sexta-feira, 18 de abril de 2014

Em jogo de abertura da Série B Portuguesa cumpre liminar e abandona o gramado em Joinville


Pelo descumprimento da liminar que recolocava a Portuguesa na Série A do Campeonato Brasileiro, a partida contra o Joinville foi interrompida aos 18 minutos do primeiro tempo, na Arena Joinville. O delegado da partida, Laudir Zermiani, entrou no gramado com a liminar e imediatamente o técnico Argel Fucks pediu que os jogadores saíssem do campo. Os atletas do Joinville permanecem no gramado da Arena Joinville.

O torcedor da Portuguesa, Renato de Britto Azevedo, que obteve a liminar favorável ao clube, ameaçou entrar com uma queixa crime contra a diretoria da Portuguesa e a CBF. A partir dessa ameaça, a diretoria da Portuguesa decidiu retirar o time do campo. A partida, no entanto, pode ser retomada. A CBF argumenta que apenas o presidente da entidade, José Maria Marin, pode receber a liminar.

Faltando duas horas para a partida, por volta das 17h30, o presidente da Portuguesa, Ilídio Lico, ainda aguardava uma manifestação oficial da CBF e também pretendia consultar outros dirigentes do clube para decidir se o time jogaria ou não. "Quero consultar os outros poderes do clube para não tormar a decisão sozinho", disse o dirigente ao Estado duas horas antes do horário marcado para o jogo.

Na última quinta-feira, a diretoria da Portuguesa descobriu que o torcedor Renato Britto de Azevedo obteve liminar na 3ª Vara Cível do Foro Regional da Penha, em São Paulo, devolvendo os quatro pontos que a Portuguesa perdeu no julgamento do STJD no final do ano passado pela escalação irregular do meia Héverton. Com a decisão da juíza Adaísa Bernardi Isaac Halpern, a Lusa está provisoriamente na Série A. A CBF chegou a pedir reconsideração, mas o pedido foi negado pela juíza.

Na semana passada, a CBF conseguiu cassar a liminar que a própria Portuguesa havia conseguido em São Paulo. Além disso, o Superior Tribunal de Justiça definiu o Rio de Janeiro como único foro competente para julgar as ações relacionadas ao "caso Lusa".

Fonte: Estado de São Paulo

Petrolândia: Mirante da Serrota é ponto estratégico na sexta-feira da paixão

Uma foto de recordação
Visão panorâmica do lago de Itaparica
Trailer do Gilberto e Denise foi um dos mais movimentados
Trailers lotados

Muitas das pessoas que compareceram ao Mirante da Serrota nesta sexta-feira da paixão para apreciar a encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, também aproveitaram a bela vista do lago da represa de Itaparica para levar e guardar como lembrança, uma linda fotografia.

O Mirante da Serrota, na periferia de Petrolândia, é o ponto de maior elevação próximo da zona urbana, permitindo ampla visão da cidade e das aglomerações rurais próximas, além da bela vista do lago da represa de Itaparica. Tradicionalmente, é o local mais visitado em Petrolândia na Sexta-Feira Santa, por motivos religiosos e profanos.

Na Serrota existe grande estátua de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, e anualmente o local se transforma numa praça de alimentação, com instalação de barracas, e comércio ambulante. A reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou o Mirante da Serrota e conferiu grande movimento no local.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho


Notícias relacionadas(clique para ler):

Vereador que liderou greve da PM da Bahia, Marco Prisco é preso pela Polícia Federal


O vereador Marco Prisco Caldas Machado, líder do movimento grevista da Polícia Militar da Bahia, foi preso na tarde desta sexta-feira (18), a pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA). O pedido de prisão preventiva ajuizado pelo MPF foi concedido pela 17ª Vara Federal na terça-feira (15).

O diretor-geral da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado da Bahia (Aspra) foi localizado pela Polícia Federal em um resort na Costa do Sauípe, no Litoral Norte, e transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

O pedido de prisão foi feito dentro da ação penal movida pelo MPF em abril de 2013, que denunciou sete pessoas entre vereadores, soldados e cabos da PM por diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados durante a greve realizada entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012. Segundo o MPF, a intenção do pedido de prisão preventiva é garantir a ordem pública.

Prisco é processado pelo MPF por crime político grave. De acordo com o Ministério Público, qualquer recurso contra sua prisão poderá ser ajuizado apenas no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na quarta-feira (16), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado em Brasília, já havia concedido liminar determinando a imediata paralisação da greve dos policiais militares, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1,4 milhões.

A Justiça determinou, ainda, o bloqueio de bens de Prisco e mais 13, entre as associações envolvidas no movimento paredista e seus dirigentes. Os bens seguem bloqueados como medida para assegurar a possibilidade de ressarcimento dos prejuízos causados aos cofres públicos.

Fonte: Correio da Bahia

Petrolândia: Abelhas atacam visitantes do Mirante da Serrota

A revolta da natureza: Abelhas atacam visitantes do Mirante da Serrota 
na manhã desta sexta-feira (18)
Simões, soldado do Corpo de Bombeiros, interdita a área atingida por abelhas

No início da manhã desta Sexta-feira Santa, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, um fato inusitado assustou os visitantes do Mirante da Serrota e impediu a encenação da última cena da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Abelhas que fazem suas colmeias entre as rochas da Serrota atacaram o público.

Provavelmente incomodadas com a presença da aglomeração de pessoas próximo de suas colmeias, as abelhas atacaram algumas pessoas, causando um princípio de tumulto. Algumas pessoas sofreram ferroadas e foram socorridas em ambulância ao Hospital Municipal.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado e uma viatura deslocou-se à Serrota, onde a equipe providenciou o isolamento do local em que ocorreram os ataques. Segundo Simões, um dos bombeiros com quem a nossa reportagem conversou, o enxame não poderia ser exterminado naquele momento, pelo fato deste trabalho não ser aconselhavel a se realizar durante o dia, e que voltariam à noite para eliminar as abelhas. Desejamos que isso não aconteça, pois as abelhas estão em seu território e são os agentes polinizadores mais eficientes da natureza.

As abelhas procuram o Sítio Serrota para formar suas colmeias porque é próximo da água e de vasto pasto apícola, formado pela vegetação e plantações do campo e variada flora da cidade. As abelhas se sentiram ameaçadas pela agitação repentina na área, provocada pelos visitantes com estampidos de fogos, barulho de vozes, movimentação intensa nos arredores e lixo (garrafas vazias é o mais comum nesta época) atirado nas proximidades da colmeia.

Clique e veja esta matéria em destaque no Jornal Folha de Pernambuco> Ataque de abelhas suspende encenação da paixão de cristo e causa tumulto no Sertão

Saiba mais sobre as abelhas:

Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e do néctar. Ela faz, em média, quarenta voos diários, tocando em 40 mil flores. Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e guardam-no numa bolsa localizada na garganta. Depois voltam à colmeia e o néctar vai passando de abelha em abelha. Desse modo a água que ele contém se evapora, ele engrossa e se transforma em mel. A maioria das abelhas transporta uma carga eletrostática, que ajuda-as na aderência ao pólen.

Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores e consomem cerca de 6 a 7 gramas de mel para produzirem 1 grama de cera.

Uma colmeia abriga de 60 a 80 mil abelhas. Tem uma rainha, cerca de 400 zangões e milhares de operárias. A abelha-rainha vive até 5 anos, enquanto as operárias vivem de 28 a 48 dias. 





Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Maior intenção de votos de Dilma é no Nordeste com 51%


Outro recorte da pesquisa Ibope, divulgada nesta quinta-feira (17), aponta que a presidente Dilma Rousseff (PT) encontrou o melhor desempenho no Nordeste, região em que teve 51% das intenções de voto. O pior cenário seria no Sul, em que ela teria 29% dos votos válidos. Já o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, alcançou 10% das intenções de voto no Nordeste. Nas outras quatro regiões aparece com 4% em cada uma.

O candidato do PSDB, Aécio Neves, obteve o melhor índice no Sudeste, com 20%, área em que Dilma conquistou 31%.

No cenário com Marina, Dilma tem mais intenções de voto no Nordeste (53%) e menos no Sul (28%). Nesse cenário, Aécio tem 19% no Sudeste e 7% no Nordeste. Marina Silva tem o melhor desempenho no Sul (14%) e o pior, no Norte/Centro-Oeste e no Sudeste (9% cada).

Fonte: Blog de Jamildo

Brasileirão 2014 começa neste final de semana; confira os jogos

BRASILEIRÃO 2014 - Amanhã (19) começa o Campeonato Brasileiro Série A - Veja tabela de jogos e Classificação - Foto: William Camargo/Folha Paulistana

O Brasileirão 2014(Campeonato Brasileiro Série A 2014) começa neste sábado (19/04) sua primeira rodada com 20 partidas que serão disputadas entre o sábado e o domingo (20). Com novos clubes que conquistaram o acesso garantido no campeonato do ano passado, a rodada promete fortes emoções.

