segunda-feira, setembro 28, 2015

Petrolândia: Vigilância Sanitária e Atenção Básica realizam campanha contra hanseníase e verminoses em escolas e PSFs



A Vigilância Sanitária em Petrolândia, em parceria com a Atenção Básica de Saúde e Secretaria de Educação, iniciou em setembro a campanha contra hanseníase e geohelmitíases. Na sexta-feira passada (25), a equipe da campanha visitou a Escola Municipal Itamar Leite, no Bairro Nova Esperança. Acompanhada por Agentes Comunitários de Saúde, a Enfermeira Welynadia apresentou palestra sobre os cuidados para evitar as verminoses. 

Trata-se da busca ativa de casos suspeitos de hanseníase e do tratamento coletivo da geohelmintíase no ambiente escolar. Na busca de casos de hanseníase utiliza-se formulário, que deve ser preenchido pelos pais ou responsáveis da criança. Neste formulário são indicados os sinais e sintomas sugestivos de hanseníase, bem como o histórico familiar da doença. Após a triagem, com a presença de lesões sugestivas identificadas, o aluno será encaminhado para confirmação na unidade de saúde, onde poderá ser confirmado o diagnóstico de hanseníase, com início imediato do tratamento. 

As geohelmintíases constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais e são causadas principalmente por Ascaris Lumbricoides, Trichuris Trichiuria e Ancilostomídeos. A estratégia para a redução da carga da geohelmintíase consiste em administrar, em dose única, um comprimido de anti-helmíntico. A oferta e a supervisão do tratamento de geohelmintos nos estudantes é realizada por profissionais de saúde da área de abrangências das Unidades Básicas. O tratamento é preventivo em escolares e está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza o tratamento periódico como uma medida de redução de incidência e de suas complicações.

A campanha em andamento nas escolas do município, também está sendo realizada nos Postos de Saúde da Família. Informe-se no PSF mais próximo de sua residência. 

Ver mais fotos>Campanha na Escola Itamar Leite

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde e Agência Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário