sábado, 16 de maio de 2015

Classificados Petrolândia: VENDE-SE terreno de casa com 200 m² no Projeto Apolônio Sales


VENDE-SE um terreno para construção de casa, situado no Projeto Apolônio Sales, na zona rural de Petrolândia, próximo à feirinha da OS. A área mede 10 m x 20 m (200 metros quadrados). Preço a combinar.

Interessados, por favor, entrar em contato com Tom Souza (87) 9904-1146

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Tom Souza

Petrolina sedia Plenária Ordinária CBHSF 'Crise hídrica: a difícil travessia de 2015' nos dias 21 e 22



O Blog de Assis Ramalho foi gentilmente convidado pela Assessoria de Comunicação do CBHSF a cobrir os dois dias de debate e participar da coletiva de imprensa. Diante da impossibilidade de comparecermos, registramos nossos sinceros agradecemos à Ascom CHBSF.

>Programação
>Convocatória CBHSF

Saiba mais em cbhsaofrancisco.org.br

#VireCarranca

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Ascom CBHSF

Petrolândia: Ginásio de Esportes recebe II Encontro de filiais da Nova União, escola de Jiu Jitsu



Na noite de ontem (15), o Ginásio de Esportes Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, recebeu o II Encontro da Nova União Jiu Jitsu, com a participação das filiais sob comando do mestre faixa preta Flávio Rodrigues. O encontro contou com expressivo número de adeptos da arte suave.

Thiago Ebbers, à frente da Nova União em Petrolândia, divulgou seus agradecimentos em rede social. "Gostaria de agradecer a todos atletas, amigos e familiares que compareceram ontem nesse evento. Meus mestres Flavio Rodrigues, Osvaldo Ebbers, Cleomar Rodrigues. (Também) à galera de Itaparica (Jatobá)/PE, Paulo Afonso/BA, Delmiro Gouveia/AL, Piranhas/AL. Desde já, muito obrigado!", postou o professor.

O evento de treino e combate técnico foi aberto ao público, com entrada franca.


EQUIPE NOVA UNIÃO
Faça parte desta família você também. 
Rua Maria José Ferraz N°72-B
Em frente à Praça da Quadra 03
Contato : (87) 9653-7283


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Facebook Thiago Ebbers

Ministério divulga edital com novas regras do Enem

Nesta edição, foram alterados o valor da taxa de inscrições, os horários das provas, a segurança e o acesso ao cartão de confirmação

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 será publicado nesta segunda-feira (18). De acordo com o Ministério da Educação, haverá diversas mudanças em relação às edições anteriores. A principal delas será na taxa de inscrição do exame, que passará dos atuais R$ 35 para R$ 63. O valor, corrigido de acordo com a inflação do período, não era reajustada desde 2004.

Os estudantes matriculados na rede pública que estão concluindo o ensino médio em 2015 e pessoas que declararem carência nos termos do edital continuam isentos do pagamento da taxa. Entretanto, nesta edição, os candidatos que não comparecerem em um dos dias de provas não poderão requerer o benefício para o próximo ano.

O objetivo da iniciativa é diminuir os índices de abstenção e, com isso, economizar recursos públicos com impressão, transporte e segurança para pessoas que não farão a prova. Na edição do ano passado, dos 8.721.946 inscritos, 2.494.477 faltaram aos dois dias de provas — abstenção de 28,6%.

Morre no Rio o ator Elias Gleizer


Morreu hoje (16), no Rio de Janeiro, aos 81 anos, o ator de cinema e televisão Elias Gleizer. Filho de judeus poloneses, Gleizer nasceu em São Paulo, no dia 4 de janeiro de 1934. Ele estava internado no Hospital Copa D'Or desde o dia 6. A assessoria do hospital informou que aguarda a liberação da família para informar as causas da morte do ator.

Seu primeiro papel na televisão foi na novela José do Egito, na extinta TV Tupi. A última participação de Elias Gleizer ocorreu na novela Boogie Oogie, da TV Globo. O ator participou de 50 novelas na televisão brasileira.

A atriz e diretora Cristina Pereira conheceu Gleizer na TV Tupi, nos anos de 1970. Ela lamentou a perda. “Era um ator maravilhoso, porque fazia todos os papéis com incrível ternura, com incrível habilidade de dizer o texto e de construir as personagens. Não tem uma pessoa que não goste e não tenha admiração profunda pelo Elias. Um grande ator, que fica na história para sempre, porque tem uma presença marcante na televisão. São anos e anos de trabalho”.

Embora não tenha trabalhado com Gleizer, Cristina disse ter pelo ator uma grande admiração. “De ontem para hoje, o céu está cheio de estrelas”, acrescentou, referindo-se à morte de B.B.King, na madrugada de ontem (15), em Las Vegas, Estados Unidos, aos 89 anos. “Será uma parceria muito bonita."

Agência Brasil

Codevasf participa de debates sobre escassez hídrica no Submédio São Francisco

Lago de Sobradinho (Foto: Codevasf/Divulgação)

“Construindo alternativas para o enfrentamento dos impactos da baixa do Lago de Sobradinho” foi o tema do Seminário Regional de Segurança Hídrica – evento realizado na sexta-feira (15), em Sobradinho (BA), com a participação do superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Alaôr Grangeon de Siqueira.

O seminário foi promovido conjuntamente pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Consórcio Sustentável do Sertão do São Francisco e Prefeitura de Sobradinho. As discussões e debates reuniram também instituições como Chesf, Inema, Ibama, Univasf, Embrapa e representantes de dez municípios da região.

O objetivo do encontro foi discutir alternativas para o enfrentamento dos problemas gerados pela baixa do lago artificial da barragem de Sobradinho, principalmente aqueles que afetam sistemas produtivos da agricultura familiar, projetos de piscicultura, perímetros de irrigação e sistemas de abastecimento de água de municípios no entorno do lago.

DETRAN-PE leva para Garanhuns cursos de pilotagem defensiva

Foto: Arquivo Imprensa/DETRAN-PE

Numa parceria entre a Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, e a Associação de Concessionários Honda – Assohonda, será realizado nos próximos dias 30 e 31 de maio, no município de Garanhuns, Agreste do Estado, o curso de Pilotagem Defensiva.

A ação que faz parte do movimento Maio Amarelo, é realizada pela equipe de instrutores da Assohonda, sob a supervisão da Gerência de Ensino da Escola Pública de Trânsito, será divido em dois módulos, teórico, que vai acontecer no Centro de Formação de Condutores – CFC, localizado na Av. Agamenon Magalhães, 237 – Heliópolis. Já a parte prática será realizada no compus da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, localizado na Av. Bom Pastor, S/N – Boa Vista, e conta com 16 horas/aula, quando será abordado os seguintes temas: Definição e elementos da pilotagem defensiva; Condução em condições adversas; Condução em situações de risco; Ultrapassagens; Derrapagem; Ondulações e buracos; Cruzamentos e curvas.

Estão sendo oferecidas 30 vagas e as inscrições já podem ser feitas: exclusivamente pelo site do DETRAN-PE (www.detran.pe.gov.br) no banner da Escola Pública de Trânsito. Podem concorrer às vagas condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria ‘A’ (motocicleta) dentro do prazo de validade e que não estejam com a CNH suspensa ou cassada.

Entenda a disputa sobre o fator previdenciário e o ajuste fiscal


A votação da Medida Provisória 664, na noite de quarta-feira 13 na Câmara, ampliou a dificuldade de o governo Dilma Rousseff aprovar o ajuste fiscal. Ao analisar emendas à MP, os deputados colocaram em votação e aprovaram uma alternativa ao chamado fator previdenciário, criando uma intrincada disputa a respeito do futuro das aposentadorias no País, com possíveis impactos na recuperação da economia. Abaixo, leia algumas perguntas e respostas para entender a conjuntura atual.

O texto é publicado por CartaCapital, 14-05-2015.

O que é o ajuste fiscal?

O ajuste fiscal é uma sinalização do governo federal para o mercado sobre um novo momento das contas públicas, após anos que foram classificados como de "descontrole". A intenção é fazer uma economia significativa por meio do corte de despesas.

