quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Petrolândia: Hospital Municipal Dr. Francisco Simões realiza ações do Outubro Rosa no próximo dia 30; confira programação!

As mulheres interessadas devem comparecer no hospital Dr. Francisco Simões de Lima, as vagas são limitadas, oferecidas por ordem de chegada. Faça sua parte, declare seu amor para você mesma. Cuide -se! - Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

O Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima informa que no dia 30/10/2018 realizará ações voltadas às mulheres em alusão ao Outubro Rosa a partir das 14hs no Bloco A do hospital.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer do colo de útero.

As ações oferecidas pelo HMFSL, serão:
* Realização de exame físico das mamas;
* Ultrassonografia de mamas para mulheres até 45 anos de idade. Mulheres acima de 45 anos podem fazer o exame desde que levem o resultado de exame de mamografia;
* Exame preventivo de câncer do colo de útero, neste caso a mulher deve estar há três dias sem relações sexuais, não estar em uso de pomada vaginal e não estar em período menstrual;
* Consulta médica ginecológica;
* Consulta médica com clínico geral;
* Testes rápidos de sífilis, hepatite C e hepatite B;
* Vacinação; e

* Palestra.
As mulheres interessadas devem comparecer no hospital, as vagas são limitadas, oferecidas por ordem de chegada.

Nós apoiamos essa causa!
Faça sua parte, declare seu amor para você mesma. Cuide -se!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima


Datafolha: Bolsonaro cai para 56% e Haddad sobe para 44% dos votos válidos


O instituto Datafolha divulgou, na noite desta quinta-feira (25), a mais recente pesquisa de intenções de voto para o segundo turno das eleições presidenciais. Nela, o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 56% das intenções de voto enquanto Fernando Haddad (PT) está com 44%.

Em uma semana, a distância entre os candidatos à presidência caiu de 18 para 12 pontos. O Datafolha entrevistou 9.173 eleitores em 341 cidades do país.

No levantamento passado, em que eleitores foram ouvidos nos dias 17 e 18 de outubro, a diferença era de 59% para Bolsonaro e 41% a favor de Haddad (PT).

Rejeição

O Datafolha também levantou a rejeição dos candidatos. O instituto perguntou: “E entre estes candidatos a presidente, gostaria que você me dissesse se votaria com certeza, talvez votasse ou não votaria de jeito nenhum em”:

Os resultados foram:

Jair Bolsonaro

Votaria com certeza – 46%
Talvez votasse – 9%
Não votaria de jeito nenhum – 44%
Não sabe – 2%

Fernando Haddad
Votaria com certeza – 37%
Talvez votasse – 9%
Não votaria de jeito nenhum – 52%
Não sabe – 2%

Sobre a pesquisa
Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
Entrevistados: 9.173 eleitores em 341 municípios
Quando a pesquisa foi feita: 24 e 25 de outubro
Registro no TSE: BR-05743/2018
Nível de confiança: 95%
Contratantes da pesquisa: TV Globo e "Folha de S.Paulo"
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Por G1


Petrolândia: Líderes do Diretório Municipal do PT de Petrolândia falam da Caminhada pela Paz a ser realizada nesta sexta, e fazem avaliação das eleições 2018/2020 em entrevista ao 'Acordando com as Notícias'

Entrevista foi concedida ao vivo na manhã desta quinta (25) no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia com Assis Ramalho ( assista ao vídeo abaixo). Fotos: Lúcia Xavier/BlogAR
De acordo com Daniel Filho [presidente] e Natanael Caetano [vice], o resultado das urnas nas eleições deste ano - em Petrolândia - deixou o PT fortalecido para as eleições de 2020.


Será realizada nesta sexta-feira (26) em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, a Caminhada pela Democracia em prol da candidatura Haddade Manuela Dávila à Presidência da República.

Os motivos do evento foram detalhados na manhã desta quinta-feira (25) por Daniel Filho e Natanael Caetano - presidente e vice-presidente - do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Petrolândia, em entrevista  ao radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia (assista ao vídeo abaixo).

