sexta-feira, abril 18, 2014

Petrolândia: Abelhas atacam visitantes do Mirante da Serrota

A revolta da natureza: Abelhas atacam visitantes do Mirante da Serrota 
na manhã desta sexta-feira (18)
Simões, soldado do Corpo de Bombeiros, interdita a área atingida por abelhas

No início da manhã desta Sexta-feira Santa, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, um fato inusitado assustou os visitantes do Mirante da Serrota e impediu a encenação da última cena da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Abelhas que fazem suas colmeias entre as rochas da Serrota atacaram o público.

Provavelmente incomodadas com a presença da aglomeração de pessoas próximo de suas colmeias, as abelhas atacaram algumas pessoas, causando um princípio de tumulto. Algumas pessoas sofreram ferroadas e foram socorridas em ambulância ao Hospital Municipal.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado e uma viatura deslocou-se à Serrota, onde a equipe providenciou o isolamento do local em que ocorreram os ataques. Segundo Simões, um dos bombeiros com quem a nossa reportagem conversou, o enxame não poderia ser exterminado naquele momento, pelo fato deste trabalho não ser aconselhavel a se realizar durante o dia, e que voltariam à noite para eliminar as abelhas. Desejamos que isso não aconteça, pois as abelhas estão em seu território e são os agentes polinizadores mais eficientes da natureza.

As abelhas procuram o Sítio Serrota para formar suas colmeias porque é próximo da água e de vasto pasto apícola, formado pela vegetação e plantações do campo e variada flora da cidade. As abelhas se sentiram ameaçadas pela agitação repentina na área, provocada pelos visitantes com estampidos de fogos, barulho de vozes, movimentação intensa nos arredores e lixo (garrafas vazias é o mais comum nesta época) atirado nas proximidades da colmeia.

Clique e veja esta matéria em destaque no Jornal Folha de Pernambuco> Ataque de abelhas suspende encenação da paixão de cristo e causa tumulto no Sertão

Saiba mais sobre as abelhas:

Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e do néctar. Ela faz, em média, quarenta voos diários, tocando em 40 mil flores. Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e guardam-no numa bolsa localizada na garganta. Depois voltam à colmeia e o néctar vai passando de abelha em abelha. Desse modo a água que ele contém se evapora, ele engrossa e se transforma em mel. A maioria das abelhas transporta uma carga eletrostática, que ajuda-as na aderência ao pólen.

Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores e consomem cerca de 6 a 7 gramas de mel para produzirem 1 grama de cera.

Uma colmeia abriga de 60 a 80 mil abelhas. Tem uma rainha, cerca de 400 zangões e milhares de operárias. A abelha-rainha vive até 5 anos, enquanto as operárias vivem de 28 a 48 dias. 





Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Um comentário:

  1. Exterminar as abelhas????? O mais indicado seria o manejo !!!!!!!! Nós, seres humanos, é que somos responsáveis por este desequilíbrio!!! As abelhas que atacaram na serrota se sentiram ameaçadas pela quantidade de gente e pelo barulho ensurdecedor do carro de som!!! Precisamos fazer algo pelo futuro do planeta!!!

    ResponderExcluir