segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia, com a Super Oara, leva grande público à Casa de Shows Velho Chico

Mais um baile inesquecível (Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier)




No final da noite de sábado (27), a Casa de Shows Velho Chico recebeu o evento mais esperado do ano: a Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia. Organizada e realizada pelo Lions Clube de Petrolândia, o evento atrai moradores do próprio município e petrolandenses residentes em outros lugares, que aproveitam a festa para rever os amigos e familiares, em um grande encontro de confraternização. Em ritmo de baile, o clima foi de harmonia, de reencontro, de reviver memórias da cidade.

Antes do show da Super OARA (Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos), o petrolandense Isac fez um show acústico. A entrada da orquestra no palco foi antecedida pela abertura oficial, realizada pela presidente do Lions, Célia Yoyô. A Oração de São Francisco, em louvor ao Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, cuja festa está em andamento, e Recordações, do inesquecível Ruy Sá, foram tocadas pela Super OARA, seguidas por Emoções, primeira na sequência de músicas de Roberto Carlos.

O vocalista e líder da Super OARA elogiou o grande público presente, porque a festa tinha animação de uma orquestra de baile, enquanto, no mesmo horário, ocorria show popular gratuito em praça pública. Durante todo o baile, pessoas de todas as idades deslizaram no dancing, ao som de diversos ritmos.

Mais uma vez, o Lions Clube fez uma bela decoração na casa de eventos para receber seus convidados, com agradecimentos públicos à sra. Socorro Simões e à sua filha, Poliana Simões Barbosa (Festa Única), pela colaboração. A decoração fez menção à preservação do meio ambiente, tema atualíssimo no mundo e em Petrolândia. A cidade sofre os efeitos da prolongada estiagem e teme pelo futuro da represa de Itaparica, que a abastece. Este ano, as lembranças da festa foram mudas de árvores nativas da região, como umbuzeiro, juazeiro e ipê. Excelente iniciativa, voltada para incentivar a reflexão sobre a responsabilidade de cada pessoa na preservação do ambiente em que vivemos. Em meio a tantos amigos, uma madrugada é curta para tantos reencontros e assuntos.

Parabéns ao Lions Clube de Petrolândia pela realização de mais uma grandiosa e inesquecível edição da Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia e por incluir a questão ambiental em seu evento.

Parabéns à Super OARA que, do alto de seus quase 60 anos de tradição na animação de bailes, com muito talento, apresentou seu repertório animadíssimo, com músicas de todos os estilos e de todas as épocas, inclusive sucessos atuais, sem abrir mão da elegância.

Parabéns ao público que prestigiou o evento, porque afinal quem faz a festa são as pessoas. Os acordes da orquestra não foram desperdiçados, o dancing não ficou deserto e, além desse local, encontramos dançarinos nos quatro cantos do clube, nos dois pisos.

Para nós, Assis Ramalho e Lúcia Xavier, cada nova edição da Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia tem significado especial, pois marca novo aniversário do evento em que firmamos nosso compromisso de nos tornamos um casal. O Blog de Assis Ramalho nasceu na primavera do ano seguinte.

Ver fotos>Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia 2015 (1)
Ver mais fotos>Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia 2015 (2)


Redação do Blog de Assis RamalhoFotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Petrolândia: Na solenidade de filiação de Fabiano Marques ao PTB, Cícero Moura atribui derrota nas eleições de 2012 a ''sumiço'' de votos nas urnas


Cícero Moura relembra eleições de 2012 (Fotos: Assis Ramalho)

Neste domingo (27), durante evento realizado na sede da Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia (AVEPE), na Orla Fluvial, onde o presidente da Câmara Municipal, Fabiano Jaques Marques, filiou-se oficialmente ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e o também vereador Rogério Novaes, assinou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), o presidente regional do PDT, Cícero Moura, fez surpreendente discurso. De acordo com o pedetista, que foi candidato a prefeito nas eleições de 2012, sendo derrotado nas urnas pelo atual gestor do município, Lourival Simões, o motivo de sua derrota teria sido o sumiço de votos. Cícero Moura ainda afirmou que a justiça é cega, e continua andando cega.