A concentração terá início às 16h na Praça da feirinha da Quadra 13 e percorrerá várias ruas e Avenidas da cidade. ''Amanhã vai ser uma grande festa. Com nossos Jingles, nossas músicas, vai se iniciar na feirinha da Quadra 13, na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, segue pela Rua Nossa Senhora do Carmo, Avenida Barreiras, Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, Avenida dos Três Poderes, encerrando-se na Marquês de Olinda com a Auspício Valgueiro'' disse Daniel.

Durante a entrevista Daniel e Natanael também destacaram o trabalho conjunto PT/PSOL em Petrolândia, nas eleições deste ano, quando seus candidatos conseguiram votações expressivas.

''Sem emenda, sem recursos, mas com muito amor e garra nossa coligação conseguiu 889 votos para Carlos Veras, 485 para Marília Arraes, 367 para Doriel, 153 para Teresa Leitão, 9.127 votos para Humberto, 2.341 votos Silvio Costa, 456 para Dani Portela e 11.691 votos para Fernando Haddad'' destacaram os líderes do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Petrolândia, ainda acrescentando que o partido sai fortalecido para as eleições de 2020.

Avaliações das eleições do 2º turno do próximo domingo (28), críticas ao candidato a presidência da República - Jair Bolsonaro, e as especulações para as  eleições municipais de 2020, também foram comentadas na entrevista, Veja vídeo abaixo.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Lúcia Xavier/BlogAR


Petrolândia: Psicóloga Dra Gracenilda Moura atende na Mais Saúde neste sábado (27); agende sua consulta!



Clínica Mais Saúde, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, em frente à Escola Delmiro Gouveia. informa que a Psicóloga Dra Gracenilda Moura vai atender neste sábado (27).

Agende sua consulta pelo cel: 87 99659-3298.

Conveniada dos planos System Saúde [com exceção a Dr Atayde], Bradesco Dental, Sulamerica, Fachesf e particulares, a Clínica Mais Saúde realiza coleta para exames laboratoriais, de segunda a sexta-feira.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Clínica Mais Saúde


Direito a folgas para quem trabalha na eleição vale também para o segundo turno

São duas folgas para cada dia à disposição da Justiça Eleitoral; empregador e funcionário devem definir datas em comum acordo

Os trabalhadores convocados para atuar nas seções eleitorais no segundo turno continuam com o direito a dois dias de folga para cada dia em que ficaram à disposição da Justiça Eleitoral. Assim, quem participou de um dia de treinamento e comparecer no dia de votação pode tirar quatro dias de descanso, sem prejuízo do salário.

Quem tem direito
Todo trabalhador que for convocado pela Justiça Eleitoral e atuar durante a eleição tem direito ao descanso pelo dobro do tempo à disposição. Isso vale para mesários, secretários, presidentes de seção e também para quem exercer função durante apuração dos votos.

Como comunicar a empresa
Os dias de folga devem ser definidos de comum acordo entre o funcionário e o empregador. A empresa não pode negar o descanso ao empregado. Caso ocorra algum impasse sobre a concessão do período de descanso, o trabalhador deve procurar o cartório eleitoral.


Caminhão e carga são recuperados logo após roubo na BR 116

O veículo havia saído de São Paulo em direção ao Ceará 

Um caminhão e a carga de mercadorias diversas avaliada em R$300 mil foram recuperados, na terça-feira (23), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar da Bahia (PMBA), na BR 116, em Abaré, no Sertão baiano. O veículo havia sido roubado momentos antes na mesma região.

Policiais realizavam uma fiscalização de trânsito em Belém de São Francisco, no Sertão de Pernambuco, quando receberam informações sobre um caminhão que havia sido roubado, quando seguia de São Paulo para o Ceará. Ao chegar no local indicado, encontraram o caminhão atravessado sobre a rodovia. Foram realizadas buscas no local, mas ninguém foi localizado.

