniversariantes: Bruna, Eduane, Salatiel (9º C) e Estefanne, Idelfonso e Virlânia (9º D) ganharam felicitações e bolo de aniversário.

Assis Ramalho agradece o convite feito pela Escola Agropecuária Municipal José de Alcântara, o carinho de todos e a participação dos alunos-entrevistadores. "Vocês são o futuro do jornalismo de Petrolândia. Obrigado!"


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com texto e fotos: Escola Municipal Agropecuária José de Carvalho Alcântara 


Tacaratu: Prefeito José Gerson participa do “Pernambuco em Ação” em Petrolândia



O Prefeito de Tacaratu José Gerson da Silva participou, efetivamente, acompanhado do seu secretariado, do “Pernambuco em Ação”, Seminário realizado na cidade de Petrolândia, sob a direção do Governador do Estado, Sua Excelência, o Dr. Paulo Henrique Saraiva Câmara, onde anunciou novas medidas e programas para a microrregião de Itaparica. 

O Governador Paulo Câmara, assinou diversas ordens de serviços para o Município de Tacaratu, conjuntamente com o Prefeito Gerson, desde obras de saneamento e complementos, bem como a implementação do Programa Leite de Todos para o exercício de 2017, que beneficiará 1.724 famílias na microrregião de Itaparica, garantindo segurança nutricional de crianças. 


CLT: culpada ou inocente?


Por Alexandre Slivnik*

Pode parecer clichê o título do meu artigo, mas se queremos que o Brasil cresça verdadeiramente, é preciso discutir (e aprovar) a reforma das leis trabalhistas do nosso amado país. Essas normas que regulamentam as relações entre empresas e colaboradores entraram em vigor em 1940, ou seja, 76 anos se passaram. Mesmo que essas leis protejam uma parte, graças também a ela, temos uma maioria esmagadora de trabalhadores em condições precárias e que não são abraçados pelos mesmos direitos que os registrados. E agora, como resolver essa conta que não fecha nunca?

Nos últimos 12 meses, mais de 1,7 milhão de brasileiros perderam o emprego e a referência de segurança em termos de qualidade de vida. Afinal, não importa a idade, qualquer profissional usa o fruto do seu trabalho para atender as mais variadas necessidades básicas que irão garantir a sobrevivência dele e da família. É o que aponta os estudos realizados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE).


André de Paula defende fim do foro especial

Deputado André de Paula (Foto: Claudino de Araújo)

O Projeto de Emenda à Constituição nº 10/2013, que acaba com o foro especial por prerrogativa de função nos casos de crimes comuns, começou a tramitar no Senado na última quarta-feira, 22, e tem sido amplamente discutido. O deputado federal André de Paula se posicionou a favor da PEC, acreditando ser esse um anseio da sociedade que merece ser acolhido e considerando que o fundamento basilar de uma República é o princípio da igualdade.

“Se o presidente dos EUA pode ser julgado por juízes de primeira instância, ou melhor, pelo júri, por populares, por que as autoridades brasileiras não podem ser julgadas pelo juiz que julga qualquer outro cidadão deste país?”, questiona o deputado. “Se um juiz não serve para julgar uma autoridade, também não serve para julgar qualquer outra pessoa”, acrescenta.


Secretaria de Saúde de Petrolina promove evento 'Mães da nossa terra' para gestantes


Com o tema ‘Mães da nossa terra’, a Secretaria de Saúde de Petrolina estará realizando na segunda (27) e terça-feira (28), no auditório do Senac, das 8h às 12h, um evento direcionado para as gestantes do município. O encontro, que vai contar com a participação de enfermeiro, nutricionista e fisioterapeuta, tem o objetivo de passar orientações de cuidados no pré e pós-parto.

De acordo com a secretária de saúde do município, Magnilde Albuquerque, esse será um momento de acolhimento para as mães e conhecimento desse mundo mágico que é a gestação. “Serão dois dias importantíssimos para nossas gestantes. Um momento de tirar dúvidas com os profissionais de saúde e dar mais segurança para a mãe em relação a um dos períodos mais importantes da vida de uma mulher”, destacou.