''Hoje é uma boa oportunidade de falar algo sobre a cidade de Petrolândia. Todos sabem que em 2012 eu disputei as eleições para prefeito deste cidade, e a minha intenção era a melhor possível. Petrolândia é uma das cidades mais ricas do Estado de Pernambuco, e ela poderia ser bem melhor se os nossos politicos podessem respeitar as pessoas. Hoje, a gente sabe que os politicos falam muito em reforma politica, mas eu acho que a gente tem que pensar é na população. A reforma tem que ser feita por nós, pelo povo nas suas escolhas dos seus candidatos. Eu disputei as eleições em 2012, entrei em última hora, e jamais outro politico conseguiu levar tanta gente para as ruas como nos nossos comícios levou. onde o povão gritava "é 12, é 12!". Até no dia das eleições a gente andava nas seções [eleitorais] e via o povão gritando, "é 12, é 12 é 12!".  Eu acho que houve uma tragédia e os votos sumiram, tem que se dizer isso. Desculpe a minha maneira de falar, eu sou um caipira, sou da roça com muita honra, mas eu não concordo com muitas coisas que eu vejo. A justiça, dizem que é cega, e eu acho que ela está andando cega. A justiça tem que abrir os olhos e ver mais, por que o que acontece neste país não é justo. Falam nesta crise, mas eu acho que está havendo uma crise politica. Quem vai decidir é o povo nas suas escolhas dos seus candidatos. Eu fui candidato, e tinha somente três vereadores comigo, mas mesmo assim a gente teve grande sucesso. Até hoje as pessoas me procuram e pedem ''Não desista, a sua vez é agora e de maneira alguma deixe de ser candidato''. Mas eu não tenho ambição, eu gostaria é que o povo aprenda e saibam escolher um bom administrador para a cidade. Petrolândia é uma cidade rica, basta ser bem conduzida, bem administrada e com honestidade, para que tenha emprego, boa saúde, educação e assistência na zona rural.'' 

Notícia relacionada
>Petrolândia: Fabiano Marques filia-se ao PTB e Rogério Novaes ao PSD em evento realizado na AVEPE

Ver todas as fotos, clique >Filiação de Fabiano (PTB) e Rogério Novaes (PSD)

Entrevistas que foram gravadas pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, e que em breve irão ao ar. Não percam! Há muitas declarações importantes.

Dep. Federal Zeca Cavalcanti
Entre outros assuntos, Zeca afirma que Zito de Maninho será o seu candidato a prefeito em Tacaratu
Fabiano Jaques Marques
Rodrigo Novaes

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Deputado Júlio Cavalcanti questiona PLO que modifica a Lei das Águas Subterrâneas

Deputado Júlio Cavalcanti

“É louvável a preocupação do Estado com os nossos aquíferos. Mas será que a Compesa vai ter capacidade de suprir a demanda de água da população?”, questiona o deputado Júlio Cavalcanti em relação ao Projeto de Lei Ordinária Nº 387/2015, que está tramitando na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O PLO modifica a Lei das Águas Subterrâneas, que vigora no Estado desde 2009.

O novo texto, em seu décimo terceiro artigo, condiciona a perfuração de poços artesianos em Pernambuco à área não ter um ramal de distribuição da Compesa. Ou seja: se há um ramal no local, não será concedida a licença para a perfuração de um poço. Isso quer dizer que o cidadão não terá direito de escolher se quer o fornecimento de água da Companhia, ou se quer consumir a água oriunda do seu poço. “Fico pensando nos bairros que tem o ramal da Compesa mas que passam três dias sem água e um dia com”, disse Júlio.