Pouco depois, o motorista que havia sido vítima do roubo foi encontrado em um posto de combustível da região. Ele informou que havia sido abordado por quatro homens armados, que o retiraram da cabine e levaram o veículo.

A ocorrência foi conduzida pela Polícia Militar da Bahia e o caminhão foi devolvido ao motorista.

PRF


Petrolândia: Cirurgiã dentista Dra Ariane Cantarelli atende na Clínica Mais Saúde nesta sexta (26)


A Clínica Mais Saúde, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, em frente à Escola Delmiro Gouveia, informa que a cirurgiã dentista Dra Ariane atende nesta sexta-feira (26).

Agende sua consulta pelo cel: 87 99659-3298.

Conveniada dos planos System Saúde [com exceção de Dr Atayde], Bradesco Dental, Sulamerica, Fachesf e particulares, a Clínica Mais Saúde realiza coleta para exames laboratoriais, de segunda a sexta-feira.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Clínica Mais Saúde


Cenário é de Bolsonaro eleito, resta saber a diferença, diz presidente do Ibope


Só um "tsunami" poderia fazer Jair Bolsonaro (PSL) não ser eleito presidente da República no próximo domingo (28) nas palavras do presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro. Em entrevista ao Broadcast Político/Estadão, ele afirma que o cenário aponta hoje para a vitória do candidato do PSL na disputa contra Fernando Haddad (PT) nas eleições 2018. "A grande dúvida, como não haverá debate na TV e os fatos são esses que estão acontecendo, é qual vai ser a diferença (para Haddad)", diz Montenegro.

Na mais recente pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, divulgada na última terça-feira (23), Bolsonaro apareceu com 57% das intenções de voto contra 43% de Fernando Haddad (PT), em um cálculo que considera apenas os votos válidos. A diferença entre os dois é de 14 pontos porcentuais, conforme o levantamento.

A vantagem do vencedor dependerá da acomodação final de votos dos eleitores que hoje se dizem indecisos e das abstenções, afirma Montenegro. "As abstenções podem correr de uma forma homogênea ou ficarem maiores em determinadas regiões", aponta. No levantamento divulgado pelo instituto no último dia 23, 3% dos eleitores se dizem indecisos ou não responderam ao questionamento sobre intenção de voto.


Petrolândia: Ano após ano, parque de diversões deixa de ser atração e vira transtorno no centro da cidade

Parque de Diversões na Avenida dos Três Poderes, em 2012 (Foto: Lúcia Xavier)

Todo ano é assim: a festa do Padroeiro de Petrolândia São Francisco de Assis, celebrada de 24 de setembro a 4 de outubro, é antecipada pela instalação de gigantesco parque de diversões, acompanhado de numerosas barracas, que invadem todo o centro comercial da cidade na Avenida dos Três Poderes e Rua Dom Pedro II. Anualmente, pedestres e moradores, transtornados pelo caos instalado nas vias públicas, se perguntam: diversão para quem? Não é divertido, no meio da pista, o pedestre disputar espaço com outros transeuntes e com bicicletas, motos, carros, vans, ônibus e caminhões, pois as calçadas somem, engolidas pelas barracas e com a segurança prejudicada por diversos tipos de barreiras e de poluição visual. Também não é divertido atravessar o bizarro e estreito labirinto de cercas de brinquedos, bilheterias e cabos estendidos pelo chão. Se não é divertido para as pessoas que usufruem de todas as capacidades físicas, avalie-se o para quem tem limitações para locomoção, com a acessibilidade zero no centro comercial.