Armando celebra vitória de Josinaldo Barbosa na eleição da UVP

Josinaldo Barbosa é vereador de Timbaúba

O senador Armando Monteiro (PTB) comemorou a expressiva vitória conquistada pelo vereador e presidente da Câmara de Timbaúba, Josinaldo Barbosa (PTB) na eleição da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). O petebista foi reeleito neste sábado (25) para mais dois anos de mandato à frente da presidência da UVP. Em pleito realizado durante o Congresso de Vereadores e Servidores de Câmaras, que ocorre no município de Bonito, Josinaldo obteve 601 votos, conseguindo uma diferença de mais de 300 votos a mais em relação ao segundo colocado na disputa, o vereador de São Bento do Una, André Valença (PSB).

"A vitória de Josinaldo Barbosa é um reconhecimento à sua liderança, que se consolidou ao longo de seu mandato na presidência da UVP. Essa larga conquista, que reuniu toda a base da representação municipal, dá mostras da capacidade de Josinaldo de articulação", destacou Armando Monteiro.


Exposição de protótipo de aeronave segue até domingo (26) no River Shopping, em Petrolina

Projeto da Equipe F-Carranca é desenvolvido pelos alunos de Engenharia da UNIVASF

Deste a última sexta-feira (24), a equipe F-Carranca realiza exposição de protótipos de aeronaves, desenvolvidos por alunos de engenharia da UNIVASF, no River Shopping, das 10h até as 22h, até hoje (25) e das 12h até as 21h, neste domingo (26). Além das aeronaves, a equipe também comercializa aviõezinhos e copos com a marca da equipe. Toda renda será revertida para o projeto e para a participação da equipe mais uma vez na Competição SAE Aerodesign, em São José dos Campos (SP).

O programa Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.


Carga de cigarros avaliada em R$925 mil é apreendida pela PRF em Garanhuns

Caminhão transportava 185 mil maços escondidos em farelo de arroz e foi localizado a partir de informações da Receita Federal (Fotos: Divulgação/PRF)

Uma carga de cigarros avaliada em R$925 mil foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última sexta-feira (24), na BR 423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Um caminhão havia saído de Goiás com a mercadoria que seria entregue em um posto de combustíveis no Grande Recife. O motorista, de 25 anos, foi detido no local.

A abordagem aconteceu a partir de informações da Receita Federal de que um caminhão estaria transitando com uma carga suspeita em direção a Pernambuco. De posse da informação, o Grupo de Patrulhamento Tático da PRF montou um comando de fiscalização na rodovia até que conseguiu abordar o veículo.


Festival Gastronômico UmbuPancs: aulas shows prometem surpreender com pratos à base de plantas não convencionais

UmbuPancs, em Petrolina, promete variedade nos sabores com queijo de cabra, derivados de caprino, peixes do rio São Francisco e Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Pancs) (Foto: Paula Theotonio )

Você já provou “Ganache sertanejo com Crocante de Ouricuri e Cumaru”? E que tal uma linguiça de Maracaju com plantas comestíveis não-convencionais? Se você nunca saboreou esses pratos, mas ficou ansioso para experimentá-los, as aulas shows que acontecem nos dias 3 e 4 de abril serão sua oportunidade. Além dos dois cardápios, muitos outros devem ser apresentados no evento que faz parte da programação do 1º Festival Gastronômico UmbuPancs, em Petrolina, PE.

As aulas serão das 14h às 18h, no auditório do Senac Petrolina. Os pratos individuais, entre entradas, sobremesas e as porções principais, foram selecionados pelos chefs de cozinha reconhecidos nacionalmente: Paulo Machado, Moacir Sobral, Juce Melo, Geórgia Romero, Robson Trindade, Clodomiro Tavares e João Barreto (o Cumpade). Ao participar desta programação, o consumidor verá como cada chef prepara suas especialidades.


Governador Paulo Câmara vai inaugurar monumentos em Nova Jerusalém


O governador Paulo Câmara vai inaugurar dois grandes monumentos em homenagem aos produtores culturais Plínio e Diva Pacheco, que dedicaram grande parte de suas vidas ao projeto que deu origem à Nova Jerusalém, maior teatro ao ar livre do mundo, localizado no município pernambucano do Brejo da Madre de Deus, onde todos os anos é realizado o mega espetáculo da Paixão de Cristo, que já atraiu cerca de 3,8 milhões de pessoas de todos os estados do Brasil e do exterior. As esculturas trazem Plínio ao lado do Jipe utilizado no transporte das pedras para a construção da Nova Jerusalém e Diva, que também atuava como atriz, interpretando o papel de Maria em uma cena semelhante à Pietà, de Michelangelo.