Prefeitura de Petrolina organiza vendedores ambulantes na Ilha do Fogo


No último sábado (26/09), a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Turismo e a Secretaria Executiva de Ordem Pública e Segurança Cidadã, credenciou os vendedores ambulantes que comercializavam na Ilha do Fogo.

De acordo com o secretário de Órdem Pública, Inspetor Jenivaldo Santos, a partir de agora só poderão trabalhar como vendedor ambulante os que já vinham comercializando e que foram cadastrados. Não será autorizado novos comerciantes venderem no local.

O objetivo da ação é organizar as vendas no espaço e evitar o aumento da exploração comercial desenfreada na Ilha. “O cadastramento visa também controlar a quantidade de pessoas comercializando na ilha, para salvaguardar a segurança dos banhistas”, completou Jenivaldo.

Para os ambulantes credenciados estão previstos cursos de capacitação para melhor atender os turistas e frequentadores do equipamento público, além de noções de empreendedorismo e manipulação de alimentos.

Petrolândia: Praça da Matriz une religião, educação, gastronomia e memórias durante a Festa do Padroeiro

Igreja Matriz de São Francisco de Assis na noite desse domingo, 26 (Fotos: Lúcia Xavier)
Capela com fachada cenográfica, réplica da igreja da velha cidade
Departamento gastronômico: por que não tem quermesse todo mês?
Assis Ramalho, Tadeu Flamengo e Dedé colocando a conversa em dia
Tenda das Crianças
Estande com livretos e a camiseta da Festa em louvor do Padroeiro
Parabéns, alunas da EREM! Com ou sem energia elétrica, vocês dão um show de compromisso com o projeto. 

A Praça da Matriz, em frente à Igreja de São Francisco de Assis, em Petrolândia, oferece, neste período de festejos do padroeiro, muitas opções aos fiéis, que frequentam o Novenário, e aos visitantes da cidade. Na noite desse domingo (27), visitamos a quermesse, durante a celebração da novena.

A Igreja estava lotada e a celebração era acompanhada, pelas portas e janelas, por quem não conseguiu lugar no templo. As crianças, geralmente inquietas durante os ritos religiosos, têm um espaço especial para recreação, ao lado da igreja.

As barracas de alimentação da quermesse, ao lado do Palco Cultural, comercializam bolos, tortas doces e salgadas, além de pratos típicos da cidade, como mungunzá salgado e xerém com galinha ou com sarapatel. Para beber, água de coco e refrigerantes.

No pátio, há também estande com artesanato de artigos religiosos, livros e camisetas da Festa do Padroeiro, além de uma criativamente bem decorada tenda da comunidade paroquial, com uma árvore em seu interior.

Na capela, com fachada cenográfica em réplica da Igreja de São Francisco de Assis da velha Petrolândia, os fiéis podem recolher-se em orações solitárias ou deixar no mural suas memórias da antiga cidade.

Ao lado, o cenário é a antiga Estação Ferroviária, espaço dedicado à educação e cultura. O hall de entrada é uma minipraça, que une dois estandes. Um deles contém a exposição de fotos de Petrolândia antiga, com suas avenidas, ruas e povoados. No outro, a EREM Mª Cavalcanti Nunes mostra a aplicação dos recursos digitais para o resgate da história do município. Infelizmente, não conseguimos registrar a demonstração do programa nessa noite, pois uma falha no sistema elétrico deixou a réplica da Estação Ferroviária no escuro. Mas, fotografamos os dois estandes, mesmo às cegas. Parabéns às estudantes, guias dos projetos, que permaneceram em seus postos e receberam muito bem os visitantes, apesar da completa falta de iluminação nos estandes.

Ver mais fotos>Festa de São Francisco de Assis, padroeiro de Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Paulo Câmara assina Projeto de Lei para diminuir carga tributária para artesãos que trabalham com algodão em Tacaratu, no Sertão de PE

José Gerson, prefeito de Tacaratu faz pronunciamento em agradecimento ao governador Paulo Câmara (Foto: Assis Ramalho)
Projeto de Lei foi assinada na última sexta-feira (25) pelo governador Paulo Câmara em ato no município de Tacaratu, no Sertão de Itaparica,


Durante sua passagem na sexta-feira (25) pelo município de Tacaratu, o governador Paulo Câmara anunciou que vai enviar à Assembleia Legislativa na próxima semana um Projeto de Lei que assegura a concessão de crédito presumido na alíquota do ICMS sobre a venda de redes e mantas de algodão.

Tacaratu tem na produção de redes a sua principal fonte de renda e o projeto permitirá que o artesão pague apenas 1% da carga tributária líquida.

Anteriormente, sem considerar as deduções dos eventuais créditos presumidos, o segmento estava sujeito à alíquota de 17% praticados nas operações dentro do Estado e 12% nas negociações interestaduais.

O projeto se destina a aumentar a competitividade do setor têxtil, que vinha perdendo espaço para outros concorrentes do Nordeste e até para o mercado chinês.

O mecanismo adotado pelo Governo do Estado se consolidará como uma vantagem para quem compra e para quem vende redes, pois o crédito presumido é um benefício que reduz os tributos pagos pelo contribuinte.

O incentivo do Executivo vai beneficiar diretamente centenas de famílias que vivem da produção artesanal no município sertanejo.

Calcula-se que 70% da população de Tacaratu possua algum vínculo com o mercado têxtil. A tapeçaria é um dos pilares da economia do município, que é considerado um dos maiores produtores do Nordeste.

As peças produzidas conseguem ser distribuídas, inclusive, em algumas lojas de alcance nacional.

“Nós estávamos sofrendo uma concorrência desleal da Paraíba, que tem uma carga tributária menor. Agora, estamos igualando (as alíquotas) para manter a nossa capacidade de gerar emprego e renda para o pernambucano. O Brasil passa por um momento de crise e Pernambuco sofre com seus efeitos. Só vamos superar com trabalho e dedicação, olhando e escutando o povo e vendo as diversas formas de termos uma caminhada menos sufocante”, disse Paulo Câmara.

Notícia relacionada
Clique>Tacaratu se destaca como primeiro município do Brasil a abrigar parque híbrido de energia renovável

Blog de Assis Ramalho com informações de Anna Tiago Notícias
Fotos: Assis Ramalho

Rede Feminina de Combate ao Câncer, em Garanhuns, comemora 30 Anos



A história dos cuidados com mulheres que sofrem com a descoberta e o tratamento do câncer, e o apoio às suas famílias, mudou nos últimos anos em Garanhuns, para ser mais exato, nos últimos 30 anos. Era 25 de setembro de 1985 quando um grupo de mulheres resolveu criar, na Cidade das Flores, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, seguindo o modelo de sucesso já existente em outras cidades do país.

Com o trabalho missionário de mulheres como Dra. Irene Barros, Presidente de Honra, a Rede Feminina funciona nas dependências do Hospital Regional Dom Moura, aliás, a atual presidente, Sandra Salles, que coordenou o dia de atividades especiais, fez referências ao trabalho desenvolvido no hospital: "Dr. Luiz Melo tem sido um parceiro muito presente, possibilitando e atuando junto com o trabalho da Rede", afirmou.

Para comemorar esta data, mais de 40 voluntárias da Rede Feminina do Hospital do Câncer de Pernambuco, estiveram em Garanhuns, recepcionadas por um Café da Manhã Especial no Hospital Regional Dom Moura. Depois, mais algumas atividades, compartilhando histórias e experiências. À noite, uma missa de Ação de Graças na Capela do Seminário São José e uma confraternização muito especial.

IHU On-Line #473: Políticas Públicas em tempos de ajuste fiscal. Um debate.

