18 abril 2014

Petrolândia: Mirante da Serrota é ponto estratégico na sexta-feira da paixão

Uma foto de recordação
Visão panorâmica do lago de Itaparica
Trailer do Gilberto e Denise foi um dos mais movimentados
Trailers lotados

Muitas das pessoas que compareceram ao Mirante da Serrota nesta sexta-feira da paixão para apreciar a encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, também aproveitaram a bela vista do lago da represa de Itaparica para levar e guardar como lembrança, uma linda fotografia.

O Mirante da Serrota, na periferia de Petrolândia, é o ponto de maior elevação próximo da zona urbana, permitindo ampla visão da cidade e das aglomerações rurais próximas, além da bela vista do lago da represa de Itaparica. Tradicionalmente, é o local mais visitado em Petrolândia na Sexta-Feira Santa, por motivos religiosos e profanos.

Na Serrota existe grande estátua de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, e anualmente o local se transforma numa praça de alimentação, com instalação de barracas, e comércio ambulante. A reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou o Mirante da Serrota e conferiu grande movimento no local.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho


Notícias relacionadas(clique para ler):

Petrolândia: Abelhas atacam visitantes do Mirante da Serrota

A revolta da natureza: Abelhas atacam visitantes do Mirante da Serrota 
na manhã desta sexta-feira (18)
Simões, soldado do Corpo de Bombeiros, interdita a área atingida por abelhas

No início da manhã desta Sexta-feira Santa, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, um fato inusitado assustou os visitantes do Mirante da Serrota e impediu a encenação da última cena da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Abelhas que fazem suas colmeias entre as rochas da Serrota atacaram o público.

Provavelmente incomodadas com a presença da aglomeração de pessoas próximo de suas colmeias, as abelhas atacaram algumas pessoas, causando um princípio de tumulto. Algumas pessoas sofreram ferroadas e foram socorridas em ambulância ao Hospital Municipal.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado e uma viatura deslocou-se à Serrota, onde a equipe providenciou o isolamento do local em que ocorreram os ataques. Segundo Simões, um dos bombeiros com quem a nossa reportagem conversou, o enxame não poderia ser exterminado naquele momento, pelo fato deste trabalho não ser aconselhavel a se realizar durante o dia, e que voltariam à noite para eliminar as abelhas. Desejamos que isso não aconteça, pois as abelhas estão em seu território e são os agentes polinizadores mais eficientes da natureza.

As abelhas procuram o Sítio Serrota para formar suas colmeias porque é próximo da água e de vasto pasto apícola, formado pela vegetação e plantações do campo e variada flora da cidade. As abelhas se sentiram ameaçadas pela agitação repentina na área, provocada pelos visitantes com estampidos de fogos, barulho de vozes, movimentação intensa nos arredores e lixo (garrafas vazias é o mais comum nesta época) atirado nas proximidades da colmeia.

Clique e veja esta matéria em destaque no Jornal Folha de Pernambuco> Ataque de abelhas suspende encenação da paixão de cristo e causa tumulto no Sertão

Saiba mais sobre as abelhas:

Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e do néctar. Ela faz, em média, quarenta voos diários, tocando em 40 mil flores. Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e guardam-no numa bolsa localizada na garganta. Depois voltam à colmeia e o néctar vai passando de abelha em abelha. Desse modo a água que ele contém se evapora, ele engrossa e se transforma em mel. A maioria das abelhas transporta uma carga eletrostática, que ajuda-as na aderência ao pólen.

Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores e consomem cerca de 6 a 7 gramas de mel para produzirem 1 grama de cera.

Uma colmeia abriga de 60 a 80 mil abelhas. Tem uma rainha, cerca de 400 zangões e milhares de operárias. A abelha-rainha vive até 5 anos, enquanto as operárias vivem de 28 a 48 dias. 





Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Via Sacra da Paixão e Morte de Jesus Cristo, encenada pela Pastoral do Juventude, emociona os fiéis




Acompanhada por centenas de fiéis, a Pastoral da Juventude de Petrolândia realizou nesta Sexta-feira Santa, 18 de abril/2014, a Via Sacra (Paixão de Cristo). A encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo teve início na Igreja de São Francisco de Assis, no centro da cidade, a partir da 6 horas da manhã.

Logo a seguir, coordenados pelos padres Fernando, e Antônio, os participantes do momento de fé cristã acompanharam a Via Sacra seguindo o caminho do Mirante da Serrota, local próximo a cidade. Durante a caminhada foram realizada as encenações da trajetória de Jesus Cristo, até a morte.

Os momentos encenados foram muito fortes deixando a todos que acompanharam a Via Sacra, emocionados. Mais de cinquenta pessoas, entre diretores, atores e figurantes participarem da representação teatral da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo em Petrolândia nesta sexta-feira.

O ponto negativo do evento ficou por conta do momento da chegada ao Mirante da Serrota, onde por motivos de ataque de um enxame de abelhas, a última cena da dramatização não foi possível ser realizada, mas nem por isso o evento deixou de receber os elogios do público, que acompanhou com muita emoção a encenação dos últimos momentos de Jesus Cristo. Ao ser acionada, uma viatura do Corpo de Bombeiros da cidade chegou e imediatamente isolou o local onde as abelhas não estavam gostando de receber visitas.

O Blog de Assis Ramalho parabeniza todo o elenco da Pastoral da Juventude pela bonita encenação da Via Sacra da Paixão e Morte de Cristo, que foi repleta de boas interpretações por parte do elenco, assim como de todos os seus coadjuvantes.
  
Para ver todas as fotos do evento, clique aqui>Via Sacra Paixão e Morte de Jesus Cristo

 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho