segunda-feira, julho 25, 2022

Jatobá/PE: Prefeito RogérioFerreira sanciona Lei que concede piso salarial nacional para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias

 

O prefeito de Jatobá, RogérioFerreira, sancionou na sexta-feira (22), Lei que concede o piso salarial nacional para os Agentes Comunitários de Saúde – ACS e Agentes de Combate às Endemias – ACE. Os representantes da categoria, parabenizaram a gestão pela celeridade dada ao processo de aprovação da lei. O Prefeito Rogério Ferreira, juntamente com a secretária de Saúde, Gilvaneide Lima, falou sobre a importância da Lei.

Divulgação/  Prefeitura de Jatobá

Morre no Recife Roberto Queiroz, narrador esportivo conhecido como 'Garganta de Aço'

Narrador esportivo Roberto Queiroz morre aos 71 anos — Foto: Reprodução/Twitter

O narrador esportivo Roberto Queiroz, conhecido como Garganta de Aço, morreu no domingo (24), no Recife. O falecimento foi divulgado nesta segunda-feira (25) pela Rádio Jornal, onde o locutor trabalhou durante anos, e confirmado pela TV Globo com parentes do radialista. A causa do óbito não foi informada

Roberto Queiroz, de 71 anos, ficou conhecido pela voz potente e pelas narrações de diversas conquistas dos clubes pernambucanos. Segundo os parentes, ele estava internado em um hospital no bairro do Derby, na região central da capital. O nome da unidade de saúde também não foi divulgado.

O "Garganta de Aço" começou a carreira como narrador esportivo em Caruaru, no Agreste do estado, junto com o irmão Mané Queiroz, que faleceu em 2014.

Além da Rádio Jornal, Roberto Queiroz trabalhou na Rádio Clube e na CBN, sendo conhecido por aqueles apaixonados por acompanhar os times pernambucanos pelo rádio.

Um dos momentos históricos de Roberto Queiroz foi a narração do título brasileiro de 1987, conquistado pelo Sport, quando gritou junto com a torcida nome de Marco Antônio, logo após ele fazer o gol da vitória do time.

Até a última atualização desta reportagem, a família não havia divulgado detalhes sobre velório e enterro.

Repercussão

Petrolândia: MedClinic informa agenda de atendimento da semana; confira e marque a sua consulta


A MedClinic - Clínica Especializada informa atendimento para essa semana, de 25 a 29 de julho/2022; 
CONFIRA ABAIXO!

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada em Petrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Petrolândia: Equipe do PSF Ivaldo Marques leva serviços médicos a Fazenda Soares

 

Saúde em todos os lugares. 

A equipe do PSF Ivaldo Marques foi até a Fazenda Soares oferecer os serviços médicos, odontológicos e de enfermagem para os pacientes.

Aqui tem trabalho todos os dias.

Petrolândia e região tem ALFA SAÚDE, o plano que cabe no seu bolso - Confira condições e saiba quem são os Profissionados Conveniados

 


Petrolândia e região: Cuidar da saúde nunca foi tão barato! Alfa Saúde tem planos para toda família; Confira condições e saiba quem são os Profissionados Conveniados

Arquiteta filha do ex-vice-prefeito morre em acidente de carro em estrada de MT

Anna Gabriela de Almeida Moraes, de 28 anos, morreu em um acidente de carro em MT — Foto: Redes sociais

Uma arquiteta de 28 anos morreu em um acidente de carro na estrada que liga o Distrito de Aparecida do Leste a Poxoréu, a 259 km de Cuiabá. Ela e o noivo estavam no veículo.

De acordo com as informações iniciais, o carro em que Anna Gabriela de Almeida Moraes estava teria capotado na estrada. A jovem e o namorado dela ficaram feridos e foram socorridos com vida pelo Samu.

O casal foi encaminhado para o Hospital Regional de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

No entanto, Anna Gabriela não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

A jovem, que havia acabado de completar 28 anos na última sexta-feira (22), era filha do ex-vice-prefeito de Poxoréu, Marlon César Silva Moraes. Ele morreu em agosto do ano passado de um infarto fulminante.

O prefeito de Poxoréu, Nelson Paim, lamentou a morte da jovem.

"Muito triste ver uma jovem com um futuro pela frente partir tão cedo. Nos resta neste momento buscar compreender os propósitos divinos. Descanse em paz Gabriela, ao lado do seu pai, meu amigo Marlon César Silva Moraes, ex-vice-prefeito de Poxoréu. Aos familiares e amigos, deixo aqui meus sentimentos de pesar", publicou nas redes sociais.

O rapaz, que era noivo da vítima segue internado. Ainda não há mais informações sobre o estado de saúde dele.

A Polícia Civil deve investigar as causas do acidente.

Por g1 MT

Presidente da FPF Evandro Carvalho reúne-se com Paulo Câmara pelo retorno do "Todos com a Nota"


Na última sexta-feira (22), Evandro Carvalho, Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, se reuniu com o Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, acompanhado de Diógenes Braga e Luiz Felipe, Presidente e Vice Presidente do Náutico, Edygar Xavier, Presidente do Afogados, Gustavo Jordão, Diretor de Futebol do Retrô, Antônio Luiz Neto, Presidente do Santa Cruz, André Fernandes e Rodrigo Guedes, Vice-Presidente Administrativo e Vice-Presidente Jurídico do Sport, respectivamente, para a volta do Todos Com a Nota (TCN), programa que incentiva tanto a educação fiscal do torcedor quanto a maior presença de público nos estádios, apoiando os times pernambucanos.

Na ocasião, Evandro Carvalho entregou uma camisa da Seleção Brasileira ao Governador do Estado, Paulo Câmara.

Assessoria

Oportunidade de emprego em Petrolândia: Casa das Pedras contrata vendedora

Conheça a empresa no Instagram @casadaspedras.pe



Divulgação/Casa das Pedras

Auxílio de R$ 1 mil para caminhoneiros começa a ser pago em 9 de agosto; veja calendário




As duas primeiras parcelas do auxílio de R$ 1 mil para os caminhoneiros de todo o país serão pagas em 9 de agosto.

Essas parcelas são referentes aos meses de julho e agosto, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência.

O pagamento das demais quatro parcelas do auxílio seja realizado até dezembro. Veja calendário abaixo:

Table with 2 columns and 6 rows. Currently displaying rows 1 to 6.
1ª parcela9 de agosto
2ª parcela9 de agosto
3ª parcela24 de setembro
4ª parcela22 de outubro
5ª parcela26 de novembro
6ª parcela17 de dezembro

Bombeiros realizam buscas por corpo de homem vítima de afogamento em Serra Talhada/PE

Imagens do local do afogamento - Foto/Corpo de Bombeiros


O Corpo de Bombeiros está realizando buscas por um homem que foi vítima de afogamento na Barragem Cachoeira 2, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. O caso foi registrado no domingo (24).

Segundo os bombeiros, a família da vítima, que não teve o nome e a idade informados, acionou o Corpo de Bombeiros para relatar o caso. Em seguida, tiveram início as buscas. Como a vítima não foi encontrada, as buscas foram retomadas nesta segunda-feira (25).

Também de acordo com os bombeiros, não se sabe o que o homem estava fazendo no local e nem as circunstâncias do afogamento.

Informação: 1ª SEÇÃO DE BOMBEIROS – SERRA TALHADA 

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta segunda-feira 25 de julho de 2022

 

Autor da facada em Bolsonaro passará por nova perícia nesta segunda-feira (25) para avaliar soltura


O autor da facada contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha eleitoral de 2018, Adélio Bispo de Oliveira, passará por uma nova perícia médica nesta segunda-feira (25) que vai avaliar seu quadro mental e sua possibilidade de ganhar liberdade. A avaliação acontece hoje, mas o prazo para a entrega do laudo é de 30 dias.

O trabalho está previsto para as 8h e pode se estender até as 18h. A nova perícia servirá para avaliar se o quadro mental de Adélio ainda permanece o mesmo, e, portanto, representa perigo à sociedade. A data foi determinada pelo juiz federal Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, da 5ª Vara Federal de Campo Grande.

De acordo com o comunicado, os peritos irão responder a quesitos apresentados pelo MPF (Ministério Público Federal) e pela DPU (Defensoria Pública da União). Entre eles, se o quadro de saúde mental apresentado por Adélio no exame pericial citado na sentença persiste.

Quando foi considerado inimputável em 2018, Adélio foi absolvido das acusações. Porém, como medida de prevenção, está internado por tempo indeterminado. Na sentença, foi fixado um prazo mínimo de três anos para que ele se submetesse à nova perícia. Considerando que a decisão é de 14 de abril de 2019, desde 14 de junho deste ano Adélio já poderia ter passado pela nova análise.

O juiz Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini determinou a intimação do diretor do Presídio Federal de Campo Grande para providenciar o que for necessário para a realização da perícia, inclusive os prontuários do interno. Foram também intimados o MPF e a DPU, para ciência e, se necessário, informarem os assistentes técnicos.

Do UOL, em Brasília.

Petrolândia/Paris/França: Peças confeccionadas com couro de tilápia em Petrolândia encantam Paris e Fátima Belém (Fafá) e Gilmara Dias, vão representar a Associação Café com Arte na França

Maria de Fátima Barbosa de Belém (Fafá) e Gilmara Dias, vão representar a Associação Café com Arte na França, levando pares de sapatos feitos de couro de tilápia em Petrolândia, em Pernambuco, diretamente para as passarelas de Paris, a capital mundial da moda - .Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Duas sertanejas de Petrolândia, Maria de Fátima Barbosa de Belém e Gilmara Dias, vão representar a Associação Café com Arte na França, levando doze pares de sapatos feitos de couro de tilápia do Sertão de Itaparica, em Pernambuco, diretamente para as passarelas de Paris, a capital mundial da moda. Os modelos exclusivos vão dividir espaço com dois desfiles de alta costura de estilistas internacionais e com uma grife de perfumes, no hotel Four George V, em outubro.

Tudo começou quando a artesã Maria de Fátima, 64 anos, carinhosamente conhecida na região por Fafá, percebeu a quantidade de couro de tilápia que era tirado dos peixes no mercado público e jogado no lixo. "Isso me entristeceu muito, porque quando eu vi, achei que ali daria um produto. Então tive a ideia de transformar a pele de tilápia em couro para realizar um sonho da população da nossa cidade: ter um produto próprio, devido aos criatórios de tilápia e o lago do Rio São Francisco, que passam na nossa porta", contou.

A artesã percorreu um longo caminho até o início da produção. A ideia foi levada ao então ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, que deu o primeiro incentivo ao projeto. Mas só em 2019 o programa Valorizando a Pele ganhou impulso, com ajuda da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado (Seteq-PE), que ofereceu apoio às artesãs na produção e comercialização dos produtos. O programa beneficiou, também, os municípios de Floresta e Tacaratu, mas a Associação Café com Arte, de Petrolândia, comandada por Fafá, se destacou.

As artesãs receberam qualificação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que intermediou o contato com consultores para levar a arte do sertão para o exterior. Os produtos começaram a ganhar visibilidade com a comercialização local. Artistas brasileiros começaram a usar e, a partir daí, as peças se tornaram cobiçadas e chamaram atenção no mercado internacional. "Isso nunca foi um pensamento, isso nunca foi um sonho. Sonhei com muita coisa, menos ir à Paris", contou Fafá, que disse estar ansiosa para a viagem.

Os itens do desfile são confeccionados especialmente de couro de tilápia. Os produtos pernambucanos chegarão à França pelas mãos da curadora Diva Pavesi, franco-brasileira que preside a Divine Académie des Arts Lettres et Culture, que tem por objetivo condecorar grandes personalidades das artes, ciências, letras e cultura. Ela passou vários dias com as artesãs, apresentando as tendências da moda francesa, que estão em alta no mercado parisiense.

"A Fafá já é reconhecida e respeitada por construir suas próprias peças. Mas no caso de Paris, capital das artes e da moda, é necessário elaborar uma coleção capsular e totalmente voltada ao mercado europeu", contou Diva. O projeto contará com a ajuda do designer Cláudio Costa, também do Sertão de Itaparica. As modelos que vão usar os produtos ainda não foram escolhidas.

A caminho da exportação

Pioneira no uso da matéria-prima, Fafá contou que, por meio do beneficiamento do couro da tilápia e outros tipos de couro, como o de cabra e boi, a Associação Café com Arte tem produzido diversas peças, como sapatos, sandálias, bolsas, carteiras, mochilas, cintos, chaveiros e bijuterias. Em vez de incinerar o material, os piscicultores armazenam as peles para doar às artesãs. A matéria prima passa pelos processos de curtimento, pigmentação, design, modelagem, corte e costura, até ganharem forma.

O objetivo, segundo a idealizadora, é futuramente exportar os produtos em larga escala. "A expectativa de levar os nossos trabalhos é grande. Nós vamos para a Cidade Luz! O produto foi muito valorizado e aprovado lá. Sou muito grata por isso e espero que o nosso trabalho, do sertão de Itaparica, brilhe em vários lugares", disse.

O sonho de levar a cultura sertaneja para o mundo também é o desejo da curadora Diva Pavesi, que já planeja uma estratégia de marketing para os produtos pernambucanos. Além da presença no evento, a intenção é levar as peças artesanais para grandes feiras internacionais, como em Milão e Dubai. A eternização da cultura regional pernambucana em Paris será levar, no futuro, à exposição ao Carrousel Du Louvre.

Capacitação de mulheres

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, a região do sertão de Itaparica já foi palco de inundações, altos índices de suicídio, ócio e depressão. Ele destacou a importância da iniciativa que promoveu a qualificação das mulheres. "É um dos projetos que mais me emociona. Muitas sofriam de depressão e enfrentavam dificuldades dentro de casa. Hoje, elas têm sua própria renda e estão com a autoestima resgatada", disse o responsável pela pasta, que pretende conceder à Fafá o título de patrimônio imaterial vivo do município.

O gerente do Sebrae-PE, Henrique Malaquias, frisou a importância da parceria celebrada com o Estado e a comunidade. "A Secretaria acreditou no projeto, no nosso sonho e onde ele poderia chegar e, a partir do momento em que ele foi andando, que foi construindo e renovando para ciclos posteriores, ele demonstrou a sua força e sua capacidade de chegar que é Paris", celebrou.

Notícias relacionadas






Blog de Assis Ramalho, com Diário de Pernambuco