domingo, 29 de março de 2020

Petrolândia [Covid-19]: Domingo de Ramos acontecerá no próximo domingo sem a tradicional procissão e com missa online; há 1 ano centenas de fiéis participavam da celebração [relembre]


No próximo domingo (05/04/2020), será  celebrado o domingo de Ramos e, com ele, a abertura da Semana Santa que é a grande semana de fé cristã, o tempo litúrgico mais forte, mais rico em conteúdo e de maior intensidade religiosa de todo o ano cristão, porque nela celebramos os
mistérios centrais de nossa fé: a morte e a ressurreição de Cristo.

Petrolândia

Para evitar a propagação do novo coronavírus, o Domingo de Ramos será celebrado em Petrolândia sem a tradicional procissão, com missa transmitida online pelo pároco Luiz Augusto. Decreto do Vaticano proíbe reunião física de fiéis durante a Semana Santa.

Sem dúvidas, Petrolândia e o mundo terá uma Semana Santa inédita por conta da pandemia de coronavírus

PARA MATAR A SAUDADE, RELEMBRAMOS O DOMINGOS DE RAMOS DE 2019 EM PETROLÂNDIA


Reveja abaixo reportagem do Blog de Assis Ramalho do Domingo de Ramos de 2019 em Petrolândia quando ninguém tinha notícias deste tal COVID-19, que hoje assusta Petrolândia e o mundo. Veja também a importância e o significado do Domingo de Ramos

Relembrando
Petrolândia: Centenas de fiéis participam da celebração de Ramos na manhã deste domingo (14/03/2019)

Joe Diffie, estrela da música country dos Estados Unidos, morre aos 61 anos de coronavírus


Joe Diffie, uma das maiores estrelas da música country americana dos anos 90, morreu no domingo (29) de complicações causadas pela COVID-19, segundo apurou a revista Rolling Stone.

“A lenda da música country, ganhador do Grammy, Joe Diffie, faleceu hoje, domingo, 29 de março, por complicações do coronavírus (COVID-19)”, diz o comunicado de seu empresário, acrescentando que a família pede privacidade neste momento de dor”.

De acordo com a Variety, na sexta-feira (27), Diffie se tornou a primeira estrela do país a confirmar publicamente um diagnóstico de coronavírus. “Estou sob os cuidados de profissionais médicos e atualmente recebo tratamento”, dizia um comunicado publicado em sua página oficial do Facebook e que pedia para que os fãs ficassem cautelosos neste momento de pandemia.

Diffie tinha 61 anos e se caracterizou como um artista tradicional do cenário country pela sua voz forte e estilo inspirado no honky-tonk. Ele emplacou mais de 20 sucessos na parada, como “Home”, “Ships That Don’t Come In”, “If The Devil Danced”, e “Honky Tonk Attitude”. Um de seus maiores sucessos é a canção “Pick-Up Man”, de 1994, som bastante popular aqui no Brasil: Veja vídeo


89 FM A RÁDIO ROCK

Número de infectados por coronavírus na Bahia sobe para 156, com 1 óbito; 1º caso em uma criança de 2 anos é confirmado


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, no final da tarde deste domingo (29), mais 9 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 156. A Bahia também registrou a primeira morte neste domingo.

Todos os nove novos casos foram registrados em Salvador, que tinha 94 casos no boletim divulgado na manhã deste domingo, e agora passou a ter 103.

No segundo boletim deste domingo, também foi registrado o primeiro caso confirmado em uma criança de 2 anos de idade, que está em bom estado de saúde. A criança é de Salvador.

Os 156 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) representa 3,8% do total de casos notificados. Até o momento, 1.388 casos foram descartados e houve um óbito confirmado.

Trata-se de paciente do sexo masculino, 74 anos, residente em Salvador, que estava internado em hospital da rede privada, com comorbidades associadas.

Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo. Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 18 encontram-se internadas, sendo 8 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Os municípios com casos positivos são estes: Alagoinhas (1); Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Canarana (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (9); Ilhéus (2); Itabuna (2); Itagibá (1); Itamaraju (1); Itororó (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (10); Pojuca (1); Porto Seguro (10); Prado (3); Salvador (103, sendo três importados); São Domingos (1) e Teixeira de Freitas (1). O 11º caso notificado em Lauro de Freitas é de uma pessoa residente no estado do Rio de Janeiro.

Por G1 BA

Aos 54 anos, repórter de TV morre vítima de coronavírus, nos EUA

Maria Mercader

A rede CBS News, dos Estados Unidos, revelou neste domingo (29/03) que uma de suas repórteres faleceu vítima de coronavírus. Maria Mercader, 54, morava em Nova York, epicentro da epidemia no país, e estava de licença médica desde o começo de fevereiro.

Maria passou 20 anos tratando um câncer e doenças relacionadas, inclusive tendo que passar por várias cirurgias, o que fragilizou sua saúde.

G1

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook deste domingo 29 de março de 2020; veja lista


Mudam de idade hoje (Domingo 29 de março de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Andreza Barsan , Junior Barbosa, Renata Héli , Ronald Buttowski, Erika Leticia, Wellington Blasius, Terezinha Galdino, Ronald Souza , Moacir Viana Souto, Fagner Menezes de Sá, Marta Ciriaco Dos Santos e Cristiane Mary

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Durante reunião com comerciantes, prefeitura de Paulo Afonso decide manter fechamento de lojas




As reuniões do Comitê Anticrise de prevenção a Covid-19 continuaram na tarde deste sábado (28). O grupo esteve com os comerciantes e na oportunidade foi enfatizado que o município continuará seguindo o Decreto que prevê o fechamento das lojas até 5 de abril, funcionando somente setores essenciais. Na oportunidade foi ressaltada que qualquer outra medida que seja tomada será dialogada ao longo da semana. Além dos empresários, participaram da reunião representantes de sindicatos ligados aos comerciários, policiais, poder legislativo e secretários municipais

Essa semana, o Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Milane de Vasconcelos Caldeira Tavares, recomendou entre outras ações, a reabertura do comércio e de templos religiosos na cidade de Paulo Afonso, Bahia. . Entre os argumentos do MP está a ausência de casos confirmados da Covid-19 na cidade: “não há casos reportados, até a presente data, de confirmação de pessoas infectadas com o coronavírus, na cidade.

Ontem (28), o documento com as recomendações do Ministério Público se espalhou nas redes sociais e gerou dúvidas quanto à reabertura ou não das referidas atividades. Porém, o procurador geral do Município, Ígor Montalvão, logo tratou de desfazer as orientações do MP. Montalvão garantiu que a prefeitura não iria acatar as recomendações do MP e que o decreto estava mantido. “Vocês já estão cientes que está circulando uma recomendação do Ministério Público mandando abrir comércio, mandando liberar cultos religiosos, missas. Quero deixar bem claro nada disso vai ser seguido…O MP não tem poder nenhum de determinar o que o prefeito deve ou não fazer.”, disse Igor Montalvão.

Por PA4.COM,BR

Petrolândia: [COVID-19]: 1º paciente com caso suspeito de coronavírus que teve teste negativo é entrevistado por Assis Ramalho


A Secretaria de Saúde de Petrolândia divulgou, no último domingo (22/03/2020), o primeiro caso de suspeita do novo coronavírus no município. José Carlos, 42 anos, residente da quadra 11 de Petrolândia, deu entrada no Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima, com sintomas parecidos com a doença.

Encaminhado ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Recife, o paciente foi submetido a exames clínicos para confirmar se estava com a Covid-19.

Na quarta-feira (25)  a prefeitura de Petrolândia divulgou boletim informando que o Hospital Osvaldo Cruz teria dado alta, e que o paciente permaneceria em quarentena domiciliar até que o resultado do exame fosse liberado pelo laboratório.

A boa notícia veio na sexta-feira (27), quando em outro boletim a prefeitura de Petrolândia divulgou nota afirmando que o resultado do teste do primeiro paciente suspeito de coronavírus teria dado negativo. Na mesma nota, a prefeitura também afirma que um outro caso suspeito encaminhado na quinta-feira (26) para o Recife, continua em investigação. Veja abaixo a nota

A Secretaria Municipal de Saúde comunicou que o teste do primeiro caso suspeito para o coronavírus, encaminhado pelo Hospital Municipal de Petrolândia, deu NEGATIVO. O resultado foi divulgado na tarde desta sexta-feira (27) pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz.
Já o caso encaminhado nessa quinta-feira (26), continua em investigação.

Na manhã deste domingo, 29 de março de 2020, José Carlos concedeu entrevista exclusiva a Assis Ramalho.

Veja abaixo o vídeo em que José Carlos detalhou os momentos e a angústia vivida no período de expectativa, até o exame ser divulgado.









 Redação do Blog de Assis Ramalho

Covid-19: Assessora técnica e responsável pela Câmara Técnica de Vigilância Sanitária é a primeira morte registrada no Distrito Federal


O Distrito Federal registra o primeiro óbito por infecção do novo coronavírus. A vítima Viviane Rocha de Luiz, de 61 anos, assessora técnica e responsável pela Câmara Técnica de Vigilância Sanitária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ela morreu no fim da manhã da última segunda-feira (23/3), mas o caso não foi divulgado. Isso ocorreu porque o primeiro exame específico de Covid-19 deu negativo, o segundo inconclusivo. Somente um terceiro exame, de contraprova, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, deu positivo.

Viviane deu entrada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) na madrugada no domingo passado (22/3). Ela estava com febre e desconforto respiratório. Ela teve contato com um paciente confirmado com coronavírus, de São Paulo. Entre as comorbidades, a assessora técnica tinha obesidade mórbida, hipertensão arterial sem tratamento e era ex-fumante.

A paciente ficou internada, no entanto, o caso se agravou. Ela faleceu às 11h40 de segunda-feira (23), após uma parada cardiorrespiratória. Especialistas realizaram um exame, que deu inconclusivo para coronavírus. O resultado da contraprova deu positivo para SAR-COV2 no sábado (28/3).

Continua depois da publicidade

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou a morte. "Ontem, por volta da meia noite, 28, foi confirmado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz - RJ) o resultado positivo da contraprova para o novo Coronavírus (SAR-COV2). Portanto, trata-se da primeira vítima oficial do Covid-19 no Distrito Federal", informou o texto. A pasta também destacou que "todos aqueles que tiveram contato direto com a vítima estão sendo monitorados pela autoridade sanitária do Distrito Federal."

Família agradece atendimento
Por meio de página no Facebook, o irmão da paciente, Douglas Alessandro Rocha de Luiz, lamentou a morte de Viviane. Ele explicou que a demora para confirmar o óbito por coronavírus ocorreu porque foram oito dias para a realização dos três exames de SAR-COV2. A vítima teve o corpo cremado.

"Venho por aqui agradecer a todos os profissionais que se envolveram na internação, no tratamento e mesmo na preparação para cremação da minha irmã. Todos esses profissionais se expõem, todos os dias, com a saúde de seu próprio corpo e expõem sua própria família para nos ajudar. Temos que respeitá-los e facilitar tudo que pudermos para eles. Não podemos ser ingratos e injustos", frisou Douglas, texto.

Ele também prestou homenagem às mensagens de apoio. "Também quero agradecer a todos os carinhos e a todas as orações que tenho recebido das pessoas maravilhosas que me cercam. Anjos em minha vida, é por isso que estou de pé. Obrigado a todos. Amo todos vocês", acrescentou.

Por fim, Douglas explicou todo o processo para confirmação de que Viviane faleceu em decorrência do novo coronavírus e fez um apelo: "Foi feito um primeiro exame de sangue ,que deu negativo para coronavírus, o chamado falso negativo. No segundo exame deu inconclusivo. Usando o mesmo material genético (dos demais testes), foi feito outro exame, onde confirmou o coronavírus. Tudo isso levou cerca de oito dias para ter a confirmação. Isso quer dizer que o exame saiu quatro dias após o falecimento dela. Está muito difícil e complicado toda essa situação. Por isso respeite seu próximo. Fique em casa. Se cuide e cuide dos seus e dos outros."