Como o governo está fazendo isso?

Em dezembro, o Planalto editou duas medidas provisórias, a 665 e a 664, que dificultam a obtenção de benefícios como o seguro-desemprego, o abono salarial e a pensão por morte. As medidas começaram a valer imediatamente, mas, como têm prazo de validade (são provisórias) precisam ser transformadas em lei pelo Congresso.

Cadastro nacional é simplificado e processo de adoção deve ficar mais rápido

Para a ministra Nancy Andrighi, a racionalização do cadastro facilitará juízes e 33,5 mil interessados em adotar uma das 5,7 mil crianças colocadas para adoçãoLuiz Silveira/Agência CNJ

O tempo de espera para adoção deve ficar menor. Essa é a expectativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que lançou esta semana nova versão do Cadastro Nacional de Adoção (CNA). O novo modelo é mais moderno, simples e permite o cruzamento de dados entre os pretendentes e as crianças de todo o Brasil.

A principal mudança é a interligação nacional das comarcas. Antes, o juiz preenchia as informações, mas elas ficavam restritas ao estado de origem. Quando iniciava a procura por uma criança com o perfil solicitado pelos adotantes, o magistrado tinha de consultar diferentes cadastros, o que, segundo a corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, dificultava a tramitação do processo.

“O novo cadastro ligará todos os juízes das varas da Infância e da Juventude do Brasil, que, em tempo real, tomam conhecimento da criança colocada para adoção. Em qualquer ponto do país, ele pode se comunicar com o colega que preencheu a ficha da criança para adoção. Por exemplo, um pretendente do Norte do país poderá encontrar uma criança no Sul", explicou Nancy Andrighi.

De acordo com a corregedora, o preenchimento do formulário também foi facilitado, reduzindo de 35 para o 12 o total de itens a serem informados pelos juízes no momento do lançamento dos dados no sistema. Segundo ela, a ordem da fila de adoção será respeitada. Todos os pretendentes do cadastro são considerados titulares do direito de adotar, já que, para ingressar no banco de dados, é necessário cumprir os trâmites exigidos pela lei.

Coronel do Exército é morto após ser levado durante roubo de carro no DF

O coronel do Exército Sérgio Murilo Cerqueira; Mulher dele também estava no veículo, mas foi deixada na Asa Norte.Dois suspeitos do crime foram achados pouco depois, em uma festa.

Um coronel do Exército foi morto após sofrer sequestro-relâmpago na noite desta sexta-feira (15) no Distrito Federal. Ele foi abordado junto com a mulher quando chegava em casa, por volta das 22h. A mulher foi deixada na quadra seguinte, mas os quatro criminosos que estavam com o militar mantiveram-no refém. Dois deles foram presos pouco depois, após sair de uma festa.

A Polícia Militar foi informada do crime, e localizou o corpo do homem às 3h em São Sebastião – a 26 quilômetros do local da abordagem. Um major do Exército acompanhou a equipe e reconheceu a vítima, identificada como Sérgio Murilo Cerqueira.

Um adolescente de 17 anos e um adulto suspeitos de envolvimento no crime foram detidos pouco depois. A equipe da PM achou o carro da vítima ao lado de uma casa onde havia uma festa. Os policias esperaram a dupla deixar a comemoração para então fazer a abordagem.

De acordo com a polícia, os homens tentaram fugir e houve perseguição. "Eles entraram em uma festa logo depois de cometer o crime, e a PM fez uma campana esperando os dois saírem. Daí eles saíram, e a gente conseguiu prender depois de uma perseguição, porque eles se evadiram. E a frieza impressionou os policiais, por eles terem acabado de cometer um homicídio e irem se divertir em uma festa", disse o capitão Michello Bueno.

O caso é investigado pela Delegacia de Repressão a Sequestro. A polícia procura os outros dois suspeitos de envolvimento no crime.

Raquel Morais
Do G1 DF

Prefeitura de Afogados da Ingazeira conclui obras para levar água da Adutora ao Sítio Santo Antônio II


A Secretaria de Agricultura de Afogados da Ingazeira concluiu nesta sexta (15), as obras que irão garantir o abastecimento de água da comunidade rural do Santo Antônio ll através da ligação com a adutora do Pajeú.