De vez em quando, comerciantes da cidade reclamam que, por ocasião de eventos, "os de fora" têm mais privilégios do que os da própria cidade. No caso do parque, causador de inúmeros transtornos à acessibilidade e trânsito, é uma constatação. Em vigor há nada menos que sete anos, a Recomendação N° 003/2011 da Promotoria de Justiça de Petrolândia, assinada pelo então representante do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) no Município, Dr. Eduardo Henrique Gil Messias de Melo, datada de 29/09/2011, entre outras determinações, orienta a Prefeitura de Petrolândia a providenciar:

a) Desobstrução, no prazo de trinta dias, de todas as ruas e avenidas públicas, retirando todos os obstáculos, principalmente mesas, cadeiras, barracas e outros das calçadas utilizadas por donos de bares e restaurantes, visando garantir o direito de ir e vir a qualquer cidadão;

b) Adotar as mesmas providências, no prazo de 90 dias, com relação às ruas, calçadas e canteiros desta cidade utilizados por vendedores ambulantes e feirantes, que as ocupam irregularmente, impedindo a acessibilidade, embaraçando o trânsito e colocando em risco a segurança de todos os cidadãos, em face de diversas irregularidades manifestamente visíveis.

Em cumprimento à Recomendação do MPPE, os quiosques da Orla Fluvial foram notificados e foram obrigados a retirar os toldos que cobriam parte da calçada. Recentemente, a operação Cidade Limpa, realizada pela Prefeitura, usou o mesmo expediente como fundamento para retirada de obstáculos das calçadas, bem como para relocalização de comerciantes ambulantes para novos pontos de comercialização, como o largo da Avenida Auspício Valgueiro Barros, entre as Quadras 10 e 13. Logo, vê-se que a Recomendação do MPPE, que visa a garantir o direito de ir e vir e desembaraçar o trânsito, em prol da segurança de todos os cidadãos, deveria também guiar a instalação de parques de diversão e seus anexos (barracas) no centro comercial, onde a estrutura já não cabe, ou em qualquer outro lugar da cidade.

Este ano, instalado em meados de setembro, o parque só saiu do centro da cidade a semana passada, para alívio dos cidadãos incomodados com a privatização do espaço público por empresa de entretenimento. Se ao menos se tratasse de uma estrutura de utilidade pública, a população prejudicada compreenderia e aceitaria, talvez de bom grado, arcar com o transtorno. Mas não é.  

Falta quase um ano para a próxima festa do padroeiro em Petrolândia. É tempo razoável para buscar soluções que permitam instalar um parque de diversões - em outro local ou com brinquedos em vários pontos da cidades - sem transformar o centro de Petrolândia em um arriscado "parque de lamentações" para quem precisa se deslocar na cidade. 

Leia a Recomendação 003/2011 na íntegra>Documento MPPE

Notícias relacionadas
>Prefeitura de Petrolândia vai cadastrar ambulantes

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Quinta do Clone no Maria Fumaça tem apresentação Léo Gomes, às 20h00


Com promoção a "clone de caipirinha", o Maria Fumaça realiza na noite de hoje (25) a Quinta do Clone. A animação musical é do cantorLéo Gomes, a partir das 20h00. 

Aproveite sua noite no cada vez melhor Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia. 

Contato: 87 3851-0376. Acompanhe o Maria Fumaça no Instagram @mariafumaca.oficial. 

Divulgação/Maria Fumaça


Candidatos têm até esta quinta para reuniões públicas e comícios; amanhã acaba o prazo para veiculação de propaganda eleitoral gratuita em emissoras de rádio e tv


Os candidatos à Presidência da República e ao governo nos 13 estados e no Distrito Federal têm até, esta quinta-feira (25), para participação em reuniões públicas, comícios e uso de sonorização fixa entre as 8h e as 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas.

Nesta sexta-feira (26), acaba o prazo para veiculação de propaganda eleitoral gratuita em emissoras de rádio e televisão. No sábado (27), véspera das eleições, a legislação permite propaganda “mediante alto-falantes ou amplificadores de som”, distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata e carro de som.

No dia 28, é o dia da votação. Os eleitores devem se dirigir aos postos das 8h às 17h. No caso do Distrito Federal e dos estados nos quais haverá segundo turno, os eleitores escolherão o presidente da República e o governador.

Por: Correio Braziliense


Petrolândia: 7ª Festa e Pega de Boi no Mato será realizada neste sábado na Agrovila 04 da Reta; faça sua inscrição!


No sábado passado, 27 de outubro de 2018, será realizada a 7ª Pega de Boi no Mato da Agrovila 04 da Reta, em Petrolândia, com organização de Damasio, família e amigos.

O evento terá como atrações musicais Zé Filho & Luizinho e João Neto e Fabinho.

Inscrições e premiações - veja no cartaz acima.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Organizadores do evento


Mendonça Filho pede a Rodrigo Maia que vote na próxima semana a MP que beneficia setor automobilístico e vai gerar mais emprego na Fiat

Foto: Arquivo/BlogAR

A Medida Provisória do novo marco regulatório da indústria automobilística, o programa Rota 2030, pode ser votada já na próxima semana no plenário da Câmara dos Deputados a pedido do deputado federal e ex-ministro, Mendonça Filho. Mendonça participou da articulação para aprovar a MP na Comissão Mista no Senado, nesta quarta-feira (24/10), e solicitou ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que a matéria entre na pauta de votação do plenário na próxima semana. “Essa medida é muito importante para a geração de emprego e renda em Pernambuco. Com essa prorrogação dos incentivos às montadoras nordestinas, a expectativa é que a Fiat Chrysler amplie de 250 mil para 350 mil a produção de veículos por ano na unidade de Goiana“, afirmou, destacando que empresa está em negociação com 38 novos fornecedores, que têm um potencial de investimentos da ordem de R$ 1 bilhão, podendo levar a um total de R$ 8,5 bilhões novos na planta de Goiana.

Mendonça lembrou o compromisso assumido pelo presidente Temer, quando visitou a Fiat em março deste ano, de sancionar o novo marco do setor automobilístico. “É importante votarmos logo no plenário da Câmara para seguir pro Senado e cumprirmos o prazo de tramitação da matéria, que se encerra em novembro“, afirmou. O Programa Rota 2030 — Mobilidade e Logística substitui o Inovar-Auto, que vigorou entre 2013 e 2017. Assim como a política anterior, o Rota 2030 baseia-se em incentivos fiscais. A principal medida do novo regime é a concessão de até R$ 1,5 bilhão por ano de crédito tributário à indústria, como um todo, caso as montadoras participantes invistam ao menos R$ 5 bilhões ao ano em pesquisa e desenvolvimento.


Bolsonaro busca mais de 60% dos votos; Haddad sonha com virada ou ao menos ficar perto dos 50%


A quatro dias da eleição, as equipes de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad traçam estratégias finais para terminar a eleição presidencial com maior força política.

O candidato do PSL tem como meta ganhar a eleição com um patamar de votos acima de 60%. O PT sonha com uma virada de Haddad, mas busca ao menos encerrar a disputa perto dos 50% dos votos válidos, a fim de se afirmar como principal força de oposição.

A última pesquisa Ibope, mostrando uma variação negativa de Bolsonaro de dois pontos percentuais, foi avaliada por assessores do candidato do PSL como um alerta para que a equipe a estratégia a fim de evitar perda de votos até domingo. Segundo a pesquisa, divulgada nesta terça-feira (23), Bolsonaro tem 57%, contra 43% de Haddad.


Felipe Melo interrompe entrevista de Deyverson e detona canal de TV ao vivo


A derrota do Palmeiras por 2 a 0 para o Boca Juniors na partida de ida da semifinal da Libertadores, nesta quarta-feira (24), esquentou os ânimos do volante Felipe Melo. Na saída do vestiário, ao passar pela zona mista da Bombonera, o camisa 30 do Verdão interrompeu a entrevista do atacante Deyverson para criticar a Fox Sports ao vivo.

“Vocês não podem querer induzir a torcida do Palmeiras de que eu errei em uma jogada ou outra. Vocês têm que ser um pouco menos parcial e mais imparcial. Colocar no Twitter situações que eu errei ou deixei de errar… quando eu erro eu mesmo assumo meu erro, mas colocar a culpa em mim não, pô! Sacanagem isso”, esbravejou o jogador.