Nota de pesar
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVisa) divulgaram uma nota conjunta lamentando a morte de Viviane Rocha de Luiz. As entidades destacaram a importância da vítima. "É com grande pesar que recebemos e comunicamos a notícia do falecimento da companheira, Viviane Rocha de Luiz. (...) Viviane participou dos movimentos que contribuíram para a construção do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, e a partir do ano de 1999 foi uma presença e um apoio fundamental para os avanços e superação de desafios do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e na Comissão Intergestores Tripartite-CIT", informou.

"Nestes tempos de dificuldade para o Brasil e o mundo, lastimamos que seja uma das primeiras companheiras levadas pela pandemia. Viverá sempre em nossos corações e em nossa lembrança, pela alegria, companheirismo e crença num sistema de saúde inclusivo e equitativo. A ela nossa gratidão. A seus entes queridos nossa solidariedade nessa dor", finalizou o texto.

Por Correio Braziliense 

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimento da semana, de 30 de março a 03 de abril; Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento desta semana, de segunda a sexta-feira [de 30/03 a 03/04]; confira acima!


Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!
SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Veja abaixo: Profissionais, Farmácias e Empresas que são credenciados e as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

Bahia registra primeira morte de paciente com coronavírus


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou a primeira morte pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A informação foi divulgada na manhã deste domingo (29).

O paciente era um homem de 74 anos, que estava internado em um hospital privado de Salvador. Ele estava entubado e em diálise continua. De acordo com a Sesab, a morte ocorreu na noite de sábado (28).

Ele estava internado no Hospital da Bahia, segundo confirmou a assessoria de comunicação do hospital.

Em uma postagem nas redes sociais, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse que o idoso estava internado há 10 dias. Ainda na postagem, ele divulgou que já são 147 casos confirmados na Bahia.

Porém, até a noite de sábado, a Sesab havia confirmado 127 casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado.

Boletim

Os novos casos divulgados no último boletim são em Itagibá (1) e Salvador (3). Não há detalhes sobre os perfis dos pacientes, como gênero, idade e forma de contaminação. De acordo com a secretaria, 1.380 suspeitas foram descartadas. O órgão também divulgou que 2.702 casos estão em investigação.

A Secretaria de Saúde informou também que, do total de infectados, 17 pessoas já estão curadas e outras 14 hospitalizadas. O restante dos infectados está em isolamento domiciliar.

Segundo informações do órgão, 58,3% dos casos confirmados são mulheres e 41,7% são homens. A faixa de idade em que mais foram registrados casos foi entre 30 e 39 anos, representando 25,58% do total.


Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos, seguida da faixa de 80 e mais, indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

Os municípios com casos positivos são: Alagoinhas (01); Barreiras (01); Brumado (01); Camaçari (01); Canarana (01); Conceição do Jacuípe (01); Conde (01); Feira de Santana (09); Ilhéus (02); Ipiaú (01); Itabuna (02); Itagibá (01); Jequié (01); Juazeiro (02); Lauro de Freitas (07); Porto Seguro (10); Prado (03); Salvador (81 casos, sendo 60 residentes na capital, 1 residente em Mossoró RN, 1 São Paulo e 1 Miami); São Domingos (01); Teixeira de Freitas (01); e 4 em investigação epidemiológica.

Os números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

A Sesab ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

O diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Por G1 BA

Petrolândia: [FIQUE EM CASA!] Delivery do Bar e Balneário Roça de Samyr atende neste domingo; Estabelecimento continua parcialmente fechado


O Bar e Balneário Roça de Samyr avisa que o estabelecimento permanece fechado ao público neste domingo, dia 29/03, em atendimento aos decretos em vigor para evitar a propagação do Coronavirus (COVID-19).