Neste sabado (19) o Fluminense recebe no estádio do Maracanã o Figueirense de Santa Catarina. A partida está marcada para começar às 18h30. Depois às 21h, haverá mais dois jogos: O Internacional joga como Vitória da Bahia no estádio Beira Rio e o recém chegado à Série A, Chapecoense estréia na competição terá duelo com o Coritiba na Arena Conda em Chapecó.

Confira abaixo os jogos da rodada

Jogos de Sábado, 19 de abril de 2014
FLUMINENSE – RJ X FIGUEIRENSE – SC
Maracanã – Rio de Janeiro – RJ – 18:30

INTERNACIONAL – RS X VITÓRIA – BA
Beira-Rio – Porto Alegre – RS – 21:00

CHAPECOENSE - SC X CORITIBA – PR
Arena Condá – Chapeco – SC – 21:00

Jogos de Domingo, 20 de abril de 2014

ATLÉTICO – MG X CORINTHIANS – SP
João Havelange – Uberlandia – MG – 16:00

ATLETICO – PR X GRÊMIO – RS
Orlando Scarpelli – Florianopolis – SC – 16:00

SÃO PAULO FC – SP X BOTAFOGO – RJ
Morumbi – Sao Paulo – SP 16:00

BAHIA – BA X CRUZEIRO – MG
Fonte Nova – Salvador – BA – 18:30

SANTOS – SP X SPORT – PE
Vila Belmiro – Santos – SP – 18:30

FLAMENGO – RJ X GOIÁS – GO
Mané Garrincha – Brasilia – DF – 18:30

CRICIÚMA – SC X PALMEIRAS – SP
Heriberto Hulse – Criciúma – SC - 18:30

Fonte: Folha Paulistana

Petrolândia: Via Sacra da Paixão e Morte de Jesus Cristo, encenada pela Pastoral do Juventude, emociona os fiéis




Acompanhada por centenas de fiéis, a Pastoral da Juventude de Petrolândia realizou nesta Sexta-feira Santa, 18 de abril/2014, a Via Sacra (Paixão de Cristo). A encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo teve início na Igreja de São Francisco de Assis, no centro da cidade, a partir da 6 horas da manhã.

Logo a seguir, coordenados pelos padres Fernando, e Antônio, os participantes do momento de fé cristã acompanharam a Via Sacra seguindo o caminho do Mirante da Serrota, local próximo a cidade. Durante a caminhada foram realizada as encenações da trajetória de Jesus Cristo, até a morte.

Os momentos encenados foram muito fortes deixando a todos que acompanharam a Via Sacra, emocionados. Mais de cinquenta pessoas, entre diretores, atores e figurantes participarem da representação teatral da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo em Petrolândia nesta sexta-feira.

O ponto negativo do evento ficou por conta do momento da chegada ao Mirante da Serrota, onde por motivos de ataque de um enxame de abelhas, a última cena da dramatização não foi possível ser realizada, mas nem por isso o evento deixou de receber os elogios do público, que acompanhou com muita emoção a encenação dos últimos momentos de Jesus Cristo. Ao ser acionada, uma viatura do Corpo de Bombeiros da cidade chegou e imediatamente isolou o local onde as abelhas não estavam gostando de receber visitas.

O Blog de Assis Ramalho parabeniza todo o elenco da Pastoral da Juventude pela bonita encenação da Via Sacra da Paixão e Morte de Cristo, que foi repleta de boas interpretações por parte do elenco, assim como de todos os seus coadjuvantes.
  
Para ver todas as fotos do evento, clique aqui>Via Sacra Paixão e Morte de Jesus Cristo

 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Assaltantes interceptam carro-forte e roubam R$ 2 milhões no Sertão de Pernambuco

Foram levados cerca de R$ 2 milhões de carro-forte
no Sertão de PE, diz PRF (Foto: Divulgação / PRF)
Carro-forte ficou parcialmente destruído em assalto

Na tarde desta quinta-feira (17), criminosos assaltaram um carro-forte que trafegava pela BR-316, próximo à localidade de Alto do Engenheiro, distante 22 quilômetros do centro de Ouricuri, Sertão pernambucano. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo foi ultrapassado por outro carro com cerca de quatro homens armados.

O carro-forte foi abordado por volta das 14h30. Durante a ação, os dois pneus dianteiros foram estourados e os vigilantes responsáveis pela segurança do carro-forte desembarcaram e conseguiram fugir.

De acordo com o relato dos vigilantes, aconteceram três explosões e os criminosos deixaram o local levando cerca de R$ 2 milhões, além de duas espingardas calibre 12 e um revólver calibre 38. Os seguranças relataram à polícia a suspeita de que, antes da ação, o carro-forte estaria sendo seguido por uma caminhonete, mas eles não têm certeza se o veículo estava mesmo envolvido no assalto.