A água no Brasil: da abundância à escassez


Garantir o acesso à água de qualidade a todos os brasileiros é um dos principais desafios para os próximos gestores do país. Culturalmente tratado como um bem infinito, a água é um dos recursos naturais que mais tem dado sinais de que não subsistirá por muito tempo às intervenções humanas no meio ambiente e às mudanças do clima.

Em várias regiões do país, já são sentidos diferentes impactos, como escassez, desaparecimento de nascentes e rios, aumento da poluição da água. Os especialistas alertam que os problemas podem se agravar se não forem tomadas medidas urgentes e se a sociedade não mudar sua percepção e comportamento em relação aos recursos naturais.

O Brasil tem 12 regiões hidrográficas que passam por diferentes desafios para manter sua disponibilidade e qualidade hídrica. Mapeamento do Ministério do Meio Ambiente mostra que, nas bacias que abrangem a Região Norte, o impacto vem principalmente da expansão da geração de energia hidrelétrica. Na Região Centro-Oeste, é a expansão da fronteira agrícola que mais desafia a conservação dos recursos hídricos. As regiões Sul e Nordeste enfrentam déficit hídrico e a Região Sudeste apresenta também o problema da poluição hídrica.


Ceará vence, mas tem 46% de risco de cair. Vasco tem 26% e Corinthians 9%

 
O Cruzeiro de Robrinho e de Thiago Neves (30) perdeu para o Ceará, no Mineirão Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Nesta quarta-feira, em partida adiada do Brasileiro, o Ceará venceu o Cruzeiro por 2 a 0, no Mineirão, e saiu da zona do rebaixamento. No entanto, segundo o site "Infobola", do matemático Tristão Garcia, o time dirigido por Lisca Doido tem 46% de chances de cair, faltando oito rodadas para o fim. O Ceará pulou da 17ª para a 14ª colocação.

O lanterna Paraná segue com 99% de risco, seguido pelo Sport (71%), Chapecoense (65%) e Vitória (35%). Entre a da zona do rebaixamento e o Ceará estão, agora, o América-MG e Vasco, ambos com 26% de risco. Logo à frente do time de Lisca Doido aparece o Botafogo, com 18%.

Em 12º lugar, com 36 pontos, o Corinthians está apenas três à frente do Vitória, o primeiro na zona da degola. E o elenco paulista tem 9% de risco de cair.

Com 37 pontos e na 11ª posição está o Bahia, que tem risco de 4%. Em nono, com 40, o Fluminense completa a lista dos ameaçados, com apenas 1% de risco.

O Globo


Delmiro Gouveia-AL: Obras do Canal do Sertão apresentam indícios de irregularidades graves e devem ser paralisada, aponta TCU

Trecho do Canal do Sertão

As obras do Canal do Sertão, no município de Delmiro Gouveia, em Alagoas, devem ser paralisadas, devido irregularidades identificadas em um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgado nesta quarta-feira (24).

A construção tem como objetivo levar água a 42 municípios alagoanos, através da transposição do Rio São Francisco, está entre as 62 obras financiadas com recursos da União e que apresentam indícios de irregularidades graves, segundo o relatório.

A fiscalização concentrou-se em contratos que somam R$ 16,3 bilhões. Entre as principais irregularidades encontradas pelo TCU estão obras com projetos básicos e executivos deficientes, com sobrepreço ou superfaturamento, além de descumprimento de cronograma e restrição de competição.

Ao todo, a área técnica do TCU fez 77 auditorias. Do total de obras encontradas com anormalidades, o tribunal recomendou a paralisação de 10 até que o problema encontrado seja solucionado.