Para ler a revista, clique na foto da capa

No momento em que as políticas públicas estão sob a mira da assim chamada ‘política de austeridade’, a revista IHU Online discute o tema. Contribuem para o debate Eduardo Fagnani,Berenice Rojas Couto, Marilene Maia, Renata Bichir, Paulo Jannuzzi, Waldir Quadros e Rodolfo Hoffmann.

Estação Ecológica de Caetés, em Paulista-PE, registra presença de espécie de anuro em extinção

Pesquisadores da UFRPE identificaram uma pequena rã na unidade de Conservação, em Paulista (Foto: Divulgação)

A Estação Ecológica de Caetés (Esec/Caetés), Unidade de Conservação de Proteção Integral, administrada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), é local de registro de nova ocorrência de uma pequena rã no Estado de Pernambuco. A descoberta foi feita por professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio da professora da UFRPE, Ednilza Maranhão dos Santos e equipe - Vanessa Nascimento, Edivania Pereira e Fabiana Amorim - do Laboratório de Paleoherpetologia e Herpetologia da UFRPE.

O artigo mencionando o registro foi aceito no periódico Herpetologicalreview e será publicado em breve. Trata-se da espécie Physalaemuscaete Pombal & Madureira, 1997 (ANURA: LEPTODACTYLIDAE: ­LEIUPERINAE), endêmica da Mata Atlântica Nordestina. Essa espécie foi registrada, anteriormente, apenas nos municípios de Passo de Camaragibe, São Sebastião e Murici, estado de Alagoas. Atualmente, encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção, categorizada como Em Perigo (EN). As rãs foram encontradas em coro (20 animais vocalizando), na Mata da Estação Ecológica de Caetés, em folhas secas, sobre o solo úmido, no dia 27 de novembro de 2014.

Jatobá: Resultado do 'baba' do Pó de Serra, realizado em Itaparica nesse domingo (27)

Fotos de Jair Souza
Nosso amigo Jair Souza, o popular Jair do Picolé

A Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, no município de Jatobá, realizou ontem (27), a pelada entre seus associados.  Confira os resultados enviados pelo nosso amigo Jair Souza, o popular Jair do Picolé.

Primeiro tempo: 7h às 8h 
Placar: camisa azul 1x2 camisa vermelha
Camisa azul:
Gol: Joacir
Escalação: Samuel, Arnaldo, Paquito, Luciano Gomes, Chimba, Naldo, Tiago, Pitomba, Sílvio, Juvenal e Joacir.
Camisa vermelha:
Gols: Índio e Moisés.
Escalação: Keko, Valdir, Fernando, Bangu, Erisvan, Índio, Cristiano, Moisés, Eronildes, Nego e Quel.

Segundo tempo; de 8h15 as 9h15
Placar: camisa azul 2x3 camisa vermelha
Camisa azul
Gols: Zinho e Luciano Gomes
Escalação: Samuel, Naldinho, Luciano Martins, Bolinha, Luciano Gomes, Adriano, Zinho, Hamilton, Tatu, Djalma e Catinha.
Camisa vermelha
Gols: Berg, Naldo e Pitomba
Escalação: Keko, João, Jailson, Tema, Naldo, Clécio, Téo, Pedro, Berg, Ronaldo e Nego Van.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza

Petrolândia: Casa das Juventudes felicita a coordenadora da entidade, Lucicleide Santos, pelo seu aniversário nesta segunda (28)

Lucicleide Santos

Nesta segunda-feira, 28 de setembro, a Casa das Juventudes de Petrolândia está em festa para comemorar o aniversário da Coordenadora da instituição, Lucicleide Maria dos Santos, a Cleidinha. A equipe divulga mensagem de felicitações à aniversariante.

Parabéns, minha amiga! Que o seu dia seja tão lindo quanto o seu sorriso e lhe ofereça tanta felicidade quanto a sua amizade envia para a nossas vidas. Que esta nova etapa chegue recheada de muita saúde e novas oportunidades para concretizar os seus sonhos mais desejados.