Mas, os pratos mais saborosos da Cozinha da Tia Leny vão estar disponíveis, com entrega em domicílio.

Peixe assado, baião de dois, sarapatel e buchada estão no menu que pode ser pedido pelo número 87 99967-2849.

#fiqueemcasa e peça o seu almoço no Bar e Balneário Roça de Samyr.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Samyr Oliveira

Com 838 mortes em 24h, Espanha bate novo recorde diário


A Espanha teve 838 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, divulgou o Ministério da Saúde do país neste domingo (29). O número é o segundo recorde diário nos últimos dois dias: entre sexta-feira (27) e sábado (28), o país havia registrado 832 mortes, número mais alto até então.

Ao todo, 6.528 pessoas morreram por Covid-19 no território espanhol. O número é o segundo maior no mundo, menor apenas que o da Itália - que teve 10.023 mortes, segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Neste domingo, o número de infecções pelo novo coronavírus chegou a 78.797 na Espanha, 6.549 a mais do que as registradas até sábado, quando havia 72.248 casos. A quantidade de registros da doença na Espanha é a quarta maior do mundo - atrás de Estados Unidos, Itália e China.

Por G1

Petrolândia: Vereador Toinho de Eugênio declara apoio ao grupo de Dr João para as eleições municipais de 2020


Na tarde desse sábado, Toinho de Eugênio, reunido com Dr João, falou sobre uma oxigenação na política municipal, a importância de uma MUDANÇA no poder executivo e a necessidade de um grupo que representasse o povo, aderindo, desta forma, ao grupo do médico.

Toinho vem, durante os seus mandatos, fazendo uma política participativa, onde realiza visitas constantes no município para identificar as necessidades do povo petrolandense.

Por Assessoria de Comunicação
Dr João Lopes

Petrolândia: Aniversariante deste domingo (29), cantora Renata Héli recebe os parabéns de familiares, fãs e amigos


Aniversariante deste domingo, 29 de março de 2020, a cantora petrolandense Renata Héli comemora mais um aniversário e recebe mensagens de parabéns de familiares, amigos e fãs.

As felicitações são também do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia

Parabéns!


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Professor universitário é primeira morte confirmada por coronavírus no Rio Grande do Norte


A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte confirmou, no final da noite deste sábado (28), o primeiro óbito pelo novo coronavírus no estado. A vítima é um professor universitário de 61 anos, com histórico de diabetes, e que teve confirmação do diagnóstico para Covid-19 na última sexta-feira (27).

De acordo com a pasta, o paciente deu entrada em um hospital privado na cidade de Mossoró, Oeste potiguar, no dia 21 de março, com histórico de contato com um caso suspeito. O falecimento aconteceu na noite deste sábado.


O professor universitário Dr. Luiz Di Souza era lotado no Departamento de Química, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). A instituição comunicou o falecimento do professor em nota oficial e decretou luto.

Na nota publicada, a universidade lamentou a morte do professor e também informou que, devido aos riscos da doença, não haverá velório.

"A morte de um potiguar por Covid-19 reforça o que tem sido recomendado diariamente: a população que pode, deve ficar em casa, e todos devem seguir as orientações das autoridades sanitárias. Esse período exige de cada um de nós consciência e responsabilidade", afirmou a pasta, em nota.

Por G1 RN

Estudantes do Ganhe o Mundo antecipam retorno da Espanha devido à pandemia


Neste sábado (28), cerca de 23 estudantes participantes do Programa Ganhe o Mundo retornaram da Espanha desembarcaram no Aeroporto Internacional do Recife. O retorno dos alunos se deu devido a pandemia provocada pela Civd-19. Neste sábado, a Espanha registrou um número recorde de mortes, chegando a 832 vítimas, ficando atrás apenas da Itália, que registrou 919 óbitos. 