Das obras apresentadas no relatório, oito já constavam do levantamento realizado pela corte no ano passado. Deverão ser paralisadas as seguintes obras, conforme relatório:

Canal do Sertão (Alagoas), transposição do Rio São Francisco para levar água até municípios do estado;


Troca de tiros na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, deixa dois mortos

Tumulto na penitenciária Barreto CampeloFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Uma possível rixa entre presos rivais teve como saldo duas mortes, além de um detento ferido, após troca de tiros na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. O tumulto começou no fim da tarde desta quarta-feira (24). Apesar da confusão, não foram registradas fugas. A polícia também apreendeu um revólver calibre 38, estojos e projéteis de calibre 38, 40 e 380.

"Estávamos fazendo policiamento do local quando escutamos disparos de arma dentro do presídio e subimos para a guarita, de onde observamos que dois presos haviam sido alvejados", disse a cabo Shirley Carvalho, da Radiopatrulha. "Provavelmente, foi rixa entre eles. Porque hoje (quarta-feira) chegaram cerca de 15 presos do (presídio) Aníbal Bruno", completou.

O tumulto na penitenciária foi iniciado próximo das 17h30. Segundo a Radiopatrulha, o controle foi reestabelecido por volta das 19h40. Os envolvidos na confusão foram Leandro de Araújo de Assis, 27 anos, que morreu no local; Jaime José Moisinho, 51 anos, que chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital de Itapissuma; e Evaldo José de Golveia, 19, que foi ferido e levado para o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, também na RMR.


CNBB condena discursos radicais e pede respeito à democracia


A quatro dias do segundo turno das eleições no país, o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), defendeu nesta quarta-feira (24) que a democracia seja respeitada e valores, como justiça e paz social sejam preservados. Citando o clima de violência, o órgão fez um apelo ao bom senso.

“Exortamos a que se deponham armas de ódio e de vingança que têm gerado um clima de violência, estimulado por notícias falsas, discursos e posturas radicais, que colocam em risco as bases democráticas da sociedade brasileira”, diz comunicado divulgado pela CNBB

Para a organização, é fundamental que cada um se policie para evitar o acirramento de ânimos. “Toda atitude que incita à divisão, à discriminação, à intolerância e à violência, deve ser superada. Revistamo-nos, portanto, do amor e da reconciliação, e trilhemos o caminho da paz.”

Os bispos se reuniram ontem e hoje em Brasília, na sede da CNBB. No encontro, reiteraram a disposição do diálogo e de colaboração: “A CNBB reafirma seu compromisso, sobretudo através do diálogo, de colaborar na busca do bem comum com as instituições sociais e aqueles que, respaldados pelo voto popular, forem eleitos para governar o país.”


Globo tira Fernanda Gentil do setor de jornalismo e define o seu rumo


Fernanda Gentil não faz mais parte do setor de jornalismo da Globo. De acordo com o colunista Flávio Ricco, ela foi remanejada para a área do entretenimento da casa e acabou precisando deixar o comando do Esporte Espetacular, que vai ao ar nas manhãs de domingo.

Para o seu lugar, foi escalada a jornalista Bárbara Coelho. A mudança será realizada em breve e Fernanda se juntará aos jornalistas Pedro Bial, Fátima Bernardes, Tiago Leifert e Patrícia Poeta, que também tiveram o mesmo destino. Agora, seu rumo será definido na casa.

Ainda não se sabe qual programa ela irá apresentar, mas já preparam o seu futuro. Bárbara Coelho já substituiu Fernanda algumas vezes no dominical, e agora, se tornará a nova parceira de Felipe Andreoli.


Jornal aciona TSE e pede que PF investigue ameaças a profissionais


O jornal Folha de S. Paulo informou ontem (24) que entrou com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitando que a Polícia Federal (PF) investigue ameaças a profissionais do veículo. Após a publicação de reportagens investigativas sobre a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), a autora da matéria, jornalista Patrícia Campos Mello, recebeu centenas de intimidações e ofensas sobretudo via redes sociais. Outros dois jornalistas que participaram da apuração da reportagem também vêm sofrendo ataques, acrescentou o jornal em comunicado. O diretor do Instituto Datafolha, Mauro Paulino, foi alvo de ameaças por redes sociais e em sua casa.