A inauguração, que faz parte das comemorações dos 50 anos do espetáculo, acontecerá às 17h no próximo 7 de abril, dia da pré-estreia da temporada 2017, que vai de 8 a 15 de abril. Na ocasião também serão entregues medalhas comemorativas do Jubileu dos 50 anos a pessoas que deram importantes contribuições para o sucesso alcançado pela Paixão de Cristo ao longo de sua história. A solenidade contará com a presença de autoridades, convidados, jornalistas e blogueiros que, após o descerramento das estátuas, assistirão ao espetáculo.


Água do Sistema Pirangi começa a chegar na Estação de Tratamento de Caruaru

Poço de sucção da Barragem do Prata (Foto: Divulgação/Compesa)

A Companhia Pernambucana de Saneamento- Compesa venceu hoje mais uma etapa importante para preservar a Barragem do Prata, localizada no município de Bonito, responsável pelo abastecimento de água de cidades do Agreste, entre elas, Caruaru. As águas do Rio Pirangi chegaram hoje (24), pela primeira vez, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Petrópolis, em Caruaru. Os técnicos da Compesa conseguiram concluir nesta tarde, a fase de testes da Estação Elevatória 1 do Sistema do Prata. O empreendimento irá beneficiar 550 mil pessoas em seis cidades do Agreste.

A água chegou no poço de sucção da Barragem do Prata transportada por uma adutora de 27 quilômetros de extensão, a partir de uma captação no Rio Pirangi, localizado no município de Catende, na Zona da Mata Sul. O calendário de abastecimento de seis cidades do Agreste - Caruaru, Altinho, Agrestina, Ibirajuba, Cachoeirinha e Santa Cruz do Capibaribe - só será alterado quando entrar em operação o segundo conjunto de bombas do Sistema Pirangi, previsto para a próxima semana.


Petrolândia: Sertão de Itaparica receberá R$ 35 milhões em investimentos do Governo do Estado

No total, R$ 2,2 milhões foram liberados para implantação do Sistema de Abastecimento de Água no município de Petrolândia, sendo R$ 1,7 milhões de execução de serviços e R$ 500 mil de aquisição de materiais por meio de ata de registro de preços. A obra, que beneficiará quatro mil pessoas, consiste na implantação integral de um sistema de abastecimento de água para os habitantes do bairro Nova Esperança. Com a entrega, a população contará com fornecimento de água diretamente em suas casas (Fotos: Assis Ramalho).
Josenildo Antônio, presidente da Associação do Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, fez discurso de agradecimento ao governador Paulo Câmara (Foto: Assis Ramalho)

O governador Paulo Câmara (PSB) abriu em Arcoverde, na manhã deste sábado (25), o terceiro seminário Pernambuco em Ação. O debate envolvendo a região do Moxotó e o anúncio de novas medidas e programas encerram a maratona desta semana, que começou por Afogados da Ingazeira na quinta-feira (23) e continuou ontem em Petrolândia, onde Câmara autorizou R$ 35 milhões de investimentos nas áreas de Saúde, Infraestrutura, Educação e Recursos Hídricos. O seminário, segundo destacou, representa uma chance de rever as ações a serem realizadas para melhorar as condições de vida dos pernambucanos.

“É com ações e com trabalho que vamos continuar a avançar. Vamos resolver e minimizar os gargalos. As ações que estão sendo anunciadas e entregues hoje dão novos passos para, entre outras coisas, enfrentarmos a seca e entregarmos o sistema de abastecimento de água de Petrolândia”, afirmou Paulo Câmara.

PETROLÂNDIA: ORDEM DE SERVIÇO PARA OBRA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO BAIRRO NOVA ESPERÂNÇA

No total, R$ 2,2 milhões foram comprometidos pelo chefe do Executivo estadual, em Ordem de Serviço, na implantação do Sistema de Abastecimento de Água no município de Petrolândia, sendo R$ 1,7 milhões de execução de serviços e R$ 500 mil para aquisição de materiais, por meio de ata de registro de preços. A obra, que beneficiará quatro mil pessoas, consiste na implantação integral de um sistema de abastecimento de água para os habitantes do bairro Nova Esperança. Com a entrega, a população contará com fornecimento de água encanada em suas residências.

“Estamos enfrentando o sétimo ano consecutivo de seca no Sertão de Pernambuco, então o anúncio do Sistema de Abastecimento de Água é muito importante para a Região. Com relação à licitação, o edital da obra, que vai beneficiar mais de dez mil pessoas, estará no Diário Oficial do Estado já na próxima segunda-feira”, afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Leite - Os trabalhadores rurais do Sertão de Itaparica também foram beneficiados com o investimento de cerca de R$ 7 milhões do Governo do Estado. Desse total, R$ 1.466.935,00 foram direcionados para a aquisição de 620,5 mil litros de leite ao longo de 2017, através do Programa Leite de Todos. A liberação beneficiará 1.724 famílias e gerar renda para os produtores de leite garantindo a segurança nutricional de crianças. Em 2016, foram distribuídos, na Região, 309.792 litros de leite/ano pelo Programa, no valor de R$ 681.095, beneficiando 340 famílias por ano.


Presidente da Câmara de Floresta, Beto Souza, é alvo de atentado


O presidente da Câmara de Vereadores de Floresta, Beto Souza, não chegou a votar na eleição para presidente da União dos Vereadores de Pernambuco – UVP – em pleito que acontece neste sábado, em Bonito – porque foi vítima de uma emboscada. Segundo noticiou o site O povo com a notícia, de Floresta, com confirmação dos vereadores que estão participando da eleição em Bonito, Beto deve ter sido avisado do esquema montado para tirarem a sua vida e evitou chegar ao local.

Segundo o site florestano, por volta das dez horas, dois policiais de folga lotados na cidade de Bonito visualizaram uma Hilux de cor prata e uma motocicleta preta paradas próximas à Rodovia da PE-103, entre o Bar da Buchadinha e o Trevo de Guabiraba. Ao se aproximarem para realizar a abordagem, a Hilux deu partida em disparada, deixando apenas o motoqueiro exposto.


MPT pede a Temer veto integral ao projeto da terceirização


O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, encaminhará ao presidente Michel Temer nota técnica do Ministério Público do Trabalho (MPT) pedindo o veto integral ao Projeto de Lei nº 4.302/1998, aprovado pela Câmara dos Deputados, que altera a legislação do trabalho temporário e regulamenta a terceirização de atividades. O veto, segundo Fleury, vai assegurar “a efetividade dos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da valorização social do trabalho”.

Na nota, ele diz que a terceirização de serviços constitui prática que fragiliza profundamente a efetividade dos direitos fundamentais dos trabalhadores previstos no art. 7° da Constituição, tendo em vista as repercussões deletérias que enseja sobre as condições de trabalho: fragmenta a relação de emprego, aumenta a rotatividade de mão-de-obra, reduz a remuneração, eleva a jornada de trabalho, reduz a garantia de férias e de benefícios indiretos, submete os direitos trabalhistas a alto risco de inadimplemento e dispersa a organização sindical obreira, dificultando o exercício da negociação coletiva e da greve, dentre tantos outros prejuízos que enseja aos direitos sociais dos trabalhadores.


Petrolândia/Floresta: Paulo Câmara escutou elogios, mas também ouviu cobranças de gestores e deputado

Rodrigo Novaes (PSD) fez lamentações sobre as demandas de Itaparica em discurso no seminário de Petrolândia. Pediu desde uma ação mais eficaz no combate à violência com a instalação de um Batalhão da PM a fortes críticas à atuação da Codevasf na região. Reportando-se ao senador Fernando Bezerra Coelho, presente ao encontro, pediu desculpas para afirmar que a Codevasf não poderia ser exclusividade de Petrolina.
O prefeito de Petrolândia, Ricardo Rodolfo, fez publicamente pedidos ao governador. O promeiro foi o asfaltamento da área irrigada do município para o escoamento para a produção agrícola.

No segundo dia do seminário Pernambuco em Ação, houve uma grande “levantada de bola” do governador Paulo Câmara (PSB), mas ele também recebeu cobranças nesta sexta-feira (24), em Petrolândia, no Sertão de Itaparica. Os prefeitos de Petrolândia, Ricardo Rodolfo (PR), e de Floresta, Ricardo Ferraz (PRP), além do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), aproveitaram a oportunidade para fazer pedidos ao socialista diante do seu eleitorado.

“A segurança realmente precisa melhorar. A gente precisa avançar. No que diz respeito ao Sertão de Itaparica, é preciso que a gente crie um batalhão de polícia”, informou Rodrigo Novaes.

Em Floresta, o prefeito Ricardo Ferraz pediu desculpas por não ter ido ao evento de Petrolândia, fez elogios e agradecimentos ao governador e em seguida cobrou mais ações na área de saúde e segurança.

“Floresta pede ambulâncias. Sou conhecedor do esforço do governo do Estado, mas há a violência e insegurança e precisa-se de um reforço não só de efetivo como também de Inteligência, veículos e tecnologia”, pediu, reforçando que os moradores da cidade e de municípios vizinhos querem andar com mais segurança nas estradas que cortam a região.

O prefeito de Petrolândia fez publicamente pedidos ao governador. O primeiro foi o asfaltamento das estradas de acesso aos projetos de irrigação do município, para escoamento da produção agrícola. ''Precisamos muito gerar emprego e renda para nossa terra. Nós temos uma área irrigada muito necessitada de uma área asfaltada, porque a partir do momento em que esteja asfaltada, os caminhões transitam bem, a produção de alimentos escorre com facilidade. Petrolândia pede isso. Mais do que tudo, essa é nossa grande prioridade'', disse o prefeito.

Outro pedido foi por uma central de pescados no município, importante estrutura para o desenvolvimento da piscicultura na economia do município. ''Temos aqui dezenas de piscicultores, centenas de famílias que ganham dinheiro da pesca. Pedimos ao governador que se aproxime desse financiamento, para que nós tenhamos então esse abatedouro de pescados que proponha milhares de empregos para nossa região'' afirmou.

Na condição de representante da região, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) fez um rosário de lamentações sobre as demandas de Itaparica em seu discurso no seminário de Petrolândia. Pediu uma ação mais eficaz no combate à violência, com a instalação de um Batalhão da PM, e fez fortes críticas à atuação da Codevasf na região. Reportando-se ao senador Fernando Bezerra Coelho, presente ao encontro, pediu desculpas para afirmar que a Codevasf não poderia ser exclusividade de Petrolina.

"Queremos também que as ações da Codevasf cheguem aqui em Itaparica", afirmou.

Novaes reclamou ainda da falta de investimento em saúde e educação, pedindo a instalação de uma gerência regional da educação (Gere) e de um hospital regional em Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Lucas Ramos comemora abertura de licitação para construção de Escola Técnica em Cabrobó


O Sertão do São Francisco ganhará em breve sua primeira Escola Técnica Estadual. O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (24) a abertura do edital de licitação para contratação da empresa que ficará responsável pela construção da unidade em Cabrobó. A articulação para que a escola fosse instalada no município partiu do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) junto às secretarias de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“A chegada da Escola Técnica de Cabrobó vem coroar nosso esforço e dedicação. Lutamos muito por essa conquista por entendermos que a educação é o caminho para a verdadeira mudança na vida das pessoas e condição fundamental para gerar desenvolvimento na cidade e na região”, comemorou o parlamentar.


Petrolândia/Floresta: Kaio Maniçoba derrama elogios ao governo de Paulo Câmara e se posiciona contrário a PEC da Reforma da Previdência

Deputado se posicionou contrário a PEC da Reforma da Previdência (Foto: Assis Ramalho)

O deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB), aliado do governador Paulo Câmara, aproveitou a visita do gestor estadual a Petrolândia e Floresta, no seminário Pernambuco em Ação, realizado nesta sexta-feira (24), para elogiar as ações realizadas no Sertão de Itaparica pelo gestor estadual e para prestar contas de seu mandato na Câmara Federal.

Em seu discurso, o deputado também se posicionou contrário à PEC da Reforma Previdência. ''Acho que é preciso mudar algumas coisas no atual sistema, mas sou totalmente contra este formato apresentado. Essa PEC aponta para mais ataques aos direitos dos trabalhadores e aposentados. E nós não podemos aceitar que seja aprovada esta proposta sem que uma grande e ampla discussão sobre todos os seus pontos seja feita”, declarou o parlamentar.

Agricultores rurais

“Não podemos esquecer também a questão dos agricultores rurais, que na atual Previdência são considerados segurados especiais, onde podem se aposentar por idade (60 anos homens e 55 mulheres), bastando apenas a comprovação da atividade no campo. Nesse ponto, o governo quer que esses trabalhadores passem a contribuir para o regime, com alíquota semelhante à do Microempreendedor Individual (MEI), de 5%, e assim, a idade subirá para 65 anos”, ponderou o deputado.

Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho


Professora de Floresta é assaltada entre o Trevo do Ibó e Belém do São Francisco


Ontem (24) por volta das 18h20, a Professora Juciane Dionizio da Silva, foi assaltada quando retornava de Orocó onde trabalha, para a cidade de Floresta onde mora. De acordo com registro no B.O da Delegacia de Polícia Civil da de Floresta, o carro que a mesma estava de carona foi abordado por sete homens armados e encapuzados, sendo que seis levaram os ocupantes de carro para dentro da caatinga e um ficou na pista observando o movimento.

A mesma relata que dela levaram um relógio, um cordão uma aliança, um notebook, um celular e a quantia em dinheiro de R$ 1.000,00 (um mil reais). Do motorista os assaltantes levaram dois aparelhos de celular e a quantia em dinheiro de R$ 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais).


Vereador morre após fazer cirurgia bariátrica em hospital


O vereador de Senador Canedo Jaime Ferreira (PROS), de 28 anos, morreu na noite de sexta-feira (24). De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura da cidade, ele passou por uma cirurgia bariátrica no Hospital Samaritano, em Goiânia, e teve complicações. Após ficar 15 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

O corpo do parlamentar é velado desde a noite de sexta-feira no Colégio Militar Pedro Xavier Teixeira, em Senador Canedo. O enterro está previsto para a tarde deste sábado no Cemitério Municipal da cidade.

Esse era o primeiro mandato de Jaime. Segundo a assessoria da prefeitura, ele foi eleito como suplente do vereador Sérgio Bravo Jr (PROS), que assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer. Assim, o parlamentar tomou posse do cargo.


Petrolândia: Moradores reclamam de desperdício de água em cano estourado na Quadra 01


Moradores da rua Edvaldo Gomes Barbosa, situada na Quadra 01 de Petrolândia, reclamam que desde ontem (24) um cano está estourado naquela via, com grande desperdício de água.

Segundo informações passadas à nossa reportagem, já fizeram contato com a Compesa pelo telefone (0800-081-0185), mas a resposta foi que o conserto só será realizado na segunda-feira (27). Até lá, a população solicita isolamento da rua com cavaletes.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Paulo Câmara anuncia R$ 1 milhão e duzentos mil para o hospital municipal durante o Seminário Pernambuco em Ação


Fotos: Assis Ramalho

Gratidão dos moradores do Bairro Nova Esperança

Nesta sexta-feira (24) o governador de Pernambuco cumpriu intensa agenda administrativa e política no Sertão de Itaparica. Pela manhã, Paulo Câmara e comitiva estiveram na cidade de Petrolândia, onde participaram do Seminário Pernambuco em Ação. O objetivo do seminário é mostrar à sociedade as realizações que o governo estadual já fez, está fazendo e o que tem programado para fazer no futuro. Ao mesmo tempo, o governador Paulo Câmara tenta se aproximar da população com o discurso que o estado vem reagindo bem, mesmo diante da crise econômica nacional.

Em Petrolândia, dois assuntos dominaram o seminário Pernambuco em Ação. A crise econômica e a segurança foram o mote de discursos dos gestores e aliados, durante o balanço das ações do Governo do Estado nos dois primeiros anos de Paulo Câmara. Com o intuito de repactuar metas e prestar contas das ações feitas pelo governo, o discurso das lideranças enfatizou o efeito da crise econômica nacional como a vilã que impossibilitou o governador Paulo Câmara de cumprir as promessas feitas em sua campanha eleitoral. Já a segurança foi tratada como a principal dificuldade a ser superada.

"Nós acabamos enfrentando a maior crise da história do Brasil, mas Pernambuco não caiu. O Estado está de pé, diferente de outros estados que não estão pagando nem o salário dos seus servidores", afirmou o governador Paulo Câmara.