Que a alegria acompanhe você por todos os momentos e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos. Faça com que a sua simpatia possa contagiar ainda mais pessoas, você é uma pessoa de muito brilho e a humanidade merece que sua luz seja compartilhada.

Nunca esqueça o quanto é especial para a minha vida e de tantas outras pessoas, você é única e jamais estará sozinha nesta jornada, minha amiga! Que o seu dia sirva para confirmar o quanto você é amada e como a felicidade permanecerá eternamente em sua casa.

Parabéns!!! Feliz Aniversário!!!

São os desejos de todos os jovens da Casa das Juventudes

Redação do Blog de Assis Ramalho
Mensagem/foto: Assessoria Casa das Juventudes de Petrolândia

Usina de Sobradinho corre risco de parar de gerar energia

Em um cenário extremo de falta de chuvas, o reservatório alcançaria apenas 2% a 3% da capacidade útil ao final de novembro, segundo a Chesf e o risco de desabastecimento de água para o consumo humano cresceria a patamares considerados limites.  

O nível no reservatório de Sobradinho, principal reserva de água da região Nordeste, está em queda e pode atingir, ainda neste ano, um número próximo a zero. Em um cenário extremo de falta de chuvas, o reservatório alcançaria apenas 2% a 3% da capacidade útil ao final de novembro, segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Nesse caso, a geração de energia na usina de Sobradinho seria inviabilizada e o risco de desabastecimento de água para o consumo humano cresceria a patamares considerados limites.

Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que o reservatório opera atualmente com 9% do volume útil. Ao final de outubro, esse número pode cair a 6% e, então, o volume de chuvas em novembro passaria a ser determinante para o futuro do abastecimento de água na bacia do São Francisco. "Se assumirmos a possibilidade de chuva zero em novembro, chegaríamos ao final do mês com 2% a 3% da capacidade útil. Nesse caso, teríamos de discutir a situação de vazão. Mas o histórico mostra que sempre entra água nova no São Francisco em novembro", afirma o diretor de Operação da Chesf, José Ailton de Lima.

Nasa anuncia evidências de água corrente em Marte


Cientistas da agência espacial norte-americana (Nasa) anunciaram hoje (28) a descoberta de água salgada e corrente na superfície de Marte. A confirmação foi feita a partir de imagens da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), da agência, nas quais foi possível detectar sinais de minerais hidratados em áreas parecidas com estrias em encostas do planeta vermelho.

De acordo com pesquisadores da Nasa, essas manchas escuras são, na verdade, córregos sazonais. As estrias já haviam sido observadas antes, mas a resolução das imagens não permitia garantir o que eram nem se havia líquido nos locais. Esses córregos aparecem em vários pontos de Marte, quando as temperaturas estão acima de 23 graus Celsius (ºC), e desaparecem nas estações mais frias.

Petrolândia: Pediatra Dra. Patrícia Lima Carvalho atende no Ideal diagnóstico, na Quadra 6, nesta terça-feira (29)


A administração do Laboratório Ideal Diagnóstico, localizado na Av. Prefeito José Gomes Avelar, 404, informa que a médica Dra. Patrícia Lima Carvalho, pediatra e neonatologista, atenderá no dia 29 de setembro, a partir das 8 horas da manhã.

Marcação de consultas pelo telefone (87) 3851-2844.

Patrícia Lima Carvalho
Pediatra/Neonatologista
Hospital Nair Alves de Souza
Clinica Santa Mônica
Uniclinicas
UNIMED
Ideal Diagnóstico

Rodrigo Novaes tem final de semana de visitas pelo Sertão do Estado

Rodrigo Novaes acompanhou a comitiva de Paulo Câmara em Tacaratu
Rodrigo e André de Paula em Carnaubeira da Penha, na filiação de Elisinho
Em Calumbi, Rodrigo prestigiou filiação de Gustavo Melo
Filiação de Rosicleia, em Mirandiba 

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) aproveitou mais um final de semana para visitar alguns municípios do Sertão de Pernambuco.

