21 julho 2025

Petrolândia: Em entrevista a Assis Ramalho, prefeito Fabiano Marques fala sobre homenagem a João Campos e faz relato sobre "costura" para as eleições de 2026



Petrolândia foi palco, no sábado (19), de um evento que extrapolou o simbolismo de uma homenagem para se tornar um verdadeiro ato político de articulação regional. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Petrolandense em uma cerimônia marcada por discursos fortes, apoios estratégicos e a presença de lideranças de ao menos 15 cidades do estado.

Animado com música, o evento foi realizado no Projeto Apolônio Sales, na zona rural de Petrolândia, na chácara da mãe do prefeito Fabiano Marques (Republicanos), em almoço servido a grande número de correligionários, apoiadores e aliados.

A solenidade não apenas celebrou a entrega do título, como também evidenciou a consolidação de um bloco político em torno do nome de João Campos, pré-candidato ao governo de Pernambuco nas eleições de 2026. 

O evento reuniu um amplo arco de lideranças políticas de todas as regiões do estado, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes dos municípios de Betânia, Tacaratu, Buíque, Jataúba, Jatobá, Quixaba, Cabrobó, Orocó, Inajá, Floresta, Belém do São Francisco, Itacuruba, Águas Belas, Manari e Parnamirim, entre outros — sinalizando que a costura política em torno de João Campos e Bruno Marques ganha densidade em todas as regiões.

No final da cerimônia, o prefeito Fabiano Marques concedeu entrevista ao blogueiro e radialista Assis Ramalho, estacou o significado do momento como símbolo de união e gratidão e fez relato sobre "costura" em relação às eleições de 2026.

ASSISTA NO VÍDEO 


Blog de Assis Ramalho

Apoiadores de Bolsonaro promovem “buzinaços” ao redor do país

 

Manifestantes pró-Bolsonaro reunidos no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, em São Paulo • Thomaz Coelho / CNN Brasil

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestaram neste domingo (20) em diferentes capitais pelo país.

Nas redes sociais, foram compartilhados vídeos de “buzinaços” em cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador.

No Espírito Santo, o ato em apoio ao ex-presidente foi convocado no município de Vila Velha pelo senador Magno Malta (PL-ES), que voltou a chamar o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de ditador.

Em Brasília, uma caminhada pela “Liberdade, pela Democracia e pela Verdade”, segundo os organizadores, foi convocada para as 10h. O ato foi divulgado por políticos aliados do ex-presidente.

Lula participa hoje no Chile de encontro de países em defesa da democracia

Gabriel Boric, presidente do Chile, e Lula no Palácio do Planalto. — Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

Por Redação, g1 — Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta segunda-feira (21) de uma reunião com líderes do Chile, Colômbia, Espanha e Uruguai para discutir a defesa da democracia e o combate à desinformação em Santiago, capital chilena.

O objetivo da cúpula é avançar em um posicionamento compartilhado em favor do multilateralismo, da democracia e da cooperação global baseada na justiça social.

Segundo o governo do Chile, anfitrião do encontro, a reunião terá três eixos principais:

* fortalecimento da democracia e o multilateralismo;

* redução das desigualdades; e

* luta contra a desinformação e regulação de tecnologias emergentes.

Ignorando Motta, comissões presididas pelo PL na Câmara convocam reuniões nesta semana para apoiar Jair Bolsonaro



Detalhe do pé de Jair Bolsonaro com tornozeleira eletrônica — Foto: Eraldo Peres/AP

Por Pedro Figueiredo, Lorena Fraga, GloboNews — Brasília

Duas comissões da Câmara dos Deputados presididas por parlamentares do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), convocaram reuniões deliberativas para a terça-feira (22) com moções de apoio político a Bolsonaro na pauta.

As convocações contrariam um comunicado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que manteve o recesso de julho mesmo após a oposição pedir para que as férias dos parlamentares fossem canceladas para reagir às medidas.

Como mostrou o blog do jornalista Gerson Camarotti, Hugo Motta sinalizou aos deputados do PL a impossibilidade de fazer a reunião em função de obras que ocorrerão durante o recesso.

Em uma decisão dentro do inquérito que investiga a atuação de Eduardo Bolsonaro contra instituições brasileiras nos Estados Unidos, Bolsonaro foi alvo de medidas cautelares:

* de tornozeleira eletrônica;

* proibição de uso de redes sociais;

* toque de recolher noturno e nos fins de semana;

* além de restrições de contato com seus filhos, diplomatas e outros investigados.

O que os deputados querem votar?