Há pouco mais de um mês, em reunião no Recife, o Prefeito de Afogados José Patriota conseguiu junto a COMPESA, as garantias de parceria para viabilizar o projeto. Na prática, com a chegada da água da adutora, a comunidade ficará livre de carros-pipa, tendo água nas torneiras durante 24 horas por dia.

A Prefeitura cavou 1.400 metros de valas e instalou canos de 50mm. Em parceria com a Compesa, a Prefeitura vai interligar a adutora ao sistema de abastecimento de água que já existe a localidade. A previsão da chegada da água é para os próximos dias. Um total de 85 famílias serão diretamente beneficiadas.

Unidades do SENAI se juntam para ajudar vítimas de enchentes em Araripina


Na última semana de março, a cidade de Araripina foi atingida por chuvas fortes, que provocaram a inundação de grande parte da área. Cerca de 600 pessoas foram atingidas, segunda a Defesa Civil, e centenas de famílias tiveram que deixar suas casas e pertences na ocasião.

“Pela mídia, víamos um cenário preocupante”, conta a docente Luciene Torres, do SENAI Petrolina. “Depois do desastre em Araripina, liguei para a Escola SENAI de lá para ter notícias. A cidade parecia destruída”. Assim, foi dado início a uma campanha de arrecadação de doações em Petrolina.

Foram duas semanas e meia de divulgação e recolhimento de alimentos, roupas, calçados e produtos de higiene pessoal. Ao fim da campanha, no dia 23 de abril, o montante de material doado atingiu aproximadamente uma tonelada e meia. Tudo foi encaminhado com a ajuda do diretor João Guilherme, diretor da Unidade Araripina.

XVI Fenearte inscreve artesãos para Galeria de Reciclados e para Salão de Arte Popular Ana Holanda

Foto: Clébio Monteiro Barros (Recanto das Artes/Petrolândia)

A 16ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) abrigará mais uma vez a Galeria de Reciclados e o Salão de Arte Popular Ana Holanda. Os espaços contemplarão as peças premiadas a partir de concursos que terão suas inscrições abertas entre 19 de maio e 8 de junho.

GALERIA DE RECICLADOS – Arte como agente de sensibilização e transformação social, este é o propósito da Galeria de Reciclados – concurso, espaço expositivo e de comercialização que abrigará peças de artistas, artesãos e designers ecológicos. As produções deverão ter como proposta a incorporação de materiais que seriam descartados. Além disso, o espaço valorizará a criatividade e a preservação do planeta, sensibilizando o público da importância social, econômica e ambiental da redução do consumo, da reutilização e da reciclagem.

No concurso, serão contempladas três categorias: Arte Reciclada, Artesanato Reciclado e Design Reciclado. As inscrições deverão ser feitas entre 19 de maio a 08 de junho no Centro de Convenções de Pernambuco, Pavimento Superior, Av. Professor Andrade Bezerra, s/n.,de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. O artesão, artista ou design deverá preencher a ficha que pode ser retirada no próprio Centro de Convenções ou no site da Fenearte (www.fenearte.pe.gov.br) e levá-la acompanhada da(s) obra(s) em condição de ser(em) exposta(s), de uma cópia da carteira de identidade, e de comprovante de residência.

Durante a Fenearte, serão expostos e comercializados 50 trabalhos, escolhidos pela Coordenação Geral do evento. Cada primeiro lugar das três categorias será contemplado com um prêmio de R$ 5 mil, a partir da avaliação de uma Comissão Julgadora composta por sete diversos segmentos da sociedade. A seleção ocorrerá dia 10/06 e a divulgação do resultado dia 15/06.

Guilherme Coelho discute segurança pública com delegado da Polícia Civil de Petrolina


Prefeito em exercício até a próxima quarta-feira (20), Guilherme Coelho recebeu ontem (15) no gabinete da Prefeitura o delegado da Polícia Civil, José Renivaldo, juntamente com o vereador Ronaldo Silva. Preocupado com a violência contra crianças e o número de assassinatos na cidade, Guilherme discutiu com o delegado as ações que estão sendo realizadas para prevenir e combater tais crimes e se colocou à disposição para ajudar no que for preciso.