Durante o evento, Paulo Câmara fez questão de admitir as dificuldades na área de segurança, mas garantiu que está em busca de soluções para a situação. O governador afirmou que não irá se esquivar do debate sobre o tema e que tratará do assunto com transparência. Segundo ele, os números da violência aumentam desde 2014, mas acredita que as ações do governo darão resultado em breve.

AÇÕES EM PETROLÂNDIA E TACARATU

''Hoje, estamos dando novos passos aqui em Petrolândia. Estamos dando a Ordem de Serviço para o abastecimento da água no Bairro Nova Esperança, que é uma obra que a gente espera entregar no mês de outubro. A gente também está trabalhando no sistema de esgotamento sanitário em Tacaratu e em Caraibeiras, onde a gente espera entregar ao longo de nosso mandato. Também queremos fazer o abastecimento de água das agrovilas, tanto em Floresta quanto Petrolândia. Quero dizer a você, prefeito Ricardo, que eu saio daqui com o dever de casa cumprido, porque a gente conseguiu viabilizar a água, mas agora a gente tem que ver as condições de viabilizar o esgotamento sanitário aqui para Petrolândia. Também aqui em Petrolândia, através de convênio com o município, vão ser investidos, de imediato, um milhão e duzentos mil reais para serviços de saúde. Então, é com ações e trabalhos que a gente vai continuar a avançar'', disse Paulo Câmara.

Neste sábado (25), o Seminário Pernambuco em Ação é realizado em Arcoverde.

Ver todas as fotos do Pernambuco em Ação em Petrolândia > Programa Pernambuco em Ação em Petrolândia

A comitiva do governador em Petrolândia incluiu, além de aliados, secretários estaduais, a saber:

Márcio Stefanni - Secretário de Planejamento e Gestão
Antônio Carlos Figueira - Secretário da Casa Civil
Pedro Eurico - Secretário de Justiça e Direitos Humanos
Marcelo Barros - Secretário da Fazenda
Nilton Mota - Secretário de Agricultura e Reforma Agrária
Iran Costa - Secretário de Saúde
Fred Amâncio - Secretário de Educação
Milton Coelho - Secretário de Administração
Sebastião Oliveira - Secretário de Transportes
João Campos - Chefe de Gabinete do Governador
Bruno Lisboa - Secretário de Habitação
Felipe Carreras - Secretário de Turismo, Esportes e Lazer
Ennio Benning - Secretário de Imprensa
Lucio Melo - Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação
Cesar Caúla - Procurador Geral do Estado
Marcelino Granja - Secretário de Cultura
Angelo Gioia - Secretário de Defesa Social
Roberto França - Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude
Francisco Papaléo - Secretário das Cidades
Silvia Cordeiro - Secretária da Mulher
Rui Bezerra - Secretário de Controladoria Geral do Estado
Alexandre Valença - Secretário de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação
Sérgio Xavier - Secretário de Meio Ambiênte e Sustentabilidade
José Neto - Chefe da Assessoria Especial
Renato Thiebaut - Chefe de Gabinete de Projetos Estratégicos
Cel PM Eduardo Pereira - Chefe da Casa Militar

Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Reforma da Previdência: "Quem não pode com a formiga, não assanha o formigueiro"

Audiência pública em Bezerros (Foto: Divulgação/Fetape)

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE) e seus Sindicatos filiados estão realizando, desde o início do ano, Audiências e Atos Públicos sobre a Reforma da Previdência. As atividades foram intensificadas neste mês de março, em todas as regiões, e ganharão ainda mais força no mês de abril, quando também será realizado o Grito da Terra Estadual, que trará esse tema como uma de suas pautas centrais. O objetivo é repassar informações à população sobre a grande ameaça que essa proposta, apresentada pelo Governo Temer, representa para a vida dos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente os do campo; e também para a produção de alimentos e a economia dos municípios.

“Estaremos reunindo os nossos parceiros, buscando realizar uma luta unificada, durante o Grito da Terra, porque essa Reforma tem o objetivo de retirar direitos de toda a classe trabalhadora, e não só dos rurais. Juntos, vamos cobrar dos deputados estaduais e do governo do estado que se posicionem contrários a essa proposta do Governo Federal. Já estamos dialogando diretamente com os deputados federais pernambucanos, mas é muito importante essa articulação dos parlamentares da Assembleia Legislativa e do governador com suas bancadas, para fortalecer a necessidade de um voto que respeite os anseios dos trabalhadores e trabalhadoras, isto é, de um voto contrário à Reforma da Previdência”, afirma o presidente da Fetape, Doriel Barros.