Segundo informações da Delegacia de Parnamirim, uma policial militar que vinha do Recife com a família com destino a Ouricuri passava pelo local e viu a ação dos criminosos. Ela pediu que os familiares deixassem o local e iniciou a abordagem aos assaltantes. Houve troca de tiros, mas a PM saiu ilesa e seguiu para a Delegacia de Parnamirim.

Os homens conseguiram fugir, mas policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI), das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicleta (ROCAM), Polígono da Quixaba, 7º BPM de Ouricuri e da Polícia Rodoviária Federal foram para a caatinga na tentativa de capturar os homens.

A polícia também informou que o motorista e o carro-forte são os mesmos que sofreram uma tentativa de assalto em 12 de março deste ano, próximo ao distrito de Quixaba, que fica a 40 quilômetros de Ouricuri. Na ocasião, o motorista percebeu a ação e fez uma manobra retornando ao posto policial, de onde foi escoltado pela Polícia Militar e pela Polícia Federal até seu destino.

G1 Petrolina e Região

Dilma cai de 40% para 37% mas ainda ganha no primeiro turno, diz Ibope

Ela venceria no 1º turno contra Aécio e Campos ou contra Aécio e Marina.

As intenções de voto na presidente Dilma Rousseff (PT) variaram de 40% em março para 37% neste mês, mas ainda assim ela venceria a eleição no primeiro turno se tivesse hoje como adversários Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) ou Aécio Neves e Marina Silva (PSB), além de outros sete candidatos de pequenos partidos, informa pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (17).

De acordo com o Ibope, Dilma acumula 37% tanto no cenário com Aécio e Campos quanto no cenário com Aécio e Marina – na última segunda-feira (14), o PSB anunciou a chapa com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos como pré-candidato a presidente e a ex-senadora Marina Silva como vice. Até 20 dias do primeiro turno da eleição, marcada para 5 de outubro, os partidos podem trocar de candidato.

No primeiro cenário, com Eduardo Campos, os números são os seguintes:
- Dilma Rousseff (PT): 37%
- Aécio Neves (PSDB): 14%
- Eduardo Campos (PSB): 6%
- Pastor Everaldo (PSC): 2%
- Denise Abreu (PEN): 1%
- Randolfe Rodrigues (PSOL): 1%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidélix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Eduardo Jorge (PV): 0%
- Brancos e nulos: 24%
- Não sabe/não respondeu: 13%

No segundo cenário, com Marina Silva como candidata do PSB, os percentuais são:
- Dilma Rousseff (PT): 37%
- Aécio Neves (PSDB): 14%
- Marina Silva (PSB): 10%
- Pastor Everaldo (PSC): 2%
- Denise Abreu (PEN): 1%
- Randolfe Rodrigues (PSOL): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidélix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos e nulos: 23%
- Não sabe/não respondeu: 12%

Hoje é Sexta-Feira Santa, Sexta-Feira da Paixão do Senhor.


Numa sexta-feira, provavelmente no dia 7 de abril do ano 30, os romanos crucificaram, a pedido das autoridades religiosas judaicas, o pregador Jesus de Nazaré, em hebraico, Ieshu ben Ioseph.
Jesus pregava a chegada do Reino de Deus, anunciado nas Escrituras de Israel; afirmava ter vindo de Deus, ser o Filho de Deus. Escolhera Doze discípulos, indicando claramente que, a partir Dele, Israel, o povo das Doze tribos, deveria ser renovado e transformado. Afirmava que aqueles que Nele acreditassem e O aceitassem como Messias e Salvador, que O amassem mais que à própria vida e se abrissem à Sua mensagem sem nenhuma reserva, encontrariam a Luz verdadeira, a Vida verdadeira e venceriam, com Ele e como Ele, a própria morte: as mortes da vida e a Morte última.
Sexta-feira, 7 de abril, Jerusalém, ano 30. Jesus está na cruz, humanamente aniquilado, um farrapo, um trapo de gente. Perdoa seus inimigos, entrega-Se nas mãos do Pai com total confiança e morre. É sepultado. No terceiro dia, seus discípulos dizem que Ele veio, vivo, ressuscitado, totalmente transfigurado, glorioso, divinizado na Sua natureza humana, ao encontro dos Seus.
Tudo mudou para aqueles Doze, tudo mudou para os discípulos, tudo mudou para Paulo de Tarso, judeu culto, letrado, prudente, que diz ter sido encontrado por Jesus vivo, ressuscitado, vitorioso, no caminho de Damasco… Deste testemunho dos Apóstolos a Igreja vive há dois mil anos; por esse testemunho muitos deram a vida, muitos consagraram toda a existência. Os cristãos creem com todas as forças e com razoáveis motivos: Jesus venceu a morte, ressuscitou, está no Pai e, na potência do Seu Espírito Santo, estará presente à Sua Igreja até o fim dos tempos.
Mas, hoje é Sexta-Feira. Sexta-Feira de silêncio, de jejum, de oração, de abstinência de carne. Sexta-Feira escandalosa: como pode um Deus morto? Como pode a Vida ser morta pela Morte? Como pode a Luz dissipar-Se ante as trevas? Como pode o Pai Se calar e permitir que o Justo fosse assassinado e derrotado? Onde está Deus? Se existe, por que não salvou o Seu Filho amado?
De fato, a cruz, por si mesma, é um escândalo terrível! Por isso os antigos pagãos, zombando dos cristãos, representavam um asno crucificado. A fé cristã não passaria de “asneiras”. Há dois mil anos pensam ou dizem isso… Os muçulmanos zombam de nós, chamando-nos “adoradores da cruz”, e o mundo atual odeia com todas as forças tudo que signifique cruz, tudo que estrague a curtição do homem embevecido com sua razão, com sua tecnologia, com seu conforto, com suas soluções “morais” práticas e fáceis, tanto quanto levianas e vulgares, com sua ilusão de ser senhor do bem e do mal, do certo e do errado, da vida e da morte…
Para os cristãos, no entanto, a cruz nos descortina, fundamentalmente, dois mistérios tremendos.
Primeiro, o Mistério da Iniquidade, Mistério do Pecado do mundo, fruto da liberdade humana, que pode de tal modo fechar-se para Deus, levando o homem – cada indivíduo e a humanidade toda -, a tal soberba, a tal autossuficiência, a ponto de matar Deus: “Não queremos que Esse aí reine sobre nós! Não temos outro rei a não ser César!” (Jo 19,15). Isso mesmo: a cruz revela até onde o homem pode ir: ele pode matar Deus! E o está matando, continua a matá-lo, erradicando-o da cultura, da sociedade, das repartições públicas, dos meios de comunicação, das escolas, das famílias, dos corações. Basta que escutemos o brado prepotente e realista do ateu Nietzsche “Deus morreu! Deus está morto! E nós é que o matamos! Tudo o que havia de mais sagrado e mais poderoso no mundo esvai-se em sangue sob o peso do nosso punhal. Não vos parece grande demais essa ação? Não deveríamos nós mesmos nos tornar deuses? Nunca houve uma ação tão grande como essa!” Eis: o mundo está se “libertando” de Deus! Deus vai Se tornando uma palavra vazia, insossa, inútil, sem nenhum sentido definido e nenhuma exigência que incida na vida das pessoas. O deus que o mundo aceita – quando aceita – é um deus boboca, inofensivo, invertebrado… O Deus verdadeiro, esse o mundo odeia e o mata! O Deus verdadeiro, para o mundo, não passa de um asno. Que nenhum cristão se iluda: o mundo não compreenderá nunca o mistério da cruz! Aqui, não existe acordo, não tem boa vontade capaz de superar o abismo, a não ser a conversão: Cristo é escândalo, a cruz é escândalo, os discípulos são escândalo: “Pai, Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os odiou, porque não são do mundo, como Eu não sou do mundo” (Jo 17,14). O discípulo estará sempre, como o seu Senhor, crucificado para o mundo e o mundo, crucificado para ele: “Quanto a mim, não aconteça gloriar-me senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem o mundo está crucificado para mim eu para o mundo” (Gl 6,14).
Mas, a cruz revela também um outro mistério: o Mistério da Piedade! Mistério de um Deus tão grande no Seu amor, tão humilde no profundo respeito pela liberdade humana, que é capaz de Se entregar à morte para salvar essa humanidade tola e prepotente: “Deus amou tanto o mundo que entregou o Seu Filho único, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele” (Jo 3,16-17). Na cruz revela-se até onde Deus está disposto a ir por nós: um Deus solidário, que entra na nossa vida, que assume as nossas contradições, que sofre conosco e morre conosco para nos fazer ressuscitar com Ele, mantendo-nos sempre aberto o caminho da salvação.
Sexta-Feira Santa; da Paixão! Em Cristo, Deus e o homem estão crucificados, Deus e o homem sofrem juntos, gritam juntos, morrem juntos! Na cruz aparece o amor de Deus e a esperança para o mundo…

Oração, silêncio, jejum, abstinência, diante do Mistério!