Na oportunidade, José Renivaldo destacou todo o esforço da Polícia Civil em elucidar os fatos que envolvem a morte do adolescente encontrado ontem (14) no bairro Pedra Linda, além do trabalho da instituição em várias operações de combate a outros crimes, principalmente o tráfego de drogas que afeta a região.

Guilherme Coelho destacou que o poder público precisa estar muito atento a estas questões, e a família também tem atuação fundamental na proteção deste público tão vulnerável. “A sociedade precisa estar sempre alerta, e é muito importante que os pais orientem insistentemente os seus filhos pequenos a não aceitarem ajuda ou oferta de pessoas estranhas”, reforçou o gestor.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Petrolina

Prefeitura paraibana traça 5 estratégias para não ficar sem água e anuncia campanha de conscientização

Prefeito de Campina Grande também se comprometeu em continuar a luta pela transposição das águas do Rio São Francisco (Foto: Açude Boqueirão, em Blog da Simone Duarte)

O prefeito Romero Rodrigues se reuniu nessa sexta (15) com entidades e instituições para discutir sobre a falta de água em Campina Grande. Atualmente, o açude de Boqueirão, que abastece Campina, está com cerca de 20% da capacidade.

Segundo o professor Janiro Costa do Rego, do Departamento de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), diante da gravidade do problema, é preciso estabelecer cinco estratégias.

São: evitar e suspender a retirada direta de água do açude de Boqueirão para qualquer uso, que não seja o consumo humano; diminuição drástica da perda de água nos sistemas de distribuição; convocar a população, comércio e indústria para o uso consciente da água, evitar o desperdício e reduzir o consumo na crise; busca imediata de fontes alternativas de abastecimento local e ampliação do racionamento.

Conforme a prefeitura de Campina, todas estas ações serão acompanhadas por um grupo que vai se incorporar a uma comissão já criada no âmbito do Ministério Público Estadual. “Assim, quem deseja participar das ações desenvolvidas pelo MP paraibano já pode fazê-lo, independente da criação de alguma nova comissão, pois o momento é de união de todos os segmentos sociais com o propósito de encontrar saídas urgentes para o problema de desabastecimento em nossa região”, disse.

Petrolândia: Rosivaldo Nascimento, titular da Sesurb, divulga homenagem ao Dia do Gari


A data 16 de maio é considerada o Dia do Gari. Rosivaldo Castor, do Departamento de Obras da Prefeitura Municipal de Petrolândia, envia mensagem ao Blog de Assis Ramalho, em homenagem a todos os trabalhadores da limpeza pública do município.

"Caro Assis, neste sábado, 16 de maio, é o Dia do Gari. Gostaria de homenagear a todos aqueles que fazem parte desta classe, que muitas vezes não é reconhecida, mas é responsável por inúmeros serviços em nossa cidade, no Saneamento, na limpeza do Mercado Público, Matadouro, manutenção das praças e jardins, limpeza pública, coleta de lixo, limpeza do Cemitério, coleta do lixo do Hospital e das escolas, entre outros locais. Parabéns pelo seu dia! Nossa cidade existe pela força do trabalho de homens e mulheres dignas, não importando a profissão, pois cada um tem a sua importância."

O Blog de Assis Ramalho parabeniza todos os profissionais da limpeza pública pelo seu dia. Parabéns pelo seu esforço gigantesco para manter nossa cidade limpa, trabalho que seria imensamente mais fácil se cada cidadão de Petrolândia fizesse a sua parte.

Notícia relacionada (clique)
>Petrolândia: Prefeitura promove Confraternização dos Garis na AABB com forró pé de serra


Petrolândia: 10ª edição da Semana de Enfermagem promove debate sobre o SUS


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio da equipe do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões, realizou nos dias 14 e 15 de maio evento comemorativo à X Semana da Enfermagem. Profissionais de Enfermagem do Município e convidados vivenciaram o debate do tema "A Enfermagem em defesa do SUS". 