De acordo com o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amâncio, os estudantes participantes do programa Ganhe o Mundo são monitorados diariamente pela equipe, que precisou vencer o desafio de conseguir um voo disponível para o retorno dos participantes. O secretário destacou ainda o cuidado em passar as recomendações de isolamento e as precauções com a higienização, tanto para os alunos quanto para os familiares, tendo em vista que jovens podem ser assintomáticos ao Covid-19. “Os jovens receberam a orientação na chegada com duas pessoas da área de saúde que realizaram uma palestra em uma área reservada, antes do contato com a família. Entregamos folhetos da vigilância sanitária para passar orientações sobre a chegada aos familiares”, enfatizou.

Fred Amâncio explica sobre o retorno do grupo de participantes do programa Ganhe o Mundo Esportivo que estavam no Canadá. “O Ganhe o Mundo Esportivo é uma modalidade diferente, mais curta. Não tinha sentido ficar no Canadá se os centros esportivos fecharam devido ao novo coronavírus”, disse.

Por Diário de Pernambuco

Moradores de Terra Nova, no Sertão de PE, ignoram risco de rompimento da barragem Senador Nilo Coelho

Moradores de Terra Nova ignoram risco de rompimento da barragem Senador Nilo Coelho — Foto: Reprodução / TV Grande Rio
A barragem Senador Nilo Coelho, em Terra Nova, transbordou — Foto: Reprodução / TV Grande Rio

Após 12 anos, a barragem Senador Nilo Coelho transbordou na última quinta-feira (26). O volume grande de água, causado pelo excesso de chuva durante a semana, tirou a maioria dos moradores de Terra Nova, no Sertão de Pernambuco, da quarentena. Muita gente vem ignorando não só os decretos para o distanciamento social, em virtude da pandemia do novo coronavírus, como também os riscos de rompimento da estrutura da barragem.

Neste sábado (28), era possível ver que o cordão de isolamento na entrada da barragem havia sido retirado. Muitas famílias foram tirar fotos e teve gente que se arriscou em entrar na água. Alguns aumentaram o perigo consumindo bebida alcoólica.

O Corpo de Bombeiros foi acionado. A Polícia Militar também esteve na área, mas até o fechamento da reportagem, não dispersou os curiosos. O agricultor Jairo de Souza conta que houve uma ação policial, mas não adiantou muito. “Nem a polícia deu jeito. Quando a polícia ia para um lado, o pessoal aproveitava e tomava banho desse lado”, afirma.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, a barragem Nilo Coelho apresenta nível de perigo 3, o que significa que ela pode romper a qualquer momento.

Em janeiro deste ano, o governo estadual determinou a abertura emergencial da descarga de fundo. Na época, dava pra ver a quantidade de buracos na parede. As pedras estavam se soltando por causa das fissuras e infiltrações.

Agricultores e pescadores que dependem do reservatório ficaram preocupados. Com o aumento das chuvas nas últimas semanas, o governo do estado lançou um plano de contingência, que já foi ativado pra retirar os moradores da área de risco.

“Precisamos ativar esse plano devido a sangria da barragem Nilo Coelho. A evacuação de toda área de risco foi efetuada pela Defesa Civil municipal, a Codecipe e o Corpo de Bombeiros. As 341 famílias foram realocadas em casas de parentes, sendo 1923 pessoas. Nenhuma dessas famílias necessitou de abrigo”, explica João Bosco Ferreira, Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Além do perigo, cerca de 2 mil pessoas que vivem nas comunidades rurais do município estão ilhadas. Dona Maria das Dores, que mora na área considerada de risco pela Defesa Civil, diz que não acredita que a barragem pode romper e não pretende sair de casa.

“Ela não vai romper, jamais. Eu conheço ela do alicerce até o fim. Vou continuar na minha casa, a não ser que o comando-geral chegue e diga que vai sair. Aí, a gente vai ter que sair, mas, primeiro, eu vou exigir. Vou sair da minha casa, tenho meus bichos, minhas galinhas passarinhos, vou ter que levar. Então, pra sair da minha casa, sem precisão, porque não tem precisão, eles vão ter que me dar uma casa. Eu não vou sair da minha casa para pagar aluguel. Por tanto, não vou sair”.

A assessoria da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco informou que a barragem não oferece risco. Enquanto ela continuar transbordando, a barragem será monitorada 24 horas por dias pela secretaria e pela Defesa Civil de Terra Nova. Se os moradores sentirem que estão em situação de risco, podem ligar para o número: (81) 3181-2490 ou 199. Esses números funcionam 24 horas.

Por G1 Petrolina

Jovem de 26 anos morre por Covid-19 em SP; total vai a 116 no Brasil


Um jovem de 26 anos morreu na noite deste sábado (28) em São Paulo com coronavírus, segundo a assessoria de imprensa do Hospital Santa Cruz. Ele estava internado na unidade desde o dia 23 de março com problemas respiratórios.

Durante a tarde, o Ministério da Saúde informou que havia 84 mortes pelo novo coronavírus no estado de São Paulo. Após o balanço, a morte de um aluno da USP, de 56 anos, também foi confirmada. Com esses dois novos casos, subiu para 86 o número de óbitos em SP. No Brasil, são 116 mortes.

O Hospital Santa Cruz informou nesta noite que a vítima de 26 anos estava em tratamento para hiperuricemia, quando há presença de altos níveis de ácido úrico no sangue, e que procurou o Pronto Socorro da unidade com quadro de síndrome respiratória grave.

"Sua tomografia de tórax revelou padrão compatível com pneumonite viral e, frente a possibilidade de caso suspeito de Covid-19, foi isolado e testado para PCR para SARS-CoV-2, com resultado positivo após 24 horas", diz a nota do hospital.

Casos no Brasil

São Paulo é o estado que concentra o maior número de casos de coronavírus no país, segundo o Ministério da Saúde. São 1.406 infectados entre os 3.904 casos confirmados no Brasil. A taxa de letalidade no país é de 2,8%.

Neste sábado, o ministério teve segundo maior aumento diário de casos confirmados no Brasil até agora. Na sexta-feira (27), foram 503 novos casos.

De acordo com o Ministério da Saúde, até as 15h, havia 569 pessoas internadas com confirmação para Covid-19 no país. O números consideram as pessoas cujos resultados dos testes já foram apresentaram e testaram positivo. O número não considera casos suspeitos.

Isolamento social

O ministro da saúde, Henrique Mandetta, mudou neste sábado (28) o tom novamente de suas declarações sobre isolamento social. Na quarta-feira, ele tinha ajustado o seu discurso ao do presidente Jair Bolsonaro, contrário a um isolamento mais geral e favorável ao isolamento apenas de doentes crônicos e de idosos e pessoas de 60 anos e mais.

Embora não tenha sido direto e explícito, neste sábado Mandetta foi mais enfático na defesa de que as pessoas que podem devem ficar em casa. Ele justificou sua defesa de que as pessoas devem permanecer em casa para que o sistema de saúde não se sobrecarregue, aumentando a letalidade da Covid 19 por falta de leitos e de UTI.

Por G1

Levantamento identifica principais polos nacionais de agricultura irrigada do País


A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) lançaram o levantamento Polos Nacionais de Agricultura Irrigada neste mês de março. Na publicação há 26 polos nacionais de irrigação identificados. Segundo o estudo, parte destas áreas especiais de gestão de recursos hídricos para a irrigação em escala nacional possuem potencial de crescimento da atividade a curto e a médio prazos, enquanto outras áreas já se encontram consolidadas e com baixo potencial.

O levantamento identificou três tipos dominantes de polos de irrigação. Com nove polos identificados, o arroz inundado está presente principalmente na região Sul e no sudoeste de Tocantins. Outros 14 polos são marcados pelo uso de pivôs centrais principalmente para produção de grãos (soja, milho e feijão, por exemplo) no Cerrado, que é o bioma com maior expansão recente da irrigação e maior potencial de expansão da atividade no Brasil. Os outros três polos são para produção diversificada no Semiárido, onde predomina a irrigação na fruticultura e no plantio de cana-de-açúcar, batata e café com a utilização de diversos métodos.