Petrolina: IGEPREV irá auxiliar servidores municipais no processo de recadastramento virtual


O servidor que teve dificuldade no processo de recadastramento virtual poderá procurar, a partir desta segunda-feira (27) até a próxima sexta-feira (31), o Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (IGEPREV) para ter o auxílio necessário. No local estará disponível um guichê onde o servidor poderá realizar o seu cadastro. O horário de atendimento é das 08h até às 12h.

Os servidores das Secretarias de Saúde, Educação, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade não precisam ir ao IGREPREV, já que existe um local disponível para atendê-los nessas Secretarias.

O cadastramento dos servidores foi dividido em duas etapas: virtual e presencial. Nessa primeira etapa, o servidor atualizará os dados no período de 20 a 31 de março pela internet, no endereço eletrônico http://recadastramento.petrolina.pe.gov.br. Após a atualização dos dados será emitido um número de protocolo do recadastramento e posteriormente a data para realizar a próxima etapa.


Papa Francisco aprova canonização de 30 beatos brasileiros


O papa Francisco aprovou nesta quinta-feira (23/3), a canonização de 30 beatos brasileiros que foram massacrados em 1645 nas localidades de Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte, durante a ocupação holandesa do Nordeste, por se negarem a abjurar da fé católica e aderir ao calvinismo, religião dos invasores. Os futuros santos serão André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, sacerdotes diocesanos, Mateus Moreira e outros 27 companheiros leigos.

"Ficamos muito felizes, pois esta canonização é uma grande bênção para a Igreja e com certeza vai reavivar a fé e a devoção dos fiéis", disse o arcebispo de Natal, d. Jaime Vieira Rocha, após receber a notícia da aprovação do papa. Os 30 brasileiros foram beatificados em março de 2000 por João Paulo II. O cardeal d. Cláudio Hummes, que foi arcebispo de Fortaleza, ajudou a levar adiante a causa dos mártires e, no ano passado, confidenciou a d. Jaime que Francisco estava interessado na canonização.


Luciano Huck constrói poço artesiano em Inajá, no Sertão de Pernambuco

Ele também visitou a ONG Amigos do Bem, que leva roupas, livros e assistência médica para a cidade de Inajá. Foto: Marcos Roichman

Para inaugurar o poço, a produção promoveu um show surpresa do alagoano Mano Walter na cidade de Inajá. No Instagram, Luciano exibiu as paisagens do Rio São Francisco. O quadro vai ao ar no dia 1º de abril, dentro da estreia da nova temporada do programa .

Luciano Huck viajou até o Sertão de Pernambuco para gravar um quadro especial para o Caldeirão do Huck. O apresentador e a equipe do programa da Rede Globo dedicaram seis meses para a construção de um poço artesiano no município de Inajá, mais especificamente em uma comunidade chamada de Caldeirão. A ação possibilitou que os moradores do local tivessem água potável de maneira mais acessível, sem precisar percorrer quilômetros até outras cidades. O quadro vai ao ar no dia 1º de abril, dentro da estreia da nova temporada do programa.

Para inaugurar o poço, a produção promoveu um show surpresa do alagoano Mano Walter na cidade. Tanto Huck quanto o cantor compartilharam imagens do momento nas redes sociais e foi possível ver Walter apresentando a canção Playboy fazendeiro. No Instagram, Luciano exibiu as paisagens do Rio São Francisco e afirmou que, em um dia, já havia passado por três estados - Bahia, Alagoas e Pernambuco - ao longo da viagem. Ele também visitou a ONG Amigos do Bem, que leva roupas, livros e assistência médica para a cidade.

A construção do poço vai integrar um episódio atípico do Caldeirão do Huck, intitulado Inspiração. O apresentador dedicou o primeiro sábado do novo ano da atração a brasileiros que, "por meio do altruísmo e em nome do bem coletivo, inspiram as pessoas ao seu redor através de bons exemplos, além de homenagear os autores e protagonistas destas histórias". Músicos, atores, empresários, atletas e formadores de opinião participaram das gravações na última quinta-feira (23).

Diário de Pernambuco