Na sexta-feira, (25), o deputado participou de agenda ao lado do Governador Paulo Câmara. Primeiro estiveram em Tacaratu, participando da inauguração do parque híbrido de energia éolica e solar.

Mais tarde o parlamentar esteve no município de Jatobá, onde visitou a obra de abastecimento de água da Volta do Moxotó, ao lado de amigos e vereadores.

Ainda no final de semana, Novaes esteve nos municípios de Calumbi, Carnaubeira da Penha e Mirandiba, ao lado do presidente estadual do PSD, André de Paula, participando dos atos de filiações de Gustavo Melo, Elisinho e Rosicleia, respectivamente.

Assessoria de imprensa do Deputado Rodrigo Novaes

Após 39 dias foragida, prefeita afastada no MA se entrega à PF

Lidiane Leite assumiu a prefeitura aos 22 anos (Foto: Arquivo pessoal)

Depois de passar 39 dias foragida da Justiça, a prefeita afastada de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite da Silva, de 25 anos, se apresentou, nesta segunda-feira (28), à sede da Superintendência da Polícia Federal (PF), em São Luís (MA). A ex-gestora municipal sumiu após sua prisão ter sido decretada na Operação Éden, que investiga desvios de verbas da educação.

Acompanhada por três advogados, Lidiane chegou na sede da PF por volta de 13h e entrou pelos fundos para não chamar atenção. Ela vai ser ouvida e depois será encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar exame de corpo de delito. Após os procedimentos, ela deve ser encaminhada para o quartel do Corpo de Bombeiros de São Luís, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Lidiane apareceu vestida com blusa e calça pretas e com poucas mudanças no visual. Está aparentemente mais magra, mas continua loira e mateve o mesmo corte de cabelo.

O cerco para capturar Lidiane contou com o reforço da vigilância nas rodoviárias e aeroportos do Maranhão.

G1 MA

Amupe sedia Encontro Regional com Povos e Comunidades Tradicionais de Pernambuco


Nesta sexta-feira passada (25), aconteceu na sede da Amupe, a primeira edição dos Encontros Regionais com Povos e Comunidades Tradicionais de Pernambuco, reunindo todos os representantes da Zona Mata Sul e Mata Norte do estado e Região metropolitana. O objetivo foi discutir a inclusão dessa população no Cadastro Único, garantindo que eles tenham acesso a todos os programas federais de inclusão social, inclusive o Bolsa Família.

O evento contou com a participação de Gorette Aquino, representando a Amupe, Carmem Lucia Gomes, Coordenadora Estadual do Cadastro Único do Bolsa Família, Filipe Jardim, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Sergio Moura, da Secretaria Executiva de Segmento Social de Pernambuco e Joelson Rodrigues, da Secretaria da Criança e Juventude.

Na riqueza das experiências dos povos, o caminho para o desenvolvimento sustentável

A mística inicial foi animada pelos povos indígenas (Fotos: Fetape)

Populações do campo, indígenas, quilombolas, pescadoras e ciganas estão realizando uma grande troca de conhecimentos, na semana passada, no Campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O evento, promovido pelo Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC/UFRPE) e organizações parceiras, entre elas a Fetape, reúniu o II Seminário Internacional de Agroecologia, o III Seminário de Agroecologia de Pernambuco e a II Jornada dos Povos do estado.

Esse espaço de articulação de diferentes temas, entre eles o acesso à terra, território e soberania alimentar, abrigou uma feira de saberes, sabores e da agrobiodiversidade; mesas redondas; rodas de diálogo e apresentações culturais, entre outras atividades. Além de expor publicações e produtos da agricultura familiar, a Fetape realizou instalação pedagógica com jovens agricultores de diferentes municípios das três regiões do estado.