Na abertura do evento, a Secretária de Saúde do município, Dra. Andreza Carvalho, ressaltou a importância dos profissionais de Enfermagem nos hospitais, postos de saúde, CAPS e demais estabelecimentos de saúde.

O Enfermeiro Junior Galindo ministrou palestra sobre o tema "Paciente com Lesão Medular", com a participação de dois pacientes cadeirantes convidados que relataram suas experiências antes e após o trauma. A Enfermeira Welynadia Alves apresentou palestra sobre "Prevenção em Segurança do Trabalho Hospitalar".

No encerramento foi prestada homenagem póstumas às Enfermeiras Carla Cirlene e Suelen Maniçoba, profissionais do município falecidas em 2014.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Kaio Maniçoba denuncia atraso de pagamento a trabalhadores de terceirizada da Codevasf no Sertão


O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS-PE) enviou ofício, nesta sexta-feira (15), direcionado ao presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz Bastos de Matos, cobrando uma posição da Companhia sobre os salários atrasados dos trabalhadores de obras de manutenção de Perímetros Irrigados de Apolônio Sales, Barreiras 1 e 2, em Petrolândia, e outros perímetros no Sertão de Itaparica.

De acordo com o ofício, a empresa responsável por efetuar os pagamentos aos trabalhadores, alega que a Codevasf não repassou os valores dos meses de novembro e dezembro de 2014, bem como de janeiro, fevereiro e março de 2015.

O problema também tomou outros rumos. Cerca de cem funcionários foram colocados sob aviso prévio de dispensa. “Ninguém trabalha sem receber. Conversei com diversos funcionários dessas obras e muitos estão passando por sérias dificuldades financeiras. Não podemos aceitar isso”, argumentou o deputado federal Kaio Maniçoba.

Assessoria de Imprensa Kaio Maniçoba

TCE-PE abre Seleção Pública de Estágio


Foi publicado na quinta-feira (14) no Diário Oficial do TCE, o edital de abertura de Seleção Pública para o programa de estágios do Tribunal de Contas do Estado. Os interessados podem se inscrever até às 17h do dia 31 de maio. Os candidatos participarão de duas etapas de avaliação, uma prova objetiva, com questões de português e conhecimentos específicos, e uma redação. Os exames acontecerão no dia 05 de julho de 2015.

Os candidatos habilitados em todas as etapas da Seleção Pública integrarão o Cadastro de Reserva do Programa de Estágio do Tribunal que será utilizado para o preenchimento das vagas que vierem a ser formadas, tanto na sede do TCE, quanto na Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães.

A seleção é baseada na Portaria nº 322, de 22 de julho de 2014, que regulamenta o Programa de Estágio do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, em conformidade com a Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes. A coordenação técnico-operacional é de responsabilidade da empresa CKM Serviços, contratada por meio do Processo Licitatório nº 75/2014.

Estudo para aeroporto de Serra Talhada está concluído, garante Humberto


Líder do PT no Senado, o senador Humberto Costa teve audiência com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Eliseu Padilha, para pedir a aceleração das obras de implantação do aeroporto do município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Acompanhado do prefeito Luciano Duque (PT), Humberto esteve na SAC, quarta-feira (13), e recebeu do ministro Padilha a garantia de que os estudos de viabilidade técnica e econômica que antecedem o início das obras já foram concluídos.

"O ministro nos assegurou que essa etapa, iniciada um ano atrás, já foi cumprida. E o mais importante: todos os estudos concluem positivamente pela viabilidade da construção do aeroporto. É o início de um grande projeto que vai mudar a realidade de Serra Talhada e ajudar a impulsionar o desenvolvimento do Sertão", explicou Humberto.

A construção do aeroporto no município se insere no programa de aviação regional, que vai construir ou reformar 270 aeroportos nos interiores do Brasil. São R$ 7,4 bilhões destinados ao programa para obras, que vêm do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), formado por receitas da aviação e destinado exclusivamente ao setor.

Petrolândia: Evânio Barbosa apresenta-se no Maria Fumaça hoje à noite

Evânio Barbosa e seu filho Márcio Rivânio

Neste sábado (16), a partir das 20 horas, o cantor, compositor e poeta petrolandense Evânio Barbosa apresenta-se no Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla Fluvial, com acompanhamento de seu filho Márcio Rivânio.


Prestigie nossos artistas e aprecie boa música no Maria Fumaça, bar e restaurante vencedor do Prêmio Excelência 2015 da TLN Pesquisas e Eventos.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Evânio Barbosa

“Cidade da Copa pode não passar de uma maquete”, diz Oposição

Caso não honre contrato, Governo do Estado pode inviabilizar projeto de desenvolvimento urbanístico projetado para o entorno da Arena da Copa

O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), faz um alerta sobre os sérios prejuízos que poderão ocorrer caso o projeto de construção da Cidade da Copa - anunciado pelo Governo do Estado como vetor de desenvolvimento da Zona Oeste da Região Metropolitana - seja abandonado.

Na audiência realizada pela Comissão de Desenvolvimento da Alepe, na quinta-feira (14) o vice-governador Raul Henry, responsável pelo comitê gestor de parcerias público privadas (PPPs) da gestão estadual, admitiu que o terreno onde seria construído o empreendimento poderá não mais ser doado pelo Governo do Estado, como havia sido celebrado inicialmente em contrato.

O plano urbanístico, projetado para ser erguido em São Lourenço da Mata, em uma área de mais de 200 hectares ao lado da Arena Pernambuco, foi anunciado sob o conceito de cidade inteligente, com equilíbrio entre desenvolvimento urbano e meio-ambiente. O contrato de PPPP foi firmado com a Construtora Odebrecht, que também integra o consórcio responsável pela construção e gestão da Arena Pernambuco.

Debate mescla psicanálise e clássico do cinema no Recife

Foto: Divulgação

Por Sonia Lopes

"O que aconteceu a Baby Jane?" é tema de cine-debate no Projeto Psicanálise & Cultura neste sábado (16), às 16h, na Associação Médica, na Boa Vista. Participam o psicanalista e presidente da SPRPE, Fernando Santana, e a crítica de cinema Ana Catarina Galvão. A entrada custa R$ 15.

Sinopse: A História do diretor Robert Aldrich é um thriller sobre uma veterana atriz de teatro que conheceu a fama na infância e agora inicia um reinado psicótico de terror sobre sua irmã, ex-rainha do cinema nos anos 30 e hoje presa a uma cadeira de rodas. Ao seu dispor, as estrelas Bette Davis e Joan Crowford. Tudo o que ele precisava era o dinheiro. Mas, quando Aldrich pediu ajuda à Hollywood, ele ouviu que "ninguém daria um centavo para um projeto com aquelas duas velhas grosseiras". Foram milhões que valeram à pena. Os espectadores prestigiaram o filme em peso e fizeram deste chocante filme um sucesso esmagador e merecido. Marcou também a indicação ao OSCAR® de Victor Buono em sua estreia nas telas no papel de um professor de piano barato. E Bette Davis recebeu a 10ª indicação ao OSCAR® de sua carreira pelo ácido retrato da grotesca e chorona Baby Jane. O filme ainda ganhou um OSCAR® de melhor figurino (1962).

Júlio Cavalcanti participa de audiência pública da Alepe em Arcoverde


Nesta sexta (15) aconteceu na Câmara de Vereadores de Arcoverde uma Audiência Pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de PE.

O encontro teve o objetivo de tratar sobre obras estruturadoras para as Regiões do Sertão do Moxotó e do Agreste Central – como a Transposição do Rio São Francisco, a Adutora do Agreste e a Ferrovia Transnordestina.

O deputado estadual Júlio Cavalcanti participou da reunião, e destacou várias obras de responsabilidade do Governo do Estado que estão paradas ou sendo lentamente executadas, como a sede dos Bombeiros, a UPE de Arcoverde, a Escola Técnica de Arcoverde, bem como as obras de saneamento prometidas ainda na gestão passada. 

"Estamos atentos às obras estaduais que estão andando a passos lentos. O campus da UPE, que deveria ter sido inaugurado no ano passado e não foi, e os alunos de odontologia não tem onde fazer suas aulas práticas. A sede dos Bombeiros é a mesma coisa. O terreno foi doado pela prefeitura na gestão de Zeca Cavalcanti e até agora só teve a terraplanagem", destacou. terra

Além dos deputados estaduais, representantes de órgãos governamentais, prefeitos e vereadores dos municípios impactados, participou da audiência o deputado federal Zeca Cavalcanti.

Assessoria de Imprensa Deputado Estadual Júlio Cavalcanti

Crise hídrica: CHESF divulga proposta de redução progressiva da vazão do rio São Francisco a partir de 27 de maio


Por meio do Fax-SOC-029/2015, de 14/05/2015, o Superintendente de Operação e Contratos de Transmissão de Energia da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique de Araújo Franklin Neto, apresentou a usuários de água do Velho Chico, entre eles a Prefeitura Municipal de Petrolândia, o Plano de Gerenciamento para Segurança Hídrica na Bacia do Rio São Francisco, com justificativas para a programação dos testes de redução da vazão mínima no Rio São Francisco. A meta é reduzir a vazão para 900 m³/s, em tempo integral, na semana de 10 a 17 de junho. 

A Chesf informa que a continuidade das condições hidrometeorológicas desfavoráveis na Bacia do São Francisco, e a autorização emitida pelo IBAMA para a realização de testes de redução gradativa das vazões mínimas defluentes de Sobradinho para o patamar de 900 m³/s, a Agência Nacional de Águas – ANA convocou reunião para o dia 20/05/2015, com a participação do Comitê da Bacia do São Francisco – CBHSF e Secretarias de Estados, dentre outras entidades. Na reunião, a Chesf apresentará proposta para a realização de testes de redução gradativa da vazão mínima do Rio São Francisco até o limite de 900 m³/s, a partir da UHE Sobradinho, conforme o seguinte cronograma:

- 27/05 a 02/06/2015: 1.000 m³/s em tempo integral;
- 03/06 a 09/06/2015: 950 m³/s  em tempo integral;
- 10/06 a 16/06/2015: 900 m³/s em tempo integral.

A novidade da proposta é a prática da vazão em tempo integral. Nos planos anteriores, a vazão mínima era projetada apenas para os períodos de carga leve: da meia noite às 7 horas da manhã, nos dias úteis (segunda a sexta-feira) e nos sábados, e de meia noite às 24h00 (o dia inteiro) nos domingos e feriados. A falta de novidade é que, em seu fax, a Chesf cobra dos usuários de águas seus planos de colaboração para o sucesso do racionamento da água dos reservatórios da Bacia do São Francisco (leia-se Sobradinho), que é prioritariamente destinada ao uso do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão que descarta o racionamento de energia, amparado pelo governo, para quem não haverá apagões "nem que a vaca tussa".  

"Reiteramos a importância e necessidade de que todos os órgãos decisores, entidades e usuários atuantes na Bacia, definam, em curto espaço de tempo, a sua estratégia e seus planos de ação para execução das medidas necessárias no seu âmbito de atuação, visando a prática deste novo patamar de vazão mínima (900 m³/s), vez que o uso da água é responsabilidade de todos e que a gravidade da situação requer proatividade", adverte a Chesf.

A justificativa da Chesf para implantar a vazão sucessivamente reduzida do rio. "O armazenamento no Reservatório de Sobradinho, observado na data de 31/03/2015 (18,9%¨de VU - volume útil), correspondente ao nível mais baixo já registrado no seu histórico de operação, para esta data. Inferior inclusive ao armazenamento observado na citada data para os dois anos em que houve racionamento de energia: 1987 (36,17% VU) e 2001 (35,28% VU). É importante destacar que, caso não fossem adotadas as medidas excepcionais de redução da vazão mínima de restrição na Bacia do São Francisco desde o início de 2013, o Reservatório de Sobradinho teria esgotado o seu Volume Útil - VU ainda em 2014".

CBHSF realiza Oficina Setorial de Indústria/Mineração em Jacobina-MG na segunda-feira (18)

Ascom CBHSF

Confira resultado das loterias da Caixa de sexta-feira (15); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira



Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.