A Folha disse ter identificado uma "ação orquestrada contra a liberdade de expressão". Segundo o jornal, os ataques se alastraram por grupos de apoio ao presidenciável do PSL no WhatsApp.

No dia 19 de outubro, a Folha publicou reportagem denunciando um esquema de compra de envio de mensagens em massa no aplicativo WhatsApp que seria bancado por empresários favoráveis a Bolsonaro. Os contratos chegariam até R$ 12 milhões. Bolsonaro e executivos citados na reportagem negaram qualquer envolvimento.

A compra de mensagens pró-Bolsonaro no aplicativo de celular motivou ações junto ao TSE, que investiga o caso com apoio da Polícia Federal (PF). Por causa da abertura dessas investigações, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, e outros ministros foram ontem (23) ameaçados e xingados em vídeo divulgado nas redes sociais. O autor do vídeo, coronel da reserva Carlos Alves, já é alvo de inquérito da PF, aberto a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), após receber solicitação do próprio Supremo Tribunal Federal (STF). O Ministério do Exército também condenou as declarações do coronel da reserva e afirmou que ele não representa as posições da Força, além de informar que sua conduta já é alvo de apuração na esfera militar.

Perseguição a jornalistas


Coronel que chamou a presidente do TSE de “corrupta” é investigado por ofender militares


O coronel da reserva Antônio Carlos Alves Correia, que fez ataques verbais ao Supremo Tribunal Federal (STF) e chamou a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, de “corrupta” e “salafrária”, é alvo de uma investigação no Ministério Público Militar (MPM) para apurar ofensas disparadas em outros vídeos contra autoridades militares, entre elas o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas.

O procedimento para apurar esse outro episódio foi aberto em julho de 2018. Segundo o Estado apurou, dentro do Exército o coronel é considerado “louco” e tem o comportamento “abominado”.

Em um dos vídeos, o coronel afirmou que o general Eduardo Villas Bôas é “um homem doente”, provavelmente com o raciocínio debilitado e exige que ele seja substituído por outro general no comando do Exército para prender o presidente Michel Temer.

Telefonema – Depois de vir à tona o vídeo em que o coronel da reserva chama Rosa Weber de “corrupta” e “salafrária”, o comandante do Exército entrou em contato com a presidente do TSE por telefone.


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira 25 de outubro de 2018

 







Nesta quinta-feira 25 de outubro de 2018, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país

A Tarde
Aplicativo oferece combustível a R$ 0,99 para motoristas cadastrados
Correio da Bahia
TRE-BA inicia retirada de adesivos do PT de ônibus de Salvador
Tribuna da Bahia
Bahia lidera quantidade de AVCs na Região Nordeste em 2018
O Globo
Próximo presidente poderá indicar pelo menos dez ministros de tribunais superiores
O Dia
Contran suspende resoluções que tratam das placas do Mercosul
Extra
Procuradoria pede retirada de conteúdos que questionam urnas em redes sociais
Folha de São Paulo
Frente de Fernando Haddad chega trôpega ao 2º turno
O Estado de São Paulo
Coronel que chamou Rosa de "corrupta" é investigado por ofender militares
Correio Braziliense
Mano Brown critica PT em ato pró-Haddad com artistas no Rio
Valor Econômico
Após Nordeste, Norte e Centro-Oeste são incluídos em MP de benefícios automotivos
Estado de Minas
Senador preso vai trabalhar no Congresso durante o dia
Jornal do Commercio
TSE nega pedido de Haddad por entrevista na Globo em horário de debate
Diário do Nordeste
Estudante morre após ser picada por formiga na Bahia
Zero Hora
Defesa de jovem que teve corpo marcado contesta automutilação e reafirma que ela foi atacada
Brasil Econômico
Pânico se espalha por mercados e leva dólar a R$ 3,7480; Bolsa cai mais de 2,5%
Por: Rede Brasil de Notícias

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras